You are on page 1of 3

Dispositivos Semiticos do Jornalismo

J.S. FARO

Em branco no sai: um olhar semitico sobre o jornal impresso dirio, de Djalma L. Benette. So Paulo: Cdex, 2002. 125 p.
Resumo O livro de Djalma Benette faz um estudo semitico do jornal impresso dirio a partir de uma perspectiva peirciana e da semitica da cultura, oferecendo uma excelente contribuio para a compreenso das dimenses discursivas da imprensa e de seus condicionantes sociolgicos. Palavras-chave imprensa, jornalismo, semitica da cultura Abstract Djalma Benettes book approaches the daily printed press from the point of view of Charles S. Peirces semiotics and that of the Semiotic of Culture, thus offering an excellent contribution to the understanding of the discursive dimensions of the press and its sociological conditionings. Key words press, journalism, semiotic culture.

um dado animador saber que a imprensa est sob a mira de um volume sempre crescente de estudos. Embora essa armao aparentemente disponha de uma lgica bvia quaisquer que sejam as variveis que a construam j que a quantidade maior de pesquisas sobre a imprensa decorre de sua prpria dimenso na sociedade contempornea , o fato que essa no uma constatao que leva em conta apenas seu aspecto quantitativo, mas em especial a qualidade das anlises que, no mbito desses estudos, tm permitido que a rea acadmica e a 159

rea prossional ligadas ao jornalismo disponham de um verdadeiro arsenal crtico em torno dos elementos essenciais que fundam o processo de veiculao de notcias e reportagens. A rigor, graas a isso que a organizao social do poder simblico de que nos fala John B. Thompson quando analisa o papel da mdia na modernidade, transparece no como um processo naturalizado mas como um espao de conito e uma instncia de poder e, nessa medida, pleno de contradies que deixam distantes as antigas pretenses de um cdigo objetivo da narrao jornalstica do mundo. O trabalho de Djalma Benette, originalmente apresentado como dissertao de mestrado ao programa de Comunicao e Semitica da PUC-SP, vem, em boa hora, alimentar o debate que decorre do acmulo de perspectivas que as pesquisas sobre a imprensa e o jornalismo tm permitido. Dispondo de uma boa articulao terico-conceitual originada na semitica peirciana e na semitica da cultura, o livro recupera o jornal impresso dirio (JID) como signo que compe o universo da cultura e cujo contedo, como resultado de uma narrativa demarcada socialmente, est localizado numa cadeia de procedimentos que se expressa na sequncia "histria, mediao e recriao da realidade noticiada". Segundo Benette, a edio de um dia consequncia da edio anterior (p. 12), mas tambm a expresso do jornal como mediador entre o que um leitor sabe sobre o que o jornal traz (...) e o que de fato esses assuntos so (idem), culminando com a constatao de que no jornal no est expressa a realidade, a verdade (...), mas a circunstncia nova de um fato... (idem). Para demonstrar essa seqncia, o autor, em primeiro lugar, contextualiza o espao ocupado pelo jornal impresso enquanto mdia. Benette quantica, localiza e avalia o entrecruzamento de possibilidades que esse veculo atravessa sob o impacto das tecnologias digitais. Associa a esses dados, todos muito objetivos e circunstanciadamente auxiliares do leitor do texto, indicativos da estrutura empresarial e nanceira que d suporte ao JID e garante que o entendimento da complexidade de seu objeto est assegurado a partir do conjunto de variveis que formariam os nveis de presso articulados no veculo. Na verdade, uma teia de instncias e espaos, todos atravessados por interesses que se reproduzem da mesma forma que em todas as demais relaes sociais. no limite desse conjunto, no entanto, que Benette vai identicar o ncleo de sua anlise: o local onde se pratica o jornalismo; um departamento especco e, no mais do que aparentemente, dissociado dos demais departamentos da empresa jornalstica. Essa linha de interpretao permite que a obra esteja entre aquelas que, de forma mais consistente, tm abandonado deliberadamente a descrio do jornal 160

n. 7 | abril 2004

em sua materialidade de papel, seu formato, sua diagramao1 em troca de um mergulho sobre seus contedos, inclusive aqueles ocultos na aparncia da existncia fsica de um veculo. de Mouillaud a indicao de que esses dois nveis de suporte de um jornal que denominaramos de fsico e lgico no so dicotmicos2; ao contrrio: existem atrelados a uma identidade cultural que, como se pode perceber no trabalho de Benette, se traduz em signos; um dispositivo semitico que se constata em enunciados presentes nos espaos ocupados pela descrio do mundo e pela discursividade que o jornal produz em cada uma de suas edies. No entanto, antes de ser um tratado academicista sobre o tema e antes tambm de que possa ser percebido como um exerccio de desconstruo do jornalismo, o livro de Benette aproxima-se de uma descrio bastante objetiva de todas as etapas que compem o exerccio da atividade noticiosa, sem perder de vista o eixo principal da proposta, isto , a dimenso semitica de cada uma delas. dessa forma, portanto, que o autor interpreta os gneros do JID, suas possibilidades de diagramao, sua natureza industrial, sua tematizao e sua insero no mercado de bens simblicos em que consagra como valor de capital (de troca) e valor de uso, a exemplo do que j havia feito Ciro Marcondes Filho em O capital da notcia3. A resposta indagao sugerida pelo ttulo da obra o que que publicado, anal, no JID? vem por meio desse conjunto de perspectivas, todas elas abrigadas num mesmo sistema organizado (p. 41) que permite aos indivduos estabelecer uma relao social codicada na experincia jornalstica. Segundo Benette, o jornal se expressa numa organizao especca que necessita ser dominada por quem o consome a m de que exista signicao (p. 43), fundado numa nica fonte geradora de sentido: a notcia (p. 47). Em branco no sai constitui-se numa excelente contribuio para o entendimento do jornalismo a partir de uma perspectiva que recusa o "positivismo" muito freqente nos estudos sobre a imprensa. Ainda que se possa questionar algum excesso de didatismo de que o autor lanou mo para formular suas reexes, o trabalho amplia os horizontes da pesquisa no campo da Comunicao e permite que se conclua sua leitura com uma sensao de que os processos miditicos vo deixando de ser, mais rpido do que se imagina, a efgie da modernidade.

DISPOSITIVOS

FARO

159-162

SEMITICOS

J.S.

DO JORNALISMO 159-162

galxia
| n. 7 | abril 2004

1. 2. 3.

Maurice Mouillaud e Srgio Porto (org). O jornal, da forma ao sentido. Braslia: Paralelo, 1997, p. 27. Idem, ibidem. Ciro Marcondes Filho. O capital da notcia: jornalismo como produo social de segunda natureza. So Paulo: tica, 1989.

galxia

161

162

galxia

n. 7 | abril 2004

J.S.

FARO

Resenha agendada em agosto de 2003 e aprovada em fevereiro de 2004.

159-162

J.S. FARO docente do programa de ps-graduao da UMESP; professor do curso de Jornalismo da PUC-SP

You might also like