You are on page 1of 80

HFA II 12/04/2013

PROGRAMA DO CURSO 0. Introduo a. Lugar de Plato e Aristteles na Hist. da Filosofia ocidental b. Definio platnico-aristotlica de filosofia c. Diferentes princpios e causas d. Distino entre Filosofia e Mito segundo Plato e Aristteles 1. Plato 2. Aristteles 3. O resto

AVALIAO 1. Vrias questes ao longo do semestre. Ao final, sero escolhidas duas para a prova. 2. Fichamento de duas obras: a. Plato (IV a VII da Repblica) ou outro livro escolha (no mximo 3 pginas) b. tica a Nicmaco de Aristteles (livros I a V) (no mximo 4 pginas) NOTA (Prova (Q1+Q2) + Fichamentos)/3

ENCERRAMENTO DO CURSO 21/06 Entrega de todos os trabalhos e transcrio das duas questes

LUGAR DE PLATO E ARISTTELES NA HIST. DA FILOSOFIA OCIDENTAL Histria e Filosofia


De certo modo, esse curso de histria da filosofia j um curso de filosofia... A primeira histria da filosofia foi feita por Plato e por Aristteles: Escola de Plato (Academia); Escola de Aristteles (Liceu).

Nos dilogos platnicos h um aceno histria da filosofia, mas com Aristteles que temos um conhecimento mais formal sobre outros filsofos. Dessas primeiras exposies platnico-aristotlicas vieram as exposies histricas seguintes com a sua escrita de opinies (grapha doxai). Eles definem pela primeira vez o que filosofia e hist. da filosofia, isso determinar tudo o que vem depois deles. A noo de que a filosofia ocidental surgiu da Grcia no sculo VI a.C. interessante notar que o que temos de referncia foi escrito por eles, por isso, a maior parte dos fragmentos que temos sobre os filsofos que os precederam vieram justamente deles (DK Diels-Kranz). Os historiadores e filsofos seguintes se alinharam contra ou a favor esses dois pensadores. Com a idade moderna, a partir de Descartes, a base da oposio a esses dois filsofos foi se expandindo.

DEFINIO PLATNICO-ARISTOTLICA DE FILOSOFIA

= cincia dos princpios e causas principais (definio aristotlica).


Principal obra filosfica de Aristteles que contm elementos histricos: Metafsica I (livro alfa): Todo homem, por natureza, deseja conhecer. Cincia epistme: no bastam os fatos, preciso saber explic-los. Nessa definio esto implcitas as explicaes (aita) das causas. Por isso, os pr-socrticos buscavam o princpio das coisas (arch). Assim, segundo o pensamento aristotlico, a filosofia busca os princpios e causas primeiros de tudo o que existe, ou melhor, do todo (universus). Segundo eles (Plato e Aristteles), a filosofia surge de um espanto (admirao, thaumzo), de uma inquietao com as coisas. a capacidade de espantar-se com as coisas que exige a explicao delas. As cincias dos particulares se satisfazem com a descoberta e a explicao dos particulares. A filosofia busca ver a totalidade das coisas. Esse pensamento primordialmente grego. Temos que saber a causa ou princpio, mas preciso formular um logos, uma theora.

DIFERENTES PRINCPIOS E CAUSAS


Uma causa um motivo da existncia ou ocorrncia de algo. Para Aristteles h quatro tipos de causas:

Eficiente motor, o que d origem ao processo em que faz com que a coisa surja; Formal ligado essncia da coisa, a coisa em si, uma obra antes de ser materialmente executada j estava feita na mente do criador; Material matria da qual feita a coisa; Final todas as coisas tem um fim, uma finalidade.

DISTINO ENTRE FILOSOFIA E MITO SEGUNDO PLATO E ARISTTELES


Antes dos filsofos, j havia outros que se preocupavam com a origem das coisas, eram os poetas, dos quais os principais expoentes so: Homero (Cosmogonia) e Hesodo (Teogonia). Da palavra Myo (narrar) deriva a palavra mythos. Entretanto, a filosofia no quer narrar e sim explicar. Isso o que a torna diferente do mito. Aristteles diferencia os telogos dos fsicos: os primeiros so narradores de mitos e os segundos os primeiros filsofos. Os telogos (poetas) recorrem aos deuses para contar o porqu das coisas, enquanto os fsicos (que vem de physis ou phyomai que significa nascer relacionado natureza) buscariam a origem de tudo de modo no mtico, isto , buscavam na natureza. Entretanto, Aristteles considera o estudo da physis como algo incompleto e, portanto, no explica tudo. Ento, se a fsica explica uma parte do todo, preciso ir alm e buscar as outras causas das coisas.

QUESTO 1
1. Explique a definio platnico-aristotlica de Filosofia e a relao que tem com a histria da filosofia ocidental.

HFA II 15/04/2013
1. PLATO 1.1. VIDA E OBRAS 1.2. O HOMEM E A CIDADE 1.3. AS IDEIAS 1.4. CONHECIMENTO E DIALTICA 1.5. PAIDEIA 1.6. A ACADEMIA

1. PLATO
1.1 VIDA E OBRAS

Fontes biogrficas de Plato PLATO, Carta stima (autobiogrfica) PLUTARCO, Vida de Don in Vidas paralelas DIGENES LARCIO, Vidas de doutrinas dos filsofos

Normalmente, a vida de Plato dividida em trs fases: juventude, maturidade e velhice. A grande maioria das obras platnicas so dilogos, entretanto, h tambm cartas e um discurso (Defesa de Scrates). Plato nasceu em Athenas com o nome de Arstocles em 428 (ou 427) a.C., morreu em 348 (ou 347) a.C. Plato um apelido que recebeu que, no grego, significa amplo, largo ou extenso. H uma possibilidade de ter recebido esse apelido pelas suas caractersticas fsicas (testa grande ou ombros largos), mas possvel tambm que tenha recebido esse apelido devido sua largueza de pensamento. Veio de famlia nobre. Seus pais eram Arston e Perictione. H a possibilidade de seu pai descender do Rei Codro (o ltimo rei mtico de Athenas). Por parte da me, era descendente de Slon. Por ser da nobreza, possuiu formao para a vida pblica. Na juventude, foi discpulo de Crtido que foi discpulo de Herclito. Dedicava-se a escrever literatura em grego (como Machado de Assis). 404 a.C. Os 30 tiranos nesse contexto que Plato tem a amizade de Scrates. Scrates Carta VII 324 e nas ltimas palavras do Fdon, Plato chama Scrates de dikaitaton (superlativo grego que quer dizer o mais justo). Democracia e condenao de Scrates em 399 a.C. Aps a morte de Scrates, Plato se dedica a viajar. Ele viaja a Mgara, Cirene e Egito. Virtude/Cincia = governa bem quem sabe o que o bem. Areth (o bom e belo) Chega tambm ao que hoje parte da Itlia:

Tarento Rei Arquitas, pitagrico 389 a.C. Siracusa (Siclia) Rei Dionsio I. Em Siracusa, percebe uma cidade em expanso e evoluo, mas em decadncia no que diz respeito aos vcios. Por dizer os vcios do rei para ajud-lo a progredir nas virtudes, foi levado como escravo... Nisso, comeou a desiludir-se com a poltica. 388 a.C. Fundao da Academia (baseada no nome de Academos) na qual emprega o Dilogo, baseado em Scrates. 367 a.C. Morre Dionsio I. Sobre ao trono de Siracusa Dionsio II. Plato j tem cerca de 61 anos. posto sob suspeita e tem que ir embora. 361 a.C. Terceira volta de Plato a Siracusa... Vai l com alguns alunos inclusive seu sobrinho. Depois, posto novamente sob suspeita e mandado embora. 357 a.C. Morte de Don (grande amigo de Plato em Siracusa). assassinado a mando do rei Dionsio II.

H uma lenda de que no final de sua vida, Plato estava com uma tabuinha em cera para reescrever a Repblica. Essa lenda demonstraria seu interesse em ajudar com que a cidade fosse realmente uma cidade justa. O texto padro para citao de Plato o editado por Henricus Stephanus/Henri Estinne em 1578. Ele editou o texto grego com a traduo em latim com o nome de Platonis Opera. Por trs das obras platnicas h um entendimento sobre o que filosofia. E ela seria discusso, dilogo. Por isso, Plato dizia que os bons filsofos no escrevem sua filosofia, mas usam a oralidade. Por que Plato critica a escrita? Os dilogos platnicos seriam tambm alvo de sua crtica escrita? (a resposta depende da orientao do pesquisador)... Alguns afirmam que os dilogos platnicos no esto inseridos na crtica platnica filosofia escrita por serem como que reproduo de um dilogo e no um tratado. Nesse sentido, Plato seria contra os tratados filosficos, pois a filosofia no teria as ideias prontas e o dilogo incita a filosofar, a pensar...

QUESTO 2
2. Faa uma apresentao de Plato tomando como referncia as trs fases de sua vida, segundo a classificao feita pela maior parte dos comentadores.

HFA II 17/04/2013
1.2 O homem e a cidade
A filosofia um projeto poltico que vem de plis e quer indicar a exigncia de um projeto comum, de uma vida em comum, que inerente necessidade que os seres humanos tm de interao com os outros, de ser cuidado pelos outros nos primeiros tempos da vida. Plato sempre ligou sua prpria trajetria de vida ao poltica. No a toda viajou trs vezes a Siracusa para ajudar na implementao de um reino regido segundo a filosofia ou por um rei filsofo. Os aristocratas, na poca de Plato, tinham bastante influncia poltica. Inclusive, Plato era pertencente Aristocracia ateniense. Sua filosofia tinha sempre um carter poltico. E tambm foi influenciada por Scrates. Governa bem quem conhece o que o bem, por isso, importante que quem governe seja tambm filsofo. Entre suas principais obras esto A Repblica (com 10 livros) e As leis (com 12 livros). O termo amor platnico no tem nada a ver com a filosofia de Plato, , inclusive, errado pensar em Plato como algum vinculado a algo idealizado, irreal... um amor distante que no se realiza. Pois, era prprio de Plato o engajamento poltico para tentar fazer acontecer aquilo que desejava e via como importante. Sua ao era oposta ao que se concebe sobre esse amor platnico, sua filosofia no era das nuvens.

Poltica: a arte de governar bem a plis.


S a correta filosofia torna possvel ver a justia as coisas pblicas e privadas (Carta VII 326 a). Os males da convivncia humana s vo acabar se verdadeiros filsofos assumirem o poder poltico (Carta VII 326 b) Hoje distinguimos entre tica e poltica. A rainha Elizabeth dizia que todos podiam ter virtudes pblicas e vcios privados. Em Plato, h uma ligao estreita entre tica e poltica, ou seja, o pblico e o privado tem que brilhar de modo igual. A ideia de virtude torna, quem a pratica, bom. O conhecer a virtude a ajuda fazer aes virtuosas.

tica Poltica

Virtude: a cincia condio para a virtude - felicidade

O homem grego no era simplesmente um antrops, mas um polits - CIDADO

O que torna uma pessoa boa no um nico ato bom, mas o conjunto dos atos bons que ela praticou.

A felicidade est ligada ao bem

1.2.2

O ser humano

A palavra mundo (Cosmos) representa algo belo, ordenado. O ser humano o todo, ordenado.

Representao grega para o Cosmos (ordem)

Grgias nesse dilogo, Plato, rechaa a ideia sofista de que para ser um bom poltico necessrio ser um bom retrico. A physis tem as suas prprias leis, porm, os homens so regidos pelo nmos. A natureza tem a sua regularidade, o nmos no, isso significa que no necessariamente um homem obedecer as leis.

ASSISTIR AO FILME: SCRATES


Grgias dizia que h uma dependncia entre formao poltica e retrica. Nos dilogos platnicos, Plato tem uma ideia negativa da retrica, pois o poltico tem que ser bom por ele mesmo, no pelo discurso que tem. Plato compara a retrica com a culinria e a cosmtica (no sentido de persuaso, porm sem cincia prazer do corpo). Mas, compara a filosofia com a ginstica e a medicina (no sentido da necessidade de fazer esforo de sentir certa dor do remdio amargo em vista da sade). Enquanto a ginstica e a medicina buscam a sade do corpo, a filosofia busca a sade da alma.

O homem composto de alma e corpo, ou seja, o lado interior e o lado exterior.

O homem sua alma (Alcebades I 130 a) O bem do homem o bem da alma.


O corpo (soma) tmulo (sma) da alma Plato faz um jogo com essas duas palavras. No dilogo Fdon, Scrates diz que o corpo um crcere da alma. A morte para ele libertao, pois, com ela, alcanar a vida verdadeira. Em Plato, a alma imortal, portanto, ela no acabar com a morte. A alma existe antes da vida terrena e sobreviver quando tal vida acabar. IMORTALIDADE DA ALMA Concepo cclica do tempo reencarnao Reminiscncia (recordar-se) nos remete ideia de pr-existncia, isto , a alma se recorda daquilo que ela j viveu.

HFA II 19/04/2013
CONT. O homem e a cidade
IMORTALIDADE DA ALMA O mais importante para Plato no o ps, mas a pr-existncia. o Tendo vivido antes, j se sabe de tudo, logo, o conhecer recordar (anamnese). o Alma no-material (a maior caracterstica da matria o devir, isto , a corrupo). Considerar que a alma est num nvel no-material significa dizer que ela no se corrompe (como o corpo). o Princpio vital aparece mais no Fedro e nas Leis.

No Grgias, o corpo era tmulo. No Fdon, o corpo era crcere. No Timeu, Plato afirma que o corpo o veculo da alma. Portanto, h uma evoluo na concepo platnica de corpo. 1.2.3 Cidade (plis) No Grgias A virtude da alma definida essencialmente como justia (dike). Aristteles retoma o tema da virtude ( o meio termo entre o excesso e a privao).

O maior dos males praticar injustia 469 b


Justia = virtude essencialmente social Praticada nas relaes com os outros

Ainda no Grgias A cincia do bem a poltica cincia da cidade. Um poltico tem a misso (tarefa) de tornar os homens melhores, isto , ajudar a realizar a justia. Para Plato, Scrates era o verdadeiro homem poltico, pois ajudava as pessoas a praticarem o bem. Em Plato, h tambm um anti-Scrates que so os sofistas, cuja ideia levar sempre os homens ao prazer. No h tica sem poltica e no h poltica que no tenha um fundamento na tica.

A REPBLICA (do latim, respublica que significa sobre a coisa pblica)


Em grego, o nome do dilogo politeia. Alguns traduzem por Constituio, outros por Estado ou Regime, mas importante perceber que no interior do termo est a plis, as pessoas da cidade. Pergunta da Repblica: O que a justia? A Repblica tem 10 livros. O primeiro livro da Repblica pertence fase Juventude de Plato. Os outros livros foram escritos na Maturidade. A pergunta o que a justia no respondida no primeiro livro, mas ter um ensaio de resposta dos livros seguintes. Nos outros livros, Plato mudar a pergunta para o que o Homem justo?. Entretanto, essa pergunta ainda no basta, preciso alarg-la ainda mais: o que a cidade justa?. A justia no pode envolver apenas um indivduo, mas tem que estar em todos os mbitos em que o Homem est inserido. H uma correspondncia entre Homem e Cidade, por isso Plato afirma que o Homem uma cidade escrita com letras pequenas e a cidade um homem escrito com letras grandes.

A POLITEIA COMO ESTADO. Muitas vezes a palavra politeia foi traduzida por Estado (essa traduo tem influncia alem). O Estado a instituio que exercita o poder supremo sobre a sociedade. Soberania. Esse modelo moderno e nasceu com o Renascimento (a formao dos Estados Nacionais). Essa concepo de Estado no existe na Grcia Antiga. O que existiu l era plis que diferente da nossa noo de Estado.

Para os Gregos, a PLIS a sociedade poltica, isso significa que no um amontoado, mas que supe um conjunto harmonioso de pessoas capaz de garantir o desenvolvimento completo (integral) de cada membro.

Como o ser humano, para Plato, composto de corpo e alma, ento, esse desenvolvimento de cada membro deve ser tanto corporal quanto espiritual. A plis, ento, est relacionada s pessoas, so elas mesmas. A plis nasce porque os indivduos sozinhos no podem satisfazer as suas necessidades. da natureza do homem realizar essas tarefas que vo envolver todos. (A Repblica II 369 a-d) Comida Roupas Casa

Os homens so seres carentes que precisam ser supridos

Plato identifica trs categorias fundamentais que formam a cidade:

1. Demiourgi (trabalhadores manuais, artesos...): sobrevivncia. 2. Phylkeis (guerreiros): defesa 3. Nomothteis (governantes): felicidade - Os governantes devem guiar a cidade em vista do bem

A cidade justa quando cada um realiza bem a prpria tarefa

1.2.4 As partes da alma

Plato, aps de falar da cidade, volta a falar do ser humano. Ele afirma que a alma tem trs partes: 1. Thmos lado da alma que concupiscente, que deseja... Essa a sede dos desejos. 2. Epithyma desejo, mas com escolha entre o bem e o mal. seletiva. Coloca valores s coisas. 3. Lgos seria a alma racional. H uma escala de valores: capacidade de conhecer e dar valor. Escolher o MELHOR. Para cada parte da alma ter uma virtude que se opor ao vcio que pode decorrer do excesso... ALMA Thmos Epithyma VIRTUDE Sophrosne Andrea OBSERVAO quer combater

Lgos

Phrnesis

Temperana os desejos incontrolados... a coragem grega, relacionada virilidade. Na concepo platnica tentar vencer os obstculos para a realizao do BEM. Inteligncia prtica. Conhecer, avaliar e fazer o que bom.

HFA II 22/04/2013
CONT.: 1.2.4 As partes da alma Indivduo Justia Cidade No Fedro, a alma como uma biga alada. No h nada pesado para quem tem asas

Sophrosne Andrea Phrnesis

FEDRO
CARACTERSTICA DA ALMA Cavalo bom Cavalo selvagem Auriga TIPO DE ALMA Alma dos impulsos Alma dos desejos Alma racional

Em todas as almas h dois cavalos. Na alma dos deuses os dois cavalos so bons. Na alma humana um cavalo bom, outro selvagem. Cabe ao auriga limitar a ao do cavalo selvagem e conduzir melhor.

O Bem = obedecer razo e resistir s paixes.


skesis = exerccio

TIMEU (dilogo da velhice)


CARACTERSTICA DA ALMA Cabea Peito Abdmen TIPO DE ALMA Alma racional Alma irascvel Alma concupiscente

Por trs da concepo presente no Timeu das partes da alma, v-se que necessrio haver uma harmonia entre essas trs partes e entre a alma e o corpo. Segundo Plato, a alma concupiscente a que tem a capacidade de sonhar. Essa alma nos faz, num sonho, prever o futuro. Entretanto, no momento de saber o que significam as imagens que o sonho produz temos que usar a alma racional.

1.2.5 A cidade perfeita

Bem da cidade = bem do cidado Para chegar justia (cidade perfeita) temos que: 1. Abolir a famlia; 2. Dar o poder aos filsofos

ABOLIR A FAMLIA
Igualdade entre homens e mulheres:

Homens e mulheres devem praticar a) Mesma educao: a ginstica completamente nus, desde a. Corpo (ginstica); b. Alma (msica e matemtica - cincia) novinhos (como em Esparta) b) Abolir a propriedade privada (nada de ningum) a. Incentivo promiscuidade controlada pelo governo para garantir que ningum seja filho de ningum. b. Comunismo platnico (!= econmico ^ != liberao sexual) == submeter os interesses individuais aos interesses da cidade
Tudo isso pensado apenas para os guerreiros e governantes. J desde a Antiguidade esse modelo de platnico considerado uma utopia. Para Plato, mesmo sendo um ideal, deveramos sempre tender a ele.

DAR O PODER AOS FILSOFOS


Quais filsofos?
NO filsofos da phsis NO sofistas SIM Filsofo = aquele que sabe o que o bem e virtuoso e sbio (modelo: Scrates).

Quem sabe o que o bem, ao governar, pode ajudar os outros a aprender o que o bem e a viv-lo. Esse era um dos objetivos da Academia, pois era um lugar onde as pessoas pudessem melhorar a si mesmas e aos demais. Dentre os guerreiros, os melhores sero os filsofos. Os guerreiros e os futuros filsofos treinaro juntos o corpo (ginstica) e alma (msica). Depois, apenas os filsofos estudaro a matemtica (cincias) por 10 anos e, ento, filosofia (dialtica) por 05 anos. Ento, faria um estgio por 15 anos (tempo equivalente ao dos estudos). Essa seria a organizao ideal da cidade, mas ela pode se degenerar. Ele escreve essa utopia no momento em que a plis grega estava em crise. Plato d uma srie de exemplos dessas degeneraes: a) Timocracia: (vem do grego tim que significa honra) os governantes preferem o amor pela honra que o amor pela virtude. Os governantes no so mais os filsofos, mas os guerreiros. Quem domina no a alma racional, mas a alma irascvel. b) Oligarquia: (vem do grego oligoi que significa poucos) o amor honra d lugar ao amor riqueza. O governo passa dos guerreiros aos produtores ricos. A alma dominante a concupiscente. c) Democracia: (vem do grego demos que significa povo) a pior degenerao, pois, quando todos tomam o poder, o poder no de ningum, ento, h anarquia isto , desordem, disciplina, desobedincia s leis. O poder dado a um Tirano que no quer ajudar a ningum que no seja a si mesmo e escravo dos seus vcios e, por isso, seria o mais infeliz dos seres humanos. Um tirano seria um anti-Scrates.

HFA II 24/04/13
Recordao das trs degeneraes da cidade abordadas no fim da aula anterior. 1.2.6 Evoluo do pensamento poltico de Plato A Repblica um marco da obra platnica e um marco da Poltica em geral. Um dos dilogos importantes sobre a questo da poltica na cidade o Poltico. Nessa obra, ele afirma que o poltico tem um tipo de saber especial que ele chama de cincia do rei ou cincia rgia, que a capacidade de governar a polis. Ele sabe governar desde a famlia at a cidade, isto , ele sabe organizar e governar toda e qualquer comunidade humana. O poltico j tem a justa medida um bom moderador. Ele diz que o poltico um tecelo habilidoso. O poltico no precisa da lei porque a lei para casos particulares e ele j possui em si a lei, a essncia dela.

SEIS TIPOS DE CONSTITUIO (respeito s leis e desrespeito s leis):


RESPEITO S LEIS: 1. Monarquia mnos governo de um s: um vai cuidar pelo bem de todos, mas tambm vai obedecer as leis. 2. Aristocracia aristi (os melhores) governo dos melhores. 3. Democracia dmos governo de muitos

DESRESPEITO S LEIS: 1. Tirania 2. Oligarquia 3. Democracia O modelo platnico seria o Reino basileia.

O ltimo dilogo platnico AS LEIS a segunda cidade. Nesse dilogo ele se ocupa no mais da cidade perfeita, construda no logos, mas da cidade real. AS LEIS: A segunda cidade Governada pelas leis Melhores leis A constituio boa para a cidade tem que ser uma constituio mista o Monarquia homnoia (mesmo sentimento con+crdia/ unidade) REI o Aristocracia phronesis (sabedoria prtica) os melhores vo saber governar a todos. CONSELHO o Democracia autonomia e eleuthera (algum livre, no obrigado por ningum a fazer o bem. Ele o faz porque o bem est dentro dele) cada um pode ser uma pessoa boa. ASSEMBLEIA DO POVO interessante porque Plato sugere que o Conselho se rena noite, no escuro para que um no influencie o outro nas decises que tomaro. QUESTO 3 3. A diviso da alma em Plato e eu significado poltico.

1.3 As ideias
O indivduo regido pela virtude e a sociedade pelas leis. Para isso, a verdadeira filosofia, preciso responder pergunta O que o bem?. Isso o que Plato ensina como doutrina das ideias. 1.3.1 A origem da doutrina das ideias A pergunta de Scrates: O que ...?. Essa a pergunta filosfica, por excelncia. O que a virtude?. Responder a isso no vai importar o lugar ou a pessoa, pois o que est por trs dela : Universal; Essncia. Scrates no responde a essa pergunta, mas Plato a responde. Ida (ideia) e eidos (forma): A doutrina das ideias (ou das formas). Para Plato no algo abstrato, uma representao mental, mas algo absolutamente real e que est num outro nvel de existncia que no a matria. Eidos vem de idin que significa ver. Uma das formas de traduzir essa palavra forma. Tudo o que vemos, o vemos com uma forma. Entretanto, no caso das ideias, no o sensorial propriamente dito, pois no vemos as ideias com os olhos materiais. A novidade platnica est em conceber as ideias como modelo de tudo (paradeigma). As ideias existem separadas (chorist), elas existem num modo perfeito, como num mundo s delas, no geogrfico. Da vem o que chamam de mundo das ideias.

Scrates diz: S sei que nada sei. Plato diz: Conheo as ideias.
Eutfron um dos dilogos platnicos da juventude que fazem parte do ciclo da morte de Scrates. Nesse
dilogo ele fala da ideia de santidade como a realidade mais perfeita (mais do que os santos, que viveriam essa santidade, mas nunca de modo pleno). A ideia de santidade o modelo para as particularidades que se encarnam naqueles que chamamos de santos.

Fdon Dois tringulos feitos numa mesma forma, que possuem as mesmas forma e caracterstica no
so absolutamente iguais. Podemos dizer que eles so aproximadamente semelhantes, pois sua materializao implica num grau de imperfeio inerente matria. Ao conceber um princpio nico, Plato se afasta do materialismo dos pr-socrticos, pois para eles esse princpio era fsico. Ele concebe um princpio no fsico, imaterial.

Crtilo Pantarei Nesse dilogo, Plato nota que as realidades sensveis sempre mudam. V-se que os
objetos matemticos no mudam, ento h realidades inteligveis e essas realidades so as ideias. Elas so universais e o modelo das realidades sensveis.

HFA II 26/04/13
1.3.2 A doutrina das ideias nos dilogos da maturidade

Fdon:
Ideia do igual/mesmo: igual em si Beleza: belo em si Grandeza: grande em si Justia: justo em si
- IMUTVEIS - OBJETO DO CONHECIMENTO RACIONAL

As realidades sensveis participam das ideias


Por exemplo, algo ser bonito em referncia ao bonito em si mesmo. Essa participao acontecer de modo derivado: A BELEZA DE UM OBJETO DERIVA DO BELO EM SI. Aita causa as ideias so a causalidade (explicao) de um objeto. As ideias so conhecidas pela alma, posto que conhecerem as ideias antes de se vincular matria. A encarnao (existncia terrena ou intraterrena) no universal, no imutvel, no perfeita. Estamos como que encarcerados.... Um pressuposto disso que existimos antes da encarnao e, nesse momento anterior, a alma j contemplou todas as ideias, por isso, apenas lembramos. Da, temos a doutrina da

Reminiscncia / Anmnesis.
Reminiscncia recordar as verdades universais. Conhecimento memria. Conhecer = recordar. No dilogo Mnon, o escravo de Mnon resolve o teorema de Pitgoras sem ter estudado. Ele recordou-se. A ideia de reminiscncia aparece tambm na Repblica quando dito que os filsofos devem governar a cidade, pois o conhecimento das ideias a cincia dos filsofos. Eles tm que conhecer aquilo que no

muda (o ser verdadeiro).

Repblica Ideias = so o ser verdadeiro e imutvel.


Sensvel = aquilo que muda.

Epistme (palavra grega para Cincia) x Dxa (palavra grega para Opinio).
Devo ter cincia para aquilo que no muda. Para aquilo que muda posso ter opinio. A Dxa est no meio do caminho entre a ignorncia e a Epistme. Na Repblica, essa ideia incrementada quando Plato fala da ideia do bem que ele associa ao Sol. Ideia do Bem = Sol

A ideia do Bem se parece com o Sol por duas coisas: O Sol nos permite ver: ele tem a luz que possibilita que as coisas sejam visveis para ns. O Sol aquece: atravs desse fogo todos vivem. Pelo calor ns podemos viver.

Ento, o Sol causa (aita) e, sendo causa, ele parece com o Bem. Assim como o Sol torna as coisas visveis, o Bem nos permite ler as coisas por dentro.

O Bem permite o Conhecimento.

Existncia/Essncia

O Bem est alm do Ser. Isso o que chamamos de transcendncia.


Para Plato, o topo de todas as ideias o Bem. Essa ideia um Princpio Absoluto. Do latim, Ab + solutus (solto + de qualquer coisa). Os filsofos gregos antigos (pr-socrticos) buscavam a Arch (o princpio de tudo). Para Plato, o imanente (Arch) permanece em tudo. Como dito em aula anterior, diferentemente de Plato, os jnicos (filsofos da physis) eram materialistas. Em Plato, a arch era totalmente transcendente.

O BEM:
Transcendncia Causalidade

Para algum ser PESSOA preciso CONHECER (inteligncia) e QUERER (vontade). Diferenciao ente o Bem platnico-grego e o Bem bblico. A primeira apenas um objeto da inteligncia. A segunda no, diz respeito evidentemente ao Deus bblico (segundo o entendimento dos hebreus). (Obviamente, depois, com o Cristianismo, tudo isso foi juntado numa coisa s).

Contemplando o Belo e o Bom, torno-me como ele. (Kalohayagaths).

HFA II 29/04/13
1.3.3 Crise e evoluo da teoria das ideias

Calpolis a cidade perfeita apresenta, para ns, dificuldades: Apora.


Plato consciente da aporia envolvendo sua Calpolis. No dilogo Parmnides, Plato como que se retrata e critica sua antiga ideia da Calpolis. Como consequncia da teoria das ideias, teramos que admitir que tudo na realidade sensvel teria um correspondente ideal, mesmo que o que percebemos atravs da sensibilidade no seja to nobre, ou no seja nada nobre.

Crticas:
1. Ideia de participao: as coisas sensveis participam das ideias. As ideias esto separadas, mas as coisas participam das ideias. Como possvel que as coisas participem das ideias se as ideias esto separadas? 2. Separao: ideias e coisas so dois mbitos totalmente distintos e as coisas podem ter vrias ideias. 3. Movimento da alma (sobre ns mesmos): as ideias s podem ser conhecidas pelos homens porque elas tm alma. Para ser perfeita, a alma deveria estar em repouso, entretanto, a alma o que nos move, movimento, como possvel que o movimento esteja em repouso?

Aposta de Plato: Uno e Mltiplo.


Cada ideia , ao mesmo tempo, unidade e multiplicidade. A unidade vem pelo aspecto da universalidade (voc no precisa fazer todas as experincias sobre tal coisa para ter uma ideia daquela coisa... pode-se fazer um exerccio de abstrao): Todo brasileiro = todos os brasileiros (singular plural); Multiplicidade renem-se as unidades diferentes mostrando que h algum elemento de participao dessas unidades em algo. Em outras palavras, a multiplicidade se expressa na participao dos muitos numa ideia. Isso tudo aparece no dilogo O Sofista.

O que o Sofista???

Um sofista algum que diz o falso. Algum que vende falsos com aparncia de verdadeiros.
O falso no o simples no ser; O falso diferente do ser.

A descoberta do diferente faz Plato afirmar que cada ideia participa do SER porque CADA IDEIA .

Tudo o que existe pode ser chamado de ser. Pode-se dizer que tudo o que existe . Para Plato, h trs gneros de ideias (ideias generalssimas): Ser Idntico/mesmo Diferente/outro Das IDEIAS GENERALSSIMAS participam todas as outras ideias. A esses trs graus ele acrescenta mais dois que podem incluir tambm todas as outras coisas: Movimento Repouso

AGIR SER = DNAMIS

IDEIAS GENERALSSIMAS:
1. 2. 3. 4. 5. Ser Idntico/Mesmo Diferente/Outro Movimento Repouso

SOFRER
Dnamis capacidade. Essa capacidade existe tanto para fazer quanto para receber. O SOFRER vai caber mais s ideias porque elas so conhecidas. KOINONA comunho SYMPLOCH comum, as coisas se acomunam.

VERDADEIRO o discurso une um verbo e um nome a realidades efetivamente unidas. Ex: Teeto senta-te. FALSO o discurso une um nome e um verbo a realidades efetivamente no unidas. Ex: Teeto voa.

MEGRICOS Para os quais no havia conhecimento de fato das coisas. S existem tautologias. Plato supera essa doutrina. ELEATISMO Plato tambm supera os eleatas, para quem apenas o que existe o SER. O no ser entraria na discusso como um NO SER o diferente. SER X NO SER MESMO X OUTRO Em Parmnides, o SER unvoco. Em Plato, o SER diferenciado e heterogneo.

No Filebo, Plato retoma a ideia pitagrica que dizia que o princpio de todas as coisas o Pras (limite) e o peiron (no limite).

Nmero (pras e peiron).

Para Plato, as ideias tambm so compostas por esses dois princpios. De um lado, temos a multiplicidade das coisas. A multiplicidade ilimitada. Cada ideia contem em si muitas outras ideias que no contidas nelas.

1 Limite (1) 2 Ilimitado (2) 3 Misto (3) 4 Causa (nos)

quem realiza a mistura. A inteligncia que ordena as coisas

Etiquetas da Biblioteca:
Plato (182.4) Histria da Filosofia (180.1)

QUESTO 4
4. Explique a frase: Para Plato a ideia uma realidade

1.4 CONHECIMENTO E DIALTICA


1.4.1 Os quatro graus do conhecimento 1.4.2 Dialtica e lenchos 1.4.3 Dialtica: unificao e diviso 1.4.1 Os quatro graus do conhecimento

Para Plato, toda a realidade se divide em dois grandes campos: 1. Inteligvel (ideias) 2. Sensvel (concreto)

INTELIGVEL
Epistme Imutvel / Universal Verdade

SENSVEL
Doxa Particular / Mutvel Verdade / Falsidade

No Mnom, Plato compara a espitme com uma esttua de Ddalo. Ephistamai - ficar parado Teeteto cincia = opinio verdadeira acompanhada de razo

Caminho da verdade x Caminho da opinio

HFA II 03/05/2013
Protgoras de Abdera
Aforismo de Protgoras: O homem a medida de todas as coisas, daquelas que so por aquilo que so e daquelas que no so por aquilo que no so. Todas as opinies so verdadeiras...

Crtica de Plato ao sofista Protgoras:


O homem pode ser medida, mas segundo a cincia. Critrio para diferenciar o verdadeiro do falso. Para Plato, h uma diferena entre cincia e opinio. Cincia != Opinio.

Cincia == Reminiscncia.
O conhecimento verdadeiro inato, ou seja, ela est presente no ser humano por natureza e no adquirido de fora.

Imagem da Linha (Repblica VI, 509d 510c)

O nosso conhecimento pode ser representado por uma seta, separada por dois grandes grupos.

E A D: SENSVEL (pistis) C D C: IMAGEM DO SENSVEL (eikon/eikasa) D C E: MATEMTICA (dinoia)

H um paralelo na:
Alegoria da Caverna (Repblica VII, 514a 532b)

E B: IDEIAS (nosis)

Matemtica Hipteses Dialtica princpio hipottico verdade absoluta 1.4.2 Dialtica e lenchos

lenchos: Argumento, prova, refutao, confutao, investigao No dilogo Mnon: A dialtica um modo de discutir (dialgesthai) e confutar (elcheim) importante que discutamos. Partir das hipteses para chegar verdade. No dilogo Fdon: Dialtica: capacidade de formular hipteses sobre aquilo que se quer saber. o Dar razo hiptese formulada. o Parte-se das hipteses at chegar a um ponto que seja suficiente (hikanon).

No dilogo Parmnides: A dialtica aplica s ideias o raciocnio de Zeno de Eleia Demonstrar uma tese := UNIDADE E IMOBILIDADE DO SER Atravs da confutao da hiptese que lhe contrria := MULTIPLICIDADE E MOVIMENTO

Plato, diferente de Zeno, no assuma uma s hiptese para deduzir as consequncias. Plato assume a hiptese oposta primeira para deduzir as consequncias. Limitando-se a uma s hiptese, se as consequncias forem contraditrias, a hiptese ser confutada, ou seja, ser considerada falsa. Mas, se se pe tambm a hiptese contrria, ento uma no ser confutada, ser considerada verdadeira.

Em Scrates, dialtica confutao = saber que no se sabe. Em Plato, dialtica cincia = chega-se a uma verdade. Dialtica o saber verdadeiro.

Princpio da no contradio (ou princpio da contradio)


Um objeto no pode ser e no ser ao mesmo tempo sob o mesmo aspecto.

do Terceiro Excludo
Entre o ser e o no ser no h nada.

Apologia 38a

1.4.3 Dialtica como diviso e unificao Dialtica o conhecimento do verdadeiro, cincia da realidade = ideias. Mtodo (mthodos atravs do caminho percorrido).

Fedro
synagog (com + conduzir todos foram conduzidos ao mesmo lugar...)
unificao ou sntese um caminho que conduz o mltiplo ao uno.

diaresis
Diviso, anlise Caminho que divide o uno no mltiplo

Sofista: dialtica = dividir por espcies


Produzir ARTE (TECHN) Adquirir Fora Seres no vivos Contrato Seres vivos

HFA II 08/05/2013
QUESTO 5
Compare a imagem da linha (Rep. VI 509d 509c) e a Alegoria da Caverna (Rep. VII 514a 532d).

Poltico 262a 263e

Filebo: carter numrico das ideias. Da unidade que vem a multiplicidade.


Para Plato, a Dialtica sinnimo de Filosofia.

Dialtica = arte de saber medir.


Por isso, dizem que sobre a entrada da Academia, Plato teria posto a inscrio: No entre aqui quem no for gemetra.

1.5 Paideia
1.5.1 Educao 1.5.2 Amor 1.5.3 Arte 1.5.4 Mito 1.5.1 Educao Para falar de educao, em Plato, preciso fazer meno a trs autores que escreveram sobre esse assunto: Julius STENZEL, Platon der Erzieher, Leipzig, 1928 (Plato, o educador) Wierer JAEGER. Paideia: Die Formung des griechischen Menschen, Berlin-Leipzig, 1944 Henri Irne MARROU, Histoire de lducation dans lAntiquit, Paris, 1948

Toda a filosofia de Plato = uma teoria da educao


A filosofia aqui era entendida tambm como forma de vida e no como uma titulao, mas a pessoa deveria se sentir interpelada e pudesse se formar de fato. Por isso, por trs da ideia de filosofia como educao est ligada tambm a ideia de filosofia poltica.

Filosofia de Plato = Filosofia poltica


Poltico = tcnico. O poltico aquele que tem a alma regida pela razo, por isso, o poltico est para todos. Para Plato, o poltico um homem universal perfeio. Por trs da perfeio temos o tornar os outros perfeitos. Perfeio tem haver com bondade, busca daquilo que o melhor. Este homem ir buscar o bem tambm para os outros.

PAIDEIA != (INSTRUO || TRANSMITIR UM SABER PARTICULAR)


PAIDEIA == FORMAO DO SER HUMANO == CULTURA

S existe um modo de sermos seres humanos e a natureza no nos basta.

Pis, paids, em grego, significa criana. da que vem a palavra Paideia.


Para Plato, o ser humano, sendo ele mesmo, um conjunto de coisas. CORPO Desenvolvimento do conjunto do ser humano ALMA

Na viso platnica, h que se cuidar tanto do corpo quanto da alma. Entretanto, no estamos ainda preparados. Essa preparao do corpo aconteceria atravs da ginstica. O objetivo a formao.

Para desenvolver a alma, a msica. A palavra msica vem de musa, isto , as artes inspiradas
pelas musas.

Para Plato, educar algum tarefa de todos! As pessoas so educadas pela cidade.
Guerreiros legisladores estudariam: MATEMTICA: pr-Paideia propedutica (sair do sensvel e entrar no inteligvel) DIALTICA: atravs do logos a dialtica vai supor:
1. Retrica

Hostilidade. Ex: Grgias Aceitao. Ex: Fedro 2. Filosofia Cincia do Bem 3. Mtodo Dialtico (perguntas) / Dialgico (o pensamento acontece na conversa) essa conversa que nos forma

(Carta Stima 341 b-d) A Filosofia acontece quando estamos juntos.

1.5.2 Amor

Precisamos ligar Paideia e Eros. Ningum se educa sem amor.


Normalmente o amor toca o aspecto particular. Por exemplo, gosta-se da me, mas no gosta-se de todas as outras mulheres da mesma maneira.

HFA II - 10/05/13
CONT. 1.5.2 Amor

Ligao entre Paideia e Eros. Plato faz uma Filosofia da Educao: Dilogo entre amigos.

A amizade que uma forma de amor uma condio essencial para se alcanar a Paideia.
Scrates era o modelo platnico, posto que rodeado de amigos e sempre em dilogo. A Academia: amigos vida em comum. Plato tambm olha o amor num sentido mais estrito paixo. O amor no apenas pode ajudar

achegar-se sabedoria, mas tambm (enquanto paixo) pode ser um empecilho contemplao das ideias.
Pode-se perceber, em Plato, certa averso ao filsofo que se deixa conduzir pelas paixes, j que para gostar no preciso pensar.

Em Fedro a alma com os cavalos (selvagem que empurra para o cho, para a queda, em busca do
prazer de Afrodite, o prazer afrodisaco e o bom que ajuda o homem a permanecer num caminho melhor).

Auriga Biga alada Cavalo Bom Cavalo Selvagem


O amor no pode apenas levar para baixo, mas pode tambm nos elevar. O

amor condio para se conhecer. Mas, para se elevar preciso que o auriga e o cavalo bom se exercitem.
O tema do amor est presente nos trs Dilogos: Lsis, Banquete e Fedro.

Banquete
Ascenso no amor. Busca-se: 1. Corpo; 2. Alma; 3. Beleza.

VIRTUDE *AO* = No existe amor platnico tal como propagado comumente, pois, para Plato o
amor sempre tem que conduzir a uma prtica, a uma ao. A proposta de Plato no que fiquemos nas nuvens, mas que efetivemos o que vimos (antes da encarnao). Nesse sentido, a tica grega (tambm em Plato) seria intelectualista, isto , basta saber algo para que aquilo esteja acessvel ao. Mas, sabemos, que na prtica, no assim que funciona. O amor coloca um questionamento h prpria razo, pois muitas vezes amamos no quem queremos ou quem estava previsto, mas simplesmente amamos. Nesse sentido, por desafiar a racionalidade, o amor tem uma natureza transracional. O amor no est nem acima nem abaixo. O amor diferente da razo. No Fedro, Plato diz que o amor loucura. Em grego,

amor mana. Um

presente (dom/gift) dos

deuses e, por conta dessa loucura, pode-se fazer aes melhores. Por isso, tm-se tambm produtos dessa loucura (desse dom): Obras de arte Aes virtuosas A pessoa possuda pela loucura do Gestos heroicos amor far essas aes!!! Frutos...

1.5.3 Arte

O que chamamos de ARTE, os gregos chamavam de TECHN.

Educao Arte - ligao Amor Filosofia


Educao da alma: Msica artes que vem das musas.
Para Plato, sem a Arte no h crescimento humano.

A arte tem um valor educativo carter sugestivo (razo e sensibilidade).


Plato faz uma crtica aos poetas... Ele critica Homero, critica a Tragdia, critica a Comdia... Apresenta defeitos nos heris e deuses (Homero) A alma tem que ser educada para dominar tais situaes de fragilidade (tragdia grega) As situaes humanas ridicularizadas no deveriam ser motivo de riso ou chacota (comdia grega)

Tambm critica a msica, mas as msicas com melodias suaves (jnica), pois como que debilitassem a alma. Ele ressalta a msica drica (Espata...) que tem uma pegada mais forte, suscitava a coragem... Uma msica bela nos ressaltaria Beleza em si.

Pintura e escultura seria apenas imitao (mmesis) do que j existe na natureza.


Para Plato, o mundo era entendido entre sensvel e inteligvel. Onde o sensvel j seria uma cpia do inteligvel... Ento, uma pintura seria uma cpia da cpia. A arte imitao, ento, no fundo, ela no verdadeira e, Plato deseja chegar Verdade. Por isso, ela no ajudaria e, por isso, ele expulsa os artistas da Cidade.

Ion Ele pergunta num dos dilogos socrticos: O que a poesia?. A poesia um poder concedido
pelos deuses ao poeta. Plato compara a arte com um im, isto , ela atrai as pessoas.

Timeu A Arte nos enche dos deuses. Entusiasmo (enthousiasms) invaso pelo divino, dentro de
voc est um deus. A obra de arte faz com que sejamos invadidos pelo divino.

Fedro Mana dos poetas.


(Com isso, o professor mostra que, em Plato, no h apenas uma viso negativa da arte, mas tambm h uma viso positiva...).

1.5.4 Mito

Mito = narrao, relato.


Em geral, tem-se a tentao de opor o Mito ao Lgos. Mito x Lgos. Entretanto, s podemos narrar algo se tivermos um Lgos. H um Lgos mtico e um Lgos epistmico. O Mito de Er no Livro X (614b a 621b) de A Repblica. A questo moral (injustia e justia humanas). Em Plato, o Mito tem uma inteno moral que que pensemos como a nossa vida.

Mito do Poltico. O mundo tem vrias idades que podem ser boas ou ruins, pode ser uma Idade do Ouro
(coisas boas...), mas tambm pode ser uma Idade de Penria e vicissitudes. Em Protgoras. A civilizao dos homens est em progresso. Aqui, Plato lembra Prometeu que roubou o fogo de Efestos. Os homens receberam o Fogo, mas no basta apenas o Fogo. preciso ter tambm o

pudor e a justia (trazidos por Hermes a mando de Zeus). Com isso, possvel fazer as cidades.

QUESTO 6
Explique o liame entre Eros e Paideia em Plato

HFA II 13/05/2013
2. ARISTTELES
2.1 VIDA E OBRAS 2.2 CRTICA S IDEIAS DE PLATO 2.3 LGICA 2.4 FSICA 2.5 FILOSOFIA PRIMEIRA EM METAFSICA 2.6 TICA E POLTICA 2.7 O LICEU 2.1 VIDA E OBRAS 2.1.1 Perodo Acadmico 2.1.2 Viagens 2.1.3 O Liceu 2.1.1 Perodo Acadmico Aristteles nasceu em 384aC em Estagira, por esse motivo muitas vezes chamado de o Estagirita. Essa cidade situa-se no norte da Grcia continental e era filho de Nicmaco. Ele dar tambm esse nome ao seu filho, a quem cujo texto sobre tica, escrito por Aristteles, ser endereado. Nicmaco, pai de Aristteles, era mdico e amigo de Amintas III, rei da Macednia e pai de Alexandre Magno. A me de Aristteles, Fstis, era de Clcis, na Eubeia. Aristteles perde os pais quando criana e, sendo rfo, criado pelo cunhado Proxeno de Atarneu, na sia Menor. Em 367 vai para Atenas e inicia os estudos na Academia, onde permanece at a morte de Plato (em 347aC). Digenes Larcio no Livro IV da Histria dos Filsofos Ilustres: O maior discpulo de Plato foi Aristteles. 347aC Retrica. Entre as obras das quais temos fragmentos h o texto chamado: Sobre as ideias. Aristteles critica aqui o tema da separao das ideias. Outro texto que temos fragmentos Sobre o bem. ( interessante notar que os dois nomes ideias e bem nos remetem a Plato). No dilogo Eudeno, Aristteles fala sobre a imortalidade da alma. Protrptico. (Esse texto est praticamente completo) Nesse texto fala sobre um tipo de morte, onde a pessoa condenada morte era amarrada junto a um cadver e lanado ao mar, para que ela morresse junto da morte. Aristteles escreveu vrios dilogos imitando Plato... Infelizmente, todos esses dilogos esto perdidos. Temos apenas notcias sobre eles.

Os textos que chegaram at ns remetem os conhecidos: Categoria, Analticos, Fsica, De Caelo, alguns textos da Metafsica. Muitas das crticas que temos de Aristteles a Plato esto nesses textos e so, provavelmente, fruto de conversas com ele. Afirma-se que ele teria escrito muitos outros tratados, mas que foram perdidos... Ele teria tambm preparado uma compilao dos dilogos platnicos. A ideia de que esses textos eram utilizados por ele para as aulas que dava na Academia de Plato. Aps a morte de Plato, em 347, Aristteles no permanece na Academia. Depois de Plato, foi escolhido para Escolarca, Speusipo, um sobrinho de Plato. Aps a morte de Speusipo foi escolhido Xencrates.

2.1.2 Viagens J que Aristteles no permanece na Academia, ele inicia uma srie de viagens. Vai primeiramente para Assos (347aC) e se casa com Ptia, que tambm d o mesmo nome sua filha. Nessa poca, Aristteles se interessa por biologia: as plantas e animais. Depois de Assos vai at Mitilene (345 aC). Aqui comea uma amizade com um dos seus grandes discpulos, que depois o suceder no Liceu, Teofrasto. Em 343 vai a Pela, onde comea a uma das suas tarefas mais importantes que cuidar da educao de Alexandre Magno. (Sobre a Educao, sobre os Poetas, sobre o Reino, sobre as Colnias so dilogos escritos na poca em que foi preceptor de Alexandre) Nesse mesmo perodo, Aristteles reuniu todas as 158 constituies da Grcia. Infelizmente, dessa poca, sobrou para ns apenas a Constituio de Atenas. Em 338 acontece a Batalha de Quironeia, na qual Atenas perde para os macednios e, estes, dominam a regio grega. (Nesse perodo, morre Speusido e Xencrates escolhido como escolarca da Academia). Durante a invaso, Aristteles intercede por Atenas e, por isso, ganha uma esttua em homenagem.

2.1.3 O Liceu Em 335, isto , cerca de trs anos aps perder novamente a eleio na Academia, Aristteles inicia a sua escolha com o nome de Liceu. Nesse perodo, h notcia de que Aristteles fez um elogio a Plato num texto e teria afirmado que Plato seria um homem que os maus no so dignos de louvar. Por no ser ateniense, Aristteles no poderia construir sua escola na cidade, ento a instala num jardim de Apolo Lcio (de onde vem o nome Liceu). As aulas eram feitas atravs de um passeio peri patos, isto , passeio. Por esse motivo, seus alunos eram chamados de peripatticos, ou seja, vo aprender andando. Enquanto na Academia tinha-se uma preocupao poltica, no Liceu a preocupao maior era apenas de instruo.

CORPUS ARISTOTELICUM

No sculo I aC, um dos editores de Aristteles foi Andrnico de Rodes que organizou os textos aristotlicos e, eles as dividiu do seguinte modo: - rganon (que, em grego, significa instrumento). - Fsica (seria a filosofia segunda) - Metafsica (seria a filosofia primeira procura as causas primeiras e, por isso, mais importante...?). - tica (trs livros sobre tica; poltica; constituio dos atenienses) - Potica (potica e retrica) Obras exotricas (para fora do Liceu). Obras esotricas (para dentro do Liceu).

As obras de Aristteles que chegam at ns so as obras que ele utilizava para dar aulas, ou seja, as obras esotricas. Em 323, morte de Alexandre Magno (que ficou mais ou menos dez anos como imperador). Aristteles morre em 322, em Clcis.

Immanuel Bekker foi o mais importante editor das obras de Aristteles e viveu de 1831 a 1870. Assim, como temos a numerao de Henricus Stephanus, temos tambm a numerao de Immanuel Bekker para as obras aristotlicas.

QUESTO 7
Comente o fato de Aristteles ter passado 20 anos na Academia.

2.2 CRTICA S IDEIAS PLATNICAS 2.2.1 Doutrina das categorias A doutrina das categorias: substncia e acidente.

HFA II 15/05/13

2.2.1 Doutrina das Categorias

As duas categorias principais so substncia e acidente. Sofista e Parmnides dilogos platnicos. Pode-se supor que a presena do jovem estagirita (Aristteles) que faz com que Plato reveja alguns elementos da sua doutrina sobre as ideias. Nesses dilogos h elementos dessa reviso. Aristteles: predicao 4 tipos. 1 PREDICAO: definir algo. Quando definimos algo, conferimos identidade ao sujeito. Isso algo e passa a ser uma mesa. Isso uma mesa. Gnero: predicado mais amplo. O sujeito um caso particular. Por isso temos que distinguir o sujeito sob uma espcie e, da, tem-se a diferena especfica: distingue a espcie do sujeito em meio a outras espcies. O homem um animal racional (literalmente: o homem um animal que possui fala). Temos: sujeito (o homem) + predicado (um animal racional). ANIMAL => gnero. RACIONAL => diferena especfica.

2 PREDICAO: gnero. O gnero o predicado no qual o sujeito est totalmente includo. Todo ser humano animal. O gnero maior que o sujeito. Ento, podemos tirar a concluso de que nem todo animal ser humano.

3 PREDICAO: propriedade. um predicado que pode pertencer somente ao sujeito. Gramtico: capaz de ler e escrever. Ou seja, todos os seres humanos tem essa capacidade, mas nem todos precisam aprender ou aprendem a ler e a escrever. 4 PREDICAO: acidente. Predicado que pode ou no acontecer ao sujeito. Um acidente algo que acontece ao sujeito e independe do sujeito sem diminuir ou aumentar sua condio de sujeito. Por exemplo, ter a cor branca. Categorias: H termos que usamos nas predicaes que algumas vezes funcionam como sujeito e algumas vezes como predicado, mas h termos que s se usam como sujeito.

Gneros e espcies: termos que podem ser usados como sujeito ou predicado. Indivduos: podem ser usados apenas como sujeito. So os nomes prprios.

Indivduo = indivisvel: no pode ser dividido em casos particulares. Scrates s um. Homens so muitos. (H casos particulares de seres humanos)

Sujeito nas espcies e nos gneros. Propriedades e acidentes.

Substncias primeiras as coisas que existem concretamente so realidades fundamentais. Sem elas no existem as coisas. SUBSTNCIA: Ousa = o que (Se um grego tinha muitos bens, ento ele tinha ousa Essncia ou substncia). Condio para existncia da coisa. Aristteles fez a distino entre: Substncia primeira (indivduos) Substncia segunda (espcie e gnero).

A ideia de Aristteles que s podemos falar de generalidades porque conhecemos os indivduos. Todos os termos usados nas predicaes podem ser: substncia, propriedade, acidente. INDIVDUOS Scrates altura (acidente) branco pai Liceu ontem Est sentado Est vestido O aquecer aquecido ESPCIE homem 1,60 branco Paternidade jardim dia Sentar-se roupa aquecer Ser aquecido GNERO animal altura cor parentesco territrio perodo do ano Posio do corpo vesturio modificar modificado CATEGORIA Substncia Quantidade Qualidade Relao Lugar Tempo Modo Ter/ Propriedade Ao Passividade

A primeira linha (Scrates...) tem a categoria de substncia. As categorias de Quantidade at Passividade so ACIDENTES. Substncia = sub + stare (ficar debaixo; permanecer sob). Para algo ser substncia primeira deve ser separada. A substncia primeira est no indivduo.

HFA II 17/05/13
Cont. 2.2.1 Doutrina das ideias Substncia: T esti? (Sub + stare) Toda substncia primeira existe separadamente (em separado), ou seja, Aristteles confere realidade a todas as coisas sensveis. A substncia em gnero no tem o seu contrrio, ento, ela no admite graus. Se uma criana ser humano, independente da idade, ser ser humano. Entretanto, isso no implica em no corrupo. A substncia primeira um isto, ou seja, podemos apont-la. Dizendo que a substncia primeira um isto se retoma a ideia de indivduo, ela (a substncia primeira) algum.

2.2.2 Crtica s ideias

Livros que contm essa crtica:

Sofista; Categorias; Sobre as ideias; Metafsica Livros I e III.

Em Plato as ideias eram separadas (para Plato, ideias verdadeiras) entre si e estavam numa regio separada de ns. nesse ponto que se tem uma das crticas mais ferrenhas de Aristteles em relao a Plato.

Ideia de animal Ideia de homem

Este homem participa da ideia de animal e de homem

Seria necessrio, ento, um terceiro homem Aristteles caractersticas universais != sujeitos (indivduos).
Em outras palavras, existem as caractersticas universais num ser humano concreto. Ento, as ideias no causam o ser das coisas. O SER das coisas est nelas mesmas. As ideias tambm no causam o devir. As coisas mudam porque tem potencialidade para isso, porque tem capacidade de mudana.

2.2.3 Crtica aos princpios Critica a doutrina das ideias-nmeros e dos princpios. Plato, na velhice, matematizou as ideias. Vamos encontrar essa crtica nos fragmentos: Sobre o bem e Sobre a filosofia. E tambm nos livros: Metafsica XIII e XIV e Categorias.

Categorias: nmero (quantidade e relao) != substncia


Para Aristteles, os nmeros no existem separados das coisas. Os nmeros-ideias ou matemticos no so causa de nada, no explicam nada. Aristteles rechaa a tradio pitagrica que tentava reduzir a Filosofia Matemtica. Uno unidade de medida (assume significados diversos tanto quanto o necessrio para medir)

Dade indefinida uma dualidade (quando se tem dois, comea-se uma relao). A dade no substncia, ela simplesmente quantidade e relao. Ento, ela no pode ser princpio das substncias.

Categorias analogia. Leo x Rei. Na analogia, percebe-se que h algo semelhante entre ambos como
a fora, o domnio... H algo parecido entre um e outro e que nos torna possvel chamar o leo de rei da floresta. Ento, para Aristteles, tudo o que existe tem um substrato (um suporte). Quando fao uma analogia entre coisas diferentes, reconheo esse substrato.

QUESTO 8
Explique a frase Aristteles desubstancializou ideia platnica

HFA II 20/05/13
2.3 LGICA 2.3.1 Conceito 2.3.2 Juzo 2.3.3 Raciocnio 2.3.4 Demonstrao 2.3.1 Conceito Plato: a dialtica a cincia das ideias. Aquilo que vemos aparncia, mas o ser est nas ideias. Segundo Plato, as ideias so realidades universais. Aristteles eliminou as ideias (numa regio separada), pois para ele elas esto nas prprias coisas. Mas, conservou a universalidade ou a cincia dos universais.

Conceitos: exprimem os aspectos universais das realidades sensveis, ou seja, so as espcies, gneros,
categorias... Em Aristteles, essa teoria do conceito o fato de ele ter desubstancializado as ideias, isto , quando se afirma quais as caractersticas que algum tem que ter para ser humano. Entretanto, no existe a palavra conceito em Aristteles, existe sim universal ou noo. Quando falamos em universal, noo ou pensamento), mas quando

conceito isto est em nossa mente (existe em nosso precisamos falar desses universais precisamos usar termos ou

palavras. Os termos e as palavras so a expresso dos universais na linguagem.


A voz expresso lingustica, portanto, um smbolo convencional. Quando a voz chega at mim, causa uma noo. Essas noes so imagens/representaes no convencionais. Tudo o que falamos tem uma perfeita correspondncia: Plano lingustico (linguagem) Plano mental (pensamento) Plano real (realidade) Quando falo algo, digo a verdade... Aquilo que falo na minha mente e que est na realidade deve corresponder.

A lgica, portanto, a cincia do pensamento e da linguagem. rganon (lgica) - instrumento.


Essa cincia do pensamento, portanto, vai se chamar lgica. Aristteles chama essa cincia de analtica, pois vamos quase que esquadrinhar a realidade.

De Interpretatione

Termos ou conceitos: mas Categorias. Juzo (relao entre os conceitos). Proposio (relao entre termos S.P. (Sujeito Predicado)

Analticos Primeiros

Raciocnio uma concatenao de juzo. Argumentaes concatenao de proposies.

Os raciocnios podem ser: 1. Demonstrativos ou cientficos analticos segundos. 2. Dialticos (para Aristteles, nesse caso, no h ainda uma certeza...) Tpicos ( diferente dizer: isso uma fruta de isso parece uma fruta). 3. Ersticos engano (Elencos sofsticos) Conceito, noo, termo, universal: 2 caractersticas. Extenso amplitude: universalidade. Compreenso: determinao gama de distines. Quanto maior a extenso de um conceito, menor a sua compreenso e vice-versa. Um gnero (animal) tem uma extenso maior que uma espcie (homem).

Conceito de categoria: extenso mxima e


compreenso mnima.
Espcies indivisveis:
(homem, cavalo...). espcies que no contm outras espcies como seus casos particulares

2.3.2 Juzo Vozes tem um significado por conveno. Nomes = no tem indicao de tempo; Verbos = com indicao de tempo.

Quando um nome colocado em relao com um verbo, ento, temos uma proposio. Se eu juntar verbo e nome a se pode dar uma qualidade de falso ou verdadeiro... Desse ponto em diante, todos os discursos (logos) podem ser afirmativos ou negativos.

afirmativo negativo Lgos (discurso) Verdadeiro: une ou divide termos que significam
realidades realmente unidas ou divididas

Falso: termos que significam coisas no realmente unidas ou


dividas

Nem todas as proposies so verdadeiras ou falsas: perguntas, oraes, ordens. Essas proposies tem sentido para ns, elas exprimem um pensamento que compreendido pelas pessoas com as quais eu me comunico. Discursos semnticos (entendo o que ) Discursos apofnticos enunciados verbais possveis de verificao: Verdade ou Falsidade.

HFA II 22/05/2013 De Interpretatione


Enunciado: A caneta preta. Isso um quadro. A FAJE uma escola. Kant um exemplo de que a linguagem comunica, pois nunca saiu de sua terra e, mesmo assim, teve condies de conhecer o mundo atravs da leitura.

Enunciado: interpretao da realidade.


A comunicao traz a realidade para as pessoas que fazem parte de um determinado crculo. (porque a linguagem e sua interpretao so restritas...?).

QUALIDADE Os juzos se diferenciam pela qualidade: AFIRMATIVO ou NEGATIVO. Dois juzos, respectivamente, afirmativo e negativo que tm o mesmo sujeito e o mesmo predicado, formam uma contradio: Scrates branco. Scrates no branco.

Um mesmo sujeito no pode estar unido e estar dividido ao mesmo tempo e no mesmo sentido, pelo mesmo predicado. PRINCPIO DA NO CONTRADIO: necessrio que um dos termos de contradio seja verdadeiro e o outro seja falso. PRINCPIO DO TERCEIRO EXCLUDO: uma terceira possibilidade est excluda.

QUANTIDADE Os juzos tambm podem se diferenciar pela quantidade: UNIVERSAIS, PARTICULARES, INDIVIDUAIS. Todo ser humano; Todo brasileiro gosta de feijo com arroz UNIVERSAL. Algum ser humano PARTICULARES. Scrates era ateniense INDIVIDUAIS.

Sobre os juzos universais Os juzos universais afirmativos e os juzos universais negativos que tm o mesmo sujeito e o mesmo predicado podem ser ambos falsos, por isso no incorrem numa contradio, no so contraditrios,

mas contrrios.
Todo ser humano branco. Todo ser humano no branco.

Sobre os juzos particulares Os juzos particulares afirmativos e os juzos particulares negativos que tm o mesmo sujeito e o mesmo predicado podem ser ambos verdadeiros. Por isso, no so nem

contraditrios, nem contrrios.


Algum ser humano branco. Algum ser humano no branco.

Sobre os juzos universais e particulares Os juzos universais afirmativos e os juzos universais negativos que tem o mesmo sujeito e o mesmo predicado, ou ento, os juzos universais negativos e os juzos particulares positivos, no podem ser

nem ambos verdadeiros, nem ambos falsos. Eles so contraditrios.


Todo ser humano branco. | Algum ser humano no branco. Nenhum ser humano branco. | Algum ser humano branco.

MODALIDADE Os juzos tambm podem se distinguir pela modalidade: POSSIBILIDADE, CONTINGNCIA,

IMPOSSIBILIDADE, NECESSIDADE.
possvel que o tempo piore POSSIBILIDADE. contingente que o tempo esteja bom CONTINGNCIA. impossvel que o crculo seja quadrado IMPOSSIBILIDADE. necessrio que a soma de dois mais dois seja quatro NECESSIDADE.

O POSSVEL o que no , mas pode ser. O CONTINGENTE o que , mas pode no ser. O IMPOSSVEL o que no e no pode ser. O NECESSRIO o que e no pode no ser.
Isso que foi abordado anteriormente o que est na base do que chamado de LGICA MODAL. Futuros Contingentes Os futuros contingentes parecem escapar do princpio do terceiro excludo: Amanh haver uma partida de futebol X. Amanha no haver uma partida de futebol.

2.3.3 RACIOCNIO

RACIOCNIO: concatenao de vrios juzos.


Analticos primeiros: o perfeito raciocnio o silogismo. No autntico silogismo, a concluso deriva necessariamente da unio das duas premissas. Para o autntico silogismo tambm necessrio que as duas premissas tenham um termo em comum termo mdio , que ocupa em cada premissa uma posio diferente: numa premissa sujeito, na outra predicado. A concluso o resultado necessrio dos outros dois termos, que so chamados extremos.

Silogismo o raciocnio formado por trs juzos: duas premissas e uma concluso.

O ser humano mortal. Scrates ser humano. Logo, Scrates mortal.

O autentico silogismo s admite trs termos: 1 premissa: mais universal. (premissa maior). 2 premissa: mais particular. (premissa menor). Concluso: sempre particular.

Deduo: O silogismo vai sempre do universal para o particular ( uma espcie de frmula que representa o raciocnio dedutivo). mais uma deduo, ou seja, no um procedimento para fazer novas descobertas, mas para mostrar a necessidade de juzos implicados em outros juzos que j se conhecem. Induo: A deduo diferente da induo. A induo parte de juzos particulares para juzos

mais universais. A induo no infalvel.

2.3.4 DEMONSTRAO

Analticos Segundos: A demonstrao um caso particular de deduo.

Condio para a demonstrao: as premissas devem ser verdadeiras.


Se as premissas forem verdadeiras, a concluso tambm ser verdadeira.

Epistme/Cincia: hbito demonstrativo.


A partir da, pode-se falar de uma estrutura da cincia.

Em Aristteles, h uma recuperao da concepo platnica de cincia: opinio verdadeira

concatenada com a relao de causalidade. A cincia , ento, explicao de algo.

ESTRUTURA DA CINCIA: demonstrao a partir de premissas verdadeiras que so causa da concluso. MODELO DA CINCIA: a matemtica (geometria).

As premissas da demonstrao, quando so tambm primeiras (= no deduzidas de outras premissas), so chamadas de princpios da cincia. Os princpios podem ser: Comuns propriedade comum a todas as realidades quantitativas o Comuns s vrias cincias. Prprios de uma cincia particular.

Axiomas comuns: princpio da no contradio e do terceiro excludo. Analogia.

HFA II 24/05/13
Para conhecer algo, esse algo tem que vir at a nossa mente, tem que ser um ato do intelecto, nos. Quando chega e isso cai em nossa mente, em nosso conhecimento, temos, ento, o

conhecimento

infalvel. E ele s pode ser tornar um conhecimento porque chegou at ns e as coisas chegam at ns atravs dos sentidos: athesis (esttica...).
A partir disso, chega-se a formulao do que abstrao. Vendo tantos homens, teremos, na nossa cabea, o conceito de homem. Para isso necessrio repetio/experincia. A partir do particular chega-se formao do que universal.

Em Plato, conhecimento comea do universal. (CONHECER RECORDAR)

Em Aristteles, conhecimento comea do particular. (CONHECER EXPERIMENTAR)

2.4 FSICA

2.4.1 2.4.2 2.4.3 2.4.4

Trs princpios e quatro causas A natureza em sua complexidade O cu a terra e seus elementos A alma

2.4.1 Trs princpios e quatro causas

Em Plato, a Filosofia, antes de tudo, era conhecimento dos princpios, ou seja, o UNIVERSAL. Realidade:

phsis.

uma recusa da concepo platnica das ideias. Em Aristteles vamos ter uma

elevao da phsis condio de objeto da Filosofia.

Aristteles vai buscar a causa da

natureza. Isso ser Filosofia para ele.


Enquanto para Plato, a phsis era aparncia, para Aristteles era realidade.
Olhando a natureza, vemos devir

mudana/movimento.

Exemplo: Ser humano: Nasce. Cresce. Morre. Se vivermos apenas no nvel da phsis, estamos privados da cultura. Entretanto, ns adquirimos a cultura, ento, eu me torno culto. (PRIVAO E AQUISIO). Nesse caso, o substrato o ser humano (pois o

que permanece na mudana... sem ele no haveria essa mudana no caso, da privao da cultura para a aquisio da cultura).

Substrato aquilo que muda. Privao a falta, a ausncia. Forma aquilo que se adquire.

A mudana/devir acontece e o substrato adquire uma forma como matria. Mrmore ao do escultor esttua.

Privao
Matria hle

A escultura j estava no mrmore, o que se faz apenas tirar o excesso.

Forma

Dnamis potncia Enrgeia - ato

Potncia e ato so o mesmo que matria e forma, considerados de modo dinmico.


fundamental que tenhamos o binmio: POTNCIA e ATO e o trinmio: MATRIA, PRIVAO E FORMA.

Devir = passagem da potncia (nvel do no ser) ao ato (nvel do ser).

Nesse sentido, Aristteles supera os eleatas que justamente negavam o devir. Com ele, a Fsica alcana o status de cincia. Entretanto, com esses trs princpios no possvel explicar todo o devir. Ento, Aristteles apresenta as quatro causas (ou princpios): 1. Princpio/Causa eficiente: Aspecto ativo ao 2. Causa Final tlos: Tudo tem uma finalidade, um objetivo. O objetivo de tudo o que existe est na prpria coisa.

3. Causa formal entelchlia / perfeio / ato 4. Causa material Tudo o que existe no mundo, existe a parir de alguma matria.

2.4.2 A natureza em sua complexidade

Entes naturais tm o princpio do movimento e do repouso no no homem. Entes artificiais tm o princpio do movimento e repouso no homem. TCHNE.
Portanto, a natureza tudo que no depende do homem. A natureza tem coisas: 1. Sem vida (corpos inanimados) Minerais em geral 2. Com vida (corpos animados) Plantas Animais

Tchne:
A arte (tchne ao humana...) s pode fazer alguma coisa porque h os elementos naturais.

Para os Atomistas acaso != Para Aristteles, a phsis est orientada a um fim, a phsis tem um tlos. Cada ser natural tende ao seu fim, sua perfeio (entelcheia).

Natureza: sempre ae. sempre se uma planta tem as condies para germinar, crescer...
acontecer sempre da mesma maneira.

Arte: muitas vezes pollkis. nem sempre... mesmo tendo as condies, no significa que acontecer
e no significa que acontecer sempre do mesmo modo.

Movimento:
Ato daquilo que em potncia Processo em desenvolvimento que no chegou a seu termo.

LUGAR QUALIDADE QUANTIDADE SUBSTNCIA

CATEGORIAS DO MOVIMENTO

Aspectos do movimento: o Tempo: medida do movimento segundo o antes e o depois; o Lugar: limite interno do corpo continente; o Infinito: s existe em potncia;

2.4.3 O cu, a terra e seus elementos

Tudo o que muda requer uma causa eficiente e recebe sua forma de algo que j a possui. o o Produo (fabricar): a forma est na mente do artfice. Gerao (fazer algo nascer): a forma est no genitor.

No se pode fazer o recurso ao infinito na busca da causa eficiente, pois, mesmo s em potncia, isso excluiria a existncia de um princpio. Primeiro motor imvel. Tudo teve que vir de algo. Em Plato, no Timeu, havia algo parecido com o primeiro motor imvel (alma do mundo). Todos os movimentos se originam da alma do mundo. Mas, o primeiro motor de Aristteles diferente: ele s existe em ato, no tem nenhuma potncia e no existe em matria. No tendo matria, no objeto da Fsica, mas da Filosofia primeira.

HFA II 27/05/13
CONT. 2.4.3 - O cu, a terra e seus elementos Princpio em ato. No tem potencia. Porquanto o motor imvel no tem matria, no objeto da fsica, mas da filosofia. Ele vai chamar esse motor: Deus.

De caelo (Sobre o cu): ocupa-se daquilo que movido pelo primeiro motor imvel.
O motor imvel, mas causa o movimento das outras coisas. O cu a primeira realidade movida. Substncia intermediria entre o primeiro motor e as realidades terrestres. Conjunto de esferas concntricas que envolvem a terra. Movimento circular: o mais perfeito dos movimentos. Matria especial: ter != 4 elementos. Ser vivo: tem uma alma. Cada cu tem uma alma, cada cu tem um motor imvel. Aristteles mescla Astronomia e Teologia. Terra: imvel, esfrica, centro do universo. Constituda dos quatro elementos (terra, gua, fogo, ar). O movimento do cu circular e eterno. O movimento da terra local retilneo (alto e baixo) ou local de alternao (aumento e diminuio ou gerao e corrupo). Cada um dos elementos tem o seu lugar natural: Fogo (o mais alto), Ar, gua, Terra (o mais baixo). As coisas que so de fogo tendem a subir, se so de terra tendem a descer. Essas so, para Aristteles, as causas primeiras materiais (ou seja, a causa material das coisas materiais). Tudo o que matria, na Atmosfera (no mundo sublunar), tem que ter isso. Para Aristteles, entretanto, so cinco elementos. O quinto elemento o ter. As coisas materiais tm quatro qualidades: Quente, Frio, Seco, mido. Terra: quente e mida. gua: fria e mida. Ar: quente e mido. Fogo: quente e seco.

Essa cosmologia de Aristteles durou quase dois mil anos, ou seja, at o advento da Qumica e Fsica modernas.

2.4.4 A alma

Os corpos terrestres se dividem em vivos e no vivos. Portanto, Aristteles tem um modelo biomrfico de interpretao da natureza. Ou seja, a noo de vida importante para que conheamos o mundo. Para Aristteles, a matria dos seres vivos a mesma dos seres no-vivos. A diferena est na complexidade: a composio de um mineral muito mais simples do que a composio de um ser vivo.

A matria a mesma, mas as coisas so diferentes em forma. A forma dos seres vivos,
entretanto, no combinao de nenhum dos elementos, mas um princpio mais elevado. O livro De anima (sobre as almas) faz parte das obras da Fsica. Ele abre o discurso de todas as obras biolgicas de Aristteles. Definies de alma no De anima: Para Aristteles, a alma a forma de um corpo natural, tem a vida em potncia. A alma tambm um princpio de movimento (voc s vai se mover se tiver uma alma...). Tudo o que vive, tem alma.

A alma o ato primeiro de um corpo natural dotado rgos. aquele princpio pelo qual
iremos ter a atividades vitais. A alma no independente do corpo. a alma que causa a organizao e a estrutura do corpo (Princpio vital se h alma, o corpo est vivo). O que est por trs disso o conceito de vida. Para Aristteles, a vida tem trs grandes nveis (atividades): 1. Nutrio e reproduo: o ser vivo que tem isso tem a alma vegetativa. 2. Sensibilidade e movimento: alma sensitiva (os animais a possuem). 3. Pensamento e vontade: alma intelectiva (apenas os seres humanos a possuem).

Alma humana Uma nica alma desenvolve trs funes. Esse o caso da alma humana.
Os animais em geral A sensibilidade nos permite conhecimento. Um nvel de conhecimento atravs da percepo, dos cinco sentidos. Esses cinco sentidos mais o senso comum (percepo dos estmulos comuns). Tudo o que ns conhecemos vem pelos sentidos. A percepo permite que formemos uma imagem daquilo que conhecemos: phantasma (imagem ou representao de um objeto). Depois do fantasma que se faz a phantasa (imaginao).

Os seres humanos Intelecto/pensamento nus faculdade superior em relao aos sentidos. Nesse nvel podemos apreender a essncia, a forma. Por isso, podemos dizer que conhecemos tambm atravs da induo.

H um desafio em Aristteles: como podemos passar da forma inteligvel para o ato de algo. Podemos at imaginar um cavalo alado, mas ser que conseguiremos ver um cavalo alado? Intelecto ativo (ou produtivo ou agente): faz passar em ato todas as formas sensveis. Intelecto passivo: em potncia, est totalmente vazio ns somos uma tbula rasa. As coisas chegam at ns e depois passam em ato. Ns nos tornamos aquilo que conhecemos. Para Aristteles, depois da morte, a alma acaba. O intelecto ativo no material, ele se parece com o motor imvel (ele eterno) e ns s participamos dele. Aristteles, portanto, no esclarece se o intelecto ativo est unido ou no ao intelecto passivo. (comentrio do professor: se formos fieis aos textos de Aristteles, ele no permitiria tal unio). Tendncias sensveis. Tendncias racionais... O conhecimento precede sempre o desejo. Ningum ama o que no conhece. Se voc nunca conheceu um po de queijo, no vai desejar um po de queijo. S desejamos aquilo que conhecemos como bom. O objeto conhecido como bom suscita na alma o desejo. O objeto permanece imvel, em outras palavras, ns que vamos atrs do po de queijo.

QUESTO 9
Explique a frase: O modelo da fsica aristotlica biomrfico.

HFA II 29/05/13
2.5 Filosofia primeira ou Metafsica

2.5.1 O ser enquanto ser e suas propriedades 2.5.2 As causas primeiras da substncia 2.5.3 Potncia e ato 2.5.4 As substncias imveis 2.5.1 O ser enquanto ser e suas propriedades

Aristteles remonta o conceito platnico de Filosofia: cincias dos princpios e causas primeiras. Entretanto, em Plato, a filosofia se interessaria apenas da realidade das ideias (que so imutveis) enquanto, em Aristteles, ela aplica-se tambm Natureza. Mas, Aristteles vai alm da natureza quando fala em motor imvel e intelecto ativo. Tanto o motor imvel quanto o intelecto ativo esto muito alm da Natureza (Phsis). Para falar dessas coisas (alm da phsis), ele diz que isso ser enquanto ser ou filosofia primeira. A Filosofia da phsis

filosofia segunda.
Ontologia termo cunhado em 1613 por Rudolf Goclenius. Ser enquanto ser: para Aristteles totalidade do ser, tudo o que existe, todo o ser de

todos os entes, ser considerado por si mesmo, como ser, no sob algum aspecto particular.

O ser se diz de muitas maneiras (Aristteles)


Plato em Sofista ser-mesmo-outro.

Dez categorias: substncia a principal.

No posso falar de algo se esse algo no existir. Substncia princpio das categorias. Princpio da no-contradio comum a todas as cincias. Princpio do terceiro excludo ou o ser ou no .

2.5.2 As causas primeiras da substncia A substncia primeira: Quanto ao ser Quanto noo

A caracterstica da substncia que ela separada. A substncia um ISTO. Eu no sei o que , mas isso me aparece. Ela uma realidade determinada. Ento, Aristteles diferencia substncia primeira e substncia segunda. Snolo (vem de syn + hlos) que significa com + tudo. Todas as coisas materiais tem um devir. Portanto, em toda realidade sensvel h sempre snolo (matria e forma). Todas as coisas na phsis tm quatro causas, mas as coisas que esto alm da phsis s tm duas causas (formal e material). A forma determina uma diferena especfica, isto , a forma determina o que uma substncia. ela quem responde a pergunta de Scrates: o que algo. Toda substancia primeira tem uma forma. Tudo o que existe tem um fim (tlos). O fim a realizao perfeita ou plena da forma. Todas as coisas artificiais tem uma causa eficiente na mente de quem a projeta.

2.5.3 Potncia e ato

Hilemorfismo: Expresso dinmica de matria e forma. Duas modalidades universais do ser enquanto ser.

Potncia pode ser: Ativa potncia de agir. Passiva sofrer uma ao. A potncia tambm pode ser: Racional potncia de dois contrrios. Irracional potncia de um s contrrio. Ato perfeito atividade tem seu prprio fim em si mesmo. Ex.: Ver, pensar. Movimento tem seu fim em outro. Ex.: Caminhar, construir. Tese aristotlica: Anterioridade do ATO em relao POTNCIA. Quanto noo: no se tem a noo de potncia se antes no houver a noo de ato. Quanto ao tempo: no indivduo singular, primeiro temos a potncia, depois, o ato. Mas, primeiro houve o ato o genitor que produziu uma potncia o smen.

Quanto substncia: nas substncias corruptveis (terrestres). Cada mudana (gerao) pressupe a existncia anterior de uma substncia em ato.

2.5.4 Substncias imveis Tudo o que existe sobre a terra precisou de uma causa eficiente. A causa eficiente das substncias sensveis ou um pai ou um artfice. Genitor (pai): coisas naturais Artfice: coisas artificiais Existem tambm as coisas que esto alm da terra, no caso, as coisas celestes. Para Aristteles, as substncias celestes tambm tem uma causa eficiente. Uma vez que o cu tem esse movimento eterno, circular e contnuo, o tempo no mundo grego tambm eterno, circular e contnuo. Eternidade do tempo: causa eficiente s em ato (imvel). Para movimentar tudo isso preciso uma substncia imvel, imaterial e eterna: motor imvel (puro ato e pura forma). Esse motor : Simples (no tem nenhuma composio, apenas ele mesmo) no tem composio, pois no tem matria. Ele tem apenas forma. Sem grandeza (tudo o que tem alguma dimenso pode ser dividido ou separado, ele no tem dimenso, logo no pode ser separado). Poder infinito (fora) poder de mover todas as coisas sendo ele imvel. O motor no pode se envolver com aquilo que ele move, ou seja, o motor no move por contato, no ele quem mexe. Todo ser que move algo tambm pode sofrer uma ao. Ento, Aristteles diz que esse motor objeto de amor e entendimento do cu (no esquecer que para Aristteles o cu um ser vivo e, portanto, tem alma). No o motor quem move o cu, mas o cu que se move por amor e compreenso. Cada cu ama e imita o seu motor imvel. Seu movimento circular quer imitar a imobilidade do motor. Na conta aristotlica existem 55 motores imveis.

HFA II 31/05/13
O motor imvel que move sem tocar o cu. Ele objeto de amor e compreenso por parte do cu. O cu, portanto, procura imitar o motor imvel num movimento circular que imita a imobilidade. Em Aristteles, os motores so muitos e correspondem s esferas celestes. Quais so os motores? H um s universo, mas 55 motores, pois h 55 esferas celestes. Qual a substncia desse motor? (no pode ser material, pois tudo o que material corruptvel). Sua substncia puro pensamento. Para Aristteles, a melhor vida para o ser humano a vida teortica, a vida de contemplao. O motor um ser vivo e se dedica atividade mais prazerosa e feliz que algum pode ter. um ser feliz. Como pode ser um ser vivo e no ter uma alma ou ter uma imvel se a alma meio de movimento??? Teriam alma como ser vivo, mas no teriam movimento? Parece ser um absurdo lgico. Entretanto, ele fala sobre a alma do ser vido quando trata da Fsica. Nesse momento, ele est tratando da Metafsica. Deus supremo: ser do qual depende o cu e toda a natureza. Ele pensa e tem vontade, mas s pode pensar e ter vontade do perfeito, isto , de si, ento, ele ensa sobre si mesmo e tem vontade de si mesmo. A essncia dele pensamento. Pensamento sobre pensamento. Esse Deus parecido com o Deus da Bblia criador do universo: Eternidade Transcendncia Personalidade O universo eterno. Tudo o que est no cu, eterno. Ento, tudo busca a eternidade. Os seres vivos so eternos atravs da reproduo.

QUESTO 10
Comente Metafsica I 982a30 982b10

2.6 TICA E POLTICA 2.6.1 O especfico da filosofia prtica 2.6.2 As virtudes 2.6.3 Da casa cidade 2.6.4 Constituies e revolues 2.6.5 A cidade feliz 2.6.1 O especfico da filosofia prtica At agora falamos de Filosofia teortica ou terica que busca ver, observar as coisas: 1. Filosofia segunda Phsis

2. Filosofia primeira ser enquanto ser O ser humano um ser que age enquanto produz.

Ao prxis: atividade que tem o fim em si mesma. Produo atividade que tem por fim o objeto produzido por ela. Filosofia prtica: o bem do homem = bem da cidade
POLTICA

tica = bem para o homem. thos = carter moral do ser humano = modos de comportamento = costumes

A filosofia prtica cincia, mas no to rigorosa quanto a filosofia teortica .


A ao oscilante. Na filosofia teortica as coisas sero ae, isto , sempre. Na filosofia prtica as coisas sero pollakis, isto , o mais das vezes. Podemos dizer que quem criou a tica foi Scrates, mas quem a sistematizou foi Aristteles.

2.6.2 Virtudes Cada ao humana pretende realizar um fim que o bem do homem.

Eudaimona (Ter um bom demnio Felicidade) Todo homem deseja a felicidade.


Todas as nossas aes so em vista da felicidade. Eudaimona = fim/finalidade (tlos) do ser humano. Ou seja, realizao plena da forma (entelcheia). Voc vai ser gente se voc for feliz. Perfeio exerccio = virtude / aret.

A felicidade plena do ser humano a perfeio da alma racional. Dinoia razo propriamente dita. Ethos carter no razo (para Aristteles), mas depende da razo.
As virtudes esto divididas ento entre virtudes dianoticas (da razo) e virtudes ticas (do carter). As virtudes ticas estaro no meio caminho entre dois vcios. (Mediania da virtude). Por exemplo, o virtuoso no come muito nem pouco. Ele come. O corajoso no o que no fica com medo, mas tambm no temerrio.

A justa medida (mediania) ser possvel quando a razo entra. Uma das virtudes que Aristteles d mais importncia a virtude da justia. A justia pode ser: Distributiva: dar a cada um em proporo a seus mritos; Comutativa: troca das partes iguais.

As virtudes dianoticas existem para exercitar a razo: Tchne arte razo exercida no produzir. Phrnesis sabedoria prtica razo exercida nas aes. Nos intelecto/entendimento busca apreender os princpios das vrias cincias. Sophia sabedoria unio de cincia e inteligncia (conhecer as causas primeiras) Epistme cincia demonstrao

O exerccio da razo garante a Eudaimona (Felicidade). A melhor vida para Aristteles no era fazer o bem, governar as pessoas, mas a vida contemplativa (a vida teortica). A melhor vida a vida teortica.

tica teleolgica se queres ser feliz, te convm agir assim. tica deontolgica deves agir assim. (den = dever). Eudaimona aret

Phila para ser feliz tem que ter amigos.

HFA II 03/06/13
2.6.3 Da casa cidade

Poltica = cincia da polis.

A poltica: o homem no se basta a si mesmo, mas levado, por natureza, a se unir aos demais para satisfazer suas necessidades. Procriao gerao famlia Okos (casa famlia...) Povoado Cidade (polis)

Plis: sociedade poltica que rene as outras sociedades. Fora da cidade, ou fera ou deus. A fera no tem capacidade da cidade. E os deuses no tem necessidade.

2.6.4 Constituies e revolues

Aristteles retoma o pensamento poltico de Plato. O governo pode ser: De um s De poucos De muitos

Reino Aristocracia (poucos) Politia

Tirania Oligarquia (poucos e ricos) Democracia

Para Aristteles o melhor governo o da politia (uma espcie de democracia boa). Ele est entre a Democracia (governo de muitos, mas pobres) e a Oligarquia (governo de poucos e ricos). A revoluo nasce quando uma constituio causa de graves injustias. Para Aristteles, se a injustia prevalecer tem-se cada vez constituies piores.

2.6.5 A cidade feliz Todo ser humano no s vive, mas vive bem. Eu zen (viver bem) Para Aristteles, a felicidade o conhecimento (vida teortica). A cidade feliz aquela que garante

a vida teortica. Para ter essa vida, necessrio ter PAZ (eirene) e TEMPO LIVRE (schol).

O schol o que, posteriormente, os romanos chamaro de cio (otium).

Guerra justa para alcanar a paz Guerra injusta para aumentar o poder Polticos: Rodzio de cargos Leitourga = servio aos demais (Eles trabalharo para que os outros tenham tempo livre...)

Paideia (educao comum para todos onde se aprenderia a ter uma vida teortica).

QUESTO 11
Descreva o itinerrio Da casa a Polis na tica aristotlica

3. A Filosofia na Idade Helenstica Hellas (Grcia) portanto, helnico se refere a tudo que da Grcia. Entretanto, helenstico se refere
ao perodo em que Alexandre o Grande dominou o mundo conhecido. A partir dessa dominao, a cultura grega difundiu-se em todos os outros lugares. A plis conheceu a decadncia. Substituio da plis Individualismo Cosmopolitismo Primazia da tica A filosofia ter apenas trs pontos: Lgica busca do conhecimento Fsica descrever a realidade tica busca da felicidade pessoal

3.1 Epicuro Nasceu em Samos (341 aC) Morte (270 aC) 306 fundao Kpos = jardim Cartas: Herdoto Ptocles

Meneceu

Obras: Mximas, Sentenas, Fragmentos de Sobre a Natureza.

3.1.1 Lgica (de Epicuro) Para ter um critrio de verdade precisaremos de uma Knon (medida). Da ele fala da cannica que seria a disciplina que tem por objetivo estabelecer um critrio de verdade.

Evidncia enrgeia
Sensaes / Percepes

Prolepses (seriam as antecipaes) conhecimentos no sensveis, como se tivssemos pr-noes das


coisas.

Representaes (ou Fantasias) imagens que vamos fazemos, mas no so correspondentes aos
objetos e, com isso, conhecemos as coisas.

3.1.2 Fsica

Lgica da sensibilidade que corresponde a uma Fsica materialista. S existem corpos que podem ser percebidos pelos sentidos.

Toda a realidade formada pela agregao de tomos (como no pensamento de Demcrito) que se movimentam no vazio. Portanto, o espao vazio infinito, por isso, o universo tambm

infinito.
O universo , portanto, formado por um nmero infinito de nmero e pelos intermundos que separam os vrios mundos. Para Epicuro, a principal caracterstica do tomo que ele tem peso. Portanto, pelo seu peso que ele se mexe. Pelo peso, o tomo tende, portanto, a cair. nemos vento. MEDO DA MORTE ns todos devamos nos libertar do medo da morte. no h porque temer a morte porque enquanto existimos, ela no existe ainda e quando ela existir, ns no existiremos mais. MEDO DOS DEUSES A existncia deles garantida pelo fato de sempre terem acreditado neles. Os deuses so perfeito, no h necessidade de tem-los porque eles no se preocupam conosco.

3.1.3 tica

Pthe com as paixes sentiremos (sensao): ou prazer ou dor. O verdadeiro bem o prazer
(hedon) que o verdadeiro bem, ou seja, ausncia de dor.
No corpo, ausncia de dor fsica. Na alma, ausncia de preocupao. Ataraxa = imperturbabilidade

Sobre os nossos desejos: 1. Desejos naturais e necessrios beber, comer, dormir. 2. Desejos naturais e no necessrios sexo. 3. Desejos no naturais e nem necessrios (mas que escondem uma v opinio) honra e poder. O sbio pode at suportar a dor fsica. Epicuro fala do tetrafrmaco (quatro remdios): 1. Livrar-se do medo dos deuses 2. Livrar-se do medo da morte 3. Livrar-se do desejo das coisas no necessrias 4. Livrar-se do medo da dor

Hedonismo em Epicuro no quer dizer uma vida desenfreada, mas uma vida asctica que prpria do sbio.
Para Epicuro tem que haver uma renncia vida poltica. Ele busca essa imperturbabilidade numa

vida escondida no anonimato. No apenas um eremita, mas um annimo.


Cultivo da amizade. A amizade o sentimento que no prejudica a imperturbabilidade. O sbio o novo ideal do filsofo. Para Plato, o filsofo deveria ser um rei. Para Aristteles, um conhecedor. Para Epicuro, um sbio (preocupado com a felicidade individual e vencedor das paixes).

QUESTO 12
Apresente a concepo epicurista de hedon e sua teoria do tetrafrmaco.

3.2 Esticos

Sto poikle = prtico pintado Principais expoentes: Zeno; Cleanto; Crisipo

ZENO DE CTIO (provavelmente de origem fencia) 333 aC (nascimento)

311 aC vai para Atenas 261 aC morreu (suicdio)

Ele foi o fundador da Sto poikle.

CLEANTO DE ASSOS Substitui Zeno na Sto. Nasce em 304 aC Suicdio em 232 aC (deixou de comer numa espcie de greve de fome)

Texto: Hino a Zeus ( esse hino que citado por Paulo de Tarso em Atenas ns somos da estirpe divina... ou ns somos parentes dos deuses...)

CRISIPO DE SOLI NA SILCIA (281 a 208 aC)

Os volumes de referncia do perodo helenstico: A.A. LONG; D.N. SEDLEY, The Hellenistic Philosophers.

3.2.1 Lgica Exerccio (skesis) da virtude. O critrio de verdade o mesmo dos epicuristas: Evidncia. A evidncia dar em ns a ideia de sensaes: as coisas que nossos sentidos apreendem. A sensao a uma marca das coisas em nossa alma, ou seja, impresso das coisas na alma. Das sensaes teremos, portanto, as representaes.

HFA II 05/06/13
Cont. 3.2.1 Lgica

Phantasa catalptica Lkton = o dito. Quando falamos algo, se tivermos tido essa fantasia catalptica, vamos entender. Como quando dizemos que a ficha caiu.

3.2.2 Fsica

Remonta filosofia de Herclito: a natureza uma nica matria animada. Pneuma = sopro de fogo. (em latim: spiritus fogo, soprar...). Se tudo fogo, ento, tudo est se consumindo. H aqui a doutrina do pantesmo deus (?) em tudo. Doutrina da conflagrao csmica: No inicio do mundo, todas as coisas eram fogo e, do fogo, todas as coisas foram geradas. Tudo veio do fogo e para o fogo voltar. O mundo cclico. A lei que governa tudo isso a Heimarmne (destino). H um destino que governa todas as coisas. H um Lgos que governa todas as coisas, a isso, tem-se a ideia de Prnoia (Providncia). H uma Providncia que governa tudo. H em cada coisa que existe como que sementes do Lgos, o Lgon spermatikoi.

3.2.3 tica A partir dos estoicos que temos a doutrina da lei natural. Ns precisamos apenas nos adaptar natureza (se tenho frio, me cubro...).

Oikeosis a natureza como nossa casa.


O verdadeiro mal o vcio, precisamos, ento, estarmos indiferentes adifora (indiferena). Katrtoma ao perfeita. Fazer algo bem feito. Do mesmo modo que ns somos os primeiros a saber quando fazemos alguma coisa errada, tambm sabemos quando temos que fazer o certo. Hamrtema pecado, erro, vcio. Isto , fazer algo errado em relao ao que sabemos que o certo. Kathekonta ao conveniente. a ao que vamos preferir (por estar mais alinhada com a prpria conscincia???). Officio dever. Fazer algo mais apropriado para a pessoa, ou mais conveniente ou prefervel.

Essa noo de dever alheia e nova em relao cultura grega da poca. possvel que essa noo tenha vindo do fato de Zeno ser de origem fencia e ter tido contato com o povo hebreu, isto , com a mentalidade bblica. Apathia no se deixar afetar-se pelos fatores externos. H muitas coisas comuns entre os estoicos e a mentalidade judaico-crist. Todos so descendentes dos deuses, portanto, todos so irmos. (Faz memria Paulo quando fala no h gregos, nem judeus, nem escravos, nem livres...;) o mundo nossa casa

Cosmpolis.
Lei natural Philanthropa todos devem ser amigos de todos. Todos devem ser gentis, cordiais... porque todos so irmos.

3.3 Ceticismo antigo

O ceticismo comea com Pirro (365 a.C. 275 a.C.), ento, conhece o socrtico Fdon.

Slloi stiras, burlas. Foi organizada pelo seu discpulo Tmon.


A palavra ctico vem do grego skpsis (observar, pesquisar...). A ideia pirrnica afirma que no possvel conhecer realmente a natureza das coisas: como o s sei que nada sei de Scrates. Podemos nos enganar com relao s coisas, ou seja, quando chegamos perto percebemos que aquilo no era o que estvamos pensando que era.

Adoxa no ter opinio, suspender a opinio. Por no poder dizer exatamente o que as coisas so.
Aphasa suspender a fala, evitar falar.

Epoch suspenda qualquer juzo que pode ter sobre alguma coisa.
Tudo isso para ter algo como os estoicos, isto , a apatheia. Para vencer o ceticismo, pode-se usar do artifcio do probabilismo: provvel que...

4. Filosofia em Roma
Expanso do Imprio Romano (quando venceu os macednios...). Horcio, Epstola II, v. 156: Graecia capta ferum victorem cepit (A Grcia capturada venceu seu rude conquistador). tica e poltica Direito (ligado cultura da prtica que era romana)

O estoicismo grego (de Zeno e outros...) o estoicismo antigo.

4.1 Estoicismo mdio

O estoicismo novo o de Sneca. O estoicismo mdio est, ento, entre o antigo e o novo.

Pancio de Rodes (185 110 a.C.)


Ter influncia tambm no pensamento de Ccero. Algumas coisas eles tomam de Aristteles, entre elas: A ideia de que no h uma conflagrao universal. Ento, o mundo eterno. Tudo indica que a obra de Ccero Sobre o dever uma imitao da obra de Pancio.

Kathnon dever conveniente ... Reconhecer algum valor nos bens exteriores. claro que era melhor ter
sade, riqueza e honra...

4.2 Neoepicurismo

Em Npoles

Lucrcio (97 a.C. 53 a.C.):


De rerum natura (Sobre a natureza) onde ele explica e exalta Epicuro.

4.3 Nova Academia e Ccero

Um dos professores de Ccero era Flon, que abandona o ceticismo da Academia mdia e adota o critrio de verdade dos estoicos que era a evidncia.

Antoco de Ascaln
Retoma os cticos contra o probabilismo. Toda regra tem exceo ou Eu no acredito em nada. So pensamentos que entram em contradio consigo mesmos.

Ecletismo ek-lgein (escolher de): consiste em pegar o bom de cada um. Nesse caso especfico, consistese em: Platonismo, Aristotelismo e Estoicismo. O grande expoente dessa doutrina foi Marco Tulio Ccero.

Ccero: Sumo bem; O valor das coisas


Retoma de Plato a ideia da Constituio mista. Em Roma, havia: Monarquia cnsules Aristocracia senado Democracia tribunos da Plebe

Ele aprofunda a ideia de Lei Natural h uma lei que governa tudo, essa lei a lei dos deus e precisamos nos adequar a ela. O que nos permite nos adequarmos lei natural a razo, ento, segundo Ccero, a

Lei Natural pode ser conhecida pela razo e deve ser a base das leis criadas pelos homens
(leis positivas).

4.4 Neoestoicismo Caractersticas principais: Interesse pela tica; Sensibilidade religiosa; Essa a mesma poca que os cristos comeam a se expandir em Roma e no imprio.

Sneca (Nasc: Sculo I; Morte: 65)


Escreveu numerosas tragdias e obras filosficas (em latim).

Sneca adere doutrina estoica da Providncia. H uma Providncia que governa tudo. Essa Providncia de Sneca no um deus pessoal, mas uma explicao das coisas. Viver segundo a Natureza / dominar as paixes Imortabilidade da alma Conscincia (ns mesmos vamos distinguir entre o bem e o mal) Pecado/erro todos os homens so passveis de erro

Epicteto (50 138)


Escreveu em grego. Foi escravo, mas conseguiu livrar-se da escravido. Escreveu: Manual; Discursos. Ele compreende a Filosofia como educao virtude. A vida virtuosa um comprometimento com a virtude (o que implica vontade). Do mesmo modo, o erro. Se erro porque fui conivente.

S podemos ser considerados bons ou ruins de acordo com aquilo que depende de ns. A sade, por exemplo, no depende de ns. Aquilo que depende de ns ser uma escolha (proharesis capacidade de escolha entre o bem e o mal). Entre escolher termos dois caminhos: virtude ou vcio.

Marco Aurlio (121 - 180)


161 Imperador A mim mesmo (Meditaes) Interioridade

HFA II 07/06/13
QUESTO 13
Explique e relacione os conceitos estoicos de kosmopolis e philanthropia.

QUESTO 14
Quais so os sentidos gerais de skpsis? Relacione-os como ceticismo antigo.

QUESTO 15
Comente o verso de Horcio: A Grcia, mesmo conquistada, conquistou o seu rude vencedor.

Sobre o Fichamento
Fichamento. Autor. Ttulo do Livro. Local, Editora, Data. Comentar o que vai fazer. (comentar uma frase?).

Vou fazer Fichamento de Resumos: Para se lembrar da exposio geral de livros ou artigos convm anotar o resumo ou sntese, acompanhado de destaques ou comentrios.

Cont. 4.4 Neoestoicismo

Marco Aurlio que chegou a ser imperador. Isso mostra o quanto o estoicismo se difundiu no Imprio
Romano. O secularismo se alinha muito bem com essas ideias, pois, elas tiram a responsabilidade da gesto do mundo, da sociedade da tica religiosa e deixam apenas a cargo das pessoas.

Interioridade
A verdadeira paz encontrada no interior da pessoa, isto , dentro de cada um. Ento, preciso separar-se daquilo que distrai. Isso se obtm a partir da Separao do mundo. Para Marco Aurlio, o exemplo dessa separao era o escravo Epicteto.

Indiferena

Indiferena em relao a tudo. Ele resgata a doutrina estoica da providncia: h uma razo que guia as coisas, portanto, no h porque se preocupar com tudo (recordar a doutrina estoica de que deus est em tudo).

Cuidado de si nus damon divino.


Esse nus algo que em ns que quase divino, mas tambm humano. algo intermedirio, entre o divino e o humano. Quando se chega ao nvel do nus nada pode te abalar.

5. O encontro entre a filosofia grega e as religies bblicas


Dt 26,5ss Is 45,5-12 2Tm 3,14

Para falar desse encontro precisamos falar de um lugar: Alexandria. 5.1 Alexandria 5.2 Flon 5.3 Cristianismo 5.3.1 So Paulo 5.3.2 Os Evangelhos Sinticos 5.3.3 O Evangelho de So Joo 5.4 Apologetas cristos e gnose 5.4.1 Padres apostlicos 5.4.2 Apologetas 5.4.3 Gnose

5.1 Alexandria Essa cidade era uma importante cidade do imprio e, j no sc. III a.C., tinha uma grande comunidade judaica. Ela tinha um Museu-Biblioteca era considerada a sede cultural do helenismo. H uma lenda de que o rei Ptolomeu II teria pedido uma traduo da Bblia para o grego. Traduo feita pelos 70 sbios, chamada de Septuaginta. Essa traduo foi necessria porque alguns judeus estavam j totalmente helenizados e s liam em grego, j no sabiam o hebraico. Ao traduzir os textos, eles acrescentam mais sete livros que foram escritos apenas em grego. So os chamados deuterocannicos. Da vem a diferena de quantidade entre a verso dos Setenta e a verso hebraica (que tem menos sete livros). A palavra Bblia uma palavra de origem grega: t bibli = os livros; conjunto de livros. Nesses livros, ns vamos encontrar:

Histria Ensinamentos (didticos) Literatura (verso e prosa) Textos profticos Rituais (ou descrio de culto)

Os textos desses livros foram escritos num arco de 1000 anos. Esses livros so considerados inspirados por Deus. Seu contedo Revelao. E implica em ter F. Toda a filosofia grega recebe essa influncia. Ela no ser a mesma depois de Alexandria, isto , depois desse contato com o imaginrio bblico. Contedo da Bblia: Monotesmo noo de um nico Deus. Absoluto independente de toda e qualquer realidade. Transcendncia Deus totalmente separado e superior a todas as realidades. Alm disso, para quem segue a Bblia, Deus algum, isto , Deus pessoa.

Deus pessoa = sujeito capaz de conhecer e querer.


A novidade est no conceito de

Criao, isto , produzir do nada, atravs de um ato de

vontade livre.
Deus criador de tudo: Matria e Esprito. O Demiurgo j tinha isso, mas ele s ordenava o que j existia, no caso, a matria e as ideias.

Revelao Deus se mostra:


Exigncia de reconhecimento. Reconhecer que Deus nico, que cria... Proteo e assistncia felicidade.

HFA II 10/06/13
Cont. 5.1 Alexandria Revelao: exigncia de reconhecer a Deus como nico (proteo e assistncia; felicidade) Deus criou o ser humano Ado: sntese do gnero humano Criado imagem e semelhana de Deus, por isso, superior s demais criaturas: teis ao Homem Senhor da criao

O ser humano se rebelou contra Deus: doutrina do pecado original (Queda). Por causa do pecado perda da graa.

S um povo (os judeus) soube conversar a F no nico e Verdadeiro Deus:


Aliana Libertao do Egito Lei (10 mandamentos)

Observar isso mostra que eles sero amigos de Deus, como Abrao chamado: o amigo de Deus. Observar a Aliana, a Lei garante a proteo e amizade divina.

Terra Prometida: perdida por causa da infidelidade. Messias: Deus promete aos judeus que enviar um Messias (um Salvador, um Ungido) que vir Terra
(para instaurar o Reino de Deus a todos os homens).

A histria tem um sentido - Linear (Judeus) != sucesso de fatos Cclica (Gregos)

A histria , portanto, um processo linear. Ela teve um incio (Criao) e ter um fim (uma meta, um telos): o Reino de Deus.

Aristbulo (alguns poetas e filsofos gregos antigos teriam tido acesso Bblia judaica) Repblica II 361e 362a (paralelo entre a Filosofia grega e o Messias judaico que seria esperado um
juto que seria crucificado, empalado... algo assim).

Noo de Sabedoria Divina (Livro da Sabedoria escrito em grego):


Lgos dos estoicos Criao de uma matria anterior ao mundo Imortalidade da alma

5.2 Flon de Alexandria

Nasceu no ano 20 a.C. Morreu no ano 50 d.C.


Era exemplo perfeito do judeu helenizado. Talvez nem tenha conhecido o hebraico. Ento, a lngua de

Flon era o grego.


Foi um grande estudioso dos filsofos gregos. O autor mais estudado por ele foi Plato. Flon era convencido de que havia uma concordncia entre os escritos bblicos e a filosofia grega. Para confirmar essa tese ele aplicou Bblia o mtodo da interpretao alegrica, ou seja, h um significado escondido no texto. O texto bblico que apresentar uma verdade filosfica e moral. H uma identificao do Deus bblico com o deus platnico. O Deus de Plato uma sntese do Bem da

Repblica e o Demiurgo do Timeu.


O nome mais apropriado para o ser que conjuga esses deuses (bblico e platnico) o nome com o qual Deus se revelou a Moiss. Nome de Deus: SER (Ex 3,4). Dizendo isso, Flon d um significado platnico: Eterno Imutvel Puro ser, isto , no devir

Este Ser criou tudo, mas por graus. A primeira criao foi: a Sabedoria. Esta sabedoria Pensamento de Deus Palavra de Deus. Essa sabedoria tem uma posio intermediria entre Deus e as criaturas. A sabedoria identificada por Flon como Regio das Ideias (mundo das ideias).

Potestades. No est claro de que estas potestades so criao dele ou se so atribuies dele. Matria. fonte de imperfeio e, portanto, fonte do mal.
Ser humano: Corpo Alma Esprito superior alma o Infuso diretamente por Deus o Deve voltar a Deus

A vida na terra obedincia lei divina. Isso significa frear as paixes, isto , viver segundo o esprito. Isto Filosofia. Morte ex-stsis = xtase, estar fora Sntese de Filosofia platnica e bblica nessa sntese, Flon sacrifica o aspecto histrico da Relao.

5.3 Cristianismo 5.3.1 So Paulo um dos principais responsveis pela difuso do cristianismo no mundo helenizado. Santo modo como os cristos vo chamar as pessoas virtuosas. Nas suas cartas, muitas vezes, Paulo utiliza a expresso santos para falar de todos os cristos.

Santo exemplo perfeito de virtude.


Foi perseguidor dos cristos. Depois, tornou-se apstolo. Ele tem trs razes: Cultura grega F hebraica Cidadania romana Foi um grande viajante Viajou pela Sria, sia Menor e Grcia. Morreu em Roma, por ordem de Nero (por volta do ano 64). Nessas viagens, ele fundou igrejas, isto , comunidades crists. O texto mais antigo do Novo Testamento atribudo a ele: a carta aos tessalonicenses por volta do ano 10 a 12 d.C. Paulo anuncia eu agglion : Boa Mensagem, boa nova, boa notcia. A Boa Notcia que Deus mandou o Seu Filho para salvar o ser humano do pecado.

Quem o Filho de Deus? Jesus de Nazar ( a resposta de So Paulo).


Era um judeu que fora justiciado na cruz durante o domnio de Tibrio Csar, mas nascera sob o domnio de Augusto. Quando da sua morte, o governador romano era Pncio Pilatos.

Paulo no conheceu o Jesus histrico, mas teve uma viso sobrenatural dele, no caminho
de Jerusalm a Damasco, quando se dirigia a essa segunda cidade para perseguir os cristos. Nessa viso, Jesus Filho de Deus e ele escolhido por Deus. Portanto, ele fica sendo chamado O

Ungido, que em grego se diz, Cristo.


Agora, o Cristo, para Paulo, um novo Ado. Ento, esse novo Ado uma nova sntese do

gnero humano.
Esse novo Ado vai redimir o homem da queda que o primeiro Ado fez. Com isso, garantida a expiao do pecado. Ento, para obter a salvao, no mais necessrio obedecer Lei hebraica, mas preciso a F.

Para Paulo, a F em Jesus Cristo que salva.


A ideia de que o sinal da divindade de Jesus a ressurreio da morte. Ento, a F no Cristo no valeria de nada se ele no tivesse renunciado.

HFA II 12/06/13
Cont. 5.3.1 So Paulo Ressurreio: sinal da divindade Vida segundo o esprito != vida segundo a carne Seguidores de Cristo F Prtica Anncio: judeus e gentios At 17,28: Porque nele que temos a vida, o movimento e o ser, como at alguns dos vossos poetas disseram: Ns somos tambm de sua raa.... Ento, Paulo afirma o homem como tendo tambm uma essncia divina, mas a partir de Jesus Cristo.

5.3.2 Evangelhos Sinticos Mateus, Marcos e Lucas : so textos paralelos. Mateus e Marcos conviveram com Jesus. Lucas, assim como Paulo, recebeu o anncio dos discpulos. A palavra sinticos que se refere a trs dos Evangelhos tem haver com o paralelismo nas narrativas dos textos. Syn + opsis (viso de conjunto). Nascimento milagroso de Jesus de uma virgem. Pregao na Galileia e, depois, na Judeia. o Milagres Condenao morte e ressurreio em Jerusalm

Eles dizem que Jesus de Nazar Filho de Deus: Quem cr tem a vida eterna Incio do Reino de Deus Valor da Histria O Evento Cristo ou Fato Cristo (evocado, muitas vezes, pelo P. Vaz) o processo histrico de Jesus de Nazar. Incio ponto central meta (Evento Cristo). No ensinamento do Cristo h uma nova moral: aperfeioamento e superao da lei hebraica. Amor a Deus e ao prximo (pleson) = todos os seres humanos (filhos adotivos). O amor supe o perdo incondicional (no vingana - disponibilidade). Anncio da f apstolo = enviado. Comunidade de crentes ekklesa (assembleia povo reunido) Kalo = convocar.

5.3.3 Joo Dcadas aps os sinticos escrito o Evangelho de Joo que busca esclarecer sobre a divindade de Jesus. Jesus = Lgos de Deus feito carne (Verbum caro factum est O Verbo se fez carne). Palavra com a qual Deus mesmo se manifesta aos homens. O Lgos Deus, mas distinto de Deus. 2 pessoa gerado pelo prprio Deus.

Palavra encarnada carrega os pecados dos homens: morte e ressurreio. | SALVAO.


No Evangelho escrito por Joo, antes de morrer, Jesus promete o Consolador que chamado, em grego, de

Parkletos Defensor, Advogado... Portanto, esse o Esprito de Deus. (Esprito != (Filho ^ Deus) ). Bblia := Novo Testamento + Antigo Testamento

5.4 Apologetas cristos 5.4.1 Padres apostlicos

So Clemente Romano (4 bispo de Roma aps Pedro, Lino e Cleto).


Carta aos Corntios: Concrdia: cristos e harmonia do universo

Chama o Cristianismo de Paideia de Deus: algo como o Mestre que vai ensinar seu discpulo. A palavra grega est ligada educao...

Santo Incio de Antioquia


Vrias cartas Cristo = homem espiritual.

Policarpo de Esmirna
O Cristo tem dupla natureza: divina e humana

Alguns escritos antigos que no se sabe os autores: Didaqu conjunto de normas crists... Carta a Diogneto apresenta o cristianismo a um grego no crente.

5.4.2 Apologetas Quando o Cristianismo surgiu, o mundo romano era pago. Ento, os cristos eram os errados, eram acusados de impiedade com relao aos deuses romanos, inclusive o culto ao imperador.

Celso filsofo romano tem um texto chamado Discurso Verdadeiro, em que bate atravs de um
texto nos cristos.

1 apologeta: Aristides de Atenas, Apologia ( 124). Ele escreve sua apologia para o imperador, onde
afirma que s os cristos adoram o nico e Verdadeiro Deus.

So Justino. Nasceu na Palestina no incio do sculo II. Vai para Roma que a sede do imprio e morre,
em Roma, 165. Ele tem duas apologias (contra a religio romana): Primeira: ao Imperador Antonino Pio e seus filhos (Marco Aurlio) Segunda: ao Senado Romano.

H outro texto de Justino: Dilogo com Trfon. Aqui ele defende o cristianismo em relao ao judasmo. Inicialmente, Justino era pago de orientao platnica. Ele chama o cristianismo de verdadeira filosofia. Ele retoma a tese de Aristbulo e Flon sobre o fato de que em toda a filosofia grega j se encontrava sementes da Verdade e aplica isso ao cristianismo.

HFA II 17/06/13
QUESTO 16
Explique e relacione os conceitos cticos de epoch e ataraxa.

QUESTO 17
Faa um comentrio a respeito de duas das imagens que Plotino utiliza para falar do Uno.

Cont. 5.4.2 Apologetas

Justino
Cristianismo: verdadeira filosofia. Distino entre: 1. Gerao: processo natural, no voluntrio, em que o Pai gera de si o Filho, igual a si mesmo. 2. Criao: ato voluntrio (=livre) em que Deus cria (do nada) todas as coisas. Outra distino: 1. Imortalidade: diz respeito natureza da alma. 2. Ressurreio: concedida ao homem inteiro.

Taciano Assrio (discpulo de Justino)


Taciano rejeita o conceito de imortalidade para dizer somente o conceito de ressurreio. Ele faz uma crtica Filosofia grega e diz que os filsofos gregos so cheios de contradies. O Esprito a parte mais alta do ser humano (retoma o que disse Flon ser humano mesmo esprito, o que So Paulo tambm fala...). Distino entre: 1. Filho (Lgos): pensamento do Pai (pensamento que se torna carne). 2. Esprito (Pneuma): sopro e eflvio emanado do Pai como o raio do Sol.

Atengoras
Favorvel filosofia grega. Segundo ele, o Deus dos cristos o mesmo Deus do qual os filsofos gregos falavam.

5.4.3 Gnose

Gignosko verbo conhecer em grego.


Gnosis = conhecimento.
Essa corrente filosfica se desenvolveu em ambiente cristo (sc. II). Gnosis significa conhecimento, mas um conhecimento particular, sobrenatural, alm das capacidades humanas, concedido por Deus por meio de uma Revelao privilegiada.

Gnsis != F F = confiana num testemunho sobre algo que no se conhece.


Atos dos Apstolos: Simo, o Mago.

Carpcrates
Deus cria o mundo atravs dos arcontes. Deus, como perfeio, no pode se misturar com o imperfeito.

Baslides
Faz uma distino: o o o Deus do Antigo Testamento demiurgo platnico. Deus no Novo Testamento Verdadeiro criador. Docetismo (dokei = parece)

Valentino
Ente Deus e o mundo esto os entes eternos que so fora eterna e uma deles a sabedoria que se revolta contra Deus. Princpio do Mal. Houve um Deus bom que inacessvel, mas h o deus mau.

Marcio:
o o Deus AT Deus NT : ele rejeita o AT.

6. As ltimas filosofias pags


Entre os sculos II a.C. e II d.C. Pago esse conceito nasce com o Cristianismo, provavelmente, no sc. VI, referindo-se ao seguidor da antiga religio politesta romana.

Pagus-i *(povoados, aldeia,...).

6.1 Novo Aristotelismo 6.2 Platonismo mdio 6.3 Os ltimos cticos 6.1 Novo Aristotelismo Edio dos tratados de Aristteles comeam os primeiros comentrios. Um dos nomes desse perodo :

Estrato de Lmpsaco
Nesse perodo, so difundidas as obras exotricas de Aristteles e as obras esotricas dele so pouco difundidas.

Andrnico de Rodes
Ensinou em Atenas entre 70 e 50 a.C. Ele disps os tratados aristotlicos na ordem que conhecemos. Nesse perodo, foi o primeiro renascimento aristotlico e tiveram os textos esotricos mais difundidos.

Alexandre de Afrodsia
Foi o grande comentador de Aristteles. Ensinou em Atenas entre 198 e 211 d.C. Procurou ser fiel filosofia de Aristteles, ainda que haja cores de estoicismo em seu pensamento.

Natureza: Providncia que se expressa nas coisas.


Uma originalidade de Alexandre a interpretao dele do intelecto ativo, que ele identifica como Deus. O ser humano s tem o intelecto passivo, material, potencial mortal.

Temstio

Viveu entre 317 a 388. Para ele, o intelecto ativo est estreitamente ligado ao intelecto passivo. A alma imortal.

6.2 Platonismo mdio

Plutarco de Queroneia (46 135)


Viveu no Sc. VI d.C. Escreve o texto Vidas Paralelas. 1. Deus Uno-Bem (1 princpio). 2. Alma do mundo (2 princpio) mal. Somos bons segundo a nossa essncia, mas somos maus pela prtica. H nos mdios platnicos a ideia de que preciso imitar Deus.

Corpus Hermticum
Hermes Trimegisto d uma ideia de que a salvao se d pelo conhecimento.

6.3 Os ltimos cticos

Todas as outras filosofias tinham um contedo dogmtico.

Skeptomai ceticismo uma atitude no uma doutrina. Um ctico um cettico (zeteticos), ou seja, tem
um af pela investigao. Eftico (ephkticos) algum que suspende o juzo. Ele um aportico, ou seja, algum eu tem o hbito de duvidar.

Os sofistas distinguiam entre por natureza ou por conveno. Teoria Prtica

HFA II 19/06/13
CONT. 6.3 Os ltimo cticos

Enesdemo de Cnossos
Obra: Raciocnios pirrnicos impossvel conhecer o verdadeiro.

J que impossvel conhecer o verdadeiro, ento, devemos suspender o juzo (apoch) para encontrar a tranquilidade (ataraxa). Necessidade de suspender o juzo alcanar a tranquilidade

10 tropos:
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. So muitas as diferenas entre os diversos tipos de animais. So muitas as diferenas entre os seres humanos. So muitas as diferenas ente os poros que transmitem as sensaes. So muitas as mudanas de condio dos prprios indivduos. So variadas a educao, as leis e as crenas. H mistura entre as diversas coisas. So muitas as distncias e so diferentes as posies. So muitas as quantidades e qualidades das coisas. variada a frequncia dos fenmenos. H relatividade recproca das coisas.

Ou seja, no se podem eliminar as contradies, nem os ltimos fatores que intervm em nosso egosmo. Por causa disso, ele teve fama de ser heraclitiano, ou seja, toda a realidade se resolve no fluir...

Agripa
Didelos / dialelo: crculo vicioso

Sexto Emprico
Nasceu na Grcia. Ensinou em Alexandria e Roma entre 180 e 210. Ele fazia parte dos chamados mdicos empricos. Achava que no era possvel conhecer as causas de uma doena, mas o efeito que os remdios tem e os sintomas dela... Obras: Esboos pirrnicos (3 livros); Contra os dogmticos (5 livros). Contra os matemticos (6 livros).

Os dogmticos so os filsofos (Lgica, Metafsica e tica). A Todos os homens so mortais. Scrates homem . B Scrates mortal. Causa. Providncia: Antinomias cosmolgicas: como possvel que Deus seja finito e infinito? Antinomias morais

Sexto Emprico retoma as principais teses cticas: 1. A impossibilidade da cincia. 2. Impossibilidade de conhecer as causas. 3. Impossibilidade de conhecer o divino. 4. A matria no cognoscvel. 5. Equivalncia dos raciocnios opostos. 6. Necessidade de suspender o juzo. Vida Prtica: nessa vida, vamos precisar aprovar uma moral comum para convivermos: Seguir os impulsos da natureza. Obedecer s leis. Ter uma profisso.

Mesmo sendo ctico, ele admite: No possvel liberar-se das paixes: elas existem e vo sempre aparecer. importante exercitar certa moderao sobre as paixes. Sexto Emprico se deu conta de que se o ceticismo for levado ao extremo, ns vamos nos destruir.

7. Plotino e o neoplatonismo
7.1 Caractersticas Eles se achavam platnicos, mas no eram s platnicos, pois, eles tm como caractersticas: Retomada das filosofias anteriores (no apenas Plato); Forte oposio ao Cristianismo;

Sntese de platonismo, aristotelismo e estoicismo.

Amnio Sacas
Viveu entre 175 e 242. Foi o Mestre de Plotino, isto , o introduziu na Filosofia. Ele ensinou em Alexandria na 1 metade do sculo III. No h escritos dele. Ele foi cristo, mas abandona o cristianismo para aderir religio pag.

Orgenes (um dos Padres da Igreja) tambm foi discpulo de Amnio.

Plotino
Nasceu onde hoje o Egito. Viveu de 205 a 270. Em 245, comea a ensinar em Roma. Plotino participa da expedio do imperador Gordiano. Depois, dessa expedio passa em Antioquia e, de l, parte para Roma, onde funda sua escola. Obra: Enadas = novenas. As suas aulas foram compiladas em 54 tratados, divididos em 6 grupos de 9.

Plotino parte da unidade que prpria de cada coisa. A partir da unidade, Plotino afirma que o Princpio Supremo ou Primeiro de todas as coisas o Uno (do qual provm todas as coisas). Uno = princpio de tudo infinito e indeterminado. Do Uno, no se pode dizer nada de determinado. No se pode dizer o que ele , mas somente o

que ele no .
A denominao que mais lhe convm, mas s em sentido analgico, Bem.
Alm da concepo do Bem platnico, h tambm aqui a concepo bblica de Deus. Ele atribui ao Bem de Plato o poder de produzir.

Imagens para falar do Uno.


1. Difuso da luz a partir do Sol o sol como a fonte de toda a luz (no apenas o conhecimento...) a
partir de uma unidade.

2. A nascente (de um Rio) as fontes so muitas, mas a nascente uma s. 3. Vaso cheio Transbordar de um vaso 4. Perfume o perfume emana e contagia todo o ambiente, a partir de uma fonte, de Um lugar.

Essas imagens mostram para Plotino que a derivao do Uno um processo necessrio. Isto , se eu abro um perfume, eu no posso no sentir o odor. Da Plotino desenvolve o conceito de emanao (processo necessrio de derivao de todas as coisas a partir do Uno). Aqui, a emanao diferencia-se da criao (que um ato livre). Aparece, ento, o problema da transcendncia do Uno.

Nus: primeira hypostsis.


Ideias Alma do mundo a essa alma do mundo, podemos, ento, falar das prprias almas. Matria MAL ausncia do ser, ausncia do bem. Homem queda. O homem pode encontrar a si mesmo, se encontrar a sua alma. Para isso, deve procurar sair do seu corpo, isto , deve fazer uma purificao, uma katharsis. Purificar-se atravs da virtude. Quando de diz Deus sem praticar a virtude, Deus no passa de uma palavra. Essa purificao acontece atravs: 1. Da Beleza; 2. Da Poltica; 3. Contemplao. Assim, vivendo essa vida virtuosa e contemplativa, acontece a volta da alma ao Uno. Unidade Multiplicidade

You might also like