You are on page 1of 4

Dicas breves para a formulao de um projeto de pesquisa

Prof. Dr. Jos da Silva Simes


rea de Lngua e Literatura Alem Departamento de Letras Modernas Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas Universidade de So Paulo

Todo o projeto de pesquisa est baseado em um desejo de investigao. Para que voc possa formular um bom texto, no qual explicite como pretende desenvolver sua pesquisa, voc deve atentar para as especificidades dos textos acadmicos. Entre as regras para se construir um bom projeto de pesquisa, est ter clareza a respeito das partes que compreendem esse tipo de texto. Se voc for pesquisar sobre o assunto nas pginas dos cursos universitrios de todo o mundo e nas indicaes dadas pelas agncias de fomento (CNPq, Fapesp, Capes), ver que h um consenso em relao aos tpicos bsicos que caracterizam o grande grupo de textos acadmicos, sejam eles os projetos de pesquisa, os artigos cientficos, as dissertaes de mestrado, as teses de doutorado, os relatrios (parciais ou finais) de pesquisas. As mesmas regras orientam a organizao das apresentaes orais em eventos cientficos (seminrios de pesquisa, simpsios, jornadas, congressos). Via de regra, tambm para um projeto de pesquisa, essas partes devem ser apresentadas na seguinte ordem: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Ttulo Resumo Introduo Justificativa Objetivos Pressupostos tericos Metodologia de pesquisa Cronograma Bibliografia

Este texto no tem a pretenso de se tornar uma camisa de fora para que voc organize seu projeto de pesquisa. A idia esclarecer sobre aquilo que o seu futuro orientador gostaria de ler no texto que ir enviar para ele avaliar se ir aceitar orientar sua pesquisa ou no. Lembro que sempre h a possibilidade de construir um (pr-)projeto atravs do dilogo com o futuro orientador. Assim, a cada verso enviada, ele poder fazer observaes e sugestes de acrscimo ou supresso que ele julgar relevantes para o seu tema de pesquisa. Fazer cincia , antes de mais nada, saber fazer as perguntas certas. A dvida e o desconhecimento que nos levam s descobertas, portanto, se no conseguimos fazer perguntas relevantes sobre nosso tema, ento talvez no tenhamos clareza a respeito dele e se no temos boas perguntas, no temos um bom tema. Sendo assim, j sugiro de antemo algumas perguntas como forma de dar um pontap inicial sua redao. Proponho abaixo questes que julgo relevantes para cada uma das partes que devem estar contidas na redao do seu projeto. V preenchendo seu texto tentando responder a algumas delas e (MUITO IMPORTANTE) proponha voc mesmo as perguntas especficas sobre seu tema que julgar relevantes. No se esquea de que voc est propondo um projeto de pesquisa, portanto, no tem respostas ainda, por enquanto s tem perguntas.

Como vimos, o texto final de seu projeto deve apresentar as parte acima enumeradas na ordem proposta. No entanto, sabemos que s poderemos escrever determinadas partes do texto, depois de ter produzido outras, justamente numa ordem que no aquela acima. S posso enumerar os objetivos da pesquisa depois de definir um tema. S posso definir um tema depois de ter feito um levantamento do que h sobre o assunto atravs da apresentao dos pressupostos tericos e de ter colhido certa bibliografia sobre a rea de interesse. S posso escrever o resumo depois de ter definido o tema, ter preparado a introduo e a justificativa e, portanto, ter definido os objetivos, ter estudado bastante sobre os pressupostos tericos e ter estabelecido tanto a metodologia de pesquisa como o cronograma. E, por fim, s posso definir o ttulo do projeto depois que todas as outras partes estiverem prontas. Por este raciocnio, veremos que a ordem acima fica praticamente invertida na hora de preparar o texto. E tem que ser justamente assim, para que, quando o projeto fique pronto, o meu leitor possa acompanhar facilmente o percurso escolhido por mim. Assim, proponho a voc que prepare seu texto na seguinte ordem, levando em conta as perguntas que vou inserindo para cada uma dessas partes: 1.

Justificativa
Eu tenho uma idia preliminar sobre o meu tema? Eu consigo definir previamente o propsito de minha pesquisa? Voc vai precisar responder mais claramente a esta pergunta na hora de definir os seus objetivos. Ainda mesmo sem ter que definir exatamente o seu tema, pense a respeito disso: O que me levou a querer estudar esse tema? Por que eu acho que importante pesquisar sobre esse tema? Que hipteses eu tenho a respeito do assunto? Tenho clareza que uma hiptese pode me levar a uma tese, mas que s posso definir e defender essa tese a partir dessas hipteses? Que resultados eu pretendo alcanar ao final da pesquisa? Muitas vezes suspeitamos que o resultado ser x ou y por conta de tendncias que j observamos em determinados contextos.

2. Pressupostos tericos e bibliografia


Que autores j estudaram sobre o assunto? Que autores eu pretendo ler ao longo do meu projeto? Faa uma agenda de leituras. Que afirmaes fizeram a respeito das hipteses que eu apontei acima? Em que medida eu concordo com essas afirmaes? Discordar uma maneira muito especial de produzir cincia. uma forma de estabelecer dilogo entre pesquisadores.

3. Objetivos
J tenho bem clara a amplitude de meu tema? O tema que propus no muito amplo ( Deus e seu mundo) ? Cuidado para no afunilar demais, o que pode fazer com que seu tema seja pouco interessante e no lhe permita fazer afirmaes mais gerais sobre o assunto. O que exatamente eu quero fazer em termos prticos ao longo da minha pesquisa?

O meu trabalho unicamente terico ou tem tambm uma parte prtica com a aplicao e anlise de atividades como questionrios, produes textuais especficas de um determinado grupo de controle? Vou trabalhar com um grupo de controle, investigando informantes? Que verbos eu vou utilizar para definir os meus objetivos? Ser que no estou usando verbos pouco operacionalizveis do tipo refletir, analisar, pensar sobre? Ser que consegui reunir verbos operacionais bons para definir os objetivos da pesquisa, como quantificar, comparar x e y, opor x e y, enumerar?

4. Introduo
Agora que defini a justificativa e os objetivos do trabalho, ser que j posso apresentar previamente o trabalho que pretendo fazer, enumerando as partes que pretendo fazer constar no texto final? J tenho um ndice prvio das sees ou dos captulos do meu trabalho?

5. Resumo
Ser que nesse ponto j consigo ter uma idia geral do projeto? Consigo vislumbrar alguns resultados? J defini bem o tema?

6. Ttulo
Depois do exerccio feito at aqui, j consigo restringir bem o ttulo do meu trabalho, para que os leitores possam saber do que trato nesse texto?

7. Metodologia de pesquisa
Que instrumentos vou utilizar para analisar os resultados que pretendo reunir? Minha anlise ser quantitativa ou qualitativa? Que mecanismos prticos vou aplicar em minha pesquisa? Como vou coletar dados empricos (prticos) para a minha pesquisa? Quem so os meus informantes? Onde vou desenvolver a pesquisa emprica? Quanto tempo vai durar a fase de coleta? Que lugar a fase de coleta ocupa no desenvolvimento do projeto todo?

8. Cronograma
Tenho real noo da dimenso do meu trabalho? Consciente e seguro do tema escolhido por mim, consigo organizar um cronograma de trabalho, distribuindo-o em fases equilibradas entre a leitura da bibliografia, coleta de dados empricos e anlise dos resultados obtidos? Ser que no considerei tempo demais para a fase de coleta de dados, retardando a fase de anlise e interpretao? Reservei tempo suficiente para reelaborar as primeiras verses do texto final? Fiz uma tabela da qual constam as fases da pesquisa divididas em meses, bimestres ou semestres?

A princpio, sugere-se que um projeto de pesquisa de iniciao cientfica e mestrado tenham entre 10 e 20 pginas, ou algo em torno de 10 mil palavras. A extenso de seu texto vai depender da complexidade do tema proposto e tambm das fases de trabalho que voc far constar no tpico metodologia. A regra bsica : v direto ao ponto no pr-projeto, pois quem ir ler este texto sero seu futuro orientador e, eventualmente, o parecerista da agncia de fomento qual voc pede uma bolsa de estudos. Como esses leitores tm uma agenda de trabalho muito apertada, preciso ajud-los a entender de forma rpida e clara o propsito de seu trabalho. Estas so orientaes muito breves, que servem apenas como uma indicao inicial. Para detalhes sobre como preparar e redigir um texto acadmico, principalmente voltado para rea de pesquisa ligada aquisio e ao ensino de lnguas estrangeiras, sugiro que consulte as seguintes obras: BORTONI-RICARDO, Stella Maris (2008). O professor pesquisador: introduo pesquisa qualitativa. So Paulo: Parbola Editorial. (Estratgias de ensino, vol. 8) MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane; ABREU-TARDELLI, Llia Santos (2004). Trabalhos de pesquisa. So Paulo: Parbola Editorial. (Leitura e produo de textos tcnicos e acadmicos; vol. 4) MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane; ABREU-TARDELLI, Llia Santos (2005). Planejar gneros acadmicos. So Paulo: Parbola Editorial. (Leitura e produo de textos tcnicos e acadmicos; vol. 3) MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane; ABREU-TARDELLI, Llia Santos (2004). Resenha. So Paulo: Parbola Editorial. (Leitura e produo de textos tcnicos e acadmicos; vol. 2) MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane; ABREU-TARDELLI, Llia Santos (2004). Resumo. So Paulo: Parbola Editorial. (Leitura e produo de textos tcnicos e acadmicos; vol. 1) MARTINEZ, Pierre (2009). Didtica de lnguas estrangeiras. So Paulo: Parbola Editorial. MOTTA-ROTH, Dsire; HENDGES, Graciela Rabuske (2010). Produo textual na universidade. So Paulo: Parbola Editorial. ROCHA, Cludia Hilsdorf; BASSO, Edcleia Aparecida (Org., 2008). Ensinar e aprender lngua estrangeira nas diferentes idades: reflexes para professores e formadores. So Carlos: Editora Claraluz. ROJO, Roxane (2009). Letramentos mltiplos, escola e incluso social. So Paulo: Parbola Editorial. SEVERINO, A.J. (2000). Metodologia do Trabalho Cientfico. So Paulo: Cortez Editora, 2000.

You might also like