You are on page 1of 25

Objetiva

de aso

Estudo C

PROVA
N do Caderno
o

N de Inscrio
o

ASSINATURA DO CANDIDATO N do Documento


o

Nome do Candidato
Maro/2013

DEFENSORIA PBLICA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Concurso Pblico para provimento de cargos de

um alsaciano dizer que est indo para a Frana quando vai a Paris. Outra curiosidade diz respeito aos nomes dos alsacianos. A maioria adotou o nome prprio de origem francesa, mas possui sobrenome alemo. Por tudo isso, a Alscia possui hoje uma forte identidade cultural, s vezes francesa, s vezes alem, o que torna a visita a essa belssima regio, arduamente reconstruda depois da destruio da II Guerra, uma experincia extremamente rica e curiosa.
(Adaptado de http://gazetaweb.globo.com/gazetadealagoas, com acrscimo de trecho de Dorling Kindersley. Estradas da Frana. Publifolha, 2011, p.30)

1. No texto, (A) expem-se, primordialmente, caractersticas culturais, histricas e geogrficas da regio francesa da Alscia. (B) levantam-se hipteses plausveis sobre as razes que levaram os alemes a disputar a Segunda Guerra Mundial. (C) apresentam-se motivos que levaram o escritor Victor Hugo a retratar o rio que corre ao longo da Alscia. (D) demonstra-se que h srias disputas internas entre o centro financeiro, Paris, e a regio menos desenvolvida da Frana, a Alscia. (E) discute-se o atual conflito do povo alsaciano, cuja forte identidade cultural germnica os impede de se integrarem totalmente Frana. 2. ...Estrasburgo ao mesmo tempo romana e pag, francesa e catlica, alem e protestante. Na frase acima, as vrgulas separam (A) trs categorias distintas de adjetivos, enumerados aleatoriamente. (B) segmentos que se opem e se restringem, enfatizando os conflitos religiosos de Estrasburgo. (C) pares de caractersticas que acentuam a diversidade de Estrasburgo. (D) caractersticas de Estrasburgo, enumeradas de acordo com sua relevncia. (E) elementos organizados de modo hierrquico, do inferior ao superior.
_________________________________________________________

3. Em que pese a forte resistncia dos franceses, a influncia germnica impregnou a regio. O segmento grifado na frase acima pode ser corretamente substitudo por: (A) (B) (C) (D) (E) Embora. No obstante. Todavia. Enquanto. Ainda que.

_________________________________________________________

4. Substituindo-se o segmento grifado pelo que est entre parnteses, o verbo que poder manter-se corretamente no singular est em: (A) ...a lngua alem predominava ali. (as lnguas de origem germnica) (B) ...a Alscia mudou de nacionalidade cinco vezes... (os habitantes da Alscia) (C) Outra curiosidade diz respeito aos nomes dos alsacianos. (Outras curiosidades)

(D) O lugar funcionava como uma espcie de posto avanado do exrcito romano... (Os vilarejos da regio) (E) A maioria adotou o nome prprio de origem francesa ...(A maior parte dos habitantes da Alscia)
_________________________________________________________

5. O rio marca a fronteira entre a Floresta Negra, na Alemanha, e a Alscia, a menor regio da Frana. Transpondo-se a frase acima para a voz passiva, a forma verbal resultante ser: (A) marcaram-se. (B) foi marcada. (C) eram marcadas. (D) so marcadas. (E) marcada.
_________________________________________________________

6. O lugar funcionava como uma espcie de posto avanado do exrcito romano ... O verbo empregado nos mesmos tempo e modo que o grifado acima est em: (A) As razes da rea, porm, remontam ao perodo dos romanos. (B) A influncia germnica na cidade era to forte...

(C) ...o que contribuiu fortemente para a formao do dialeto alsaciano... (D) Entre si, os alsacianos adotam um dialeto de origem alem. (E) ...que os Teutes da Germnia invadissem a Glia (Frana).

Caderno de Prova V22, Tipo 001

www.pciconcursos.com.br
DPRSD-Ling.Port.-Rac.Log.Mat.-Leg.Institucional
4

3 7. ... a histria da Europa acompanha o Reno. O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima est empregado em: (A) As razes da rea [...] remontam ao perodo dos romanos. (B) De 1871 a 1945, a Alscia mudou de nacionalidade cinco vezes... (C) Estrasburgo, a bela capital da Alscia, fica s margens do rio Reno. (D) ...que os Teutes da Germnia invadissem a Glia (Frana). (E) O lugar funcionava como uma espcie de posto avanado do exrcito romano ...
_________________________________________________________

8. As razes da rea, porm, remontam ao perodo dos romanos. Respeitando-se a correo, a clareza e, em linhas gerais, o sentido original, a frase acima pode ser reescrita do seguinte modo: (A) Contudo, as origens da regio remontam poca dos romanos. (B) Contudo, para chegar as origens da regio recua-se a poca dos romanos.

(C) A regio, cuja origem, remonta contudo, at poca dos romanos. (D) As origens da regio, contudo, encontra-se na poca dos romanos. (E) Remonta-se, a poca dos romanos, contudo, para chegar s origens da regio.
_________________________________________________________

9. Preocupado com a crescente adoo da religio protestante trazida pelos alemes, o rei da Frana Luis XIV, o Rei Sol resolveu intervir em 1861 ... Os travesses acima isolam, no contexto, (A) (B) uma informao adicional. um resumo do que foi dito.

(C) uma ressalva. (D) (E) uma citao. um comentrio enftico, que relativiza o que foi dito.

_________________________________________________________

10. O lugar funcionava como uma espcie de posto avanado do exrcito romano, encarregado de evitar que os Teutes da Germnia invadissem a Glia (Frana). Atente para as seguintes afirmaes sobre a frase transcrita acima. I. Os parnteses isolam um esclarecimento relevante no contexto. II. Sem prejuzo para a correo, o segmento os Teutes da Germnia pode ser isolado por vrgulas. III. Respeitando-se a correo, o segmento grifado pode ser reescrito do seguinte modo: cuja funo era a de evitar. Est correto o que se afirma APENAS em (A) I. (B) I e II. (C) I e III. (D) III. (E) II e III. 11. Vencida na guerra de 1871 contra o Imprio Alemo, a Frana cedeu a Alscia ao Imprio Alemo, retomando a Alscia pouco depois, ao final da I Guerra Mundial. A Alscia permaneceu francesa at 1940, quando as foras do III Reich reconquistaram a Alscia. Os segmentos grifados podem ser corretamente substitudos, na ordem dada, por: (A) cedeu-lhe a Alscia a retomando reconquistaram-lhe (B) cedeu-no a Alscia retomando-lhe reconquistaram-lhe (C) o cedeu a Alscia retomando-na a reconquistaram (D) cedeu-lhe a Alscia retomando-a reconquistaram-na (E) cedeu-o a Alscia retomando-na reconquistaram-a
_________________________________________________________

Ateno: As questes de nmeros 12 a 14 referem-se ao texto abaixo.

E melhor se poderia dizer dos poetas o que disse dos ventos Machado de Assis: "A disperso no lhes tira a unidade, nem a inquietude a constncia.
(Mrio Quintana. Caderno H. Disponvel em: http://www.releituras.com/mquintana_cadernoh.asp)

12. (A) (B) (C) (D) (E) 13. (A) (B) (C) (D) (E)

O texto se desenvolve com base em uma censura a Machado de Assis. comparao entre poetas e ventos. relao de temporalidade entre passado e presente. relao de causa e consequncia. associao entre inquietude e constncia. O pronome grifado refere-se, no contexto, a Machado de Assis. inquietude e constncia. disperso. ventos. unidade.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

14. Considerando-se o contexto, o termo disperso pode adquirir o sentido de (A) (B) (C) (D) (E) desaprovao. resignao. contemplao. submisso. desateno.

_________________________________________________________

15. Um dos grandes poetas brasileiros, o escritor gacho Mrio Quintana ......, na dcada de 1940, uma indicao para a Academia Brasileira de Letras, que, no entanto, nunca se ....... Sobre isso ele ......, com seu famigerado sarcasmo, o Poeminha do Contra. Preenchem corretamente as lacunas do texto acima, na ordem dada: (A) (B) (C) (D) (E) recebia recebe recebeu recebeu recebera concretizaria - compusera concretiza - compunha concretizou - comps concretizava - compora concretizara - componha

Caderno de Prova V22, Tipo 001

www.pciconcursos.com.br
4
4

DPRSD-Ling.Port.-Rac.Log.Mat.-Leg.Institucional

Raciocnio Lgico-Matemtico 16. Em uma montadora, so pintados, a partir do incio de um turno de produo, 68 carros a cada hora, de acordo com a seguinte sequncia de cores: os 33 primeiros so pintados de prata, os 20 seguintes de preto, os prximos 8 de branco, os 5 seguintes de azul e os 2 ltimos de vermelho. A cada hora de funcionamento, essa sequncia se repete. Dessa forma, o 530
o

carro pintado em um turno de produo ter a cor (A) (B) (C) (D) (E) 17. prata. preta. branca. azul. vermelha. Considere um quadriculado 6 6.

Na figura, foi destacado um quadrado cujos lados tm a seguinte caracterstica: esto totalmente contidos em linhas que formam o quadriculado. O nmero total de quadrados cujos lados possuem essa mesma caracterstica igual a

(A) (B) (C) (D) (E)

36. 41. 62. 77. 91.

18. Ao ser questionado por seus alunos sobre a justia da avaliao final de seu curso, um professor fez a seguinte afirmao: No verdade que todos os alunos que estudaram foram reprovados. Considerando verdadeira a afirmao do professor, pode-se concluir que, necessariamente, (A) (B) (C) (D) (E) pelo menos um aluno que estudou no foi reprovado. todos os alunos que estudaram no foram reprovados. pelo menos um aluno que no estudou foi reprovado. todos os alunos que no estudaram foram reprovados. somente alunos que no estudaram foram reprovados.

19. Para produzir 60% de uma encomenda, os oito funcionrios de uma empresa gastaram um total de 63 horas. Como dois ficaram doentes, os outros seis funcionrios tero de produzir sozinhos os 40% restantes da encomenda. Considerando que todos eles trabalham no mesmo ritmo e executam as mesmas tarefas, pode-se estimar que o restante da encomenda ser produzido em (A) (B) (C) (D) (E) 42 horas. 56 horas. 60 horas. 70 horas. 84 horas.

Caderno de Prova V22, Tipo 001

www.pciconcursos.com.br
DPRSD-Ling.Port.-Rac.Log.Mat.-Leg.Institucional
4

5 20. 1
a

Na

fase de um campeonato, o percentual mdio de acerto de um jogador de basquete nos lances livres foi de 80%. At o final do terceiro quarto da primeira partida da 2
a

fase, esse jogador acertou 10 dos 14 lances livres que executou, resultando em aproximadamente 71% de acerto. No ltimo quarto, porm, o jogador se recuperou de modo que, ao final da partida, seu percentual de acerto de lances livres foi igual ao da 1
a

fase. Sabendo que ele no errou lances livres no ltimo quarto, pode-se concluir que, nesse perodo do jogo, ele executou e acertou exatamente (A) (B) (C) (D) (E) 6 lances livres. 7 lances livres. 5 lances livres. 9 lances livres. 8 lances livres.

Legislao Institucional 21. (A) (B) (C) (D) A funo estabelecida constitucionalmente Defensoria Pblica consiste em defender a ordem jurdica, o regime democrtico e os interesses sociais e individuais indisponveis. desempenhar as atividades de consultoria e assessoramento jurdico do Poder Executivo. promover a orientao jurdica e a defesa, em todos os graus, dos necessitados. fiscalizar as atividades desempenhadas pelo Poder Executivo e a implantao de polticas pblicas essenciais.

(E) 22.

elaborar projetos de lei voltados melhoria das condies de vida da populao carente e erradicao da pobreza. O Defensor Pblico-Geral do Estado exerce a chefia institucional e

(A) nomeado pelo Governador do Estado dentre os cinco Defensores Pblicos mais votados em eleio realizada atravs do voto secreto, plurinominal e facultativo dos membros da instituio. (B) (C) (D) deve integrar a classe especial da carreira de Defensor Pblico e ter mais de 35 anos de idade. exerce, isoladamente, o poder normativo no mbito da Defensoria Pblica do Estado. preside o Conselho Superior, sem direito a voto.

(E) profere decises nas sindicncias e processos administrativos disciplinares promovidos pela Corregedoria-Geral da Defensoria Pblica. 23. O Ouvidor-Geral da Defensoria Pblica do Estado do Rio Grande do Sul

(A) escolhido pelo Conselho Superior da Defensoria Pblica dentre Defensores Pblicos de classe especial da carreira, para mandato de dois anos, permitida uma reconduo. (B) exerce cargo em regime de dedicao parcial e mediante mandato de dois anos, vedada a reconduo.

(C) possui entre suas atribuies a propositura aos rgos de administrao superior da Defensoria Pblica de medidas para o aperfeioamento dos servios prestados. (D) no pode ser integrante de carreira jurdica de Estado e de Governo e nomeado pelo Governador do Estado para mandato de dois anos, vedada a reconduo. (E) integra, como membro nato, o Conselho Superior da Defensoria Pblica, com direito a voz e a voto.

Caderno de Prova V22, Tipo 001

www.pciconcursos.com.br
6
4

DPRSD-Ling.Port.-Rac.Log.Mat.-Leg.Institucional

Ateno: As questes de nmeros 24 a 28 referem-se Lei Complementar Federal n


o

80/94. 24. A Defensoria Pblica do Estado, ao abrir concurso pblico e prover os cargos de suas carreiras e dos servios auxiliares, est agindo em observncia (A) aos princpios institucionais da unidade e indivisibilidade. (B) (C) sua autonomia funcional e administrativa. sua competncia legislativa.

(D) aos princpios institucionais da unidade e inamovibilidade. (E) ao princpio da mxima efetividade dos direitos fundamentais.
_________________________________________________________

25. A assistncia jurdica integral e gratuita prestada pela Defensoria Pblica do Estado NO abrange (A) a atuao na esfera administrativa do Estado, em defesa dos interesses do assistido. (B) a atuao, como regra, em matrias de competncia da Justia Federal.

(C)

a tutela de interesses difusos e coletivos.

(D) a utilizao de mecanismos alternativos de soluo de conflitos, como a conciliao e a mediao. (E) o atendimento interdisciplinar.
_________________________________________________________

26. Em relao aos rgos que integram a Defensoria Pblica do Estado, correto afirmar que (A) a Corregedoria-Geral e a Ouvidoria-Geral so rgos auxiliares da Defensoria Pblica do Estado. (B) o Conselho Superior e os Ncleos Especializados da Defensoria Pblica so rgos de administrao superior. (C) o Corregedor-Geral, enquanto rgo da administrao superior, substitui o Defensor Pblico-Geral nas suas frias, ausncias e impedimentos. (D) a Defensoria Pblica-Geral e a Ouvidoria-Geral so rgos de administrao superior. (E) a Subdefensoria Pblica-Geral e a Corregedoria-Geral so rgos de administrao superior.
_________________________________________________________

27. Em relao Corregedoria-Geral da Defensoria Pblica do Estado, correto afirmar que (A) o Corregedor-Geral nomeado pelo Governador do Estado, em razo da independncia necessria para desempenhar suas funes de fiscalizao e orientao. (B) possui competncia para decidir acerca da exonerao de membro ou servidor da Defensoria Pblica do Estado. (C) tem a atribuio de rever as decises dos Defensores Pblicos em caso de recusa de atuao, podendo designar outro Defensor para prosseguir no atendimento do assistido. (D) possui a atribuio de baixar normas visando regularidade e ao aperfeioamento das atividades da Defensoria Pblica, resguardada a independncia funcional de seus membros. (E) deve encaminhar, Ouvidoria-Geral da Defensoria Pblica, cpia das representaes recebidas contra membros e servidores da instituio. 28. A atuao da Defensoria Pblica do Estado, por seus Ncleos ou Ncleos Especializados, deve dar prioridade (A) s cidades mais distantes da Capital e que no sejam sede de comarca do Poder Judicirio. (B) (C) (D) atuao em demandas coletivas. atuao na esfera administrativa. s cidades com maior nmero de habitantes.

(E) s regies com maiores ndices de excluso social e adensamento populacional.


_________________________________________________________

29. O estgio probatrio do servidor da Defensoria Pblica do Estado do Rio Grande do Sul, nos termos da Lei Complementar Estadual n
o

13.821/11, tem como caracterstica (A) a durao pelo perodo de dois anos, durante o qual

o servidor ser submetido avaliao psicolgica e psiquitrica. (B) a no suspenso da contagem do perodo de estgio durante as licenas e afastamentos no previstos constitucionalmente. (C) a submisso do servidor avaliao especial de desempenho, como condio obrigatria para aquisio da estabilidade. (D) a durao pelo perodo de trs anos e a exigncia, como condio para aquisio da estabilidade, apenas do no cometimento de falta funcional grave. (E) a sua previso tanto para os cargos de provimento efetivo, quanto para os cargos comissionados.
_________________________________________________________

30.
o

De acordo com a Lei Complementar Estadual n

13.484/10, que regulamenta a composio do Conselho Superior da Defensoria Pblica do Estado do Rio Grande do Sul, sua formao contempla (A) quatro membros natos, entre os quais o Defensor Pblico-Geral e o Corregedor-Geral. (B) como membros eleitos, o Corregedor-Geral e o Ouvidor-Geral. (C) a igualdade entre o nmero de membros natos e eleitos. (D) quatro membros eleitos e cinco membros natos.

(E) seis membros natos, entre os quais o Defensor Pblico-Geral e o Corregedor-Geral.

Caderno de Prova V22, Tipo 001

www.pciconcursos.com.br
DPRSD-Tc.Apoio Espec.-Informtica-V22

CONHECIMENTOS ESPECFICOS 31. O

a unidade bsica de armazenamento nos computadores. Por conveno, um

II

composto por 8

III

A maioria dos computadores no tem instrues para mover um

IV

e sim para mover um

A unidade de armazenamento original de uma determinada arquitetura de computador chamada de

VI
. As lacunas I, II, III, IV, V e VI so correta e respectivamente preenchidas por (A) I-byte II-byte III-bits IV-byte V-bit VI-RAM. (B) I-HD II-HD III-TBytes - IV-operando - V-operador VI-ULA. (C) I-bit II-byte III-bits IV-bit V-byte VI-palavra. (D) I-drive II-HD III-cilindros - IV-dado V-registro VI-RAM. (E) I-barramento - II-barramento - III-linhas - IV-byte V-conjunto de bytes - VI-palavra.

32. Um servidor pblico que atua na rea de informtica da Defensoria Pblica decidiu levar um bolo para celebrar seu aniversrio. Para surpresa de seus colegas de outras reas, sua idade estava assim representada em cima do bolo 101111 Ao ser questionado sobre o que estes zeros e uns significavam, o servidor respondeu: (A) (B) (C) (D) (E) Estou fazendo 48 anos hoje e minha idade est em binrio. Minha idade muito especial ento eu representei o ano em que nasci (1965) na base 8. Amigos, basta fazer os clculos, pois minha idade 50 anos e est codificada em ASCii. Eu estou fazendo hoje 64 anos, por isso precisei de 6 bits para representar minha idade em binrio. Estou fazendo hoje 2F anos em hexadecimal e minha idade est em binrio.

33. Um dos aspectos mais importantes dos sistemas operacionais a capacidade de realizar multiprogramao. Sobre este assunto, INCORRETO afirmar: (A) A multiprogramao aumenta a utilizao da CPU organizando os jobs (cdigo e dados) prontos para serem executados, de modo que a CPU tenha sempre um deles para executar, no ficando ociosa. (B) Em sistemas de tempo compartilhado, a CPU executa mltiplos jobs alternando-se entre eles, mas as mudanas ocorrem com tanta frequncia que os usurios ficam impedidos de interagir com os programas enquanto esto sendo executados. (C) O SO mantm vrios jobs na memria simultaneamente; como a memria costuma ser pequena para acomodar todos os jobs, estes so mantidos inicialmente em disco na fila de jobs, que composta por jobs que aguardam alocao na memria principal. (D) A multiprogramao pode ser comparada ao trabalho de um advogado: ele trabalha para vrios clientes; enquanto um caso est aguardando julgamento ou esperando documentos, ele pode trabalhar em outro caso. (E) O tempo compartilhado (ou multitarefa) uma extenso lgica da multiprogramao. Apenas um pequeno tempo de CPU dado a cada usurio, de forma que ele tem a impresso de que todo o sistema de computao est dedicado exclusivamente ao seu programa. 34. Muitos sistemas utilizam um processador nico e quase todos os sistemas computacionais tambm possuem processadores de uso especfico. Sobre processadores especficos, considere

I. O microprocessador de um controlador de disco recebe uma sequncia de solicitaes da CPU principal e implementa sua prpria fila no disco e seu prprio algoritmo de escalonamento. II. Os microcomputadores contm um microprocessador no teclado para converter os toques em cdigos a serem enviados CPU principal. III. Diversos sistemas utilizam processadores de uso especfico como componentes de baixo-nvel embutidos no hardware.

Est correto o que consta em

III, apenas. I e II, apenas. II e III, apenas. I, II e III. I, apenas. Caderno de Prova V22, Tipo 001
(A) (B) (C) (D) (E)

www.pciconcursos.com.br
8 35.
DPRSD-Tc.Apoio Espec.-Informtica-V22

O nmero resultante da soma dos nmeros em hexadecimal

1A5 + 1B e sua converso para a base 2 e a base 10 so, respectivamente (A)


16 2

1C0

= 111000000 e 448
10

(B)
16
2

1BF

= 110111111 e 447
10

(C)
16 2

1A51B

= 11010010100011011 e 74678
10

(D)
16 2

1CF

= 111001111 e 463
10

(E)
16 2

1BG

= 11100011111 e 1447
10

36. O computador desktop de Luiza, uma servidora da Defensoria Pblica que da rea de Informtica, possui as configuraes mostradas abaixo. Sistema operacional Microsoft Windows XP Professional verso 2002 Intel Core 2 Duo 2.8 GHz 2,99 GB de RAM Apesar da quantidade de memria RAM e do processador de 2.8 GHz, a mquina estava muito lenta, demorando demais para fazer o boot do Windows XP. Luiza observou que havia um excesso de aplicativos que eram acionados no boot, muitos deles desnecessrios. Para desativar estes aplicativos, Luiza (A) clicou em Iniciar, depois em Executar; na janela aberta ela digitou regedit, clicou em OK; na aba Inicializar da janela Editor do Registro, desmarcou os aplicativos indesejados. (B) teclou <Ctrl>+<Alt>+<Delete> ao mesmo tempo; na aba Aplicativos da janela Gerenciador de tarefas do Windows, cancelou todos os aplicativos indesejados. (C) teclou <Ctrl>+<Alt>+<Delete> ao mesmo tempo; na aba Processos da janela Gerenciador de tarefas do Windows, desmarcou os aplicativos indesejados.

(D) clicou em Iniciar, depois em Executar; na janela aberta ela digitou msconfig, clicou em OK; na aba Inicializar da janela Utilitrio de configurao do sistema, desmarcou os aplicativos indesejados. (E) clicou em Iniciar, depois em Executar; na janela aberta ela digitou cmd, clicou em OK; na janela aberta digitou msconfig seguido dos nomes dos aplicativos indesejados para desativ-los. 37.
mkdir

A associao correta dos comandos Linux com suas funes e/ou resultados est expressa em
rmdir find . -name tel find / -name tel

(A)
Remove um diretrio se estiver vazio Cria um novo diretrio Procura o arquivo tel comemeando na raiz do diretrio . Procura o arquivo tel comeando no diretrio corrente /

(B)
Cria um novo diretrio Remove um diretrio se estiver vazio Procura o arquivo tel comeando no diretrio corrente . Procura o arquivo tel comeando na raiz do diretrio (C) Cria um diretrio Remove um diretrio existente Cria o diretrio tel abaixo do diretrio corrente Cria o diretrio tel abaixo da raiz do diretrio

(D)
Remove um diretrio existente Cria um diretrio Cria o diretrio tel abaixo da raiz do diretrio Cria o diretrio tel abaixo do diretrio corrente

(E)
Aplica a diretiva make no diretrio corrente Renomeia um diretrio Lista todos os arquivos do diretrio tel Lista todos os diretrios presentes no diretrio tel

Caderno de Prova V22, Tipo 001

www.pciconcursos.com.br
DPRSD-Tc.Apoio Espec.-Informtica-V22

38. Em ...... , as informaes transferidas so um fluxo de dados de um servidor. O decodificador um player dedicado ou um plugin que funciona como parte de um navegador da web. O servidor, o fluxo de informaes e o decodificador trabalham juntos para permitir que as pessoas assistam s transmisses. Preenche corretamente a lacuna: (A) (B) (C) (D) (E) streaming de udio e vdeo broadcasting processamento de imagens de TV transmisso de programas de TV radiodifuso

39. Quando Roberta navega na Internet, por exemplo, para acessar o site www.hsw.com.br, uma srie de aes acontecem. Primeiro, Roberta abre o navegador e conecta-se ao web site. Depois, 1. o pedido geralmente ir para o servidor web do site desejado. Esse servidor vai responder enviando a pgina requisitada em uma srie de pacotes. Cada pacote viaja pela Internet. 2. o computador de Roberta envia uma requisio eletrnica pela conexo de Internet para o provedor de acesso. O provedor faz o roteamento do pedido para um servidor. O pedido vai atingir um servidor de nome de domnio (DNS). 3. quando os pacotes chegam at Roberta, o dispositivo os arranja de acordo com as regras dos protocolos. como colocar juntas as peas de um quebra-cabeas. O resultado que Roberta acessa a pgina do site procurado. 4. esse servidor vai procurar por um nome de domnio que case com o nome de domnio que Roberta digitou no campo de endereo do navegador dela (www.hsw.com.br). Se o servidor encontrar um par, ele vai redirecionar o pedido ao endereo IP

apropriado. Se ele no encontrar um par, ele enviar o pedido a um nvel mais alto da cadeia para um servidor que tenha mais informao. 5. os pacotes no tomam necessariamente o mesmo caminho eles viajam geralmente pelo caminho com menos resistncia. Como os pacotes podem viajar por mltiplos caminhos para chegar ao seu destino, possvel a informao ser roteada em torno das reas congestionadas na Internet. A ordem correta das aes descritas de 1 a 5 est expressa em (A) (B) (C) (D) (E) 1 2 3 4 5. 5 4 3 2 1. 2 1 4 5 3. 1 3 5 2 4. 2 4 1 5 3.

40. Quando um usurio navega na internet e deseja buscar uma pgina web em um servidor, o browser envia ao servidor um pacote que contm uma requisio GET usando um determinado protocolo. O servidor processa essa requisio e retorna a pgina solicitada. O protocolo referenciado no texto : (A) (B) (C) (D) (E) 41. TCP. IP. HTTP. Telnet. SMTP. Navegando na internet, Ana se deparou com o seguinte artigo

As ferramentas de busca usam programas de software chamados ...... que automaticamente seguem hiperlinks de um documento ao prximo em toda a web. Quando este programa descobre uma nova pgina, manda a informao de volta ao site principal para inclu-la. O Google uma das ferramentas de busca mais famosas. Uma pessoa tambm pode encontrar ferramentas de busca especficas na web, as quais cobrem tipos particulares de informao ou focam em uma audincia especial, como o www.yahooligans.com, para crianas. Preenche corretamente a lacuna: (A) (B) (C) (D) (E) robs, spiders ou crawlers spywares ou espies cookies botnets screenloggers

Caderno de Prova V22, Tipo 001

www.pciconcursos.com.br
10 42.
DPRSD-Tc.Apoio Espec.-Informtica-V22

Considere as seguintes situaes:

1. Carla est trabalhando na Defensoria Pblica e precisa de um documento importante salvo no computador da casa dela. 2. Carla saiu de casa e deixou o computador de casa ligado e quer deslig-lo mesmo j estando no trabalho. 3. Carla est preocupada com o que o seu filho possa estar fazendo em casa e quer, do local de trabalho, monitorar os acessos (na internet), que esto sendo feitos, em casa, pelo filho. correto afirmar que (A) possvel acessar o computador remotamente usando a internet 2.0, desde que seja utilizado um modem especfico para a criptografia dos cdigos de acesso. (B) no possvel fazer o acesso remoto ao computador de casa estando no local de trabalho.

(C) Carla pode instalar uma ferramenta de acesso remoto no computador de casa e criar um cdigo de acesso para que possa acess-lo pela internet de seu local de trabalho. (D) as ferramentas de acesso remoto a um computador funcionam apenas em redes privadas, como uma intranet, protegidas por firewall. (E) mesmo instalando uma ferramenta de acesso remoto no computador de casa, seria necessrio que os dados desse computador estivessem nas nuvens, configurando uma soluo de cloud computing. 43. Sobre as definies de ferramentas utilizadas para comunicao na internet, considere:

I. O correio eletrnico prov uma forma eletrnica de enviar e receber mensagens e arquivos (anexados) assincronamente. Por ser assncrona, esta ferramenta tem a grande vantagem de que cada um pode enviar ou receber suas mensagens de

acordo com sua disponibilidade de tempo.

II. O Newsgroup (usenet) permite a comunicao sncrona em modo texto entre vrios participantes atravs de uma janela comum na qual tudo o que escrito por cada participante pode ser lido imediatamente por todos os outros. A vantagem que permite uma discusso interativa e dinmica, aproximando-se mais das discusses realizadas presencialmente. A desvantagem que todos os participantes devem estar conectados ao mesmo tempo e no mesmo horrio. III. O Internet Relay Chat uma ferramenta assncrona usada principalmente para compartilhar informaes em modo texto entre um grupo de pessoas. Organiza as mensagens de forma hierrquica, de tal forma que mais fcil visualizar quais mensagens pertencem ao mesmo tpico.
Est correto o que consta em (A) (B) (C) (D) (E) 44.

I e II, apenas. III, apenas. I, II e III. II e III, apenas. I, apenas.


A

...... I
uma rede privada que se baseia nos servios oferecidos pela famlia de protocolos II , porm seus servios so somente acessveis atravs do acesso a esta rede privada. Conexes com a internet podem ter um custo mais baixo do que links dedicados, principalmente quando as distncias so grandes. Esse tem sido o motivo pelo qual as empresas cada vez mais utilizam a infraestrutura da internet para conectar a sua rede privada, criando uma

...... II I
. Esta conexo deve ser criptografada para garantir a integridade dos dados. Preenche corretamente as lacunas I, II e III: (A) I-intranet II-VPN - III-TCP/IP (B) I-intranet II-TCP/IP - III-VPN (C) I-extranet II-TCP/IP - III-VPN (D) I-rede wireless - II-TCP/IP - III-intranet (E) I-VPN II-ipv6 - III-intranet

Caderno de Prova V22, Tipo 001

www.pciconcursos.com.br
DPRSD-Tc.Apoio Espec.-Informtica-V22

11

45. (A) (B) (C) (D) (E)

A Intel tradicionalmente divide a famlia de processadores Core em trs segmentos, em uma destas divises esto o Core Duo 2, Core Duo 3 e Core Duo 4. Core 2 Quad, Core 5 Quad e Core Extreme. Pentium Dual Core I, Pentium Dual Core III e Pentium Dual Core IV. Core i3, Core i5 e Core i7. Celeron 3 Core, Celeron 5 Core e Celeron 7 Core.

46. Os equipamentos ativos, em uma rede local, so os responsveis pela gerao e pelo transporte da informao entre os equipamentos de uma rede. Um desses equipamentos analisa o endereo fsico (MAC Address) dos quadros e, baseando-se em uma tabela, decide para qual porta chavear o quadro Ethernet. Com isso, em vez de replicar os quadros recebidos para todas as suas portas, envia o quadro somente para a porta na qual o computador ligado possua o endereo correspondente ao solicitado. Por no enviar seus dados a todos os computadores ligados a ele, permite um aumento de desempenho da rede, evitando colises. Apesar disso, no tem a capacidade de escolher o melhor caminho que um determinado pacote de dados deve seguir para chegar a seu destino. O equipamento descrito no texto o (A) HUB.

(B) (C) (D) (E)

repetidor. patch panel. roteador. switch.

47. O padro Ethernet representado em nossas redes locais com conectividade por fios pela placa de rede, que pode ser adquirida de vrios fornecedores que utilizam esse padro. Aps o padro Ethernet ter sido concebido na dcada de 1970 ele foi regulamentado e publicado pelo Institute of Electrical and Electronic Engineers como padro IEEE (A) (B) (C) (D) (E) 802.15 802.11 802.5 802.3 802.8

48. Quanto aos modos de transmisso de dados em redes Ethernet, existem trs formas possveis de transmisso de dados, ou seja, formas de utilizao do meio fsico: simplex, half-duplex e full-duplex. Sobre essas formas de transmisso correto afirmar que o modo (A) simplex transmite a informao nos dois sentidos, porm, no simultaneamente, como ocorre em um walk-talk.

(B) half-duplex transmite a informao nos dois sentidos simultaneamente, porm, mais lento que o modo de transmisso full-duplex. (C) full-duplex exige que a rede utilize um HUB como concentrador central, pelo fato de poder operar em ambas as direes. (D) full-duplex permite a comunicao simultnea entre duas estaes, entretanto, o enlace deve ser ponto a ponto utilizando determinados meios, como o par tranado ou a fibra tica. (E) full-duplex est especificado no suplemento IEEE 802.11c do padro Ethernet.

Caderno de Prova V22, Tipo 001

www.pciconcursos.com.br
12 49.
DPRSD-Tc.Apoio Espec.-Informtica-V22

Sobre os padres para redes locais Fast Ethernet e Gigabit Ethernet correto afirmar:

(A) O Fast Ethernet pode oferecer transmisso de dados a 200 Mbps quando configurado com placas operando no modo full-duplex, ou seja, pode oferecer a capacidade de aumentar bastante o desempenho da rede. (B) O padro Fast Ethernet mais rpido que o padro Ethernet, porm, s pode ser utilizado em redes configuradas com modo de transmisso full-duplex. (C) O padro Gigabit Ethernet segue o padro Ethernet com deteco de coliso, regras de repetidores e aceita apenas o modo de transmisso full-duplex. (D) A utilizao da transmisso full-duplex no Gigabit Ethernet aumenta a banda de transmisso de 1 Gbps para 4 Gbps.

(E) A principal vantagem do padro Gigabit Ethernet que ele possui QoS (qualidade de servio) e, por isso, monta um esquema de prioridades, formando uma fila de dados a serem enviados e recebidos, deixando na frente da fila os dados definidos como prioritrios. 50. Atualmente, existem cabos par tranado das Categorias 1 at 7. correto afirmar que os de categoria

(A) 5e suportam at 500 MHz e podem ter at 55 metros no caso da rede ser de 10 Gbps, caso contrrio podem ter at 100 metros. (B) (C) 6 suportam frequncias de at 900 MHz, que foi o valor definido em uma especificao preliminar do 10 GBASE-T. 6 s podem ser usados no padro Gigabit Ethernet, e tem o alcance de transmisso de apenas 50 metros.

(D) 5e suportam frequncias de at 100 MHz e so o requisito mnimo para redes 1000 BASE-T que o padro de rede de 1000 megabits usados atualmente. (E) 51. 6 apresentam melhores caractersticas de transmisso para o parmetro atenuao em relao queles de Categoria 5e. O TCP/IP um conjunto de protocolos de comunicao entre computadores em rede. Esse modelo possui quatro camadas,

dentre elas, as camadas de rede (ou inter-redes), de transporte e de aplicao. Em cada camada atuam um conjunto de protocolos. A relao correta entre alguns dos protocolos e as respectivas camadas apresentada em
Camada de Rede Camada de Transporte Camada de Aplicao

(A)
IP

(B) (C) (D) (E)

IMAP e POP3 TCP e PPP IP TCP Telnet

UDP, FTP, SMTP e HTTP UDP e DNS FTP, SMTP e HTTP TCP e UDP Telnet, FTP e SMTP PPP e Telnet FTP, SMTP, HTTP e UDP IMAP e UDP FTP, SMTP e HTTP

52. As redes sem fio 802.11 podem apresentar-se fisicamente de modos diferentes. Um desses modos permite formar redes simples, em que as comunicaes so estabelecidas entre mltiplas estaes de trabalho em uma rea de cobertura, sem o uso de um ponto de acesso a um servidor. Assim como possvel ligar computadores diretamente usando duas placas Ethernet e um cabo cross-over (sem usar um HUB, switch ou roteador), tambm possvel criar uma rede wireless entre vrios computadores sem usar um ponto de acesso. Para isso basta configurar ambas as placas wireless para operar em modo (A) (B) (C) (D) (E) 53. (A) (B) CSMA/CA. ad-hoc. estrela. rvore. cliente/servidor. As fibras ticas esto classificadas em dois tipos: fibra multimodo e fibra monomodo. Em linhas gerais as fibras monomodo tm capacidade de transmisso da ordem de 100 Mbps a uma distncia por volta de 10 Km. so mais utilizadas para aplicaes de redes de longa distncia (WAN).

(C) so fibras que possuem vrios modos de propagao, o que faz com que os raios de luz percorram por diversos caminhos o interior da fibra. (D) so mais grossas quando comparadas s fibras multimodo, o que faz com que a luz seja refletida na parede da fibra e assim chegue ao destino de forma duplicada. (E) possuem caractersticas inferiores s multimodos, principalmente no que diz respeito banda passante, mais estreita, o que diminui a capacidade de transmisso.

Caderno de Prova V22, Tipo 001

www.pciconcursos.com.br
DPRSD-Tc.Apoio Espec.-Informtica-V22

13

54.

Com relao segurana das informaes contidas nos computadores, considere:

I. Para manter os programas instalados livres de vulnerabilidades, basta que sejam aplicadas todas as atualizaes disponveis (patches, hot fixes ou service packs). II. O uso de mecanismos de proteo, como programas antimalware e firewall pode contribuir para que o computador no seja infectado/invadido, mas no pode restringir a participao do computador em atividades maliciosas. III. Alguns mecanismos, como os programas antimalware, protegem o computador contra ameaas j conhecidas e tambm contra ameaas novas e ainda no detectadas, porm, adotar uma postura preventiva a medidas de segurana mais eficaz. IV. Discos de recuperao so teis em caso de emergncia, como atualizaes malsucedidas ou desligamentos abruptos que tenham corrompido arquivos essenciais ao funcionamento do sistema. Esses discos podem ser criados por meio de opes do sistema operacional.
Est correto o que consta em (A) (B) (C) (D) (E) 55.

I, II, III e IV. II e IV, apenas. IV, apenas. I, III e IV, apenas. I, II e III, apenas.
Sobre a Poltica de Segurana da Informao de uma organizao correto afirmar:

(A) Pode conter outras polticas especficas, como poltica de senhas, poltica de backup, poltica de privacidade, poltica de confidencialidade e poltica de uso aceitvel. (B) Se desrespeitada, pode ser considerada como um incidente de segurana, porm, como no existe legislao especifica para esses casos, no pode ser motivo para o encerramento de contrato (de trabalho, de prestao de servios etc.). (C) Cpia e distribuio no autorizada de material protegido por direitos autorais, apesar de moralmente ilegal, no pode ser considerada uma situao de uso abusivo na organizao (previsto na poltica de segurana). (D) Apesar de importante, no considerada um mecanismo de segurana para as instituies, pois apesar de deixar claro o comportamento esperado de cada um, no pode ocasionar a punio de atos de mau comportamento (que estejam previstos na poltica) com o rompimento de contrato de trabalho. (E) Define os direitos e as responsabilidades de cada um em relao segurana dos recursos computacionais que utiliza, mas no define as penalidades s quais est sujeito, caso no a cumpra. 56. um sistema de armazenamento composto por vrios discos rgidos, interligados entre si de vrias formas distintas, com o objetivo final de aumentar a segurana, atravs da tolerncia a falhas, e de melhorar o desempenho. constitudo por dois ou mais discos rgidos, interligados entre si. Por exemplo, em um dos casos, um disco pode ser um espelho do outro, ou seja, a informao assim que gravada replicada em ambos os discos. No caso de falha em um dos discos rgidos, os dados podem ser recuperados, pois esto guardados no segundo disco. O sistema de armazenamento citado denominado (A) (B) (C) (D) (E) 57. (A) Array of Independent Hard Drives. Recovery Interface of Disks. Network-Attached Storage. Redundant Array of Independent Disks. Hard Drives Data Recovery. Com relao organizao e gerenciamento de arquivos e pastas no ambiente Windows 7, correto afirmar: O nome de uma pasta pode conter qualquer caractere, exceto espaos.

(B) Se um arquivo for compartilhado com permisso de Leitura/Gravao, os destinatrios podero abrir ou modificar o arquivo, porm, no podero exclu-lo. (C) (D) Por padro, uma pasta excluda do HD ir para a lixeira, mesmo que possua mltiplos arquivos. Uma pasta compartilhada pode ser acessada, exclusivamente, por usurios do prprio computador.

(E) possvel organizar e classificar os arquivos ou pastas, porm, no possvel agrup-los em sees diferentes por propriedade.

Caderno de Prova V22, Tipo 001

www.pciconcursos.com.br
14 DPRSD-Tc.Apoio Espec.-Informtica-V22 Ateno: Para responder s questes de nmeros 58 e 59, considere a planilha abaixo, desenvolvida no Microsoft Excel 2010 em portugus.
A B 1 Aluno Nota3 Mdia 2 Maria Paula da Silva 3 Joo Pedro Teodoro 5,0 4 Marcos Siqueira 5,0 5 Andr Pereira Gomes C Nota1 3,0 3,0 7,0 9,0 8,0 D Nota2 4,0 7,0 3,0 8,0 E

6,0 6,0 6,0

5,0

8,5

58. Na clula E2 foi utilizada uma frmula para calcular a mdia entre as duas maiores notas dentre os valores contidos nas clulas B2, C2 e D2, sejam eles quais forem. Essa frmula foi arrastada para as clulas E3, E4 e E5 e a mdia entre as duas maiores notas das linhas 3, 4 e 5 foram automaticamente calculadas. A frmula correta que foi digitada na clula E2 (A) (B) (C) (D) (E) =SE(B2<C2;SE(B2<D2;(C2+D2)/2;SE(C2<D2;(B2+D2)/2;(B2+C2)/2));SE(C2>D2;(B2+C2)/2;(B2+D2)/2)) =MDIA(MXIMO(B2;C2;D2)) =SE(B2<C2;SE(B2<D2;(C2+D2)/2;SE(C2<D2;(B2+D2)/2;(B2+C2)/2))) =MDIA(MXIMO(B3;C3;D3),2) =SE(B2<C2&B2<D2;(C2+D2)/2;SE(C2<D2;(B2+D2)/2;(B2+C2)/2))

59. O grfico abaixo foi criado a partir da planilha apresentada com a utilizao da opo Pizza do grupo Grficos, presente na guia Inserir.

Mdia
Maria Paula da Silva Marcos Siqueira 6,0 5,0

Observando-se o grfico e a planilha e considerando que o ttulo Mdia no grfico apareceu automaticamente quando o grfico foi gerado, possvel concluir que as clulas selecionadas para gerar este grfico so (A) (B) (C) (D) (E) A1, A2 e A4; B1, B2 e B4; C1, C2 e C4; D1, D2 e D4; E1, E2 e E4. A1 A2, A3, A4 e A5; E1, E2, E3, E4 e E5. A2 e A4; E2 e E4. do intervalo de A1 at E5. A1, A2 e A4; E1, E2 e E4.

60. Paulo est escrevendo um livro utilizando o editor de textos Microsoft Word 2010 (em portugus) e deseja colocar legenda nas imagens e tabelas para, depois que terminar o texto do livro, gerar automaticamente, nas primeiras pginas, um ndice de imagens e tabelas. Para inserir a legenda em uma imagem Paulo deve

I. clicar com o boto direito do mouse sobre a imagem, selecionar a opo Inserir Legenda, selecionar o rtulo da legenda e a posio, completar a legenda com uma descrio da imagem e clicar no boto OK. II. selecionar a imagem, clicar na guia Referncias e na opo Inserir Legenda do grupo Legendas. Em seguida, deve selecionar o rtulo da legenda e a posio, completar a legenda com uma descrio da imagem e clicar no boto OK. III. dar um duplo clique na imagem, selecionar o rtulo da legenda e a posio, completar a legenda com uma descrio da imagem e clicar no boto OK.
Est correto o que consta em

I, II, III. I e II, apenas. II, III apenas. I e III apenas. III, apenas. Caderno de Prova V22, Tipo 001
(A) (B) (C) (D) (E)

www.pciconcursos.com.br
DPRSD-Tc.Apoio Espec.-Informtica-V22

15

ESTUDO DE CASO

QUESTO 1 Na empresa A, deseja-se instalar 4 computadores sendo um servidor e mais 3 desktops. O servidor ter duas placas de rede, sendo uma utilizada para conexo rede interna e a outra para conexo ao modem, que ser fornecido pela concessionria de telecomunicaes. O modem est conectado Internet via ADSL e possui uma porta LAN RJ 45 para a conexo com o servidor. Todos os computadores possuem porta RJ 45. O endereo IP escolhido para a rede local : 10.0.0.0 com mscara de rede /29 (255.255.255.248). No permitido utilizar outro endereo IP. O endereo IP da placa de rede do servidor ligada ao MODEM/Router 200.168.57.193. Todos os computadores estaro conectados atravs de cabos do tipo UTPs a um switch sem gerenciamento. a. Desenhe a topologia descrita utilizando a mscara de rede informada e enderece cada elemento e suas respectivas placas de rede.

Caderno de Prova V22, Tipo 001

www.pciconcursos.com.br
16 b. Determine os endereos de rede, hosts e broadcast da rede local.
DPRSD-Tc.Apoio Espec.-Informtica-V22

c. Na arquitetura descrita, descreva as atuaes que o servidor pode ter.

Caderno de Prova V22, Tipo 001

www.pciconcursos.com.br
DPRSD-Tc.Apoio Espec.-Informtica-V22

17

QUESTO 2 A rotina de Cludia, uma das tcnicas responsveis pelo suporte aos usurios de TI da Defensoria Pblica inclui atendimentos aos mais diversos problemas que podem acontecer nos PCs da instituio que funcionam com o sistema operacional Windows XP. Um exemplo de problema e sua soluo so mostrados abaixo. Cludia foi chamada por um usurio para instalar um aplicativo. Mas o HD da mquina dele est muito cheio e necessrio liberar espao. O Windows XP possui um utilitrio de compresso de arquivo que Cludia pode usar para compactar arquivos do disco rgido. Para comprimir um arquivo ou pasta Cludia deve seguir quais passos? 1. Clicar com o boto direito no arquivo ou na pasta. 2. Selecionar Enviar Para. 3. Clicar em Pasta compactada (zipada). Isso ir gerar uma pasta compactada, identificada por um cone de zper, que exibe o nome do arquivo que acabou de ser compactado. Tambm possvel fazer uma compresso desde o incio, da seguinte maneira: 1. Clicar com o boto direito na rea de trabalho. 2. Selecionar Novo. 3. Clicar em Pasta compactada (zipada). Isso ir gerar uma nova pasta compactada e arrasta-se os arquivos desejados para dentro dela. Considere, agora, duas outras situaes e explique o que fazer para resolver os problemas. Considere o padro de resposta do exemplo acima para responder as questes. a. Cludia foi chamada para solucionar o problema da mquina de um usurio, mas o mouse no est mais funcionando. Quais teclas do teclado Cludia pode usar para mover o cursor pela rea de trabalho do Windows XP? Caso seja necessrio desligar o computador para solucionar o problema do mouse, descreva os passos necessrios para isso.

Caderno de Prova V22, Tipo 001

www.pciconcursos.com.br
18
DPRSD-Tc.Apoio Espec.-Informtica-V22

b. O Windows XP utiliza o arquivo Boot.ini para determinar as opes do sistema operacional a serem exibidas durante o processo de inicializao (boot). O Boot.ini definido com os atributos ocultos e de arquivos de sistema marcados, por padro, como so-

mente leitura. Cludia precisa editar este arquivo, mas esqueceu de remover o atributo de somente leitura. Cite a ferramenta de linha de comando que Cludia deve usar para editar rapidamente o seu arquivo Boot.ini e quais os passos para acess-la. Cite pelo menos 3 atributos que so apresentados ao chamar esta ferramenta com a opo \?.

Caderno de Prova V22, Tipo 001

www.pciconcursos.com.br

You might also like