You are on page 1of 1

Como crentes do AT foram salvos?

Yancey Arrington1
uma pergunta justa: como israelitas foram salvos no AT? A razo disso que a maior parte ns, como crentes do Novo Testamento, podemos olhar para trs na pessoa e no trabalho de Jesus para nossa salvao. Entretanto, e se voc vivesse durante uma poca em que Jesus no existisse, a saber, o perodo do Antigo Testamento? Voc seria salvo por sua obedincia lei? Ou Deus simplesmente deu a todos uma "passagem livre at que Cristo viesse? Como a obra da salvao operou para aqueles que esperavam ainda o evangelho de Jesus? Uma de minhas respostas favoritas a esta pergunta de Graeme Goldsworthy. Em seu livro altamente recomendado, Evangelho e Reino", escreve:
Do ponto de vista do homem ns vemos as Escrituras desvendarem um processo gradativo at que o evangelho alcanasse seu fim. Mas do ponto de vista de Deus ns sabemos que a vinda de Cristo para viver e morrer pelos pecados era o fator pr-determinado mesmo antes que Deus fizesse o mundo. Ns no devemos pensar em Deus como tentando primeiro um plano e ento outro at a vinda da perfeita salvao. O evangelho foi pr-determinado de modo que no tempo exato e perfeito Deus enviasse seu Filho ao mundo. Nesse nterim, at que essa "plenitude do tempo" fosse alcanada, Deus forneceu graciosamente uma revelao progressiva do evento de Cristo. Estas prefiguraes do evangelho tiveram duas finalidades. Primeiramente, esta revelao progressiva conduziu o homem delicadamente luz cheia da verdade. Segundo, providenciou os meios por quais o crente do AT poderia abraar o evangelho antes que fosse revelado. Ao crente do AT que cria nas promessas de Deus a respeito da sombra, foi permitido que se agarrasse realidade. Foi por Cristo que os santos de Israel foram salvos, pois tal a unidade dos estgios sucessivos da revelao que, abraando a sombra, o crente abraava a realidade. Somente nesta maneira podemos esclarecer as "expresses da unidade" do NT que falam de crentes do AT como ouvindo o evangelho, vendo Cristo, ou esperando por um reino celestial. 2

A resposta de Goldsworthy uma digna de alta considerao. Como os santos do AT foram salvos? Por Cristo! Mas como poderia Cristo salvar aqueles que viveram sculos antes da cruz? Porque Deus deu a seu povo tipos, smbolos, e experincias que apontaram progressivamente chegada de Cristo. A eles foi dada intencionalmente a sombra das coisas que um dia floresceriam na realidade. E assim, a salvao veio aos indivduos do AT que abraaram a sombra do nico que ns, como crentes do NT, vemos agora claramente na luz.

Notas: 2. Evangelho e o Reino, 125-126.

Yancey Arrington

Fonte: http://goo.gl/thZ2Ey
1

Traduo: Pablo Edgardo Monteiro, 2013.

You might also like