You are on page 1of 14

LEGISLAO ESPECIAL

CONCURSO DO TJ/MG - 2013

SUMRIO 1) Lei Federal n 4.898 de 09 de dezembro de 1965 (Abuso de Autoridade). 2) Leis Federais n 7.716 de 05 de janeiro de 1989 ; n 8.081 de 21 de setembro de 1990 ; n 9.459 de 13 de maio de 1997 (Crimes de Racismo). 3) Lei Federal n 6.683 de 28 de agosto de 1979 (Anistia). 4) Lei Federal n 9.455 de 07 de abril de 1997 (Crimes de Tortura). 5) Lei Federal n 9.099, de 26 de setembro de 1995 (Juizados Especiais).

1) ABUSO DE AUTORIDADE 1.1. NOES GERAIS A Lei Federal n 4.898, de 09 de dezembro de 1965, define e regula as condutas que configuram Abuso de Autoridade. Anota-se que todo aquele que uma autoridade e que, no exerccio de sua funo/em razo dela, comete um ato abusivo, deve ser responsabilizado em trs esferas: cvel, administrativa e criminalmente (de acordo com os arts. 1, 6 e 9 da referida Lei Especial). Art. 6 da Lei O abuso de autoridade sujeitar o seu autor sano administrativa civil e penal. Art. 9 da Lei Simultaneamente com a representao dirigida autoridade administrativa ou independentemente dela, poder ser promovida pela vtima do abuso, a responsabilidade civil ou penal ou ambas, da autoridade culpada . Noutro giro, de se ver que o conceito de autoridade, para fins desta lei, est delineado no art. 5, que assim indica: Considera-se autoridade, para os efeitos desta lei, quem exerce cargo, emprego ou funo pblica, de natureza civil, ou militar, ainda que transitoriamente e sem remunerao.

1.2. DAS CONDUTAS INCRIMINADAS O rol das condutas que configuram o abuso de autoridade taxativo, e encontra-se previsto nos arts. 3 e 4 da referida Lei 4.898/65. importante que o candidato saiba cada uma destas hipteses. Vejamos:

Art. 3. Constitui abuso de autoridade qualquer atentado: a) liberdade de locomoo; b) inviolabilidade do domiclio; c) ao sigilo da correspondncia; d) liberdade de conscincia e de crena; e) ao livre exerccio do culto religioso; f) liberdade de associao; g) aos direitos e garantias legais assegurados ao exerccio do voto;

h) ao direito de reunio; i) incolumidade fsica do indivduo; j) aos direitos e garantias legais assegurados ao exerccio profissional.

Art. 4 Constitui tambm abuso de autoridade: a) ordenar ou executar medida privativa da liberdade individual, sem as formalidades legais ou com abuso de poder; b) submeter pessoa sob sua guarda ou custdia a vexame ou a constrangimento no autorizado em lei; c) deixar de comunicar, imediatamente, ao juiz competente a priso ou deteno de qualquer pessoa; d) deixar o Juiz de ordenar o relaxamento de priso ou deteno ilegal que lhe seja comunicada; e) levar priso e nela deter quem quer que se proponha a prestar fiana, permitida em lei; f) cobrar o carcereiro ou agente de autoridade policial carceragem, custas, emolumentos ou qualquer outra despesa, desde que a cobrana no tenha apoio em lei, quer quanto espcie quer quanto ao seu valor; g) recusar o carcereiro ou agente de autoridade policial recibo de importncia recebida a ttulo de carceragem, custas, emolumentos ou de qualquer outra despesa; h) o ato lesivo da honra ou do patrimnio de pessoa natural ou jurdica, quando praticado com abuso ou desvio de poder ou sem competncia legal; i) prolongar a execuo de priso temporria, de pena ou de medida de segurana, deixando de expedir em tempo oportuno ou de cumprir imediatamente ordem de liberdade.

1.3. DAS SANES Consoante verificado anteriormente, o abuso de autoridade sujeitar o seu autor sano administrativa civil e penal, as quais esto disciplinadas no art. 6 da Lei 4.898/65, e so as seguintes:

1.3.1. Sano Administrativa:

A sano administrativa ser aplicada de acordo com a gravidade do abuso cometido e consistir em: a) advertncia; b) repreenso; c) suspenso do cargo, funo ou posto por prazo de cinco a cento e oitenta dias, com perda de vencimentos e vantagens; d) destituio de funo; e) demisso; f) demisso, a bem do servio pblico.

1.3.2. Sano Cvel: A sano civil, caso no seja possvel fixar o valor do dano, consistir no pagamento de uma indenizao.

1.3.3. Sano Penal: A sano penal ser aplicada de acordo com as regras dos artigos 42 a 56 do Cdigo Penal e consistir em: a) multa; b) deteno por dez dias a seis meses; c) perda do cargo e a inabilitao para o exerccio de qualquer outra funo pblica por prazo at trs anos. E vale anotar que estas penas previstas no pargrafo anterior podero ser aplicadas autnoma ou cumulativamente. Por fim, vale anotar que, quando o abuso for cometido por agente de autoridade policial, civil ou militar, de qualquer categoria, poder ser cominada a pena autnoma ou acessria, de no poder o acusado exercer funes de natureza policial ou militar no municpio da culpa, por prazo de um a cinco anos. Ademais, tem-se que a sano aplicada ser anotada na ficha funcional da autoridade civil ou militar.

1.4. QUESTES PROCESSUAIS

No tocante, ao processo, entende-se que o rito especial previsto na prpria Lei 4.898/65 no se aplica mais, face ao advento da Lei 9.099/95, que trata dos Juizados Especiais Criminais. Assim, o rito para apurar os crimes de abuso o sumarssimo, a competncia do Juizado Especial Criminal, e a ao pblica incondicionada.

2) CRIMES DE RACISMO 2.1. NOES GERAIS A Lei n 7.716, de 5 de janeiro de 1989, disciplina os crimes resultantes de preconceito de raa ou de cor. Por isso, ficou conhecida como Lei do Racismo. Vale lembrar que tais prticas so abominadas e proibidas pela prpria Constituio Federal (art. 5 da CF/88), e acabam refletidas na aludida lei penal especial. Assim, de acordo com o art. 1 da Lei, sero punidos os crimes resultantes de discriminao ou preconceito de raa, cor, etnia, religio ou procedncia nacional (e vale observar que a redao deste artigo foi trazida pela Lei n 9.459/97).

2.2. DAS CONDUTAS INCRIMINADAS As condutas que configuram o crime de racismo esto todas delimitadas nos arts. 3 e seguintes da Lei 7.716/89, e so as seguintes: Art. 3 Impedir ou obstar o acesso de algum, devidamente habilitado, a qualquer cargo da Administrao Direta ou Indireta, bem como das concessionrias de servios pblicos. Pargrafo nico. Incorre na mesma pena quem, por motivo de discriminao de raa, cor, etnia, religio ou procedncia nacional, obstar a promoo funcional. (Includo pela Lei n 12.288, de 2010) Pena: recluso de dois a cinco anos. Art. 4 Negar ou obstar emprego em empresa privada. 1o Incorre na mesma pena quem, por motivo de discriminao de raa ou de cor ou prticas resultantes do preconceito de descendncia ou origem nacional ou tnica: (Includo pela Lei n 12.288, de 2010)

I - deixar de conceder os equipamentos necessrios ao empregado em igualdade de condies com os demais trabalhadores; (Includo pela Lei n 12.288, de 2010) II - impedir a ascenso funcional do empregado ou obstar outra forma de benefcio profissional; (Includo pela Lei n 12.288, de 2010) III - proporcionar ao empregado tratamento diferenciado no ambiente de trabalho, especialmente quanto ao salrio. (Includo pela Lei n 12.288, de 2010) 2o Ficar sujeito s penas de multa e de prestao de servios comunidade, incluindo atividades de promoo da igualdade racial, quem, em anncios ou qualquer outra forma de recrutamento de trabalhadores, exigir aspectos de aparncia prprios de raa ou etnia para emprego cujas atividades no justifiquem essas exigncias. Pena: recluso de dois a cinco anos. Art. 5 Recusar ou impedir acesso a estabelecimento comercial, negandose a servir, atender ou receber cliente ou comprador. Pena: recluso de um a trs anos. Art. 6 Recusar, negar ou impedir a inscrio ou ingresso de aluno em estabelecimento de ensino pblico ou privado de qualquer grau. Pena: recluso de trs a cinco anos. Pargrafo nico. Se o crime for praticado contra menor de dezoito anos a pena agravada de 1/3 (um tero). Art. 7 Impedir o acesso ou recusar hospedagem em hotel, penso, estalagem, ou qualquer estabelecimento similar. Pena: recluso de trs a cinco anos. Art. 8 Impedir o acesso ou recusar atendimento em restaurantes, bares, confeitarias, ou locais semelhantes abertos ao pblico. Pena: recluso de um a trs anos. Art. 9 Impedir o acesso ou recusar atendimento em estabelecimentos esportivos, casas de diverses, ou clubes sociais abertos ao pblico. Pena: recluso de um a trs anos. Art. 10. Impedir o acesso ou recusar atendimento em sales de cabeleireiros, barbearias, termas ou casas de massagem ou estabelecimento com as mesmas finalidades.

Pena: recluso de um a trs anos. Art. 11. Impedir o acesso s entradas sociais em edifcios pblicos ou residenciais e elevadores ou escada de acesso aos mesmos: Pena: recluso de um a trs anos. Art. 12. Impedir o acesso ou uso de transportes pblicos, como avies, navios barcas, barcos, nibus, trens, metr ou qualquer outro meio de transporte concedido. Pena: recluso de um a trs anos. Art. 13. Impedir ou obstar o acesso de algum ao servio em qualquer ramo das Foras Armadas. Pena: recluso de dois a quatro anos. Art. 14. Impedir ou obstar, por qualquer meio ou forma, o casamento ou convivncia familiar e social. Pena: recluso de dois a quatro anos. Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminao ou preconceito de raa, cor, etnia, religio ou procedncia nacional. (Redao dada pela Lei n 9.459, de 15/05/97) Pena: recluso de um a trs anos e multa.(Redao dada pela Lei n 9.459, de 15/05/97) 1 Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular smbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz sustica ou gamada, para fins de divulgao do nazismo. (Redao dada pela Lei n 9.459, de 15/05/97) Pena: recluso de dois a cinco anos e multa.(Includo pela Lei n 9.459, de 15/05/97) 2 Se qualquer dos crimes previstos no caput cometido por intermdio dos meios de comunicao social ou publicao de qualquer natureza: (Redao dada pela Lei n 9.459, de 15/05/97) Pena: recluso de dois a cinco anos e multa.(Includo pela Lei n 9.459, de 15/05/97)

2.3. QUESTES FINAIS Lembre-se que a prtica de racismo inafianvel e imprescritvel, de acordo com a Constituio Federal de 1988. Vale tambm anotar que um efeito da condenao a perda do cargo ou funo pblica, para o servidor pblico, e a suspenso do funcionamento do estabelecimento particular por prazo no superior a trs meses. E este efeito segue a sorte do art. 18 da Lei 7.716/89. Por fim, destaca-se que o crime de racismo no se confunde com o crime de injria preconceituosa, definido no art. 140, 3 do Cdigo Penal.

3) ANISTIA 3.1. NOES GERAIS A anistia o esquecimento jurdico da infrao, e possui natureza jurdica de causa de extino da punibilidade, de acordo com o art. 107 do Cdigo Penal. Vale destacar que a anistia no pode ser concedida para crimes hediondos e equiparados, por fora da Lei 8.072/90. Por fim, necessrio lembrar que a competncia para a concesso da anistia do Congresso Nacional (poder legislativo), e que a ltima lei de anistia promulgada em nosso pas, foi a Lei n 6.683, de 28 de agosto de 1979.

3.2. DA LEI DE ANISTIA (1979) Art. 1 concedida anistia a todos quantos, no perodo compreendido entre 02 de setembro de 1961 e 15 de agosto de 1979, cometeram crimes polticos ou conexo com estes, crimes eleitorais, aos que tiveram seus direitos polticos suspensos e aos servidores da Administrao Direta e Indireta, de fundaes vinculadas ao poder pblico, aos Servidores dos Poderes Legislativo e Judicirio, aos Militares e aos dirigentes e representantes sindicais, punidos com fundamento em Atos Institucionais e Complementares. 1 - Consideram-se conexos, para efeito deste artigo, os crimes de qualquer natureza relacionados com crimes polticos ou praticados por motivao poltica.

2 - Excetuam-se dos benefcios da anistia os que foram condenados pela prtica de crimes de terrorismo, assalto, seqestro e atentado pessoal. 3 - Ter direito reverso ao Servio Pblico a esposa do militar demitido por Ato Institucional, que foi obrigada a pedir exonerao do respectivo cargo, para poder habilitar-se ao montepio militar, obedecidas as exigncias do art. 3.

Art. 3 O retorno ou a reverso ao servio ativo somente deferido para o mesmo cargo ou emprego, posto ou graduao que o servidor, civil ou militar, ocupava na data de seu afastamento, condicionado, necessariamente, existncia de vaga e ao interesse da Administrao. 1 - Os requerimentos sero processados e institudos por comisses especialmente designadas pela autoridade a qual caiba a apreci-los. 2 - O despacho decisrio ser proferido nos centos e oitenta dias seguintes ao recebimento do pedido. 3 - No caso de deferimento, o servidor civil ser includo em Quadro Suplementar e o Militar de acordo com o que estabelecer o Decreto a que se refere o art. 13 desta Lei. 4 - O retorno e a reverso ao servio ativo no sero permitidos se o afastamento tiver sido motivado por improbabilidade do servidor.

Art. 6 O cnjuge, qualquer parente, ou afim, na linha reta, ou na colateral, ou o Ministro Pblico, poder requerer a declarao de ausncia de pessoa que, envolvida em atividades polticas, esteja, at a data de vigncia desta Lei, desaparecida do seu domiclio, sem que dela haja notcias por mais de 1 (um) ano. 1 - Na petio, o requerente, exibindo a prova de sua legitimidade, oferecer rol de, no mnimo, 3 (trs) testemunhas e os documentos relativos ao desaparecimento, se existentes. 2 - O juiz designar audincia, que, na presena do rgo do Ministrio Pblico, ser realizada nos 10 (dez) dias seguintes ao da apresentao do requerente e proferir, tanto que concluda a instruo, no prazo mximo de 5 (cinco) dias, sentena, da qual, se concessiva do pedido, no caber recurso.

3 - Se os documentos apresentados pelo requerente constituirem prova suficiente do desaparecimento, o juiz, ouvido o Ministrio Pblico em 24 (vinte e quatro) horas, proferir, no prazo de 5 (cinco) dias e independentemente de audincia, sentena, da qual, se concessiva, no caber recurso. 4 - Depois de averbada no registro civil, a sentena que declarar a ausncia gera a presuno de morte do desaparecido, para os fins de dissoluo do casamento e de abertura de sucesso definitiva.

Art. 7 A conhecida anistia aos empregados das empresas privadas que, por motivo de participao em grave ou em quaisquer movimentos reivindicatrios ou de reclamao de direitos regidos pela legislao social, haja sido despedidos do trabalho, ou destitudos de cargos administrativos ou de representao sindical.

Art. 8 Os anistiados, em relao as infraes e penalidades decorrentes do no cumprimento das obrigaes do servio militar, os que poca do recrutamento, se encontravam, por motivos polticos, exilados ou impossibilitados de se apresentarem. Pargrafo nico. O disposto nesse artigo aplica-se aos dependentes do anistiado.

Art. 9 Tero os benefcios da anistia os dirigentes e representantes sindicais punidos pelos Atos a que se refere o art. 1, ou que tenham sofrido punies disciplinares incorrido em faltas ao servio naquele perodo, desde que no excedentes de 30 (trinta) dias, bem como os estudantes.

Art. 10. Os servidores civis e militares reaproveitados, nos termos do art. 2, ser contado o tempo de afastamento do servio ativo, respeitado o disposto no art. 11.

Art. 11. Esta Lei, alm dos direitos nela expressos, no gera quaisquer outros, inclusive aqueles relativos a vencimentos, saldos, salrios, proventos, restituies, atrasados, indenizaes, promoes ou ressarcimentos.

Art. 12.Os anistiados que se inscreveram em partido poltico legalmente constitudo podero voltar e ser votados nas convenes partidrias a se realizarem no prazo de 1 (um) ano a partir da vigncia desta Lei.

4) CRIMES DE TORTURA 4.1. NOES GERAIS No Brasil, o tema j tratado pela prpria Constituio (de forma genrica), a qual aduz em seu art. 5, inciso III da CF/88 que ningum ser submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante. Assim, a Lei 9.455, de 1997 veio exatamente para regulamentar algumas particularidades sobre o tema e tipificando condutas que configuram a tortura.

4.2. CONDUTAS INCRIMINADAS As condutas que configuram o crime de tortura esto todas delineadas logo no art. 1 da Lei 9.455/97, e so as seguintes Art. 1 Constitui crime de tortura: I - constranger algum com emprego de violncia ou grave ameaa, causando-lhe sofrimento fsico ou mental: a) com o fim de obter informao, declarao ou confisso da vtima ou de terceira pessoa; b) para provocar ao ou omisso de natureza criminosa; c) em razo de discriminao racial ou religiosa; II - submeter algum, sob sua guarda, poder ou autoridade, com emprego de violncia ou grave ameaa, a intenso sofrimento fsico ou mental, como forma de aplicar castigo pessoal ou medida de carter preventivo. Pena - recluso, de dois a oito anos. 1 Na mesma pena incorre quem submete pessoa presa ou sujeita a medida de segurana a sofrimento fsico ou mental, por intermdio da prtica de ato no previsto em lei ou no resultante de medida legal. 2 Aquele que se omite em face dessas condutas, quando tinha o dever de evit-las ou apur-las, incorre na pena de deteno de um a quatro anos.

4.3. QUESTES FINAIS SOBRE A LEI DE TORTURA a) Se resulta leso corporal de natureza grave ou gravssima, a pena de recluso de quatro a dez anos; se resulta morte, a recluso de oito a dezesseis anos.

b) Aumenta-se a pena de um sexto at um tero: por agente pblico;

I - se o crime cometido

II se o crime cometido contra criana, gestante, III -

portador de deficincia, adolescente ou maior de 60 (sessenta) anos; se o crime cometido mediante sequestro.

c) A condenao acarretar a perda do cargo, funo ou emprego pblico e a interdio para seu exerccio pelo dobro do prazo da pena aplicada.

d) O crime de tortura inafianvel e insuscetvel de graa ou anistia.

e) O condenado por crime previsto nesta Lei, salvo a hiptese do 2 do art. 1 da Lei, iniciar o cumprimento da pena em regime fechado.

f) O disposto nesta Lei aplica-se ainda quando o crime no tenha sido cometido em territrio nacional, sendo a vtima brasileira ou encontrando-se o agente em local sob jurisdio brasileira.

5) JUIZADOS ESPECIAIS 5.1. NOES GERAIS O Juizado Especial Criminal, provido por juzes togados ou togados e leigos, tem competncia para a conciliao, o julgamento e a execuo das infraes penais de menor potencial ofensivo, respeitadas as regras de conexo e continncia. Consideram-se infraes penais de menor potencial ofensivo, para os efeitos desta Lei, as contravenes penais e os crimes a que a lei comine pena mxima no superior a 2 (dois) anos, cumulada ou no com multa. (Redao dada pela Lei n 11.313, de 2006)

O processo perante o Juizado Especial orientar-se- pelos critrios da oralidade, informalidade, economia processual e celeridade, objetivando, sempre que possvel, a reparao dos danos sofridos pela vtima e a aplicao de pena no privativa de liberdade.

5.2. PARTICULARIDADES DO RITO 5.2.1. Da Competncia e dos Atos Processuais A competncia do Juizado ser determinada pelo lugar em que foi praticada a infrao penal. Os atos processuais sero pblicos e podero realizar-se em horrio noturno e em qualquer dia da semana, conforme dispuserem as normas de organizao judiciria. A citao ser pessoal e far-se- no prprio Juizado, sempre que possvel, ou por mandado. No encontrado o acusado para ser citado, o Juiz encaminhar as peas existentes ao Juzo comum para adoo do procedimento previsto em lei. A intimao far-se- por correspondncia, com aviso de recebimento pessoal ou, tratando-se de pessoa jurdica ou firma individual, mediante entrega ao encarregado da recepo, que ser obrigatoriamente identificado, ou, sendo necessrio, por oficial de justia, independentemente de mandado ou carta precatria, ou ainda por qualquer meio idneo de comunicao. Dos atos praticados em audincia considerar-se-o desde logo cientes as partes, os interessados e defensores. Do ato de intimao do autor do fato e do mandado de citao do acusado, constar a necessidade de seu comparecimento acompanhado de advogado, com a advertncia de que, na sua falta, ser-lhe- designado defensor pblico.

5.2.2. Rito Sumarssimo: Fase preliminar (pr-processual): lavrado o termo circunstanciado (que substitui o inqurito policial em casos de menor potencial ofensivo), os autos so encaminhados ao Juizado Especial Criminal, onde as partes sero convocadas para uma tentativa de composio civil dos danos (art. 74 da Lei). Resultando frutfera a conciliao, os autos so arquivados aps homologao do Juiz.

No havendo tratativa entre as partes, entre em cena o Ministrio Pblico para ofertar para o autor do fato a proposta de transao penal (cujos requisitos esto elencados no art. 76 da Lei 9.099/95; os quais, uma vez preenchidos, tornam o benefcio um direito subjetivo do acusado).

Fase judicial (processual propriamente dita): inexistindo composio, no sendo possvel ou aceita a transao, passa-se fase processual, que seguir os seguintes passos: 1. Oferecimento da denncia ou queixa (com rol de at 5 testemunhas). 2. Citao do acusado: (art. 78 da Lei 9.099/95). 3. Audincia de instruo e julgamento: (arts. 79 a 81 da Lei).

You might also like