You are on page 1of 2

Informativo CNG

Uma obra social da Congregao Redentorista da Provncia do Rio, Minas e Esprito Santo

Outubro/2013
N 4

Tramas O Centro Nova Gerao (CNG) apresenta suas aes junto s crianas e adolescentes, jovens e adultos de Nova Rosa da penha, em Cariacica ES. So aes socioassistenciais que fornecem aos beneficirios instrumentos para a confirmao de sua dignidade, cidadania e aumento de sua autoestima. Boa leitura!
e a Neve, a interpretao da poesia As Borboletas de Vincius de Moraes, apresentao do mural de desenhos da primavera e um lindo e colorido desfile de entrada. Foi muito bonito ver as crianas e adolescentes encenando, a participao do Coral do CNG cantando para os atores interpretarem e, no fim, uma apresentao de flauta de nossos adolescentes tocando o tema Primavera a estao mais querida. As crianas estavam eufricas e os familiares felizes por prestigiar a apresentao dos filhos. Estava tudo lindo.

Projeto Tramas
A educadora Sonia props uma atividade com diferentes pontos de bordados. O ponto de arraiolo uma variante do ponto cruz originado na Pennsula Ibrica pelos mouros. Os verdadeiros tapetes de arraiolo so confeccionados desde tempos remotos e considerados como autnticas obras de arte, conhecido pelo nome de ponto grego ou ponto trana eslavo executado em pura l merino sobre tela. Essa tcnica foi apresentada aos adolescentes; eles ficaram encantados e mostraram interesse em aprender. Aps orientaes, alguns educandos j comeam a concluir seus primeiros trabalhos. Isso s possvel devido dedicao, persistncia e responsabilidade deles. Belos trabalhos j esto sendo concludos, ou em fase de concluso, e recebem elogios de todos.

O Dom da Convivncia
Na Oficina de Cidadania Trabalhamos o tema tribos sociais urbanas, com o objetivo de orientar nossas crianas e adolescentes, por meio da informao, livres de preconceitos, das prticas violentas e racismo. Conheceram caractersticas, comportamentos, manifestaes e influncias das tribos na sociedade, com apresentao de vdeos (A liga, apresentada pela TV Bandeirantes, por exemplo), e dinmicas de grupos. Puderam conhecer diferentes tribos urbanas e identificar aquelas existentes na comunidade, e aprenderam que esses agrupamentos so formados por pessoas com interesses em comum (esporte, msica, religio, ...). Tambm ilustramos o assunto com o filme Os batutinhas, mostrando que as tribos podem ser formadas com bons objetivos e no para praticar violncia como o caso de alguns agrupamentos humanos.

Faa sua parte! Recicle seu leo!


Em Setembro alcanamos a marca de 200 litros de leo que os moradores de Nova Rosa da Penha deixaram de descartar no meio ambiente e o entregaram no CNG. Esse leo foi repassado BioMarca e em troca recebemos detergentes, sabonete lquido e barras de sabo, que sero utilizados no dia-a-dia da Obra Social. No ato dessa troca, profissionais da BioMarca explicaram s crianas (foto) sobre como destinar seu leo usado corretamente ajudando assim na preservao dos recursos hdricos. O CNG faz sua parte realizando trocas de leo usado por um artesanato ou camisa do projeto PrVida. Essa troca funciona todas as quartas-feiras, das 8h s 10h no Centro Nova Gerao em Nova Rosa da Penha 2.

ARTE RESPONSVEL
Tesoura, jornal e cola (Ah! E muita criatividade!): tudo isso junto tem feito coisas lindas pelas mos dos adolescentes de 12 a 15 anos no CNG. Trata-se do Projeto Recriar, que utiliza materiais descartados na confeco de belas obras artesanais. Vejam essa bandeja (foto 1) com restos de madeira e canudinhos de jornal com acabamento em tinta dourada; ou esse lindo vaso (mesma foto) onde o papel utilizado foi o de revistas (as flores so de jornal). Agora os adolescentes aceitaram um novo desafio: o de decorar toda uma mesinha (foto 2) com esses mesmos recursos. Detalhe: a estrutura dessa mesinha foi feita pelo Lourivaldo, o Val, nosso servente de limpeza, que aproveitou sobras de madeira nessa ao.

Festa da Primavera
Celebrando a beleza da natureza, como dom do Criador, as crianas e adolescentes apresentaram, com graa e simplicidade, as peas "A Linda Rosa Juvenil", A formiguinha

Arte em 3D
Assim chamada a arte dos cartes que, quando abertos, mostram formas geomtricas afastadas do fundo de cada carto. o carto 3D: uma tcnica que vem desafiando o artista que h em cada adolescente do CNG. Com o apoio e instrues da educadora social Dacilene, confeccionaram cartes com motivos variados para presentear os congressistas do I Congresso Social Redentorista, com data entre 14 e 18 de outubro de 2013, em Belo Horizonte. Por meio dessa atividade os adolescentes aprimoram o domnio das tcnicas artesanais, melhoram sua convivncia em grupo, estimulam a concentrao, fortalecem sua autoestima, trabalham o sentimento de doao.

praa, como o Espelho de som, Gyrotec, Plano inclinado, Elevador de mo e muitos outros. Ao final realizamos um passeio pela areia da praia para alegria de todos.

Reciclando conhecimentos
Com o objetivo de explicar as possibilidades de reaproveitamento de leo utilizado em frituras e promover mudanas de hbitos nos espaos sociais onde se encontram inseridos, as crianas e adolescentes assistiram alguns vdeos (sobre alternativas sustentveis para a reciclagem do leo, Turma da Mnica em Um plano para salvar o planeta que destaca de forma fcil os efeitos da no reciclagem de produtos, consequncias do descarte incorreto). Eles tambm realizaram atividades de desenho mo e no computador; brincaram com jogos especiais sobre reaproveitamento; tiveram aula expositiva e debate sobre reciclagem com apresentao de produtos obtidos da reciclagem; fizeram pesquisas na internet e trabalhos no Word e Power Point sobre as consequncias do leo jogado na pia e alternativas de reciclagem. Com esse tema foi possvel despertar o entendimento dos educandos para a questo do leo no meio ambiente e permitir o interesse na preservao da natureza.

Redao nota 10!


Os adolescentes Pablo Rezende e Thailiny Dias foram contemplados num concurso de redao realizado pela Secretaria Estadual de Esportes, dentro do Programa Esporte tambm Cidadania, com temas voltados para o bullying, esportes, crack e pedofilia. Os temas foram bem trabalhados no CNG, de forma interdisciplinar pelos educadores Renato, Veronice, Snia e Patrick, e a Assistente Social Meire. Pablo se mostrou bastante surpreso com o primeiro lugar, sendo o ganhador de uma linda bicicleta que foi entregue pelo autor e editor da coleo (foto). Thailiny recebeu uma nova coleo com outros exemplarres da Editora Cidadania. Ambos foram muito aplaudidos; e j esto convidados a visitarem da 6 Bienal Capixaba do Livro, que acontecer em poucas semanas.

IMAGEM DO MS:

O abrao de Brenda e seu pai, orgulhoso pela atuao da filha na pea A Formiguinha e a Neve em que ela fez o papel da formiguinha. Pea encenada na Festa da Primavera.

Cincia em Lazer
O Coral do CNG foi passear na Praa da Cincia, em Vitria. Lugar que une conhecimento e diverso de forma agradvel, ao lado do mar. Durante a visita eles puderam aprender mais sobre cincia e ver algumas experincias relacionadas grandeza fsica do som e sobre o movimento de massas e suas caractersticas. Depois puderam se divertir utilizando os equipamentos da

CRDITOS: Elaborao e Diagramao: Renato Terra Coordenao e Reviso: Jovanir Poleze Matrias do ms: Jovanir Poleze, Veronice Souza, Sonia Lisboa e Renato Terra.

CENTRO NOVA GERAO Diretor: Pe. Jos Maurcio de Arajo, CSsR. Coordenador: Jovanir Poleze Endereo: Rua 97, n 166, Nova Rosa da Penha, Cariacica ES Telefone: (27) 3254 4696 Email: cng@provinciadorio.org.br Blog: blogdocng.wordpress.com Facebook: facebook.com/cngredentorista

You might also like