You are on page 1of 5

ALIMENTAO SUTIL

ALIMENTAO SUTIL / MODO DA BONDADE ( STTVIKA )


Na presente sociedade encontramos vrias dietas, todas elas com diferentes teorias. A diferena da dieta iogue que ela veio de prticas e experincias feitas por vrios anos, para depois surgir a teoria. Primeiro, a meditao e as sanas [posturas de yoga] foram praticadas e, em seguida, as experincias com os alimentos comprovaram quais so os mais benficos, ou no, para as prticas espirituais [i.e., que propiciam a elevao da conscincia].
Os 16 Pontos para a auto-realizao do ser humano Tcnicas para o desenvolvimento fsico, mental e espiritual Avadhutika Ananda Usa Acary. [p.21]

Todos os alimentos benficos ao corpo e mente so considerados sttvika.


Carycarya 3 Shrii Shrii Anandamurti. [p.13]

Milhares de anos atrs, os iogues constataram a forte influncia da dieta em nosso corpo e nossa mente. H muito tempo eles j sabiam o que a fsica s agora est descobrindo: que o universo pulsa em vibraes, manifestadas em ondas de diversas freqncias, desde as extremamente densas at as mais sutis. Desse modo, a energia divide-se em trs fluxos principais: sutil, mutatria e esttica. Quando uma dessas energias predomina num ser, ele passa a vibrar na mesma sintonia dessa energia. Energia Sutil A primeira dessas trs foras a fora sutil a da autoconscincia, do amor, da paz, da pureza e da felicidade. Quando esta fora predomina, sentimo-nos tranqilos, relaxados, ativos e pr-ativos, e nossas mentes alcanam estados elevados de conscincia. Alimentos Sutis Alimentos sutis, ou sttvika (em snscrito), so aqueles nos quais predomina a fora sutil. Esses alimentos so saudveis tanto para o corpo como para a mente. Somente eles devem ser ingeridos por aqueles que desejam obter estados elevados de conscincia. Neste grupo de alimentos incluem-se: frutas, a maioria dos vegetais, feijes e nozes, gros, leite e seus derivados e a maioria das ervas e dos condimentos, quando consumidos moderadamente. Esta dieta, comumente chamada de lacto-vegetariana, fornece todas as protenas, os carboidratos, as vitaminas e os minerais de que necessitamos para ter sade.
O que h de errado em comer carne? Didi Ananda Mitra. [pp.18-19]

9 9 9 9 9 9 9 9 8 8 8 8

Quais so os Alimentos Sutis ? todos os tipos de gros: arroz, trigo, cevada etc. todas as leguminosas, exceto lentilha laranja e feijo indiano todas as frutas e razes todos os vegetais, exceto (principalmente) cebola, alho, cebolinha, alho-por e cogumelos leite e seus derivados, exceto leite de vaca recm-parida todas as hortalias verdes e folhosas, exceto mostarda e espinafre vermelho todos os condimentos, exceto garam masal (combinao de cardamomo, cravo e canela) todos os doces sem carne nem ovos sem cebola, alho, cogumelos sem substncias txicas (tabaco, lcool, drogas) sem excesso

Mais explicaes sobre os trs tipos de energia, juntamente com uma tabela abrangente classificando os alimentos conforme cada tipo, podem ser encontrados ao final deste texto.

A IMPORTNCIA DA ALIMENTAO SUTIL


Com o corpo controlado e em perfeito funcionamento, e a mente livre de distrbios emocionais, calma e equilibrada em quaisquer situaes, estaremos preparados e energizados para realizar, incansavelmente, grandes servios para o mundo e desempenhar atividades dinmicas para o bemestar da humanidade.
Os mdicos esto cada vez mais conscientes de que a maioria dos males so de origem psicossomtica, na medida em que h uma constante interao entre a mente e o corpo, desde o surgimento da doena at sua cura total. H muitos sculos, os iogues assimilaram que ns no somos apenas o corpo fsico, mas sim espcimes sutis de energia vital, fluindo constantemente, e que a doena uma manifestao de desarmonia entre o corpo e a mente. Eles reconheceram o importante papel dos cakras (pontos controladores da energia vital) como elo de ligao entre o corpo e a mente, e diagnosticaram o funcionamento das glndulas endcrinas como mediadoras entre os cakras e os rgos fsicos. Atravs de longas experincias, desenvolveram tcnicas sutis e poderosas de cura e preveno que agem no organismo em nveis de existncia mais profundos do que o nvel meramente fsico. Seguindo um sistema de sade preventiva, que inclui no somente exerccios, relaxamento e meditao, mas tambm um mtodo de banho e uma dieta apropriada, manteremos todo o nosso ser em perfeito equilbrio e harmonia.
Yoga para a Sade Integral Avadhutika Ananda Mitra Acarya. [pp.138-140]

A IMPORTNCIA DO PREPARO DO ALIMENTO


Geralmente, fala-se somente das propriedades nutritivas dos alimentos. Entretanto, to importante, ou talvez at mais importante, so as vibraes psquicas e espirituais passadas aos alimentos durante o seu preparo. Se a comida for preparada por uma pessoa enraivecida, ou com pensamentos negativos e de mau humor, a vibrao dessa pessoa passar para o alimento. Porm, se a comida for feita por algum espiritualizado, esse alimento se tornar mais benfico mente.
Os 16 Pontos para a auto-realizao do ser humano Tcnicas para o desenvolvimento fsico, mental e espiritual Avadhutika Ananda Usa Acary. [p.23]

A QUESTO TICA
At onde for possvel, o alimento deve ser escolhido dentre as categorias de seres que tenham conscincia menos desenvolvida, ou seja, se os vegetais estiverem disponveis, os animais no devem ser abatidos. Alm do mais, antes de matar qualquer animal que tenha conscincia desenvolvida, pondere repetidas vezes se seria possvel viver com um corpo saudvel sem tirar tal vida.
Shrii Shrii Anandamurti (In: O que h de errado em comer carne? Didi Ananda Mitra. [p.62] )

ADAPTANDO OS TEMPEROS
O sistema iogue de alimentao exclui a cebola e o alho (por causa de seus efeitos entorpecedores sobre a mente), mas voc pode substituir o seu sabor usando um p chamado aa ftida, que feito de uma raiz encontrada na ndia. Apenas frite um pouco do p em um pouco de leo de cozinha antes de colocar os vegetais. Se voc frit-lo com repolho cortado em tiras finas, dar um sabor especial, semelhante ao da cebola. claro que h muitas outras ervas e temperos, tais como aafro, gengibre, pimenta, cominho, organo,

coentro, gros de mostarda, feno grego etc., alm de combinaes de temperos (masalas) como o curry, que voc pode usar em uma infinidade de maneira criativas para temperar as suas refeies. Em geral refoga-se os temperos em um pouco de leo ou ghee (manteiga clarificada), antes de acrescentar os outros alimentos, como arroz, vegetais etc. Comea-se refogando os temperos maiores, em gro (como cominho ou feno grego), e por ltimo os mais finos, em p, evitando queim-los.

ADOTANDO A DIETA VEGETARIANA


Nada beneficiar mais a sade da humanidade e aumentar as chances de sobrevivncia na Terra quanto a dieta vegetariana.
Albert Einstein

Voc pode ter a impresso de que, por no comer carne, voc ir ter falta de protenas, de vitaminas ou minerais essenciais. Em termos nutricionais, hoje em dia cada vez se sabe melhor que no nada disso. Voc pode conseguir protenas mais que suficientes, e os outros nutrientes essenciais, comendo uma alimentao lacto-vegetariana equilibrada, com frutas, gros, legumes, laticnios, nozes e sementes. Uma dieta vegana (sem laticnios) tambm adequada, desde que voc coma gros integrais ricos em protenas, legumes, nozes e sementes, numa quantidade suficiente. De qualquer forma, o seu corpo ir te dizer o que voc precisa comer. Se voc tem um desejo especial por qualquer tipo de comida, isto pode significar que voc precisa dos nutrientes que essa comida vai fornecer portanto, confie nos sinais naturais que o seu corpo te d. Se voc comeu carne por muito tempo, provavelmente o seu distema digestivo acumulou e ficou obstrudo com as toxinas e outras partculas de carne parcialmente digerida. Portanto, uma boa idia limpar o seu sistema digestivo quando for parar de comer carne. Isto ir aumentar a eficincia do processo digestivo, e permitir que voc absorva melhor todos os nutrientes essenciais e a energia vital da sua comida. Isto tambm vai fazer que voc se sinta satifeito comendo menos, sem a sensao de peso e a indigesto devido a comer carne. claro que h muitos outros benefcios para a sade quando se come uma alimentao vegetariana, mas agora no iremos entrar em todos esses detalhes. Basta dizer que uma alimentao vegetariana melhor para a mente, para o corpo, para os animais e para a ecologia!

PRTICA DE JEJUM
Existem vrias maneiras de limpar o seu sistema digestivo, incluindo jejum s com frutas, ou jejum s de gua com limo. Mas talvez a melhor maneira criar o hbito de fazer jejuns regulares por um dia inteiro, a cada 2 semanas. Isto vai dar para os seus rgos e ao sistema digestivo um descanso bem merecido, e tambm vai limpar e desintoxicar todo o seu sistema digestivo. Um sistema cientfico de jejum maximiza os benefcios dessa prtica, e permite faz-la com mais segurana. H dias mais apropriados para o jejum, seguindo o calendrio lunar. Tambm recomendado ter uma alimentao mais leve na vspera do jejum, podendo-se tambm ingerir mais lquidos ou gua. Alm disso, importante quebrar o jejum de forma correta. Para isso usa-se gua morna com sumo de limo e sal, seguida de frutas (especialmente banana) e uma refeio leve.

DIETA VEGETARIANA PARA AS CRIANAS


Com relao s crianas, especialmente importante que as crianas no tenham contato com carne, pelo menos antes dos cinco anos de idade. At essa idade, a melhor comida para elas leite, frutas e razes. Depois dos cinco anos, voc pode colocar acar, amido e substncias gordurosas na alimentao delas. A nfase deve ser em alimentos alcalinos (frutas, vegetais levemente cozidos, leite etc.) em vez de alimentos cidos, com amido, processados e aucarados. Tambm bom dar gua de cal (cal mineral) para as crianas s vezes, e claro, ar fresco e luz do sol em abundncia.

FILOSOFIA IOGUE E SEU SISTEMA DE ALIMENTAO


Milhares de anos atrs, as prticas de auto-conhecimento humanas levaram as pessoas a descobrirem diversos aspectos de como a mente opera, e de onde se origina a fora intelectual da mente humana. Nesse esforo investigativo, e usando o prprio corpo como laboratrio, descobriram que h trs tipos de energia operando no universo. O termo exato para designar os trs tipos de "energia" ou de "fora" gunas, em snscrito. As gunas so os trs princpios limitadores ou qualificadores que compem um dos dois princpios fundamentais do universo, a saber, Prakrti, ou princpio operativo. O outro princpio fundamental Purusa, a Conscincia Csmica, ou princpio cognitivo. A atuao das gunas de Prakrti sobre a Conscincia leva - em um primeiro estgio, conhecido como saicara - a um processo de densificao ou crudificao, que leva criao do universo manifesto, at um certo ponto. Isto faz com que partes da Conscincia pura assumam formas cada vez menos sutis, mais densas, at culminar na matria slida. Com a tendncia de continuao desse processo, ocorre uma inverso, e inicia-se um segundo estgio. Este estgio, conhecido como pratisaicara, comea quando a mente mais elementar surge a partir da matria, devido presso excessiva de Prakrti. Inicia-se aqui o processo de evoluo da vida conhecido na biologia, que comea com a formao dos primeiros organismos unicelulares, com suas mentes primitivas. Isto marca o comeo do processo inverso, que leva do grosseiro, ou denso, para o sutil. Portanto, qualquer entidade, objeto ou processo apresenta uma combinao particular desses trs tipos de energia ou gunas: esttica, mutativa e sutil. Conforme o tipo de energia que predomina no objeto, podemos classificar esse objeto de acordo com esse tipo de energia. Isto tambm ocorre nos alimentos, e o tipo de energia predominante em um certo alimento pode ser identificado pelos seus efeitos no corpo e na mente, principalmente quando a pessoa j leva uma vida sutil. Neste caso a expresso de sua conscincia menos limitada do que quando predominam as outras duas gunas, especialmente a guna esttica.

OS TRS MODOS DA ENERGIA ( GUNAS ) E SEUS EFEITOS NO SER HUMANO


Energia Sutil (sttvaguna)
A primeira dessas trs foras a fora sutil a da autoconscincia, do amor, da paz, da pureza e da felicidade. Quando esta fora predomina, sentimo-nos tranqilos, relaxados, ativos e pr-ativos, e nossas mentes alcanam estados elevados de conscincia. Os alimentos da categoria sutil so benficos para a mente e para o corpo.

Energia Mutativa (rjaguna)


A fora mutativa a da paixo, transitoriedade, agitao, da atividade ou da mudana. Quando esta fora predomina em nossas mentes, tornamo-nos agitados, nervosos, irrequietos e incapazes de relaxar. Para mantermos nosso equilbrio mental, devemos consumir os alimentos da categoria mutativa com moderao. Alimentos mutativos podem ou no ser prejudiciais para o corpo (sistema nervoso) e para mente.

Energia Esttica (tmaguna)


a fora do embrutecimento, da inrcia, da decadncia e da morte. A morte ocorre quando as outras duas foras se desvanecem e a fora esttica predomina. Esta fora nos torna embrutecidos, agressivos, inativos e reativos. Alimentos da categoria esttica no devem ser consumidos por aqueles que buscam equilibrio e paz mental. Alimentos estticos podem ser prejudiciais ou tambm benficos para o corpo, mas so prejudiciais para a mente.

TABELA DOS TIPOS DE ALIMENTOS


ALIMENTO SUTIL 9 9 9 9 9 9 9 9 9 9 ALIMENTO MUTATIVO todos os tipos de gros : arroz, trigo, cevada etc. todas as leguminosas, lentilha,ervilha, soja, feijo todas as frutas e razes nozes e castanhas todos os vegetais (exceto cenoura roxa, beringela branca, cebola, alho, cebolinha, alho-por e cogumelos) mel e ervas medicinais leite e seus derivados (exceto leite de vaca recm-parida) todas as hortalias verdes e folhosas (exceto mostarda e espinafre vermelho) todos os condimentos (exceto garam masal, i.e., combinao de cardamomo, canela e cravo) todos os doces

alimentos e bebidas estimulantes: erva-mate, caf, cacau, chocolate preto, ch preto, coca-cola, comida muito picante -desde que ingeridos em quantidade pequena ou moderada. 8 todos tipos de carne (origem animal, incluindo frango, peixes e crustceos) e ovos 8 cebola, alho, cebolinha e alho-por 8 cogumelos e fungos (incluindo queijos como gorgonzola) 8 outros alimentos excetuados dentre os alimentos sutis (indicados acima) 8 substncias txicas (tabaco, lcool, drogas) 8 comida estragada 8 medicamentos qumicos (alopticos) 8 excesso de alimento tambm tem efeito esttico, e antes de alimento mutativo do que de alimento sutil

ALIMENTO ESTTICO

You might also like