You are on page 1of 2

EXERCCIOS DE REVISO GRAMTICA 2 TRIMESTRE INTERTEXTUALIDADE E DISCURSO

FIGURA 1 FIGURA 2 FIGURA 3 FIGURA 4 1- Compare o tipo de relao que o anncio e o quadro de Duchamp mantm com a Mona Lisa de Da Vinci. a) Que tipo de relao a obra de Duchamp estabelece com a de Da Vinci: intertextual e/ou interdiscursiva? Por qu? INTERTEXTUAL E INTERDISCURSIVA, POIS NO SE TRATA DE UMA MERA REFERNCIA FEITA POR UM TEXTO A OUTRO. COM SUA Mona Lisa, Duchamp (figura 2) EST CONTRAPONDO DUAS CONCEPES DE ARTE: A RENASCENTISTA E DADASTA. b) O quadro de Duchamp tambm pode ser considerado uma pardia? Justifique sua resposta. SIM, POIS CITA A MONA LISA COM A FINALIDADE DE IRONIZAR OU SATIRIZAR NO APENAS O QUADRO DE DA VINCI, MAS TODA A ARTE CLSSICA. c) O anncio publicitrio mantm com a obra de Da Vinci uma relao intertextual e/ou interdiscursiva? Justifique sua resposta. INTERTEXTUAL E INTERDISCURSIVA, POIS H CARACTERSTICAS EM COMUM ENTRE AS DUAS IMAGENS (INTERTEXTUALIDADE) E O DISCURSO DA EMPRESA BOMBRIL, QUE PRETENDE COM ESSA RELAO VENDER O SEU PRODUTO (INTERDISCURSIVIDADE). d) O que essencialmente diferencia o quadro de Duchamp do quadro de Da Vinci? DUCHAMP ACRESCENTOU BIGODE E CAVANHAQUE PERSONAGEM GIOCONDA (MONA LISA), OS TRAOS DO ROSTO FICARAM MAIS MASCULINIZADOS E A TONALIDADE DAS CORES MAIS CLARA. e) Para voc, que sentido tem a novidade introduzida por Duchamp: originalidade, inovao, criatividade, agresso, destruio, provocao? (RESPOSTA PESSOAL) SUGESTO: DUCHAMP PRETENDIA, NO MNIMO, PROVOCAR E ATRAIR A ATENO DO PBLICO PARA A SUA VISO DE ARTE. VALE RESSALTAR TAMBM A CRIATIVIDADE.

Telegrama ao ministro
Era sbado. O presidente e seus assessores sentaram-se em volta da mesa de reunies. Precisavam encontrar uma forma de demitir o ministro sem ferir suscetibilidades. Afinal, j era o quarto ministro que o presidente trocava nessa rea em menos de oito meses. Algum sugeriu em telegrama: - a forma mais impessoal, presidente. Assim ningum fica to diretamente envolvido. - Sim, mas com que texto? Eu gosto muito dele. Sou presidente, mas no estou aqui pra magoar ningum disse o presidente. - Isso fcil falou outro assessor. - Basta colocar: VENHA URGENTE BRASLIA. SUA DEMISSO IMEDIATA. Todos leram e algum em volta da mesa, no se sabe ao certo qual dos assessores, comentou: - Eu acho que no est bom. Afinal de contas vocs sabem que o ministro j est meio estressado com todas essas denncias de favorecimento, de repente pode ter um enfarte e o governo fica mal. [...] Foi a vez de outro assessor tentar redigir uma forma mais amena que no assustasse o ministro em passeio de fim de semana. Sentou-se e escreveu: INTERROMPA FIM DE SEMANA IMEDIATAMENTE E VOLTE CORRENDO. Novamente o telegrama no foi aprovado. Um dos assessores observou: - No sejamos infantis. Se ele est descansando no fim de semana e recebe essa notcia, vai sacar imediatamente que se trata de demisso. Se por acaso tiver algum jornalista com ele, amanh mesmo a notcia j esta nos jornais. - Tambm concordo falou preocupado o presidente. Ento um assessor mais intelectual aproximou-se. Pegou no bloco de papel e rabiscou rapidamente: INTERROMPA FIM DE SEMANA IMEDIATAMENTE E VOLTE BEM DEVAGAR PARA BRASLIA. TUDO MAIS OU MENOS BEM NO MINSITRIO. Um assessor que at ento no tinha se manifestado, declarou: - Vocs acham que o ministro bobo? Se estiver escrito tudo mais ou menos bem e que ele pode voltar devagar, ele j vai adivinhar que todas essas preocupaes so para anunciar sua demisso. Nunca vi uma frase to idiota como tudo mais ou menos bem. Ele no bobo. Ningum trabalha anos junto a uma grande empreiteira sendo bobo. - Concordo plenamente. Ele pode ser descuidado, mas no bobo - pensou alto o presidente. Mais um assessor,

formado em Letras e Filosofia, resolveu redigir o telegrama: AQUI TUDO TIMO. BRASLIA TRANQIILA. CLIMA MAGNFICO. VOLTE ASSIM QUE PUDER. SAUDADES. SEMPRE TEU, PRESIDENTE. De todas as formas apresentadas at ento, essa foi a que causou mais revolta. [...] Um assessor de mais idade, conhecido em Juiz de Fora pela habilidade com que arbitrava discusses sobre os mais variados temas, sentou-se, pensou bem, ponderou, molhou a ponta do lpis na lngua e caprichou: SE POSSVEL VOLTE. NENHUM MOTIVO PARA APREENSO. PRESIDENTE MORTO DE SAUDADES. PEQUENA SURPRESA AO CHEGAR. - Realmente, esse bate todos os recordes! disse um jovem assessor muito invejoso. Em primeiro lugar, no se possvel, ele tem que voltar mesmo. Em segundo lugar, uma total falta de respeito dizer que o presidente est morto de saudades. Alm de ser mentira. E, finalmente, todo o ministro ligado rea econmica sabe bem o significado da palavra surpresa. Colocar a palavra surpresa no telegrama chega a ser um requinte de crueldade. Abandonaram a idia rapidamente. Seguiu-se um longo perodo do silncio em que os assessores andavam de l pra c. Serviu-se mais um cafezinho. Finalmente o presidente se sentou mesa e ele mesmo redigiu o telegrama: APROVEITE BEM O FIM DE SEMANA. AQUI TUDO NA MESMA. TUDO TIMO. NO ESQUENTE E DIVIRTA-SE. (J Soares, Veja, 19/5/93).

a) b)

c)

d) e)

Qual a preocupao do presidente ao pedir que redijam o texto? ELE SE PREOCUPA EM NO MAGOAR O MINISTRO. Na primeira tentativa, um dos assessores se mostra contrrio redao do telegrama. Qual deve ser a opinio dele acerca da mensagem redigida? ELE DEVE ACHAR A MENSAGEM MUITO DIRETA E OSTENSIVA. Esse mesmo assessor revela estar mais preocupado com a clareza e a objetividade do texto ou com o contexto discursivo, ou seja, com o interlocutor e seu estado de sade? EST MAIS PREOCUPADO COM O CONTEXTO, COM O ESTADO DE SADE DO MINISTRO. Qual a surpresa a que se refere o telegrama? A DEMISSO DO MINISTRO. Compare a primeira redao do telegrama com a ltima: qual a diferena entre elas? O texto adequado inteno comunicativa do presidente e situao discursiva? A DIFERENA QUE A LTIMA REDAO O OPOSTO DO QUE SE PRETENDIA DIZER, POR ESSE MOTIVO, O TEXTO NO ADEQUADO INTENO COMUNICATIVA, POIS FOGE COMPLETAMENTE AO QUE O PRESIDENTE PRETENDIA COMUNICAR. O TELEGRAMA, ENTO, TORNOU-SE ABSURDO: J QUE NO H PROBLEMAS, PARA QUE ENVI-LO?

3- As frases abaixo apresentam problemas de coeso textual. Identifique o problema e depois reescreva-as, tornando-as coesas. a) Mais de cinquenta mil pessoas compareceram ao estdio para apoiar o time onde seria disputada a partida final. PARA APOIAR O TIME, MAIS DE CINQUENTA MIL PESSOAS COMPARECERAM AO ESTDIO ONDE SERIA DISPUTADA A PARTIDA FINAL. No concordo em nenhuma hiptese com seus argumentos, pois eles vo ao encontro dos meus. NO CONCORDO EM NENHUMA HIPTESE COM SEUS ARGUMENTOS, POIS ELES VO DE ENCONTRO AOS MEUS/NO VO AO ENCONTRO DOS MEUS A casa, que ficava em uma regio em que fazia bastante frio durante o inverno. A CASA FICAVA EM UMA REGIO EM QUE FAZIA BASTANTE FRIO DURANTE O INVERNO.

b)

c)

You might also like