You are on page 1of 11

Suspenso, Direo e Freios

Lista de Exerccios

AULA 01
1) O que seria o vcuo? a) Presena de ar. b) Ausncia de ar. c) Presena de lquido. d) Ausncia de lquido. e) Presso atmosfrica presente. 2) O que diz a lei de Pascal?

3) Por que devemos utilizar o fluido lquido para conseguir a multiplicao de fora?

4) Sabendo o funcionamento da prensa hidrulica. Qual o peso e deslocamento que podermos ter numa extremidade da prensa hidrulica com rea igual 10 cm. Onde, na extremidade oposta da prensa hidrulica possui uma rea 5 vezes menor, com uma fora de 10 kg e deslocamento de 20 cm?

5) Qual a funo da suspenso: a) Dar maior mobilidade ao veculo. b) Aumentar a potncia ao veculo. c) Oferecer maior conforto e estabilidade ao veculo. d) Todas esto corretas. e) Todas esto erradas. 6) Quais so os 03 tipos de suspenso utilizados nos veculos?

Suspenso, Direo e Freios

7) Assinale a alternativa CORRETA: a) Freqncia a quantidade de vezes que o amortecedor oscila depois de ser comprimido e liberado. b) O desgaste dos pneus no depende do estado da suspenso. c) O amortecedor quem empurra a mola. d) O desgaste dos pneus depende do estado da suspenso e do alinhamento. 8) Assinale a alternativa INCORRETA: a) Na suspenso independente as rodas tm os seus movimentos (oscilaes) de forma individual. b) Na suspenso dependente as oscilaes de uma roda so transferidas para a roda do lado oposto. c) Em um veculo podemos ter os dois tipos de suspenso (dependente e independente). d) As suspenses dianteiras normalmente adotam o sistema de suspenso dependente . 9) Descreva os componentes destacados na figura abaixo: 1 3 4 2 1 - ______________________________________ 2 - ______________________________________ 3 - ______________________________________ 5 4 - ______________________________________ 5 - ______________________________________ 6 6 - ______________________________________ 7 - ______________________________________ 7 8 8 - ______________________________________

10) Quais so os tipos mais comuns de suspenso existente? a) Com mola e sem mola. b) Dependente, Macpherson e traseira. c) Independente, Dependente e semi-independente. d) Balo de ar com mola. e) Mecnica e eletrnica. 11) O sistema de suspenso tem as seguintes funes: a) Sustentar o peso do veculo. b) Proporcionar mais conforto e segurana aos ocupantes do veculo. c) Absorver as vibraes decorrentes das irregularidades do piso. d) A, B e C esto corretas.

Suspenso, Direo e Freios

12) Quando testamos um amortecedor devemos observar: a) Compresso e dilatao. b) Compresso e distribuio de fora. c) leo interno do amortecedor. d) Distenso e dilatao. e) Distenso e compresso. 13) Qual a funo principal do amortecedor?

14) Quais so os dois componentes responsveis em permitir com que a torre da suspenso gire em ambos os lados? a) Bandeja e coxim da suspenso. b) Rolamento de apoio e barra de direo. c) Piv e rolamento de apoio. d) Ponteira e barra de direo. e) Manga de eixo e rolamento de apoio. 15) Qual componente responsvel em sustentar o peso do veculo? a) Amortecedor b) Pneus c) Quadro da suspenso d) Molas e) Bandeja 16) Quais so os trs tipos de molas mais utilizados nos sistemas de suspenso? a) Feixe de molas; barra de frico e mola helicoidal. b) Barra de toro, mola helicoidal e feixe de molas. c) Barra estabilizadora, barra de toro, feixe de molas. d) Barra de toro, feixe helicoidal e mola helicoidal. e) NDA. 17) Qual a funo da manga de eixo?

18) Qual componente responsvel em permitir a fixao do rolamento da roda, disco de freio e a ponta da junta homocintica? a) Cubo da roda b) Manga de eixo c) Piv d) Torre da suspenso

Suspenso, Direo e Freios e) Bandeja

19) funo da barra estabilizadora ____________ a tendncia de inclinao da carroaria durante as curvas, melhorando a _________________ do veculo. a) Diminuir eficincia b) Aumentar estabilidade c) Provocar confiana d) Criar - curva e) Diminuir - estabilidade 20) Durante um diagnstico de um veculo verifica-se que a sua altura em relao ao solo est muito abaixo do especificado. O tcnico (A) diz que os amortecedores cansados a causa mais provvel. O tcnico (B) diz que a causa mais provvel seriam as molas cansadas. Quem est certo? a) O tcnico A b) O tcnico B c) Os dois d) Nenhum dos dois. 21) Considerando uma suspenso Mcpherson, assinale alternativa correta: a) b) c) d) e) um tipo de suspenso semi-independente. O amortecedor parte da estrutura de fixao da suspenso ao monobloco. Este tipo de suspenso no admite ajuste de convergncia das rodas do veculo. Todas as alternativas esto corretas. Todas as alternativas esto incorretas.

Lista de Exerccios

AULA 02
01) Os sistemas de freios mais utilizados nos veculos leves so: a) Mecnicos e pneumticos. b) Mecnicos e hidrulicos. c) Hidrulicos e pneumticos. d) Hidro-vcuo e mecnico. e) NDA 02) No sistema de freio, qual a funo do fluido (leo)? a) Transmitir choque. b) Transmitir movimento. c) Transmitir e multiplicar fora. d) Transmitir energia mecnica. 03) Freio de estacionamento atua normalmente nas rodas: a) Traseiras b) Dianteiras c) Nas quatro rodas d) Todas as alternativas acima 10

Suspenso, Direo e Freios e) Nenhuma das alternativas acima esta correta

04) Cite os principais componentes do sistema de frenagem traseira atualmente utilizada?

05) Descreva os componentes destacados na figura abaixo: 1 - _________________________


1
10

2 - _________________________ 3 - _________________________
9

4 - _________________________ 5 - _________________________
2

6 - _________________________
3 8 4 5 6 7

7 - _________________________ 8 - _________________________ 9 - _________________________ 10 - _________________________

06) Qual a funo do cilindro mestre?

07) Qual a finalidade de empregarmos o servo-freio no sistema de frenagem do veculo?

08) A falta de vcuo no servo-freio pode ser percebida de que forma? a) Veculo sem controle direcional no momento da frenagem. b) Uma Sensao esponjosa no pedal de freio. c) Pedal de freio pesado. d) Veculo puxando para um dos lados. e) Todas esto corretas.

11

Suspenso, Direo e Freios

09) Um cliente reclama que ao acionar o pedal do freio a velocidade de 120 km/h sente uma trepidao no volante. O tcnico (A) diz que seria necessrio verificar se h empeno nos discos de freio antes de se substituir algum componente. O tcnico (B) diz que substituir as pastilhas e os discos seria a atitude mais correta. O tcnico (C) diz que o ideal seria fazer uma sangria no cilindro mestre e nas rodas para tentar resolver o problema. Quem est correto? a) O tcnico A b) O tcnico B c) O tcnico C d) A e B esto corretos e) B e C esto corretos 10) Durante o diagnstico de um veculo, percebe-se que pedal do freio continua duro mesmo com o motor em funcionamento. O tcnico (A) diz que um vazamento de fluido no cilindro mestre a causa mais provvel. O tcnico (B) diz que uma falha de vedao entre a tubulao do hidro-vcuo e o coletor de admisso pode ser a causa. O tcnico (C) diz que o diafragma do hidro-vcuo furado pode ser a causa. Quem est correto? a) O tcnico A b) O tcnico B c) O tcnico C d) Os tcnicos A e B e) Os tcnicos B e C 11) Assinale (V) verdadeiro ou (F) falso: ( ) Durante a frenagem brusca num veculo com ABS, o pedal de freio pode apresentar uma leve trepidao. ( ) O cilindro mestre dividido em dois estgios, um para alimentar as rodas dianteiras e outro para as rodas traseiras, alguns modelos no sentido cruzado (D/LD e T/LE / D/LE e T/LD). ( ) Aps qualquer servio no sistema hidrulico dos freios necessrio que se faa a sangria no sistema. ( ) Se o sistema de freios ABS apresentar alguma anomalia na parte eletrnica o veiculo ficar sem freios. ( ) Aps a substituio das pastilhas de freio necessrio que se faa a sangria no sistema. 12) Se o sistema de freio estiver com ar, o que devemos fazer: a) Colocar leo no sistema. b) Sangrar o ar existente no sistema. c) Colocar fludo de freio. d) Trocar a bomba de freio. e) Substituir o fluido de freio. 13) A seqncia correta para se fazer a sangria no sistema de freios: a) Dianteiro esquerdo / dianteiro direito / traseiro direito / traseiro esquerdo b) Traseiro esquerdo / dianteiro esquerdo / traseiro direito / dianteiro direito c) Traseiro direito / dianteiro esquerdo / traseiro esquerdo / dianteiro direito d) Traseiro esquerdo / dianteiro direito / dianteiro esquerdo / traseiro direito e) Traseiro direito / traseiro esquerdo / dianteiro direito / dianteiro esquerdo

12

Suspenso, Direo e Freios

14) O veculo com problemas de trepidao ao pisar no freio chega oficina. O mecnico A diz que a possvel causa pode ser resolvida realizando a sangria do sistema de freio; o mecnico B diz que a possvel soluo seria substituir o disco de freio; o mecnico C diz que a soluo e substituir o servofreio. a) Mecnico A e C esto certos b) Mecnico A e B esto certos c) Mecnico B e C esto certos d) Todos esto errados e) Todos esto certos 15) Quais das afirmaes abaixo no constitui um objetivo do sistema de freios anti-bloqueio (ABS)? a) Fornecer estabilidade direcional durante a travagem. b) Evitar o travamento das rodas em qualquer tipo de solo. c) Parar o veculo na menor distncia possvel. d) Manter o pedal de freio firme quando aplicado de forma bruta 16) Por que devemos ter no sistema de freio o corretor de frenagem? a) Porque devemos distribuir a maior parte da fora frenante para as rodas traseiras. b) Para evitar que as rodas traseiras travem antes das dianteiras durante ao dos freios. c) Porque a fora frenante para as rodas traseiras deve ser distribuda conforme a carga transportada no eixo traseiro. d) As respostas B e C esto corretas. e) As respostas A e C esto corretas.

Lista de Exerccios

AULA 03
01) Qual a finalidade do sistema de direo do veculo? a) Permitir com que o veculo mantenha-se centralizado na pista. b) Permitir a estabilidade da carroaria. c) Permitir ao motorista controle a direo do veculo. d) Permitir a movimentao da torre da suspenso. e) Auxiliar o motorista na direo do veculo. 02) Cite pelo menos 05 componentes do sistema de direo mecnica.

03) Os tipos de caixa de direo mais utilizados nos veculos so: a) Pinho e sem fim, setor e cremalheira. b) Setor e sem fim, pinho e cremalheira. c) Pinho e sem fim, setor e sem fim. d) A; B e C esto corretas. e) A; B e C esto incorretas. 13

Suspenso, Direo e Freios

04) Quanto ao acionamento as direes podem ser: a) Mecnicas, hidrulicas e pneumticas. b) Hidrulicas, pneumticas e mecnicas. c) Eltricas, mecnicas e hidrulicas. d) A; B e C esto corretas. e) A; B E C esto erradas. 05) Descreva os componentes destacados na figura abaixo: 1 - _________________________ 2 - _________________________ 3 - _________________________ 4 - _________________________ 5 - _________________________ 6 - _________________________ 7 - _________________________ 8 - _________________________ 9 - _________________________ 10 - _________________________ 06) Descreva com suas palavras o funcionamento do sistema de direo hidrulica:

07) Se ocorrer um vazamento no sistema de direo hidrulica. O que acontecer com o veculo? a) Ter a direo travada devido ausncia do leo. b) A direo se tornar mecnica. c) No acontecer nenhuma alterao, pois o sistema corrige automaticamente. d) Somente A e B esto corretas. e) Somente A e C esto corretas.

14

Suspenso, Direo e Freios

08) O cliente observa pancada da direo mecnica principalmente ao realizar manobras ou ao trafegar em piso irregular. O mecnico A diz que o problema pode ser falta de lubrificao da caixa de direo; o mecnico B diz que a folga entre pinho e cremalheira pode ser a causa; o mecnico C diz que a falha no sistema hidrulico pode ser a causa. a) Mecnico A e C esto certos b) Mecnico A e B esto certos c) Mecnico B e C esto certos d) Todos esto errados e) Todos esto certos 09) Ao removermos um volante da direo com sistema (AIR BAG) devemos: a) Desligar a bateria por pelo menos 10 minutos antes da remoo. b) Aps remover o volante coloc-lo com o lado da bolsa voltado para cima. c) Evitar que a mola relgio gire. d) No h necessidade de cuidado algum. e) A, B e C esto corretas. 10) Por que necessria uma folga entre pinho e cremalheira em uma caixa de direo? a) Evitar que a caixa de direo venha a travar num dado ngulo do volante. b) Diminuir o barulho na caixa de direo ao estercamos o volante. c) Reduzir a fora aplicada ao volante para estercamos as rodas do veculo. d) As respostas B e C esto corretas. e) As respostas A e C esto corretas. 11) Para um veculo com direo hidrulica recomendado evitar permanecer com a direo esterada ao mximo. Assinale a justificativa correta para tal afirmativa: a) Evitar danificar as tubulaes hidrulicas. b) Evitar danificar a bomba por excesso de presso na mesma. c) Evitar danificar a caixa de direo. d) Evitar aumentar a possibilidade de cavitao da bomba hidrulica.

15

Suspenso, Direo e Freios

Referncias

Apostilas e dicas sobre de motor de combusto interna. Disponvel em: <http://guia.mercadolivre.com.br>. Acesso em: 22 de Janeiro de 2008. Clube do Escort. Pequenos reparos. Disponvel em: <http://www.escortclube.com.br/tutoriais> Acesso em: 23 de Janeiro de 2008. RUV, Tcnica em Automveis. Disponvel em: <http://www.ruv.com.br> Acesso em 14 de Janeiro de 2008. Zetec Clube, dicas e reparos de suspenso. Disponvel em: <http://www.zetecclub.com/dicas_susp.asp > Acesso em 14 de Fevereiro de 2008. Oficina & CIA. Disponvel em: <http://www.oficinaecia.com.br/bibliadocarro>. Acesso em: 22 de Janeiro de 2008. Howstuffworks, conceitos e funcionamento de suspenso. Disponvel em: <http://carros.hsw.uol.com.br/> Acesso em: 14 de Fevereiro de 2008.

16

Suspenso, Direo e Freios

17

You might also like