You are on page 1of 3

Incio

Nutrio / Suplementos

Treinamento

Vdeos

Dvidas

Fisiculturistas / Modelos

18.10.12

Um Brao Maior que o Outro: Como Corrigir

Voc tem um brao maior do que o outro? Isso algo bem comum para quem pratica musculao. Um lado do corpo acaba dominando mais do que o outro em um certo nvel. Mas se um lado do seu corpo est comeando a dominar demais e surgindo uma diferena muito grande (no importa se no bceps, trceps, ombro ou at mesmo um lado do peito/costas), existem algumas maneiras simples de corrigir isso. Continue lendo e descubra como corrigir essa diferena.

Como Corrigir um Brao Maior que o Outro?


Faa Exerccios Unilaterais
O primeiro passo mudar os exerccios para aqueles em que fazemos cada lado de forma independente (com halteres, cabos, equipamentos unilaterais, etc). Quando fazemos um exerccio com barra ou em mquinas que ambos os braos trabalham juntos para mover o peso, um brao SEMPRE vai ter a possibilidade de "roubar" pelo outro. Seu corpo inteligente, sempre vai arranjar uma maneira mais fcil de levantar a barra. No importa qual seja o exerccio, pode ser no supino, rosca direta, desenvolvimento... o lado dominante pode acabar fazendo o maior esforo. Ento, se um dos lados do seu corpo j est to dominante que afeta a execuo dos exerccios ou a aparncia te incomoda quando olha no espelho, troque para os exerccios unilaterais o quanto antes. Por exemplo: Se voc est acostumado a fazer Rosca com barra, passe a fazer Rosca com halteres. Em vez de fazer Supino Reto com Barra, faa com halteres. O mesmo para qualquer outro grupo muscular que apresente diferenas de tamanho entre os lados. Isso vale para os aparelhos tambm. Evite qualquer exerccio feito em mquinas em que ambos os braos trabalhem juntos para mover o peso. Foque apenas nos exerccios unilaterais em mquinas. Dessa forma, passe a fazer bceps nos cabos com um brao de cada vez, o mesmo serve para os trceps. Se voc faz Pulley Costas convencional, passe a fazer na mquina que tem 2 puxadores independentes. Voc entendeu como funciona.

Remada Baixa Unilateral

Leve o Lado Fraco at a Falha


Por exemplo na Rosca Alternada com Halteres, supondo que seu lado esquerdo o mais fraco. O ideal comear o exerccio ento com o lado esquerdo na primeira repetio, e o brao mais forte na segunda. E assim voc continua alternando entre cada brao. Assim que o seu brao fraco chegar na falha muscular, voc iguala fazendo a ultima repetio com o brao mais forte e ento para a srie por ali. Ento se por exemplo voc quase no conseguiu finalizar a 7 repetio com o brao esquerdo e chegou na falha, voc apenas far a 7 repetio no brao mais forte tambm e ento deve parar. No importa se voc

ainda tem fora no brao mais forte para continuar.

O mesmo vale para trceps. Comece sempre com o brao mais fraco at atingir a falha, ento faa a ultima repetio no brao mais forte e pare. Mesmo que voc tenha fora suficiente para fazer mais algumas repeties com o brao mais forte.

Trceps na Polia Unilateral

Explicaes
Seguindo esse mtodo, o brao mais fraco ganha um estmulo maior indo at a falha, enquanto o brao mais forte para um pouco antes de falhar. Isso permite que voc mantenha a fora/tamanho no lado dominante enquanto permite que o lado mais fraco v se igualando. Um erro muito comum, que inclusive at mesmo alguns "instrutores" recomendam, pensar que o melhor seria fazer sries/repeties extras para o lado fraco. Claro que isso no faz sentido nenhum. Se fazer 3 sries a mais faz com que o msculo cresa mais rpido, ento por que voc no faz essas 3 sries extras para o corpo todo e fica gigante? Exatamente, porque isso no funciona. Na verdade, nem sempre um volume de treino maior significa um melhor crescimento. Voc s consegue estimular uma certa quantidade de crescimento muscular em cada treino, ou seja, existe um limite em que qualquer trabalho adicional no vai produzir ganhos adicionais. Se treinar por mais tempo significasse maior ganho de msculos, todo mundo passaria 4 horas por dia na academia.

Concluso
A melhor maneira de corrigir uma assimetria muscular (lados muito diferentes) "pegar leve" no lado mais forte, com menos intensidade, enquanto mantm a intensidade mxima no lado mais fraco. Treinar ambos os

lados com a mesma intensidade e fazer umas sries a mais no lado fraco no faz nenhum sentido. Resumidamente: Mude para os exerccios unilaterais Foque em levar o lado mais fraco at a falha muscular Faa a mesma quantidade de repeties no lado mais forte e nada mais Bom pessoal, como viram no tem nenhum mistrio para corrigir essa diferena muscular. Siga essas dicas durante um tempo de maneira consistente e logo o lado mais fraco ir alcanar o mais forte at um ponto que no vai ter mais nenhuma diferena visvel. Espero que tenham gostado e at o prximo artigo!

Suplementos mais Vendidos do Ms:

You might also like