You are on page 1of 1

histeroscopia de 92% e da ultra-sonografia 76%. As diferenas entre os trs mtodos no foram estatisticamente significativas.

Conclumos que a histerossonografia um mtodo de grande acurcia para diagnstico de alteraes orgnicas que causam sangramento uterino anormal, podendo ser utilizado

como mtodo substituto da histeroscopia e complementar ultra-sonografia para diagnstico de alteraes uterinas causadoras de sangramento uterino anormal. Palavras-chave: Ultra-sonografia. Histeroscopia. Sangramento uterino anormal. Endomtrio: investigao.

RBGO 20 (9): 542, 1998

Resumo de Tese

Estudo do Teste de Angiotensina II em Gestantes Hipertensas Crnicas na Predio da Pr-Eclmpsia Superajuntada.


Dissertao de Mestrado da Faculdade de Medicina, Universidade de So Paulo, apresentada em 08/04/98.
Autor: Marco Aurelio Knipell Galletta Orientador: Prof. Dr. Soubhi Kahhale

Foram realizados 69 testes de sensibilidade angiotensina II (A-II) em 35 gestantes hipertensas crnicas com assistncia pr-natal no Hospital das Clnicas da FMUSP. Criaram-se novos parmetros da resposta pressora A-II, a partir da regresso linear de cada um dos testes, correlacionando-se as variveis calculadas com as observadas pelo teste clssico. Observou-se forte associao entre as variveis criadas entre si e delas com os parmetros do teste original, sendo as associaes mais fortes com a Dose20 (dose

calculada de A-II necessria para elevar em 20 mmHg a PA diastlica de repouso) e a inclinao da curva de PA sistlica e diastlica. Tais variveis podero se utilizadas no futuro com a inteno de simplificar a realizao do teste, que demorou em mdia 1h56min para sua execuo. O modelo de regresso mais adequado pareceu ser o linear, quando comparado com os outros. Palavras-chave: Hipertenso arterial. Pr-natal. Angiotensina.

RBGO 20 (9): 542, 1998

Resumo de Tese

ndice Proteinria/Creatininria em Gestantes com Hipertenso Arterial Sistmica


Tese de Doutorado do Curso de Ps-Graduao em Clnica Mdica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, apresentada em 03/08/98.
Autor: Jos Geraldo Lopes Ramos Orientador: Prof. Dr. Elvino Guardo Barros

Objetivos: Verificar a correlao entre o ndice protena/ creatinina em amostra isolada de proteinria de 24 horas. Medir a sensibilidade e especificidade do ndice para o diagnstico de proteinria significativa. Estabelecer o nvel da relao protena/creatinina urinria com melhor predio para o diagnstico de proteinria significativa em gestantes com hipertenso arterial sistmica. Delineamento do Estudo: Foi realizado estudo transversal em 105 gestantes com 20 semanas de idade gestacional, ou mais, com hipertenso arterial sistmica, atendidas na Maternidade do Hospital de Clnicas de Porto Alegre, em que o fator de estudo o ndice protena/creatinina, dosado em amostra aleatria de urina, e o desfecho a medida da proteinria de 24 horas. O nvel de significncia foi estabelecido em 0,05. Resultados: O coeficiente de correlao entre a proteinria de 24 horas e o ndice protena/creatinina urinria foi de 0,94. No foi encontrada diferena significativa entra as medidas do ndice pelos diversos
542

perodos do dia. Foi construda uma curva ROC atravs da anlise da sensibilidade e especificidade do ndice para o diagnstico de proteinria significativa (> 300 mg/24 horas). A especificidade e o valor preditivo positivo foram de 100% para um ndice > 0,8. Os melhores valores de sensibilidade (0,96), especificidade (0,96) e valores preditivos positivo (0,96) e negativo (0,96) para o diagnstico de proteinria > 300 mg/24 horas ocorreram quando o ndice protena/creatinina foi de 0,5 mg/mg. Concluso: O ndice proteinria/creatininria, em amostra aleatria de urina de gestantes com hipertenso arterial, apresentou boa sensibilidade e especificidade para o diagnstico de proteinria > 300 mg/24 horas e uma forte correlao com a proteinria de 24 horas. Um ndice de 0,5 mg/mg apresenta uma predio de proteinria significativa, podendo ser utilizado para o diagnstico em gestantes com hipertenso arterial. Palavras-chave: Hipertenso arterial na gestao. Gestao de alto-risco. Pr-natal. Proteinria.

RBGO - v. 20, n 9, 1998

You might also like