You are on page 1of 3

A TEORIA ESTRUTURALISTA

A Teoria Estruturalista fundamenta-se na Teoria da Burocrtica tendo tambm uma leve aproximao Teoria das Relaes Humanas.

Sua origem por volta da dcada de 50 deu-se mediante a necessidade organizao como uma unidade social grande e complexa com o objetivo de promover integrao entre os grupos sociais. Decorrente do desdobramento dos autores voltados para a Teoria da Burocracia que tentaram conciliar as teses propostas pela Teoria Clssica e pela Teoria das Relaes Humanas.

O enfoque da teoria estruturalista na estrutura e ambiente, assim, de acordo com Chiavenato (2003), essa teoria trouxe uma importante ruptura com relao s anteriores. Ela mostra a organizao como sendo um sistema aberto que se relaciona com o ambiente e com outras organizaes. A Teoria Estruturalista baseia-se no conceito de estrutura, que um todo composto por partes que se inter-relacionam. Portanto, o todo maior do que a simples soma das partes. O que significa que os sistemas organizacionais no so a mera justaposio das partes, a sociedade maior, ou seja, a sociedade de organizaes, caracterizada pela interdependncia entre as organizaes

. O estruturalismo teve forte influncia nas cincias sociais, tais como: Filosofia, Psicologia, Antropologia, Matemtica e Lingstica, chegando at a teoria das organizaes.Essa teoria que se preocupa com o todo e com o relacionamento das partes na constituio do todo. A totalidade, a interdependncia das partes e o fato de que o todo maior do que a simples soma das partes so suas caractersticas bsicas.

Homem Organizacional

Enquanto a Teoria clssica caracteriza o homo economicus e a Teoria das relaes humanas "o homem social", a Teoria estruturalista focaliza o "homem organizacional", a pessoa que desempenha diferentes papis em vrias organizaes. Na sociedade de organizaes, moderna e industrializada, temos a figura do homem organizacional como aquele que participa de vrias organizaes. O homem moderno, ou seja, o homem organizacional, para ser bem-sucedido em todas as organizaes, precisa ter as seguintes caractersticas de personalidade: Flexibilidade, em face das constantes mudanas que ocorrem na vida moderna e da diversidade de papis desempenhados nas organizaes. Tolerncia s frustraes para evitar o desgaste emocional decorrente do conflito entre necessidades organizacionais e necessidades individuais, cuja mediao feita atravs de normas racionais, escritas e exaustivas. Capacidade de adiar as recompensas e poder de compensar o trabalho rotineiro na organizao em detrimento de preferncias pessoais. Permanente desejo de realizao para garantir cooperao e conformidade com as normas organizacionais para obter recompensas sociais e materiais. As organizaes sociais so conseqncias da necessidade que as pessoas tm de relacionar-se e juntar-se com outras a fim de poder realizar seus objetivos. Dentro da organizao social, as pessoas ocupam certos papis. Papel significa um conjunto de comportamentos requisitados para cada indivduo; a expectativa de desempenho por parte do grupo social e consequente internalizao dos valores e normas que o grupo, explcita ou implicitamente, prescreve para o indivduo. O papel prescrito para o indivduo reforado pela sua prpria motivao em desempenh-lo eficazmente. Cada pessoa pertence a vrios grupos e organizaes, e desempenha diversos papis, ocupa muitas posies e suporta grande nmero de normas e regras diferentes.

Resumo Crtico

Segundo Ferreira, A.; Reis, C.; Pereira, I. (2002), as crticas feitas ao Estruturalismo normalmente so respostas s crticas formuladas pelos prprios estruturalistas em relao outras teorias, principalmente Teoria das Relaes Humanas. Dentre as crticas recebidas, destacam-se as seguintes: Ampliao da abordagem: A Teoria Estruturalista ampliou o campo de viso da administrao que antes se limitava ao indivduo, na Teoria Clssica, e ao grupo, na Teoria das Relaes Humanas, e que agora abrange tambm a estrutura da organizao, considerando-a um sistema social que requer ateno em si mesmo. Ampliao do estudo para outros campos: A Teoria Estruturalista alargou tambm o campo de pesquisa da administrao, incluindo organizaes noindustriais e sem fins lucrativos em seus estudos. Convergncia de vrias teorias: Na viso de Chiavenato (2003), nota-se, no Estruturalismo, uma tentativa de integrao em ampliao nos conceitos das teorias que o antecederam, a saber: A Teoria Clssica, a Teoria das Relaes Humanas e a Teoria da Burocracia. Dupla tendncia terica: Ainda para Chiavenato (2003), alguns dos autores estruturalistas enfatizavam somente a estrutura e os aspectos que integravam a organizao, onde a mesma o objeto da anlise. Outros autores se atm aos aspectos como conflitos e divises na organizao. Diante da fragilidade e da insuficincia da Teoria Clssica e a de Relaes Humanas, estas criando um empecilho que a prpria Teoria da Burocracia no conseguiu transpor, os estruturalistas procuram ter em vista a estrutura formal, porm, integrando a uma abordagem mais humanstica. Consideramos, portanto, que ela uma sntese da Teoria Clssica (formal) e da Teoria das Relaes Humanas (informal), tentando integrar as duas, numa perspectiva crtica

You might also like