You are on page 1of 17

APOSTILA SOBRE CURATIVOS

ELABORAO: Maria Genilde das Chagas Arajo Campos


Enfermeira Estomaterapeuta 2012

Anatomia e Fisiologia da pele A pele a principal barreira de proteo do organismo, e tem como funes bsicas impedir a perda excessiva de lquidos, proteger da ao de agentes externos, (inclusive microbianos), manter a temperatura corprea, sintetizar vitamina D com a exposio aos raios solares, agir como rgo do sentido e participar da termoregulao. A pele o maior rgo do corpo, dividi-se em trs camadas , com funes especficas. 1. Epiderme: fornece proteo ao atrito e imunidade 2. Derme: responsvel pela manuteno do pH e pela proteo antimicrobiana e antifngica . 3. Hipoderme: rica em tecido adiposo , tem como funo principal a proteo mecnica e o isolamento trmico .

Fonte: http://daniportal.blogspot.com/2011/04/anatomia-da-pele.html

Fisiologia da cicatrizao de feridas A cicatrizao de feridas consiste em uma perfeita e coordenada cascata de eventos celulares e moleculares que interagem para que ocorra a reconstituio do tecido. Tal evento um processo dinmico que envolve fenmenos bioqumicos e fisiolgicos que se comportem de forma harmoniosa a fim de garantir a restaurao tissular. A cicatrizao tambm depende de vrios fatores, locais e gerais, como: localizao anatmica, tipo da pele, raa, tcnica cirrgica utilizada. Classificao dos Processos da Cicatrizao a) Reao imediata ou inflamatria a primeira etapa desse processo, constituda pela resposta inicial do organismo ao trauma. Ocorre com uma reao vascular e inflamatria, que conduz a hemostasia, remoo de restos celulares e de microorganismos. Imediatamente, aps o trauma, ocorre a vasoconstrico que leva parada do sangramento. Este processo envolve a presena de plaquetas, cogulos de fibrina que ativam a cascata da coagulao, resultando na liberao de substncias para formao da matriz extra celular provisria que constitui o suporte para a migrao de clulas inflamatrias, seguida da ativao dos mecanismos de proteo e preparao dos tecidos para o desenvolvimento da cicatrizao. A inflamao leva s conhecidas manifestaes clnicas de calor, dor, edema e perda da funo, sinais que podem ser mnimos, transitrios ou duradouros. A infeco intensifica e prolonga a inflamao. b) Proliferao a segunda etapa. Ocorre aps a reao inflamatria inicial e compreende os seguintes estgios: granulao, epitelizao e contrao. A granulao a formao de um tecido novo, composto de novos capilares (angiognese), da proliferao e da migrao dos fibroblastos responsveis pela sntese de colgeno. Com a produo do colgeno, ocorre um aumento da fora da lcera, denominada fora de trao, caracterizada como a habilidade da lcera resistir s foras externas e no romper-se. Ao final desta fase, ocorre a epitelizao, que se constitui na etapa que levar ao fechamento das superfcies da lcera, por meio da multiplicao das clulas epiteliais da borda, caracterizando-se pela reduo da capilarizao e do aumento do colgeno. Neste ponto, a contrao reduz o tamanho das lceras, com a ao especializada dos fibroblastos.

c) Maturao e remodelagem a terceira etapa do processo de cicatrizao. Trata-se de um processo lento, que se inicia com a formao do tecido de granulao e da reorganizao das fibras de colgeno proliferado, estendendo-se por meses aps a reepitelizao. responsvel pelo aumento da fora de trao. Durante a remodelagem ocorre a diminuio da atividade celular e do nmero de vasos sangneos, perda do ncleo dos fibroblastos, levando maturao da cicatriz. Nesta fase ocorre a reorganizao do processo de reparao da leso, com depsito de colgeno. Inicialmente, a cicatrizao tem aspecto plano; posteriormente, enrijece-se e se eleva.Aps um determinado tempo, a cicatriz se torna mais clara, menos rgida e mais plana, ocorrendo sua reduo. Classificao das feridas quanto ao comprometimento tecidual Quanto a profundidade : Ferida de espessura parcial (ou feridas epidrmicas)): ocorre quando leso acomete a epiderme e a camada superficial da derme. Feridas de espessura total : ocorre quando a leso compromete toda a epiderme, derme e tecido subcutneo, podendo estender-se ao tecido muscular e sseo. Ulceras por presso segundo a NPUAP: Estgio I comprometimento da epiderme, eritema que no regride aps alvio da presso, edema discreto.

Estgio II- comprometimento da epiderme e derme, superficial, abraso e bolhas (rompidas ou no).

Estgio III- derme e epiderme esto destrudos e o tecido subcutneo atingido, podendo haver presena de drenagem de exsudato, sem atingir a fascia muscular.

Estgio IV- Durante esse estgio h perda total de pele e do tecido celular subcutneo, com danos aos msculos, ossos ou estruturas de suporte, tais como tendes ou cpsulas das juntas.

Caractersticas do Exsudato Exsudato fludo que se encontra nos processos inflamatrios (agudos e crnicos), formada por plasma, clulas inflamatrias, leuccitos e detritos de clulas, devido a permeabilidade vascular. Quanto ao Volume o exsudato pode ser: o Baixo o Moderado o Alto

Quanto ao aspecto o exsudato pode ser : o o o o Seroso : origem plasmtica; Aquoso: aspecto transparente, normalmente presente em leses limpas; Sanguinolento: caracterstico de leso vascular; Purulento: aspecto espesso, sendo resultado de leuccitos e micro-organismos vivos ou mortos, apresentando colorao que pode variar entre amarelo, verde ou marrom, de acordo com o agente infeccioso

Terapia Tpica:

Curativo corresponde a terapia tpica que envolve trs etapas: limpeza, desbridamento e cobertura. O termo cobertura compreendido de forma que a prpria substncia ou componentes ativos exeram dupla funo de atuar interativamente no leito da ferida e permitir sua ocluso com meio exterior.

Limpeza da lcera A tcnica de limpeza da lcera consiste em remover restos celulares, materiais estranhos, tecido necrtico ou desvitalizado e na diminuio da quantidade de microorganismos presentes na superfcie. Essa limpeza deve ser realizada com tcnica adequada, utilizando-se material estril. O manuseio da lcera deve ser realizado de forma cuidadosa e rigorosa, em toda a extenso e profundidade, podendo ser realizada com limpeza mecnica e irrigao. A limpeza mecnica, com gaze atualmente no indicada, pois pode traumatizar as clulas recm formadas, desencadeando reaes inflamatrias e aumentando o tempo de cicatrizao. A limpeza com irrigao suave com soluo fisiolgica ou salina de cloreto de sdio a 0,9% recomendada, porque esta soluo no prejudica os tecidos e limpa a lcera, removendo todo o exsudato e ou corpo estranho presente, sem traumatizar as clulas do leito da mesma, acelerando o processo de cicatrizao. A irrigao pode ser realizada com presso variada, vrias vezes, at a completa retirada de detritos e microorganismos.

Para lceras com tecido de granulao frivel deve-se utilizar seringa sem agulha, equipo adaptado diretamente no frasco do soro fisiolgico ou jato obtido por presso manual do frasco de soro fisiolgico (bolsa plstica) furado com agulha de grosso calibre (40/12 ou 25/8). Para lceras com tecido necrtico infectadas, a irrigao dever ser feita com seringa com agulha, para aumentar a efetividade da remoo da populao microbiana. O leito da lcera deve ser mantido mido, e a pele ntegra, ao redor, deve ser limpa com gaze umedecida em soro fisiolgico. Aps a limpeza da rea ao redor da lcera, proceder secagem da mesma com gaze, para evitar a macerao da pele ntegra e facilitar a fixao da cobertura Desbridamento Em presena de tecido desvitalizado, preconiza-se a realizao de desbridamento, antes de aplicar a cobertura. O desbridamento consiste na remoo de tecido no vivel da lcera, como tecidos necrosados, desvitalizados e corpos ou partculas estranhas. Estes interferem no processo normal de cura da lcera, por prolongar a fase inflamatria, inibir a fagocitose, promover o crescimento bacteriano, aumentando o risco de infeco, e, por atuar como barreira fsica para a recuperao do tecido, ao inibirem a granulao e epitelizao. A seleo do mtodo de desbridamento mais apropriado depender das caractersticas e do tipo de lcera, da quantidade de tecido necrtico, das condies do doente, do local da lcera e da experincia do profissional que realizar o curativo. Entre os diversos mtodos de desbridamento, destacamos: Desbridamento cirrgico: o mtodo mais rpido e agressivo, realizado com instrumental cirrgico. Desbridamento mecnico: consiste na remoo do tecido aplicando-se uma fora mecnica ao esfregar a lcera. Este procedimento, entretanto, pode prejudicar o tecido de granulao ou de epitelizao, alm de causar dor. Desbridamento enzimtico: baseia-se no uso de enzimas para dissolver o tecido necrtico. A escolha da enzima depende do tipo de tecido existente na lcera. Desbridamento autoltico: utiliza o emprego de enzimas do prprio corpo para a destruio de tecido desvitalizado. uma forma de desbridamento que requer um tempo maior para a remoo de tecido desvitalizado.

A capacidade de lise e dissoluo de tecido necrtico pode ser mais bem sucedida com utilizao de curativos que mantenham a umidade no leito da lcera, como o filme transparente, o hidrocolide e o hidrogel, indicados para promover esse tipo de desbridamento. A escolha do tipo de desbridamento a ser utilizado depende das caractersticas da lcera, podendo ser utilizado separadamente ou em combinao com outros.

Coberturas Cobertura considerada como todo material, produto ou substncia que se utiliza sobre uma leso com o objetivo de garantir princpios ideais de cicatrizao ou de formar uma barreira fsica entre o leito da ferida e o meio exterior. As coberturas podem ser classificadas como primria, secundria e mista: A cobertura primria: o produto que permanece em contato direto com o leito da lcera na pele adjacente, com a finalidade de absorver seu exsudato, facilitando o fluxo livre das drenagens, preservando o ambiente mido. Esse tipo de curativo requer permeabilidade aos fluidos, no-aderncia e impermeabilidade s bactrias. A cobertura secundria: o produto que recobre a cobertura primria, com a finalidade de absorver o excesso de drenagem, proporcionando proteo e compresso. Esse tipo de curativo necessita ter capacidade satisfatria de absoro e proteo. A cobertura mista: o produto que possui as duas camadas, uma em contato com o leito da lcera e outra em contato com o ambiente externo.

COBERTURAS PADRONIZADAS NO MUNICIPIO DE JOO PESSOA


COBERTURA CREME BARREIRA COMPOSIO Curativo de barreira para a pele, em forma de creme, composto de suavizante base de glicerol e agente de silicone, estabilizador de pH de pele para proteo e o tratamento da pele seca irritada por secrees corporais agressivas, produzidas por ostomias ou incontinncias. Embalagem 60mL. INDICAO CONTRA INDICAO TEMPO DE P ERMANNCIA Uso dirio

Proteo e tratamento da Leito de feridas pele seca irritada por secrees corporais agressivas, produzidas por estomas e incontinncias e nas reas perilesionais.

Curativo composto por uma pelcula Preveno de pele ntegra Pacientes com rompimento FILME como cobertura de pele. TRANSPARENTE fina de polmero transparente de e poliuretano, impermevel a gua e secundria 10X10 CM bactrias. revestida com um adesivo de acrilato hipoalergenico, elastica, estril e semipermevel ao oxignio e vapor de umidade. 10cm x 10 cm +5cm. Curativo composto por uma pelcula Preveno de pele integra Pacientes com rompimento FILME como cobertura de pele. TRANSPARENTE fina de polmero transparente de e poliuretano, impermevel a gua e secundria 20X25 CM bactrias. revestida com um adesivo de acrilato hipoalergnico, elstica, estril e semipermevel ao oxignio e vapor de umidade. 20cm x 25cm.

At 7 dias pele integra (preveno), como cobertura secundria observar a saturao.

At 7 dias pele integra (preveno), como cobertura secundria observar a saturao

10

hidrocolide, estril, ALIVIADOR DE curativo composto de carboximetilcelulose PRESSO 7CM sdica, alginato de clcio, com membrana inteligente de permeabilidade seletiva aliviadores de presso com anis de espuma de polietileno, e adesivo microporoso. Tamanho 7 cm

Preveno em reas com Feridas com alta exsudao presso e tratamento de e sinais clnicos de infeco feridas superficiais em regio do calcneo e cotovelos. *Evitar o uso em reas edemaciadas.

At 7 dias em pele ntegra, observando a densidade dos anis de espuma de polietileno. Em reas com leso trocar de acordo com a saturao do hidrocolide.

hidrocolide, estril, Preveno e tratamento de ALIVIADOR DE Curativo composto de carboximetilcelulose feridas superficiais em PRESSO 15CM sdica, alginato de clcio, com regio sacral. membrana inteligente de permeabilidade seletiva aliviadores de presso com anis de espuma de polietileno, e adesivo microporoso. Tamanho 15 cm

Feridas com alta exsudao At 7 dias em pele e sinais clnicos de infeco ntegra, observando a densidade dos anis de espuma de polietileno. *Evitar o uso em reas Em reas com leso trocar de acordo com a edemaciadas saturao do hidrocolide

HIDROCOLIDE EM PLACA COM ALGINATO DE CLCIO

Curativo hidrocolide, estril, composto de carboximetilcelulose sdica, e alginato de calcio filme de poliuretano semipermevel auto-adesivo, bordas biseladas sistema de aplicao sem toque. Tamanho 10 x 10 cm 3cm

Tratamento de leses Feridas com alta exsudao, 3 a 5 dias observando o estagio II com exsudao infectadas, exposio ssea sinal de indicativo de moderada a baixa EX: e tendo. troca . queimaduras I e II grau lceras diabticas, lceras por presso, etc.

11

PURILON GEL

Curativo gel, estril, no aderente, composto de gua, carboximetilcelulose sdica e alginato de alginato de clcio. Frasco 25g.

Desbridamento autolitico de leses com tecidos necrticos

Feridas excessivamente exsudativas, e leses de pacientes com sensibilidade aos componentes propilenoglicol e o sdio presente no alginato. -Hidrogel com alginato de sdio pode causar sensao de ardor nas leses; -Propilenoglicol tipo de lcool pode causar irritao;

24 hs com gaze mida ou at 72 hs (observando saturao) com cobertura secundria semiimpermevel.

HIDROGEL DA CURATEC

Curativo gel, estril, no aderente, composto de gua, carboximetilcelulose sdica e alginato de clcio sdio propilenoglicol 85 gr

Desbridamento autolitico de leses com tecidos Feridas excessivamente necrticos exsudativas, e leses de pacientes com sensibilidade aos componentes propilenoglicol e o sdio presente no alginato. -Hidrogel com alginato de sdio pode causar sensao de ardor nas leses; -Propilenoglicol tipo de lcool pode causar irritao;

24 hs com gaze mida ou at 72 hs (observando saturao) com cobertura secundria semiimpermevel

12

Curativo estril, composto de alginato ALGINATO DE de clcio seco por congelamento, sem CLCIO EM para feridas altamente exsudativas, com ao FIBRA fibras 10X10 hemosttica. Tamanho 10 x 10 cm.

Feridas com alta Feridas com baixa exsudao, infectadas ou exsudao, exposio ssea no, hemostasia de feridas e tendes. sangrantes.

24 hs

ALGINATO DE CLCIO EM FIBRA 10X20 CM

Curativo estril, composto de alginato de clcio seco por congelamento, sem fibras, para feridas altamente exsudativas, com ao hemosttica. Tamanho 10 x 20 cm.

Feridas com alta exsudao infectadas ou no, hemostasia de feridas sangrantes.

Feridas com baixa exsudao, exposio ssea e tendes

24 hs

ALGINATO DE CLCIO EM FITA

Curativo absorvente de fibra notecido e flexvel, altamente absorvente impregnada de alginato de clcio e de carboximeticelulose sdica, com ao hemosttica, indicada para preenchimento de feridas cavitrias com alta exudao, medido de 30 44cm de comprimento e 2cm de largura 2cm e 2g de peso. ESPUMA DE Curativo antibacteriano com prata, composto por espuma de poliuretano POLIURETANO COM PRATA impregnada com ons prata, no adesivo, indicado para feridas IONICA infectadas, com risco de infeco ou dificuldade de cicatrizao, que apresentem de moderada a alta exsudao. Tamanho 15 x 15 cm 2cm.

Feridas com alta Feriadas limpas com baixa Retirar mediante exsudao infectadas ou exsudao exposio ssea saturao, geralmente no, hemostasia de feridas e tendes. com 24 horas. sangrantes e preenchimento de cavidades.

Feridas com sinais clnicos de infeco, retardo de cicatrizao e com moderada a alta exsudao.

Feriadas limpas com baixa 3 a 5 dias observando o exsudao exposio ssea sinal indicativo de troca . e de tendes e necrose de coagulao.

13

COMPOSIO

INDICAO

CONTRA INDICAO pele rea periestomal leso ou umidade

curativo confeccionado em poliuretano Proteo da POLIURETANO EM PLACA PARA hipoalergnico com cobertura para Traqueostomizada TRAQUEOSTOMIA traqueostomia, no adesivo, estril 9x9cm.

TEMPO DE P ERMANNCIA com Seguir orientao do fabricante, geralmente 48 a 72 hs.

com alta Feridas com baixa COMPRESSA COM Curativo 100% de algodo, impregnada Feridas com polihexametileno de biguanida exsudao infectadas exsudao e sangrantes PHMB (KERLIX) PHMB a 0,2%.. 15cm x 17cm.

24 a 48 hs

GAZE NO ADERENTE DE RAYON COM PETROLATO

acetato de celulose (rayon) queimaduras superficiais feridas exsudativas impregnado com petrolato. 2grau infectadas. - reas cutneas ps trauma - feridas com formao tecido granulao - reas doadoras e receptoras de enxertos dermocutneas

e 24 horas.

14

CARVO ATIVADO PRATA

Curativo de carvo ativado com prata Feridas infectadas, ftidas Exposio ssea, tendes, 24 a 48hs com gaze feridas limpas de baixa comum. COM composto por um envoltrio de no e exudativas. tecido e um tecido de carvo ativado exudao. impregnado com 25 g/cm2 de prata.

BOTA DE UNNA

xido de zinco, destilada e gelatina

glicerina,

gua lcera venosa (estase) e lceras arteriais e mistas, 3 a 7 dias. edema com alergia a componentes do produto.

15

16

REFERNCIAS
Curativos, estomias e dermatologia: uma abordagem multiprofissional. Willian Malagutti, Cristiano Trzia kakihara, (orgs), - So Paulo: martinari, 2 edio, 2010. Feridas: fundamentos e atualizaes em enfermagem. Roberto Carlos Lyra da Silva, Nbia Maria Almeida de Figueiredo, Isabella Barbosa Meireles (orgs), so Caetano do sul, SP: yendis editora, 2 edio, 2010 . Manual de condutas para tratamento de lceras em hansenase e diabetes. Ministerio da Sade Secreataria de vigilncia em sade, Departamento de vigilncia- Braslia, 2 edio, 2008 .

17

You might also like