You are on page 1of 5

UNIP- Universidade Paulista.

TC e TP Mquinas Eltricas

1 Transformadores de Corrente
1.1
Conceito

Os transformadores de corrente so equipamentos que permitem aos instrumentos de medio e proteo funcionarem adequadamente sem que seja necessrio possurem correntes nominais de acordo com a corrente de carga do circuito ao qual so ligados. Na sua forma mais simples, eles possuem um primrio, geralmente poucas espiras, e um secundrio, no qual a corrente nominal transformada , na maioria dos casos, igual a 5 A. Dessa forma, os instrumentos de medio e proteo so dimensionados em tamanhos reduzidos com as bobinas de corrente constitudas com fios de pouca quantidade de cobre. Os transformadores de corrente so utilizados para suprir aparelhos que apresentam baixa resistncia eltrica, tais como ampermetros, rels de induo, bobinas de corrente de rels diferenciais, medidores de energia, de potncia etc. Os TCs transformam, atravs do fenmeno de converso eletromagntica, correntes elevadas, que circulam no seu primrio, em pequenas correntes secundrias, segundo uma relao de transformao. A corrente primria a ser medida, circulando nos enrolamentos primrios, cria um fluxo magntico alternado que faz induzir as foras eletromotrizes Ep e Es , respectivamente, nos enrolamentos primrio e secundrio. Dessa forma, se nos terminais primrios de um TC, cuja relao de transformao nominal de 20, circular uma corrente de 100 A, obtm-se no secundrio a corrente de 5A, ou seja: 100/20 = 5A.

1.2

Caractersticas:

Os enrolamentos primrios tm geralmente poucas espiras, s vezes, uma nica. Os enrolamentos secundrios, ao contrrio, tm muitas espiras. A eles so ligados os circuitos de corrente de medidores e/ou rels. Segundo a ABNT, os valores nominais que caracterizam os TCs, so: 1.3- Corrente nominal e relao nominal; 1.4 - Classe de tenso de isolamento; 1.5 - Freqncia nominal; 1.6 - Carga nominal; 1.7 - Fator de sobrecorrente; 1.8 - Classe de exatido; 1.9 - Fator trmico; 1.10 - Limites de corrente de curta-durao para efeitos trmicos e dinmicos. 1.11 - Limite de corrente de curta-durao para efeito dinmico. 1.12 - Fenmenos da saturao

1.3

Corrente e relao nominais, segundo a ABNT:

Corrente nominal secundria: normalizada em 5 A , s vezes 1 A ; Correntes nominais primrias: 5, 10, 15, 20, 25, 30, 40, 50, 60, 75, 100, 125, 150, 200, 250, 300, 400, 500, 600, 800, 1200, 1500, 2000, 3000, 4000, 5000, 6000 e 8000 A; Relaes nominais: indicado, por exemplo, da seguinte forma: 120:1, se o TC 600-5 A Se h vrios enrolamentos primrios (srie, srie-paralela e paralelo), indica-se assim: 150 x 300 x 600 /5 A.

1.4

Classe de tenso de isolamento:

definida pela tenso do circuito ao qual o TC vai ser ligado (em geral, a tenso mxima de servio). Os TCs usados em circuitos de 13,8kV, por exemplo, tm classe 15 kV.

UNIP- Universidade Paulista.

TC e TP Mquinas Eltricas

1.5

Freqncia nominal:

50 e/ou 60 Hz

1.6

Carga nominal:

De acordo com a ABNT, as cargas padronizadas ensaio de classe de exatido de TCs, so: C2, 5 ; C5,0 ; C7,5 ; C12,5 ; C25 ; C50 ; C75 ; C100 e C200 . A letra C se refere a TC e o valor aps, corresponde a potncia aparente (VA) da carga do TC. Por exemplo, 5VA, 7,5VA, 12,5VA, etc. Todas as consideraes sobre exatido de TC esto condicionadas ao conhecimento da carga secundria do mesmo.

1.7

Fator de sobrecorrente nominal (FS):

Expressa a relao entre a mxima corrente com a qual o TC mantm a sua classe de exatido e a corrente nominal. Segundo a ABNT e normas internacionais, o valor mximo desse fator igual a 20 vezes a corrente primria nominal. O FS muito importante para dimensionar os TCs de proteo, tendo em vista que os mesmos devem responder, de acordo com sua classe de exatido (10%), a valores de corrente bastante severos nos seus primrios (correntes de curtos- circuitos).

1.8

Classe de exatido:

A classe de exatido empregada depende da aplicao (medio, controle e proteo):

1.8.1

TCs de medio Por norma (ABNT), tm as seguintes classes de exatido: 0,3 0,6 e 1,2%%. A classe 0,3%% obrigatria em medio de energia para faturamento. As outras so usadas nas medies de corrente, potncia, ngulo, etc.. Em geral, a indicao da classe de exatido precede o valor correspondente carga nominal padronizada, por exemplo: 0,6-C2, 5. Isto , ndice de classe = 0,6%%, para uma carga padronizada de 2,5 VA.

1.8.2 TCs de proteo - importante que os TCs retratem com fidelidade as correntes de defeito, sofrendo, o mnimo possvel, os efeitos da saturao.
Na Fig. 1, est representado o circuito equivalente de um TC, com todas as grandezas referidas ao secundrio, onde: I1: Valor eficaz da corrente primria; N: N2/N1, relao de espiras secundrias para primrias ou RTC; I1 =I1 /N: corrente primria referida ao secundrio; Z2: Impedncia do enrolamento secundrio; Z1: Idem do enrolamento primrio, referida ao secundrio; Im: Corrente de magnetizao ou excitao; Zm: Impedncia de magnetizao ou de excitao; E2: Tenso de excitao secundria; I2: Corrente secundria; VT: Tenso nos terminais do secundrio (tenso na carga); ZC: Impedncia da carga.

Fig.1. 2

UNIP- Universidade Paulista.

TC e TP Mquinas Eltricas

Do circuito equivalente, constata-se que parte da corrente primria consumida na excitao do ncleo: I'1 = Im + I2. A f.e.m. secundria (E2) funo da corrente de excitao (Im), da impedncia secundria (Z2) e da carga (Zc). Os erros dos TCs resultam da corrente de excitao. As curvas de excitao secundria E2 x Im (Fig. 3), so fundamentais para verificao da saturao de TC, elas permitem determinar a tenso secundria a partir da qual o TC comea a saturar: Ponto-de-Joelho (PJ).

Fig.2. Curva de excitao (E2 x Im) do TC, na relao 100/5 A (curva superior): Curva de excitao (E2 x Im) do TC, na relao 50/5 A (curva inferior):

1.9

Fator trmico nominal (FT):

o valor numrico que se deve multiplicar a corrente primria nominal de um TC, para se obter a corrente primria mxima, que poder suportar, em regime permanente, operando em condies normais, sem exceder os limites de temperatura especificados para a sua classe de isolamento. Segundo a ABNT, esses fatores so: 1,0, 1,3, 1,5 ou 2,0.

1.10

Limite de corrente de curta durao para efeito trmico:

o valor eficaz da corrente primria simtrica que o TC pode suportar por um tempo determinado (normalmente 1 s), com o enrolamento secundrio curto-circuitado, sem exceder os limites de temperatura especificados para sua classe de isolamento. Em geral, maior ou igual corrente de interrupo mxima do disjuntor associado.

1.11

Limite de corrente de curta-durao para efeito dinmico:

o maior valor eficaz de corrente primria s simtrica que o TC deve suportar durante determinado tempo (normalmente 0,1 s), com o enrolamento secundrio curto-circuitado, sem se danificar mecanicamente, devido s foras eletromagnticas resultantes. Segundo a norma VDE, vale 2,5 vezes o limite para efeito trmico, nas classes entre 10KV e 30 kV; e 3 vezes, nas classes entre 60kV e 220 kV.

1.12

Fenmenos da saturao:

Quando um TC satura, surgem dois problemas: Erro elevado (superior a classe de exatido); Distoro da forma de onda da corrente secundria; Saturao em TCs pode ser de dois tipos:

UNIP- Universidade Paulista.

TC e TP Mquinas Eltricas

1.12.1

Saturao por corrente alternada.

Acontece quando a componente fundamental da corrente primria de magnitude superior ao fator de sobrecarga vezes a corrente primria nominal: I> FS x Ip, nom.

1.12.2

Saturao por corrente DC.

Ocorre pela componente DC da corrente primria (componente exponencial), comumente presente nos primeiros ciclos das correntes de curtos-circuitos. Esta componente estabelece um fluxo de polarizao no ncleo do TC, sobre o qual as variaes de fluxo da componente simtrica se sobrepem, resultando em um valor muito elevado que provocar a saturao do TC.

2 Transformadores de Potencial:
2.1
Conceito

Os transformadores de potencial so equipamentos que permitem aos instrumentos de medio e proteo funcionarem adequadamente sem que seja necessrio possuir tenso de isolamento de acordo com a da rede qual esto ligados. Na sua forma mais simples, os transformadores de potencial possuem um enrolamento primrio de muitas espiras e um enrolamento secundrio atravs do qual a tenso desejada, normalmente padronizada em 115 v ou 115/3 V. Dessa forma os instrumentos de proteo e medio so dimensionados em tamanhos reduzidos com bobinas e demais componentes de baixa isolao. Os transformadores de potencial so equipamentos utilizados para suprir aparelhos que apresentam elevada impedncia, tais como voltmetros, reles de tenso, bobinas de tenso de medidores de energia, etc.

2.2

Caractersticas Eltricas:

Os transformadores de potencial so caracterizados por dois erros que cometem ao reproduzir no secundrio a tenso a que esto submetidos no primrio. Estes erros so: erro de relao de transformao e o erro do ngulo de fase.

Caractersticas Construtivas O enrolamento primrio constitudo de uma bobina de varias camadas de fio, submetida a uma esmaltao em geral dupla, enrolada em um ncleo de ferro magntico sobre o qual tambm se envolve o enrolamento secundrio. J o enrolamento secundrio de fio de cobre duplamente esmaltado e isolado do ncleo e do enrolamento primrio por meio de fitas de papel especial. Se o transformador constitudo em e pox o ncleo com as respectivas bobinas encapsulado atravs de processos especiais de modo a evitar a formao de bolhas no seu interior, o que, para tenses elevadas, se constitui num fator de defeito grave. Nestas condies, esse transformador torna-se compacto, de peso relativamente pequeno, porem descartvel ao ser danificado. Se o transformador for de construo em leo o ncleo comas respectivas bobinas so secos sob vcuo e calor. O transformador, ao ser completamente montado tratado a vcuo para em seguida ser preenchido com leo isolante.

2.3

2.4

Erro de relao de transformao:

Esse tipo de erro registrado na medio de tenso com TP, onde a tenso primria no corresponde exatamente ao produto da tenso lida no secundrio pela relao de transformao de potencial nominal. Este erro pode ser corrigido pelo fator de correo ( FCR ). O produto entre a relao de transformao de potencial nominal ( RTP ) e o fator de correo de relao resulta na relao de transformao de potencial real ( RTP ).

UNIP- Universidade Paulista.

TC e TP Mquinas Eltricas

Logo o erro pode ser calculado pela equao:

2.4.1

Erro ngulo de fase;

o ngulo que mede a defasagem entre a tenso vetorial primria e a tenso secundaria de um transformador de potencial.

2.5

Classe de exatido:

A classe de exatido exprime normalmente o erro do transformador de potencial, levando em conta o erro de relao de transformao e o erro de defazamento angular entre as tenses primaria e secundaria. Este erro medido pelo fator de correo de transformao. Considera-se que um TP est dentro de sua classe de exatido quando os pontos determinados pelos fatores de correo de relao ( FCR ) e pelos ngulos de fase estiverem dentro do paralelogramo de exatido. Para determinar essa exatido so realizados ensaios, cada ensaio corresponde carga padronizada efetuado para as seguintes condies: - ensaio sobre tenso nominal - ensaio a 90 % da tenso nominal - ensaio a 110% da tenso nominal.

You might also like