You are on page 1of 12

Campus Universitrio Darcy Ribeiro | Sede do Cespe/UnB - Braslia-DF | CEP 70904-970

Ano 6 n 22 - abril, maio e junho de 2010

O Cespe/UnB por dentro


GESTO

As caractersticas do modelo atual de administrao de uma das principais investimentos so pautados pelo desenvolvimento de pesquisas e novas tecnologias de seleo e avaliao.

organizadoras de concursos pblicos do pas. Gesto de recursos e

Pgs. 6, 7 e 8

pgs.

4e5

Conselho Universitrio da UnB aprova proposta para transformar o Cespe/UnB em uma empresa pblica. Debate sobre efetivao do projeto segue no mbito governamental.

A caminho da regularizao

)) NOVOS

RUMOS

pg.

10

Com mais de 1,1 milho de candidatos, concurso dos Correios foi o maior j realizado pelo Cespe/UnB. Tarefa exigiu ateno redobrada devido ao volume de inscritos e a sua abrangncia nacional.

Seleo gigante

)) CONCURSO

H alguns anos o Cespe/UnB se tornou referncia nacional em processos seletivos e avaliaes de grande porte. O prestgio foi conquistado com trabalho e pesquisa centrados na evoluo das formas de avaliar conhecimentos e habilidades, aplicar exames regionais e nacionais e selecionar profissionais dos mais diferenciados perfis. Hoje, a instituio est no centro de debates que vo determinar novos rumos em sua gesto e diretrizes de atuao para os prximos anos. A reestruturao, discutida internamente desde 2009, ganhou repercusso nacional quando o Ministro da Educao, Fernando Haddad, manifestou, no incio deste ano, interesse em transformar o centro de custo da Universidade de Braslia em uma empresa pblica, responsvel pelos eventos avaliativos e seletivos do governo. Desde ento, as discusses avanaram e a proposta acabou sendo aprovada pelo Conselho Universitrio da UnB no final de junho. O assunto um dos destaques desta edio do Jornal do Cespe/UnB. A matria das pginas 4 e 5 traz os principais moti-

PRESENTAO
vos que levaram a UnB a revisar a condio do Centro, os modelos de solues estudados e os passos que ainda precisam ser dados para que o projeto se torne uma realidade. J o modelo administrativo atual do Cespe/UnB, alm de seus investimentos no aperfeioamento de ferramentas de seleo e avaliao, o foco da reportagem central, nas pginas 6 a 8. O texto mostra como funciona o vnculo com a Universidade, incluindo as regras de gesto do oramento, e ainda os avanos tecnolgicos implementados em diferentes tipos de servios e atividades. Somados aos temas ligados gesto, tambm movimentaram o Cespe/UnB nos ltimos meses os preparativos e a aplicao, no dia 15 de maio, das provas do concurso dos Correios. Essa foi a maior seleo pblica j realizada pela instituio. Foram mais de 1,1 milho de inscritos, com provas aplicadas em mais de 300 municpios. Alguns dos desafios de se organizar um evento desse tamanho so contados na matria da pgina 10.

Foto da edio

Jos Geraldo de Sousa Junior Joo Batista de Souza Diretor-Geral Vice-Reitor

Reitor

Diretora-Executiva Rosalina Pereira Endereo: Darcy Ribeiro Campus Universitrio

Ricardo Carmona

Edifcio Sede do Cespe/UnB Telefone: (61) 3448 0100 Site: www.cespe.unb.br Editora Fax: (61) 3448 0110 70904-970 Braslia/DF Caixa Postal 04488

Assessoria de Comunicao Graziella Nunes Cilia Pontes, Shirley de Medeiros e Wilton Castro Fotografia Reportagem

E-mail: sac@cespe.unb.br

Andr Tirols, Luciana Bastos, Marcos Barreiros Andr Tirols, Gabriela Alves e Rui de Paula Elaine Oliveira Tiragem Reviso Projeto Grfico

Diagramao e Ilustraes

Rodrigo de Oliveira

Chegada dos malotes com materiais de prova dos concursos dos Correios ao Cespe/UnB. As provas foram aplicadas no dia 15 de maio em todas as regies do pas.

Cidade Grfica 15 mil exemplares

Impresso

Caso voc queira fazer crticas ou enviar sugestes ao Jornal do Cespe/UnB, escreva para: Confira as ltimas notcias sobre novos concursos, inscries e datas de provas no nosso site:

imprensa@cespe.unb.br www.cespe.unb.br

n 22

Os Desafios da Administrao Pblica Contempornea


GESTO

Jos Matias-Pereira

Jos Matias-Pereira doutor em Cincia Poltica pela Universidade

Complutense de Madri, e ps-doutor em Administrao pela Universidade de So Paulo (FEA/USP). professor pesquisador associado do programa de ps-graduao em Contabilidade da Universidade de Braslia. Autor, Paulo: Atlas, 2010; Curso de Administrao Pblica, 3. ed. So Paulo: entre outros, de Manual de Gesto Pblica Contempornea, 3. ed. So Atlas, 2010; e, Curso de Administrao Estratgica, So Paulo: Atlas, 2011.

A gesto pblica no Brasil caracterizada atualmente pelo reconhecimento dos limites da sua atuao. Em um contexto de ps-privatizao e democratizao poltica, a gesto pblica mediada pelo poder e pela ao das empresas privadas e das organizaes no mbito da sociedade civil. Existem evidncias de que os processos de desestatizao e democratizao implementados ao longo das duas ltimas dcadas no pas ainda no foram capazes de permitir a consolidao de uma rede de governana baseada nas relaes do setor pblico com o setor privado e o terceiro setor. A configurao dessa rede de governana pblica ainda no aderiu no nvel desejvel aos conceitos que coadunam com o novo papel do Estado no mundo contemporneo. A literatura evidencia que as instituies e organizaes pblicas no Brasil, dispersas nos trs nveis de governo: Unio, estados e municpios, interagem de forma precria entre si. O Estado brasileiro possui uma administrao pblica ampla e complexa, cuja ao governamental implementada por meio de um elevado conjunto de rgos, o que tende a dificultar a execuo de planos, programas e projetos, mesmo quando existe disponibilidade de recursos financeiros para implant-los (Matias-Pereira, 2010).

Constata-se, assim, que o setor pblico brasileiro tem enormes dificuldades para tornar efetivas as suas aes, que em geral so morosas e inflexveis. Isso reflete na baixa capacidade de resposta da administrao pblica no atendimento das demandas da populao. Realizar essas aes governamentais, entretanto, no uma tarefa fcil. Fazer cortes e reduzir despesas pblicas, estimular o crescimento acelerado da economia e combater a inflao ao mesmo tempo, promover a desburocratizao, gerar estmulos para a inovao tecnolgica ou implantar adequadamente os programas sociais e promover a reduo da pobreza no pas, por exemplo, no se concretizam pela manifestao da vontade do governante. Isso exige competncia da administrao pblica. importante ressaltar que os programas e projetos com deficincias de gesto tendem a dificultar o alcance dos objetivos das polticas pblicas, alm de propiciar a gerao de corrupo. A boa governana pblica, nesse contexto, assume uma importncia cada vez maior no que se refere s questes que envolvem as relaes complexas que existem entre o Estado, o setor privado e o terceiro setor. Para isso, o Estado precisa buscar continuamente o aperfeioamento de sua organizao, para atuar de forma inteligente e ser capaz de mediar e induzir adequadamente a estratgia de desenvolvimento sustentvel e a integrao econmica. Pode-se argumentar, por fim, que o principal desafio a ser superado pelo governo brasileiro, em parceria com o setor privado e o terceiro setor, a consolidao e a institucionalizao do processo de governana pblica no pas. O cenrio econmico e poltico atual, pressionado pelas exigncias de mudanas internas e externas, revela-se promissor para se deflagrar, a partir de uma manifestao clara de vontade poltica do governo, o processo de construo de uma forma inovadora de governana no setor pblico brasileiro.

Os artigos publicados nesta seo no necessariamente refletem a opinio do Cespe/UnB e seu contedo de responsabilidade exclusiva do autor.

Reestruturao prioridade
GESTO

Diretoria do Centro, comunidade universitria e governo federal discutiram opes para adequar a atuao do Centro legislao da administrao pblica
A proposta foi colocada como uma soluo para um problema antigo do Centro: a necessidade de criao de aparato legal que comportasse adequadamente suas atividades, especialmente no que se refere ao pagamento de colaboradores. A deciso tambm uma resposta ao Tribunal de Contas da Unio (TCU), que deu prazo at o dia 30 de junho para que o Cespe/UnB reestruturasse suas atividades. Com essa deciso do Consuni, vamos apresentar ao TCU o caminho que a Universidade encontrou para cumprir as exigncias do rgo, explicou o Reitor da UnB, Jos Geraldo de Sousa Junior. Aps a aprovao do Consuni, a proposta sugerida pela UnB foi encaminhada ao MEC,

[Cilia Pontes] Da Assessoria Tcnica de Comunicao

Em janeiro deste ano, o Ministro da Educao, Fernando Haddad, divulgou a inteno do governo de criar uma empresa pblica destinada realizao de avaliaes educacionais e concursos pblicos da esfera federal. Segundo a proposta apresentada Universidade de Braslia (UnB), a empresa usaria a estrutura e os recursos humanos do Cespe/UnB. Antes de comear a debater sobre a medida, o Conselho Universitrio (Consuni) criou uma comisso para analisar a proposta e formular uma sugesto que fosse mais adequada aos interesses da Universidade. O parecer dessa comisso, favorvel transformao do Centro em empresa pblica desde que obedecidas algumas diretrizes (veja box abaixo), foi aprovado pelo Consuni no dia 3 de junho.

que j sinalizou que poder envi-la ao Congresso Nacional para ser votada como projeto de lei ou como medida provisria. Antes disso, as sugestes devem ser discutidas internamente pelo governo. De acordo com o relator da comisso criada pelo Consuni, o decano de Assuntos Comunitrios da UnB, Eduardo Raupp, as diretrizes apresentadas aos conselheiros foram aprovadas pelo Ministrio. Na votao do parecer, os conselheiros fizeram algumas modificaes na proposta. Agora iremos discutir com o MEC essas alteraes e propor reunies para darmos continuidade s negociaes dentro do Ministrio e nos demais rgos do governo, esclareceu.

Condies da UnB para a criao da empresa Cespe


O Conselho Universitrio da UnB aprovou a proposta de transformao do Cespe/UnB em empresa pblica que se chamaria Centro Brasileiro de Selees e de Promoes de Eventos (Cespe) com a ressalva de que sejam respeitadas as seguintes condies:
empresa financiada pela Unio, com a finalidade de organizar e realizar concursos pblicos, avaliaes, consultorias, certificaes e capacitao de recursos humanos da administrao pblica. O Cespe ser uma por parte da UnB A composio da diretoria executiva do Cespe e de seu fica definida no texto da lei. Conselho de Administrao O Conselho ter representao de 50% mais um de membros da UnB, indicados Controle de Gesto pelo Consuni. O presidente pelo Reitor da Universidade e nomeado pelo presidente da Repblica. Para que possa cumprir seus objetivos e atender as Dispensa de licitao da empresa ser indicado repassar UnB o mnimo to bruto. O valor total de de Administrao. A empresa pblica rem de apoio acadmico. de 10% de seu faturamenrepasses ser definido a cada ano pelo Conselho der exercer o papel de fundao de apoio, tanto para tituies federais de ensino e pesquisa. a UnB como para outras insA UnB ter prefernA empresa pblica pobalho anual ser definido a UnB. O quadro de funcionO programa de trada empresa ser constitudo por servidores aprovados em concurso pblico, em contratos regidos pela Trabalho. Consolidao das Leis de Fundao Universidade de Braslia que atuam permanentemente no Cespe podero ser cedidos por aquela instituio. Os servidores que atuam em eventos atualmente. J os servidores da

entre a empresa pblica e rios da empresa ser escoseletivo simplificado, onde a experincia dos candidatos na promoo de selees e da. Essa contratao ser concursos ser considerade, no mximo, 48 meses. Aps esse prazo, todo qua-

expectativas da UnB, a emcom dispensa de licitao nadas as suas finalidades. impostos.

lhido por meio de processo

presa poder ser contratada para as atividades relacioisenta do pagamento de A empresa pblica ser

cia em contratos da empresa pblica que necessita-

espordicos podero ser contratados como ocorre

dro de pessoal permanente

n 22

Auditoria feita pelo TCU em 2009 julgou ilegal a forma de contratao e pagamento dos 78 servidores da FUB e 410 colaboradores que prestam regularmente servio para o Cespe/UnB. Acrdo do julgamento do relatrio dessa auditoria determinou que o Centro regularizasse a situao at o ms de junho de 2010. A Procuradoria Jurdica da UnB recorreu e o Tribunal estendeu o prazo para o ms de junho de 2011. Em relao aos servidores da FUB, o principal problema apontado pelo TCU o pagamento

Por que regularizar?

contnuo da chamada Gratificao por Encargo de Curso ou Concurso (GECC), que deve ser eventual. O Tribunal tambm chamou a ateno para o limite de 240 horas anuais de prestao de servio para o Cespe/UnB. Quanto aos servios prestados por pessoas fsicas, sem vnculo empregatcio, o Tribunal considerou que esse tipo de contratao fere a legislao da administrao pblica. Para o Coordenador de Pesquisa em Avaliao do Cespe/UnB, professor Marcus Vincius

Soares, o Centro chegou a essa situao por ter suprido a demanda por realizao de seleo para funcionrios pblicos federais, que era praticamente inexistente aps a aprovao da Constituio Federal de 1988, que tornou obrigatria a realizao de concursos para o ingresso no servio pblico. O Estado no se preparou para essa demanda e a UnB acabou se especializando nessa rea, o que faz do Cespe/UnB hoje uma das mais importantes organizadoras de concursos, selees e avaliaes do pas, comenta.

A transformao do Cespe/UnB em empresa pblica foi uma das propostas de regularizao discutidas dentro da Universidade. H dois anos, a diretoria do Centro vinha estudando uma alternativa vivel para que o rgo atue de acordo com a legislao vigente. Desde que o acrdo do Tribunal de Contas da Unio (TCU) foi publicado, ns comeamos a estudar todas as possibilidades para atender ao que determina o rgo, informou Marcus Vincius Soares. De acordo com o Procurador Jurdico da UnB, Davi Diniz, no h mais possibilidade de o Cespe/UnB continuar funcionando da mesma forma. O que temos certeza at agora que mudanas ocorrero. E qualquer que seja a soluo, ela no ser implantada em menos de dois anos, disse. Uma das propostas estudadas e apresentadas ao TCU e aos ministrios do Planejamento, Oramento e Gesto (MPOG) e da Educao foi a alterao do Decreto n. 6.114/2007 que regulamenta o pagamento da GECC para que o Cespe/UnB pudesse fazer o pagamento de forma contnua aos docentes e servidores que ajudam na elaborao e na aplicao de provas. Essa proposta, entretanto, foi rejeitada pelo Ministrio do Planejamento. Essa proposta no prosperou. O entendimento do MPOG foi de que no seria possvel mudar uma lei apenas para atender s especificidades de um nico rgo, explicou Marcus Vincius Soares. Outra opo estudada foi a criao de uma fundao de apoio, de carter privado, que daria suporte ao Centro, principalmente no que se refere contratao de pessoal. A proposta, no entanto, no foi aceita pela Promotoria de Justia de Tutela das Fundaes e Entidades de Interesse Social do Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios (MPDFT). O rgo considerou que uma fundao de apoio deve ter interesse social e no pode atender a uma instituio que gere renda, como o Cespe/UnB.

Outras propostas estudadas

Alguns dias aps a declarao do Ministro Fernando Haddad sobre a criao da empresa pblica, a reitoria da UnB foi convidada para uma reunio com o Secretrio de Ensino Superior do MEC, Luiz Cludio Costa. A inteno do governo mobilizou a Universidade e a reestruturao do Cespe/UnB foi destaque nos debates do Conselho Universitrio da UnB desde as primeiras reunies deste ano. Na primeira reunio da instncia, realizada em janeiro passado, a maioria dos conselheiros enfatizou que, qualquer que fosse a proposta aprovada e implantada para a soluo dos problemas enfrentados pelo Centro, o rgo deveria permanecer vinculado Universidade de Braslia. O Cespe/UnB traduz a construo de uma nova funo da Universidade entre as muitas funes desta instituio que selecionar pessoas, certificar e avaliar processos educacionais. E foi dentro da Universidade que o Cespe/UnB construiu essa competncia, justifica o Reitor da UnB, Jos Geraldo de Sousa Junior. Em razo das atividades que realiza, o Cespe/ UnB se tornou o maior captador de recursos para a Universidade. Somente em 2010, a instituio recebeu R$ 35 milhes do Centro. Alm da importncia econmica, o Cespe/UnB desenvolve pesquisas de novas metodologias de aplicao e

A entrada do Consuni no debate

correo de provas (veja mais na matria das pginas 6 a 8). O trabalho realizado pelo Cespe/UnB permite a aplicao de teorias e pesquisas que so desenvolvidas na Universidade. Se no tivssemos um centro com a estrutura que hoje tem o Cespe/ UnB, a aplicao do que estudado em vrios campos ligados seleo e avaliao no seria possvel, refora o Reitor da UnB. Essas e outras informaes foram disponibilizadas aos conselheiros que decidiram pela criao de uma comisso para analisar, de forma detalhada, a estrutura financeira, a situao das contrataes de pessoal e a importncia acadmica do Centro para a UnB. Nos reunimos com o Ministrio da Educao, que nos apresentou a minuta de uma medida provisria para a criao da empresa pblica. Analisamos essa minuta e tambm outras opes em busca da melhor soluo para a Universidade, comenta o relator da Comisso e Decano de Assuntos Comunitrios da UnB, Eduardo Raupp. O relatrio final, com o parecer de Raupp, foi apresentado no dia 20 de maio ao Conselho Universitrio da UnB. Ele foi favorvel criao da empresa pblica, desde que observadas as diretrizes sugeridas para uma proposta alternativa que foi apresentada pelo MEC.

Comisso

Consuni - Depois de trs sesses de debates, conselheiros aprovaram a transformao do Cespe/UnB em empresa pblica.

O modelo administrativo do
PERFIL

Como integrante da FUB, o Cespe/UnB regido pelas leis do servio pblico. Gastos e investimentos visam a manuteno e o aperfeioamento das selees
[Wilton Castro] Da Assessoria Tcnica de Comunicao

Entre o perodo de inscries, o dia da prova e a divulgao dos resultados, os candidatos talvez no percebam o que move as engrenagens do Cespe/UnB na realizao dos certames. O Centro desenvolve metodologias e tecnologias destinadas ao aperfeioamento dos processos de seleo de candidatos a uma vaga na Universidade de Braslia (UnB) e de profissionais que ingressam no servio pblico. E tambm avana em outras frentes de atuao, com inovaes na rea de avaliao educacional e certificaes. Essas atividades so administradas por uma gesto prpria, constituda no mbito da Fundao Universidade de Braslia (FUB). A vinculao do Cespe/UnB com a FUB ocorre tanto no aspecto acadmico quanto no aspecto adminisUm novo modelo administrativo para o Cespe/UnB foi trativo. Como instituio pblica, o aprovado, em junho, pelo Congerenciamento dos recursos que o selho Universitrio (Consuni) Centro arrecada feito com base no da Universidade de Braslia. que permite a legislao que rege a A proposta de transformar o Administrao Pblica. Sua contraCentro em uma empresa ptao pelos rgos que realizam os blica foi a soluo encontraconcursos, assim como a contratada para regularizar suas atio, pelo Centro, do espao fsico e vidades principalmente no de pessoal para aplicao de provas, que se refere contratao e feita de acordo com a Lei de Licitapagamento de pessoal manes e Contratos (Lei n. 8.666/1993). tendo sua vinculao com a Para organizar os certames, o Universidade (leia matria das pginas 4 e 5). Cespe/UnB tem autonomia administrativa, que foi delegada por meio do Ato da Reitoria n. 601, de 24 de abril de 2002. Isso permite que o Centro viabilize acordos, convnios e contratos com instituies pblicas e privadas com a finalidade de realizao dos certames. Contudo, a formalizao desses servios de competncia do Reitor da Universidade de Braslia, que autoriza tudo o que contratado e executado pelo Centro. Como em toda relao contratual, a realizao dos eventos organizados gera receitas e despesas. O Diretor-geral do Cespe/UnB, Ricardo Carmona, explica que os recursos repassados ao Centro por contrato cobrem os custos da execuo dos eventos, alm da manuteno geral das instalaes internas e da modernizao de equipamentos e tecnologias. A manuteno e os investimentos so necessrios para que o Cespe/UnB continue em condies de prestar um servio de qualidade, acentua Carmona.

Repasses do Cespe/UnB ao FAI nos ltimos quatro anos


Os recursos do Fundo de Apoio Institucional (FAI) so incorporados ao Oramento Programa-Interno da UnB, que aprovado pelo Governo Federal e destinado a todas as unidades da instituio. Arrecadao total (R$) 2007 164 milhes 2008 243 milhes 2009 259 milhes 2010 228 milhes Repasses (R$) 14,7 milhes 34,9 milhes 40,6 milhes 35,3 milhes

Na condio de rgo da UnB, o Centro tambm destina, aps os pagamentos com a realizao dos eventos, recursos ao Fundo de Apoio Institucional (FAI). Nos ltimos trs anos, os valores dos repasses ao fundo totalizaram cerca de R$ 111 milhes. A aplicao dos recursos do FAI compreende basicamente o custeio da manuteno dos campi da UnB. O repasse do Cespe/UnB indispensvel, chegando a ser de 70% a 80% do que arrecadado pelo fundo, atesta o Decano de Administrao e Finanas da UnB, Pedro Murrieta. Ainda em cumprimento s regras de gesto pblica, o Cespe/ UnB fixa seus gastos e investimentos em um oramento, que contemplado pela proposta oramentria anual da Fundao Universidade de Braslia. A previso de despesas calculada em funo da arrecadao anual estimada. O oramento da FUB submetido s instncias superiores para aprovao, dentre elas o Ministrio da Educao. As informaes sobre a gesto do oramento so encaminhadas periodicamente aos rgos de fiscalizao e controle, como o Tribunal de Contas da Unio (TCU) e a Controladoria Geral da Unio (CGU). Os dados sobre receitas e despesas
n 22

Oramento

Cespe/UnB
esto, inclusive, no Portal da Transparncia do Governo Federal, esclarece Ricardo Carmona. Grande parte dos gastos para a execuo dos certames que o Cespe/UnB organiza incide sobre o pagamento de profissionais que atuam nos processos seletivos. A contratao de pessoal ocorre em todas as fases dos eventos, desde as bancas que elaboram as provas at as equipes de aplicao, alm dos corretores de questes discursivas e especialistas que atuam em provas prticas e percias mdicas. Outra parte do oramento investida na melhoria dos processos de seleo. Os investimentos buscam modernizao estrutural e patrimonial e dependem de decises administrativas e de viabilidade tcnica e econmica. Um colegiado composto pela Direo-Geral e Coordenadores do Centro submete esses projetos ao Reitor da UnB, que conta com o assessoramento especial do Conselho-Tcnico Consultivo do Cespe/UnB, formado por Decanos da Universidade. Essa instncia funciona como uma interface da UnB para tratar de assuntos especificamente do Cespe/UnB, mas que podem ter reflexos em toda a comunidade acadmica, explica o Decano de Administrao e Finanas da UnB, Pedro Murrieta, que o presidente do Conselho.

Pessoal
No ano de 2010, cerca de 440 mil profissionais foram contratados para trabalhar na aplicao de provas, em funes como chefe e fiscal de sala, coordenador de aplicao, inspetor de segurana, intrprete de Lngua Brasileira de Sinais (Libras), ledor, mdico e auxiliar de limpeza. A contratao de pessoal destinou-se, naquele ano, a 98 etapas de concursos pblicos, alm de avaliaes, vestibulares e certificaes. letivos afirmando que as provas devem ser adequadas para selecionar os candidatos que tenham o perfil que o cargo requer, conforme os parmetros definidos em edital. Nos concursos necessrio um grande grau de preciso nos instrumentos de avaliao. O resultado deles pode decidir a entrada na carreira pblica por uma diferena de centsimos de pontos, pondera ele. Marcus Vincius Soares acrescenta que investir em segurana tambm um dos pilares estratgicos do Cespe/UnB, at para garantir tratamento isonmico a todos os candidatos. Os candidatos devem alcanar as vagas por mrito, refora. O Decano Pedro Murrieta, presidente do Conselho Tcnico-Consultivo do Cespe/UnB, salienta que tribunais, ministrios e empresas pblicas buscam os servios do Centro pelo avano de sua expertise. Isso importante at para o Brasil, tendo em vista que muitos dos quadros do servio pblico so preenchidos por meio de selees realizadas pelo Cespe/UnB. No creio que h outra instituio igual no pas, salienta Murrieta. No campo das avaliaes educacionais, existem outros vrtices de investimentos desenvolvidos pelo Cespe/UnB. Uma espcie de patrimnio criado pelo Centro nessa rea o banco de itens utilizados nos exames de desempenho de estudantes dos ensinos fundamental e mdio. Dada a diversidade de matrizes de avaliao, a construo de um banco de itens robusto e completo no tarefa simples, mas algo que almejamos, explica o Coordenador de Pesquisa em Avaliao. Os conceitos de avaliao educacional estudados pelos especialistas do Cespe/UnB abrangem teorias das reas de Estatstica e Psicometria. A evoluo desses estudos possibilitou, por exemplo, que a aplicao dos testes de forma tradicional em papel fosse ultrapassada. Provas de conhecimento, como as de proficincia em Lngua Inglesa da UnB, so realizadas por meio de computador (veja as inovaes metodolgicas e tecnolgicas criadas pelo Cespe/UnB no quadro da prxima pgina).

Servios
As atividades institucionais realizadas pelo Cespe/UnB incluem a elaborao e aplicao de provas objetivas e dissertativas, avaliao de ttulos, provas prticas, teste de esforo fsico, exames psicolgicos, anlise profissiogrfica, mapeamento de competncias, avaliaes educacionais, cursos de formao e certificaes, alm da realizao de cursos para aperfeioamento de professores do ensino mdio e da organizao de eventos voltados comunidade escolar e pais de alunos.

Avaliao

Os investimentos estratgicos do Cespe/UnB


O Cespe/UnB produziu avanos com a adoo de metodologia prpria para a realizao de concursos, exames, avaliaes, certificaes e vestibulares, que traz a reboque um aparato tcnico em constante aperfeioamento. As inovaes tm como objetivo construir instrumentos de avaliao precisos, seja para aferir habilidades especficas de estudantes ou para selecionar candidatos de acordo com o perfil do cargo oferecido. Somam-se a esse objetivo a segurana e modernizao dos processos seletivos. O Coordenador de Pesquisa em Avaliao do Cespe/UnB, Marcus Vincius Soares, justifica os investimentos na qualidade dos processos se-

Avano tecnolgico
O Cespe/UnB desenvolveu uma srie de metodologias e at sistemas computacionais presentes na elaborao, segurana, aplicao e correo das provas de concursos, vestibulares e avaliaes educacionais. Confira como.

10010010 11010010 01010110 00100110 10001001

Elaborao de provas
0 1 2 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9

Recursos Com a divulgao dos gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas de concursos e processos seletivos, os candidatos podem realizar a interposio de recursos contra o item ou questo por um sistema de categorizao. Assim, o candidato indica o que quer contestar (itens/questes fora do contedo, discordncia do gabarito, erro de lngua portuguesa e problema na divulgao do gabarito), o caderno, a questo e a opo assinalada. Por fim, o candidato escreve sua argumentao. Correo As folhas de respostas so lidas digitalmente e transformadas em imagens que levam apenas o cdigo de barras. Qualquer identificao do candidato nas folhas de respostas das provas objetivas ou discursivas o elimina do certame. As provas discursivas e as redaes so corrigidas por meio de planilha digital. Os corretores so cadastrados e tm acesso ao banco de provas por meio de um sistema fechado e seguro, mantido e monitorado constantemente pelo Cespe/UnB. Aps a correo da prova discursiva, a nota atribuda ao texto associada novamente ao candidato autor da resposta, passando a integrar um banco de dados. Resultados O Cespe/UnB disponibiliza por 15 dias para todos os candidatos as imagens das folhas de respostas aps a divulgao do resultado final do concurso. As avaliaes educacionais produzem relatrios com anlises dos resultados dos instrumentos de avaliao aplicados (prova, questionrios etc.) sendo esses apresentados, por meio de uma automao de documentos, por escola. Perfil O Cespe/UnB oferece os servios de anlise profissiogrfica e mapeamento de competncias para que os rgos possam conhecer e aprimorar o perfil do profissional mais adequado para o exerccio das tarefas de um determinado cargo (veja matria da pgina 12).
PERFIL
a a a a b b b b c c c c d d d d 0 1 2 3 4 5 6 C C C E E E C C C E E E 7 8 9 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9

3 4 5 6 7

8 9

Estudos tcnicos indicam os tipos de itens/ questes das provas que, segundo suas caractersticas, podem medir as competncias do candidato requeridas para o cargo. O embaralhamento de itens, sistema implementado no ambiente de edio de provas, cria diferentes tipos de ordem das questes. O banco de itens de avaliao educacional contm itens novos e itens pr-testados, analisados e calibrados. Aplicao A logstica de aplicao de uma prova conta com um sistema de distribuio de candidatos por salas, conforme o cargo e os tipos de prova. Essa tecnologia foi desenvolvida pela Coordenadoria de Tecnologia do Cespe/UnB. As provas so personalizadas e em uma sala pode-se encontrar candidatos a cargos diferentes e com prova diferentes, o que impossibilita a cola. As provas em computador so aplicadas com o uso do CAT, sigla em ingls para Teste Adaptativo Computadorizado. A Coordenao de Pesquisa em Avaliao desenvolveu uma prova com essa metodologia para os testes de proficincia em Ingls da UnB, que se adapta ao desempenho do candidato, apresentando questes com diferentes graus de dificuldades conforme as respostas dele. O resultado informado imediatamente aps o trmino da aplicao. Segurana

10010010 11010010 01010110 00100110 10001001

a a a a

b b b b

c c c c

d d d d

0 1 2 3 4 5 6 E E E

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9

C C C

E E E

C C C

7 8 9

O Cespe/UnB adota uma poltica de segurana que envolve tcnicas de trabalho durante a elaborao e aplicao das provas. As medidas contra a cola eletrnica, por exemplo, incluem, nos locais de prova, o uso de detectores de metais e a varredura de sinais de contato externo com o candidato. A desidentificao das folhas de respostas um know-how prprio do Cespe/UnB. Aps o preenchimento das respostas, a identificao do candidato retirada das folhas a fim de que a folha de respostas do candidato no seja identificada no processo de correo.

n 22

Curtas
VESTIBULAR E PAS Mudanas valorizam habilidades em elaborao de texto
A Universidade de Braslia anunciou mudanas no vestibular semestral e no Programa de Avaliao Seriada (PAS). As novas regras valem para quem participar da 1 etapa do Subprograma 20112013 do PAS/UnB ou vai concorrer s vagas oferecidas no 1 vestibular de 2012. De acordo com o Coordenador Acadmico do Cespe/UnB, Paulo Portela, as mudanas buscam, principalmente, aprimorar os critrios de avaliao no que se refere ao desenvolvimento da habilidade dos candidatos na elaborao de textos. So elas: As provas tero, no mnimo, quatro questes do tipo D (de respostas construdas pelos prprios candidatos, entre diagramas, grficos, desenhos e textos) em cada uma das etapas do PAS/UnB e em cada dia de prova do vestibular. Questes do tipo D tero nota de corte. Os candidatos devero atingir ao menos 20% da pontuao mxima possvel no conjunto de questes aplicadas nos dois dias de prova do vestibular e nas trs etapas do PAS/UnB. Em pelo menos 50% das questes do tipo D ser avaliado o desenvolvimento da habilidade de elaborao de texto em lngua portuguesa. A nota da redao, alm de eliminatria, passar a ser classificatria. No PAS/UnB, a prova de redao passar a ser

APERFEIOAMENTO Cursos para professores da educao bsica passam a ter carga horria de 180 horas

aplicada em cada uma das trs etapas e no apenas na terceira etapa, como ocorria anteriormente. Haver fase de recursos para contestao da nota da redao por parte dos candidatos, assim como j ocorre na fase de provas objetivas, aps divulgao dos gabaritos preliminares. Os critrios de eliminao do PAS/UnB sero os mesmos adotados no vestibular no que se refere s provas objetivas: para no serem eliminados, os candidatos tero de atingir nota maior que zero. Os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Direito, Administrao, Cincias Contbeis e Cincias Farmacuticas, oferecidos no diurno e no noturno, tero classificao unificada para o conjunto de vagas nos dois turnos (essa a nica mudana j aplicada no vestibular do meio do ano, cujas provas ocorreram em junho).

UNIVERSIDADE Comisso de Acompanhamento do PAS/UnB tem nova formao


Desde a criao do Programa de Avaliao Seriada da Universidade de Braslia (PAS/UnB), h 15 anos, uma Comisso Especial de Acompanhamento cuida para que o desenvolvimento do Programa seja pautado pelos pressupostos definidos em sua concepo. No ltimo ms de maro, foi definida a nova composio dessa instncia, que tem em sua formao um membro e um suplente das seguintes instituies: Coordenadoria Acadmica do Cespe/UnB, Gerncia de Interao Educacional do Cespe/UnB, Decanato de Ensino e Graduao da Universidade de Braslia (UnB), representante de escola pblica e representante de escola particular da rede de ensino do Distrito Federal. O presidente da Comisso o Coordenador Acadmico do Centro, Paulo Portela. Ele disse que a comisso j se reuniu para discutir e atualizar o papel que desempenhar com a nova

composio. O acompanhamento dos pressupostos do Programa contnuo e no muda, mas vamos definir o regimento e a forma como vamos atuar, explica ele. O PAS/UnB uma modalidade de acesso aos cursos de graduao da Universidade que busca a integrao entre os sistemas de educao bsica e superior. A seleo realizada em trs etapas, com provas aplicadas sempre ao trmino de cada uma das sries do ensino mdio.

A agenda de cursos do Frum Permanente de Professores apresenta esse ano uma novidade: a partir de agora, a carga horria desses cursos ser de, no mnimo, 180 horas. De acordo com a gerente de Interao Educacional do Cespe/UnB, Vilma Corra, com essa carga horria, espera-se que os cursos ofeream uma fundamentao terica mais consistente ao trabalho dos professores dos ensinos fundamental e mdio do Distrito Federal e cidades do entorno. Alm disso, esperamos que eles agreguem valor a sua carreira, completa. Para 2011, foram oferecidas mais de 600 vagas, divididas em 14 cursos de aperfeioamento. Os cursos promovem a interao entre o ensino bsico e a universidade, prevista pelo Programa de Avaliao Seriada da Universidade de Braslia (PAS/UnB). Outra novidade que este ano todos os cursos so semipresenciais. Pensando na dificuldade de tempo livre dos docentes, as aulas foram montadas com aulas presenciais, atividades prticas e tambm atividades para serem desenvolvidas a distncia, diz Vilma Corra. Ela antecipa que o Centro pretende expandir a oferta dos cursos para docentes de outros estados. Como os cursos estaro disponveis em ambiente virtual, poderemos contribuir para a formao de professores em regies onde houver demanda para eles, destaca. Mais informaes sobre os cursos podem ser acessadas na pgina www.gie.cespe.unb.br.

Sucesso na aplicao das provas dos Correios


CONCURSO
[Wilton Castro] Da Assessoria Tcnica de Comunicao

Contemplar as diversidades regionais dos candidatos e a padronizao da aplicao foram alguns desafios enfrentados
alizar um concurso em vrios municpios espalhados pelo pas manter o padro de aplicao em todos os locais de prova. O cuidado que tivemos foi orientar bem o pessoal que esteve em todas as cidades envolvidas na aplicao. Isso foi feito por meio de treinamento pelas equipes de coordenao regionais em cada estado, detalhou ela. Para o controle, acompanhamento e validao de dados do pessoal contratado para trabalhar nas cidades onde houve provas entrou em ao um sistema de cadastro semelhante ao utilizado pelo Centro durante a organizao do Exame Nacional do Ensino Mdio em 2010. O maior trabalho foi manter pontos de controle para conferncia de toda programao, desde a contratao de pessoal reserva do espao fsico e de transporte, lembra Jaqueline Marques. Segundo a Coordenadora de Logstica do Cespe/UnB, a preocupao com o treinamento dos aplicadores, que atuam como chefes e fiscais de sala, foi importante para a padronizao da aplicao em todos os municpios envolvidos. O desafio foi repassar as informaes e regras de aplicao para as cidades do interior e para as capitais. Por isso fizemos reunies e treinamentos com todas as equipes de coordenao para detalharmos os procedimentos, lembrou Jaqueline Marques. Selecionar candidatos de cidades distintas tambm foi uma tarefa singular do concurso em relao elaborao das provas. As 9.190 vagas oferecidas, alm da formao do cadastro de reserva, compreendem diversos cargos e so de nveis mdio e superior. A necessidade, principalmente para o nvel mdio, era de contemplar a diversidade dos candidatos dos municpios onde as vagas sero preenchidas, explica Paulo Portela, Coordenador Acadmico do Cespe/UnB. A abrangncia dos concursos e as caractersticas das regies onde habitam os candidatos foram consideradas na formatao das questes. Alm disso, Paulo Portela inclui nesse contexto o fato de o quantitativo de inscritos ser extraordinrio para a organizadora. As provas para um milho de pessoas tm que ser precisas por uma questo acadmica importante que a seleo dos melhores candidatos, completa Portela. O Coordenador Acadmico destacou, ainda, a segurana no processo de elaborao, impresso e reviso interna do material de aplicao. As provas foram empacotadas e lacradas nos malotes em uma sala cofre contendo circuito interno de cmeras. A superviso desses locais de acesso restrito com cmeras e pontos de leitura biomtrica extremamente eficaz, conclui ele.

10

Foi um domingo histrico para os mais de 1,1 milho de inscritos nos concursos da Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos (ECT). O maior certame realizado pelo Cespe/UnB reuniu as expectativas de quem concorria a uma vaga no servio pblico e o empenho de cerca de 70 mil profissionais que participaram da aplicao. A organizao, em pouco mais de 40 dias, desafiou os planos de logstica e elaborao das provas. A dimenso do certame mereceu as metodologias de segurana utilizadas em processos seletivos aplicados pelo Cespe/UnB. No entanto, o volume de inscries, a abrangncia nacional do concurso e o alto nmero de profissionais trabalhando durante a aplicao exigiu ateno redobrada. Foi uma verdadeira faanha aplicar um concurso de tamanha grandeza no curto perodo que dispnhamos, acrescenta o Diretor-Geral do Cespe/UnB, Ricardo Carmona. A segurana foi fundamental para garantir o sigilo de um evento to importante para o rgo realizador. Durante toda a preparao dos cadernos de prova, houve vigilncia constante de delegados aposentados, membros da Associao dos Delegados da Polcia Federal, assinala Carmona. O diretor-geral do Cespe/ UnB tambm afirmou que a ECT solicitou o mximo de esforo para agilizar a realizao do certame. O concurso deveria ter ocorrido no ano passado. A empresa tem uma forte demanda em relao aos seus servios e precisa de pessoal capacitado para os cargos oferecidos, enfatiza. De acordo com o quadro de localidades onde h vagas e formao do cadastro de reserva dos concursos, todas as cinco regies do pas estiveram envolvidas na aplicao das provas. As provas foram aplicadas em 310 municpios, incluindo as capitais. A distribuio dos candidatos foi realizada conforme os cargos nos 2.032 locais de prova disponibilizados pelo Cespe/UnB. A Coordenadora de Logstica do Cespe/UnB, Jaqueline Marques, ressalta que o desafio de re-

Provas

O maior concurso realizado pelo Cespe/UnB


Os concursos da ECT foram destinados ao preenchimento de 8.346 vagas para o cargo de Agente de Correios (nvel mdio) e 844 vagas de cargos nvel mdio tcnico e nvel superior. Confira os nmeros da aplicao das provas para mais de um milho de inscritos nos certames. Cidades de prova: 310

Logstica

Aplicadores: 70 mil profissionais, dentre chefes e fiscais de sala, coordenadores (locais e regionais), inspetores de segurana, delegados, mdicos e auxiliares de limpeza. Salas de prova: 27.716 Atendimentos Especiais: 921
n 22

?
Fique por dentro
A pergunta
Gostaria de saber se o certificado de concluso do curso suficiente para concorrer a um cargo de nvel superior? Acabei de solicitar meu diploma e no h previso de quando irei receber o mesmo.
Clidrio Bastos Salvador - BA

Saiba mais
Paulo Henrique Portela
Coordenador Acadmico do Cespe/UnB

Como o tempo de prova calculado?


do leva de um minuto e meio a dois minutos para ser resolvido. J uma questo de mltipla escolha pode demandar uma resposta em um tempo que varia de dois minutos e meio a trs minutos. Tambm se considera o tempo mdio para preenchimento da folha de respostas. Alm disso, nos concursos em que h prova de redao ou discursiva, considera-se ainda o tempo mdio necessrio para o candidato desenvolver uma resposta e transcrev-la para a folha de texto definitivo. Somando-se esses tempos, chega-se ao tempo total que o candidato ter para resolver a prova.

Para se inscrever em um concurso, o candidato no precisa comprovar escolaridade. No entanto, no ato de nomeao, se o edital de abertura do certame prev a apresentao de diploma ou outro documento que comprove a escolaridade exigida, o candidato deve apresent-lo. Sobre a substituio do diploma pelo certificado, somente o rgo contratante, no momento da nomeao, poder dizer se tal documento suficiente para comprovar o requisito exigido.
Voc tambm pode encaminhar suas dvidas! Nosso e-mail: sac@cespe.unb.br

O tempo de resoluo de uma prova seja em uma avaliao educacional, seleo ou em um concurso pblico calculado de acordo com a estimativa de um tempo mdio que deve ser utilizado por um candidato padro para responder a cada item ou questo dessa prova. Para calcular o tempo mdio so considerados dois fatores: a complexidade da prova e os tipos de questes que sero cobradas. A complexidade est ligada aos conhecimentos que sero exigidos levando-se em conta os cargos e o rgo para o qual o concurso est sendo realizado. Isso significa que questes mais complexas demandam um tempo maior para resoluo. Os tipos de provas se referem a provas do tipo certo ou errado e a de questes de mltipla escolha. Em geral, um item do tipo certo ou erra-

11

05 de Julho

Agenda

Resultado final das provas objetivas dos concursos de nveis mdio e superior da Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos.

08 de Julho

Resultado final da avaliao de ttulos e do concurso para o cargo de Analista Judicirio nas especialidades Direito e Taquigrafia do Tribunal de Justia do Esprito Santo.

12 de Julho

Resultado Final da 1 Certificao em Habilidade Especfica de 2011 da Universidade de Braslia.

13 de Julho

19 de Julho

Divulgao da relao de candidatos aprovados em 1 chamada no 2 Vestibular de 2011 da Universidade de Braslia.

19 de Julho

Divulgao da relao dos candidatos aprovados em 1 chamada no vestibular da Universidade de Braslia para o curso de Licenciatura em Educao do Campo.

25 de Julho

Resultado provisrio da percia mdica dos candidatos que se declararam portadores de deficincia do concurso para Analista em Cincia e Tecnologia Jnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (CNPq).

19 de Julho

Divulgao da relao de candidatos aprovados em 1 chamada no vestibular da Universidade de Braslia exclusivo para estudantes indgenas.

Resultado final da percia mdica dos candidatos que se declararam portadores de deficincia e resultado final do concurso para os cargos de nvel superior do Tribunal de Justia de Roraima.

25 de Julho

Resultado final da percia mdica dos candidatos que se declararam portadores de deficincia do concurso para Analista em Cincia e Tecnologia Jnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (CNPq).

28 de Julho

Resultado final da prova objetiva seletiva e convocao para as provas escritas seletivas do concurso para Juiz Substituto do Tribunal de Justia do Estado da Paraba.

* As datas so provveis. Informaes no site do Cespe/UnB: www.cespe.unb.br

Cespe/UnB investe em novos servios de seleo profissional


TRABALHO

A anlise profissiogrfica e o mapeamento de competncias permitem conhecer o perfil do profissional mais adequado para exercer determinados cargos

[Shirley de Medeiros] Da Assessoria Tcnica de Comunicao

Duas ferramentas de planejamento organitintos para cada rea, cargo ou funo. O profiszacional diretamente vinculadas seleo de sional que se compatibiliza ao cargo de agente profissionais para postos de trabade polcia pode no ter, por exemlho esto ganhando espao enplo, o perfil para exercer o cargo Anlise Profissiogrfica tre as atividades do Cespe/UnB: de delegado dentro da mesma Metodologia aplicada com o objetia anlise profissiogrfica e o corporao, lembra. O processo vo de realizar uma anlise detalhamapeamento de competncias de levantamento de dados nas da das caractersticas e necessidades de um determinado cargo. So (veja boxes). Elas so oferecidas metodologias inclui a anlise da levantadas informaes inerentes para empresas e rgos pbliestrutura organizacional do rgo ao cargo como atribuies, responcos interessados em identificar e e o desenvolvimento de atividasabilidades, atividades realizadas, melhorar o perfil do profissional des junto aos profissionais da insrequisitos psicolgicos e caractersmais adequado para ocupar um tituio. Para isso, so aplicados ticas impeditivas para a funo. 12 determinado cargo ou funo. questionrios, realizados grupos Os mtodos podem ser aplicados nas insfocais, entrevistas e reunies com ocupantes do tituies tanto para a criao de novos cargos cargo e gestores da instituio, enumera. quanto para realocao do quadro de pessoal ou seleo de novos candidatos, afirma Parceria o Coordenador de Provas Prticas do A atuao do Cespe/UnB nessa rea comeou Cespe/UnB, Professor Luiz em 2008, quando a primeira parceria foi fechada Mrio Couto. Segundo com a Polcia Federal (PF) para a realizao do perMapeamento de Competncias ele, a tendncia para o fil profissiogrfico e do mapeamento de competnO mtodo identifica conhecimentos, futuro que o uso dessas cias de cinco cargos policiais. habilidades e atitudes necessrias para o desempenho competente de metodologias anteceda a Alguns dos resultados desse trabalho foram um cargo. Permite a elaborao e a realizao de um concurpercebidos j no concurso de 2009 do rgo. De descrio do perfil de competncias so pblico nas organizaacordo com a Coordenadora de Recrutamento e Seprofissionais tcnicas e comportaes. O que vai colaboleo da PF, Delegada Valquria Teixeira de Andrade, mentais exigidas para as atividarar para que a seleo os relatrios gerados a partir da etapa do curso de des. Pode abranger toda a empresa ou focar apenas determinada rea, dos candidatos seja ainformao, demonstraram que o perfil traado na funo ou cargo. da mais eficaz, ressalta. avaliao psicolgica do concurso estava no caminho certo. Os relatrios sinalizaram desempenhos positivos dos candidatos e os resultados sero usaParticularidades dos para subsidiar tambm os critrios das prxiUma das psiclogas da equipe responsmas selees, ressalta. vel pelas metodologias no Cespe/UnB, Cristiane A parceria entre a PF e o Cespe/UnB contiFaiad, explica que os resultados das anlises so nua e, desde o ano passado, est sendo realiindividualizados para cada instituio e variam de zado o mapeamento de comacordo com caractersticas como tipo de petncias dos cargos policiais atividade, localizao e contexto atual da e das funes gerenciais, tcorganizao. Ela usa como exemplo desnicas e de suporte. A ao ir sa particularizao, as ltimas aes da subsidiar a implantao da gesPolcia Militar do Rio de Janeiro. A recento por competncias no rgo. te instalao das Unidades Pacificadoras Buscamos sempre aprimorar nas comunidades pela PM exige agora um as atividades do servidor, conperfil de policial diferente daquele de altribuindo para que ele trabalhe guns anos atrs. com satisfao e estimulado, Cristiane ressalta ainda que, mesmo diz Valquria Andrade. dentro das organizaes, os perfis so dis-

A delegada tambm explica que, em funo do dinamismo do processo de trabalho da Polcia Federal, a atualizao do perfil dos cargos precisa ser feita periodicamente. Um exemplo foi o surgimento da prtica de crimes pela internet, que demandou a necessidade de competncias tcnicas e comportamentais diferenciadas para operar os equipamentos utilizados na investigao e extrair os dados necessrios e at imprescindveis ao xito do trabalho, lembra. Alm da Polcia Federal, outras instituies tambm esto se preparando para realizar as anlises em parceria com o Cespe/UnB, como a Polcia Civil do Esprito Santo e outros rgos do governo federal. Segundo Anelise Salazar, psicloga que tambm integra a equipe do Cespe/ Decreto n. 7.308 UnB, a publicao do De acordo com o decreto/2010, os Decreto n. 7.308, de requisitos devem ser levantados 22 de setembro de por meio de estudo cientfico das 2010, que obriga a atribuies e responsabilidades publicao em edital dos cargos, descrio detalhada dos requisitos psicodas atividades e tarefas, identificao dos conhecimentos, habililgicos exigidos dos dades e caractersticas pessoais candidatos na etapa necessrias para sua execuo e de avaliao psicolidentificao de caractersticas resgica de um concurso tritivas ou impeditivas para o cargo. pblico, est fazendo com que a demanda por esse tipo de servio aumente. A avaliao psicolgica consiste em aferir a compatibilidade entre os requisitos psicolgicos do candidato e as exigncias do cargo, explica. De acordo com o professor Luiz Mrio, o Cespe/UnB est preparado para aceitar mais esse desafio e responder s demandas da sociedade. O Centro capaz no somente de atender ao chamado do mercado, mas tambm de oferecer solues diferenciadas, diz.
n 22

As psiclogas Cristiane Faiad (E) e Anelise Salazar (D) fazem parte da equipe tcnica que desenvolve as aes de profissiografia e mapeamento no Cespe/UnB.

Nova demanda

You might also like