You are on page 1of 38

DISCIPLINA: GESTO DO CONHECIMENTO E DA INOVAO

Gesto do Inovao e Tecnologia aplicada Gesto do Conhecimento


Prof. Levi Corra Tancredo, Esp.

Plano de Ensino
Objetivo Capacitar os profissionais a identificar e planejar os processos sistematizados para gerenciar e criar inovaes nas organizaes. Ementa Gesto estratgica do conhecimento e da inteligncia; Tecnologia da Informao Aplicada Gesto do Conhecimento; Aprendizagem Organizacional; Gesto da Inovao.

Avaliao
Instrumento de Avaliao Trabalhos em grupo Indicadores Desenvolve processos de inovao e aprendizagem organizacional aplicveis a sua realidade profissional.

Cronograma*
20 e 21/09 - Gesto estratgica do conhecimento e Aprendizagem Organizacional 04 e 05/10 - Gesto da Inovao, Tecnologias Aplicadas Gesto do Conhecimento, Estudo de caso e Alinhamento com Projeto Integrador

* Essas datas podero sofrer modificaes sem prvio aviso.

Gesto da Inovao

"Todas as inovaes eficazes so surpreendentemente simples. Na verdade, maior elogio que uma inovao pode receber haver quem diga: isto bvio. Por que no pensei nisso antes?" Peter Drucker

Introduo
Antes de iniciarmos uma discusso sobre o tema, devemos conceituar o termo inovao. O que inovao ? De acordo com Freeman: Inovao o processo que inclui as atividades tcnicas de concepo, desenvolvimento e gesto que resulta na comercializao de novos (ou melhorados) produtos, ou na criao de novos (ou melhorados) processos.

Produtos ou Processos

Introduo
A inovao um processo to importante que pode definir o futuro de uma empresa, pessoa ou pas. Voc poderia citar 3 empresas que: Sejam exemplos de inovao; Praticamente desapareceram do mapa por falta de inovao?

Exemplos ?

Exemplos ?

Prottipo de Ipad em 2002 (Info exame)

Criatividade
Para criar a inovao as pessoas devem se desvincular do que certo! Sair do mundo em que fomos moldados e principalmente que abandonemos a zona de conforto. Porque as crianas aparecem como as mais criativas ?

"Ponto de ruptura e transformao" George Land

Criatividade
Empresas criativas so as que renem as contribuies de ampla variedade de pessoas e tornam a gesto eficiente da criatividade um aspecto corporativo essencial. Pontos Chaves: Multidiciplinaridade Motivao Liberdade

Criatividade (vantagens) *
Quais so as vantagens de incentivar a criatividade dentro da minha empresa?
Criar diferencial e inovao nos produtos e servios; Capacidade de adaptao ao mercado e a novos desafios; Maior disponibilidade e gosto pela partilha de conhecimento, ideias e experincias; Viso orientada para o futuro; Dinmica, movimento e interao; Inovao e aperfeioamento interno; Valorizao dos colaboradores; Ambiente positivo; Maior autonomia e responsabilidade dos colaboradores.
* Texto retirado do site: http://www.motivo.me/tag/ser-criativo/

Criatividade (cuidados) *
O que que no devo dizer a um colaborador antes de avaliar a sua ideia?
Sim, mas isso no vai funcionar.; Quais foram as empresas que j fizeram isso?; As tuas ideias j foram testadas no passado e at agora nenhum funcionou; Ningum vai aprovar essa ideia.; Os clientes vo estranhar a mudana.; Eu sou o dono, por isso quem manda sou eu!; Nem pensar nisso!; Sempre fizemos desta maneira, no podemos mudar.; Quem s tu para dizer que isto est mal!; As regras dizem que temos de fazer assim.
* Texto retirado do site: http://www.motivo.me/tag/ser-criativo/

Criatividade (avaliao) *
Como que avalio a ideia de um colaborar?
Porque que pensaste nesta soluo?; Qual a probabilidade de sucesso caso a ideia seja colocada em prtica?; Consideraste um plano B caso a ideia fracasse? Quais so as consequncias?; Quanto tempo demora a implementar a ideia?; Qual o retorno que a ideia nos vai trazer?; Temos os recursos suficientes para implementar a ideia?.

* Texto retirado do site: http://www.motivo.me/tag/ser-criativo/

Prtica
A criatividade essencial para que exista inovao dentro das empresas, mas por vezes um ponto chave que muitos empreendedores se esquecem de estimular e incentivar dentro das suas prprias empresas. Para seu grupo, qual a importncia do estmulo da criatividade em uma empresa ? Mtodo: Reflexo em grupo. Tempo: 30 min

Criatividade (despertar) *
Como que posso despertar a criatividade nos meus colaboradores?
Incentivar partilha e interajuda; Ser humildade com os meus colaboradores; Ouvir os meus colaboradores e dar liberdade para expressarem as suas ideias; Oferecer formao e recursos aos meus colaboradores; Aceitar as crticas e as sugestes dos meus colaboradores; Criar momentos de partilha de experincias e de brainstorming; Incentivar pesquisa, leitura e investigao; Dar tempo aos meus colaboradores para formular solues; Promover um ambiente positivo e de diverso responsvel; Realizar atividades exteriores com os meus colaboradores;
* Texto retirado do site: http://www.motivo.me/tag/ser-criativo/

Criatividade (despertar) *
Como que posso despertar a criatividade nos meus colaboradores?
Ser flexvel com os erros e as falhas dos meus colaboradores; No prejulgar os meus colabores e as suas ideias; No controlar e pressione constantemente os meus colaboradores; Desafiar os meus colaboradores a simplificar um processo, a encontrar as solues para um problema, a encontrar formas de reduzir custos ou a melhorar a qualidade de um produto; No ter hierarquias definidas dentro da minha empresa e trabalhar diretamente com todos os meus colaboradores; Valorizar o esprito de iniciativa; Pedir sempre aos meus colaboradores vrias ideias ou solues para resolver o mesmo desafio.
* Texto retirado do site: http://www.motivo.me/tag/ser-criativo/

Ecossistema da Inovao
Em um pequeno artigo o site iMaster apresenta sobre o quebra cabea da inovao.

http://imasters.com.br/artigo/24113/gerencia-de-ti/o-quebra-cabeca-da-inovacao/

Inovao
Criatividade essencial para que exista inovao, mas quais so as etapas para que a inovao vire produto ?

Etapas da inovao

Gesto da inovao
Foresight um processo sistemtico para ver o futuro a longo prazo da cincia, da tecnologia, da economia, do meio ambiente e da sociedade, identificando as tecnologias genricas emergentes e as reas estratgicas de pesquisa provveis para o campo econmico e para os benefcios sociais. Foresight denido como uma atividade que conjuga trs diferentes dimenses de um mesmo processo: Pensar o futuro; Debater o futuro; Modelar o futuro.

Prtica
Aps um debate em pequenos grupos, diga como o grupo acredita que o Foresight pode ser projetado? Mtodo: Reflexo em grupo. Tempo: 30 min

Gesto da inovao
A Gesto da Inovao o nico caminho para fechar efetivamente a lacuna entre as demandas dos consumidores e o mercado cada vez mais competitivo. Inovar sem aplicar gesto o mesmo que executar sem planejar. O ciclo de inovao, requer, para seu sucesso, um processo de gesto das aes e de aferio de resultados.

Gesto da inovao
As empresas que pensarem de forma inovadora, no Brasil, certamente deixaro as demais para trs, visto que mesmo sendo um pas criativo, nossa cultura ainda no est direcionada para a inovao plena.
Processos e Ferramentes Ambiente Propcio Funcionrios como motor gerador

Vamos discutir um exemplo ?

http://criatividadeaplicada.com/2008/03/17/os-9-principios-de-inovacao-do-google/

Caso de estudo: Google


1. Inovao e no a perfeio instantnea Trata-se de uma escolha difcil. Lanar um produto antes que ele esteja perfeito e ser o primeiro a comercializ-lo, ou gastar meses no seu aperfeioamento e se arriscar a um fracasso quando lanado no mercado? A Google optou por no esperar pela perfeio e lanar logo seus produtos. Usa as reaes do mercado para refinar seus produtos de acordo com as reais necessidades dos usurios.

Caso de estudo: Google


2. Idias vm de toda parte A Google espera que todos tenham idias: executivos, gerentes, empregados e usurios. A empresa mantm um frum interno permanente e encoraja os empregados a publicar novas idias e submet-las aos seus colegas para anlise e melhoria. As melhores idias so votadas e sobem para o topo da lista. Os comentrios dos colegas levam a novas e melhores idias.

Caso de estudo: Google


3. Licena para seguir seus sonhos Os engenheiros podem dedicar 20% do tempo em suas idias. Tm liberdade para escolher temas que os interessam e que julgam vir a ser valiosos para a empresa.

Caso de estudo: Google


4. Transforme os projetos, no os descarte Qualquer projeto que foi suficientemente bom para passar pelo processo de filtragem, mas que no foi aprovado pelos usurios, provavelmente tem uma semente ou algo interessante em algum ponto que possa ser aproveitado. A idia deve ser trabalhada e transformada em algo que o mercado deseja.

Caso de estudo: Google


5. Compartilhe informaes o mximo que puder Atravs da intranet, os empregados so informados do que est acontecendo com os negcios e o que importante. Alm disso, todos os empregados informam por e-mail o que fizeram na semana anterior. Estas informaes vo para uma pgina na intranet. Assim qualquer um tem acesso a quem est trabalhando em que, evitando duplicidades.

Caso de estudo: Google


6. O foco nos clientes, no no dinheiro A Google acredita que se concentrar nos clientes o dinheiro entra naturalmente. Se trabalhar em produtos que os usurios necessitam, eles pagaro por eles. 7. Os dados so apolticos As decises sobre projetos so tomadas com base em dados e no ditadas por preferncias ou gostos pessoais.

Caso de estudo: Google


8. Criatividade ama restries As pessoas pensam sobre a criatividade como uma coisa sem freios, mas a engenhosidade floresce em situaes de restries. Os engenheiros amam enfrentar desafios e resolver problemas difceis. 9. Recrute pessoas brilhantes Pessoas brilhantes estabelecem para si mesmos elevados padres de desempenho. Elas querem trabalhar em projetos importantes e criar grandes coisas para o mundo.

Prtica
Procure na internet sobre como funciona o processo de inovao em empresas que voc acredita serem referencia nesse assunto. Mtodo: Reflexo em grupo. Tempo: 30 min

Manual de OSLO
Em 1990 foi editada pela Organizao para a Cooperao e Desenvolvimento Econmico (OCDE)a primeira edital do Manual de Oslo (Proposta de Diretrizes para Coleta e Interpretao de Dados sobre Inovao Tecnolgica, que tem o objetivo de orientar e padronizar conceitos, metodologias e construo de estatsticas e indicadores de pesquisa de P&D de pases industrializados. No Brasil, a primeira traduo para o portugus foi produzida e divulgada para FINEP em meio eletrnico, em 2004.

Ranking de inovao

Ranking de inovao
Oscilao do Brasil: Em 2009 na 50 posio; em 2010 na 68 posio; em 2011 na 47 posio; em 2012 na 58 posio; em 2013 na 64 posio

Fonte: http://www.wipo. int/export/sites/www/freepublications/en/economics/gii/gii_20 13.pdf

Ranking de inovao
Critrios: ambientes polticos, regulatrios e empresariais; sofisticao do mercado; crdito, investimento e competitividade; pesquisa e capital humano ; educao e P&D; resultados de atividade criativa ; ativos intangveis, bens e servios criativos e criatividade online.

Fonte: http://www.inovacao.unicamp.br/destaques/brasil-perde-seis-posicoes-em-rankingmundial-de-inovacao-e-e-apenas-o-64

levi@prof.sc.senac.br ou levi@tancredo.com.br www.sc.senac.br

You might also like