You are on page 1of 16

MANUTENO PREDITIVA DE BANCOS DE CAPACITORES COM BASE NO MONITORAMENTO DA CORRENTE DE DESEQUILBRIO DE NEUTRO

Heldemarcio L. Ferreira (1)

Marcos R. de M. Lima (2)

Marcio E. C. Brito (3)

RESUMO Neste trabalho apresentado um procedimento para monitoramento de bancos de capacitores que se baseia na medida on-line da corrente de desequilbrio de neutro, utilizando a base de dados disponvel no sistema supervisrio de automao. A partir desse parmetro, efetuada uma anlise preditiva, visando inferir a degradao das clulas capacitivas em operao. De modo a propiciar um gerenciamento adequado das intervenes sobre a aludida instalao. PALAVRAS CHAVE Anlise preditiva, Banco de capacitores, Clula capacitiva, Degradao, Diagnose, Monitoramento, Sistema supervisrio de automao. 1. INTRODUO Nos ltimos anos o setor eltrico brasileiro vem atravessando grandes transformaes, que foram intensificadas a partir de 1995 com o processo de privatizao das empresas estatais de energia eltrica. Nesse contexto, a Celpe Companhia Energtica de Pernambuco detentora da concesso dos servios pblicos de distribuio de energia eltrica para o Estado de Pernambuco, foi adquirida pelo Consrcio Guaraniana S.A. no dia 17 de fevereiro de 2000 e sua abrangncia sumariamente representada pelo quadro abaixo:
Quadro 1 - Dados de mercado

rea de concesso Quantidade de municpios Populao Total do Estado Total de clientes

102.745km 186 7.918.344habitantes 2.340.896


Fonte : http://www.celpe.com.br

(1) Scio da ABRAMAN, regional XII; Analista de Manuteno do Dep. de Eng. e Manuteno da Celpe; Eng. Eletricista, Msc. Eng. de Produo e Doutorando em Eng.Eltrica UFPE; Diretor da ENGEA; Professor do CEFET-PE e da Ps-Graduao em Gesto da Manuteno UFPE. (2) Gestor da Unidade de Manuteno de Subestaes do Serto do Departamento de Eng. e Manuteno da Celpe, Eng. Eletricista e Especialista em Gesto da Manuteno UPE. (3) Gestor da Unidade de Scada e Sistema integrados do Departamento de Automao e Telecomunicao da Celpe, Eng. Eletricista UPE. 1

Para atender a esse mercado, a Celpe conta atualmente com 117 subestaes de distribuio nas tenses de 13.8, 69 e 138kV, nas quais existem 245 bancos de capacitores shunt nas classes de tenso de 13,8kV e 69kV instalados, cuja finalidade precpua promover o suporte de reativos e auxiliar na regulao de tenso em barramentos de subestaes. O foco deste trabalho reside na manuteno eficiente das condies operativas desejadas para essas instalaes. 2. CARACTERSTICAS DAS INSTALAES 2.1 Capacitores de Potncia Os capacitores empregados em sistemas de potncia so constitudos de eletrodos de alumnio, filme de polipropileno e impregnante biodegradvel. A literatura disponvel e as normas tcnicas NBR 10671 e NBR 12479 referentes ao assunto estabelecem que os capacitores so projetados para suportar at 144% da potncia nominal (sobretenses, harmnicos e tolerncias de fabricao), desde que no supere 110% da tenso nominal, freqncia nominal [1]. Em condies normais de operao, sob o efeito dos estresses dieltricos, o processo de degradao das clulas capacitivas se d de forma lenta e gradual, atravs da queima das bobinas que so os elementos capacitivos internos (armaduras), resultando na alterao da capacitncia total. Essas bobinas so montadas em conjuntos e realizadas as ligaes srie-paralelo, de modo que a capacitncia total do capacitor, correspondente potncia reativa desejada, expressa por: (1)

C=

p c s

Onde: C representa a capacitncia total do capacitor; p a quantidade de elementos em paralelo; s a quantidade de bobinas em srie; e c a capacitncia de cada elemento ou bobina do capacitor. Portanto, medida que as bobinas srie queimam, ocorre um aumento da capacitncia total da clula; o inverso ocorre quando da queima das bobinas shunt. No obstante, na prtica, o que realmente importa a alterao da capacitncia. O critrio de manuteno adotado pela Celpe, com base em recomendaes de fabricantes e experincia do setor, estabelece um limite de variao de 10% para a capacitncia das clulas em operao. Os capacitores com fusveis externos adotados pela Celpe so monofsicos e esto em conformidade com os especificados no quadro abaixo:
Quadro 2 Capacitores de Potncia usados na Celpe

Tenso nominal (V) 8.660

Potncia (kVAr) 50 100 200

Elo Fusvel 6K 12K 25K

Fonte: Especificao de Bancos de Capacitores Coelba-Celpe-Cosern

2.2 Configurao do Banco Os bancos de capacitores da Celpe possuem o padro de ligao em dupla estrela isolada, conforme representado na figura seguinte, onde so destacados os principais componentes. Essa configurao adequada para bancos de grandes potncias, mas suscita maior cuidado quanto proteo, por razes que sero discutidas mais adiante.
barramento

Chave seccionadora Chave a leo/vcuo Pra-raios Reatores Chave de aterramento tetrapolar

fusveis capacitores TC Rel de proteo Fig. 1 - Banco de capacitores ligado em dupla estrela isolada

Cada componente da instalao possui uma funo especfica, resumida a seguir: 1. Chave seccionadora tripolar: Permitir as manobras de conexo e desconexo do banco ao barramento. 2. Chave a leo/vcuo: Possibilitar a energizao e desenergizao do banco por comando manual ou atuao da proteo (em alguns casos utiliza-se disjuntor). 3. Pra-raios: Proteger contra as sobretenses e descargas atmosfricas. 4. Chave de aterramento tetrapolar: Promover o aterramento do banco, aps a sua desenergizao. 5. Reatores: Limitar a corrente de energizao do banco de capacitores 6. Fusveis: Proteger os capacitores contra curto -circuito em uma das clulas. 7. Capacitores: Fornecer o suporte de reativo desejado para o sistema. 8. Transformador de Corrente: Suprir a proteo contra desequilbrio de neutro com o sinal de corrente de valor adequado. 9. Rel de Proteo: Proteger o banco contra desequilbrio entre as fases.

2.3 A proteo dos capacitores pela superviso da corrente de neutro A maioria dos bancos de capacitores em operao na Celpe constituda por clulas capacitivas com fusveis externos individuais, s alguns poucos so dotados de capacitores com fusveis internos em srie com os elementos. Como no caso de uma nica estrela isolada, a configurao em dupla estrela isolada insensvel circulao de corrente de seqncia zero. Assim, o neutro pode ser submetido tenso de fase, quando os fusveis abrem ou quando de manobras no banco, visto que os capacitores se comportam como um curtocircuito no momento da energizao. O dimensionamento do elo fusvel funo da corrente de fase em servio contnuo, ressaltanto-se que no deve atuar durante os transitrios de descarga ou de energizao do banco de capacitores. Para uma eficiente atuao dos fusveis, recomenda-se que estes sejam atravessados por uma corrente no inferior a 10 (dez) vezes o seu valor nominal no momento da falta. Quando o banco ligado em estrela (nica ou dupla) com neutro isolado, a corrente no fusvel da fase defeituosa limitada pela impedncia das fases ss. Dessa forma, se o fusvel no interromper o circuito num tempo adequado, pode haver ruptura da caixa do capacitor defeituoso, bem como os demais capacitores provavelmente apresentaro defeito devido s condies anormais a que sero submetidos [2]. Por isso, afirmou-se que essa configurao suscita maior cuidado quanto proteo. Para atenuar esse problema, o trabalho prope a superviso da degradao das clulas capacitivas a partir do monitoramento da corrente de desequilbrio de neutro. Como esse parmetro j monitorado pelo sistema supervisrio e pela automao local que, assumindo a funo do rel de proteo, atua sobre a chave a leo/vcuo para desligamento, basta agregar a funo adicional de emisso de alertas para subsidiar as anlises preditivas pela engenharia de manuteno e acionar as equipes de campo para inspees na instalao, em que se verifica a integridade dos fusveis e so medidas as capacitncias de todas as unidades. 3. CLCULO DA CORRENTE DE DESEQUILBRIO DE NEUTRO 3.1 O Mecanismo de degradao O desequilbrio do banco de capacitores ocorre em funo do processo de degradao das clulas capacitivas, sendo agravado quando acontece rompimento de elos fusveis eliminando capacitores. A degradao deve ser entendida como um processo de deteriorao do sistema dieltrico que pode ser dividido em duas condies genricas, cada qual com seus respectivos fenmenos, como segue [3]: 1. A primeira condio considera o capacitor sob os efeitos de sobretenses. O fenmeno tpico inicia-se com a formao de gases (bolhas) na rea de maior estresse dieltrico, seguida do surgimento de descargas parciais que desaparecem com o fim das sobretenses.

2. A segunda condio aborda o capacitor sob tenses operativas. O ponto fundamental desse fenmeno a degradao do polipropileno atravs da ao das descargas parciais de baixos nveis, isto , a alterao das propriedades do polipropileno aps reaes qumicas excitadas por descargas parciais da ordem de unidades a dezenas de pC. Aps o envelhecimento e/ou surgimento de falhas, o capacitor pode apresentar valores maiores, tipicamente da ordem de centenas a milhares de pC. Essas magnitudes podem ser medidas em capacitores reais por mtodos acsticos, inclusive como critrio para desativao de unidades em operao. Os transitrios gerados pela energizao de banco de capacitores tambm aceleram a degradao das clulas e dependem de fatores como potncia e configurao do banco, a impedncia do sistema e a existncia de outros bancos em operao na mesma barra. Outros fatores que concorrem para o processo de degradao so relacionados a seguir [4]: a. b. c. d. e. f. Surtos de manobras no sistema e descargas atmosfricas Energizao back to back Religamento antes do tempo de descarga dos capacitores Distoro anormal de forma de onda ou harmnicos Condies ambientais agressivas (temperatura, poluio etc) Vibraes.

Com relao s distores harmnicas, o maior problema encontrado a possibilidade de ocorrncia de ressonncias, podendo produzir nveis excessivos de corrente e/ou de tenso. As correntes de alta freqncia, que encontraro um caminho de menor impedncia pelos capacitores, elevaro as suas perdas hmicas com o decorrente aumento do aquecimento e encurtamento da vida til do capacitor. Os bancos de capacitores so grandes absorvedouros de harmnicos. Uma variao de tenso de 10% decorrente das distores harmnicas, produz uma elevao de temperatura de 7% e perda de vida til de 30% [5]. 3.2 Procedimento de clculo Dependendo da configurao do banco, a sensibilidade da instalao em relao perda de unidades capacitivas ser diferente. Ou seja, o efeito do desequilbrio subseqente pode acarretar a retirada de operao ou apenas um pequeno desbalanceamento entre os grupos, que tolervel pela proteo do banco. A configurao tambm estabelece a contribuio das clulas remanescentes de um mesmo grupo para a corrente que circula no fusvel da unidade defeituosa. A expresso a seguir utilizada para determinar a corrente que atravessa o fusvel da unidade em curto para a configurao em dupla estrela isolada [1].

(2)

If =

6MN 6X 5

Onde: If = fator de corrente (para clculo da corrente que circula no fusvel)* X = nmero de grupos em srie por fase M = nmero normal de capacitores em paralelo por grupo N = nmero de unidades retiradas de um grupo * A corrente que circula no fusvel da unidade em curto igual corrente normal multiplicada pelo fator If. A figura a seguir auxilia na identificao dos parmetros apresentados na equao (2) e nas equaes subseqentes:

Fig.2 Ligao das unidades capacitivas monofsicas com fusveis individuais

O nmero mnimo de unidades em paralelo por grupo definido em funo da corrente necessria para assegurar a fuso do elo fusvel da unidade em curto, considerando as contribuies de corrente de descarga dos demais capacitores em paralelo; e pela tenso nas unidades remanescentes quando a unidade for retirada do grupo por queima do fusvel [2]. (3)
N mc = 11.N .( 6. X 5 ) 6. X

A tenso que resulta nas demais unidades sobejantes do mesmo grupo pode ser 0btida pela seguinte expresso: (4)
Vur = Vf n 6.M. X 6. X.( M N) + 5.N

Resultando: V ur Vc A corrente que circula entre os neutros, aps a eliminao de uma ou mais unidades capacitivas de um determinado grupo, pode ser calculada pela expresso a seguir: (5)
Id =In 3 .M .N 6 . X .( M N ) + 5 .N

Onde: Nmc = nmero mnimo de capacitores em paralelo em cada grupo srie por fase Vur= tenso resultante nas unidades remanescentes do mesmo grupo com N ce capacitores excludos, em kV Vfn= tenso entre fase e neutro do sistema, em kV Vc = tenso em cada grupo, quando todas as unidades esto em operao Id = corrente de desequilbrio de neutro In = corrente normal do capacitor Assim, as tolerncias operacionais que asseguram a integridade da instalao quando da perda das unidades capacitivas, correspondentes s diversas configuraes existentes na Celpe so mostradas no quadro 3 a seguir:
BANCOS DE CAPACITORES 13,8kV
POTNCIA (MVAr) FORMAO (kVAr) ELO FUSVEL X M N. MX. ELOS ROMP/GRUPO COR. DESEQ. ADMISSVEL

0,6 0,6 1,2 1,2 1,2 1,5 1,8 1,8 2,4 2,4 3,6 3,6 4,2 4,8 4,8 7,2

12X50 6X100 24X50 12X100 6X200 30X50 36X50 18X100 24X100 12X200 36X100 18X200 42X100 48X100 24X200 36X200

6K 12K 6K 12K 25K 6K 6K 12K 12K 25K 12K 25K 12K 12K 25K 25K

1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

2 1 4 2 1 5 6 3 4 2 6 3 7 8 4 6

1 0 2 1 0 2 3 1 2 1 3 1 3 4 2 3

3,4A 0A 6,8A 6,8A 0A 6,7A 10,25A 6,6A 13,6A 13,75A 20,5A 13,2A 20,2 27,25A 27,25A 41A

BANCOS DE CAPACITORES 69kV


POTNCIA (MVAr) FORMAO (kVAr) ELO FUSVEL X M N. MX. ELOS ROMP/GRUPO COR. DESEQ. ADMISSVEL

12

240X50

8K

0A

Quadro 3 Tolerncias operacionais das configuraes dos bancos de capacitores da Celpe

4. MANUTENO EM CAMPO 4.1 Filosofia da Manuteno Preventiva Celpe A manuteno preventiva dos bancos de capacitores na Celpe constituda de trs formas bsicas de atuao que so denominadas de tipo A, tipo B e tipo C, nas quais so realizadas as tarefas descritas a seguir: Manuteno tipo A: Consiste nas inspees peridicas da instalao sem indisponibiliz-la para a operao. Nessa categoria se enquadram as inspees visuais e termogrficas e a leitura das correntes de desequilbrio de neutro. Manuteno tipo B: Consiste na realizao de testes peridicos nos diversos componentes da instalao e substituio de elos fusveis com periodicidade anual. Existe uma tendncia de que esse prazo seja estendido para dois anos, em decorrncia do monitoramento. Manuteno tipo C: Corresponde interveno que envolve desmontagem de chaves e/ou do banco de capacitores para substituir peas que apresentem desgaste acentuado e efetuar pintura/restaurao de estruturas e codificaes, respectivamente e decorre dos resultados obtidos nos testes realizados na tipo B. Vale ressaltar que o objetivo prioritrio da manuteno o de assegurar a disponibilidade da instalao e, no contexto do negcio abordado nesse trabalho em particular, garantir a continuidade do servio de fornecimento de energia eltrica que em ltima anlise o papel da concessionria. A manuteno preditiva de instalaes tem conquistado significativos avanos, notadamente no setor de servios de energia eltrica, graas rpida difuso dos sistemas de monitoramento on-line que auxiliam o gerenciamento coordenado e planejado da manuteno e da operao, favorecendo a reduo das interrupes no programadas do fornecimento do servio de energia e/ou mitigando a degradao da qualidade desse servio . Nesse sentido, o monitoramento da instalao em foco torna -se imprescindvel, uma vez que a atuao da chave a leo/vcuo do banco de capacitores, acionada pelo sistema de automatismo local, passvel de falha. Esta falha pode acarretar a perda de suprimento s cargas, devido atuao da proteo sobre o equipamento de disjuno geral da subestao. Destarte, as informaes disponveis no sistema supervisrio remoto das subestaes da Celpe propiciam o suporte programao das intervenes, de forma oportuna e menos onerosa, atendendo aos nveis de disponibilidade desejados pela concessionria dos servios a custos compatveis. 4.2 Casos Prticos Para fins de ilustrao, sero abordados dois casos prticos que so bastante didticos para o entendimento da metodologia adotada e discusso dos resultados, sendo um deles observado na rea piloto desse estudo e o outro, em um dos bancos de maior potncia de uma importante subestao da Celpe:
8

Caso 1 - O banco de capacitores 01H2 da subestao de Campinho 69/13.8kV e 12,5MVA que prov um suporte de 2,4MVAr, constitudo por 24 clulas de 100kVAr. Para o qual observou-se o seguinte cenrio: Atravs do sistema supervisrio, verificou-se uma variao de corrente no neutro de 155% entre as medidas dos dias 13 e 18 de novembro de 2003. Aps a interveno da equipe de manuteno, detectou-se uma das clulas com 11% de variao de capacitncia em relao ao valor de placa. Pelos critrios de manuteno da Celpe, so toleradas variaes de at 10%. A referida clula foi substituda antes que houvesse o rompimento do elo fusvel correspondente, reduzindo a corrente de neutro para os valores tpicos de operao. No caso em pauta, pode parecer que se adotou um critrio de interveno excessivamente rigoroso, uma vez que, para essa configurao, so admitidos at dois elos rompidos por grupo, conforme mostrado no quadro 3. No entanto, devese ressaltar alguns aspectos: 1. A variao da corrente de neutro foi significativa para um curto perodo de tempo, indicando a existncia de uma falha progressiva em rpida evoluo; 2. Pode ocorrer degradao de clulas nas trs fases, reduzindo a potncia efetiva da instalao sem desequilbrios significativos. Porm, a configurao do banco fica modificada em relao original prevista no quadro 3; 3. O custo e os inconvenientes decorrentes de uma interveno preventiva condicional so significativamente menores que os de uma manuteno corretiva; e a experincia adquirida com essas manutenes possibilita estabelecer um critrio custo-eficiente para as intervenes subseqentes. Caso 2- O banco de capacitores 01H4 da SE Boa Vista 69/13.8kV e 66MVA que prov um suporte de 4,8MVAr, constitudo por 24 clulas de 200kVAr. Para o qual, foram destacados os pontos a seguir: Atravs do sistema supervisrio, verificou-se uma corrente de desequilbrio no neutro ( 3,60A) superior dos demais bancos daquela subestao entre as medidas dos dias 01 a 30 de maro de 2004. (Os valores das capacitncias situavam-se no interior da faixa admissvel) Aps a interveno da equipe de manuteno, no foi detectada nenhuma anormalidade nas clulas e fusveis da instalao. No caso em pauta, a interveno realizada confirmou as expectativas em relao s condies operativas da instalao, uma vez que a corrente encontrava-se bem abaixo do limite estabelecido para essa configurao (vide quadro 3) e no houve alteraes significativas durante o perodo de observao. Os exemplos apresentados comprovam a necessidade de um acompanhamento da evoluo da corrente de desequilbrio de neutro, mediante uma anlise de tendncia, uma vez que apenas o valor absoluto desse parmetro insuficiente para assegurar uma diagnose precisa da instalao.

5. SISTEMA DE MONITORAMENTO 5.1 Aquisio e armazenamento O sistema de monitoramento consiste na coleta e processamento de dados obtidos a partir do sistema SCADA (Supervisory Control and Data Acquisiton System). O sistema de automao da CELPE teve inicio no ano de 1997 com um total de 13 subestaes; hoje a CELPE possui 112 subestaes automatizadas e um total de 43061 pontos monitorados. Na figura 3 exibida a arquitetura do sistema de automao da CELPE.

Fig. 3 Arquitetura da rede de automao Celpe

A UAC (Unidade de Aquisio e Controle) o componente do sistema onde se realiza a aquisio dos dados digitais (estados) e analgicos (leituras de grandezas). Uma vez coletado (atravs do mdulo de corrente MA, que consiste em um transdutor que converte o sinal de corrente em tenso DC) o valor da corrente de desequilbrio da dupla estrela aquisitado pela UAC, na qual convertido para um sinal digital que enviado para a UCC (Unidade Central de Controle) e visualizado na Tela de Medidas, conforme a figura 4. Em seguida, segue seu caminho pelo sistema e armazenado no PCOM (Processador de Comunicaes) at ser aquisitado pelo software SCADA (Action View), que representado na figura 5, taxa de uma amostra a cada 40s.

10

Fig. 4 - Tela de Medidas

Fig. 5 - Action View (Telas do sistema)

Qualquer informao gerada pelo sistema de automao permanece disponvel em nossa intranet, atravs de um servidor web (ACTION WEB), e pode ser consultada a qualquer tempo pelas equipes de manuteno ou por qualquer rea de interesse da empresa. Por outro lado, todos os dados analgicos so armazenados em um servidor de histrico com uma taxa de um registro (para cada varivel) a cada 5 (cinco) minutos, durante um perodo de 6 (seis) meses. Aps este perodo, os dados so armazenados em fita e DVD por tempo indefinido. Possibilitando a formao de uma massa de dados adequada para estudos posteriores. Nas figuras 6 e 7 a seguir possvel uma visualizao da arquitetura da rede SCADA, contemplando a integrao (TI) das diversas regionais e sub-sistemas operativos da Celpe.

11

Fig. 6 - Arquitetura do SCADA

Fig. 7 - Arquitetura do SCADA

5.2 Gerao de relatrios O sistema SCADA coleta e armazena 288 (duzentos e oitenta e oito) registros de corrente de desequilbrio por dia de cada banco de capacitores; entretanto esses dados no constituem informao. necessrio efetuar um tratamento adequado dessa massa de dados, a fim de gerar informao til. Por isso, foi desenvolvida uma aplicao que acessa o banco de dados e realiza uma anlise das medidas, visando identificar os bancos de capacitores, cujos valores das correntes de desequilbrio encontram-se acima de um valor previamente definido para cada configurao e os armazena em um banco de dados especfico. Ento,
12

produzido um relatrio que relaciona os bancos de capacitores excederam o limite de corrente estabelecido. Este relatrio gerado diariamente e disponibilizado no site da automao. A figura 8 apresenta um exemplo de relatrio disponibilizado pelo sistema.

Figura 8 Relatrio de leituras

5.3 Gerao de alarmes e mensagens Atualmente, embora os dados de corrente de desequilbrio estejam disponveis online, ainda necessrio consulta-los periodicamente para fazer um diagnstico. Assim, o prximo passo lgico do sistema ser gerar alertas automaticamente para a rea de manuteno. Estes sinais de alerta devem contemplar vrios nveis de severidade, classificados conforme a taxa de variao no tempo e o desvio do valor limite em: crtico, alarme e emergencial. considerado crtico um sinal produzido a partir de uma variao significativa da corrente de neutro; o alarme produzido sempre que for atingido o valor limite admissvel para operao do banco (vide quadro 3); e o sinal emergencial emitido quando ocorre a atuao do sistema de proteo por desequilbrio. Encontra-se em fase de concluso o mdulo que conversa com o sistema SCADA e gera automaticamente e-mails ou mensagens (SMS) para o celular do responsvel pela manuteno, agilizando bastante o processo de deteco de possveis defeitos e correo de falhas conseqe ntes. A figura 9 a seguir apresenta um grfico que produzido pelo sistema, a partir das leituras obtidas durante um perodo de observao, para subsidiar a anlise de tendncia. Futuramente, a incorporao de ferramentas de inteligncia artificial (lgica fuzzy e redes neurais) poder auxiliar essa anlise e o processo decisrio.

13

Figura 9 Grfico para subsidiar a anlise de tendncia

6. ANLISE DE CUSTO-BENEFCIO Para uma anlise qualitativa de custo-benefcio da implantao da metodologia proposta neste trabalho, devem ser considerados alguns aspectos relevantes da estrutura de custos de difcil mensurao, sob o ponto de vista geral, dada a diversidade das configuraes e as peculiaridades de cada instalao especfica, mas que so facilmente apurados para cada caso em particular. Deve-se salientar tambm que embora alguns custos sejam de natureza intangvel, ensejam fortes impactos sobre as receitas e despesas da concessionria. Assim, considera-se a estrutura de custos relativa a cada forma de atuao da manuteno, de maneira a efetuar uma anlise comparativa, segundo um critrio qualitativo de custo-benefcio. 6.1 Custos da manuteno corretiva Os custos associados a um reparo contemplam duas grandes parcelas: a. Custo da interrupo no fornecimento - envolve os custos abaixo discriminados: Para a concessionria: - Risco de perda da concesso: custo de natureza intangvel de grande impacto. - Perda de imagem comercial: custo de natureza intangvel com grande impacto a mdio prazo. - Perdas financeiras relativas diminuio do faturamento: devido a critrios de reviso tarifria adotados pelo rgo regulador e ao lucro cessante.
14

Para os consumidores: - Custos decorrentes da perda de produo - cuja mensurao depende do processo produtivo associado, podendo assumir propores bem superiores aos da concessionria. - Custos internos devido a danos em equipamentos - Depende do perfil do cliente considerado. - Desconforto b. Custo da interveno - envolve os custos abaixo discriminados: - Custo do atendimento operacional: constitudo pelos custos de deslocamento, material aplicado e mo de obra. - Custo das perdas tcnicas: decorrentes da indisponibilidade e degradao dos capacitores remanescentes. 6.2 Custos da manuteno preventiva baseada no tempo de operao Envolve os custos resultantes de uma interveno de grande porte, na qual seguido um roteiro predeterminado que contempla a troca de componentes que podem ainda se encontrar em bom estado e que geralmente demanda muito tempo de indisponibilidade da instalao. Para fins de apurao, devem ser considerados os custos citados para um atendimento de natureza preventiva. 6.3 Custos da manuteno preditiva Os custos associados implantao da metodologia proposta incorrem em duas parcelas : a. Custo do monitoramento: reduzido, uma vez que o sistema supervisrio de automao j foi implementado e o parmetro de interesse est monitorado. b. Custo da interveno: reduzido, pois as tarefas so otimizadas e demandam um tempo menor de execuo, desse modo podendo ser associadas a outras atividades na mesma subestao. Obviamente, desde que a diagnose seja efetiva para evitar eventuais intervenes corretivas, a manuteno preditiva ir fornecer a melhor relao custo -benefcio dentre todas as alternativas apresentadas, uma vez que a falha do banco de capacitores pode causar a indisponibilidade da instalao, com a conseqente interrupo do fornecimento do servio de energia eltrica. 7. CONCLUSO Considerando uma expectativa de vida til de 20 anos para os capacitores de potncia, segundo as frmulas empricas desenvolvidas e constantes na literatura para estimar esse parmetro, observou-se que cerca de 55% das clulas capacitivas em operao na rea piloto desse estudo encontravam-se com mais de 10 anos de operao.

15

Esse fato poderia suscitar a necessidade de uma substituio em bloco desses componentes em carter de urgncia; todavia, as atuais restries oramentrias nas empresas do setor impem a necessidade de priorizao dos investimentos. No obstante, mesmo em capacitores novos existe o risco de falhas dieltricas advindas de imperfeies intrnsecas de fabricao ou de solicitaes externas (sobretenses de regime, surtos, harmnicas) que vm se tornando cada vez mais freqe ntes com a complexidade dos sistemas e das cargas. Ademais, o ensaio de durabilidade para capacitores novos, prescrito na norma ABNT [4], considerado especial, devido principalmente ao custo envolvido na execuo. Diante do exposto, torna-se evidente a necessidade de um sistema de alarme e proteo que, alm de ser confivel e seletivo, tambm permita alto grau de disponibilidade por facilitar as interfaces das equipes de operao e manuteno. Os sistemas de monitoramento, se aplicados com critrios objetivos, podem ser uma valiosa ferramenta de apoio manuteno para reduo de custos e de desligamentos forados criando a oportunidade para se alterar gradativamente a filosofia de manuteno com base no tempo de operao para manuteno preditiva. 8. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS [1] Manual Inducon de Capacitores de Potncia - 3 edio - abril, 1999. [2] FILHO, J. M., Manual de Equipamentos Eltricos Vol.2 Livros Tcnicos e Cientficos Editora Ltda, 1993. [3] PASSOS, A. C., DUARTE, L. H. S., NOVAIS, M. S., ALVES, M. F. Teoria e Proposta Para Avaliao da Degradao de Longa Durao (Envelhecimento) de Capacitores de Potncia SNPTEE, 2003. [4] ABNT NBR 5282, Capacitores de Potncia em Derivao para Sistema de Tenso nominal acima de 1.000V Especificao, 1988. [5] DIAS, G. A. D. Harmnicas em Sistemas Industriais. EDIPUCRS, 1998

16

You might also like