You are on page 1of 106

CAPTULO 1 ORGANIZAO CELULAR 1 INTRODUO A inveno do microscpio em 1591 por Zacharias Janssen e Hans Janssen, possibilitou a descoberta das

clulas e inaugurou um novo campo de investigao da cincia, a Citologia (do grego kitus, clula, e logos, estudo). O termo clula deriva do latim cellula, diminutivo de cella, que significa pequeno compartimento. 2 TEORIA CELULAR Hiptese: todos os seres vivos so formados por clulas. 2.1 AMPLIAO DA TEORIA CELULAR 1- Todos os seres vivos so formados por clulas e por estruturas que elas produzem; as clulas so, portanto, as unidades morfolgicas dos seres vivos. 2- As atividades essenciais que caracterizam a vida ocorrem no interior das clulas; estas so, portanto, as unidades funcionais ou fisiolgicas dos seres vivos. 3- Novas clulas se formam pela diviso de clulas preexistentes, por meio da diviso celular; a continuidade da vida depende, portanto, da reproduo celular. Apesar das diferenas quanto forma e funo, todos os seres vivos tm em comum o fato de serem constitudos por clulas. 2.2 OS VRUS E A TEORIA CELULAR Os vrus no apresentam clulas em sua constituio, portanto so acelulares. Os vrus so parasitos intracelulares obrigatrios, e precisam de clulas vivas para se reproduzir.

2.2.1 Vrus e Prons Os vrus so formados por um tipo de cido nuclico (DNA ou RNA) protegido por uma cpsula protica. Alguns vrus possuem um envelope formado por membrana lipoprotica semelhante das clulas.
Sem envelope lipoprotico Com envelope lipoprotico

Os prons so protenas anormais que tm a capacidade de alterar outras protenas. Essas protenas podem produzir rplicas de si mesma e espalhar a doena. Os prons patognicos so responsveis pelas doenas classificadas como encefalopatias espongiformes (doena da vaca louca), que recebem este nome devido ao aspecto de esponja adquirido pelo tecido nervoso cerebral acometido pelas doenas.

2.3 CONCEITOS BSICOS 1. 2. 3. 4. 5. A clula a menor unidade viva; Todo organismo celular tem incio com a clula ovo; Toda clula provem de outra; Todas as reaes metablicas de um organismo ocorrem dentro das clulas; O formato das clulas est ligado sua funo.

3 CLASSIFICAO QUANTO AO CICLO DE VIDA Clulas lbeis: se dividem durante toda a vida do indivduo. Possuem ciclo vital curto e baixa especializao. Ex.: clulas epiteliais, hemcias e gametas. Clulas estveis: se dividem at certo estgio da vida do indivduo (crescimento), retornando a capacidade de diviso em algumas condies (regenerao). Possuem ciclo vital mdio. Ex.: clulas sseas, cartilaginosas e glandulares. Clulas permanentes: possuem ciclo vital longo e pequena capacidade de multiplicao com elevado grau de diferenciao. Multiplicam-se apenas durante o perodo embrionrio. Ex.: Neurnios, clulas adiposas. Em algumas situaes as clulas nervosas podem se multiplicar.

4 DIFERENCIAO CELULAR Diferenciao o processo pelo qual as clulas vivas se especializam para realizar determinadas funes. Estas clulas diferenciadas podem atuar isoladamente, como os gametas, ou podem agrupar-se em tecidos diferenciados, como o tecido sseo e o muscular. Esta especializao acarreta no s alteraes da funo, mas tambm da estrutura das clulas.

5 GRAUS DE INDIVIDUALIDADE CELULAR Clulas livres: clulas totalmente isoladas umas das outras. Ex.: gametas, clulas do sangue e protozorios. Federadas: clulas que permanecem juntas (justapostas), formando os tecidos. Ex.: clulas epiteliais. Anastomosadas: so aquelas que se unem por pontes citoplasmticas. Ex.: clulas vegetais. Plasmdio: clulas plurinucleadas. Ex.: fibra muscular estriada esqueltica. Sinccio: grupo de clulas em que se mantm a continuidade citoplasmtica. As clulas se mantm separadas, mas relacionam-se por pequenas partes de comunicao citoplasmtica. Ex.: miocrdio, placenta.

6 NVEIS DE ORGANIZAO NUCLEAR 6.1 CLULAS PROCARIONTES: ______________________________________ Ribossomo como nico organide citoplasmtico; Fornecimento de energia feito pelo Mesossomo; Parede Celular de Peptidioglicanos (Bactrias); Material Gentico (nucleide) disperso no citoplasma; Ausncia de nuclolo; Ausncia de nucleoplasma.

Ex._____________________________________________________________________________

Todas as imagens contidas nesse material esto disponveis em: http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi

6.2 CLULAS EUCARIONTES: ______________________________________ Ncleo Individualizado; Citoplasma rico em organides membranosos; Presena de Nuclolo; Presena de Nucleoplasma.

Ex.:_____________________________________________________________________________

Clula Organela Membrana plasmtica Membrana nuclear Mitocndrias Cloroplastos Reticulo endoplasmtico Ribossomos Vacolos Lisossomos Centrolos Cromatina EXERCCIOS ENEM

Procaritica + + +

Eucaritica vegetal + + + + + + + +

Eucaritica animal + + + + + + + + +

1(PUC-RS) A chamada estrutura procaritica apresentada pelas bactrias nos indica que estes seres vivos so: a) destitudos de membrana plasmtica. b) formadores de minsculos esporos. c) dotados de organelas membranosas. d) constitudos por parasitos obrigatrios. e) desprovidos de membrana nuclear. 2- (Fuvest-SP) Qual das alternativas distingue organismos heterotrficos de organismos autotrficos? a) somente organismos heterotrficos necessitam de substncias qumicas do ambiente. b) somente organismos heterotrficos fazem respirao celular. c) somente organismos heterotrficos possuem mitocndrias.

d) somente organismos autotrficos podem viver com nutrientes inteiramente inorgnicos. e) somente organismos autotrficos no requerem gs oxignio. 3- Qual das substncias, devido sua especificidade, poderia ser utilizada para identificar um organismo? a) acares. b) sais minerais. c) DNA. d) gordura. e) vitaminas. GABARITO 1- E 2- D 3- C ________________________________________

CAPTULO 2 QUMICA DA CLULA 1 INTRODUO Quando se analisa a matria que constitui os seres vivos, encontram-se principalmente os seguintes elementos: carbono (C), hidrognio (H), oxignio (O), nitrognio (N), fsforo (P) e enxofre (S) . Esses elementos constituem cerca de 98% da massa corporal da maioria dos seres vivos. Podemos classificar os compostos qumicos presentes nas clulas em orgnicos e inorgnicos. So compostos orgnicos os carboidratos, lipdios, protenas, vitaminas e cidos nuclicos; so inorgnicos a gua e os sais minerais.

1.1 O CARBONO E A VIDA A vida na Terra baseia-se essencialmente no elemento carbono, que constitui estrutura bsica de todas as molculas orgnicas. Os tomos de carbono se unem em sequncia, formando cadeias carbnicas, que se ligam a outros elementos qumicos. 2 SAIS MINERAIS Os sais minerais so substncias inorgnicas formadas por ons, que resultam de tomos que receberam ou doaram eltrons, nions (-) e ctions (+), respectivamente. A falta de certos sais minerais pode afetar seriamente o metabolismo e mesmo causar a morte. Por + exemplo, ons de clcio (Ca ) participam das reaes de coagulao do sangue e da contrao muscular, alm de serem componentes principais dos ossos. 3 GUA o composto mais abundante do nosso organismo e da maioria dos seres vivos. Em tempos de estiagem, esporos de bactrias, cistos de protozorios e sementes de vegetais conseguem sobreviver um longo perodo em estado de latncia. Este fenmeno chamado de anidrobiose. Criptobiose: estado de latncia que pode ser presenciado em alguns animais, quando se encontram em condies adversas do meio-ambiente em que todos os procedimentos metablicos param. Um organismo em tal estado pode viver indefinidamente at que as condies ambientais voltem normalidade.

3.1 PROPRIEDADES DA GUA Coeso: atrao das molculas de gua entre si. Adeso: atrao entre molculas de gua e de outras substncias polares.

Capilaridade: capacidade que a gua tem de subir em vasos muito finos. Dissoluo: Capacidade que a gua possui de separar molculas de um soluto. Por essa capacidade, a gua conhecida como solvente universal.

3.1 FUNES DA GUA Atuar como solvente; Facilitar a entrada e a sada de substncias da clula; Participar das reaes de hidrlise; Regular a temperatura nos animais endotrmicos.

4 GLICDIOS Tambm chamados de carboidratos, acares ou hidratos de carbono, so molculas orgnicas constitudas fundamentalmente por tomos de carbono, hidrognio e oxignio. Os glicdios constituem a principal fonte de energia para os seres vivos o mel contm glicose, a cana-de-acar rica em sacarose, o leite contm galactose e os frutos adocicados contm frutose e glicose; exercem funo estrutural a parede das clulas vegetais formada de _______________, que d sustentao ao corpo das plantas, o exoesqueleto dos artrpodes formado do glicdio _______________. Outro papel importante dos glicdios participar da estrutura dos cidos nuclicos, tanto do RNA quanto do DNA. 4.1 MONOSSACARDEOS So glicdios mais simples. Possuem frmula geral CnH2nOn , em que o valor de n pode variar de 3 a 7. Os monossacardeos so compostos que possuem energia para uso imediato. Os monossacardeos mais importantes, sob aspecto biolgico, so as pentoses e as hexoses. Pentoses: Ribose: matria prima para produo de cido ribonuclico (RNA). Desoxirribose: matria prima para produo de cido desoxirribonuclico (DNA). Hexoses: Glicose: molcula mais usada pelas clulas para obteno de energia. Fabricada na fotossntese pelos vegetais. Frutose: papel fundamentalmente energtico. Galactose: constituinte da lactose do leite. Possui papel energtico. 4.1.1 Glicose e fotossntese A fotossntese o processo pelo qual a energia luminosa do Sol transformada em energia qumica. Um conjunto de reaes qumicas responsvel pela converso de molculas de gs carbnico (CO2) e gua (H2O) em molculas de glicose (C6H12O6) e gs oxignio (O2).

A frmula C6H12O6 comum s hexoses glicose, frutose e galactose. O que as difere o arranjo dos tomos ao longo da molcula.

4.2 OLIGOSSACARDEOS Formados pela unio de duas at dez unidades de monossacardeos. Os mais abundantes so os dissacardeos, formados pela unio de dois monossacardeos. Possuem frmula geral C2nH4n 2O2n 1 , com a formao de uma molcula de gua. Ao serem ingeridos, os dissacardeos tm que ser quebrados em monossacardeos, caso no ocorra, a absoro pelo tubo digestivo dos animais no efetuada. Essa quebra ocorre a partir do processo chamado hidrlise, que a entrada de molculas gua na reao. A ligao entre monossacardeos chamada de ligao glicosdica.

4.3 POLISSACARDEOS So os acares mais abundantes na natureza. So molculas grandes, formadas por centenas de monossacardeos, por isso so consideradas macromolculas. Compem um grupo de glicdios que cujas molculas no apresentam sabor adocicado. De acordo com suas funes biolgicas, podem ser classificados em energticos de reserva ou estruturais. POLISSACARDEOS ESTRUTURAIS

Celulose

Participa da composio da parede celular dos vegetais. o carboidrato mais abundante na natureza. Est presente na parede celular de fungos e no exoesqueleto dos artrpodes.

Quitina

POLISSACARDEOS ENERGTICOS

Amido

Apresenta funo de reserva. encontrado em razes, caules e folhas. o carboidrato de reserva dos animais e dos fungos. armazenado nos msculos e no fgado dos animais.

Glicognio
5 LIPDIOS

O termo lipdio designa alguns tipos de substncias orgnicas cuja principal caracterstica a insolubilidade em gua e a solubilidade em certos solventes orgnicos. A razo da insolubilidade em gua que as molculas desses lipdeos so apolares, por isso no tm afinidade por molculas gua. Os lipdeos so molculas formadas pela unio de um cido graxo com um lcool. Os mais conhecidos so as gorduras e os leos. So substncias que atuam como reserva de energia, auxiliam na formao da membrana plasmtica e formam as vitaminas e os hormnios.

5.1 GLICERDEOS So molculas do lcool glicerol ligadas a uma, duas ou trs molculas de cidos graxos (formados por longas cadeias de nmero par de tomos de carbono com um grupo carboxila (COOH). Possuem funo de isolamento trmico e reserva energtica. Englobam os leos e as gorduras. cidos graxos + glicerol 5.2 CERDEOS So steres, como os glicerdeos, constitudos por uma molcula de lcool unida a uma ou mais molculas de cidos graxos. Compreendem as ceras que so encontradas na superfcie das folhas e dos frutos, impermeabilizando-os, evitando desidratao. So encontrados tambm na secreo de alguns insetos e na secreo da glndula uropigiana das aves, contribuindo para a impermeabilizao das penas. Englobam as ceras. cidos graxos + lcool de cadeia longa 5.3 ESTERIDES Diferem dos glicerdeos e das ceras, sendo considerada uma categoria especial de lipdeos. As molculas de esterides so compostas por tomos de carbono interligados, formando quatro anis carbnicos aos quais esto ligadas outras cadeias carbnicas, grupos hidroxila ou tomos de oxignio.

O colesterol um dos esterides mais conhecidos, principalmente por estar associado doenas do sistema cardiovascular. Porm, sua ingesto necessria, pois o colesterol um componente importante nas membranas celulares. Asa expresses colesterol bom e colesterol ruim no se referem propriamente molcula de colesterol, mas sim s protenas sanguneas encarregadas de seu transporte. Essas protenas se associam a lipdios e formam lipoprotenas, que so conhecidas pelas siglas LDL (Low Density Lipoprotein) e HDL (High Density Lipoprotein). As LDL so as principais transportadoras de colesterol, enquanto as HDL so as principais transportadoras de fosfolipdios. Uma alta concentrao de colesterol no sangue interfere no processo de englobamento e degradao do conjunto colesterol-protena pelas clulas, sendo este colesterol degradado utilizado na sntese de membranas celulares. A reduo da captao do complexo LDL pelas clulas faz com que este fique em excesso no sangue, oxidando e ficando alojado na parede dos vasos sanguneos, ocasionando arteriosclerose. Por isso, o colesterol associado s LDL chamado de colesterol ruim. As HDL captam parte do excesso de colesterol do sangue, transportando-o at o fgado, que o excreta na bile. Essas lipoprotenas ajudam, portanto, a eliminar o colesterol do sangue e por isso so chamadas de colesterol bom. A ingesto de leos vegetais como os presentes no azeite ajudam a manter os nveis normais de colesterol no sangue e aumentar a produo de HDL. 5.4 FOSFOLIPDIOS

uma classe especial de lipdios, sendo os principais constituintes das membranas celulares. Do ponto de vista qumico, um glicerdeo combinado a um grupo fosfato. Sua molcula lembra um palito de fsforo, com uma cabea eletricamente carregada (polar), e duas caudas sem carga eltrica (apolar) de cido graxo. As membranas biolgicas so formadas por fosfolipdios organizados em duas camadas, nas quais sem encontram algumas protenas incrustadas. Essas membranas so elsticas e por isso possuem a capacidade de reorganizao evitando a ruptura das membranas, o que explica a capacidade de regenerao.

6 PROTENAS As protenas so compostos orgnicos mais abundantes da matria viva. So consideradas macromolculas complexas, de alto peso molecular e constitudas de unidades menores denominadas aminocidos. 6.1 AMINOCIDOS uma molcula orgnica por tomos de carbono, hidrognio, oxignio e nitrognio unidos entre si de maneira caracterstica.

Por exemplo: Glicina (gli): -R = H Alanina (ala): -R = CH3 Cistena (cis): -R = -CH2SH Os aminocidos que um organismo no conseguem produzir so chamados de aminocidos essenciais, e os que podem ser produzidos a partir de outras substncias celulares so chamados de aminocidos no-essenciais o naturais.

6.2 LIGAO PEPTDICA a ligao entre dois aminocidos vizinhos. Essa ligao se estabelece sempre entre o grupo amina de um aminocido e o grupo carboxila de outro formando uma molcula de gua.

Polmeros: so macromolculas formadas pela unio de vrias molculas menores chamadas de monmeros. As protenas, portanto, so polmeros de amonocidos. A unio de mais de trs aminocidos chamada de polipeptdio. 6.3 FATORES QUE DETERMINAM AS PROPRIEDADES DAS PROTENAS O nmero de aminocidos; Tipos de aminocidos; Sequncia de aminocidos; Configurao espacial do composto.

10

6.4 ESTRUTURA DAS PROTENAS Estrutura primria: sequncia de aminocidos; Estrutura secundria: enrolamento helicoidal da molcula; Estrutura terciria: enrolamento da estrutura secundria; Estrutura quaternria: associao de vrias cadeias polipeptdicas enoveladas. Ex.: hemoglobina.

6.5 ALTERAES DAS PROTENAS 6.5.1 Desnaturao a alterao na estrutura espacial das protenas. Fatores que ocasionam a desnaturao protica: Temperatura (Ex.: febres muito altas) Ex.: ovo cozido ou frito; Variao de acidez (pH) (queijos e iogurtes - cido ltico); Presena de substncias qumicas.

6.5.2 Mudana na sequncia de aminocidos A sequncia de aminocidos chamada de estrutura primria responsvel pelas propriedades das protenas. Cada protena tem uma sequncia determinada de aminocidos. Essa sequncia determinada pelos genes do organismo, e qualquer alterao na estrutura desses genes (mutao) pode ocasionar mudanas na ordem dos aminocidos e, consequentemente, nas propriedades das protenas. Ex.: anemia falciforme. Hemoglobina normal: val his leu ter pro glu lis - ... Hemoglobina anormal: val his leu ter pro val lis - ...

6.6 TIPOS DE PROTENAS Simples ou holoprotenas: Formadas apenas por aminocidos. Ex.: Histona, albumina. Complexas, conjugadas ou heteroprotenas: Possuem um radical no formado por aminocidos ligado sua molcula (Grupo Prosttico ou radical). Ex.: Hemoglobina (globina protena simples + pigmento heme grupo prosttico)

11

6.7 FUNES DAS PROTENAS De uma forma geral, as protenas so substncias que desempenham funes fundamentais para os seres vivos. Podem ser: estrutural, enzimtica, hormonal, defesa e nutritiva. Exemplos: Forma das clulas: citoesqueleto (esqueleto interno); Reaes qumicas vitais: enzimas (ptnas especiais catalisadores biolgicos); Defesa do organismo anticorpos; Transferncia de informaes para as clulas hormnios; Nutrio: servem como fonte de aminocidos. 6.8 ENZIMAS So substncias orgnicas de natureza protica. So consideradas catalisadores biolgicos, pois aceleram as reaes qumicas. Possuem como caractersticas: Alto grau de especificidade; Mecanismo de Turnover desempenha a mesma funo vrias vezes consecutivas e no so consumidas no processo; 8 11 Altamente eficientes aceleram a velocidade da reao de 10 a 10 ; Reduzem a energia de ativao necessria para a reao catalisada; No so txicas. Algumas enzimas so protenas simples, constitudas apenas de cadeias polipeptdicas. Outras so protenas conjugadas, constitudas de uma parte protica, apoenzima, combinada a uma parte no protica, cofator. Se o cofator for uma substncia orgnica, recebe o nome de coenzima. APOENZIMA + COFATOR = HOLOENZIMA (ATIVA) 6.8.1 Nomenclatura 1- Nome do substrato + ASE. Ex.: Amido + ASE = Amilase 2- Nome da reao + ASE. Ex.: Oxidao = Oxidase Algumas enzimas possuem nomes aleatrios. Ex.: ptialina (saliva amido em glicose), pepsina (estmago digere protenas). 6.8.2 Modelo chave fechadura A especificidade explicada pelo fato de elas se encaixarem (reagirem) perfeitamente aos seus substratos. Em algumas reaes, as molculas de substrato so quebradas em molculas menores.

12

6.8.3 Gasto de energia nas reaes

6.8.4 Fatores que afetam a atividade enzimtica Concentrao do substrato: aumentando a concentrao do substrato, aumenta-se a velocidade da reao at o momento em que todas as molculas de enzima se achem ocupadas. A partir deste momento a velocidade da reao mxima e constante.

[substrato]

Concentrao da enzima: aumentando a concentrao de molculas da enzima, a velocidade de reao aumenta desde que haja quantidade de substrato suficiente para receber as enzimas.

[enzima]

13

Temperatura: a velocidade de uma reao enzimtica aumenta com a elevao da temperatura. Porm, a partir de determinada temperatura, a velocidade diminui.

Grau de acidez (pH): as alteraes de pH podem mudar a forma da enzima afetando seu funcionamento. Cada enzima tem um pH timo para o seu funcionamento, acima ou abaixo desse pH sua atividade diminui.

6.8.5 Inibio enzimtica A inibio da ao da enzima pode ser reversvel ou irreversvel. Em um tipo de inibio reversvel, a inibio competitiva da atividade enzimtica, o inibidor compete como substrato pelo stio ativo da enzima. O combate s bactrias patognicas feito a partir de substncias (antibiticos) que tm efeito irreversvel, ou seja, promovem a chamada inibio irreversvel. Outra forma de inibio enzimtica a chamada inibio alostrica, em que o agente inibidor se liga a uma regio da enzima diferente do seu stio ativo, produzindo alteraes estruturais na enzima impedindo seu funcionamento.

7 VITAMINAS So substncias orgnicas necessrias em poucas quantidades e que o organismo no consegue produzir. Se distinguem das demais substncias orgnicas por no serem fontes de energia nem desempenharem funes estruturais. So responsveis pela ativao das enzimas.

14

7.1 TIPOS DE VITAMINAS Hidrossolveis: so polares (dissolvem-se na gua). So armazenadas em quantidades pequenas e devem ser ingeridas diariamente. Lipossolveis: so apolares (dissolvem-se em lipdios e em outros solventes orgnicos). So armazenadas no tecido adiposo e no necessitam ser ingeridas diariamente.

8 CIDOS NUCLICOS So assim por seu carter cido e por terem sido descobertos originalmente no ncleo das clulas. A partir da dcada de 1940 passaram a ser investigados mais a fundo, pois se descobriu que eles constituem os genes, responsveis pela herana biolgica. Existem dois tipos de cidos nuclicos: DNA _________________________ e o RNA _________________________. Os cidos nuclicos so as maiores macromolculas presentes nas clulas e so constitudos por trs tipos de componentes: glicdios do grupo das pentoses (DNA desoxirribose; RNA ribose), cido fosfrico e bases nitrogenadas. Dos cinco tipos de base nitrogenada presentes nos cidos nuclicos, trs ocorrem tanto no DNA quanto no RNA: adenina (A), citosina (C) e guanina (G). A base nitrogenada timina (T) ocorre exclusivamente no DNA, e a base uracila (U) ocorre exclusivamente no RNA.

As molculas de DNA so constitudas por duas cadeias polinucleotdicas enroladas uma sobre a outra, formando uma escada helicoidal. As cadeias mantm-se unidas por pontes de hidrognio entre os pares de bases especficos: adenina emparelha-se com timina e a guanina emparelha-se com citosina. As molculas de RNA so formadas por uma nica cadeia, que se enrola sobre si mesma pelo emparelhamento de bases complementares na mesma cadeia polinucleotdica. Alguns vrus, como o do mosaico do tabaco, possuem dupla fita de RNA. DNA RNA

15

Todas as imagens contidas nesse material esto disponveis em: http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi

EXERCCIOS ENEM E VESTIBULAR 1- Quais so os quatro compostos orgnicos fundamentais encontrados nos seres vivos? 2- Assinale a afirmao que no faz parte da teoria celular: a) Os seres vivos so formados por clulas. b) Os fenmenos fundamentais da vida ocorrem em nvel celular. c) Toda clula resulta da diviso ou fuso de clulas pr-existentes. d) Em todos os seres vivos as clulas realizam o mesmo tipo de ciclo celular. e) As clulas-me transmitem suas caractersticas s clulas-filhas. 3- So organismos procariontes: a) vrus e bactrias; b) vrus e cianofceas; c) bactrias e cianofceas; d) bactrias e fungos; e) todos os unicelulares. 4- O material gentico das clulas : a) a glicose b) uma protena c) o colesterol d) o cido desoxirribonuclico. e) um aminocido 5- Na composio qumica de uma clula existem componentes orgnicos e inorgnicos. Quais so esses componentes? 6- Por que as clulas de intensa atividade possuem maior quantidade de gua do que as clulas de pequena atividade metablica?

c) ferro. d) sdio. e) mercrio. 9- (FUVEST-SP) Reserva de carboidratos nos msculos ficam na frmula de: a) glicognio. b) lactose. c) amido. d) sacarose. e) glicose. 10- Durante muito tempo acreditou-se que os carboidratos tinham funes apenas energticas para os organismos. O avano do estudo desses compostos, porm, permitiu descobrir outros eventos biolgicos relacionados aos carboidratos. Cincia hoje. V.39., 206. (adapt.). Baseado no texto e em seus conhecimentos incorreto afirmar que: a) os carboidratos so fundamentais no processo de transcrio e replicao, pois participam da estrutura dos cidos nuclicos. b) os carboidratos so importantes no reconhecimento celular, pois esto presentes externamente na membrana plasmtica, onde eles formam o glicoclix. c) os triglicrides, carboidratos importantes como reserva energtica, so formados por carbono, hidrognio e oxignio. d) tanto quitina, que forma a carapaa dos artrpodes, quanto a celulose, que participa da formao da parede celular, so tipos de carboidratos. e) o amido, encontrado nas plantas, e o glicognio, encontrado nos fungos e animais, so exemplos de carboidratos e tm como funo a reserva de energia.

7- (UFRJ) Recentemente, houve grande interesse por parte dos obesos quanto ao incio da comercializao do medicamento Xenical no Brasil. Esse medicamento impede a metabolizao de um tero da gordura consumida pela pessoa. Assim, pode-se concluir que o Xenical inibe a ao da enzima: a) maltase. b) protease. c) lipase. d) amilase. e) sacarase. 8- (UFMG) Devem constar da dieta humana ons correspondentes aos seguintes elementos qumicos, exceto: a) clcio. b) cloro.

GABARITO 1- Acares, lipdeos, protenas e cidos nuclicos. 2- D 3- C 4- D

5- Carboidratos, lipdeos, protenas, cidos nuclicos, gua e sais minerais. 6- O metabolismo celular acionado por enzimas que s entram em atividade na presena de gua. 7- C 8- E 9- A 10- C

16

CAPTULO 3 MEMBRANA CELULAR 1 INTRODUO A clula viva um compartimento microscpico isolado do ambiente por uma pelcula chamada membrana plasmtica, constituda fundamentalmente por fosfolipdios e protenas. A membrana permite a passagem de certas substncias travs dela e impede a passagem de outras, mantendo o meio intracelular adequado s necessidades da clula. 2 ESTRUTURA DA MEMBRANA Conhecido como modelo do mosaico fluido. As molculas de fosfolipdios da membrana plasmtica dispem-se lado a lado. Os fosfolipdios deslocam-se continuamente sem perder o contato uns com os outros. As protenas de membrana esto incrustadas na dupla camada de fosfolipdios como se fossem pedras de um mosaico. Externamente, os radicais glicdicos das glicoprotenas constituem o glicoclix.

3 PROPRIEDADES DA MEMBRANA A membrana possui algumas propriedades devidos aos seus componentes: protenas e lipdios. Protenas: eslaticidade, resistncia mecnica e baixa tenso superficial. Lipdios: alta resistncia eltrica, alta permeabilidade s substncias lipossolveis. 4 FUNES DA MEMBRANA D individualidade a cada clula; Forma um ambiente nico com as condies ideais para o funcionamento; atravs dos componentes da membrana que as interaes clula-clula e clula-matriz extracelular so efetuadas; Reconhecimento para a formao de tecidos. 5 GLICOCLIX Estrutura formada por carboidratos que ora interagem com protenas (glicoprotenas) ora com lpedes (glicolipdios). Envolve a clula com uma espcie de malha de molculas de carboidratos entrelaados. Proteo fsica e qumica; Reteno de nutrientes e enzimas; Mantm um microambiente em condies timas ao redor da clula; Capacidade das clulas se reconhecerem (clulas glicoclix ). 6 DIFERENCIAES DA MEMBRANA Microvilosidades: projees (evaginaes) da membrana plasmtica que lembram dedos de uma luva, com a funo de aumentar a rea da superfcie celular. Ocorrem nas clulas do epitlio intestinal e tm funo de aumentar a rea de absoro.

17

Desmossomos: um tipo de especializao com funo de unir as clulas. So formados por filamentos proticos. Hemidesmossomos: so semelhantes aos desmossomos, porm ligam a membrana plasmtica de uma clula lmina basal adjacente. Znula de ocluso: juno entre as protenas das membranas de clulas adjacentes. No ponto de contato entre as clulas no h espao. Znula de adeso: regies onde as membranas esto aderidas, porm, pouco afastadas. Interdigitaes: dobras da membrana que facilitam o encaixe de duas clulas. Junes tipo gap: protenas especficas que atravessam a membrana. Essas protenas formam canais de comunicao entre as clulas.

7 PERMEABILIDADE CELULAR A membrana celular promove a manuteno das condies intracelulares. Os lipdios determinam a estrutura bsica da membrana e as protenas so responsveis pela maioria de suas funes. Os receptores de membrana so importantes no reconhecimento de substncias. As protenas tambm atuam como transportadoras ou carregadoras. As membranas podem ser: Permeveis: permite a passagem de qualquer substncia (soluto e solvente); Impermeveis: no permite a passagem de nenhuma substncia; Semipermeveis: permite a passagem somente de solventes; Seletivamente permeveis: permite a passagem de solventes e de alguns solutos (membrana plasmtica). 8 TIPOS DE TRANSPORTE A passagem de partculas pode ser feita a favor de um gradiente de concentrao (sem gasto de energia) ou contra um gradiente de concentrao (com gasto de energia). Difuso simples: fluxo passivo de partculas de soluto atravs da membrana sem gasto de energia. Difuso facilitada: fluxo passivo de soluto atravs da membrana com o auxlio de protenas situadas na estrutura da membrana celular sem gasto de energia. Osmose: passagem de solvente (gua) atravs da membrana sem gasto de energia. Influenciada pela quantidade de soluto na soluo. Plasmlise: perda de gua pela clula com diminuio de seu volume; Deplasmlise: retorno da clula ao volume original; Turgescncia: aumento do volume celular alm do normal por absoro de gua; Plasmoptise : ruptura da clula pela excessiva turgescncia. Transporte ativo: passagem de ons ou substncias pela membrana celular contra um gradiente de concentrao (com gasto de energia). Conta com a utilizao de protenas de membrana. Ex.: bomba de sdio e potssio (relao de 3:2).

18

RESUMO TRANSPORTES

8.1 TRANSPORTES DE MASSA (ENDOCITOSES) 1- Pinocitose: Absoro de pequenas partculas ou gotculas de lquido (fluidos) menores que um micrmetro. Formao do pinossoma + lisossoma = vacolo digestivo 2- Fagocitose: Absoro de grandes molculas ou clulas (formao de pseudpodes). Formao do fagossoma + lisossoma = vacolo digestivo. 3- Endocitose mediada por receptores: Macromolculas ligam-se a receptores de membrana antes de entrarem na clula
1

2 1 2 3 3

Todas as imagens contidas nesse material esto disponveis em: http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi

19

9 EXOCITOSE Processo inverso endocitose. Promove a excreo e a secreo celular.

10 PROTENAS E SOLUTOS Uniporte: transportam um nico tipo de soluto Transporte acoplado um soluto depende de outro para ser transferido Simporte: transferncia do segundo soluto na mesma direo Antiporte: transferncia do segundo soluto na direo oposta

EXERCCIOS ENEM E VESTIBULAR 1- (Cesesp-PE) A membrana celular serve como estrutura limitante. Em relao membrana, podemos dizer que: a) seletiva b) existe somente na clula animal c) completamente permevel d) constituda por celulose e) impermevel gua 2- (UFRJ) Desde a Antiguidade, o salgamento era utilizado como recurso para evitar a putrefao dos alimentos. Em algumas regies, tal prtica ainda usada para a preservao da carne de boi, de porco ou de peixe. Explique o mecanismo por meio do qual o salgamento preserva os alimentos. 3- (Fuvest-SP) Uma clula vegetal retirada de uma soluo isotnica 1, mergulhada em uma soluo hipertnica 2, e a seguir colocada em uma soluo 3, que apresenta concentrao idntica inicial 1. a) O que acontece com a clula em 2? b) E em 3? 4- (Unicamp-SP) A fagocitose um importante mecanismo de endocitose utilizado pelas

clulas, relacionado a diferentes funes nos seres vivos. Este mecanismo ocorre tanto em organismos unicelulares quanto em pluricelulares. Mencione duas funes s quais a fagocitose se encontra associada nos seres vivos, explicando. 5- Descreva o modelo de mosaico fludo proposto por Singer e Nicholson para a estrutura da membrana plasmtica. 6- Em relao s especialidades da membrana, conhecidas como microvilosidades, responda: a) No que consistem? b) Para que servem? c) Onde aparecem?

20

7- No esquema abaixo aparecem clulas epiteliais da mucosa 1 designadas por 2.

a) b) c) d) e)

1 bucal intestinal intestinal gstrica gstrica

2 microvilosidades microvilosidades microfilamentos desmossomos clios

contedo protoplasmtico, ou meio intracelular, do meio ambiente. A existncia e integridade dessa estrutura so importantes, porque a membrana: a) regula as trocas entre a clula e o meio, s permitindo a passagem de molculas de fora para dentro da clula e impedindo a passagem em sentido inverso; b) possibilita clula manter a composio intracelular diversa do meio ambiente; c) impede a penetrao de substncias existentes em excesso no meio ambiente; d) torna desnecessrio o consumo energtico para captao de metablitos do meio externo; e) impede a sada de gua do citoplasma. 11- Na figura abaixo, a estrutura apontada pela seta 1 representa uma formao:

8- Em relao s clulas animais, denominamse glicoclix: a) os microvilos das clulas que revestem o intestino delgado; b) todas as clulas acinosas de glndulas secretoras; c) o colo do espermatozide; d) a estrutura lipoprotica das membranas celulares; e) uma camada com protenas e carboidratos que recobre a membrana plasmtica. 9- Sobre o mecanismo de transporte ativo, atravs da membrana celular, so feitas as seguintes afirmaes: I - Para que molculas sejam transportadas a partir de uma soluo mais concentrada para uma menos concentrada, atravs da membrana celular, a clula deve despender energia, e isto denominado transporte ativo.

a) importante para a movimentao celular; b) importante para aumentar a superfcie celular, facilitando a absoro de substncias do meio externo; c) denominada vescula pinocittica; d) importante para manter a aderncia entre uma clula e outra; e) que contm grande quantidade de enzimas. 12- (VUNESP) A membrana plasmtica que delimita a clula permite a passagem seletiva de substncias do meio externo para o meio interno da clula e vice-versa. O que se entende por transporte ativo e difuso facilitada? 13- Em relao s clulas animais, denominam-se glicoclix: a) o colo do espermatozide b) uma camada com protenas e carboidratos que recobre a membrana plasmtica c) os microvilos das clulas que revestem o intestino delgado d) toas as clulas acinosas de glndulas secretoras e) a estrutura lipoprotica das membranas celulares 14- (VUNESP) A membrana plasmtica que delimita a clula permite a passagem seletiva de substncias do meio externo para o meio

II - Dentre as diferentes substncias que so, com freqncia, transportadas ativamente atravs da membrana celular esto:aminocidos, ons sdio, ons potssio, ons hidrognio e vrios monossacardeos. III - O mecanismo bsico envolvido no transporte ativo depende de transportadores especficos, que reagem de maneira reversvel com as substncias transportadas, sob a ao de enzimas e com consumo de energia. Escreveu-se corretamente em: a) I e II apenas b) I e III apenas c) II e III apenas d) I, II e III e) nenhuma delas 10- Todas as clulas possuem uma membrana plasmtica, ou plasmalema, que separa o

21

interno da clula e vice-versa. O que se entende por transporte ativo e difuso facilitada? a) O transporte ativo feito com gradiente de construo e consumo de ATP (energia); difuso facilitada feita sem ATP, com o auxlio de permeases, molculas proticas. b) O transporte ativo feito contra gradiente de construo e baixo consumo de ATP (energia); difuso facilitada feita com ATP, com o auxlio de permeases, molculas proticas. c) O transporte ativo feito com gradiente de construo e alto consumo de ATP (energia); difuso facilitada feita sem ATP, sem o auxlio de permeases, molculas proticas. d) O transporte ativo feito contra gradiente de construo e consumo de ATP (energia); difuso facilitada feita sem ATP, com o auxlio de permeases, molculas proticas. e) O transporte ativo feito contra gradiente de construo e sem o consumo de ATP (energia); difuso facilitada feita com ATP, sem o auxlio de permeases, molculas proticas. 15- O reforo externo da membrana celular nos vegetais : a) rgido, celulsico e colado membrana plasmtica. b) elstico, celulsico e colado membrana plasmtica. c) rgido, celulsico e capaz de se descolar da membrana plasmtica. d) elstico, celulsico e capaz de se destacar da membrana plasmtica. e) rgido e de natureza exclusivamente protica.

GABARITO 1- A 2- O sal se difunde, pelos lquidos existentes na carne, formando uma soluo de alta concentrao, na qual microrganismos no se desenvolvem, por motivos osmticos. Ou seja, desidratam-se com facilidade. 3a) A clula perde gua e sofre plasmlise. b) A clula volta a absorver gua e se desplasmolisa. 4- Mecanismos de nutrio, por exemplo, em protozorios e em esponjas, e a mecanismos de defesa, por exemplo, nos leuccitos dos vertebrados. 5- Dupla camada lipdica, na qual se movimentam molculas proticas. 6a) Evaginaes da membrana plasmtica. b) Aumentar a superfcie de absoro. c) Clulas do epitlio intestinal. 8- E 9- D 10- B 11- D

7- B

12- O transporte ativo feito contra gradiente de construo e consumo de ATP (energia). A difuso facilitada feita sem ATP, com o auxlio de permeases, molculas proticas. 13- B 14- D 15- C

22

CAPTULO 4 CITOPLASMA 1 INTRODUO O citoplasma um espao intracelular preenchido por uma matriz semi-fluida (com consistncia de gel), denominada hialoplasma, onde est "mergulhado" tudo que se encontra dentro da clula, como molculas e organelas. composto principalmente por 80% de gua, mas tambm contm ons, sais e molculas grandes, como protenas, carboidratos e o RNA. Nas clulas eucariticas o citoplasma contm organelas organizadas com sistemas de membranas, j nas clulas procariticas o citoplasma no possui organelas membranosas. 2 COMPONENTES E ORGANELAS CITOPLASMTICAS 2.1 MATRIZ CITOPLASMTICA O hialoplasma ou matriz citoplasmtica a parte da clula formada por uma soluo coloidal composta por gua, sais e molculas orgnicas simples e complexas. Nele ocorrem as reaes qumicas mnimas para a sobrevivncia da clula. 2.2 CITOESQUELETO O citoesqueleto pode ser considerado o esqueleto da clula. Os microtbulos que o compe so formados por molculas proticas chamadas tubulina. Os microtbulos podem aumentar ou diminuir de comprimento de acordo com a incorporao ou a sada de protenas. O hialoplasma apresenta movimentos amebides, caracterizado por prolongamentos temporrios do citoplasma, chamados de pseudpodes. Esses movimentos tm a funo de locomoo e captura de alimentos (fagocitose).

Plasmasol: poro interna do hialoplasma Plasmagel: poro perifrica do hialoplasma Outro tipo de movimento do hialoplasma, a ciclose, observado em clulas vegetais. A ciclose provocada pela circulao constante de gua, que arrasta diversas organelas. 2.3 CENTROLOS, CLIOS E FLAGELOS A maioria das clulas procariticas possui um par de centrolos. Cada centrolo formado por nove grupos de trs microtbulos, responsveis pela formao do fuso acromtico, clios e flagelos. Os clios e flagelos so compostos por nove pares de microtbulos perifricos e um par central. Servem para locomoo e captura de alimentos.

23

A principal funo dos clios e dos flagelos a locomoo celular. atravs do movimento ciliar ou flagelar que a maioria dos protozorios e dos gametas masculinos se movimentam. Alguns protozorios tm a capacidade de criar correntes na gua atravs do batimento de seus clios da ciliatura oral, fazendo com que as partculas alimentares sejam ingeridas.

2.3 RIBOSSOMOS So corpsculos ricos em RNA, cuja funo est relacionada com a sntese protica. Os ribossomos so elementos presentes em todos os organismos, sendo constitudos de 40% de protenas e 60% de RNA. So formados por duas subunidades de tamanhos diferentes.

Os ribossomos esto associados ao retculo ou livres no citoplasma. O nmero dessas estruturas dentro de uma clula est diretamente relacionado com o nvel de atividade da mesma. No processo de sntese de protenas, os ribossomos deslizam-se sobre a molcula de RNA medida que a protena vai sendo sintetizada. 2.4 LISOSSOMOS So organelas esfricas que contm enzimas digestivas. Essas enzimas so produzidas no retculo endoplasmtico rugoso (RER). Essas enzimas migram at o complexo de Golgi, onde so armazenadas. Como medida de segurana, as enzimas dos lisossomos no atuam em pH neutro como o do citoplasma. Quando os lisossomos se aproximam de um fagossomo ou de um pinossomo e se fundem, formado o vacolo digestivo.

2.4.1 Autofagia Quando h alguma organela inativa na clula, ela pode ter parte de seus componentes digeridos, utilizando, assim, suas prprias substncias como fonte de energia ou como material de renovao. O vacolo formado nesses casos recebe o nome de vacolo autofgico. O processo atribudo aos lisossomos o chamado de histlise (destruio de tecidos), que atua, por exemplo, no desaparecimento da cauda de girinos durante a metamorfose.

24

2.5 PEROXISSOMOS So bolsas membranosas que contm alguns tipos de enzimas digestivas que degradam gorduras e aminocidos, e tambm grande s quantidades da enzima catalase, que converte o perxido de hidrognio (H2O2) em gua e gs oxignio. Essas organelas so importantes pois a gua oxigenada em grandes concentraes podem causar leses s clulas.

2.6 MITOCNDRIAS So encontradas nas clulas eucariticas (exceto anaerbios, ex. Ascaris lumbricoiddes) e no esto presentes nos procariontes (mesossomos). As mitocndrias se localizam nas reas da clula onde o metabolismo elevado. O nmero de mitocndrias diretamente proporcional atividade metablica da clula (clulas musculares). Em comparao com clulas animais, as clulas vegetais possuem menos mitocndrias, pois apresentam cloroplastos.

A mitocndria uma organela limitada por duas membranas. A membrana interna forma vrias dobras chamadas cristas mitocondriais. Entre as cristas est localizada a matriz mitocondrial, uma soluo coloidal idntica ao citoplasma. Na matriz so encontradas enzimas responsveis pelas reaes qumicas da respirao. As cristas mitocondriais aumentam a superfcie de enzimas em aumentar o volume da organela. So encontrados tambm DNA, RNA e ribossomos. Com essa maquinaria, elas so capazes de sintetizar as enzimas respiratrias. O DNA garante a autoduplicao da organela, garantindo o nmero constante nas clulas. 2.6.1 Respirao celular Aerbia A respirao celular consiste na oxidao de compostos orgnicos, para obteno de energia qumica sob a forma de ATP. A energia armazenada nas ligaes qumicas da glicose liberada atravs de oxidaes sucessivas (perder eltrons). A oxidao da glicose ocorre por retiradas de tomos de hidrognio da molcula, atravs de uma srie de desidrogenaes sucessivas. A desidrogenao catalizada por enzimas chamadas desidrogenases, que possuem como coenzima o grupamento NAD (nicotinamida adenina dinucleotdio), que capaz de se combinar com os tomos de hidrognio retirados da molcula. Os tomos de hidrognio recolhidos pelo NAD reagem com o oxignio absorvido no ambiente, formando molculas de gua. A principal molcula utilizada pelas clulas como fonte de energia a glicose.

A quebra da molcula de glicose e produo de ATP ocorre na ausncia ou presena de oxignio, sendo assim, a respirao anaerbia e aerbia, respectivamente. A energia liberada com essa quebra armazenada na forma de ATP (adenosina trifosfato). Quando uma molcula necessita de energia, o ATP libera um grupo fosfato, rico em energia, e se transforma em ADP (adenosina difosfato).

25

O ATP pode ser regenerado atravs da reao de fosforilao, ou seja, a partir de ADP e fosfato pobre em energia, custa de novas liberaes de energia da quebra da glicose. O processo de oxidao e quebra da glicose, que libera energia utilizada na sntese de ATP compreende trs etapas: Gliclise: decomposio da glicose em duas molculas de cido pirvico (ocorre no citoplasma da clula). Ciclo de Krebs: ciclo de reaes qumicas que tm por finalidade formar e decompor cidos tricarboxlicos (ocorre na matriz mitocondrial). Cadeia respiratria: transporte de hidrognios at o seu aceptor final, o oxignio (ocorre nas cristas mitocondriais). Gliclise a etapa extramitocondrial da respirao celular. Consiste em uma sequncia de reaes qumicas catalisadas por enzimas livres no citosol, onde uma molcula de glicose quebrada em duas molculas de cido pirvico, com saldo de duas molculas de ATP. Gasto de energia: Na primeira reao, a molcula de glicose que entra nos tecidos fosforilada (ganha um grupo fosfato) com gasto energtico de uma molcula de ATP, dando origem glicose-6-fosfato e ADP. Na segunda reao, a glicose-6-fosfato convertida em frutose-6-fosfato, que fosforilada e convertida em frutose-1,6-difosfato, gastando outra molcula de ATP, dando origem a ADP. A molcula de frutose-1,6-difosfato clivada em duas molculas (trioses) menores: gliceraldedo-3P e dihidroxicetona fosfato (convertido em gliceraldedo-3-P). Produo de ATP e oxidao: O gliceraldedo-3-P oxidado pelo NAD e fosforilada por um fosfato inorgnico. A energia gerada nessa etapa transferida ao ADP para formar ATP. Como so duas trioses fosfato formadas, o resultado da fase de gerao de ATP de quatro ATPs e dois NADH. Dois desses ATPs repem os utilizados na ativao inicial da e molcula de glicose, portanto, o resultado : 2 ATP, 2 NADH e 2 piruvatos.

26

Equao resumida: C6H12O6 + 2 ADP + 2 Pi + 2 NAD

2 C3H4O3 + 2ATP + 2 NADH + 2 H (NADH2) Na oxidao de cada molcula de NADH 2, a energia liberada utilizada na sntese de trs molculas de ATP. Portanto, na gliclise, a energia liberada suficiente para sintetizar oito molculas de ATP. Ciclo de Krebs (ciclo do cido ctrico) No Ciclo de Krebs, o cido pirvico (piruvato) produzido na gliclise transportado atravs das membranas da mitocndria e, na matriz mitocondrial descarboxilado (perde CO 2) e produz cido actico. Este se une coenzima A, formando acetil CoA, que entra em reao com o cido oxalactico, liberando a molcula de coenzima A, resultando em cido ctrico. O cido ctrico degradado at se transformar em cido oxalactico, que se combina com acetil CoA, proveniente da decomposio de outra glicose, formando cido ctrico, dando sequncia ao ciclo. Saldo do Ciclo de Krebs: 2 molculas de CO2 3 molculas de NADH2 1 molcula de FADH2 4 molculas de ATP O NAD e o FAD so aceptores finais de ons H . A oxidao de cada molcula de NADH2, a energia liberada utilizada na sntese de trs molculas de ATP. A oxidao de cada molcula de FADH2, a energia liberada utilizada na sntese de duas molculas de ATP. Desse modo, cada molcula de glicose oxidada origina 30 molculas de ATP no ciclo de Krebs, visto que ao final da gliclise so formadas duas molculas de cido pirvico (piruvato).
+

27

Gliclise: ATP:____________________________________ NADH2:_________________________________ FADH2:__________________________________ Saldo em ATP:__________ Ciclo de Krebs: ATP:____________________________________ NADH2:_________________________________ FADH2:__________________________________ Saldo em ATP:__________ 1 molcula de glicose produz_________ ATPs Cadeia transportadora de eltrons (cadeia respiratria) As molculas de NADH e de FADH2, anteriormente formadas (Gliclise e Ciclo de Krebs), transferem os eltrons que transportam para as protenas (Citocromos) da cadeia transportadora de eltrons. Ao longo da cadeia respiratria ocorre libertao gradual de energia, medida que os eltrons passam de um citocromo para outro. Os eltrons do NADH so transferidos de um complexo (citocromo) a outro at seu aceptor final, o oxignio. A passagem dos eltrons atravs dos complexos resulta em um transporte vetorial de prtons da matriz para o espao intermembranar. Esse bombeamento de prtons gera um gradiente eletroqumico de prtons, que utilizado posteriormente para a sntese de ATP. O gradiente de prtons gerado permite a sntese de ATP no complexo ATP sintase, quando os prtons retornam do espao intermembranar para a matriz, atravs do canal protnico deste complexo. Este tipo de sntese de ATP, que utiliza a energia do gradiente eletroqumico de prtons, denominado fosforilao oxidativa. Se a passagem de eltrons transferidos ao longo da cadeia tiver incio no NADH, haver a formao de trs molculas de ATP, Se a cadeia iniciar-se pelo FADH2 sero formadas duas molculas de ATP. Em condies anaerbicas, o transporte de eltrons na cadeia ficaria bloqueado e no ocorreria mais a sntese de ATP, pois o oxignio o aceptor final de eltrons da cadeia respiratria.

2.6.2 Respirao Anaerbia A maioria dos organismos eucariticos obtm energia para produo de ATP por meio da respirao aerbia. O principal processo anaerbio de produo de ATP a partir de substncias orgnicas a fermentao, utilizada por muitos fungos e bactrias que vivem em ambientes pobres em oxignio. Alm disso, nossas clulas, em condies de anxia executam a fermentao. + A diferena para a respirao aerbia, que na fermentao o piruvato recebe eltrons e H do NADH, transformando-se em cido lctico lcool etlico (etanol) e gs carbnico.

28

Fermentao alcolica O cido pirvico originado da gliclise transforma-se em lcool etlico e gs carbnico. Esse tipo de fermentao ocorre, por exemplo, no fungo Saccharomyces cerevisae. Essa espcie utilizada na produo de bebidas alcolicas e na fabricao do po, em que o gs carbnico responsvel por inflar a massa e deix-la macia. Fermentao lctica O cido pirvico reduzido a cido lctico pela utilizao de ons de hidrognio transportados pelos NADH formados na gliclise. Em nossas clulas musculares, durante um exerccio muito intenso, o oxignio que chega aos msculos pode no ser suficiente para suprir as necessidades respiratrias das clulas musculares. Nesse caso, elas passam a produzir ATP por meio da fermentao lctica. Embora produza menos energia que a respirao aerbia, a fermentao lctica garante produo de ATP em condies de emergncia. Esse cido lctico pode ser acumulado nos tecidos, originando a fadiga muscular, causando dor e intoxicao das fibras musculares. Cessada a atividade fsica, o cido lctico transformado novamente em cido pirvico, continuando a ser degradado pelo processo de respirao.

2.7 PLASTOS So organelas citoplasmticas tpicas das clulas vegetais. formado por duas membranas lipoproticas com um complexo membranoso interno formado por pequenas bolsas discoidais (tilacides), achatadas e empilhadas. Leucoplastos: so plastos incolores que se caracterizam por acumular substncias nutritivas. Podem ser: Amiloplastos:_____________________________ Oleoplastos:______________________________ Proteoplastos:____________________________ Cromoplastos: so plastos portadores de pigmentos. Podem ser: Eritroplastos:_____________________________ Xantoplastos:_____________________________ Cloroplastos:_____________________________ 2.8 RETCULO ENDOPLASMTICO Orgnulo que apresenta uma disposio de redes, constitudas de vesculas e de tbulos. Estas vesculas e tbulos esto em continuidade com a membrana plasmtica e nuclear.

Reticulo endoplasmtico liso (REL): no apresenta ribossomos associados. Possui como funes: Conduo de impulsos eltricos; Neutralizao de substncias txicas; Sntese de lipdios. Abundante nas clulas do fgado e em algumas glndulas responsveis pela produo de hormnios esterides (hormnios sexuais - __________ e __________). Tambm muito desenvolvido em clulas da musculatura esqueltica, onde recebe o nome de retculo sarcoplasmtico. Essa estrutura est envolvida na conduo de estmulos nervosos das clulas nervosas para as fibras musculares.

29

Reticulo endoplasmtico rugoso (RER): apresenta associao com ribossomos. Apresenta como funes a sntese e o transporte de protenas que sero eliminadas para o exterior da clula, ou seja, sero exportadas.

Microssomos: a fragmentao das membranas do RER forma um acmulo de pequenas vesculas cobertas de ribossomos denominadas microssomos. No so considerados organelas. 2.9 COMPLEXO DE GOLGI Conjunto de sacos achatados e superpostos. So localizados prximos ao ncleo e ao reticulo endoplasmtico. No associado a ribossomos. Possui as funes: Condensar as substncias (desidratao); Empacotamento de substncias a serem secretadas (enzimas digestivas); Sntese de glicoprotenas (glicoclix); Formao do acrossomo do espermatozide (acoplamento com o ncleo do espermatozide).

30

FORMAO DO ACROSSOMA

ASSOCIAO ENTRE RETICULO ENDOPLASMATICO E COMPLEXO DE GOLGI

O retculo endoplasmtico produz as protenas a serem exportadas a partir do Complexo de Golgi.

Nos epitlios internos, como na traquia, existem clulas em que o complexo de Golgi responsvel pela sntese e secreo de muco. Nos vegetais, responsvel pela formao da lamela mdia da parede celulsica.

2.10 VACOLOS So bolsas membranosas presentes no citoplasma das clulas eucariontes. Possui as funes: Formar os vacolos digestivos (protozorio e animais); Formar os vacolos pulsteis, cuja funo expulsar o excesso de agia que entra na clula por osmose (protozorios de gua doce); Nos vegetais, forma-se o tonoplasto, cuja funo armazenar substncias orgnicas (protenas nutrem o embrio em desenvolvimento) e constitui o principal reservatrio de compostos inorgnicos (sdio e potssio). Podem servir tambm como local de despejo de restos metablicos, ou ainda, substncias venenosas ou de sabor desagradvel, de modo a proteger o vegetal contra herbivoria.

31

2.11 CARIOTECA A membrana nuclear perfurada por vrios poros, cuja funo colocar o citoplasma em contato com o nucleoplasma. Os poros servem de passagem para macromolculas que vo do ncleo para o citoplasma, sem ter que atravessar a membrana que os divide. Mensagens so enviadas ao citoplama por meio de RNAm para que sejam fabricadas protenas. A parte externa constituda pelo RER, e a parte interna pela lmina nuclear (filamentos proticos.

Talassemia: um tipo de anemia em que o RNAm possui um sinal incorreto e no consegue atravessar os poros da carioteca. Com isso ocorre uma baixa produo de hemoglobina.

Todas as imagens contidas nesse material esto disponveis em: http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi

32

EXERCCIOS ENEM

33

34

35

36

37

38

EXERCCIOS VESTIBULAR

39

GABARITO

40

CAPITULO 5 NCLEO E CROMOSSOMOS 1 INTRODUO O ncleo est presente apenas nas clulas eucariticas, e onde esto localizados os cromossomos. O ncleo desempenha papel importante nas clulas, como portador dos fatores hereditrios, os genes, e de controlador das atividades metablicas. Durante a diviso da clula, o ncleo desaparece temporariamente. Enquanto a clula est se dividindo, a carioteca fragmenta-se e os cromossomos espalham-se pelo citoplasma. Ao final, cada uma das cluas-filhas reconstituium ncleo idntico ao da clula original. A maioria das cllulas eucariticas possui apenas um ncleo, mas h excees. As fibras musculares esquelticas so multinucleadas, h ainda clulas anucleadas, que perdem o ncleo durante sua especializao, como por exemplo, as hemcias. O ncleo geralmente tem forma esfrica, mas existem ncleos elpticos, ramificados e irregulares, dependendo do tipo de clula.

De forma geral, o ncleo das clulas tem posio centralizada, como nas clulas jovens e em incio de diferenciao. Mas tambm podem ser perifricos ou basais. Ncleo perifrico: presente nas clulas adiposas.

Ncleo basal: presente nas clulas secretoras, onde ele se localiza na base da clula, plo oposto ao secretor.

As clulas podem ser mononucleadas, polinucleadas ou anucleadas, quanto ao nmero de ncleos presentes. Mononucleadas: apenas um ncleo. Ex.: musculatura lisa.

41

Polinucleadas: apresenta dois ou mais ncleos. Ex.: fibra muscular esqueltica.

Anucleadas: no apresenta ncleo. Ex.: hemcias.

As clulas polinucleadas podem surgir pela unio de vrias clulas mononucleadas ou pela diviso sucessiva do ncleo sem haver diviso do citoplasma (fibra muscular estriada). 2 ESTRUTURA DO NCLEO O ncleo celular apresenta quatro componentes fundamentais: carioteca, cromatina, nuclolo e nucleoplasma. Carioteca: a estrutura que delimita o ncleo. Em determinados pontos da carioteca so encontrados poros, atravs dos quais ocorre troca de substncias entre o ncleo e o citoplasma. A membrana mais externa da carioteca tem continuidade com as membranas do retculo endoplasmtico e apresenta ribossomos aderidos superfcie em contato com o citoplasma. A lmina nuclear, aderida internamente carioteca, constituda por uma rede de filamentos proticos cuja funo dar suporte carioteca, mantendo a sua forma. A carioteca permite que o contedo nuclear seja quimicamente diferenciado do meio citoplasmtico. Cromatina: o material gentico encontrado no interior do ncleo. No ncleo interfsico, a cromatina apresenta aspecto de um emaranhado de filamentos longos e finos. Divide-se em: Heterocromatina: DNA inativo, somente com funes estruturais; Eucromatina: DNA ativo.

Nuclolo: corpsculo esponjoso e desprovido de membranas. So constitudos pela aglomerao de ribossomos em processo de amadurecimento, que logo migraro para o citoplasma. Alguns cromossomos produzem a partir do DNA que contm um tipo de RNA chamado de RNA ribossmico. Esses cromossomos recebem o nome de cromossomos organizadores do nuclolo . As molculas de RNA ribossmico produzidos se acumulam ao redor do nuclolo e se associam a protenas especficas para constituir os ribossomos.

42

Nucleoplasma: tambm chamado de cariolilnfa, uma soluo aquosa a cromatina e o nuclolo. Nela esto presentes ons, molculas de ATP, nucleotdeos e enzimas. 3 CROMOSSOMOS O constituinte fundamental dos cromossomos uma longa molcula de DNA, constituda por duas cadeias de nucleotdios emparelhadas por meio de pontes de hidrognio entre as bases nitrogenadas complementares. O nmero de cromossomos varia de espcie para espcie. Na espcie humana, por exemplo, com exceo dos gametas que possuem 23 cromossomos, todas as clulas tm 46 cromossomos no ncleo. Os chipanzs possuem 48 cromossomos e a mosca Drosophila melanogaster, apenas 8. Apesar das diferenas entre as espcies, os cromossomos tm sempre a mesma estrutura bsica: uma longa molcula de DNA que, a espaos regulares, d voltas sobre um gro constitudo por oito molculas de protenas chamadas histonas. Os gros de histona com DNA enrolado constituem unidades estruturais denominadas nucleossomos, que se repetem ao longo do cromossomo.

A condensao da cromatina em cromossomos importante porque facilita o movimento e a distribuio equitativa do material gentico para as clulas-filhas durante a diviso celular. Um dos principais eventos da preparao para diviso celular a duplicao dos cromossomos. Cada cromossomo produz outro idntico e os dois permanecem aderidos um ao outro por meio de protenas especiais chamadas coesinas. Essas cpias unidas de um cromossomo duplicado so denominadas cromtides irms.

43

As coesinas permanecem ativas at uma determinada fase especfica da diviso (anfase), quando se desagregam e permitem que as cromtides-irms se separem. O cromossomo condensado apresenta certas regies heterocromticas denominadas constries. 3.1 CENTRMERO O centrmero a regio de ancoramento dos microtbulos no momento da diviso das cromtidesirms, e geralmente est localizado em um estrangulamento do cromossomo condensado denominado constrio primria. Todas as outras existentes recebem o nome de constries secundrias. A posio do centrmero divide o cromossomo em duas partes denominadas braos cromossmicos. De acordo com o tamanho relativo dos braos, os cromossomos recebem uma classificao.

C- centrmero B- braos cromossmicos 3.2 TELMEROS Os telmeros so regies nas extremidades dos cromossomos que possuem uma organizao especial. Para sintetizar as extremidades da molcula de DNA (telmeros) que constitui o cromossomo, necessria uma enzima especial, a telomerase. Na ausncia dessa enzima, a clula no consegue produzir as extremidades de seus cromossomos. Quando uma clula do nosso corpo se reproduz, as clulas-filhas herdam telmeros mais curtos. At certo ponto, a perda de pedaos das pontas dos cromossomos no acarreta nenhum problema clula, pois os segmentos que constituem os telmeros no possuem genes. Caso as clulas continuem a se dividir aps terem perdido todo o telmero, elas passam a perder fragmentos de DNA, assim, as clulas formadas no sobrevivem. As clulas embrionrias jovens produzem telomerase normalmente, mas deixam de faz-lo a partir de um determinado momento do desenvolvimento embrionrio. Apenas as clulas germinativas continuam a produzir a telomerase por toda a vida. A taxa de multiplicao das clulas cancerosas to intensa que elas morreriam pela perda de seus telmeros. Isso s no acontece porque as clulas cancerosas reativam a produo da enzima telomerase, o que faz do cncer uma doena potencialmente letal. A presena da telomerase nas clulas cancerosas evita que seus cromossomos encolham em comprimento e permite que elas continuem a se multiplicar indefinidamente.

44

4 GENOMA Genoma o conjunto haplide de cromossomos de uma determinada espcie. Na espcie humana, o genoma constitudo por 24 molculas de DNA que formam 24 tipos de cromossomos humanos. Desses, 22 so cromossomos denominados autossomos e outros dois (um par) de cromossomos sexuais (alossomos ou heterossomos), identificado pelas letras X e Y. Autossomos so aqueles presentes tanto em clulas masculinas quanto em clulas femininas. Cromossomos sexuais so os que variam entre os sexos e diferenciam clulas masculinas e femininas. Clula Somtica (2n) Gametas (n) Genoma (x) Humanos 2x=46 n = 23 x =23 Drosophila 2x=8 n=4 x=4

Cromatina sexual, tambm chamado de Corpsculo de Barr, o nome dado ao cromossomo X inativo e condensado das clulas que constituem as fmeas de mamferos. Nos seres humanos, cada clula feminina possui dois cromossomos X (um de origem materna e outro paterna), acontecendo condensao ao acaso de um destes cromossomos. No gnero masculino, exceto a ocorrncia de sndrome de Klinefelter, no presente a cromatina sexual. 5 CROMOSSOMOS HOMLOGOS Cada clula do corpo de uma pessoa possui 46 cromossomos. Os homens tm 22 pares de autossomos, um cromossomo X e um cromossomo Y. As mulheres tm 22 pares de cromossomos autossomos e dois cromossomos X. Os vulos tm 23 cromossomos, sendo 22 autossomos (um de cada tipo) e um cromossomo X. Os espermatozides tambm tm 23 cromossomos, sendo 22 autossomos e um cromossomo sexual, que pode ser o cromossomo X ou o cromossomo Y. Quando um espermatozide se funde ao vulo na fecundao, os dois conjuntos de cromossomos se renem no ncleo da primeira clula, o zigoto. A determinao do sexo ocorre no momento da fecundao. No caso de o espermatozide ter um cromossomo X, o zigoto originar uma pessoa do sexo __________. Se o espermatozide possuir um cromossomo Y, o zigoto originar uma pessoa do sexo __________. Pouco antes de se dividir, o zigoto duplica todos os seus cromossomos. Ao final da diviso, cada clula-filha receber rplicas exatas dos 46 cromossomos recebidos dos genitores. Os dois representantes de cada par cromossmico originalmente herdado nos gametas so chamados de cromossomos homlogos (do grego homoios, igual, semelhante).

45

2 1

3 3 2
Cromossomos com nmeros iguais so homlogos.

6 CLULAS DIPLIDES E HAPLIDES As clulas que possuem pares de cromossomos homlogos, como a primeira clula de nosso corpo e todas as demais que descendem dela, so chamadas de clulas diplides. As clulas que possuem apenas um lote de cromossomos, como vulos e espermatozides, so chamadas de clulas haplides.

46

7 CROMOSSMOS HUMANOS Atualmente possvel identificar pessoas com problemas cromossomos e prever o risco de seus filhos virem a ser afetados por doenas hereditrias. Esses procedimentos fazem parte de um ramo da Gentica denominado aconselhamento gentico. 7.1 CARITIPO HUMANO NORMAL O conjunto de caractersticas morfolgicas dos cromossomos de uma clula constitui seu caritipo. Na espcie humana, por exemplo, os caritipos de homens e mulheres so iguais quanto a 22 pares de cromossomos autossomos, mas diferem quanto ao 23 par. Nas mulheres, esse par composto por dois cromossomos morfologicamente idnticos, os cromossomos X. Nos homens, o 23 par composto por um cromossomo X e um cromossomo Y, presente exclusivamente no sexo masculino. Caritipo da mulher: 22AA + XX (ou 46, XX)

Caritipo do homem: 22AA + XY (ou 46, XY)

8 ALTERAES CROMOSSOMMICAS O tamanho, a forma e o nmero de cromossomos so constantes entre indivduos da mesma espcie. Os desvios em relao ao caritipo normal, conhecidos como aberraes cromossmicas, geralmente causam grandes transtornos ao funcionamento celular, produzindo doenas graves ou mesmo a morte de portadores. As alteraes cromossmicas podem ser numricas, quando afetam o nmero de cromossomos da clula, ou estruturais, quando afetam a estrutura de um ou mais cromossomos do caritipo, modificando a sequncia de genes. Drogas, como o LSD, talidomida e antibiticos so substncias que causam danos aos cromossomos. O vrus da rubola tem atividades teratognicas, isto , interrompem etapas do desenvolvimento intrauterino causando vrias anomalias. Os principais agentes mutagnicos so as radiaes, que mesmo em doses pequenas aumentam a frequncia das mutaes. As radiaes podem causar mutaes gnicas, translocaes, deficincias, e aneuploidias.

47

8.1 ALTERAES NUMRICAS So alteraes na quantidade de cromossomos da clula. As alteraes numricas so provocadas por rupturas nos fusos, nas fibras do fuso ou no centrmero, provocando a no-disjuno cromossmica (no separao) durante a diviso celular. Euploidias: envolvem alteraes em toda a coleo de cromossomos. So alteraes do nmero de genomas (n cromopssomos). Clulas somticas normais so diplides, tm 2 genomas (2n cromossomos). Podem ser: Haploidia: clula somtica com n cromossomos; Triploidia: clulas somticas 3n; Tetrapoloidia: clulas somticas 4n; Pentaploidia: clulas somticas 5n. Quando h vrios genomas em excesso dizemos que a clula poliplide. Em abortos podem ser encontrados fetos 3n ou ainda 4n, mas no se conhece pessoas que sejam totalmente euplides. Normalmente, podem ser encontradas clulas 16n na medula ssea, no fgado e em clulas tumorais. Autoploidia (endomitose): ocorre quando os cromossomos se duplicam, mas a clula no se divide, tornando-se poliplide. Heteropoliploidia: quando um ou ambos os gametas no forem haplides, gerando um zigoto poliplide. Aneuploidia: so alteraes no nmero total de cromossomos da espcie, com reduo ou acrscimo de um ou mais cromossomos. Podem ser: Monossomia: clula somtica 2n 1; Nulissomia: clula somtica 2n 2; Trissomia: clula somtica 2n + 1; Tetrassomia: clula somtica 2n + 2; Estas aberraes se referem sempre a alteraes do nmero de cromossomos de um determinado par, que passa a ter 3, 4, 5 ou mais cromossomos. Esses eventos so chamados de polissomia. 9 SNDROMES HUMANAS Sabe-se que uma em cada 200 crianas nascem com alteraes numricas em seus cromossomos. Pode-se dizer que os abortos espontneos atuam como mecanismos de seleo, eliminando aberraes cromossmicas mais graves. Porm, algumas anomalias cromossmicas so compatveis com a vida. 9.1 ALTERAES NUMRICAS DOS CROMOSSOMOS SEXUAIS Sndrome de Klinefelter (47, XXY) As pessoas afetadas por essa sndrome apresentam trissomia dos cromossomos sexuais, sendo dois X e um Y, e so do sexo masculino, isto porque mesmo quando acompanhado de mais de um cromossomo X, o cromossomo Y determina o sexo masculino. O excesso do cromossomo provoca a esterilidade, desenvolvimento exagerado das glndulas mamrias, problemas no desenvolvimento dos rgos genitais (atrofia), retardo mental leve e estatura alta.

48

Sndrome de Turner (45, X0 ou 45,x) A pessoa afetada pela sndrome de Turner tem apenas um cromossomo sexual (monossomia do cromossomo sexual), o cromossomo X, e do sexo feminino. As principais caractersticas so baixa estatura, problemas no desenvolvimento dos rgo sexuais (atrofia), infertilidade e, em alguns casos, retardo mental leve e o desenvolvimento de pregas de pele nos lados do pescoo (pescoo alado).

49

Sndrome da Super fmea ou Poli X (47, XXX, 48, XXXX ou 49, XXXXX) As polissomias do cromossomo sexual X no afetam severamente as mulheres que as possuem, porque todos os cromossomos X que excedem so inativados como cromatina sexual. Quanto maior o nmero de cromossomos X, maior o retardo mental. Sndrome do Super macho ou Duplo Y (47, XYY) O homem portador da sndrome do duplo Y possui uma estatura acima da mdia e, em alguns casos, apresentam anomalias dos rgos sexuais. O cromossomo Y determina a produo de testosterona (hormnio responsvel pelo desenvolvimento e manuteno das caractersticas masculinas normais). Uma pesquisa realizada em presdios, verificou-se que entre os presos de maior periculosidade o caritipo com maior frequncia era o 47,XYY. 9.2 ALTERAES NUMRICAS DOS CRMOMOSSMOS AUTOSSOMOS Sndrome de Down ou Mongolismo As clulas da pessoa afetada possuem trs exemplares do cromossomo designado pelo nmero 21, em vez de apresentarem apenas um par deles. Por isso essa sndrome tambm recebe o nome de trissomia do cromossomo 21. Pessoas com essa anomalia cromossmica geralmente sobrevivem, mas podem apresentar retardamento mental acentuado e uma srie de caractersticas como retardamento psicomotor, olho oblquo, lngua volumosa e pendente, crnio curto (braquicefalia), genitlia pouco desenvolvida, prega simiesca (nica prega palmar), falta de falange no dedo mnimo, cardiopatias congnitas, baixa resistncia a infeces e expectativa de vida baixa.

50

Mosaicismo: quando o indivduo apresenta caritipos diferentes. Os portadores de mosaicismo de clulas normais e clulas com trissomia do cromossomo 21 exibem o mongolismo em diferentes graus. Quanto maior o nmero de clulas com trissomia do cromossomo 21, maiores os sinais de mongolismo.

Sndrome de Edwards Essa sndrome ocorre devido trissomia do cromossomo 18. As anomalias so muito severas e levam o portador morte antes de completar um ano de vida.

Sndrome de Patau

51

devida trissomia do cromossomo 13 e causa alteraes no sistema nervoso central. Alguns sintomas so: microcefalia, atraso no desenvolvimento fsico e mental, fissura lbiopalatina e defeito nos septos intra-atrial e intervesicular.

9.3 ALTERAES ESTRUTURAIS NOS CRMOSSOMOS So as alteraes que ocorrem na estrutura do cromossomo. Podem ocorrer quebras durante a diviso celular, por exemplo. Com o movimento dos cromossomos, frequentemente eles se quebram e ressoldam-se de vrias maneiras, ocasionando alteraes estruturais. As alteraes na estrutura dos cromossomos podem envolver perda de pedaos do cromossomo ( deficincia ou deleo), quebra e ressoldagem de um pedao do cromossomo de forma invertida no mesmo cromossomo (inverso) ou em cromossomos homlogos (duplicao) ou ainda em cromossomos no homlogos (translocao). 9.3.1 Deficincia ou deleo a perda de pedaos dos cromossomos. Ocorre quando um cromossomo sofre duas quebras. O pedao do meio de perde e os pedaos das extremidades se soldam. Assim, o cromossomo fica com falta de alguns genes (pedao do meio que se perdeu). Deleo terminal: o cromossomo perde sua extremidade. Deleo intersticial: o cromossomo perde um pedao mais central.

9.3.2 Duplicao

52

a presena de um pedao a mais no cromossomo. Esse tipo de alterao mais comum e menos prejudicial do que a deleo, porque o excesso de genes menos prejudicial do que a falta.

9.3.3 Translocao Transferncia de material de um cromossomo para outro no homlogo. Podem ser translocao simples, quando somente um cromossomo sede um pedao para outro no homlogo ou translocao recproca, quando dois cromossomos no homlogos trocam pedaos entre si.

9.3.4 Inverso Ocorre quando um cromossomo sofre duas quebras e o pedao quebrado gira 180, fiando na posio invertida depois que se solda novamente. Alterando (invertendo) a sequncia de genes daquele cromossomo. Sndrome do Miado de Gato (Sndrome do Cri du Chat) : Deve-se inverso do brao cromossmico mais curto do cromossomo 5. Recebe este nome devido ao choro da criana que tem a doena, que lembra um miado de gato. Os sintomas so: microcefalia, deficincia mental, atrofia dos membros e assimetria facial. Expectativa de vida baixa.

53

Inverso pericntrica: quando o centrmero se localiza no fragmento invertido. Inverso paracntrica: quando o centrmero se localiza fora do fragmento invertido.

Todas as imagens contidas nesse material esto disponveis em: http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi

EXERCCIOS ENEM

54

55

56

GABARITO

57

EXERCCIOS VESTIBULAR

GABARITO

58

59

CAPTULO 6 MEIOSE E MITOSE 1 IMPORTNCIA DA DIVISO CELULAR A diviso celular um processo pelo qual uma clula se transforma em duas clulas filhas. Nesse caso, dividir significa duplicar. A diviso celular a maneira pela qual os organismos unicelulares se reproduzem e as clulas dos organismos multicelulares se multiplicam, possibilitando o crescimento. A diviso de uma clula em duas uma ao muito significante, porque as clulas filhas originadas so exatamente iguais clula me em todos os aspectos. A cada diviso celular, as molculas de DNA de cada cromossomo so duplicadas e distribudas igualmente entre as clulas filhas. Essa distribuio facilitada pela condensao de cada cromossomo. A condensao evita que os filamentos cromossmicos se enrolem durante a separao para as clulas filhas. Nos organismos multicelulares adultos existem clulas altamente especializadas, como as clulas nervosas e musculares, que ao se dividem. Os fibroblastos (clulas da pele), por exemplo, embora normalmente no se dividam, podem entrar em processo de diviso se ocorrer um ferimento. 2 O CICLO CELULAR A diviso celular compreende a mitose, quando uma clula sofre divises sucessivas para formar outras clulas com o mesmo nmero de cromossomos; e a meiose, quando uma clula sofre vrias divises e forma outras clulas com a metade do nmero de cromossomos da clula me. Em nmeros, uma clula passa 5% do tempo do ciclo celular em processo de diviso propriamente dito (do incio da mitose citocinese), os 95% do tempo restante a clula permanece em interfase, que pode ser definida como o perodo de grande atividade metablica no ncleo entre duas divises celulares consecutivas. Ela se divide em: G1: antecede a duplicao do DNA. Ocorre o crescimento celular e intensa sntese de RNA (fabricao de protenas) para duplicao das organelas; S: perodo em que o DNA est sendo duplicado (sintetizado) e ocorre tambm a duplicao do centrossomo; G2: fase de reparos que sucede a duplicao do DNA (os cromossomos nessa fase, j se encontram com duas cromtides). Fase G0: fase em que as clulas que no se dividem com frequncia se encontram. Essas clulas podem retornar ao seu ciclo normal.

60

Quantidade de DNA nas fases do ciclo celular

3 MITOSE O termo mitose deriva da palavra grega mitos, que significa tecer com fios e se refere ao fato de os cromossomos se tornarem cada vez mais visveis no decorrer da diviso celular. Chamada tambm de diviso no-reducional, pois as clulas geradas so diplides (2n), como a clula me. Tem como funo o crescimento dos indivduos, a multiplicao de clulas e a reposio de clulas mortas. A mitose um processo contnuo que dura cerca de 60 minutos, em que uma clula se transforma em duas clulas filhas. As s fases da mitose so: prfase, metfae, anfase e telfase.

3.1 PRFASE a primeira fase da mitose. Os cromossomos se tornam mais curtos e grossos, tornando-se visveis ao microscpio. Essa condensao permite que os cromossomos se separem uns dos outros e se distribuem entre as clulas filhas sem se embaraar ou sofrer quebras. Ao se condensar, os cromossomos tornam-se inativos, pois a compactao impede o DNA de produzir RNA. nessa fase que ocorre a migrao dos centrossomos (que contm um par de centrolos) para plos opostos da clula, onde auxiliam na formao do fuso mittico ou fuso acromtico. O fuso um conjunto de microtbulos orientados de um plo a outro, cuja funo orientar os cromossomos pra os plos da clula durante a anfase. Cractersticas: Nuclolo e envelope nuclear desorganizados. Condensao da cromatina. Interrupo da transcrio do DNA. Migrao dos centrolos e formao do fuso mittico.

61

3.2 METFASE Os microtbulos que partem dos centrossomos capturam os cromossomos pelo cinetcoro, que uma estrutura protica encontrada na regio do centrmero. Cada cromtide possui seu prprio cinetcoro, e quando o cinetcoro de uma cromtide capturado pelos microtbulos ligados a um dos plos, o cinetcoro da outra cromtide fica voltado para o plo oposto. O equilbrio das tenses dos microtbulos puxa os cromossomos alinhados para a regio mediana da clula. Quando os cromossomos esto localizados no meio da clula, eles formam a placa metafsica ou placa equatorial. Caractersticas: Ligao dos cinetcoros (centrmeros) aos microtbulos. Captura dos cromossomos pelos microtbulos. Formao da placa metafsica (alinhamento dos cromossomos).

3.3 ANFASE a fase em que as cromtides irms se separam, puxadas para os plos opostos pelo encurtamento dos microtbulos do fuso. O encurtamento ocorre devido a desagregao das molculas de tubulina nas extremidades dos microtbulos associados ao cinetcoro. Pode ocorrer de ambas as cromtides se ligarem a microtbulos de um nico plo e migrarem juntas. Esse fenmeno se chama no-disjuno cromossmica, e causa um erro na distribuio dos cromossomos.

62

Desaparecimento dos microtbulos. Separao das clulas filhas anel de contrio (citocinese). Descondensao dos cromossomos. Reorganizao do envelope nuclear. 3.4 TELFASE ltima fase da mitose, os cromossomos se descondensam e retornam atividade, produzindo RNA; uma nova carioteca reaparece formando os ncleos. Os cromossomos de descondensam e as membranas nucleares se reorganizam. Durante a reorganizao dos ncleos filhos, os fusos mitticos desagregam-se e se inicia a citocinese, que a formao de um anel de contrio na zona equatorial da clula levando a formao de duas novas clulas. Cada clula ficar com um centrossomo, o qual reorganizar o citoesqueleto das clulas em interfase. Desaparecimento dos microtbulos. Separao das clulas filhas anel de contrio (citocinese). Descondensao dos cromossomos. Reorganizao do envelope nuclear.

63

Citocinese

4 MEIOSE Nesse tipo de diviso celular, o nmero de cromossomos reduzido metade nas clulas filhas, por isso chamada de diviso reducional. Isso ocorre porque nesse processo h uma nica duplicao cromossmica seguida de duas divises nucleares consecutivas . Essas divises so: meiose I e meiose II. na meiose em que os gametas so formados, no processo chamado de gametognese. Na meiose so formadas quatro clulas filhas, cada uma com a metade do nmero de cromossomos originalmente presente na clula me. Portanto, as clulas originadas nesse processo so chamadas haplides (n). As fases da meiose so as mesmas da mitose, porm, ocorrem duas vezes e possuem algumas diferenas. MEIOSE I 4.1 PRFASE I Como ocorre na mitose, a prfase I uma etapa preparatria em que a cromatina se condensa, os centrolos se deslocam para os plos opostos e a carioteca de rompe, fazendo com que o ncleo desaparea. Na prfase I os cromossomos homlogos se atraem, formando pares de cromossomos pareados. O emparelhamento dos homlogos propicia o contato entre as cromtides homlogas podendo ocorrer trocas de pedaos entre elas, isso chamado de crossing-over ou permutao. A prfase I dividida em cinco subfases que se caracterizam pelo aspecto dos cromossomos. Leptteno: a subfase que se inicia a condensao dos cromossomos. Nessa fase todos os cromossomos esto completamente duplicados (constitudos por duas cromtides-irms), mas aparecem ao microscpio como fios simples, isso ocorre devido forte unio das cromtides-irms. Zigteno: ocorre o emparelhamento dos cromossomos (sinapse cromossmica). Os cromossomos homlogos se colocam lado a lado, ficando emparelhados. Paquteno: os cromossomos esto mais condensados e completamente emparelhados. Cada par de cromossomos homlogos forma um conjunto denominado ttrade ou bivalente. nessa faze que ocorrem quebras nas cromtides dos cromossomos homlogos emparelhados. Muitas vezes a solda dos fragmentos cromossmicos ocorre em posio trocada, uma cromtide se solda ao fragmento de sua homloga e viceversa. Essa troca de pedaos entre cromossomos homlogos chamada de crossing-over ou permutao. A permutao tem um significado biolgico muito importante: aumenta a variabilidade gentica de uma populao. Diplteno: o incio da separao dos cromossomos homlogos. Com essa separao, as cromtides dos cromossomos homlogos se cruzam em determinados pontos, originando os quiasmas. Os quiasmas so a evidncia que podemos observar que houve permutao, pois no ponto onde ela ocorreu, as cromtides permutadas ficam cruzadas.

64

Diacinese: a fase de preparao para a metfase I. Os cromossomos homlogos continuam seus movimentos de separao, iniciados na fase de diplteno. Eles permanecem unidos pelos quiasmas que deslizam para as extremidades das ttrades, esse fenmeno chamado de terminalizao dos quiasmas. SUBFASES DA PRFASE I

4.2 METFASE I Nessa fase os cromossomos homlogos se prendem ao fuso acromtico formado durante a prfase. Os cromossomos com seus homlogos pareados so levados regio mediana da clula.

Na mitose, os cromossomos homlogos se encontram alinhados na placa metafsica, e na meiose I eles se encontram pareados unidos pelos quiasmas.

4.3 ANFASE I Nessa fase, cada cromossomo de um par de homlogos, com as duas cromtides irms unidas pelo centrmero, puxado para um dos plos da clula. Na anfase I os quiasmas desaparecem.

65

4.4 TELFASE I Na telfase I os cromossomos esto separados em dois lotes, um em cada plo da clula. O fuso acromtico se desfaz, os cromossomos se descondensam e as membranas nucleares se reorganizam. Assim, surgem dois novos ncleos, cada um deles com metade de nmero de cromossomos presente no ncleo original. Entretanto, cada cromossomo est constitudo por duas cromtides.

Logo aps a primeira diviso meitica, ocorre a citocinese I, que separa as duas clulas filhas formadas na meiose I.

66

MEIOSE II 4.5 PRFASE II As duas clulas resultantes da meiose I entram simultaneamente na fase de prfase II. Os cromossomos, j constitudos por duas cromtides, voltam a se condensar novamente. Ao fim dessa fase, a carioteca se fragmenta e os cromossomos espalham-se pelo citoplasma.

4.6 METFASE II Os cromossomos se associam ao fuso acromtico formado durante a prfase II, alinhando-se no centro da clula, formando a placa equatorial.

4.7 ANFASE II Os microtbulos do fuso acromtico puxam as cromtides irms para os plos opostos da clula. Com isso, ocorre a formao de quatro grupos de cromossomos.

4.8 TELFASE II Inicia-se quando as cromtides irms chegam aos plos da clula. Os cromossomos se descondensam e os ncleos reaparecem. Em seguida ocorre a citocinese II, que a segunda diviso do citoplasma, fazendo surgir quatro clulas filhas com a metade do nmero de cromossomos da clula original.

Todas as imagens contidas nesse material esto disponveis em: http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi

67

EXERCCIOS ENEM

68

69

70

EXERCCIOS VESTIBULAR

GABARITO

71

72

73

74

CAPTULO 7 HISTOLOGIA A DIVERSIDADE CELULAR 1 A MULTICELULARIDADE Todos os animais e plantas so multicelulares, ou seja, so formados por inmeras clulas que funcionam de maneira integrada e coordenada. Em alguns casos, o limite entre a unicelularidade e a multicelularidade no claro. Isso ocorre, por exemplo, em espcies que as clulas se agrupam formando colnias. Nas colnias celulares, no h diviso de trabalho, elas se comportam como se estivessem sozinhas. Essas colnias no so consideradas seres multicelulares, porque este conceito implica em uma condio de interdependncia entra as clulas. 1.1 VANTAGENS Nos seres unicelulares, uma mesma clula realiza todas as funes essenciais vida. Nos multicelulares, essas tarefas so divididas entre clulas especializadas, que formam os tecidos, aumentando a eficincia do organismo. A origem da multicelularidade pode ser explicada a partir do protozorio coanoflagelado Codosiga sp. Acredita-se que protozorios coanoflagelados podem ter dado origem ao grupo mais simples de animais, as esponjas. A razo disso que as esponjas so os nicos animais a apresentarem coancitos, alm de serem muito simples.

Coancito

Existe uma explicao fisiolgica para a evoluo da multicelularidade: a limitao das clulas atingirem determinados tamanhos. medida que as dimenses de uma clula aumentam, a relao superfcie volume diminui, isto , a superfcie celular aumenta em proporo menor que o volume. O metabolismo que ocorre em todo o volume celular essencial vida, mas as trocas de gases e nutrientes com o meio e a sada de excrees so realizadas atravs da superfcie celular. Assim, se uma clula aumentasse de tamanho alm do limite, sua superfcie seria insuficiente para manter o nvel de trocas necessrias ao metabolismo. O aumento de tamanho de uma clula, portanto, no seria vantajoso. O surgimento da multicelularidade permitiu aos seres eucariticos crescer e aumentar o nvel de complexidade, mantendo a relao superfcie/volume em nveis adequados. A soma das superfcies de muitas clulas pequenas maior que a superfcie de uma nica clula grande . Essa comparao s pode ser feita com clulas com volumes equivalentes.

75

1.2 TECIDOS O ramo da Biologia que estuda os tecidos chamado Histologia (do grego histo, tecido, e logos, estudo). A verdadeira multicelularidade caracterizada por uma associao de clulas em que existe uma interdependncia estrutural e funcional entre elas. Os animais e as plantas so formados por diversos conjuntos de clulas integradas, especializadas em realizar funes definidas. Esses conjuntos de clulas so chamados de tecidos. Os diversos tipos de tecidos se associam para formar os rgos. Por exemplo, no estmago, existe um tipo de tecido responsvel pelo revestimento interno, outro que d resistncia parede do estmago e outro que realiza as contraes do rgo. O conjunto de rgos forma os sistemas, cuja funo realizar a integrao de diversos rgos. Por exemplo, o sistema digestrio, cuja funo a nutrio dos organismos, e constitudo por vrios rgos, boca, esfago, estmago, intestinos e glndulas associadas (fgado, pncreas).

Constituio de um tecido: clulas, matriz extra-celular (MEC) colgeno e lquido tissular (lquido que evolve as cluas) 2 TECIDOS EPITELIAIS So conhecidos tambm como epitlios. Desempenham funes no organismo, dependendo de onde esto localizados. Revestimento (proteo); Absoro e secreo de substncias; Percepo de sensaes. Caractersticas dos tecidos epiteliais: Clulas com formato polidrico Justapostas (principal caracterstica) Pouca MEC Avascular Superfcie livre Lmina basal: separa o epitlio do tecido conjuntivo (chegada de nutrientes at as clulas por meio de vasos sanguneos).

76

PLO APICAL PLO BASAL

Os epitlios podem ser classificados quanto funo geral em dois tipos: epitlios de revestimento e epitlios glandulares. Especializaes das clulas epiteliais Microvilosidades: projees da membrana em forma de dedos de uma luva. Tem a funo de absoro. So encontradas nas clulas do intestino.

Estereoclios: so projees celulares longas, parecidas com clios, com a funo de facilitar o transito de molculas. So encontrados nas clulas do epiddimo e do ducto deferente.

Clios e flagelos: so estruturas com maquinaria complexa de microtbulos revestidos pela membrana. So encontrados em clulas mveis (clios e flagelos) e nas clulas da traquia (clios).

77

Camadas da epiderme

Camada crnea: Presena de clulas mortas, achatadas e sem ncleo; Camada lcida: Libertam enzimas que as digerem; Camada granulosa: Grnulos de queratina proeminentes; Camada espinhosa: Formam junes celulares umas com as outras; Camada germinativa ou basal: Camada mais profunda, constituda por clulas cbicas pouco diferenciadas que se dividem continuamente, dando origem a todas as outras camadas. 2.1 EPITLIOS DE REVESTIMENTO Os tecidos epiteliais com funo de revestimento podem ser classificados de acordo com o nmero de camadas celulares e o formato das clulas. Nmero de camadas celulares Simples: quando o epitlio formado por apenas uma camada de clulas. Estratificado: quando formado por vrias camadas de clulas. Pseudo-estratificado: formado apenas por uma camada de clulas de tamanhos diferentes, que conferem ao epitlio uma aparncia estratificada. Formato das clulas Pavimentoso ou escamoso: quando as clulas so achatadas como ladrilhos ou escamas. Prismtico ou colunar: quando as clulas so alongadas, em forma de coluna. Cbico: quando as clulas tm formato de um cubo. De transio: quando o epitlio constitudo por vrias camadas de clulas que possuem grande flexibilidade e que o formato varia, conforme a distenso ou contrao do rgo. Ocorre no epitlio interno da bexiga urinria.

78

EPITLIOS DE REVESTIMENTO (Exemplos) Simples pavimentoso Encontrado nos vasos sanguneos, alvolos. Deve ser mais fino possvel para facilitar a troca de gases; Simples colunar (prismtico): encontrado na vescula biliar, intestino; Simples: facilita a absoro/secreo Colunar: evita entrada de microrganismos Simples cbico: encontrado no ovrio; Pseudo-estratificado ciliado: encontrado na traquia e nos brnquios; Estratificado pavimentoso: presente na pele, boca e esfago; Estratificado cbico: presente nas glndulas e na conjuntiva do olho; Transio: encontrado na bexiga.

Os epitlios podem ser queratinizados (confere impermeabilidade atravs de vrias camadas de clulas mortas) ou no-queratinizado (encontrado em mucosas epitlios midos) 2.2 EPITLIOS GLANDULARES Constitui clulas especializadas na produo e eliminao de substncias teis ao organismo. Essas substncias so conhecidas como secrees. As glndulas podem ser classificadas em excrinas, endcrinas e afcrinas ou mistas, quanto ao local de eliminao das secrees. Glndulas excrinas So aquelas que eliminam suas secrees para fora do corpo ou para cavidades internas dos rgos, atravs de um canal denominado ducto. Exemplos: glndulas sudorparas, glndulas salivares.

Glndulas endcrinas

79

So aquelas que no possuem ductos e eliminam suas secrees, conhecidas como hormnios, diretamente na corrente sangunea. Exemplos: tireide, testculos, ovrios, hipfise.

Glndulas afcrinas ou mistas Apresentam comportamento duplo, ou seja, ora se comportam como uma glndula endcrina, ora como uma glndula excrina. Exemplos: o pncreas possui atividade excrina quando libera no interior do intestino suco pancretico, e atividade endcrina ao liberar o hormnio insulina, responsvel pela regulao da glicemia (taxa de glicose no sangue).

Classificao quanto ao nmero de clulas Glndulas unicelulares So compostas por uma clula apenas. Exemplos: clulas mucosas (caliciformes), localizadas nos epitlios do tubo digestivo e fossas nasais (com funo de secretar um muco para reter partculas slidas do ar).

Glndulas pluricelulares So constitudas por grupos de clulas, podendo ser tubulares (quando a regio secretora tem a forma de um tbulo), alveolares ou acinosas (com a regio secretora arredondada). Classificao quanto ao modo de eliminao da secreo. Glndulas holcrinas

80

A clula secretora acumula os produtos no citoplasma, e, em seguida, se desintegra. Nesse caso, a prpria clula faz parte da secreo. Ocorrendo assim, um processo contnuo de renovao celular. Exemplo: glndulas sebceas.

Acne uma doena da pele. A sua frequncia maior na adolescncia, quando o nvel de hormnios sexuais elevado, causando o aumento da secreo de sebo pelas glndulas sebceas.

Glndulas mercrinas As clulas secretoras eliminam apenas a secreo, mantendo seu citoplasma intacto. Exemplos: glndulas salivares, lacrimais e sudorparas.

Glndulas apcrinas As clulas secretoras perdem parte do citoplasma ao eliminar a secreo, se regenerando posteriormente. Exemplo: glndulas mamrias.

Formao das glndulas Todas as glndulas se formam ainda na fase embrionria, a partir de uma superfcie epitelial.

81

3 TECIDOS CONJUNTIVOS Os tecidos conjuntivos se unem e sustentam outros tecidos. Tipos: frouxo, denso, adiposo, cartilaginoso, sseo e sanguneo. Caractersticas gerais dos tecidos conjuntivos: Poucas clulas (clulas dispersas); Muita MEC; Composto por diversos tipos celulares. Podem ser divididos em dois grandes grupos: tecidos conjuntivos propriamente ditos e tecidos conjuntivos especiais. Componentes dos tecidos conjuntivos Substncia intercelular amorfa: constituda principalmente por gua, polissacardeos e protenas. Pode ser rgida, como no tecido sseo, ou lquida, como no plasma do sangue. Fibras: so de natureza protica, e sua distribuio depende do tipo do tecido a qual se encontram. Colgenas: so as mais frequentemente encontradas no tecido conjuntivo. So formadas por colgeno, uma protena de alta resistncia trao. Elsticas: formadas por elastina, um tipo de protena elstica que no resistente trao. Confere elasticidade ao tecido conjuntivo. So essas fibras que permitem que a pele retorne forma original, depois de esticada. Reticulares: constitudas por um tipo especial de colgeno. So mais finas que as outras fibras. Ligam o tecido conjuntivo aos tecidos vizinhos. Ocorrem em abundncia nos rgos relacionados ao sangue (medula ssea, bao). TIPOS CELULARES DOS TECIDOS CONJUNTIVOS O tecido conjuntivo possui vrios tipos de clulas prprias. Alm destas, existem clulas migratrias vindas do sangue, os linfcitos, que so relacionados s defesas do organismo.

82

Clulas mesenquimatosas indiferenciadas: so clulas capazes de se transformar em qualquer outra clula do tecido conjuntivo. Fibroblastos: tm forma de estrela com ncleo grande e esto presente nos tecidos conjuntivos frouxos. Produzem as fibras proticas e as substncia amorfa da matriz extracelular. Participam ativamente do processo de cicatrizao, migrando para o local do ferimento e produzem grande quantidade de substncia amorfa e fibras. Macrfagos: possuem forma amebide e ncleo grande e esto presentes nos tecidos conjuntivos frouxos. So responsveis pela fagocitose de agentes invasores, alertando o sistema imune. Mastcitos: possuem forma ovide com ncleo central arredondado e muitos grnulos citoplasmticos ricos em heparina e histamina. Esto presentes nos tecidos frouxos. Participam das reaes alrgicas. A histamina liberada pelos mastcitos a principal responsvel pelos sintomas do choque anafiltico: taquicardia, queda da P.A., inchao da glote, diarria e vmitos. Plasmcitos: tm forma ovide com ncleo central arredondado e so ricos em retculo endoplasmtico rugoso (RER). Esto presentes nos tecidos frouxos. So responsveis pela produo de anticorpos que combatem agentes invasores. Adipcitos: quando adultos, possuem forma arredondada com um grande vacolo central contendo lipdios. Esto presentes no tecido adiposo. So responsveis pelo armazenamento de substncias energticas. Condroblastos: tm forma arredondada com ncleo central. Esto presentes no tecido cartilaginoso. So responsveis pela produo de fibras e da substncia amorfa da matriz cartilaginosa. Quando adultos, se transformam em condrcitos. Osteoblastos: possuem longos prolongamentos citoplasmticos e ncleo central. Esto presentes no tecido sseo. So responsveis pela produo das fibras e da substncia amorfa da matriz ssea. Quando adultos, se transformam em ostecitos. Osteoclastos: so clulas grandes e multinucleadas. Esto presentes no tecido sseo. So responsveis pela degradao da matriz ssea, promovendo a reciclagem do tecido sseo. 3.1 TECIDOS CONJUNTIVOS PROPRIAMENTE DITOS Podem ser divididos em frouxo e denso, que pode ser modelado ou no. Tecido conjuntivo frouxo Est presente em diversas partes do corpo. responsvel por dar sustentao aos tecidos epiteliais e preencher os espaos entre os tecidos e rgo.

1- Epitlio Pavimentoso Estratificado Queratinizado, 2- Tecido Conjuntivo Frouxo, 3- Tecido Conjuntivo Denso Tecido conjuntivo denso no-modelado (fibroso)

83

mais consistente que o tecido conjuntivo frouxo. No possui forma definida, acompanhando assim, a forma do rgo a qual faz parte. Nesse tecido, existem fibras entrelaadas, conferindo resistncia e elasticidade, pois as fibras so desalinhadas. Constitui as cpsulas envoltrias dos rins, bao, fgado e testculos. Tecido conjuntivo denso modelado Possui fibras grossas orientadas paralelamente, tornando-o muito resistente e pouco elstico . Constitui os tendes (ligam msculos aos ossos) e os ligamentos (ligam ossos entre si).

3.2 TECIDOS CONJUNTIVOS ESPECIAIS TECIDO ADIPOSO um tipo especial de tecido conjuntivo frouxo no qual existem clulas especializadas no armazenamento de gordura (clulas adiposas). O tecido adiposo possui algumas caractersticas: Possui muitas clulas e pouca substncia intercelular; Ocorre na regio subcutnea e ao redor dos rins e do corao. Funes do tecido adiposo: Acmulo de energia (gordura externa); Manuteno da homeotermia (gordura interna); Proteo e modelamento da superfcie corporal. A gordura acumulada pode ser metabolizada para produzir energia (principal funo) e ainda funciona como isolante trmico. O tecido adiposo preenche os espaos entre os rgos internos. A funo de reserva de energia do tecido adiposo ocorre tambm na medula ssea amarela encontrada em ossos longos (tutano). As clulas adiposas podem ser de dois tipos, uniloculares ou multiloculares. Unilocular: distribudo por todo o corpo e as clulas so grandes e possuem apenas uma gotcula de lipdio. Esse tipo de clula encontrado em indivduos adultos Multilocular: esse tipo de clula encontrado em recm-nascidos e animais que hibernam. So clulas pequenas com vrias gotculas de lipdio de tamanhos variados.

84

TECIDO CARTILAGINOSO Em alguns animais vertebrados, o tecido cartilaginoso que forma o esqueleto. Como exemplo, os tubares e raias. Nos seres humanos, por exemplo, o esqueleto cartilaginoso encontrado apenas durante o estgio embrionrio. medida que o embrio amadurece, as cartilagens so calcificadas e so substitudas pelos ossos. Mas existem cartilagens que permanecem nos indivduos adultos, como as que sustentam o nariz, as orelhas, a traquia, os brnquios, as que revestem as extremidades dos ossos e as que so localizadas entre as vrtebras, que amortece o impacto dos movimentos da coluna. As clulas que formam o tecido cartilaginoso so chamadas de condrcitos. Caractersticas do tecido cartilaginoso: Tecido com muita substncia intersticial rgida (MEC); Desprovido de vasos sanguneos (deve ser fino para melhor nutrio); No possuem inervaes. O alimento e o oxignio difundem-se na matriz cartilaginosa a partir dos vasos sanguneos localizados no tecido conjuntivo que envolve a cartilagem, o pericndrio. Funes do tecido cartilaginoso: Sustentao e modelagem; Proteo (discos intervertebrais); Molde para o crescimento sseo; Revestimento de superfcies articulares (impedindo o impacto e o atrito entre os ossos). Tipos de cartilagem As cartilagens podem ser de trs tipos: hialina, elstica e fibrosa. Cartilagem hialina: o tipo de cartilagem mais comum. Sua matriz homognea e possui poucas fibras colgenas. encontrada na traquia, nos brnquios e nas articulaes. Possui muita substncia amorfa. Cartilagem elstica: apresenta fibras colgenas e fibras elsticas entrelaadas, conferindo maior grau de elasticidade. encontrada no pavilho auditivo, na epiglote, no septo nasal. Possui muitas fibras elsticas e menos sujeita calcificao. Cartilagem fibrosa: Apresenta grande quantidade de fibras colgenas, por isso, o tipo de cartilagem mais resistente. Est presente na snfise pbica (forma a cintura plvica) e entre as vrtebras (discos intervertebrais). Os condrcitos, nesse caso, so dispostos em fileiras. Os condrcitos so responsveis pela manuteno da matriz e os condroblastos so responsveis pela sntese de matriz. Os condrcitos so as clulas que mantm a cartilagem ativa, a sua morte, provoca a ossificao do tecido. Tipos de calcificao Fisiolgica: a ossificao natural. Ocorre nos discos epifisrios dos ossos durante o crescimento do indivduo. A formao do osso naturalmente recebe o nome de osteognese. Patolgica: ocorre em situaes que no so naturais. Por exemplo, nas articulaes e nos discos intervertebrais. O desgaste da cartilagem nas articulaes chamado de artrose e a inflamao da cartilagem chamada de artrite.

85

A regenerao da cartilagem depende do tipo de leso que ocorreu. Quando a leso pequena, ocorre a formao de uma nova cartilagem. Porm, quando a leso extensa, a cicatrizao ocorre com deposio de tecido conjuntivo.

TECIDO SSEO um tipo especial de tecido conjuntivo no qual as clulas se encontram incrustadas em uma matriz extracelular rica em fibras colgenas e fosfato de clcio, alm de outros ons minerais. A rigidez de um osso se d pela associao dos cristais de fosfato de clcio fibras. O osso possui uma rede de canais dotados de vasos sanguneos e nervos que levam alimento para os ostecitos, denominado sistemas haversianos visto que essas clulas se encontram em uma matriz mineralizada. Caractersticas: MEC abundante e rgida Funes: Sustentao das partes moles; Apoio ao movimento muscular; Proteo de rgos vitais; Reserva de clcio.

Clulas do tecido sseo Osteoblastos: sintetizam a matriz ssea e bombeiam ons clcio do plasma sanguneo para o osso. Osteoclastos: so clulas grandes e multinucleadas. So responsveis pela degradao da matriz ssea. Liberam ons clcio do osso para o plasma sanguneo. Ostecitos: so clulas pequenas e possuem poucas organelas. So menos ativas e so responsveis pela nutrio do osso.

A principal funo do tecido sseo sustentao do corpo. O maior osso do corpo humano o fmur, medindo cerca de 45 centmetros de comprimento. Os menores ossos do corpo so os da orelha mdia (bigorna, estribo e martelo), com cerca de 0,25 centmetros cada um.

86

No interior dos ossos longos existem cavidades onde se aloja a medula ssea vermelha, responsvel pela produo de clulas sanguneas, as hemcias. Alguns ossos tambm apresentam uma cavidade central, onde se localiza a medula ssea amarela (tutano), rica em clulas adiposas.

Os ossos tambm servem de reservatrio de clcio par ao organismo. Os hormnios produzidos pelas glndulas tiride (calcitonina) e paratireide (paratormnio) controlam o transporte de clcio dos ossos para o sangue e vice-versa. Osteoporose uma doena que afeta os ossos que pode ser ocasionada por diversos fatores, como a produo excessiva de paratormnio, estimulando o aumento o nmero de osteoclastos, que digerem a matriz ssea, causando sua degenerao; a deficincia de vitamina A, que equilibra a atividade dos osteoblastos e dos osteoclastos, regulando assim a reconstruo ssea; a falta de exerccios fsicos, que estimula a osteognese a partir da trao que os tendes dos msculos aplicam sobre os ossos. Tipos de ossificao A ossificao a formao de tecido sseo a partir de uma estrutura cartilaginosa ou conjuntiva que sirva de base. Ossificao endocondral: a ossificao que ocorre dentro da cartilagem. Consiste na substituio gradativa de tecido cartilaginoso por tecido sseo. A formao da maioria dos ossos ocorre dessa maneira.

87

Ossificao intramembranosa: consiste na formao do tecido sseo no interior de uma membrana de tecido conjuntivo que serve de molde para o osso. Os ossos da caixa craniana se formam dessa maneira.

No caso de uma fratura ssea, macrfagos e osteoclastos entram em ao, removendo cogulos, matriz ssea destruda e ostecitos mortos. As clulas mesenquimatosas presentes no peristeo passam a se multiplicar ativamente, diferenciando-se em ostecitos e osteoblastos. Inicialmente, formado um tecido desordenado, chamado calo sseo. Com o passar do tempo, o tecido sseo se organiza e volta sua estrutura normal. TECIDO HEMATOPOTICO responsvel pela formao dos diversos tipos de clulas sanguneas. O tecido hematopoitico dividido em linfide, que encontrado no bao, no timo e nos gnglios linfticos. responsvel pela produo de alguns tipos de leuccitos (glbulos brancos). O tecido hematopoitico mielide responsvel pela produo de outros tipos de leuccitos, hemcias (glbulos vermelhos) e plaquetas.

TECIDO SANGUNEO O sangue considerado um tipo de tecido conjuntivo pelo fato de apresentar clulas separadas por uma grande quantidade de matriz extracelular, denominada plasma. O plasma corresponde 55% do volume sanguneo, e os 45% restantes correspondem aos elementos figurados do sangue, que so as clulas sanguneas (produzidas pelo tecido hematopoitico). Uma pessoa com cerca de 70 kg tem aproximadamente 5 litros de sangue, que exerce funes muito importantes no organismo: transporte de gases (O 2 e CO2), excrees, hormnios, protege o corpo contra a invaso de agentes infecciosos. Componentes do sangue Plasma sanguneo: cerca de 90% da massa do plasma gua, e o restante constitudo por protenas, sais, hormnios nutrientes, gases e excrees. A funo do plasma transportar os nutrientes pelo corpo at as clulas e eliminar as excrees. Hemcias: so conhecidas tambm como eritrcitos ou glbulos vermelhos. Possuem forma de disco, e em seu interior existem molculas de hemoglobina (protena responsvel pela colorao vermelha do

88

sangue). Nos mamferos, as hemcias no possuem ncleo, que eliminado durante o processo de diferenciao celular. As hemcias so as clulas mais abundantes no sangue, nas mulheres adultas saudveis so encontradas cerca de 4,5 milhes de hemcias por milmetro cbico de sangue, nos homens so encontradas cerca de 5 milhes de hemcias por mm de sangue. Uma hemcia adulta repleta de molculas de hemoglobina, que a protena responsvel pela captura de molculas de oxignio nos pulmes e pelo seu transporte para todos os tecidos do corpo. Uma mo molcula de hemoglobina formada por quatro cadeias polipeptdicas, cada uma combinada a um grupo heme, que consiste em um tomo de ferro (Fe) unido a uma molcula orgnica no-protica.

As hemcias humanas vivem cerca de 120 dias, aps, so destrudas no fgado e no bao. Sua produo controlada por um mecanismo chamado de feedback negativo ou retroalimentao negativa. O processo de retroalimentao negativa ocorre quando os tecidos no esto recebendo oxignio suficiente, os rins estimulam a transformao de uma protena do plasma em um hormnio chamado eritropoetina. Portanto, a produo de hemcias chamada de eritropoese. Anemia: uma doena em que o transporte de gs oxignio prejudicado pelo fato da diminuio da quantidade de hemoglobina no sangue. A anemia falciforme ou siclemia uma forma de anemia hereditria. causada por uma mutao em um gene que codifica a cadeia da hemoglobina. Essa mutao consequncia da alterao de apenas um aminocido (cido glutmico por valina). Por conta disso, a hemoglobina se torna menos solvel e se deforma em condies de baixa presso de oxignio, como nos capilares sanguneos. Nesse caso, a hemcia adquire a forma de uma foice. As hemcias deformadas no so capazes de passar pelos capilares sanguneos com eficincia, dificultando a circulao do sangue e causando danos aos tecidos.

Leuccitos: tambm chamados de glbulos brancos. Possuem forma esfrica e so nucleados. A funo mais importante defender o organismo contra microrganismos ou substncias estranhas. Podem ser classificados em dois tipos: granulosos, que apresentam granulaes no citoplasma (neutrfilos, eosinfilos e basfilos), e agranulosos, que no apresentam granulaes no citoplasma (moncitos e linfcitos B e T). Granulosos Neutrfilos: possuem forma esfrica e ncleo trilobado. So responsveis pela fagocitose de bactrias e corpos estranhos. Eosinfilos: possuem forma esfrica e ncleo bilobado. So responsveis pela produo de histamina (substncia vasodilatadora) nas reaes alrgicas e doenas provocadas por parasitos. Basfilos: possuem forma esfrica e ncleo irregular. Tambm participam dos processos alrgicos e produzem heparina (anticoagulante) e histamina. Agranulosos

89

Linfcitos B: so responsveis pela produo de protenas denominadas anticorpos, que reconhecem microrganismos e substncias estranhas que entram no corpo e as combatem. Linfcitos T: estimulam a produo de anticorpos pelos linfcitos B, atacam e destroem clulas anormais, como as cancerosas ou as infectadas por vrus. Em conjunto, os linfcitos B e T so responsveis pela imunidade de um organismo. Possuem forma esfrica com o ncleo esfrico tambm. Moncitos: possuem forma esfrica e ncleo ovalado ou riniforme. So responsveis por originar os macrfagos e os osteoclastos, que so clulas especializa das me fagocitose. Plaquetas: so fragmentos citoplasmticos originados na medula ssea vermelha, tambm chamados de trombcitos. So agentes importantes na coagulao sangunea. Quando h um ferimento, elas aderem s fibras colgenas dos vasos sanguneos lesados e liberam uma enzima denominada tromboplastina, que atua juntamente com o clcio presente no sangue catalisando a protrombina em trombina. Essa protena catalisa a converso de outra protena sangunea, o fibrinognio em fibrina. A fibrina uma protena fibrosa cujas molculas se entrelaam formando uma rede. As hemcias, incapazes de atravessar a rede de fibrina formada, acumulam-se dando origem ao cogulo, estancando a hemorragia.

Existe uma doena hereditria que afeta a coagulao sangunea, a hemofilia ou doena hemorrgica. A pessoa hemoflica no capaz de produzir os fatores de coagulao, podendo ocorrer grandes sangramentos em pequenos cortes externos, alm de apresentar hemorragias internas, principalmente nas articulaes. O nico modo de evitar as hemorragias por meio de transfuso de sangue ou plasma frescos, ou a injeo contendo fatores de coagulao.

4 TECIDO MUSCULAR O tecido muscular constitudo por clulas alongadas capazes de contrair denominadas fibras musculares. Os msculos representam cerca de 40% da massa corporal, sendo responsveis por todos os

90

movimentos do corpo. Nos msculos existe tambm tecido conjuntivo, no qual esto situados os vasos sanguneos que atuam na nutrio e na oxigenao das clulas musculares. As clulas musculares, bem como as suas estruturas possuem nomes especficos: Micito: clula muscular; Sarcmero: unidade de contrao da clula; Sarcolema: conjunto formado pelo endomsio e a membrana celular; Sarcoplasma: citoplasma da clula; Retculo sarcoplasmtico: retculo endoplasmtico liso; Miofibrilas: filamentos do citoesqueleto responsveis pela contrao. 4.1 TIPOS DE TECIDO MUSCULAR Tecido muscular estriado esqueltico Constitui a maior parte da musculatura do corpo. Suas clulas so grandes, possuem forma cilndrica e so multinucleadas. Neste tipo tecido, os micitos (fibras musculares) percorrem o msculo de ponta a ponta. A musculatura estriada esqueltica recobre o esqueleto e est ligada aos ossos atravs dos tendes. As fibras musculares (micitos) constituem de 75% a 90% do volume total da musculatura estriada esqueltica, o restante constitudo por tecido conjuntivo, nervos e vasos sanguneos. Os msculos estriados esquelticos podem realizar as contraes voluntariamente, ou seja, so contrados quando queremos. Caractersticas: Contrao rpida e forte; Contrao voluntria e descontnua.

Estrutura da fibra muscular estriada esqueltica No interior de um msculo, cada fibra muscular revestida por um envoltrio constitudo por uma rede de filamentos de protena denominado endomsio, que se prolongam at os tendes, ligando a fibra a eles. Essas fibras revestidas so agrupadas em feixes envolvidos por uma membrana de tecido conjuntivo denominada perimsio, rica em fibras colgenas. O conjunto de feixes musculares , por sua vez, envolvido por um envoltrio de tecido conjuntivo rico em fibras colgenas que recobre todo o msculo, denominado epimsio.

91

Organizao das miofibrilas As miofibrilas apresentam um padro de repetio de faixas (estrias) transversais, e cada unidade de repetio chamada de mimeros ou sarcmeros, que so delimitados por dois discos transversais denominados linhas Z ou discos Z. Cada mimero possui trs faixas ou bandas mais claras, separadas por duas faixas mais escuras. As faixas escuras correspondem ao local onde os filamentos de actina se sobrepem aos de miosina, e as faixas claras correspondem aos locais onde estes filamentos no esto sobrepostos.

Nas faixas claras laterais no existem filamentos de miosina, essas regies so denominadas de bandas I. Na faixa clara central no existem filamentos de actina, esta faixa recebe o nome de zona H. A poro central dos mimeros, correspondente localizao dos filamentos de miosina e actina chamada de banda A.

Os filamentos de actina so dispostos paralelamente, com uma das suas extremidades presa linha Z e a outra livre. A contrao muscular ocorre quando os filamentos de actina deslizam sobre os filamentos de miosina, aproximando as linhas Z, diminuindo o comprimento do sarcmero. Dinmica da contrao muscular A contrao muscular realizada a partir de um estmulo nervoso vindo de uma terminao nervosa presente em cada fibra muscular, que se propaga para o interior dessa fibra atingindo o retculo 2+ sarcoplasmtico, provocando a liberao de ons Ca armazenados em suas bolsas. Esses ons se espalham pelo sarcoplasma (citoplasma) e entram em contato diretamente com as miofibrilas, provocando a contrao. Na presena do clcio, as molculas de ATP reagem com as extremidades das molculas de miosina, fazendo com que elas se liguem s molculas de actina adjacentes e se dobrem rapidamente, fazendo os filamentos de actina se deslocarem em direo ao centro do sarcmero.

92

Quando o estmulo nervoso interrompido, ocorre a interrupo da sada de ons Ca das bolsas do retculo sarcoplasmtico e os ons livre no citoplasma so rapidamente recolhidos para o interior do retculo. A miosina se separa da actina e os sarcmeros se distendem, provocando o relaxamento da musculatura. Energia para a contrao muscular A quantidade de ATP disponvel em uma clula muscular no suficiente para realizar uma contrao muscular duradoura e eficiente. Porm, existe uma substncia orgnica denominada creatina que ocorre em grandes quantidades nas fibras musculares. Essa molcula pode ser fosforilada e armazenar fosfatos de alta energia. Quando o suprimento de ATP acaba, a fosfocreatina, fosfato de creatina ou creatina-fosfato fornece fosfatos energticos para o ADP, formando novas molculas de ATP. Essa substncia uma fonte indireta de energia para a contrao muscular. O glicognio um polissacardeo formado por centenas de unidades de glicose unidas entre si. As clulas armazenam esse polissacardeo em grandes quantidades, por isso, constitui um reservatrio de energia de mdio prazo. Ele transformado em molculas de glicose, que so utilizadas na respirao celular, gerando ATP.

2+

Os msculos possuem cor avermelhada devido presena de uma protena denominada mioglobina, que semelhante hemoglobina, porm constituda por uma nica cadeia polipeptdica ligada a um grupo heme. Cada mioglobina capaz de se ligar a apenas uma molcula de oxignio, armazenando-o no interior da clula para momentos de atividade muscular elevada.

93

Durante prticas esportivas de alta intensidade, a quantidade de oxignio disponvel que chega at a musculatura pode no ser o suficiente para suprir as demandas respiratrias das fibras musculares. Quando isso ocorre, as fibras musculares passam a produzir ATP por meio de um processo denominado fermentao lctica. O acmulo de cido lctico nos msculos causa dor e intoxicao das fibras musculares. Ele transportado at o fgado pelo sangue e convertido em glicose atravs do processo chamado gliconeognese, que a gerao de glicose a partir de substncias de natureza no-glicdicas, tais como cido lctico e aminocidos. Tecido muscular estriado cardaco encontrado apenas no corao. As fibras musculares que compem este tipo de tecido muscular possuem um ou dois ncleos centrais. As fibras estriadas cardacas possuem estrias transversais, como o tecido muscular estriado esqueltico, mas essas estrias no esto agrupadas em feixes formando miofibrilas. As clulas musculares cardacas possuem endomsio, mas no apresentam perimsio nem epimsio.

As fibras musculares cardacas apresentam junes tipo gap, chamadas tambm de discos intercalares. por causa dessas junes que os estmulos se espalham por todas as clulas cardacas, fazendo o corao todo se contrair. Essas fibras se contraem somente aps receber estmulos das clulas nervosas em contato com elas.

A contrao do msculo cardaco involuntria, se contraem independentemente da nossa vontade. A frequncia de contraes do msculo cardaco chamada de frequncia cardaca, podendo variar de acordo com fatores como grau de atividade fsica, condies de sade e situaes de estresse. A frequncia cardaca normal de 70 a 80 batimentos cardacos por minuto; durante o sono, de 35 a 50 batimentos e durante exerccios fsicos intensos os batimentos podem ultrapassar 180 por minuto, aumentando a atividade metablica devido o aumento da velocidade de circulao do sangue. A frequncia cardaca definida por um grupo de clulas musculares cardacas modificadas formando o chamado marca-passo cardaco ou n sinoatrial, que gera a cada segundo um sinal eltrico que se propaga pela musculatura do corao, promovendo a contrao da musculatura cardaca.

94

Tecido muscular liso (no-estriado) Tambm pode ser chamado de tecido muscular visceral, porque encontrado em rgo viscerais, como o estmago, o intestino e o tero, e tambm encontrado nas paredes dos vasos sanguneos. constitudo por clulas fusiformes (alongadas) com o ncleo localizado no centro e de forma alongada. No possuem perimsio nem epimsio. As fibras musculares lisas possuem contrao lenta e involuntria.

5 TECIDO NERVOSO O tecido nervoso constituinte do principal sistema de integrao do corpo, o sistema nervoso. O sistema nervoso humano dividido em dois: sistema nervoso central (SNC) e sistema nervoso perifrico (SNP). O sistema nervoso central responsvel pelo processamento e integrao das informaes. Fazem parte dele o encfalo, que em humanos adultos pode pesar cerca de 1,4 Kg e preenche totalmente a caixa craniana e a medula espinhal, que um cordo medindo at 1,7cm de dimetro, alojado no interior do canal formado pelas perfuraes das vrtebras da coluna vertebral. Do encfalo e da medula espinhal partem os componentes do sistema nervoso perifrico, que responsvel pela conduo das informaes entre os rgos receptores de estmulos, o SNC e os rgos efetuadores (os msculos e glndulas, por exemplo). Os nervos, que so como fios finos de colorao esbranquiada, que se ramificam e chegam a todas as regies do corpo. Os gnglios nervosos so dilataes que contm corpos celulares de neurnios, de onde partem os nervos.

95

Neurnios So clulas especializadas na conduo de impulsos nervosos. Eles apresentam uma regio volumosa onde se concentram o citoplasma e o ncleo. Essa regio recebe o nome de corpo celular, de onde saem vrios prolongamentos citoplasmticos que constituem as neurofibras ou fibras nervosas, que podem ser de dois tipos: dendritos e axnios. Os dendritos so prolongamentos ramificados especializados na recepo dos estmulos de outros neurnios ou de clulas sensoriais. O axnio o prolongamento mais longo dos neurnios, e pode ser ramificado. Sua funo transmitir os impulsos nervosos provenientes dos dendritos e do corpo celular para outras clulas, principalmente para outros neurnios ou para clulas musculares.

96

A passagem da informao se d pela regio final e ramificada do axnio, os telodendros, onde existem pequenas dilataes chamadas botes sinpticos, que contm vesculas com mensageiros qumicos que levam o impulso nervoso para as outras clulas.

Os neurnios podem ser classificados de acordo os tipos de dendritos e axnios. Neurnios multipolares Apresentam somente um axnio e vrios dendritos ramificados. So considerados o tipo mais comum de neurnios e esto presentes no encfalo e na medula espinhal. Neurnios bipolares Apresentam somente um axnio e um dendrito, localizados em posies opostas. So responsveis pela transmisso das informaes captadas por rgos sensitivos ao SNC. Neurnios pseudo-unipolares Apresentam somente uma neurofibra, que corresponde ao dendrito e ao axnio. O impulso gerado no dendrito pode seguir diretamente para o axnio sem passar pelo corpo celular. Esses neurnios fazem parte de gnglios nervosos e levam informaes de sensores da pele ao SNC.

97

Clulas da glia Tambm chamadas de clulas gliais ou glicitos, so componentes do tecido nervoso cuja funo envolver proteger e nutrir os neurnios. Os principais tipos de glicitos so os astrcitos e os oligodendrcitos, localizados no SNC, as micrglias, localizadas no SNC e no SNP, e as clulas de Schwann, localizadas no SNP. Astrcitos: so caracterizados por possurem vrios prolongamentos citoplasmticos. Alguns desses prolongamentos se ligam a capilares sanguneos e outros a neurnios. Essas ligaes podem auxiliar na nutrio dos neurnios, ao permitir a passagem de substncias vindas do sangue. Tambm so responsveis pela sustentao fsica do tecido nervoso e pelo processo de recuperao de leses, ocupando os espaos que os neurnios ocupavam em caso de morte destes com um tecido de cicatrizao resultante da multiplicao dos astrcitos. Oligodendrcitos: so clulas que tambm possuem prolongamentos, que se enrolam sobre as neurofibras do SNC, envolvendo-as com camadas de sua membrana plasmtica que constitui a bainha de mielina, que auxilia na transmisso dos impulsos nervosos isolando o neurnio como se fosse um fio encapado. Clulas de Schwann: so clulas presentes no SNP e desempenham papel semelhante ao dos oligodendrcitos no SNC. Seus prolongamentos se enrolam sobre as neurofibras que constituem os nervos. Micrglias: so macrfagos especializados em fagocitar restos celulares presentes no sistema nervoso.

Ao longo do comprimento de uma neurofibra mielinizada apresenta interrupes chamadas de ndulos de Ranvier, que so pontos de separao entre as clulas da glia adjacentes que forma a bainha de mielina. Pacientes com esclerose mltipla sofrem com a degenerao gradual da bainha de mielina, tendo como conseqncias a perda progressiva da coordenao nervosa, ocorrendo alteraes de sensibilidade e fraqueza muscular, seguida de perda progressiva da capacidade de andar. Ocorrem tambm distrbios emocionais, incontinncia urinria e queda da presso arterial. Cada neurofibra revestida por uma membrana de tecido conjuntivo denominada endoneuro. O conjunto de neurofibras revestidas cada uma com endoneuro envolvida por uma membrana conjuntiva denominada perineuro. Os vrios conjuntos de neurofibras so revestido tambm por uma membrana conjuntiva denominada epineuro.

98

Sinapses nervosas a regio de proximidade entre a extremidade de um axnio e a extremidade de um dendrito, onde ocorre a transmisso do impulso nervoso. Quando essa sinapse ocorre entre um axnio e uma clula muscular, chamada de sinapse neuromuscular. Sinapse eltrica: ocorrem nas regies relacionadas com a produo de movimentos rpidos e repetitivos. Nessas sinapses no existem neurotransmissores, as membranas das clulas se comunicam atravs de junes do tipo gap.

Sinapse qumica: o tipo mais comum de sinapse nervosa. caracterizada pela ausncia de contato fsico entre os neurnios nos locais de passagem dos estmulos nervosos. Os neurotransmissores utilizados nesse tipo de sinapse so localizados nas extremidades dos axnios, que so dilatadas e seus citoplasmas possuem vesculas com essas substncias. O espao entre as extremidades dos neurnios envolvidos na sinapse chamado de fenda sinptica. Quando os neurotransmissores so liberados na fenda sinptica se ligam a protenas receptoras do neurnio ps-sinptico, originando um novo impulso. Quando no h necessidade da continuao do estmulo nervoso, os neurotransmissores so destrudos por enzimas.

Todas as imagens contidas nesse material esto disponveis em: http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi

99

EXERCCIOS ENEM

100

101

102

103

GABARITO

EXERCCIOS VESTIBULAR

104

GABARITO 1

105

REFERNCIAS AMABIS, J. M., MARTHO, G. R. Biologia das Clulas, 2. ed. v. 1. So Paulo: Moderna, 2004. 464 p. CURSO DE APERFEIOAMENTO AOS VESTIBULARES. Citologia e Histologia. Juiz de Fora: CAVE, 2011. 180 p. JNIOR, C. S.; SASSON, S. Biologia, 8. ed. v. 1. So Paulo: Saraiva, 2005. 400 p. LINHARES, S.; GEWANDSZNAJDER, F. Biologia Hoje, 1. ed. v. 1. So Paulo: tica, 2010. 464 p. MENDES, R. Biologia: caderno de reviso. So Paulo: Moderna, 2011. 151 p. PAULINO, W. R. Biologia, 1. ed. v. 1. So Paulo: tica, 2005. 320 p.

106

You might also like