You are on page 1of 20

Vol. 22, n.

3, dezembro 2011

579

Subsdios para Elaborao de um Tesauro Brasileiro de Turismo1


Foundations for the Establishment of a Brazilian Thesaurus for Tourism Fundamentos Hacia la Elaboracin de un Tesauro Brasileo de Turismo

Mirian Rejowski2 Nair Yumiko Kobashi3 Resumo Apresentao de parmetros e requisitos para a elaborao de um Tesauro Brasileiro de Turismo, instrumento terminolgico para padronizar, por meio de um vocabulrio controlado sistmico, as formas de representar os contedos de trabalhos acadmicos. Caracteriza-se, inicialmente, a natureza, estrutura e funes de um tesauro e sua importncia e papel no campo dos estudos do Turismo. A estruturao categrica preliminar do campo do Turismo, aqui proposta, foi feita com base: nos estudos de Rejowski sobre as teses brasileiras em Turismo; em tesauros da OMT e do Instituto de Estudos Tursticos do Ministrio da Economia da Espanha; em conceitos sistematizados por Lohmann e Panosso Netto; em ndices de assuntos do Annals of Tourism Research e Estudios y Perspectivas en Turismo e consultas a pesquisadores da rea. Palavras-chave: turismo; tesauro; classificao de termos tursticos; Brasil. Abstract Presentantion of parameters and requirements to develop a Brazilian Thesaurus of Tourism, a controlled vocabulary to standardize the terminology of scholarly works. It is characterized first the nature, structure and functions of a thesaurus and its importance and role in the Tourism field studies. The categorical structure proposed is based on: the studies of Rejowsky on Brazilian dissertations; the thesauri of WTO and of the Instituto de Estudios Turisticos of Spain; the subjects of Annals of Tourism Research and Estudios y Perspectivas en Turismo.
1

Trabalho apresentado no I Seminrio Internacional de Estudos Crticos em Turismo realizado nos dias 24 e 25 de maro de 2011, organizado pelo grupo de pesquisa Estudos Crticos em Turismo ESCRITUR/UFRN/CNPq. 2 Bacharel em Turismo, Mestre e Doutora em Cincias da Comunicao e Livre Docente em Teoria do Turismo e do Lazer pela Universidade de So Paulo. Professora titular do Mestrado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi. Pesquisadora do CNPq. E-mail: mirwski@gmail.com. 3 Bacharel em Biblioteconomia, Bacharel em Jornalismo. Mestre e Doutora em Cincias da Comunicao pela Universidade de So Paulo. Professora Livre-docente da Escola de Comunicaes e Artes da Universidade de So Paulo. Pesquisadora do CNPq. E-mail: nykobash@usp.br.

ISSN 1984-4867

Vol. 22, n. 3, dezembro 2011

580 Keywords: tourism; thesaurus; tourism terms classification; Brazil. Resumen Presentacin de estandares y requisitos para la proposicin de un Tesauro Brasileiro de Turismo, instrumento terminolgico para categorizar, por medio de uno vocabulario controlado sistmico, las formas de representar los contenidos de trabajos acadmicos. Caracteriza-se, primeramente, la naturaleza, estructura y funciones de un tesauro y su importancia e papel no campo dos estudos do Turismo. La estructuracin categrica preliminar del campo del Turismo propuesta en este trabajo esta basada en los estudios de Rejowski sobre las tesis brasilenas en Turismo; en los tesauros de la OMT y del Instituto de Estudios Tursticos del Ministrio de Economia de Espana; en conceptos sistematizados por Lohmann y Panosso Netto; en ndices de temas del Annals of Tourism Research y Estudios y Perspectivas en Turismo; y encuestas con investigadores de la rea. Palavras-chave: turismo; tesauro; clasificacin, terminos tursticos; Brasil.

1. Introduo Nas pesquisas do campo do Turismo, comum serem apontadas dificuldades para classificar tematicamente a produo cientfica brasileira. O problema , em geral, atribudo ausncia de vocabulrios controlados para indexar de forma padronizada as dissertaes, teses, artigos de peridicos e trabalhos apresentados em eventos. Esse fato, motivo de preocupao exposta na primeira pesquisa sobre o tema de Rejowski (1993), persiste ainda hoje, como mostram os estudos de mapeamento temtico da rea (MOON, 2009; REJOWSKI, 2010), e discusses em eventos cientficos, em especial no I Seminrio Internacional de Estudos Crticos em Turismo, realizado em maro de 2011 sob a promoo e organizao da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Observa-se, pois, que a ausncia de dados temticos padronizados coloca problemas comparao e, em decorrncia, interpretao rigorosa das pesquisas tursticas. Pesquisas de mapeamento temtico so, portanto, imprescindveis para reconhecer pontos fortes e fracos de uma rea de pesquisa. Sem essa identificao, torna-se difcil tanto analisar de forma sistemtica a produo cientfica da rea, quanto elaborar polticas de pesquisa

ISSN 1984-4867

Vol. 22, n. 3, dezembro 2011

581 cientfica. Da a importncia das pesquisas de metacincia, como expressado por Galemberck (1990, p. 627-629), pois elas
[...] permitem analisar e avaliar a qualidade e efetividade do conhecimento produzido em uma determinada rea, bem como suas necessidades e dficits. O prprio progresso cientfico se relaciona ou depende de avaliaes sistemticas da produo e do trabalho dos pesquisadores, o que garante o aperfeioamento constante no s do conhecimento, como tambm do prprio ensino.

O Turismo um campo de estudos e pesquisas de carter multi, inter e transdisciplinar, realizado no mbito das Cincias Sociais Aplicadas, embora no restrito a este domnio (REJOWSKI, 2010). Estudiosos como Jafari e Ritchie (1981), Rejowski (1993, 1997) e Schlter (2000) citam pesquisas sobre Turismo nas mais diversas reas ou campos, tais como: Administrao, Antropologia, Cincia Poltica, Comunicao, Direito, Ecologia, Economia, Geografia, Psicologia e Sociologia, Arquitetura, Engenharia e at Medicina. O interesse em analisar a produo cientfica em Turismo teve incio na dcada de 1980, com a pesquisa pioneira de Jafari e Aaser (1988), cujo objeto de estudo foram as teses de doutorado produzidas entre 1951 e 1987 nos Estados Unidos. Essa pesquisa estimulou a realizao de estudos similares em vrios pases, como os de Hall (1991) na Austrlia, Botterill (2002) no Reino Unido, e Santos (2010) em Portugal. No Brasil, o primeiro estudo sistemtico sobre as temticas das dissertaes e teses sobre Turismo foi desenvolvido na primeira metade da dcada de 1990 por Rejowski (1993), com um corpus composto de 55 pesquisas acadmicas. Cinco anos mais tarde, este estudo foi revisto e ampliado para 102 pesquisas (REJOWSKI, 1997), com uma nova classificao temtica de teses e dissertaes, tendo por base o sistema de turismo (SISTUR) proposto por Beni (1988). Novos estudos se seguiram, inaugurando, no caso brasileiro, um ciclo virtuoso de novas pesquisas sobre os temas do Turismo (SAKATA, 2002; GOMES, 2004; BASTOS, 2005 e 2008; PINTO; BABINSKI, 2006; FIGUEIREDO; BACON; REJOWSKI, 2007; FEDRIZZI, 2008; SPOLON; MOTODA, 2008; POSSAMAI; MARINHO; SANTOS, 2010, dentre outras).
ISSN 1984-4867

Vol. 22, n. 3, dezembro 2011

582 Deve-se assinalar tambm a constituio do grupo de trabalho Produo Cientfica em Turismo e Hospitalidade, a partir de 2008, nos seminrios da Associao Nacional de Pesquisa e Ps-Graduao em Turismo (ANPTUR), e de grupos de pesquisa, especialmente o Grupo de Estudos Crticos em Turismo (ESCRITUR), vinculado ao Mestrado em Turismo da UFRN. Tais fatos demonstram o interesse da comunidade cientfica tanto em investigar e compreender o estado da arte do conhecimento cientfico em Turismo produzido no Brasil, quanto em analisar criticamente o mesmo. neste contexto que se justifica a elaborao deste artigo como um primeiro passo para o Tesauro Brasileiro de Turismo, ferramenta que tem por funo padronizar, por meio de um vocabulrio controlado sistmico, as formas de representar os contedos dos trabalhos produzidos na rea ou campo. Tem-se por objetivo estimular a discusso acerca de termos representativos do conhecimento turstico produzido no Brasil, que podero orientar a organizao e estrutura de um futuro tesauro. Trata-se de um estudo exploratrio sobre o tema, de carter bibliogrfico, fundamentado especialmente em: pesquisas de Rejowski (2010) sobre as teses de doutorado sobre Turismo produzidas no Brasil de 1990 a 2005, e de Santos (2010) sobre a investigao turstica nas universidades portuguesas; tesauros da rea (OMT, 2001; ESPAA, 2003); conceitos e abordagens tericas sistematizadas por Lohmann e Panosso Netto (2008); ndices de assuntos (com base em palavras-chave de artigos) de peridicos (Annals of Tourism Research e Estudios y Perspectivas en Turismo) e contato com pesquisadores da rea. Com tal propsito, este artigo apresenta o conceito de tesauro e sua forma de organizao, e esclarece sua importncia e papel no campo do Turismo. Em seguida, prope uma primeira estruturao categrica do campo para discusso junto comunidade cientfica e encaminhamento de novas pesquisas.

2. Tesauros: conceituao e funes O tesauro para fins documentrios surgiu na dcada de 1960, como instrumento para indexar e recuperar informao, tendo como princpio norteador o controle semntico dos termos (GOMES, 1996).

ISSN 1984-4867

Vol. 22, n. 3, dezembro 2011

583 Um tesauro pode, em uma primeira aproximao, ser definido como uma lista normalizada e estruturada de termos autorizados, chamados descritores, para indexar contedos de documentos, de modo a facilitar o armazenamento e a busca de informaes (CACALY et al. 2001). O tesauro caracterizado tambm como uma linguagem artificial constituda de termos organizados em estrutura relacional. Uma de suas funes representar a informao e o conhecimento por meio de um conjunto padronizado de termos, denominados descritores. So essas caractersticas que fazem dele um instrumento potente para identificar e recuperar informao armazenada em sistemas e unidades de informao (bases de dados bibliogrficos, repositrios de artigos e trabalhos acadmicos, bibliotecas). Os tesauros comearam a ser elaborados a partir da constatao de que so variadas as possibilidades de nomear fatos, processos, fenmenos ou objetos. A ttulo de exemplo: os termos Agricultores e Comunidade rural podem ser considerados sinnimos em certas situaes, o mesmo podendo ocorrer com os termos Impactos tursticos e Efeitos do turismo. Esse fenmeno mostra a riqueza de uma lngua, indicando tambm que a linguagem sempre ideolgica. Porm, o uso indiscriminado desses termos como palavras-chave de artigos, ou na indexao de informao armazenada em base de dados, promove disperso de documentos que apresentam temas semelhantes. Esse fato foi apresentado como problema preocupante nas pesquisas de Rejowski (1993 e 1997) por ter tornado rdua a tarefa de coletar dados empricos para mapear os temas das pesquisas tursticas. Com essa mesma preocupao, Moom e Santos (2010, p. 376) ressaltam que o tesauro pode auxiliar, no s na recuperao da informao, mas tambm na representao do conhecimento cientfico produzido, organizando e sistematizando o estado da arte do conhecimento em Turismo. Os tesauros, portanto, propem formas padronizadas de caracterizar e nomear informao, identificando as diferentes denominaes de objetos e fenmenos e organizando-os em rede relacional para que apontem, invariavelmente, para o conjunto de informaes semelhantes, independentemente das variantes terminolgicas utilizadas (AUSTIN, 1993). Desse modo, admite-se que os resultados das buscas sero tanto mais consistentes quanto maior a coincidncia entre as formas de representao de informao utilizadas pelo sistema de

ISSN 1984-4867

Vol. 22, n. 3, dezembro 2011

584 informao e pelo usurio. Dito de outra maneira, a utilizao de um tesauro pretende garantir uma melhor comunicao entre sistema de informao e usurio. Um tesauro composto de um conjunto de termos que representam os conceitos de um ou vrios domnios de conhecimento. Assim, podem existir tesauros de Economia, de Cultura popular, de Sade, de Metalurgia, de Psicologia, de Turismo; ou seja, podem ser elaborados tesauros sobre grandes reas de conhecimento, como Turismo, ou de subdomnios de uma rea, como a Hotelaria por exemplo. Em todos os casos, porm, os seus termos so dispostos em uma estrutura relacional previamente definida, em geral distribudos em grandes classes temticas de assuntos (categorias). Cada termo, por sua vez, associado aos demais termos do tesauro com os quais mantm relaes de natureza lgico-semntica. Em um tesauro, so estabelecidas, alm das relaes de sinonmia, as redes hierrquicas entre os termos, para possibilitar recuperao de informao em diferentes nveis de agregao. Em suma, so especificados os valores do termo dentro do sistema por meio de operadores semnticos (gnero/espcie; todo-parte; equivalncia, associao espacial ou temporal, etc.). Padronizar os termos utilizados em um sistema de informao , portanto, a funo bsica dos tesauros. Evita-se, com o uso do tesauro, a localizao de informaes pouco pertinentes, ou mesmo no-pertinentes. No encontrar informao que se supe armazenada, ou ter dvidas sobre a integridade da informao encontrada, ou receber como resposta tudo que est armazenado, certamente um defeito encontrado nos sistemas que utilizam vocabulrio livre. Finalmente, sua construo no tarefa individual. atividade coletiva que requer a participao dos gestores e dos usurios do sistema de informao. No , tambm, uma linguagem acabada. Ela deve ser objeto de atualizao peridica, de modo a refletir a dinmica das atividades que se prope nomear e organizar. A anlise e a construo de tesauros orientam-se por diferentes abordagens e perspectivas, sejam elas polticas, ideolgicas, tericas e/ou metodolgicas. Salienta-se que o desenvolvimento das tecnologias da informao deu margem a abordagens que consideram suprfluas ou mesmo pouco teis as operaes de tratamento da informao por meio de

ISSN 1984-4867

Vol. 22, n. 3, dezembro 2011

585 linguagens de organizao da informao. No entanto, o crescimento exponencial de informaes disponveis nas redes eletrnicas recoloca a necessidade do uso de ferramentas de tratamento semntico de informao os diferentes tipos de linguagens documentrias para tratar informao, dentre elas os tesauros. Nesta ltima perspectiva, as linguagens documentrias so consideradas fundamentais, pois sem elas haver rudos indesejveis na comunicao e fluxo de informaes armazenadas em bases de dados bibliogrficos. Em sntese, os tesauros so mecanismos de mediao que apresentam ao menos duas funes: representar o conhecimento inscrito e promover interao entre usurio e dispositivos de informao (KOBASHI, 1996, 2007). Nesta perspectiva, no so nomenclaturas ou listas de palavras e expresses para etiquetar documentos, mas sim instrumentos essenciais para estabelecer interao e dilogo entre sistemas de informao e usurios incorporando a linguagem do usurio. Os tesauros so constitudos de unidades especiais: os nomes e os sintagmas nominais ou, mais precisamente, unidades polilexicais que designam fenmenos e objetos de campos especializados. Para serem funcionais, tornam explicitas as relaes entre os termos que as constituem. As relaes entre as unidades do tesauro, termos denominados descritores e no-descritores, so determinadas por fora do sistema nocional. Refletem as relaes conceituais do campo nocional de origem por meio de diversos tipos de operadores semnticos e de valores que estabelecem relaes entre os termos (sinonmia, hierarquia e outros tipos de associaes) expressas por meio de notao apropriada: a) Termo genrico -TG; b) Termo Especfico TE; c) Termo equivalente - USE e Usado Para, relaes espaciais e temporais, Termo relacionado TR. O quadro 1 discrimina as relaes entre diferentes tipos de termos do tesauro e exemplifica-os com termos de Turismo.

ISSN 1984-4867

Vol. 22, n. 3, dezembro 2011

586 Quadro 1 - Relaes estabelecidas entre termos do tesauro e exemplos de cada tipo de termo
Relao entre termos do tesauro Hierrquica: superordenao e subordinao entre termos Associativa: proximidade de significados entre termos Equivalncia: termos que apresentam o mesmo conceito; sinnimos ou equivalentes Termo Tipo Termo Genrico: termo que representa o conceito mais abrangente Termo especfico: termo subordinado ao termo genrico Termo relacionado: um termo indica outro sem ser sinnimo ou subordinado a outro USE: termo autorizado para representar um conceito UP: termo no autorizado para representar um conceito Exemplo TG Educao e formao turstica TG Planejamento turstico TE Inventrio da oferta TE Roteiro turstico TR Pacote turstico Atrativo turstico USE Atrao turstica Tipologia turstica UP Turismo setorial UP Modalidade turstica Fonte: Elaborao prpria.

Com esses recursos de explicitao, os tesauros permitem que o usurio (indexador ou usurio final dos sistemas de informao) transite pelos conceitos para selecionar o mais adequado para designar um fenmeno ou coisa. Os mecanismos de fixao do sentido de cada uma das suas unidades procuram, portanto, tornar explcitas as relaes entre os conceitos de um domnio, de modo a aproximar as instncias enunciativas de tratamento e de busca de informaes. Os tesauros, por outro lado, requerem atualizao permanente, de modo a seguir pari-passu a dinmica da criao terminolgica do campo ao qual procura servir. Para serem teis devem, portanto, acompanhar a evoluo do campo ou rea de conhecimento cientfico.

3. Em Busca de um Tesauro Brasileiro de Turismo A caracterizao do domnio de aplicao a primeira tarefa de um projeto e elaborao de tesauros. No caso do Turismo, essa caracterizao no uma tarefa fcil, pois h diversas
ISSN 1984-4867

Vol. 22, n. 3, dezembro 2011

587 vises, desde as mais abrangentes at as mais especficas, restritas ou no a determinadas reas do conhecimento ou a segmentos do mercado. Para os fins deste artigo, citam-se algumas abordagens que mostram de um lado a complexidade em se definir Turismo tanto como fenmeno quanto como atividade, mas de outro esclarecem a abrangncia desse emergente campo de estudo e pesquisa, nas quais o Turismo visto como:
[...] de um lado, conjunto de turistas; por outro, os fenmenos e as relaes que [... estes produzem] em conseqncia de suas viagens. [...] todo o equipamento receptivo de hotis, agncias de viagens, transportes, espetculos, guias-intrpretes [...]. [...] organizaes privadas ou pblicas que surgem para normatizar o mercado, fomentar a infra-estrutura e a expanso do ncleo receptor [...]. (FERNNDEZ FUSTER, 1971, p. 32) [...] combinao complexa de inter-relacionamentos entre produo e servios, em cuja composio [integra-se] uma prtica social com base cultural, com herana histrica, a um meio ambiente diverso, cartografia natural, relaes sociais de hospitalidade, troca de informaes interculturais. (MESCH, 1999, p. 9) [...] conjunto de atividades, fenmenos e relaes existentes nos deslocamentos [...]4, realizados pelo afastamento da morada permanente por diferentes motivos com inteno de retorno, e a utilizao total ou parcial de bens e servios orientados para a satisfao dos viajantes. (BACAL, 2003, p. 113)

Deixando de lado uma discusso conceitual, interessa compreender a abrangncia do conhecimento produzido em Turismo. Rejowski (2010), em pesquisa acerca da produo de teses sobre Turismo no Brasil, no perodo de 1990 a 2005, observou vinte reas produtoras, distribudas por todas as grandes reas do conhecimento. Dentre essas se destaca a rea de Cincias Sociais Aplicadas, confirmando o disposto por Jafari e Aaser (1988) ao estudarem as teses sobre Turismo nos Estados Unidos; e, dentre as reas com maior produo estavam a Comunicao e a Geografia, seguidas da Administrao, Engenharia e Sociologia. Embora ainda prevalea o paradigma sistmico nas pesquisas tursticas, fundamentadas principalmente no SISTUR (BENI, 2001), percebem-se movimentos em direo a novas
4

Excluiu-se da definio de Sarah Bacal o adjetivo voluntrio para o deslocamento, pois na atualidade h deslocamentos no totalmente voluntrios no mbito de segmentos como os de sade e de negcios, que podem ser considerados tursticos ou no conforme a abordagem adotada pelo pesquisador. Tambm o uso do termo viajante amplia o conceito para o campo das viagens e turismo.

ISSN 1984-4867

Vol. 22, n. 3, dezembro 2011

588 abordagens envolvendo, por exemplo, releituras do paradigma sistmico e propostas inovadoras relacionadas sustentabilidade, tica, complexidade e hospitalidade (FARREL; TWINING-WARD, 2004; MCBETH, 2005; SOGAYAR, 2010) em busca de novos paradigmas a nortear os estudos tursticos. Embora as pesquisas acadmicas sobre o Turismo no Brasil tenham se iniciado somente no incio da dcada de 1970 (REJOWSKI, 1997), j pode ser detectada quantidade significativa de publicaes que indica, de um lado, uma relevante e significativa produo cientfica sobre Turismo, e, de outro, a necessidade de organizao e sistematizao desse conhecimento, reforando assim a importncia e papel de um tesauro especfico da rea. As Diretrizes de elaborao de tesauros (AUSTIN, 1993) e a Norma ANSI (ANSI/NISO, 2005) so fontes largamente utilizadas para dar suporte metodolgico sua elaborao. Alm dessas normas, recorre-se, tambm a obras que exploram os aspectos tericos ou metodolgicos envolvidos na tarefa, como as de Austin (1993) Gomes (1996a e 1996b) e Cintra et al. (2002). As diretrizes e normas recomendam que se d incio ao trabalho com a identificao de outros vocabulrios controlados que possam servir de pontos de partida para a coleta de termos. Est presente aqui a noo de reuso, termo amplamente utilizado pelos profissionais da computao quando da elaborao de softwares. Nesta tarefa, foram localizados dois instrumentos, um elaborado pela Organizao Mundial de Turismo (OMT) e outro pelo Instituto de Estdios Tursticos do Ministrio da Economia da Espanha. O Tesauro de Turismo y Ocio (OMT, 2001) classifica a rea em 19 classes temticas (termos genricos): Atividades esportivas, Legislao turstica, Ecologia do turismo, Economia do turismo, Instalaes tursticas, Movimento turstico, Formao e emprego, Alojamento, Lazer, Acontecimento turstico, Patrimnio turstico, Poltica turstica, Servios tursticos, Profissionais de turismo, Promoo turstica, Cincia e informao, Sociologia do lazer, Turismo setorial e Transporte. J o Tesauro do Instituto de Estudos Tursticos do Ministrio da Economia da Espanha (ESPAA, 2003), estrutura a rea em 9 classes temticas (termos genricos): Organizaes tursticas, Turismo e meio social, Patrimnio turstico, Atividades

ISSN 1984-4867

Vol. 22, n. 3, dezembro 2011

589 esportivas e recreativas, Servios tursticos, Economia do turismo, Poltica turstica, Lei, e Educao e formao turstica. Nota-se, em ambos os tesauros, a predominncia da abordagem econmica do Turismo, concebida como atividade estreitamente vinculada noo de crescimento e desenvolvimento econmico. A anlise acurada desses dois tesauros mostra que o segundo (ESPAA, 2003) se aproxima mais da realidade do estado da arte do conhecimento turstico produzido no Brasil, embora a denominao de alguns termos do primeiro (OMT, 2001) seja mais adequada. Com isso, ambos podem oferecer subsdios construo preliminar de categorias temticas (termos maiores) do conhecimento turstico produzido no Brasil. Como j citado, um tesauro supe a definio de um esquema global que reflita a natureza do campo cientfico, suas reas de especialidade e os campos conexos, ou seja, deve refletir o sistema nocional da rea. Nessa medida, prope-se uma estruturao categrica preliminar do campo do Turismo em 14 classes temticas (termos ou genricos), a ser discutida e aprimorada, tomando como referncia a produo acadmica sobre turismo da pesquisa de Rejowski (2010), sua vinculao a termos dos tesauros citados e as particularidades da produo cientfica no Brasil. O primeiro grupo compe-se de seis termos maiores extrados do tesauro do Instituto de Estudos Tursticos (ESPAA, 2003): Atividades esportivas e recreativas, Educao e formao turstica, Legislao turstica, Servios tursticos, Patrimnio turstico e Poltica turstica. Os quatro primeiros termos podem ser aplicados como tal sob a tica das autoras deste artigo; porm os demais merecerem alguns comentrios descritos a seguir. O termo Patrimnio turstico pode ser questionado a princpio, ao se pensar em termos como Oferta turstica ou Atrao turstica. Segundo Vieira Filho (2002), o conceito de patrimnio culturalmente construdo e, como tal, passvel de diferentes percepes e usos por diferentes segmentos sociais e reas de estudo. Um desses usos no Turismo, cujo significado remete aos bens, materiais ou no (tangveis ou intangveis), culturais ou naturais,

ISSN 1984-4867

Vol. 22, n. 3, dezembro 2011

590 tratados comumente no Brasil como recursos e/ou atrativos tursticos5. Considerando que o termo j figura em dois tesauros especializados, defende-se a sua adoo como termo genrico. O termo Poltica turstica no deve abranger o Planejamento turstico, embora nos tesauros consultados (OMT, 2001; ESPAA, 2003) isso ocorra: os termos menores Plano turstico e Projeto turstico esto subordinados a esse termo maior. Embora sejam termos prximos, concorda-se com Lohmann e Panosso Netto (2008) de que so distintos, e referenda-se a compreenso de Solha (2011, s. p.) em relao aos seus significados baseados no desenvolvimento do turismo:
Poltica de turismo - Define como deve ser o desenvolvimento do turismo no destino considerando decises que podem ter resultados de longo prazo, determinada em funo dos interesses, desejos, valores e cultura da sociedade. Planejamento turstico - um processo que tem por objetivo a organizao do desenvolvimento do turismo, num horizonte de tempo pr-determinado, com a implementao de aes que podem ter dimenso local, regional, nacional ou internacional. Para tanto considera a situao atual do destino, os objetivos e metas determinados na poltica de turismo.

No se adotou o Desenvolvimento turstico como um termo superordenado (genrico), apesar de estudos de Xiao e Smith (2006) que indicam a meta-categoria Desenvolvimento e impactos em artigos publicados no Annals of Tourism Research (ANNALS..., 2003) e o de Santos (2010) que adota a categoria temtica Planejamento e desenvolvimento do turismo na anlise da produo acadmica de Mestrados em Turismo de Portugal. Em trabalho de Oliveira e Rejowski (2008), esse termo. analisado enquanto categoria temtica, mostrou-se inconsistente no mbito de um conjunto de dissertaes e teses brasileiras. Por esta razo no figura como termo genrico, mas sim como termo especfico na presente proposta. O segundo grupo de termos rene a adaptao de quatro termos genricos do tesauro do Instituto de Estudos Tursticos (ESPAA. 2003): Organismos tursticos (no lugar de
5

Apesar do termo Atrativo turstico ter sido adotado no Brasil pelos estudiosos do Turismo, percebe-se a sua inadequao gramatical pois indica um substantivo quando na realidade um adjetivo adjetivado. Lohmann e Panosso Netto (2008) incluem a Atrao Turstica como um dos conceitos da Teoria do Turismo.

ISSN 1984-4867

Vol. 22, n. 3, dezembro 2011

591 Organizaes tursticas), Estudos econmicos do turismo (no lugar de Economia do turismo), Estudos sociais do turismo (no lugar de Turismo e meio social), Estudos ambientais do turismo (no lugar de Turismo e meio ambiente); e dois termos do tesauro da OMT (2001): Epistemologia do Turismo (no lugar de Cincia e Informao) e Tipologia turstica (no lugar de Turismo setorial). O termo primrio Organismos tursticos no deve ser confundido com Servios tursticos no qual figuram diferentes setores e organizaes tursticas como transporte areo, agncias de turismo e hotis. Nele classificam-se organismos que atuam no setor como ministrio, secretaria, convention bureau, sindicato, associao de classe etc. Conforme Lohmann e Panosso Netto (2008, p. 116-117), tais organismos dividem-se em: pblicos, de economia mista e privados; internacionais, nacionais, estaduais (regionais) e municipais; ou ainda em agncias supranacionais, associaes de classe, associaes de empresas, organismos estatais e organizaes no-governamentais. O termo Estudos ambientais do turismo relaciona-se apenas aos aspectos do ambiente natural (fsico) no abarcando todos os aspectos associados ao conceito de meio ambiente. J o termo Estudos sociais do turismo refere-se a vrios campos que enfocam o comportamento e as interaes humanas e vises da sociedade humana, incluindo a interface do turismo com a histria, geografia, psicologia, sociologia, arqueologia, comunicao, servio social (sade e higiene) etc. Com relao ao termo Estudos econmicos do turismo, este substitui o termo Economia do turismo, e inclui todos os aspectos econmicos envolvidos nos estudos tursticos, exceto os administrativos e de gesto que constituem um termo genrico parte. Esclarece-se que a opo por esses trs termos como Estudos... est baseada no estabelecimento de relaes de associao, equivalncia e hierarquia configuradas em termos representativos tanto de especialidades tursticas em reas de estudo tradicionais como Geografia, Sociologia e Antropologia, quanto em reas emergentes ou interdisciplinares como Ecologia e Sade Pblica, sem enfatizar cada uma delas como um termo superordenado. Defende-se, ento, a abordagem interdisciplinar do campo do Turismo, sem negar seu carter multidisciplinar.

ISSN 1984-4867

Vol. 22, n. 3, dezembro 2011

592 O termo Epistemologia do turismo proposto por ser mais abrangente do que Teoria do Turismo, e face produo de estudos sobre esse tema no Brasil, tais como os de Mesch (2004), Dencker (2005) e Panosso Netto (2005), alm dos estudos j citados acerca da produo cientfica. J o termo Tipologia turstica abrange os variados tipos de turismo presentes na literatura cientfica, que tipificam a oferta e a demanda turstica a partir de diferentes critrios (turismo de lazer, turismo rural, turismo juvenil etc.). Por fim, propem-se dois novos termos genricos em face da evoluo do ensino superior e da produo cientfica em Turismo no Brasil: Planejamento turstico, relacionado ao preparo e organizao, e Gesto do turismo, implementao, ao aprimoramento e ao avano (SOLHA, 2011). A trajetria do ensino superior no Brasil a partir da dcada de 1970 se fundamentou no planejamento como vetor de desenvolvimento no apenas econmico, integrando a gesto a partir da dcada de 1990. Essas abordagens coexistem na atualidade consolidando propostas curriculares de cursos de graduao e apresentando-se em vrias linhas de pesquisa de mestrados em Turismo e Hospitalidade (REJOWSKI, 2010). O termo Planejamento turstico j foi explicado anteriormente, no havendo necessidade de ser retomado. Por outro lado, o termo Gesto do turismo refere-se ao termo em ingls Tourism management, compreendido como gesto da atividade turstica em destinos, empresas, organizaes etc., no mbito pblico e/ou privado. Aps as consideraes conceituais sobre as classes temticas que podem representar inicialmente conceitos abrangentes do Turismo, apresenta-se o quadro 2 com os termos genricos (TG) propostos e suas respectivas fontes, alm alguns exemplos de termos especficos (TE). Os TE figuram sem ordenao e podem se repetir em vrios TG como, por exemplo, o caso de Impacto do turismo.

ISSN 1984-4867

Vol. 22, n. 3, dezembro 2011

593 Quadro 2 - Proposta de termos genricos para o mapeamento do conhecimento turstico e exemplos extrados da literatura cientfica
Proposta preliminar de Termos genricos (TG) 1. Atividades esportivas e recreativas 2. Educao e formao turstica 3. Epistemologia do turismo 4. Estudos ambientais do turismo 5. Estudos econmicos do turismo Fonte Espaa (2003) Espaa (2003) Panosso Netto (2005) Rejowski (2010) Rejowski (2010) Exemplos de termos especficos (OMT, 2001; ESPAA, 2003; REJOWSKI, 2010) Caminhada Excursionismo Ensino superior Formao profissional Instituies educacionais Interdisciplinaridade Produo cientfica Teoria do turismo Conservao do meio ambiente Diagnstico ambiental Impacto do turismo Anlise econmica Consumo turstico Gasto turstico Impacto do turismo Investimento turstico Mercado turstico Antropologia do turismo Comunicao Emprego Geografia do turismo Histria do turismo Hospitalidade Lazer Pesquisa de mercado Sade e higiene Sociologia do turismo Produto turstico Marketing turstico Imagem Segmentao Competitividade Qualidade Estratgia Gesto financeira Legislao internacional Legislao trabalhista Defesa do consumidor Empresa Associaes de classe Organismos internacionais Organismos nacionais Organizaes no governamentais

6. Estudos sociais do turismo

Rejowski (2010)

7. Gesto turismo

(Rejowski, 2010)

8. Legislao turstica

OMT (2001)

9. Organismos tursticos

Lohmann e Panosso Netto (2008)

ISSN 1984-4867

Vol. 22, n. 3, dezembro 2011

594
10. Patrimnio turstico OMT (2001); Espaa (2003) Arquitetura e urbanismo Destino turstico Patrimnio cultural Patrimnio natural Recurso turstico Regies tursticas Rota turstica Diagnstico turstico Inventrio da Oferta Desenvolvimento turstico Programa de ao Projeto turstico Cooperao internacional Fomento do turismo Poltica pblica Agncia de turismo Alimentos e Bebidas Gastronomia Hotelaria Meio de hospedagem Segunda residncia Tecnologia da informao Transporte Ecoturismo Turismo de massa Turismo internacional Turismo juvenil Turismo sustentvel Turismo urbano

11. Planejamento turstico

Rejowski (2010)

12. Poltica turstica 13. Servios tursticos

Espaa (2003) OMT (2001); Espaa (2003)

14. Tipologia turstica

Rejowski (2010)

Fonte: elaborao prpria.

Para aprimorar a proposta apresentada faz-se necessria, primeiramente, a validao dos termos genricos e de seus respectivos termos especficos, relacionados e equivalentes, e, secundariamente, a substituio ou no de termos propostos, definindo relaes de hierarquia, associao e equivalncia. Outras questes referem-se anlise detalhada de: a) termos polilexicais, que incluem preposies do(a), em. no(a) e de termos adjetivados; b) termos compostos com a conjuno aditiva e, como Educao e formao em turismo. H ainda a necessidade de se testar a estrutura preliminar em um maior conjunto de documentos representativos da produo cientfica brasileira em Turismo, em especial as dissertaes e teses, e os artigos de peridicos cientficos. E por fim h que se conceituar cada um dos termos genricos e identificar a sua abrangncia por meio dos termos especficos, em consonncia com o estado da arte do conhecimento turstico produzido no Brasil.
ISSN 1984-4867

Vol. 22, n. 3, dezembro 2011

595 4. Consideraes Finais As reflexes acima marcam o incio de um processo de estudo e pesquisa em prol da construo de um Tesauro Brasileiro de Turismo, apto a responder s especificidades do campo cientfico do Turismo, com base no conhecimento do turismo produzido em dissertaes e teses no Brasil, e aporte terico da Anlise documentria, do campo da Cincia da Informao. Os benefcios da construo e uso de um tesauro especfico so evidentes: as bases de dados da produo em Turismo ganharo em qualidade porque os dados inseridos sero uniformes, do ponto de vista temtico. Os pesquisadores sero beneficiados porque as buscas de informao em repositrios fornecero resultados mais precisos, o que dever facilitar a identificao do estado da arte da pesquisa na rea e, em decorrncia, a proposio de polticas de pesquisa para a rea. De outro lado, dados organizados de forma sistmica so instrumentos poderosos de comunicao entre pares, como tambm de intercmbio entre diferentes repositrios de informao. A disseminao das informaes poder atingir um novo patamar de qualidade com o uso de uma linguagem padronizada e compartilhada. O desenvolvimento de um Tesauro Brasileiro de Turismo responde, portanto, a demandas concretas de pesquisadores da rea. Mas tem-se claro que o caminho para iniciar a elaborao de um Tesauro designar os termos a partir de conceitos abrangentes que representam apropriadamente um domnio especfico do conhecimento, no caso do Turismo. Somente assim poder-se- realizar com rigor a tarefa de organizar lgica e semanticamente os seus termos. Assim, imprescindvel o engajamento de pesquisadores de Turismo nesse processo de forma participativa para o que so muito bem vindas crticas e sugestes, comentrios e propostas, estudos e trabalhos conjuntos ou isolados. Aqui, mais uma vez, destaca-se a importncia do desenvolvimento de Estudos Crticos do Turismo, principalmente na anlise e validao de terminologias, conceitos, teorias e metodologias, com importantes contribuies elaborao

ISSN 1984-4867

Vol. 22, n. 3, dezembro 2011

596 de um tesauro especfico. Fica lanado o desafio e a esperana de finalizar, em um futuro prximo, o Tesauro Brasileiro em Turismo.

Referncias
ANSI/NISO Z 39.19:2005. Guidelines for the construction, format, and management of monolingual controlled vocabularies. Bethesda: NISO Press, 2005. ANNALS OF TOURISM RESEARCH. Index (1973-2003). Annals of Tourism Research, v. 30, n. 4, oct. 2003, p. 983-1048(66) AUSTIN, Derek. Diretrizes para o estabelecimento e desenvolvimento de tesauros monolingues. Braslia: IBICT, 1993. BACAL, Sarah Strachmann. Lazer e o universo dos possveis. So Paulo: Aleph, 2003. BASTOS, Snia. Produo acadmica do mestrado em Hospitalidade. Revista Hospitalidade, So Paulo, ano II, n. 1, p. 89-95, 2005. BASTOS, Snia. A produo cientfica do Mestrado em Hospitalidade (2002-2008). Revista Hospitalidade. So Paulo, ano V, n. 2, p. 120-132, jul.-dez. 2008. BENI, Mrio Carlos. Sistema de turismo: construo de um modelo terico referencial para a aplicao na pesquisa em Turismo. Tese (Doutorado em Cincias da Comunicao) Universidade de So Paulo, So Paulo, 1988. BENI, Mrio Carlos. Anlise estrutural do turismo. So Paulo: Senac, 2001. BOTTERILL, David. A survey of doctoral theses accep universities in the UK and Ireland related to tourism, 1990-1999. Tourist Studies, v. 2, n. 3, p. 283-311, 2002. CACALY, Serge, LE COADIC, Yves. F.; MELOT, Michel, PORMART, Paul-Dominique, SUTTER, Eric. Dictionnaire encyclopdique de l information et de la documentation. Paris: Nathan, 2001. CINTRA, A. M. M. et al. Para entender as linguagens documentrias. So Paulo: Polis/APB, 2002. DENCKER, Ada de F.M. Pesquisa como base a construo terica no campo do turismo e da hospitalidade. Revista Hospitalidade, So Paulo, ano 2, n. 1, p. 55-67, 1 sem. 2005. ESPAA. MINISTRIO DE ECONOMA. Secretaria de Estado de Comrcio y Turismo. Secretaria General de Turismo. Instituto de Estudios Tursticos. Tesauro turismo (espaol-ngls-francs) Centro de Documentacin Turstica de Espaa: Madrid, 2003. FARRELL, Bryan H.; TWINING-WARD, Louise. Un nuevo concepto del turismo. Annals of Tourism Research, v. 6, n. 1, 2004, p. 65-90 FEDRIZZI, Valria Luiza Ferreira. Conhecimento Gerado no Programa de Mestrado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi. Dissertao (Mestrado em Hospitalidade) Universidade Anhembi Morumbi, So Paulo, 2008. FIGUEIREDO, Franciele B.; BACCON, Melissa; REJOWSKI, Mirian. Perfil e performance dos mestres em turismo da Universidade de Caxias do Sul 2002 a 2006. In: SEMINRIO DA ASSOCIAO NACIONAL DE PESQUISA E PS-GRADUAO EM TURISMO, IV, 2007. Anais ... So Paulo:. Editora Aleph, 2007. (cd-rom) ISSN 1984-4867

Vol. 22, n. 3, dezembro 2011

597
FERNNDEZ FUSTER, Luiz. Teoria y tcnica del turismo. Madrid: Nacional, 1971. GALEMBERCK, F. Sem avaliao, sem progresso. Cincia e Cultura, v. 19, n. 9, p 627-628, 1990. GOMES, Cristina Marques. Pesquisa cientfica em lazer no Brasil: bases documentais e tericas. Dissertao (Mestrado em Cincias da Comunicao) Universidade de So Paulo, So Paulo, 2004. GOMES, Hagar Espanha. Elaborao de tesauro documentrio: aspectos tericos e prticos. Rio de Janeiro, 1996a. (Mimeo) GOMES, Hagar Espanha. Classificao, tesauro e terminologia: fundamentos comuns. BITI, 1996b. Disponvel em: <http://www.conexaorio.com/biti/tertulia/tertulia.htm>, acesso em: mar. 2010. HALL, Michael. Tourism as a subject of a postgraduate dissertation in Australia. Annals of Tourism Research, Menomonie, v. 18, n. 3, p. 520-523, 1991. JAFARI, Jafar. AASER, Dean. Tourism as the subject of doctoral dissertations. Annals of Tourism Research, Menomonie, v.15, p. 407-429, 1988. JAFARI, Jafar; RITCHIE, John R. Brent. Toward a framework for the tourism education. Problems and prospects. Annals of Tourism Research. Great Britain: Pergamon, v.8, n.1, p. 13-34, 1981. KOBASHI, N.Y. Anlise Documentria e representao da informao. Revista Informare, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 5-27, 1996. KOBASHI, Nair Yumiko. Fundamentos semnticos e pragmticos da construo de instrumentos de representao de informao. Rio de Janeiro: Datagrammazero Revista de Cincia da Informao, v.8, n.6, dez, 2007. LOHMANN, Guilherme; PANOSSO NETTO, Alexandre. Teoria do turismo. So Paulo: Aleph, 2008. MCBETH, Jim. Towards an ethics platform for tourism. Annals of Tourism Research, Elsevier, v. 32, n. 4, p. 962-984, oct. 2005. MESCH, Marutschka M. Construo metodolgica dialtica: por uma epistemologia do Turismo. Dissertao (Mestrado em Comunicao Social) Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre,1999. MESCH, Marutschka M. Epistemologia social do turismo. So Paulo. Tese (Doutorado em Cincias da Comunicao) Universidade de So Paulo, So Paulo, 2004. MOOM, Christiane F. O conhecimento cientfico em turismo no Brasil: curso de ps-graduao (stricto sensu) perodo de 2000 a 2006. Dissertao (Mestrado em Cincia da Informao) Universidade Federal de Florianpolis, Florianpolis, 2009. MOOM; Christiane F. SANTOS, Raimundo M. dos. O estado da arte da rea de pesquisa do turismo no Brasil: perodo de 2000 a 2006. Revista Turismo & Desenvolvimento. Aveiro, v. 1, n. 13-14, p, 373-385, 2010. OLIVEIRA, Jurandir Chaves de; REJOWSKI, Mirian. Teses em turismo no Brasil: categoria temtica "desenvolvimento do turismo". In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CINCIAS DA COMUNICAO, XXXI, 2008, Natal. Anais do XXXI INTERCOM - Mdia, ecologia e sociedade. So Paulo: Intercom, v. 1. p. 1-14, 2008 (cd-rom). OMT - ORGANIZACIN MUNDIAL DEL TURISMO. Secretara de Estado de Turismo de Francia. Tesauro de turismo y ocio. Madrid: OMT, 2001, v. 1-5.

ISSN 1984-4867

Vol. 22, n. 3, dezembro 2011

598
PANOSSO NETTO, Alexandre. Fenomenologia do turismo. Uma proposta de construo epistemolgica. Tese (Doutorado em Cincias da Comunicao) Universidade de So Paulo, So Paulo, 2005. PINTO, Dbora B.; BABINSKI, Luciana R. Produo acadmica do mestrado em turismo da Universidade de Caxias do Sul: estudo comparativo das dissertaes (2002 a 2004 2004 a 2005). CONFERNCIA DA AMFORHT PARA AMRICA LATINA, III, So Paulo, 2006. Anais.... SENAC-SP: So Paulo, 2006 (cd-rom). POSSAMAI, Ana Maria de Paris; MARINHO, Marcela Ferreira; SANTOS, Marcia Maria Cappellano dos. Pesquisa em Turismo: Panorama das Teses de Doutorado produzidas no Brasil de 2005 a 2007. In: SEMINRIO DA ASSOCIAO NACIONAL DE PESQUISA E PS-GRADUAO EM TURISMO, VI, So Paulo, 2009. Anais ... So Paulo: Aleph, 2009. (cd-rom). REJOWSKI, M. Realidade turstica nas pesquisas cientficas: viso de pesquisadores e profissionais. Tese (Livre Docncia) Universidade de So Paulo, So Paulo, 1997. 2v. REJOWSKI, Mirian. Pesquisa acadmica em turismo no Brasil (1975 a 1992): configurao e sistematizao documental. Tese (Doutorado em Cincias da Comunicao) Universidade de So Paulo, So Paulo, 1993. 2v. REJOWSKI, Mirian. Pesquisa cientfica em turismo no Brasil (1990 a 2005). Comunicao, produtividade e posicionamento. Relatrio de Pesquisa (PQ CNPq) Universidade Anhembi Morumbi, So Paulo: 2010. SAKATA, M.C.G. Tendncias metodolgicas da pesquisa acadmica em turismo. So Paulo, 2002. Dissertao (Mestrado em Cincias da Comunicao) Universidade de So Paulo. SANTOS, Jorge H. P. A, dos. A investigao turstica em Portugal. Dissertao (Mestrado em Gesto e Desenvolvimento Turstico) Universidade de Aveiro, Aveiro, 2010. SCHLTER, Regina. Investigacin em turismo y hotelera. Buenos Aires: CIET, 2000. SOGAYAR, Roberta L. Hospitalidade no ensino superior em turismo: estudo de caso do programa tourism education future iniciative. Dissertao (Mestrado em Hospitalidade) Universidade Anhembi Morumbi, So Paulo, 2010. SOLHA, Karina T. Termo planejamento e gesto do turismo. (Correspondncia por email com Mirian Rejowski) 23 maio e 25 ago. 2011, s. p. SPOLON, Ana Paula Garcia. MOTODA, Mauro. Novos caminhos da pesquisa acadmica: a produo brasileira recente em turismo e hospitalidade. In: SEMINRIO DA ASSOCIAO NACIONAL DE PESQUISA E PS-GRADUAO EM TURISMO, V, Belo Horizonte, 2008. Anais... So Paulo: Aleph, 2008, p. 1- 14 (cd-rom). VIEIRA FILHO, Nelson A. Quadros. Patrimnio, turismo e sustentabilidade, Reuna. Belo Horizonte, v. 7, n.4, p. 11-24, 2002. XIAO, Honggen; SMITH, Stephen L.J. La gnesis de la investigacin turstica: el anlisis de una publicacin de ciencias sociales. Annals of Tourism Research en Espaol, Universidad de les Illes Baleares, Espaa, v.8, n.1, p. 131-151, 2006.

Recebido em: 26/08/2011 Aprovado em: 07/10/2011


ISSN 1984-4867

You might also like