You are on page 1of 38

Aparelho Genital Feminino

Funo :
Produz vulos; Secreo de hormonas; Nutre e protege o desenvolvimento do feto.

Constituio:
Ovrios; Trompas uterinas; tero; Vagina; rgos genitais externos; Mamas.

Ap. Gen. Feminino - Ovrios


Caractersticas :
Cor rosada; So dois; Localizados lateralmente ao tero no interior da cavidade plvica; No esto presos directamente s trompas uterinas, mas sim envolvidos por elas; Sustentam-se pelos ligamentos: mesovrio, suspensor, ovrico.

Funo :
Produo de vulos; Hormonas prprias das mulheres.

Ap. Gen. Feminino - Ovrios

Histologia :
Cobertos pelo peritoneu e tnica albugnea (tec. Conjuntivo fibroso); Crtex: contem os folculos; Medula: recebe os vasos sanguneos, linfticos e os nervos ;

Ap. Gen. Feminino - Ovrios


Desenvolvimento do folculo ovrio e do vulo :
Oognese : processo de produo do vulo (ocito secundrio) 4 ms de gestao 5 milhes de oognias (clulas que originam os vulos)

Ao longo do desenvolvimento muitas oognias degeneraram outras iniciam meiose que na 1 fase transformam-se em ocitos de 1 ordem

Apenas 400 amadurecem completamente (folculo primordial) 1 vulo por mes Puberdade Menopausa

Ap. Gen. Feminino - Ovrios


Desenvolvimento do folculo ovrio e do vulo :
Puberdade ocitos de 2 ordem Ocito aumenta de volume Folculo maduro ou Folculo de Graaf Antro cheio de liquido folicular Clulas granulosas que se dispem em redor do ocito (zona pelcida) Folculos primordiais convertem-se em folculos primrios

Antro

Ocito rodeado de clulas granulosas

Folculos secundrios

Ap. Gen. Feminino - Ovrios


Ovulao :
O folculo maduro avoluma-se e rompe-se; Expelido uma pequena quantidade de sangue e liquido folicular para o exterior da vescula; Libertao do ocito de 2 ordem ou vulo envolto por uma camada de clulas granulosas ovulao; Se o ocito no for penetrado por um espermatozide (fecundao) ele ir degenerar sendo eliminado pela menstruao; Se for fecundado fixa-se no tero ovo ou zigoto; As clulas granulares que permanecem no ovrio desenvolvem uma estrutura glandular - Corpo Amarelo.

Ap. Gen. Feminino - Ovrios


Ovulao :
Se no h fecundao o corpo amarelo degenera aps 10 dias e transforma-se no corpo branco, este vai atrofiar desaparecendo (no segrega hormonas); Se h fecundao o corpo amarelo mantm-se activo segregando hormonas, at esta funo ser desempenhada pela placenta.

Ap. Gen. Feminino - Ovrios


Hormonas dos Ovrios :
Hormonas

Estrognios

Progesterona

Folculo de Graaf

Corpo Amarelo

Corpo Amarelo

Ap. Gen. Feminino - Ovrios


Estrognios :
Promove a maturao do vulo; Auxilia no desenvolvimento das caractersticas sexuais femininas: Aumento e desenvolvimento dos rgo genitais femininos (caractersticas primrias); Aumento e desenvolvimento das mamas; Aumento do deposito de gordura especialmente nas coxas e mamas; Alargamento da cintura plvica; Inicio do ciclo menstrual; Interrompe o aumento do carecimento da cartilagem epifisitria.

Ap. Gen. Feminino - Ovrios


Progesterona :
Trabalha junto com os estrognios organizando o ciclo menstrual; Auxilia na manuteno da gestao; Prepara as mamas para a lactao durante a fase da gestao, aumentando a sua capacidade secretora.

Placenta

ltimos meses de gestao

Estrognios e progesterona

A. G. Feminino Trompas Uterinas


Caractersticas :
Tambm chamadas de Trompas de Falpio; Cerca de 10 cm de comprimento;

Localizao :
Uma de cada lado do tero, prolongando-se at ao ovrio; A extremidade distal alarga-se formando o pavilho ou infundbulo; A abertura do pavilho limitada pelas franjas; O istmo uma das pores mais finas no final do trompa.

A. G. Feminino Trompas Uterinas


Funes :
Transporte do vulo do ovrio ao tero atravs das contraces musculares peristlticas. Onde se processa a fecundao;

Sim

Move-se atravs da trompa para se fixar no tero

Fecundao
No Deteriora-se Elem. Fluxo menstrual

A. G. Feminino tero
Caractersticas :
Forma de uma pra invertida; 7.5 cm de comprimento e 5 de espessura

Localizao :
Inserido na cavidade plvica entre a bexiga urinria e o recto;

Funo :
Acolher o ovo no seu interior ; Promover ambiente seguro e nutritivo;

A. G. Feminino tero

Constituio :
Fundo - poro mais arredondando e de maior dimetro transversal, localizao acima das trompas uterinas; Corpo Regio central; Istmo Colo regio inferior estreita que desemboca na vagina;

A. G. Feminino tero
Suporte :
Ligamento largo: prega do peritoneu que passa do bordo lateral do tero para a parede da pelve ; Ligamento redondo: estende-se desde o tero atravs do canal inguinal at aos grandes lbios dos genitais externos; Ligamento uterosagrado: fixam o tero ao sacro.

A. G. Feminino tero
Camadas Uterinas :
Camada serosa ou perimtrio ( + superficial ) ; Camada muscular ou miomtrio ; Camada mucosa ou endomtrio ( + profunda) ; Camada Basilar: + fina e - profunda; Camada funcional: Responde s hormonas ovricas e torna-se mais espessa na preparao do leito para nidao do vulo. esta camada que descama durante a menstruao;

A. G. Feminino Vagina
Caractersticas :
Cerca de 10 cm de comprimento; Localiza-se entre o tero e o vestbulo da vulva; A mucosa de revestimento dispem-se em rugas capazes de se expandirem ( imp. no parto); Orifcio vaginal obliterado pelo hmen ( perfurado em um ou mais orifcios).

Funes :
Receber o pnis durante a penetrao; Permitir a passagem do fluxo menstrual para o exterior; Permite o nascimento.

A. G. Fem. rgos Genitais Externos


Constituio :
Grandes lbios; Pequenos lbios; Monte de Vnus; Cltoris; Prepcio do cltoris; Vestbulo; Glndulas de bartolini.

A. G. F. rgos Genitais Externos


Grandes lbios Pregas de pele com gordura subcutnea, cobertas de plo que se situam lateralmente aos pequenos lbios; Pequenos lbios Pregas cutneas finas e longitudinais; Monte de Vnus Unio anterior dos grandes lbios, arredondado, coberto por plos e localiza-se sobre a snfise pbica;

A. G. Fem. rgos Genitais Externos


Cltoris Mede cerca de 2 cm, rico em receptores sensoriais, corpo erctil, as suas extremidades dilatam-se e constituem o prepcio do cltoris, engorgitamento de sangue como resposta da excitao sexual aumento do dimetro; Vestbulo Depresso mediana que contem anteriormente o meato urinrio e posteriormente o orifcio vaginal; Glndulas de Bartolini Situam-se lateralmente abertura da vagina e segregam uma substncia rica em muco que lubrifica e humidifica o vestbulo.

Ap. Genital. Fem. Mamas


Caracterizao :
Lbulos hemisfricos; Sitiam-se na face anterior do torax e estende-se da 3 7 costela, desde o bordo externo do esterno, de cada lado, at axila; Tamanho varivel, no entanto a mdia 12 cm de dimetro e 6 de espessura; A parte central da superfcie anterior, convexa, da mama ocupada por uma salincia cnica ou cilndrica: o mamilo; A extremidade livre do mamilo crivada de 10 a 12 pequenos poros que so os orifcios dos canais galactforos; O mamilo est rodeado por uma superfcie pigmentada, anular, com um dimetro de 4 a 5 cm, chamdo arola.

Ap. Genital. Fem. Mamas


Estrutura :
Revestimento cutneo; Invlucro adiposo; Glndula propriamente dita;

Ap. Genital. Fem. Mamas


Glndulas Mamrias :
So rgos de produo de leite; Localizados na mamas; Glndulas sudorferas modificadas ; Apresenta um parnquima glandular e um sistema excretor: O parnquima constitudo por vrios lbulos glandulares ( 10 a 20) cobertos por tecido adiposo; Estes lbulos drenam para um canal galactforo que termina superfcie do mamilo.

Ap. G. F. Res. Sexual Feminina


Engorgitamento de sangue do tecido erctil do cltoris e zona da vulva por estimulao parassimptica; Contraco da musculatura da vagina e mamilos (Ereco); As glndulas do vestbulo segregam pequenas quantidades de muco; Grandes quantidade parecidas ao muco so libertadas da vagina, e as secrees fornecem a lubrificao necessria para o coito (Emisso); Estimulao tctil dos genitais e estmulos psicolgicos desencadeiam o orgasmo; Perodo de resoluo.

Ap. G. F. Hor. do Ciclo Reprodutivo

Hipotlamo

Adenohipofise

Ovrios

Hormona de libertao das gonadotrofinas (GnRH) Hormona do foliculo estimulante (FSH) Hormona luteinizante (LH)

Estrognios e Progesterona

Ap. G. F. Hor. do Ciclo Reprodutivo

Ap. G. F. Ciclo Menstrual


Ciclo Ovrico :
Alteraes regulares que ocorrem nos ovrios Fase folicular Secreo do hipotlamo das GnRH; GnRH estimula a adenohipofise para libertar a as gonadotrofinas ( FSH e LH); FSH e LH estimula o crescimento e maturao do folculo ovrico o que provoca secreo de grandes quantidades de estrognios aumentando os seus nveis no sangue; O estrognio actua tambem no utero provocando o seu espessamento ( do 1 dias ao 14); Esta fase termina com a ovulao provocada pela elevao do LH.

Ap. G. F. Ciclo Menstrual


Fase Lutenica
Inicia-se aps a ovulao; Desenvolvimento do corpo amarelo; As clulas granulosas que permaneceram na superfcie do ovrios formam o corpo amarelo; O LH estimula o corpo amarelo a produzir peq. quantidade de estrognios e progesterona; Retro-alimentao negativa inibe a secreo de FSH e LH; A progesterona domina a fase lutenica; Quando o corpo amarelo degenera a secreo de estrognio e progesterona diminui o que implica o recomeo do ciclo.

Ap. G. F. Ciclo Menstrual


So alteraes cclicas que ocorrem em mulheres sexualmente maduras e no grvidas;

Ciclo de 28 dias;

Ap. G. F. Ciclo Menstrual


Ciclo Uterino :
Alteraes que ocorrem no endomtrio durante o ciclo menstrual; Fase menstrual
Esta fase comea no primeiro dia do ciclo e prolonga-se normalmente por 3 a 5 dias; Camada funcional do endomtrio e sangue deixa o tero atravs da vagina com o fluxo menstrual.

Fase proliferativa
Consiste na reparao e crescimento do endomtrio (ocorre pela aco do estrognio secretado pelo ovrios);

Ap. G. F. Ciclo Menstrual


Fase secretora
Verifica-se a secreo da progesterona pelo corpo amarelo do ovrio; A progesterona faz como que um revestimento endometrial que se torna espesso, tornando o ambiente nutritivo na expectativa da chegada de um ovo fertilizado.

Ap. G. F. Ciclo Menstrual

Aparelho Genital Feminino


Menarca :
1 episodio menstrual;

Perodo menstrual :
Perodo de hemorragia ,que se inicia na puberdade e pode ir at ao final dos 40 anos ou inicio dos anos 50;

Menopausa :
Decrscimo de secrees ovricas de estrognios e progesterona causando a cessao do ciclo uterino Sinais: amenorreia, calor intenso, sudorese, depresso, irritabilidade e insnias;

You might also like