You are on page 1of 3

Ose Dudu Sabo Preto Africano

Ose Dudu Sabo Preto Africano

Ao contrrio dos sabes comerciais, que so feitos de produtos qumicos sintticos, o ose dudu muito hidratante para a pele. Isso acontece porque feito de dend virgem e Manteiga de Karit. A receita bsica secular, das antigas tradies, tendo sido transmitida ao longo de geraes. feito de forma artesanal, no sendo encontrado em farmcias, somente em lojas especficas de produtos africanos, normalmente na forma bruta. O Sabo preto conhecido na frica Ocidental por vrios nomes, mas o mais comum Ose Dudu, que derivado do Anago ou lnguas iorub da Nigria, Benin e Togo. Significando, literalmente, sabo (ose) Preto (Dudu). Embora conhecido como "negro", o sabo preto Africano varia de um marrom claro ao preto profundo, dependendo dos ingredientes e modo de preparao. As cascas, folhas e vagens do cacau tambm so utilizadas para dar a cor caracterstica. O leo usado para fazer o sabo varia de regio para regio, e inclui leo de palma, leo de palmiste, leo de coco, manteiga de cacau e manteiga de karit. Qualquer combinao destes ingredientes possvel, e determinado como base. Alm disso, o cloreto de potssio, que usado para fazer sabo preto africano, pode ser derivado a partir das cinzas de vrias fontes vegetais, incluindo frutos do cacau, cascas de karit , folhas de bananeira e os subprodutos da produo de manteiga de karit. O cloreto de potssio utilizado provm das cinzas de folhas de bananeira, resduos de manteiga de karit e da casca de uma rvore local chamada Agow. A casca colhida de forma a no prejudicar a rvore. O processo de elaborao do sabo altamente sofisticado e exige a agitao das mos, por pelo menos um dia inteiro, e um estgio de maturao (cura), por duas semanas.

O sabo pode ser processado por fuso , em fogo direto, com uma pequena quantidade de gua. Durante esta fase de fuso, a textura do sabo se torna mais suave e h uma mudana de cor para um marrom chocolate. O sabo derretido ento prensado em blocos, que podem ser cortados em barras para facilidade de uso.

O sabo preto comumente feito pelas mos de mulheres das aldeias africanas, que fazem o sabo para si e para sustentar suas famlias. As mesmas mulheres que fazem sabo preto optam por usar apenas sabo preto em seus bebs, pois a pureza do sabo faz com que no resseque a pele. Na verdade, o sabo preto geralmente o nico sabo utilizado na maioria dos pases do oeste Africano. uma fonte natural de vitaminas A, E e ferro, ajudando a fortalecer a pele e cabelo. Por sculos, os ganenses e nigerianos tm usado sabo preto para ajudar a aliviar a oleosidade da pele, a psorase, a acne, as manchas claras e vrios outros problemas de pele. As mulheres africanas usam-no durante a gravidez, para mant-las sem estrias. Sua utilizao dentro do Culto Tradicional Yorub: Banhos de limpeza espiritual, Afox (encantamento usado em um chifre), bem como no preparo de outras Ogn (medicina/remdio/magia). As magias sero preparadas da seguinte forma: Atravs de uma consulta a If, o Sacerdote ir identificar as causas do transtorno, e sobre ela ir intervir com tratamentos que iro atuar a nvel espiritual e/ou biolgico.

Aps identificar quais elementos utilizar, como: ervas e/ou plantas especficas; cascas, rezina ou favas de rvores; Minerais; Fsseis, Pele e Sangue de animais; entre outros... Ele ir mistur-los a massa base do sabo e far, ento, um encantamento, utilizando palavras mgicas que daro poder ao sabo (Of), transformando-o assim num elemento mtico, com poderes de cura.

You might also like