You are on page 1of 28

O COMPLEXO COUREIROCALADISTA BRASILEIRO

Abidack Raposo Corra*

* Assistente tcnico da Gerncia Setorial de Bens de Consumo No-Durveis do BNDES. O autor agradece a colaborao dos estagirios Cludio Vicente di Gioia Ferreira Silva e Flvia Menna Barreto Alexim.

&2852(&$/d$'26

Resumo

Este artigo apresenta o panorama do complexo


coureiro-caladista brasileiro, a partir da anlise dos setores caladista, coureiro, de componentes para couro e calados, de mquinas para couro e calados e de artefatos de couro, assim como suas perspectivas e principais problemas. Sero apresentadas as principais caractersticas de cada setor, tendo por base a anlise dos mercados interno e externo, da distribuio geogrfica da produo, da relocalizao da indstria caladista brasileira e dos problemas causados ao meio ambiente.

66

O Complexo Coureiro-Caladista Brasileiro

A cadeia coureiro-caladista de extrema importncia na Introduo


economia brasileira, no s pelo volume de exportaes, mas tambm pela gerao de empregos1 (em torno de 550 mil). Os problemas atualmente enfrentados, alm de terem uma dimenso relacionada estrutura de custo e ao acesso tecnologia (dimenso estrutural), so tambm de ordem conjuntural, estando associados ao processo de abertura da economia brasileira e aos demais aspectos macroeconmicos. O setor, que foi protegido durante muito tempo, vem se defrontando desde o incio do Plano Real com um novo concorrente: o produto importado, principalmente oriundo dos pases asiticos. Paralelamente, a competitividade externa dos produtos nacionais tambm sofreu grande deteriorao devido ao cmbio. Essa cadeia produtiva constituda por aproximadamente 450 curtumes, seis mil empresas de calados, 110 fabricantes de mquinas e equipamentos, 1.100 produtores de componentes para calados e 2.300 empresas fabricantes de artefatos de couro. Historicamente, no Brasil, o setor iniciou suas atividades no sculo 19 no Rio Grande do Sul, com o surgimento e o fortalecimento de muitos curtumes implantados por imigrantes alemes e italianos que aproveitaram a grande disponibilidade de peles vacuns, oriundas inicialmente das charqueadas e, mais tarde, dos frigorficos. O processo de curtimento, que comeou de maneira rudimentar, aperfeioou-se graas ao aporte de tecnologia e equipamentos da Europa, permitindo aps o fim da I Grande Guerra o incio da exportao de couros [ONU/Cepal (1991)]. A maior concentrao de curtumes ocorreu na conhecida regio do Vale dos Sinos (RS). Outra regio que se destacou com a atividade curtidora foi a cidade de Franca (SP) a 400 km ao norte da capital So Paulo. Antes do final da dcada de 1860, a produo de calados era desenvolvida por uma indstria local em pequena escala, principalmente por artesos [Suzigan (1986)]. De acordo com esse autor, existem vrios indcios de que a produo em fbricas teria se iniciado na primeira metade da dcada de 1870. Esse movimento foi impulsionado pela introduo da mquina de costura. Todavia, a indstria caladista nacional ainda continuou a apresentar fortes caractersticas artesanais. O primeiro perodo de dinamismo tecnolgico na indstria (1860/1920) foi proporcionado pela introduo de avanos tecnolgicos oriundos da Europa no final do sculo 19. Esta introduo
BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 14, p. 65-92, set. 2001

1 Correspondem a empregos diretos na indstria de calados, curtumes, fabricantes de mquinas e equipamentos, componentes e artigos de couro.

67

transformou o sistema artesanal de produo em atividade fabril [Cruz (1976)]. Aps esse perodo, o setor passou por uma fase de relativa estagnao (1920/60), acompanhada da regionalizao da produo e da queda na introduo de novas tcnicas e aquisio de mquinas mais modernas. At mesmo as grandes empresas da poca encontraram dificuldades para se expandir e acompanhar as novidades tecnolgicas existentes. Apesar disso, foi com a I Grande Guerra que o movimento de exportao da indstria de calados teve incio, ganhando fora na II Guerra Mundial, devido ao fornecimento de coturnos para os exrcitos brasileiro e venezuelano. O terceiro perodo do setor tambm foi marcado pelo dinamismo, estando relacionado ao comrcio de calados com os Estados Unidos. Esse movimento se iniciou no fim da dcada de 60, apoiado no cluster2 industrial j existente no Vale dos Sinos e em menor escala em Franca. O Vale dos Sinos se especializara em calados femininos de couro, enquanto Franca se destacava pelos calados masculinos. Nesse perodo, a ao coletiva das ento pequenas empresas na identificao de mercados externos e os incentivos exportao introduzidos pelo governo foram fundamentais para o boom exportador. Desde essa poca, o BNDES j financiava o investimento fixo dessa indstria, cabendo destacar a atuao do BRDE na regio, permitindo que os produtores respondessem s exigncias dos importadores de lotes maiores e atendessem s expectativas quanto ao padro de produto. Na dcada de 70, o calado brasileiro passou a ter expressiva importncia na pauta de exportaes nacionais. Com esse desenvolvimento, os setores de mquinas, equipamentos, artefatos e componentes se implantaram no Rio Grande do Sul, contribuindo para o avano tecnolgico do setor coureiro-caladista. Ainda dentro do terceiro perodo, a dcada de 80 foi marcada pela introduo de tcnicas organizacionais, tais como controle de qualidade, planejamento e controle da produo, e por tcnicas produtivas (processo de produo, novas tecnologias e equipamentos informatizados). Segundo pesquisa realizada por Reis (1994), o grande avano tecnolgico do setor verificou-se na rea de mquinas para produo de calados esportivos, sendo que na rea de calados de couro no foram verificadas alteraes relevantes na dcada de 80. O quarto perodo teve incio na dcada de 90, quando muitas fbricas de calados se instalaram na regio Nordeste. De acordo com o relatrio Levantamento de oportunidades, intenes e decises de investimento industrial no Brasil 1997/2000, do MICT
O Complexo Coureiro-Caladista Brasileiro

2 Clusters so concentraes geogrficas de empresas e instituies inter-relacionadas num setor especfico. Os clusters englobam uma gama de empresas e outras entidades importantes para a competio, incluindo, por exemplo, fornecedores de insumos sofisticados, tais como componentes, maquinrio, servios e fornecedores de infra-estrutura especializada. Os clusters, muitas vezes, tambm se estendem na cadeia produtiva at os consumidores e lateralmente at as manufaturas de produtos complementares e na direo de empresas com semelhantes habilidades, tecnologia, ou de mesmos insumos. Finalmente, muitos clusters incluem rgos governamentais e outras instituies, tais como universidades, agncias de padronizao, think tanks, escolas tcnicas e associaes de classe, que promovem treinamento, educao, informao, pesquisa e suporte tcnico (Clusters and the new economics of competition, Harvard Business Review, p. 78, Nov.Dec. 1998).

68

(1998), estavam previstos mais de US$ 500 milhes em investimentos na cadeia de produo de calados nordestina para o perodo 1996/2004. Nessa dcada, mudaram as condies de produo e concorrncia na cadeia produtiva de calados. As empresas caladistas do Sul e do Sudeste foram se deslocando para o Nordeste procura de mo-de-obra mais barata, incentivos dos governos estaduais e, em alguns casos, buscando adequar-se produo voltada para o mercado externo, pois a presso da concorrncia obrigou o caladista brasileiro, alm de outras providncias, a reduzir custos de produo e transporte. O Nordeste possui uma vantagem quando se lembra desse aspecto, devido sua localizao privilegiada em relao aos Estados Unidos, nosso principal importador. Apesar de a cadeia produtiva incluir a pecuria de corte e os frigorficos, conforme mostra a Figura 1, neste trabalho vamos enfocar somente os setores de calados, couro, componentes, mquinas e artefatos de couro.

Figura 1

Fluxograma da Cadeia Produtiva de Couro e Calados


Calados de Outros Materiais Produtos Qumicos Indstria de Componentes

Artefatos de Outros Materiais

Calados de Couro

Artefatos de Couro Pecuria de Corte Frigorficos Curtumes Indstria Moveleira de Couro

Coureiro

Importao de Couro

Indstria de Confeco de Couros

Outros Tipos de Couros e Peles Mquinas e Equipamentos

Componentes de Couro para a Indstria Automotiva e Aeronutica

BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 14, p. ??-??, set. 2001

69

Diante do exposto, a elaborao deste trabalho tem por objetivo mostrar a evoluo e a situao atual, bem como as perspectivas, do complexo coureiro-caladista brasileiro. A primeira seo apresenta a indstria caladista com suas caractersticas, os mercados interno e externo, a localizao geogrfica e os principais plos produtores e a migrao de empresas caladistas para o Nordeste brasileiro. As matrias-primas utilizadas na fabricao do calado, seus componentes e as diversas etapas do processo de produo j foram abordados em estudo recente sobre o panorama da indstria mundial de calados [Corra e Andrade (2001)]. A segunda seo mostra o setor coureiro com suas caractersticas, processo de produo, mercados interno e externo e principais estados produtores. Na terceira seo veremos o setor de componentes para couro e calados, na quarta seo o setor de mquinas e equipamentos para couro e calados e na quinta seo os fabricantes de artefatos de couro. Nas ltimas quatro sees, respectivamente, faremos alguns comentrios sobre o complexo coureiro-caladista e o meio ambiente, o relacionamento com o Sistema BNDES e a perspectiva dos setores. E, por fim, apresentaremos algumas consideraes importantes para o complexo.

O Setor
Caladista
Caractersticas Gerais

setor caladista nacional composto por aproximadamente seis mil empresas que geram 210 mil empregos. Apresenta capacidade instalada estimada em 600 milhes de pares/ano, sendo 70% destinados ao mercado interno e 30% exportao, e faturamento de US$ 8 bilhes/ano. Com esses nmeros, o Brasil se coloca como o terceiro maior produtor mundial de calados, com 4,7% de participao na produo total, que em 1998 foi de 10.979 milhes de pares. Apesar da presena de empresas caladistas em quase todos os estados brasileiros, destacam-se Rio Grande do Sul, So Paulo e atualmente alguns estados do Nordeste, em especial o Cear. A distribuio regional da produo caladista ser apresentada no item A Distribuio Regional da Produo de Calados (p. 73).

70

O Complexo Coureiro-Caladista Brasileiro

Em 2000 o Brasil produziu 580 milhes de pares de calados, apresentando um crescimento de 16% em relao a 1999. Esse aumento de produo foi estimulado pelo crescimento de 17% no volume exportado, devido desvalorizao do real em relao ao dlar americano, e de 16% no consumo interno, em conseqncia da queda dos preos e do maior acesso ao crdito (Grfico 1). Entre 1993 e 1999 a produo teve queda de 5%, enquanto no mesmo perodo a produo mundial cresceu cerca de 10%. Todavia, como mencionado anteriormente, em 2000 houve uma boa recuperao. Da anlise do perodo 1993/2000, verifica-se que o crescimento foi de 10%. De 1993 a 2000 o consumo de calados no Brasil cresceu 31%, enquanto o consumo per capita apresentou queda sistemtica, e no perodo caiu 13%, embora tenha havido no ltimo ano uma relativa recuperao, chegando em 2000 a 2,6 pares/habitantes/ano (Grfico 2), mesmo patamar de 1998. Em 2000 o Brasil exportou 163 milhes de pares de calados, ou seja, 28% da produo daquele ano. Do total exportado, 61% foram destinados aos Estados Unidos. As importaes foram de apenas nove milhes de pares, correspondentes a 2% do consumo brasileiro de calados (Grfico 3). Apesar de o saldo comercial observado na dcada de 90 ser positivo, as exportaes brasileiras de calados sofreram queda de 31% entre 1993 e 1999. importante observar que em 1999 houve uma pequena recuperao em relao a 1998, ou seja, um crescimento de 6%. Em 2000 exportamos 17% a mais que em 1999, e a diferena em relao a 1993 diminuiu para 19%. Esse cenrio
Grfico 1

Mercado

Produo e Consumo Aparente de Calados Brasileiros 1993/2000


(Em Milhes de Pares)
700 600 500 400 300 200 100 0 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000
379 327
586 525 541 500 580

491 415

520

516

499

427

414 369

429

Produo

Consumo

Fonte: Abicalados.

BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 14, p. ??-??, set. 2001

71

Grfico 2

Consumo Per Capita de Calados no Brasil 1994/2000


(Em Pares/Habitantes/Ano)
3,50 2,98 3,00 2,50 2,00 1,50 1,00 0,50 0,00 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2,89 2,82 2,68

2,55 2,21

2,6

Fonte: Abicalados.

Tabela 1

Destino das Exportaes Brasileiras de Calados em 2000


PAS US$ MILHES % MILHES DE PARES PREO MDIO (US$)

Estados Unidos Argentina Reino Unido Canad Paraguai Chile Bolvia Uruguai Alemanha Austrlia Venezuela Mxico Outros Total
Fonte: Secex.

1.079 123 100 34 21 21 18 13 12 12 12 9 96 1.550

70,0 8,0 6,5 2,0 1,3 1,3 1,0 0,8 0,7 0,7 0,7 0,6 6,0 100

99 19 7 3,5 8,4 2,3 3 1,8 1,4 1,3 1,8 1,4 12,6 162,5

10,90 6,50 14,00 9,71 2,50 9,13 6,00 7,22 8,60 9,23 6,67 6,43 7,62 9,54

favorvel est ligado, entre outros fatores, valorizao do dlar americano diante do real. J as importaes tiveram aumento de 75% no mesmo perodo, o que insignificante em valor absoluto. Nos primeiros anos aps o Plano Real esse aumento chegou a ser considervel, crescendo 1.071% de 1994 para 1995. Entre 1995 e 1997 o crescimento foi de 10%, tendo uma queda de 41% em 1998 e de 69% em 2000. 72

O Complexo Coureiro-Caladista Brasileiro

Grfico 3

Importaes e Exportaes Brasileiras de Calados 1993/2000


(Em Milhes de Pares)
250 200 194 150 100 50 4 0 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000 3,8 85 44,5 94,6 48 93 49 198 165,4 161,6 129,5 142,6 142 131 137 151 130 102 29 7 9 160

Importao

Exportao

Saldo

Fonte: Abicalados.

Da mesma forma como aconteceu com as exportaes, o cmbio foi o principal responsvel por esse movimento entre 1995 e 1998.

Como mencionado, apesar da presena de empresas caladistas em quase todos os estados brasileiros, a produo de calados caracterizada pela concentrao em certas regies que se especializaram na fabricao de determinados produtos. O Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul, o maior plo produtor de calados do Brasil e tambm est entre os maiores do mundo, com cerca de mil fbricas de calados. responsvel por aproximadamente 40% da produo nacional e 75% das exportaes totais. Existe uma grande concentrao de empresas que formam um dos maiores clusters de calados do mundo, especializado em calados femininos. Alm da localizao das maiores empresas produtoras de calados do Brasil e do mundo, como a Azalia e a Paquet, a regio concentra cerca de 80% dos produtores de mquinas para a fabricao de calados e 60% dos fornecedores de componentes. Cabe ressaltar que no Vale dos Sinos existem instituies de ensino voltadas para a formao de mo-de-obra especializada para as indstrias de calados, podendo-se destacar o Senai e a Unisinos. O Centro Tecnolgico do Couro, Calados e Afins (CTCCA) a instituio responsvel pelas pesquisas e tambm pelo ensino tecnolgico. A cidade de Franca, no Estado de So Paulo, o segundo maior produtor de calados do pas, com 360 fbricas. Essas empreBNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 14, p. ??-??, set. 2001

A Distribuio Regional da Produo de Calados

73

sas dedicam-se principalmente fabricao de calados de couro para o pblico masculino e so responsveis por 6% da produo nacional e 3% das exportaes totais. O plo caladista de Franca possui toda a estrutura produtiva de um cluster. Alm das fbricas de calados, a cidade conta tambm com produtores de insumos, como solados, adesivos, curtumes, matrizarias, mquinas e equipamentos, agentes de mercado interno e externo e, sobretudo, com instituies que procuram desenvolver e difundir inovaes tecnolgicas e gerenciais como IPT, Senai, Sebrae e universidades. O plo de Birigui, tambm no Estado de So Paulo, conhecido como a capital nacional do calado infantil. Concentra cerca de 180 empresas que produzem aproximadamente 7% dos calados brasileiros e so responsveis por 2,5% das exportaes totais. A cidade de Ja (So Paulo) um importante plo produtor de calados femininos em couro, constitudo por 150 empresas que respondam por 2% da produo nacional e menos de 0,5% das exportaes totais. A indstria de calados de Santa Catarina est concentrada na cidade de So Joo Batista e especializada em calados para o pblico feminino. As 120 empresas fabricam cerca de 1% da produo nacional de calados. O setor caladista de Minas Gerais composto por aproximadamente 1.500 empresas. Os destaques so as cidades de Belo Horizonte, especializada na produo de calados femininos, e Nova Serrana, que produz especialmente tnis e chinelos em material sinttico. O plo de Nova Serrana congrega 730 empresas, responsveis por 10% da produo nacional de calados.
Tabela 2

Exportaes Brasileiras de Calados por Unidade da Federao em 2000


ESTADO US$ MILHES % MILHES DE PARES PREO MDIO

Rio Grande do Sul So Paulo Cear Santa Catarina Paraba Minas Gerais Subtotal Outros Total
Fonte: Secex.

1.292,0 135,0 81,0 6,0 17,0 6,0 1.537,0 13,0 1.550,0

83,5 8,7 5,2 0,4 1,1 0,4 99,3 0,7 100,0

121,0 15,0 18,0 1,0 3,0 1,0 159,0 4,0 163,0

10,7 9,0 4,5 6,0 5,7 6,0 9,7 3,25 9,5

74

O Complexo Coureiro-Caladista Brasileiro

O plo caladista do Nordeste ganhou mais fora a partir do incio da dcada de 90 com a migrao de grandes empresas caladistas do Sul e do Sudeste para essa regio. A produo atual de calados na regio Nordeste ainda desconhecida. Todavia, as exportaes de calados nordestinas, em 2000, corresponderam a 14% do total de calados exportados pelo Brasil. Pode-se destacar o Estado do Cear, com uma participao de 78% no total de calados exportados pelo Nordeste e 11% no total do Brasil, colocando-o como o terceiro maior exportador brasileiro de calados. Apesar da pequena produo, outros estados como Paraba, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Rio Grande do Norte vm aumentando sua participao no mercado.

Durante quase toda a dcada de 90, muitas fbricas de calados se instalaram na regio Nordeste. De acordo com o citado relatrio do MICT, so previstos mais de US$ 500 milhes em investimentos na cadeia de produo de calados nordestina para o perodo 1996/2004. De fato, ao longo da dcada mudaram as condies de produo e concorrncia na cadeia produtiva de calados. As empresas caladistas do Sul e do Sudeste foram se deslocando para o Nordeste procura de mo-de-obra mais barata, incentivos dos governos estaduais e, em alguns casos, buscando aproximar a produo do mercado externo, pois a presso da concorrncia obrigou o caladista brasileiro, alm de outras providncias, a reduzir custos de produo e transporte. O Nordeste possui uma vantagem quanto a esse aspecto, devido sua localizao privilegiada em relao aos Estados Unidos, nosso principal importador. Todavia, o processo de relocalizao e desconcentrao da indstria caladista brasileira depende de algumas variveis que assegurem a sua manuteno. Uma das questes a ser resolvida a da continuidade dos investimentos, pois ainda existem obstculos para a implantao de empresas de pequeno porte, bem como uma carncia muito grande de fornecedores de insumos e componentes. Cabe ressaltar que o governo do Estado do Cear criou uma agncia para identificar a necessidade de investimentos no segmento de matria-prima e componentes para calados e comeou um processo de atrao dessas empresas. Outro ponto importante diz respeito pretenso ou no da formao de aglomeraes industriais por parte dos governos locais. O deslocamento em massa para o Nordeste e a localizao das empresas nessa regio de forma relativamente dispersa, seguinBNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 14, p. ??-??, set. 2001

A Migrao de Empresas Caladistas para a Regio Nordeste

75

do novos incentivos fiscais e evitando as aglomeraes, principalmente no Estado do Cear, mostram claramente que o governo pretende desenvolver algumas cidades com carncia de postos de trabalho e assim criar uma renda familiar em pequenos municpios. A maioria dos investimentos feitos no setor de calados nordestino tem sido reservada, principalmente, aos Estados do Cear, Bahia e Paraba; no entanto, o Estado de Pernambuco vem atraindo tambm alguns desses investimentos. Esses investimentos foram pulverizados em diversos municpios, empregando mo-de-obra local mais barata, mantendo baixos custos e evitando interferncia de sindicatos, o que no impediu, todavia, que se formassem concentraes em algumas reas geogrficas desses estados. No Cear, algumas reas se destacam, pois tm recebido grandes investimentos. Primeiro, a regio metropolitana de Fortaleza, onde, alm da capital, outras cidades sobressaem: Caucaia, Horizonte, Maranguape e Cascavel. Na cidade de Cascavel, importante lembrar a presena, desde 1998, do Curtume Bermas, do Grupo Bertin, que exporta 100% da produo, desde couro acabado at grupos estofados prontos. As outras reas compreendem as cidades de Sobral e Crato e a regio do Cariri. Na cidade de Sobral, o desenvolvimento da atividade caladista ganhou maior expresso a partir de 1993 com a instalao da Grendene. Cabe ressaltar o efeito em cadeia provocado pela presena da Grendene nas cidades de Sobral e Crato, gerando respectivamente 9.700 e 2.600 empregos diretos. Na regio do Cariri o destaque a cidade de Juazeiro do Norte, que, alm de ser um plo de produo bastante dinmico e relativamente consolidado no contexto estadual, a rea de maior concentrao de micro e pequenas empresas caladistas do Estado do Cear. Na Bahia, duas grandes reas sobressaem. A primeira que recebeu grandes investimentos foi o sudoeste do estado, que compreende os municpios de Ipa, Itabuna, Itapetinga, Jequi e Vitria da Conquista. A Azalia, maior empresa de calados do Brasil, instalou em 1998 um complexo industrial para a fabricao de calados femininos e esportivos no municpio de Itapetinga. Alm disso, o governo estadual construiu vrios galpes em municpios vizinhos, cabendo Azalia os investimentos em mquinas. Com capacidade instalada para produzir 50 mil pares/dia, o complexo industrial integrado por 15 pavilhes destinados s operaes industriais e aos demais servios auxiliares. Esse projeto tem previso de gerar 4.418 empregos diretos e 2.774 indiretos. Alm do sudoeste baiano, existem tambm investimentos em municpios da regio do Vale do Paraguau e da regio metro76
O Complexo Coureiro-Caladista Brasileiro

politana de Salvador, como Feira de Santana, Alagoinhas, Itaberaba, Santo Antnio de Jesus e Serrinha. Na Paraba, as maiores concentraes esto nos municpios de Campina Grande, Santa Rita e Joo Pessoa e, em Pernambuco, na cidade de Caruaru.

o Brasil, a indstria de couro constituda por aproximadamente 450 curtumes, sendo que cerca de 80% so considerados pequenas empresas. O setor gera 65 mil empregos diretos e o faturamento estimado em US$ 2 bilhes/ano. De acordo com a RAIS-MTE, apenas 27.821 empregos so formais, ou seja, registrados. Todavia, esse nmero no inclui os trabalhadores autnomos, os trabalhadores informais e os empregados em frigorficos, que tm o setor de curtimento integrado na prpria unidade. importante ressaltar que existem vrios curtumes artesanais sem qualquer registro formal, com a produo voltada principalmente para os mercados regionais de calados rsticos e artesanais. Basicamente, os curtumes podem ser caracterizados de acordo com sua etapa de processamento do couro: o curtume de wet blue desenvolve somente o processamento de couro cru em wet blue; o curtume integrado3 realiza todas as operaes, processando desde o couro cru at o couro acabado; o curtume acabado usa como matria-prima o couro wet blue e o transforma em couro crust (semi-acabado) e em couro acabado; e o curtume de acabamento apenas transforma o couro crust em couro acabado. O couro est presente em vrios setores: esportes, vesturio, indstria automobilstica, mobilirio, indstria do lazer, calado e setor rural. Todavia, a sua utilizao sofre alteraes conforme a poca. Na dcada de 80, 70% do couro eram utilizados pela indstria de calados, ficando os 30% restantes para artefatos, vesturio, estofamentos e outros produtos. J na dcada de 90, apenas 45% do couro eram utilizados pelos caladistas, 35% nos estofamentos e 20% nos artefatos, vesturio e outros produtos. Na Tabela 3 apresentam-se alguns dos principais defeitos que afetam a qualidade do couro e da carne; estes ocorrem desde o nascimento at a chegada do animal para o abate.
BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 14, p. ??-??, set. 2001

O Setor
Coureiro
Caractersticas Gerais

Processa couro wet blue, couro semi-acabado e couro acabado.

77

Figura 2

Fluxograma do Beneficiamento do Couro no Curtume


Setor Ribeira Recebimento do couro cru ou salgado; Retirada dos plos por meio de soluo de cal, sulfeto de sdio, tensoativos e amina; Descarne do couro; Aparao do couro na mesa de refila; Diviso do couro em duas partes: couro e raspa de couro. Setor de Curtimento Curtimento de couro em cromo (wet blue); Classificao manual; Secagem do couro; Mquina de rebaixamento do couro. Setor de Recurtimento Curtimento em cido frmico, amonaco, sulfato de cromo, taninos vegetais, leos, bicarbonato de sdio e formiato de sdio; Secagem do couro. Setor de Semi-Acabados Amaciamento do couro na mquina molia e por batimentos nos fules secos; Abertura do couro nos toglins (placas metlicas) para aumentar o espaamento do couro; Lixamento do couro. Setor de Acabamento Aplicao de demo de tintas (resinas, ceras, penetrantes e pigmentos, gua, leo mineral, lacas, complexo metlico, solventes e fixador de brilho); Colocao do couro na prensa a 80C. Setor de Qualidade Inspeo final do couro.

Tabela 3

Problemas e Conseqncias no Couro


PROBLEMAS NATURAIS AGRESSES DO HOMEM

Carrapatos, bernes, riscos de espinhos, cicatrizes de sarna


DEFEITOS

Marca de fogo, riscos e cicatrizes provocados por currais, cercas e carrocerias de caminho
CONSEQNCIAS

Carrapatos, bernes, sarna etc. Marcas de fogo

Couro mais sujo e menor converso da alimentao do boi em carne uma agresso ao animal e ao couro, resultando em estresse, levando perda de peso e do valor do couro Ferimentos trazem perda de peso no animal e provocam perda de rea e de valor do couro

Riscos de arame, galhos ou parafusos, cicatrizes de curral, carrocerias e furos de ferres


Fonte: CICB.

78

O Complexo Coureiro-Caladista Brasileiro

A produo brasileira de couros em 2000 foi de aproximadamente 32,5 milhes de peles, um aumento de 8% em relao a 1999 (Grfico 4), tendncia que vem se confirmando nos ltimos anos, pois em 1980 a produo foi de 13,9 milhes de peles, crescendo cerca de 133% entre 1980 e 2000. Atualmente, o Brasil detm aproximadamente 12% do mercado mundial de couros, que da ordem de 270 milhes de peles ao ano. As exportaes brasileiras de couro em 2000 atingiram US$ 739 milhes e as importaes US$ 184 milhes, com saldo positivo de US$ 555 milhes. No Grfico 5 pode-se observar que, em relao ao valor, as exportaes brasileiras tiveram um incremento de 506% entre 1984 e 2000, sendo que cerca de 58% desse valor correspondem s exportaes de couro wet blue. O volume exportado foi de 14,5 milhes de couros, sendo 10,4 milhes de wet blue e 4,1 milhes de couro crust e acabado.
Grfico 4

Mercado

Produo Brasileira de Couro Cru 1980/2000

35.000.000
Quantidade de Couros

30.000.000 25.000.000 20.000.000 15.000.000 10.000.000 5.000.000 0


1980 1982 1984 1986 1988 1990 1992 1994 1996 1998 2000

Fonte: CICB.

Grfico 5

Balana Comercial Brasileira da Indstria do Couro 1984/2000


(Em US$ Milhes)
800 600 400 200 0
1984 1985 1986 1987 1988 1989 1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000

-200 Exportaes Importaes Saldo Comercial

Fontes: Secex e CICB.

BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 14, p. ??-??, set. 2001

79

As exportaes de couro wet blue vm apresentando crescimento nos ltimos anos, o que significa exportar um produto de menor valor agregado. Em relao ao aspecto ambiental, importante ressaltar que a produo de couro at o estgio wet blue produz 85% do resduo ambiental da cadeia produtiva, enquanto a transformao de couro wet blue em calado produz os restantes 15%.

A Distribuio Regional da Produo de Couro

A Tabela 4 mostra que a produo brasileira de couro est concentrada nas regies Sul e Sudeste, que, juntas, so responsveis por cerca de 72% do total de couros. Cabe ressaltar que os principais estados produtores so Rio Grande do Sul com 23,5%, So Paulo com 23%, Paran com 12% e Minas Gerais com 10%. Em relao ao nmero de curtumes, as regies Sul e Sudeste tambm lideram o ranking, concentrando, juntas, 78% do total de estabelecimentos curtidores (Grfico 6). Destacam-se Rio Grande do Sul com 34%, So Paulo com 21%, Minas Gerais com 11,5% e Paran com 7%.
Tabela 4

Produo de Couro por Regio em 2000


REGIO QUANTIDADE DE COUROS PARTICIPAO (%)

Sul Sudeste Centro-Oeste Nordeste Norte Total


Fontes: CNPC, IBGE e Aicsul.

12.385.750 11.027.250 4.920.500 3.562.000 604.500 32.500.000

38,11 33,93 15,14 10,96 1,86 100,00

Grfico 6

Participao do Nmero de Estabelecimentos Curtidores por Regio


Nordeste 9% Centro-Oeste 10% Norte 3% Sul 44%

Sudeste 34%

Fonte: RAIS-MTE.

80

O Complexo Coureiro-Caladista Brasileiro

segmento brasileiro de componentes para couro e calados composto por aproximadamente 1.100 empresas, subdivididas em nove segmentos, conforme classificao da Associao Brasileira de Indstrias de Componentes para Couro e Calados (Assintecal): txteis, metais e acessrios, frmas e matrizes, solados, produtos qumicos para couro, palmilhas, produtos qumicos para calados, outros acessrios e no-tecidos. Nesse setor, h uma predominncia de micro e pequenas empresas, ou seja, cerca de 80%, que geram em mdia 100 empregos diretos.

O Setor de
Componentes
Caractersticas Gerais

Em 2000 o setor faturou R$ 5,5 bilhes, sendo que 92% corresponderam s vendas internas. Os 8% restantes foram provenientes das exportaes para mais de 70 pases, incluindo o mercado asitico. Todavia, o setor tambm um grande importador de insumos, o que torna os saldos comerciais negativos (Tabela 5). O desempenho recente, aps a desvalorizao cambial, indica uma melhora no dficit comercial, decorrente da queda das importaes em 1999 e da elevao das exportaes em 2000. A demanda domstica pelos componentes para couro e calados depende diretamente do perfil da produo desses produtos. De acordo com a dinmica de cada segmento de consumo (masculino, feminino, infantil, esportivo), altera-se a demanda por componentes.
Tabela 5

Mercado

Exportaes e Importaes de Componentes para Couro e Calados 1998/2000


(Em US$ Milhes)
ANO IMPORTAO EXPORTAO SALDO

1998 1999 2000 Fonte: Secex.

780 698 738

440 433 474

(340) (265) (264)

A distribuio geogrfica do setor junto a empresas caladistas permitiu a reduo de custos logsticos e o compartilhamento de materiais, alm de facilitar a difuso de informaes tcnicas e negociais. O Estado do Rio Grande do Sul concentra mais da metade das empresas do setor, devido proximidade com o maior plo caladista brasileiro: a regio do Vale dos Sinos. No estado esto cerca de 570 empresas, ou seja, 52% do total. O Estado de So Paulo
BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 14, p. ??-??, set. 2001

Distribuio Regional dos Produtores de Componentes

81

aparece na segunda posio com 215 empresas, 20% do total, em virtude, tambm, da proximidade dos plos caladistas de Franca e Birigui. A Bahia aparece na terceira posio com 10% do total das empresas. Atualmente, verifica-se a instalao de algumas indstrias de componentes para couro e calados na regio Nordeste, devido migrao de empresas caladistas para esta regio. Todavia, o deslocamento dessas empresas no foi simultneo ao das empresas caladistas, levando algumas grandes empresas fabricantes de calados a integrarem verticalmente a produo de alguns componentes em suas novas indstrias no Nordeste.

O Setor de
Mquinas e Equipamentos
Caractersticas Gerais Mercado

A indstria de mquinas e equipamentos para couro,


calados e afins composta por cerca de 110 empresas, em sua maioria de pequeno e mdio portes. Em geral so empresas tradicionais e com mais de 50 anos de fundao. O perfil da produo distinto conforme o segmento a que se destina.

A crise do setor coureiro-caladista, no perodo de abertura do mercado e de valorizao cambial, conduziu a indstria de mquinas e equipamentos, em meados da dcada de 90, a uma intensa reestruturao. Nesse processo, algumas empresas foram fechadas, outras se associaram ou otimizaram sua produo mediante terceirizao de algumas etapas e, conseqentemente, reduziram postos de trabalho. O desempenho do comrcio exterior do setor desfavorvel, apresentando dficit nos trs ltimos anos. Todavia, importante ressaltar a reduo desse dficit em 2000, em razo da reduo das importaes e do aumento das exportaes, conforme a Tabela 6.
Tabela 6

Exportaes e Importaes de Mquinas e Equipamentos para Couro, Calados e Afins 1998/2000


(Em US$ Milhes)
ANO IMPORTAO EXPORTAO SALDO

1998 1999 2000


Fonte: Secex.

17,5 20,5 15,1

2,8 1,8 3,3

(14,7) (18,7) (11,8)

82

O Complexo Coureiro-Caladista Brasileiro

Essa indstria geograficamente concentrada, pois 80% das empresas esto localizados no Rio Grande do Sul, especialmente na regio do Vale dos Sinos. As demais empresas esto situadas nos Estados de Santa Catarina e So Paulo.

Distribuio Regional dos Produtores de Mquinas

o Brasil, o setor de artefatos de couro (artigos de viagem, vesturio, luvas, cintos e acessrios) ocupa a posio final na cadeia produtiva de couro e derivados, sendo composta, segundo dados da RAIS-MTE, por 2.300 estabelecimentos que geram cerca de 25 mil empregos formais. Aproximadamente 70% so gerados pelas micro e pequenas empresas. Apesar de existirem grandes empresas no setor, h forte predominncia de microempresas, que correspondem a 88%. Entre as tendncias de mercado que envolvem o setor de couro e derivados, a mais evidente o crescimento de materiais substitutos. Essa tendncia mais fortemente observada no segmento de artigos de couro do que no segmento de calados, no qual as caractersticas tcnicas e estticas do couro mostram-se mais fundamentais.

O Setor de
Artefatos de Couro
Caractersticas Gerais

O desempenho do setor exportador ainda pouco expressivo, atingindo cerca de US$ 60 milhes/ano. Apesar desse cenrio, observa-se no final do perodo 1998/2000 uma diminuio nas importaes em funo da desvalorizao do real em relao ao dlar, gerando saldos positivos.
Tabela 7

Mercado

Exportaes e Importaes de Artefatos de Couro 1998/2000


(Em US$ Milhes)
ANO IMPORTAO EXPORTAO SALDO

1998 1999 2000


Fonte: Secex.

68,6 44,3 46,0

58,0 60,3 59,1

(10,6) 16,0 13,1

Segundo dados da RAIS-MTE, a maior parte das empresas desse segmento est localizada em So Paulo (31%), Rio Grande do Sul (23%), Minas Gerais (12%) e Rio de Janeiro (8%). No Nordeste os estados que mais se destacam so a Bahia (3%) e o Cear (2%).

Distribuio Regional dos Produtores de Artefatos de Couro


83

BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 14, p. ??-??, set. 2001

O Setor
CoureiroCaladista e o Meio Ambiente

s curtumes so responsveis por grande parte da gerao de resduos que afetam o meio ambiente, e o processo utilizado por cerca de 90% das indstrias que processam o couro o curtimento mineral com sais de cromo, gerando resduos com a presena desse metal que, segundo a norma brasileira NBR-10004, da ABNT, so classificados como resduos classe I perigosos, necessitando tratamento e disposio especfica. A Tabela 8 mostra que, em 2000, de acordo com estimativas da Associao das Indstrias de Curtumes do Rio Grande do Sul (Aicsul), 95,5% do couro curtido no Brasil foram obtidos com a utilizao de cromo, com um aumento de 10% desde o incio da dcada de 90. A serragem de couro curtido ao cromo, gerada na operao de rebaixamento, um resduo volumoso em forma de farelo impregnado de sais curtentes altamente txicos. Para cada couro curtido ao cromo, gera-se de trs a quatro quilogramas de serragem. Se for considerado o exemplo da produo brasileira de couro em 2000 (32,5 milhes), pode-se afirmar que foram geradas cerca de 125 toneladas de serragem, geralmente jogada em terrenos baldios, nas margens dos rios, em banhados, contaminando violentamente o meio ambiente. E, por ser um produto lentamente biodegradvel, permanece ativo por muito tempo. A cadeia produtiva de couro e calados o segmento industrial que define o produto interno bruto da regio do Vale dos Sinos. Todavia, o setor detm o ttulo de maior gerador de resduos slidos do Estado do Rio Grande do Sul. Segundo dados da Fundao Estadual de Proteo Ambiental do Rio Grande do Sul (Fepam),

Tabela 8

Mtodos de Curtimento de Couro Bovino 1992/2000


ANO PRODUO DE COUROS AO CROMO PARTICIPA- AO TANINO PARTICIPAO CROMO O TANINO (%) (%) OUTROS PARTICIPAO OUTROS (%)

1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000 Variao 1992/2000 (%)

23,00 24,00 26,00 27,00 28,50 29,10 30,20 31,30 32,50 41,30

19,55 20,19 22,68 23,97 25,10 26,64 28,13 28,00 31,01 58,60

85,02 84,12 87,22 88,79 88,07 91,56 93,13 94,00 95,43

3,25 3,55 3,01 2,68 2,80 2,18 1,87 1,51 1,10 (66,02)

14,11 14,79 11,59 9,91 9,81 7,50 6,19 4,83 3,39

0,20 0,26 0,31 0,35 0,60 0,27 0,21 0,37 0,38 91,77

0,87 1,09 1,19 1,30 2,12 0,94 0,68 1,18 1,18

Fontes: CNPC, IBGE e Aicsul.

84

O Complexo Coureiro-Caladista Brasileiro

o setor responsvel por 86% dos resduos slidos industriais, classe I, gerados no estado. Em estudo realizado por Serrano, Reichert e Metz (2000), esses resduos tm o seguinte destino: aterro particular (23%), centrais (15%), lixo particular (7%), estocagem (5%), reaproveitamento (3%), no informado (44%) e outros locais (3%). De acordo com a Metroplan, rgo estadual de planejamento metropolitano e regional do Rio Grande do Sul, considerando-se os dados levantados por Hamester (1986), cada calado gera, em mdia, 220 gramas de resduos. Destes, 55% so retalhos de couro ao cromo, enquanto os demais so polmeros sintticos e copolmeros de SBR, EVA e ltex. Outra pesquisa recente [Normann e Muller (2001)] mostrou claramente a ocorrncia de metais pesados em tecidos de peixes no rio dos Sinos. Apesar de existirem muitos problemas, cabe ressaltar que entidades como o Senai Calados e o Senai Couro, em parceria com o Centro de Cincias Exatas e Tecnolgicas da Unisinos, alm de empresas privadas, esto trabalhando em vrios projetos com o objetivo de gerar novos materiais e tecnologias que venham contribuir para a diminuio dos resduos lquidos e slidos do setor. De acordo com Serrano, Reichert e Metz (2000), muitos polmeros encontrados entre os resduos so termoplsticos, materiais passveis de reciclagem. Outros materiais polimricos so termofixos, como as solas compactas, difceis de serem reciclados. Entretanto, todos, independentemente de sua origem, podem tornar-se matriasprimas de novos produtos. Como exemplo, pode ser citada a aplicao da serragem do couro curtido ao cromo como carga em materiais cermicos. Outro avano verificado na indstria caladista que contribui para a preservao do meio ambiente a utilizao de adesivos base de gua, em substituio aos adesivos base de solvente. Segundo pesquisa da revista Tecnocouro (junho de 2001), cerca de 50 grandes empresas do setor caladista esto implantando ou j implantaram esse novo sistema na produo de calados.

onforme se pode observar na Tabela 9, entre 1995 e o primeiro semestre de 2001 o Sistema BNDES desembolsou quase R$ 600 milhes para o setor coureiro-caladista, que teve um aumento de 113% entre 1999 e 2000. Atualmente, a carteira de financiamentos do BNDES conta com 211 operaes com empresas desse setor.

Operaes do
Setor CoureiroCaladista com o BNDES

BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 14, p. ??-??, set. 2001

85

Tabela 9

Desembolsos do Sistema BNDES ao Setor de Couro, Calados e Artefatos 1995/2001


(Em R$)
ANO BNDES FINAME BNDESPAR TOTAL

1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001a Total

38.347.475 118.698.648 101.927.085 53.936.803 37.537.688 106.722.651 63.983.511 521.153.861

15.659.080 11.962.803 12.460.160 4.628.641 6.886.949 8.114.235 6.253.691 65.965.559

54.006.555 130.661.451 114.387.245 58.565.444 44.424.637 114.836.886 70.237.202 587.119.420

Fonte: rea de Planejamento do BNDES. aAt junho.

Perspectivas

e forma geral, o complexo coureiro-caladista est otimista com relao s perspectivas dos setores que o compem. O setor caladista espera que a sua produo fsica cresa, em mdia, 4% ao ano nos prximos seis anos. Para o mesmo perodo, as importaes devem crescer taxa mdia de 13%, as exportaes 12%, os empregos 3% e os investimentos 13%, enquanto o consumo dever ter um crescimento vegetativo, ou seja, menos de 1%. O setor de curtume dever apresentar um crescimento anual, em mdia, de 3% na produo de couros, as importaes 13,5%, as exportaes 6%, os empregos 6%, os investimentos 13% e o consumo 6%. Como conseqncia, os setores de componentes e de mquinas e equipamentos para couro e calados devem crescer a taxas bem prximas s projetadas tanto pelo setor de calados quanto pelo setor de couros.

Consideraes
Finais

estratgia de relocalizao da indstria caladista no Nordeste foi motivada pela procura de mo-de-obra mais barata e incentivos dos governos estaduais, buscando, em alguns casos, aproximar fisicamente a produo do mercado externo, pois a presso da concorrncia obrigou o caladista brasileiro, alm de outras providncias, a reduzir custos de produo e transporte. O Nordeste
O Complexo Coureiro-Caladista Brasileiro

86

possui uma vantagem no que diz respeito a esse aspecto, devido sua localizao privilegiada em relao aos Estados Unidos, nosso principal importador. Como os governos locais se comprometem com a infra-estrutura, as regies de migrao tambm experimentam aumento de renda decorrente da demanda do governo e da construo de unidades industriais. Portanto, a migrao das empresas de calados do Sul e do Sudeste para o Nordeste mostra-se positiva. Os investimentos tm efeito multiplicador sobre a competitividade da cadeia de calados, ao criar melhores condies de produo e difuso de tecnologias mais modernas. Uma caracterstica marcante nas exportaes brasileiras de calados a forte concentrao dos embarques para os Estados Unidos, que em 2000 adquiriram 61% do total de calados exportados pelo Brasil. A Argentina o segundo maior importador de calados brasileiros, com participao de 12% em 2000. Essa caracterstica torna a indstria brasileira de calados muito vulnervel s flutuaes econmicas, provocadas, por exemplo, pela atual crise da Argentina e pelo potencial desaquecimento na economia americana. Nesse contexto, os caladistas brasileiros devem procurar diversificar os mercados potencialmente importadores para no ficarem restritos a um grande cliente. importante tambm a definio dos mercados nos quais vamos atuar, pois os calados italianos tm marca e tradio, apesar de preos elevados, e o calado chins tem preo baixo. Todavia, a Itlia est conseguindo baixar custos de produo, com a utilizao de mo-de-obra do leste europeu, e a China est se aproximando da qualidade do calado brasileiro. Apesar de o setor caladista brasileiro estar atualmente investindo para aumentar as exportaes, a retomada do mercado internacional no se d da noite para o dia. Para isso, o empresrio brasileiro deve ter uma viso de mdio e longo prazos, o que no acontece atualmente. Quanto promoo comercial, historicamente as exportaes brasileiras de calados, principalmente para os Estados Unidos nosso maior comprador , sempre foram feitas por atacadistas ou por agentes de exportao, que distribuem o produto no mercado domstico americano. Esses intermedirios so, em sua grande maioria, unidos e economicamente muito fortes, com grande poder nas negociaes com pequenos e mdios produtores locais. Desse modo, apesar de os nossos calados de exportao levarem a marca made in Brazil (em alguns casos nem isso), eles no so identificados como produtos brasileiros, pois no levam o nome do fabricante e sim o do atacadista comprador, podendo ser substitudos facilmente
BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 14, p. ??-??, set. 2001

87

de acordo com a vontade do importador. importante ressaltar que esse ponto traz grande fragilidade para o setor. fundamental, portanto, que haja unio entre as empresas exportadoras no sentido de tornar a marca brasileira mais conhecida internacionalmente com a participao em feiras e outros eventos internacionais, pois a nossa presena nesses eventos ainda muito pequena. Porm, cabe ressaltar que atualmente o setor est empenhado no sentido de aumentar a promoo comercial no exterior, auxiliado por projetos patrocinados pela Agncia de Promoo de Exportaes (Apex).4 Em relao ao setor coureiro, importante que o pecuarista crie o gado dentro de padres que possam oferecer ao consumidor final carne e couro de boa qualidade e assim obter um preo melhor para o seu produto. Nesse caso, o abate precoce visto pelo setor de couro como positivo, pois oferece um couro mais limpo e maior converso da alimentao do gado em carne. Outro ponto que deve ser levado em considerao a agregao de valor ao produto, ou seja, os curtumes brasileiros devem incrementar a produo de couro acabado e tambm explorar os mercados de estofamento residencial e automotivo, que atualmente se encontram em expanso. Porm, esses mercados exigem couro de qualidade superior, extenso e com pouco ou nenhum defeito. Investimentos nesses setores gerariam mais empregos diretos e indiretos no Brasil e aumentariam os valores das exportaes brasileiras de couro. Apesar de algumas indstrias de componentes para couro e calados se instalarem no Nordeste, devido migrao de empresas caladistas para aquela regio, esse movimento no se deu simultaneamente migrao das empresas caladistas. Com isso, algumas grandes empresas fabricantes de calados foram foradas a integrar verticalmente a produo de alguns componentes em suas novas indstrias do Nordeste. Assim, importante que a indstria de componentes para couro e calados acelere a sua ida para o Nordeste, a fim de atender com maior velocidade e eficincia e a custos competitivos os seus clientes. O setor de mquinas para couro e calados deve se atualizar tecnologicamente para no perder mercado para os principais produtores mundiais, principalmente os italianos. Esse mercado exige mo-de-obra especializada, essencialmente em automao industrial e operao de mquinas-ferramenta com controle numrico computadorizado. A automao da indstria de artefatos de couro constitui um grande desafio sua competitividade. Portanto, assim como o setor de mquinas, esse setor precisa se atualizar tecnologicamente.
O Complexo Coureiro-Caladista Brasileiro

4 A Apex, criada pelo governo federal em 1997 com o objetivo de apoiar as empresas de pequeno porte para que pudessem aumentar suas exportaes, atua em parceria com o setor privado e os Sebrae estaduais, contando ainda com a colaborao direta da Cmara de Comrcio Exterior (Camex) e a estreita coordenao dos Ministrios das Relaes Exteriores e do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior.

88

Muitas medidas devem ser tomadas para que os setores aqui estudados possam contribuir para que o meio ambiente no seja agredido, como ocorre atualmente. Novas alternativas para o tratamento e o reaproveitamento dos dejetos dessas indstrias podem contribuir para que esse objetivo se concretize. Pode-se citar, como exemplo, a aplicao da serragem do couro curtido ao cromo como carga em materiais cermicos. importante ressaltar que o crescimento competitivo do complexo coureiro-caladista requer uma forte parceria entre iniciativa privada, governo e trabalhadores. Para tanto, o governo federal, atravs do Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior, vem implementando o Frum de Competitividade da Cadeia Produtiva de Couros e Calados, com o objetivo de promover aes que melhorem a capacidade competitiva do setor produtivo e a integrao entre empresrios, trabalhadores, governo e Congresso Nacional, mediante debates que apontam solues para os problemas da cadeia e estabelecem aes e metas, assim configurando uma poltica para o desenvolvimento do setor produtivo.

Anexo
Tabela A.1

Evoluo do Mercado de Couro no Brasil 1980/2000


ANO PRODUO DE COURO CRU (I) IMPORTAO DE COURO (II) % DE I PRODUO + IMPORTAO (III) EXPORTAO DE COURO

Wet-Blue (IV)

% de III

Crust e Acabado (V)

% de III

TOTAL DA % DE III EXPORTAO (VI)

1980 1981 1982 1983 1984 1985 1986 1987 1988 1989 1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000 Total

13.850.250 13.788.650 17.035.340 16.325.000 16.010.000 17.330.000 17.435.000 16.893.000 22.400.000 23.000.000 23.000.000 23.500.000 24.000.000 24.500.000 24.500.000 27.000.000 28.000.000 29.000.000 30.000.000 30.000.000 32.500.000 470.067.240

206.429 779.158 1.635.032 1.726.207 2.611.015 1.712.643 4.077.556 2.673.024 2.941.468 3.347.404 2.622.071 1.860.650 2.039.173 2.831.255 1.368.696 1.800.000 2.300.000 3.000.000 2.593.000 2.500.000 3.000.000 47.624.781

1,49 5,65 9,60 10,57 16,30 9,88 23,38 15,82 13,13 14,55 11,40 7,92 8,50 11,55 5,59 6,67 8,21 10,34 8,64 8,33 9,23

14.056.679 14.567.808 18.670.372 18.051.207 18.621.015 19.042.643 21.512.556 19.566.024 25.341.468 26.347.404 25.622.071 25.360.650 26.039.173 27.331.255 25.868.696 28.800.000 30.300.000 32.000.000 32.593.000 32.500.000 35.500.000

85.833 459.333 999.667 1.666.667 971.611 1.276.333 757.056 797.056 1.227.778 2.503.778 2.635.833 2.464.040 2.615.546 2.671.417 3.576.058 6.101.534 9.695.491 10.616.700 11.582.911 10.326.520 10.398.194 83.429.356

0,61 3,15 5,35 9,23 5,22 6,70 3,52 4,07 4,84 9,50 10,29 9,72 10,04 9,77 13,82 21,19 32,00 33,18 35,54 31,77 29,29 16,12

1.198.167 1.274.667 1.333.333 2.332.333 2.063.000 1.983.833 1.560.000 2.611.667 5.200.000 2.600.167 3.038.833 2.663.886 3.130.339 3.640.101 3.211.992 2.836.916 3.579.195 3.818.185 3.282.087 4.211.099 4.099.513 59.669.313

8,52 8,75 7,14 12,92 11,08 10,42 7,25 13,35 20,52 9,87 11,86 10,50 12,02 13,32 12,42 9,85 11,81 11,93 10,07 12,96 11,55

1.284.000 1.734.000 2.333.000 3.999.000 3.034.611 3.260.166 2.317.056 3.408.723 6.427.778 5.103.945 5.674.666 5.127.926 5.745.885 6.311.518 6.788.050 8.938.450 13.274.686 14.434.885 14.864.998 14.537.619 14.497.707

9,13 11,90 12,50 22,15 16,30 17,12 10,77 17,42 25,36 19,37 22,15 20,22 22,07 23,09 26,24 31,04 43,81 45,11 45,61 44,73 40,84

10,13 517.692.021

11,53 143.098.669 27,642

Fonte: Secex.

BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 14, p. ??-??, set. 2001

89

Tabela A.2

Principais Empresas do Setor Coureiro-Caladista Brasileiro 1997/1999


NDICES ALPARGATAS (SP) 1997 1998 1999 1997 AZALIA (RS) 1998 1999

Receita Operacional Lquida Lucro Lquido Ativo Total Dvidas Financeiras Patrimnio Lquido Necessidade de Capital de Giro Margem Lquida (%) Rentabilidade Patrimonial (%)

n.d. n.d. n.d. n.d. n.d. n.d. n.d. n.d.


1997

418.554 28.225 474.917 78.555 299.241 46.608 6,74 9,43


1998

476.392 50.651 530.643 88.067 350.312 103.828 10,63 14,46


1999

421.394 20.317 514.155 144.770 294.725 190.407 4,82 10,67


1997

438.874 61.389 568.999 160.076 338.590 155.518 13,99 18,13


1998

403.728 42.816 537.679 136.563 317.530 172.968 10,61 13,48


1999

GRENDENE SOBRAL (CE)

BEIRA RIO (RS)

Receita Operacional Lquida Lucro Lquido Ativo Total Dvidas Financeiras Patrimnio Lquido Necessidade de Capital de Giro Margem Lquida (%) Rentabilidade Patrimonial (%)

273.674 19.885 228.524 97.240 103.651 85.948 7,27 19,18


1997

297.634 20.307 259.135 44.445 188.905 92.350 6,82 10,75


PENALTY (SP) 1998

347.860 27.938 333.513 78.828 218.702 117.423 8,03 12,77


1999

160.937 11.532 86.082 n.d. 61.970 44.379 7,17 18,61


1997

n.d. n.d. n.d. n.d. n.d. n.d. n.d. n.d.


1998

195.172 10.639 122.223 2.795 98.671 65.886 5,45 10,78


1999

DAKOTA NE (CE)

Receita Operacional Lquida Lucro Lquido Ativo Total Dvidas Financeiras Patrimnio Lquido Necessidade de Capital de Giro Margem Lquida (%) Rentabilidade Patrimonial (%)

100.450 -6.358 113.503 34.258 58.009 33.219 -6,33 -10,96


1997

93.233 -14.669 99.851 33.367 43.370 17.025 -15,73 -33,82


1998

94.740 -17.993 109.494 51.549 25.869 24.978 -18,99 -69,55


1999

41.232 3.805 26.113 5.447 13.893 12.252 9,23 27,39


1997

60.789 9.667 44.484 10.126 26.919 19.031 15,90 35,91


1998

62.603 7.783 58.397 12.945 38.237 18.049 12,43 20,35


1999

ANDREZA (RS)

SAMELLO (SP)

Receita Operacional Lquida Lucro Lquido Ativo Total Dvidas Financeiras Patrimnio Lquido Necessidade de Capital de Giro Margem Lquida (%) Rentabilidade Patrimonial (%)
Fonte: Gazeta Mercantil, Balano Anual.

34.888 1.584 18.463 6.909 9.797 9.347 4,54 16,17

33.030 2.330 20.117 5.789 11.521 10.066 7,05 20,22

55.715 5.817 28.219 9.187 13.869 13.146 10,44 41,94

n.d. n.d. n.d. n.d. n.d. n.d. n.d. n.d.

42.139 -5.669 39.548 17.789 11.532 9.450 -13,45 -49,16

52.323 -3.654 41.193 22.818 7.878 15.555 -6,98 -46,38

90

O Complexo Coureiro-Caladista Brasileiro

ANDRADE, Jos Eduardo Pessoa de, ALEXIM, Flvia Menna Barreto. O caso da Azalia Nordeste: uma experincia de benefcios sociais gerados em projetos privados. Rio de Janeiro: BNDES, maio 2001 (Relato Setorial, 4). CORRA, Abidack Raposo, ANDRADE, Jos Eduardo Pessoa de. Panorama da indstria mundial de calados, com nfase na Amrica Latina. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 13, p. 95-126, mar. 2001. CRUZ, Hlio Nogueira da. Alternativas e difuso tecnolgica: o caso do setor de calados no Brasil. So Paulo: FEA/USP, 1976 (Tese de Doutorado).

Referncias
Bibliogrficas

GAZETA MERCANTIL LATINO-AMERICANA, 14 a 20 de maio de 2001.


GORINI, Ana Paula Fontenelle, SIQUEIRA, Sandra Helena Gomes de. Complexo coureiro-caladista nacional: uma avaliao do Programa de Apoio do BNDES. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 9, p. 95-134, mar. 1999. HAMESTER, P. R. Resduos slidos da indstria coureiro-caladista. Tecnocouro, Novo Hamburgo, v. 8, n. 1, p. 34-44, 1986. MINISTRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDSTRIA E COMRCIO EXTERIOR. Diagnstico da cadeia produtiva de couro e calados. Braslia, jun. 2001. NORMANN, Carlos Augusto Borba Meyer, MULLER, Jackson. Ocorrncia de metais pesados em tecidos de peixes do rio dos Sinos. Tecnocouro, Porto Alegre, p. 43-46, abr. 2001. ONU/CEPAL. La cadena de distribucin y la competitividad de las exportaciones latinoamericanas: las exportaciones de calzado del Brasil. 1991. REIS, Carlos Nelson dos. A indstria brasileira de calados: insero internacional e dinmica interna nos anos 80. Campinas, 1994. SERRANO, Carmen Luisa Reis, REICHERT, Iara Krause, METZ, Lisiane Emlia Grams. Levantamento dos resduos slidos pela indstria caladista. Novo Hamburgo (RS), 2000. SUZIGAN, Wilson. Indstria brasileira: origem e desenvolvimento. So Paulo: Brasiliense, 1986. TEIXEIRA, R. C., BASSEGIO, T. M., BERGMANN, C. P. Caracterizao qumica de resduo slido de curtume (serragem de couro ao cromo) e sua aplicao como carga em materiais cermicos. Centro Tecnolgico do Couro (Senai/RS). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1999. UNE, Maurcio Yoshinori, PROCHNIK, Victor. Desafios para a nova cadeia de calados nordestina. Fortaleza: Banco do Nordeste, 2000.
BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 14, p. ??-??, set. 2001

91

92

You might also like