You are on page 1of 6

Atelier Acaia So Paulo, 2002 projeto: Una Arquitetos rea construda: 652m2 volume de madeira: m3 tipo: origem: projeto

estrutural: ITA / Hlio Olga de Souza Jr. construo: Sawaya

Pioneira e atemporal Lore dionsectet, velit num nit prat verosto eu facin ullan ex ex ero enis at. Duisismod lesequamet eum delisim nisl exeriureet acing ercilla alissed tat.Lor ad te mincillan hendre feugiat praestio ea amet ip estrud dit in hendignis enim delenim ver sit velisi bla feugue delesequipit ulluptat alis nostrud doluptat. Ut prat luptat alit vulputat. Ut irit nit aci tiscin henit aliquip ea faccum in hent augait ullute dolorperi ismolum augiam doluptatuero dio et acilit diam del ut nullum dolore min veraese dit la core digna feum ex eum inis esecte mod miniscilisit aciduis dolorem veliquis alit pratum nim vulla feugiam zzriliquametum iuscilisl ea feu feuipit aliquat. Ut nis adigna commy nibh et la ad eummolobo ercilla feugiat ullandre facil ut prat lutat ea facipsuscip eui tat. Ut utat. Ut nismodo esendrem velessequat.Duis etummolore facilla faci bla consenit, consed tionsequissequis nulputpat. Duisim in velit vullum dunt init adigna conulla feuguer accumsan vulla faccumsan velit, commodolore magna faciliquisi tat. Ut autatue dolor irit lutpatie vent nim irilit vullandreetumsan hendreet la feugait lobor sum ipis aliquisl dolore dunt dit vel do eugait lut delessi tat, si. Lorper sent inciliquam doloborpero ex exerate dolortie min etuerat ipis nim aliquat, quamet, sum quam, consectem veliquametue delenisis eu facidunt lut ullamcommolor sed molore dolore dolore tat, suscil dolenim eugiam iusciliquis aute feugiametue feugait ero dit lore tatisl eraestis dionulla feugiamcon ullandre dolorperaessecte dolum nim dip eu faciduisim vullaore et lore consequam onsectem il ipit wisim iuscipiscipisi tem el utet nullaortie tat adiatinim quisl exeril dio endre do odolor sit dolore te faccum nummolorero consecte magnisit nostio ercinis nummod tissecte facip euguerat irit ulputat, volorem nonsequipit dolortie.

crditos da maquete:

Atelier Acaia So Paulo, 2002 projeto: Una Arquitetos rea construda: 467,28m2 volume de madeira: 9m3 tipo: jatob origem: madeira de manejo florestal projeto estrutural: ITA / Hlio Olga de Souza Jr. construo: Sawaya

rvores O Atelier Acaia desdobra-se em funo do vo livre proporcionado pelos poucos pilares e da grande dimenso das vigas curvas da cobertura. Apoiadas em pilares que se abrem em rvores assimtricas, as vigas curvas definem um espao em dois nveis que se comunicam de forma integrada e econmica. As vigas foram produzidas com duas sees de madeira macia extradas de jatob de grandes dimenses. O desenho dos pilares estimula brincadeiras e usos que revelam a origem e a natureza da matria-prima. A cobertura curva apoia-se nas vigas com chapas de OSB, placas de l-de-vidro e manta Alwitra, resultando em um conjunto leve e suave apesar do generoso vo produzido. maquete Una Arquitetos fotos Nelson Kon

a questo scio-ambiental
o bom projeto
aquele que faz o melhor uso de todos os processos envolvidos na construo civil. Parece uma afirmao genrica mas o fato que nenhuma tecnologia sozinha capaz de solucionar todas as questes de linguagem, tecnologia e sustentabilidade em um projeto. Vivemos uma poca em que a soma sempre a melhor sada, como nos veculos tricombustveis (flex). A madeira no adequada fundaes e qualquer outro uso em que fique permanentemente em contato com a gua, por exemplo. Nessas condies o concreto ainda a melhor soluo e combinado com juntas e conexes metlicas so elementos indispensveis um bom projeto. No entanto preciso reduzir considervelmente o uso do concreto nas edificaes e explorar mais racionalmente o uso de elementos metlicos, associado a outros materiais de fechamento que combinam diversas tecnologias. H uma importante discusso no meio arquitetnico que ope entusiastas no uso da alta tecnologia para reduzir o consumo energtico, e aqueles que propem um desenho mais inteligente com intenso uso de propriedades passivas no controle ambiental. A alta tecnologia tende a concentrar a produo na mo de poucos, marginalizando pases que no dispe da tecnologia ou dos meios econmicos para obt-la. A alta tecnologia tambm requer muita energia na sua produo, anulando os ganhos de performance conquistados. Os partidrios das solues de baixa tecnologia argumentam pela acessibilidade e fcil difuso dos meios de produo. A madeira enquadra-se melhor no segundo caso, mas no somente a. Existem belas edificaes de altssima tecnologia e auto-sustentabilidade que incorporam a madeira em quantidades considerveis.

com madeira laminada colada (MLC)


Com madeira de reflorestamento (eucalipto no Brasil e pinus na Europa e Chile) desenvolvidos partir de projetos nicos com repetio de peas e conexes. Ideal para grandes vos e formas no convencionais, tem sido o caminho natural para o desenvolvimento de uma arquitetura ecltica com linguagem prpria sem vnculos estilsticos. Recomendada para qualquer projeto com repetio e modulao de elementos. racional, com alto aproveitamento da matria prima e a mais adequada a prticas ambientais sustentveis. Requer alguma tecnologia complexa no processo de fabricao mas no na montagem.

sistemas construtivos

a questo cultural
Vou assoprar, assoprar at a casa cair, j dizia o Lobo Mau, e com ele, toda uma cultura baseada na solidez do tijolo e do cimento, herdada do nosso passado colonial. Constroe-se como se construa h 200 anos, apenas, em alguns casos, com estilos diferentes. O novo sempre causa estranheza e a adoo de outras tecnologias sempre complexa. Porm, no caso da madeira estamos falando de um material presente na nossa cultura h alguns milnios, mas pouco compreendida em seus atributos e propriedades. Vejamos a questo do fogo, argumento sempre presente quando o assunto construo em madeira. Naturalmente todos sabemos que a madeira queima muito bem, algumas mais do que outras, pela experincia no uso de lareiras e fornos de barro. Esse exatamento o melhor atributo da madeira: queima devagar e no produz txicos volteis como revestimentos sintticos, tecidos, laminados polivinlicos e melamnicos. Permite a fuga do interior com mais tempo e segurana. No entanto as companhias de seguro tem dificuldades em qualificar as casas de madeira. As casas pr fabricadas raramente se qualificam para financiamentos pblicos ou privados. Os rgos pblicos tem dificuldades em contabilizar os emolumentos serem pagos em troca do habite-se em obras industrializadas, uma vez que no processo todas taxas relativas mo de obra j foram recolhidas pelas empresas contratadas, no havendo portanto, a presumvel mo de obra informal. As construes contemporneas que combinam materiais e fazem uso extensivo da madeira sugerem solues no convencionais e, portanto, geram mais pesquisa pela novidade. Isso d trabalho e as empreiteras convencionais inflam seus preos sobre tudo que no convencional. Edificil compreender como um processo industrializado, com baixo gasto energtico e com mo de obra qualificada custe mais do que o similar convencional. De fato, no Brasil isso acontece em oposio ao resto do mundo industrializado. Uma das causas est nas altas taxas de desperdcio desperdcio gerada pela construo convencional, que tambem , por ignorncia aplicada contrao em madeira. fato que habitar um espao construdo em madeira tem uma qualidade ambiental bem diversa de outros espaos e exige comportamentos e adequaes culturais para conviver com rudos. A sabedoria japonesa permitiu qua convivessem por sculos separados por divisrias de papel-arroz e educao para no ouvir rudos vizinhos.

Para a maioria dos governos, principalmente os europeus, o combate ao efeito estufa passa pelo incremento do uso da madeira na construo. Vrios compromissos foram assumidos para concretizar as decises do encontro mundial sobre meio-ambiente ocorrido no Rio, a Eco92: gesto sustentvel do patrimnio florestal; reduo dos desperdcios na explorao da madeira; aproveitamento energtico da biomassa a fim de economizar combustveis fsseis; desenvolvimento do uso da madeira na construo. Ao contrrio do que a maioria pensa, o uso extensivo da madeira uma forma nobre de reteno do CO2 que normalmente seria liberado atravs da queima e da decomposio da madeira. 1 tonelada de madeira usada na construo representa 1.6 toneladas de CO2 a menos na atmosfera. Nas tecnologias convencionais em que o concreto a matria prima principal, muita madeira usada e destruda ao longo do processo aumentando a conta, j muito negativa, do uso desse material. Tanto a produo do cimento como s dos metais, vidro e plstico so extremamente danosas ao meio-ambiente usando muita energia na sua produo e causando grande impacto negativo. A importncia de um projeto de qualidade grande em todos os sentidos, uma vez que pode ser a diferena entre uma soluo sustentvel ou no. O Brasil consome hoje 1.783,3 mil metros cbicos de madeira por ano na construo civil. Desse total, 33% so utilizados de forma no qualificada, isto , como andaimes, escoras, formas de concreto, tapumes, barracos e mais um sem-nmero de usos no nobres que terminam como descarte, aumentando o ndice de desperdcio provocado pelas tcnicas construtivas tradicionais. O uso de solues industrializadas supre todos os lados do trip sustentvel meio-ambiente, crescimento econmico e responsabilidade social uma vez que requer mo de obra qualificada para as operaes, diminuindo a informalidade e gerando oportunidades de crescimento profissional. Com o uso de vernizes e colas adequadas, a madeira industrializada no encerra seu ciclo na eventual desmontagem da obra, e pode ser considerada matria-prima para reutilizao, evitando-se assim desperdcio ou resduos durante o processo.

Sistemas artesanais
Geralmente com madeira nativa macia parte de conexes repetidas e sistemas de apoio e transies pr determinadas, facilitando a montagem e os ajustes de carpintaria e acabamentos. Sistema de transio apoiado em mdia tecnologia e racionalizao de mtodos construtivos como forma de barateamento e adequao politicas ambientais sustentveis. Utiliza mo de obra qualificada na produo e na montagem e permite racionalizao de elementos e processos.

33%
o tamanho do desperdcio de madeira gerado pela construo convencional no Brasil

Artesanal
Geralmente com madeira nativa macia elaborada a partir de projetos nicos com conexes e acabamento ajustados conforme o desenho e as caractersticas locais. o modelo mais comum fora dos centros urbanos e associada com residncias de lazer. Utiliza mo de obra com alguma qualificao e processos construtivos razoavelmente acessveis.

industrializada
tipo wood frame
Sistema popularizado nos Estados Unidos e rpidamente disseminado pelo vertiginoso crescimento populacional e do poder aquisitivo do ps-guerra. Associado a uma linguagem vernacular e arquetpica que representa a classe mdia americana. Tem baixa tecnologia e grande disseminao at mesmo em programas televisivos dominicais.

Artesanal rstico
Geralmente com madeira nativa macia e local segue padres culturais simples e tecnologia primitiva e linguagem vernacular. acessvel e varia em funo do local e da cultura qual est inserida. Usa baixa tecnologia e, em geral, mo de obra pouco qualificada.

pr-fabricao
Com madeira de reflorestamento (usualmente pinus) ou com madeira macia baseia-se em projetos padronizados e repetidos, tanto pela linguagem como pelos padres de acabamento. Tem custo relativamente acessvel e montagem rpida. Tem baixo uso de tecnologias sofisticadas e utiliza mo de obra qualificada.

Construo artesanal

Construo Industrializada

a Tecnologia da madeira
Corte de um tronco de eucalipto rosa (eucalypto grandis), mostrando o cerne, no interior e o alburno, a parte mais clara. O cerne a parte indicada para o uso na construo civil e mobilirio. Devido alta concentrao de celulose o alburno atrai mais insetos predadores e seu destino ideal a indstria papeleira. O Eucalipto grandis , no Brasil a espcie mais adaptada e suas florestas hoje passam por um manuseio ambientalmente mais adequado com sub-bosques e fauna diversificada.

Residncia Aflalo So Paulo, 1999 projeto: Macelo e Marta Aflalo rea construda: 270m2 volume de madeira: 56m3 tipo: Eucalyptus grandis Pioneira e atemporal origem: Eucalipto de reflorestamento Klabin Paran projeto estrutural: Hlio Olga de Souza Jr. construo: Ita

prenncio da industrializao A primeira experincia com madeira de reflorestamento nasceu de uma proposta baseada em baixissimo desperdcio. Resultou afinal, em um projeto que reuniu todos os princpios de sustentabilidade e baixo impacto ambiental em uma obra limpa e rpida. Os seis pilares da fundao suportam a estrutura de madeira, que no toca no terreno e mantm intata a permeabilidade e a forrao vegetal original. O desenho tira partido da grande declividade do terreno e os ambientes se distribuem em quatro pavimentos com um programa invertido: piso trreo contem sevio e acesso, no primeiro piso abaixo, a rea social e a cozinha e nos pisos seguintes, os quartos e reas de trabalho. A estrutura e todos os componentes so derivados de peas de eucalipto com seco de 12x12cm e quatro metros de comprimento, tamanho determinado pela forma que a rvore era cortada e colhida nas reas florestais. A secagem da madeira, j beneficiada, foi feita ao tempo no local, garantindo uma umidade uniforme e virtualmente sem defeitos ou empenas. O eucalipto Grandis no sofreu nenhum tratamento e foi protegido das intempries por uma pele de concreto celular expandido apoiado em estribos de metal, que resultou em um conjunto muito leve, se comparado alvenaria convencional. A cobertura curva foi decorrncia direta da combinao do prefil do terreno e da harmonizao do piso superior com o piso social. Foi executada com vigas laminadas curvas pregadas, para evitar o uso de colas com componentes txicos e de impacto ambiental negativo. Forro e cobertura em madeira, l de vidro e lona sinttica Alwitra. maquete Ideko Fujiwara fotos Arnaldo Pappalardo Alain Brugier

0 05 1

10m

Residncia Hlio Olga de Souza Jr. So Paulo, 1990 projeto: Marcos Acayaba rea construda: 240m2 volume de madeira: 39m3 tipo: angelim e jatob origem: Acre projeto estrutural: Hlio Olga de Souza Jr. construo: ITA

Pioneira e atemporal Essa residncia estabelece um novo patamar em sofisticao e desenho de estruturas de madeira porque abandona quaisquer referncias anteriores de linguagem e tecnologia. O projeto planta um enorme triangulo invertido escalonado, sobre um superfcie ngreme, sem alterar o perfil original do terreno. Apoiada em seis pilares de concreto a estrutura deixa o terreno livre e totalmente permevel, aceitando as condicionantes locais com leveza e contemporaneidade. A estrutura uma repetio de mdulos de madeira com poucas variaes de peas, antecipando possibilidades de industrializao de itens e sistematizao da montagem. O extensivo uso de tirantes metlicos de contraventamento ajuda na compreenso dos esforos submetdos estrutura e conferem uma imagem contempornea e tcnica. O projeto dessa residncia confirma a teoria de que um bom projeto acaba sendo aquele que melhor resolve, com bom senso e qualidades estticas, as questes autorais e a contextualizao no stio. Os fechamentos foram realizados com sanduches de placas cimentcias e miolo de madeira e grandes panos de vidro, trazendo claridade, ventilao e, consequentemente, baixo consumo de energia. A cobertura, quase plana, traz a instalao de um sistema de aquecimento solar e, futuramente abrigar tambm um sistema de captao de energia atravs de clulas fotovoltaicas. O conjunto que abriga os estdios foi resolvido com apenas dois pilares e um ancoramento em um muro de arrimo que arremata uma rea externa coberta. maquete Alunos do curso de arquitetura da universidades So Judas fotos Nelson Kon

uma babel esttica


Cultura e ambiente, mais do que qualquer outro atributo, so os formadores da diversificada linguagem encontrada no mundo, quando o assunto so as edificaes que usam um dos primeiros materiais construtivos da histria da humanidade. A qualidade das construes e a inteligncia dos projetos e tcnicas esto com as culturas que usam regularmente a madeire como matria prima h mais tempo. Os pases escandinavos e os povos da Europa central h muito vem elaborando processos e tcnicas de construo e manuteno da madeira. O Japo chegou a um grau de economia e sofisticao sem paralelos na histria por fora de uma situao insular que os obriga a tirar proveito de todos os atributos da madeira, sem desperdcio. Atravs de encaixes elaborados e modulao racional, as construes japonesas, em geral, suportam variaes climticas extremas e at eventos ssmicos, com pouco dano e sem perder suas principais caractersticas. H muito que perceberam que a melhor proteo dada madeira a propria madeira e que aceitar as mudanas estticas do envelhecimento do material faz parte da linguagem. Na Alemanha, Sua e ustria, a madeira faz parte do vernculo local e foi modlo de exportao cultural por dcadas, com variaes em todo o mundo, inclusive o Brasil, com o medieval enxaimel presente principalmente no vale do Itaja, Santa Catarina. Entretanto, enquanto os imigrantes congelaram modelos no tempo, nos pases de origem a tecnologia e a linguagem evoluram para modelos perfeitamente adaptados para seu tempo e local, em sintonia com os mais slidos princpios sustentveis. Um pequeno enclave na ustria, o Vorarlberg, j legou mais exemplos de pesquisa e produo em pouco tempo, do que muitos pases o fizeram em dcadas. Na Frana, onde todas as construes devem conter pelo menos 12% de madeira, apesar do aumento do consumo fixado com base no Protocolo de Kyoto, as florestas so sub exploradas e h extensivo uso em edificaes pblicas, alem das residencias de carter social. Nos Estados Unidos, embora o sistema hegemnico use a madeira extensivamente, a linguagem dominante no evolui h mais de meio sculo.

a linguagem da madeira no mundo contemporneo


Scott Edwards Architecture/Oregon

Studio Gang Lincoln Park Pavillion/Chicago

You might also like