You are on page 1of 8

FIBRILAO ATRIAL

Autor: PEDRO PINHEIRO 6 COMENTRIOS

A fibrilao atrial (chamada de fibrilhao auricular em Portugal) uma arritmia cardaca muito comum, que habitualmente provoca batimentos cardacos acelerados e irregulares. A fibrilao atrial ocorre, habitualmente, em pessoas idosas e com doenas do corao. Neste texto vamos abordar os seguintes pontos sobre a fibrilao atrial:

O que o trio. O que uma arritmia cardaca. O que a fibrilao atrial. Causas da fibrilao atrial. Sintomas da fibrilao atrial. Perigos da fibrilao atrial. Tipos de fibrilao atrial.

Tratamento da fibrilao atrial. Para ler um resumo sobre as arritmias cardacas mais comuns, visite o link: PALPITAES, TAQUICARDIA E ARRITMIAS CARDACAS. Obs: o flutter atrial um processo muito parecido com a fibrilao atrial. Em boa parte, as informaes contidas neste texto tambm servem para ambas as arritmias. trio do corao

Formatted: Font: (Default) Georgia, 12 pt, Font color: Custom Color(RGB(163,180,96))

Vamos fazer aqui uma breve reviso da anatomia do corao para que possamos entender melhor o que a fibrilao atrial (FA). O nosso corao possui 4 cmaras ou cavidades: trio esquerdo, ventrculo esquerdo, trio direito e ventrculo direito. O lado esquerdo do corao, composto pelo trio e pelo ventrculo esquerdo, no tem comunicao com o lado direito do corao, composto pelo trio e pelo ventrculo direito. O sangue chega ao corao pela veia cava que desemboca no trio direito (setas azuis). Quando o trio est cheio, ele se contrai e empurra o sangue para o ventrculo direito. Quando ventrculo se enche, ele tambm se contrai, bombeando sangue em direo s artrias pulmonares. O sangue passa, ento, pelos pulmes, recebe oxignio e volta para o corao, chegando ao trio esquerdo (setas vermelhas). Novamente, quando o trio se enche, ele se contrai e empurra o sangue para o ventrculo esquerdo. O ventrculo esquerdo quando cheio, bombeia o sangue para artria aorta, de onde ser distribudo para o resto do corpo. Depois de percorrer todo o organismo, o sangue volta ao corao pela veia cava, reiniciando o ciclo. O que uma arritmia cardaca? Todo esse processo de contrao cardaca e bombeamento do sangue finamente sincronizado, de modo a que cada evento descrito ocorra com um intervalo de apenas centsimos de segundo. A contrao cardaca controlada por leves impulsos eltricos gerados por uma estrutura chamada nodo sinusal, localizada no pice do trio direito, composta por clulas capazes de gerar atividade eltrica. Se voc quiser entender melhor como funciona a atividade eltrica cardaca, leia:EXAME ELETROCARDIOGRAMA (ECG). As arritmias cardacas so distrbios que surgem quando h um problema na gerao ou na distribuio destes impulsos eltricos pelo corao, fazendo com que a contrao das cavidades cardacas percam esse sincronismo descrito h pouco. O que a fibrilao atrial?

Habitualmente, os impulsos eltricos cardacos so gerados unicamente pelo nodo sinusal, estimulando a contrao primeiro do trio direito, depois do trio esquerdo e, por ltimo, dos ventrculos. Um nico impulso eltrico demora 0,19 segundo para percorrer todo o corao. Durante uma atividade cardaca normal, o nodo sinusal dispara impulsos eltricos de forma ritmada, com um intervalo mnimo entre cada novo impulso. No adianta o corao gerar dois ou mais impulsos eltricos simultneos, pois o msculo cardaco precisa de alguns dcimos de segundo para se recuperar e poder contrair novamente. A fibrilao atrial um arritmia causada pelos surgimento de mais de um ponto nos trios capaz de disparar impulsos eltricos. Quando h vrios impulsos eltricos sendo disparados simultaneamente, de forma catica, os msculos dos trios passam a receber vrias ordens de contrao ao mesmo tempo, sem tempo de descanso, o que acaba por criar o que chamamos de fibrilao atrial. Nesta arritmia, o trio passa a fazer curtas, sucessivas e ineficazes contraes. Visualmente eles parecem estar tremendo, como se estivessem levando um choque eltrico ou tendo uma convulso. O trio normal bate entre 60 e 100 vezes por minuto, que a frequncia cardaca normal. Na fibrilao atrial ele chega a fazer at 600 contraes (curtas e ineficazes) por minuto. Por sorte, esses impulsos eltricos caticos no conseguem chegar aos ventrculos, pois eles obrigatoriamente tem que passar por uma estrutura chamada nodo trio ventricular (nodo AV). Esta estrutura, localizada na fronteira entre os trios e os ventrculos, capaz de filtrar as centenas de impulsos caticas que chegam, permitindo a passagem de apenas 100 a 170 impulsos por minuto (o que provoca uma frequncia cardaca de 100 a 170 batimento por minuto). O paciente fica com o corao acelerado, mas ao contrrio do que ocorre no trio, h um intervalo mnimo entre um impulso e outro para que os ventrculos mantenham sua capacidade de contrao intacta. Como o trio em fibrilao no se contrai adequadamente, a passagem de sangue para o ventrculo fica prejudicada e no ocorre de forma linear. O sangue acaba criando um turbilhonamento dentro do trio, fazendo com que parte dele fique represada, o que favorece a formao de cogulos (explicarei as consequncias destes cogulos mais frente). Causas da fibrilao atrial A idade um dos fatores de risco mais importantes, sendo a fibrilao atrial uma arritmia muito comum em idosos. Em mais de 70% dos casos de FA o paciente tem mais 65 anos. Apenas 0,1% da populao abaixo dos 55 anos tem fibrilao atrial. Alm da idade, outro importante fator de risco a presena de doenas cardacas; hipertenso arterial e doena coronariana so as duas mais importantes. O paciente hipertenso de longa data costuma ter os trios

dilatados, o que favorece a desregulao do sistema eltrico cardaco. J o paciente com doena coronariana pode apresentar um isquemia das clulas que geram e conduzem os impulsos eltricos, favorecendo o aparecimento de arritmias. Para ler sobre hipertenso e doena coronariana: - HIPERTENSO ARTERIAL | Sintomas e tratamento - SINTOMAS DO INFARTO AGUDO DO MIOCRDIO Tambm so fatores de risco para o desenvolvimento da fibrilao atrial: - Insuficincia cardaca (leia: INSUFICINCIA CARDACA | Causas e sintomas). - Doenas das vlvulas do corao. - Hipertireoidismo (leia: HIPERTIREOIDISMO | Sintomas e tratamento). - Consumo excessivo de lcool (leia: EFEITOS DO LCOOL | Tratamento do alcoolismo). - Apneia do sono. - Doena pulmonar obstrutiva crnica (leia: DPOC | Enfisema pulmonar e bronquite crnica). - Infeces agudas. - Embolia pulmonar (leia: EMBOLIA PULMONAR | Sintomas e tratamento). - Drogas e medicamentos. - Consumo excessivo e cafena. Sintomas da fibrilao atrial Se a fibrilao atrial no provocar uma acelerao importante dos batimentos cardacos, chamada taquicardia, ela pode at passar despercebida. Na maioria dos casos, porm, a fibrilao atrial costuma vir acompanhada de frequncias cardacas ao redor de 120-130 batimentos por minutos, o que provoca sintomas, como palpitaes, desconforto no peito, tonturas, cansao e/ou falta de ar. Um achado tpico da FA um corao acelerado, acima das 100 pulsaes por minutos associado a um ritmo de batimento totalmente irregular. Se voc sente palpitaes ou qualquer um dos sintomas de fibrilao atrial citados acima, coloque o dedo no prprio pulso para avaliar os seus batimentos cardacos. O corao normal bate de modo regular, com intervalos de tempo iguais entre cada batimento. A frequncia cardaca encontra-se habitualmente entre 60 e 100 batimos por minuto. Um corao com ritmo regular bate com o seguinte padro: tum..tum..tum..tum..tum..tum..tum..tum..tum..tum..tum..t um.

J um corao com fibrilao atrial tem um ritmo irregular, algo mais ou menos assim: tumtum.tum.tum.tum..tum..tum.tumtum.tum.tum.tum.tum .tumtum.tumtum. Pacientes mais idosos, com o corao j enfraquecido, podem no tolerar a taquicardia que a fibrilao atrial produz, que em alguns casos ultrapassa os 150 batimentos por minutos, apresentando queda da presso arterial, falta ar importante e/ou intenso mal estar. Se o paciente j tiver doena isqumica do corao, a taquicardia pode agravar a isquemia, provocando um quadro de angina de peito ou at infarto do miocrdio.
Formatted: Font: (Default) Georgia, 12 pt, Font color: Custom Color(RGB(163,180,96))

AVC provocado por Fibrilao atrial

Complicaes da fibrilao atrial O grande problema da fibrilao atrial o aumento do risco de AVC (derrame cerebral). Como o trio no se contrai adequadamente, o sangue pode criar uma espcie de turbilhonamento dentro do mesmo, o que favorece o aparecimento de cogulos. Se um destes cogulos formados sair do trio esquerdo, ele ser lanado diretamente para algum ponto do corpo (cogulos lanados na circulao so chamados de mbolos). Se este mbolo sado do corao subir em direo ao crebro, assim que alcanar uma artria mais fininha, ele ficar impactado, obstruindo imediatamente a chegada de sangue por esta artria, provocando, assim, uma isquemia em parte do crebro (veja a ilustao ao lado).

O mbolo pode tambm ir para outros pontos do corpo, podendo provocar trombose e isquemia nos olhos, rins, intestinos, coluna ou at nos dedos dos ps, caso o mbolo seja bem pequeno e consiga viajar at as extremidades do corpo sem impactar antes. Tipos de fibrilao atrial A fibrilao atrial classificada de 4 modos: recm diagnosticada, paroxstica, persistente ou permanente. a. Fibrilao atrial recm diagnosticada: toda FA quando detectada pela primeira vez classificada como recm diagnosticada. Em algumas situaes, baseado nos sintomas de palpitao, possvel determinar o momento exato do seu incio. Porm, h casos de fibrilao atrial assintomticos, fazendo com que muitos pacientes tenham a arritmia e no saibam. Estes casos geralmente so descobertos acidentalmente durante um exame mdico de rotina. b. Fibrilao atrial paroxstica: so pacientes com episdios de FA recorrentes e de curta durao. Habitualmente o paciente apresenta pelo menos 2 episdios por semana, com durao de menos de 24 horas e resoluo espontnea do quadro. c. Fibrilao atrial persistente: so os casos de FA que no desaparecem espontaneamente e precisam ser tratados com drogas antiarrtimicas ou cardioverso eltrica para serem revertidos (explico a seguir na parte de tratamento). d. Fibrilao atrial permanente: so os casos de FA que duram mais de um ano e no desaparecem espontaneamente nem com tratamento mdico. Diagnstico da fibrilao atrial O diagnstico da fibrilao atrial feito facilmente atravs do eletrocardiograma (leia: EXAME ELETROCARDIOGRAMA (ECG)). Em casos de fibrilao atrial paroxstica, um exame chamado Holter pode ser necessrio. Neste exame o paciente fica com um aparelho de eletrocardiograma acoplado em seu corpo por 24 a 48 horas, sendo possvel detectar o surgimento de curtos perodos de FA ao londo deste intervalo de tempo. O ecocardiograma (uma espcie de ultrassom do corao) tambm capaz de detectar a fibrilao atrial. Sua grande vantagem poder tambm avaliar o tamanho dos ventrculos e dos trios. Pacientes com corao muito dilatado geralmente no respondem bem aos tratamentos que visam reverter a FA. Tratamento da fibrilao atrial

O tratamento da fibrilao atrial pode ter 3 linhas de ao: 1- Reverter a fibrilao 2- No reverter a fibrilao mas controlar a frequncia cardaca. 3- Impedir a formao de cogulos dentro dos trios. Cardioverso A cardioverso o termo usado para a reverso da fibrilao atrial. A cardioverso eltrica realizada com um aparelho que provoca choques, parecido com o que feito em alguns casos de parada cardaca. A cardioverso eltrica s geralmente feita em casos mais graves, quando o paciente encontrase com hipotenso ou risco de infarto agudo do miocrdio. A cardioverso farmacolgica aquela que obtida com uso de drogas antiarrtmicas por via venosa. A cardioverso, seja eltrica ou farmacolgica, est indicada nos casos de FA de incio recente, quando o risco de haver cogulos formados no trio esquerdo baixo. Todavia, se o paciente for idoso e j tiver um corao muito grande ou doente, a taxa de sucesso da cardioverso muito baixa, no sendo indicada a sua realizao. A cardioverso funciona melhor em pacientes no to idosos e com corao ainda saudvel. O grande risco da cardioverso a embolizao de um cogulo para o crebro no momento em que o trio volta a se contrair normalmente. Nos casos de FA com mais de 24 horas, o ideal tratar o paciente com anticoagulantes por pelo menos 3 semanas antes da cardioverso, para minimizar o risco de embolizao. Uma alternativa fazer um ecocardiograma atravs do esfago para procurar por cogulos no trio esquerdo. Se no houver cogulos visveis, a cardioverso pode ser feita mesmo que o paciente no tenha tomado anticoagulantes por pelo menos 3 semanas. Controle da frequncia cardaca Em casos de fibrilao atrial de longa durao ou nos pacientes idosos, com corao j muito doente, a cardioverso no costuma ser usada, pois sua taxa de sucesso baixa. Nestes casos, o tratamento visa apenas controlar a frequncia cardaca. Como a maioria dos sintomas da FA so por causa da taquicardia, quando mantemos o paciente com frequncias abaixo de 100 batimentos por minuto, a sua fibrilao atrial torna-se assintomtica. O controle da frequncia cardaca alcanado com medicamentos. Os mais usados so a amiodarona, propafenona, digoxina, diltiazem, verapamil ou metoprolol. Anticoagulao Todo paciente com fibrilao atrial deve ser medicado com drogas anticoagulantes, para impedir a formao de cogulos no trio esquerdo. A

medicao mais usada a Varfarina (leia: VARFARINA (Marevan,Varfine, Coumadin)). O grande problema da Varfarina o risco de hemorragias e a necessidade de fazer exames de sangue frequentemente para controlar o seu nvel sanguneo. Recentemente forma lanadas no mercado trs novas drogas que so boas alternativas Varfarina por no precisarem de controle com exames de sangue. So elas: Dabigatrana, Apixabana e Rivaroxabana. Nos pacientes muito idosos ou que tenham dificuldades de controlar seus prprios remdios, o uso de anticoagulantes pode ser perigoso, pois o risco de hemorragia alto. Nestes casos, o mdico pode optar por apenas prescrever drogas que inibam as plaquetas, como a aspirina. A preveno dos cogulos no to eficaz, mas o risco de hemorragias muito mais baixo.

You might also like