You are on page 1of 2

hattat : "pecado, culpado de pecado, purificaode pecado, oferta pelo pecado.

O substantivo hattat aparece em torno de 293 vezes e em todos os perodos da literatura bblica. A acepo bsica desta palavra pecado imaginado no sentido de errair o caminho ou o alvo (aparece 155 vezes ).

No grego amartia, Esse termo derivado de uma raiz que indica errar o alvo, fracassar. Trata-se do fracasso em no atingir um padro conhecido, mas antes, desviando-se do mesmo. Essa palavra, porm, veio a ter tambm um significado geral, indicando o principio e as manifestaes de pecado, sem dar qualquer ateno a seu significado original. O trecho de I Joo 3:4 usa o vocbulo anomia, desregramento, desvio da verdade conhecida, da retido moral. O' pecado tanto um ato como uma condio. o estado dos homens sem regenerao, que se manifesta na forma de numerosos e perversos atos. Pecar afastar-se daquilo que Deus considera a conduta ideal, do homem ideal, exemplificado em Jesus Cristo. Isso conduz impiedade.. (asebeia; IIPe 2:6), que consiste na oposio a Deus e a seus princpios, em autntica rebelio da alma. E isso leva parabasis, transgresso (ver Mat, 6: 14 e Tia.2:11) contra princpios piedosos reconhecidos. Isso leva o individuo paranomia.., a quebra da lei, o afastamento da lei moral (ver Atos 23:3 e II Pe 2:16)__ Nossos pecados tambm so passos em falso,Isto e, paraptoma-, no grego (ver Mat, 6:14 e Ef.2.1). Propositadamente camos para um lado,desviamo-nos pela tangente, apesar de estarmos instruidos o bastante para no faz-lo. (EBTF) O homem nasce com o pecado original. Ele pecou em Ado. Mas cada individuo tambm tem seu prprio pecado. E ambas as modalidades o condenam. Isso est em consonncia com os princpios ensinados em Romanos 2:6, o de que cada um ser finalmente julgado de acordo com suas prprias obras. O pecado de Ado a raiz; os pecados da humanidade so os ramos; e os pecados individuais so os frutos. A 'sentena de julgamento recai sobre a rvore inteira, e no apenas sobre uma parte da mesma. PERDAO DOS PECADOS 1. conferido exclusivamente por Deus (Mar. 2:7). 2. Alicera-se sobre a expiao pelo sangue (Heb,9:22; ver tambm Ef. 1:7). 3. dado por meio de Cristo (Luc. 1:69,77). 4. E exibio das multiformes misericrdias deDeus (Ef. 1:7; Isa. 55:7 e Rom. 5:20). _5. Consistem em serem apagadas nossas transgresses (Isa, 44:22), com total olvido das mesmas por parte de Deus (Heb, 10:17). 6. Restaura o pecador diante de Deus (Isa. 44:22).

7. E, o comeo da salvao, alm de ser condio necessaria para a mesma (Rom. 4:8). 8. Mas a salvao no consiste apenas no perdo de pecados e na transferncia de endereo para os cus.. como, algumas vezes, a salvao definida. O perdo apenas o comeo, e jamais o fim (ver Heb. 6:1-3). Segue-se a isso a santificao, como um resultado natural e necessrio (ver I Tes. 4:3). Segue-se, obrigatoriamente, a participao nas virtudes de Cristo (ver Gl 5:22,23). Nisso tudo ocorre atransformao moral do ser, o que, por sua vez, provoca a transformao metafisica. Dessa forma o crente vem a participar da imagem e da natureza de Cristo (ver Col 2.10 e Rom. 8:29). Isso uma operao do Esprito (ver II Cor. 3:18). DEPRAVACAO TOTAL Este o claro ensino da Escritura. Voltemos s nossas bblias, primeiramente em Gnesis 8 verso 21, onde lemos: O Senhor disse em seu corao: Nunca mais amaldioarei a terra por causa do homem, pois o seu corao inteiramente inclinado para o mal desde a infncia. Voc notar nesta passagem, que o mal j est em algum desde a infncia. E que Deus declara isto logo aps o dilvio, no momento em que as nicas pessoas nesta terra eram No e sua famlia. Uma segunda passagem a de Salmos 51 verso 5, onde Davi confessa: Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha me. Jeremias 17 verso 9: O corao mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doena incurvel. Quem capaz de compreendlo?. Romanos 3 .10-18 que uma citao de Salmos 14 onde podemos ler: Como est escrito:No h nenhum justo, nem um sequer, no h ningum que entenda, ningum que busque a Deus. Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inteis no h ningum que faa o bem, no h nem um sequer. Suas gargantas so um tmulo aberto com suas lnguas enganam. Veneno de serpentes est em seus lbios. Suas bocas esto cheias de maldio e amargura. Seus ps so geis para derramar sangue, runa e desgraa marcam os seus caminhos, e no conhecem o caminho da paz. Aos seus olhos intil temer a Deus". Romanos 7. 8: Sei que nada de bom habita em mim, isto , em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que bom, mas no consigo realiza-lo.

You might also like