You are on page 1of 26

1

Natureza Comunicacional da Fotografia


Luciana Pereira dos. Santos luciana@kontraste.com.br Universidade Metodista de So Paulo/UMESP 2003.

Resumo
O trabalho aqui apresentado baseia-se nos dados recolhidos do projeto de dissertao de mestrado: O ENSINO DA FOTOGRAFIA NOS CURSOS DE JORNALISMO - Estudo Exploratrio das Universidades Paulistas que consistiu em um estudo de anlise comparativa e exploratria entre os conhecimentos sugeridos nas grades curriculares dos cursos de Comunicao Social de graduao em Jornalismo e, a bibliografia utilizada pelos professores de Fotografia Jornalstica. Este trabalho consistiu inicialmente na apresentao e contextualizao histrica da fotografia mundial e sua evoluo na graduao em Comunicao Social em Jornalismo no Brasil. A partir dessa abordagem averiguou-se sobre a Fotografia como sendo um produto hbrido da arte e da tcnica; a fotografia como meio; a fotografia como suporte miditico; a fotografia como suporte ao jornalismo e a Fotografia como gnero1 jornalstico. Palavras-Chave: Anlise - Graduao em Jornalismo Histria da Fotografia Fotografia Jornalstica.

A utilizao da palavra gnero tem grandes propores significativas, tomando nota desses significados, a autora no utiliza a palavra como: maneira, modo, estilo ou tipo, mas refere-se a gnero como: qualquer agrupamento de indivduos, objetos, fatos, idias, que tenham caracteres comuns (mensagens interpretativas); espcie, classe, casta, variedade, ordem, qualidade e uma classe ou natureza do assunto abordado por um artista.

Fotografia: produto hbrido da arte e da tcnica

luz, e de ghraphos que significa gravao. Fotografia quer dizer ento: gravao pela luz. Mas existe uma segunda forma que de origem oriental. No Japo, que se diz sha-shin, que quer dizer reflexo da realidade (LIMA, 1988, p.17), embora se possa notar que as duas noes no sejam excludentes. O desejo de retratar a natureza e perpetuar a sua imagem atravs dos sculos, j fervilhava na mente humana desde um passado muito remoto. Com a fotografia, tornouse possvel recriar e preservar cada momento que passa. A fotografia impregnou a vida humana, de tal maneira que hoje as pessoas quase no se do conta de sua presena. Dir-se- que o princpio da cmara escura j era conhecido por muito tempo. A luz que entra por um orifcio minsculo, dentro de uma caixa hermeticamente fechada e obscura, forma na parede oposta uma imagem invertida do exterior. A histria propriamente dita da fotografia tem incio somente em 1727, devido a uma descoberta no campo da fotoqumica que ainda em nossos dias continua sendo o elemento bsico para a realizao da fotografia. Trata-se do sal de prata. A primeira tentativa no sentido de fazer um registro da imagem na cmara, utilizando-se da ao da luz foi de Thomaz Wedgood, que iniciou seus ensaios fotogrficos um pouco antes de 1800, sensibilizando o papel exposto com nitrato de prata.

quase 165 anos a Academia de Cincias da Frana anunciava oficialmente o nascimento da fotografia. A palavra fotografia encontra em sua genealogia duas origens. A primeira vem da Grcia, dos vocbulos gregos photos, que quer dizer

Em seguida, assentava transparncias de pinturas e objetos planos, deixando-os sob a ao da luz. Porm, Thomaz Wedgood no conseguiu encontrar uma maneira de extinguir a sensibilidade do papel sobre a superfcie no exposta. J em 1822, Josepf-Nicphore Niepce encontrou uma substncia utilizada pelos gravadores para cobrir as placas de cobre antes de desenhar nestas, que servia como base para a proteo da placa, quando as linhas marcadas pelo desenhista eram corrodas pela ao de um cido. Essa substncia era chamada de betume da Judia. Sua utilizao na fotografia deu-se da seguinte forma: Nipce cobria uma placa de estanho com betume da Judia expondo-a por vrias horas, em contato direto com a luz, para em seguida limp-la, sendo que a placa era limpa com leo de lavanda nas pores de sombra que no haviam sido escurecidas pela luz conseguindo assim a primeira foto permanente. O daguerrtipo foi criado por um pintor, Louis-Jacques-Mand Daguerre, em Paris. Em uma placa de cobre, recoberta de prata, polida em um lado prateado da placa at que ficasse brilhante como um espelho, e quimicamente limpa Daguerre sensibilizava a placa, colocava-a invertida sobre uma caixa que continha partculas de iodo, cujos gases se combinavam com a prata, formando assim na superfcie um iodeto de prata, sensvel luz. Em seguida, colocava a placa em uma cmara. A luz que formava a imagem tica reduzia o iodeto de prata, re-convertendo-o em prata, conforme a intensidade da luz. Mais tarde Daguerre colocava a placa exposta, na que no havia imagem visvel, sobre uma caixa que continha mercrio aquecido. Seus gases ento formavam uma amlgama com a prata, e a imagem se fazia visvel. Ento a placa era banhada em uma soluo concentrada de sal comum, o que provocava no iodeto de prata, na parte exposta, uma relativa insensibilidade a uma futura exposio luz. Com o surgimento do daguerrtipo, a busca impaciente pela perfeio representativa se tornou uma busca inflexvel. De acordo com MACHADO (1984, p. 27):

(...) do daguerrtipo passamos ao caltipo e impresso direta em papel branco; da emulso ortocromtica (sensvel apenas s radiaes do azul e do violeta) passamos emulso pancromtica (sensvel a todo o espectro visvel); da pelcula preta e branca s viragens e depois representao em cores (tricotomia): da foto plana estereoscopia e ao holograma; da foto fixa ao cinema e, depois, do cinema mudo ao sistema sonoro, do cinema plano ao cinema em trs dimenses, da tela quadrada tela aberta em Cinemascope, Amplavision e em 180 graus.

Em princpio, a fotografia o resultado da unio de dois fenmenos: um de ordem fsica (a cmara escura) e outro de ordem qumica (a caracterstica fotossensvel dos sais de prata), mas a utilizao da mesma variou desde a sua descoberta. No ano de 1841 houve um aprimoramento das chapas, que se tornaram mais sensveis, objetivas mais luminosas, e um processamento qumico mais aprimorado, tornando assim possvel fotografia o retrato. Mas permaneciam determinadas marcas: inevitvel que os recursos e limitaes da tcnica deixem suas marcas na obra, independentemente da vontade dos artistas.(KUBRUSLY, 1991, p. 40). Isso ocorria devido ao longo tempo necessrio a que o modelo permanecesse esttico. Uma imobilidade de sacrifcios, sustentada com a ajuda de cadeiras especiais dotadas de pinas que serviam para segurar a cabea dos modelos durante o tempo necessrio de exposio. Faltava ento, somente um detalhe, importantssimo, a ser desenvolvido: o tempo de exposio ser reduzido o suficiente para que o modelo pudesse ser fotografado em um instante de segundo, no tendo que sustentar uma pose to artificial. A superao desse problema ocorreu em meados de 1941 com a descoberta de substncias aceleradoras. Graas a essas novas substncias qumicas, foi diminudo o tempo de exposio da chapa e dos modelos. Mas a utilizao do termo photographia iniciou-se anteriormente soluo desse problema de tempo de exposio e sensibilidade das chapas. O termo photographia foi empregado no Brasil pela primeira vez por Florence, um francs natural de Nice. Antoine Hercule Romualdo Florence chegou ao Brasil em 1824 e foi o pioneiro nos estudos sobre a sensibilidade de determinadas substncias qumicas luz.

Em 1830 Hercules Florence desenvolveu um processo de impresso ao qual denominou de Poligraphie. Esses estudos foram realizados por Florence no ento vilarejo de So Carlos (atual cidade de Campinas) que se localizava no interior da Provncia de So Paulo. Mas foi em 1833, que Florence realizou a sua primeira experincia fotoqumica, baseando-se em informaes de Joaquim Corra de Mello acerca das propriedades do nitrato de prata. Com a sua dedicao, Florence buscou e alcanou o aprimoramento da tcnica fotogrfica. Isso foi realizado por meio de um mtodo simples e funcional de impresso, apropriado para um ambiente desprovido dos mnimos recursos tecnolgicos como era o Brasil quele momento. Florence, de acordo com estudos realizados por Boris Kossoy, foi a primeira pessoa a utilizar o termo fotografia entre 1830 e 1833. A honraria da utilizao do termo, at ento era atribuda a Sir John Herschel, a quem a histria se referiu como tendo sido o primeiro empregar a palavra, em 1839. Alm de conseguir comprovar com seus estudos, que Hercules Florence utilizou o termo fotografia anos antes de Sir J. Herschel, no entendimento do autor KOSSOY (1980, p. 70): Fica, portanto, provado a menos que se descubra que algum outro pioneiro a tivesse empregado anteriormente -, que Hercules Florence foi o primeiro a usar o termo com uma antecipao de pelo menos cinco anos em relao a Sir John Herschel. A evoluo da fotografia e de sua tcnica foi gradativa e constante no Brasil. Por volta de 1860, j existiam cerca de trinta estabelecimentos comerciais no Rio de Janeiro dedicados fotografia. Por volta de 1900, existiu um importante personagem na fotografia brasileira: o fotgrafo ambulante, aclamado como lambe-lambe que se instalou em todos os locais. Aps esse movimento ambulante, que decaiu em decorrncia da criao de pequenos estdios, apareceu um outro movimento importante que teve sua origem na passagem do sculo: os fotoclubes 2. Entre 1840-45, todo explorador levava consigo nas viagens um profissional ou amador em fotografia, com o objetivo de registrar os resultados das exploraes e

Com o fotoclubismo nasce a fotografia artstica que consistia no seguinte: cada foto possua uma caracterstica prpria, sem a necessidade de uma representao da realidade.

descobertas. Outros percorriam regies distantes e fotografavam tudo o que pudesse interessar s pessoas que, do outro lado do mundo, estavam vidas por novos conhecimentos e imagens. Os esforos desses fotgrafos valiam a pena, pois quando retornavam vendiam s dzias as suas fotografias em formato de lbuns. As mesmas eram ampliadas em grandes tamanhos e que para o pblico continham milhares de novidades e sonhos. Por este pequeno levantamento, nota-se que a fotografia realmente foi, e ainda , um produto hbrido da arte e das tcnicas que foram desenvolvidas por pesquisadores e cientistas de distintas reas do conhecimento. Desde seu aparecimento, a fotografia tem revolucionado, mostrando em suas imagens fixadas em papel, cenas profissionais ou coloquiais do ambiente urbano, das pessoas, de diferentes paisagens e culturas por meio de documentrios.

A fotografia como meio

ualificar algo como um meio de comunicao classific-lo como um veculo para a transmisso de uma determinada mensagem. Esse veculo na comunicao social pode ser definido como um meio de comunicao. De

acordo com BERLO (1999, p. 66): Ns, mais tipicamente, olhamos para os meios pblicos de comunicao como veculos de mensagens: rdio, telefone, telgrafo, jornais, filmes, revistas, o palco, as tribunas pblicas, etc.. Nas pesquisas desenvolvidas, comumente estudam-se os meios pblicos de comunicao. Baseado nessas pesquisas pode-se afirmar que a fotografia um meio de comunicao pblico, pois se trata de um veculo transmissor de mensagens habitualmente utilizado. O estudo desses veculos, enquanto meios de comunicao, tornam-se parte integrante das anlises e pesquisas efetuadas com relao aos sistemas de comunicao atuais. Esses estudos caracterizam-se por um nome propcio: midiologia. Sendo assim, a midiologia pode ser descrita como um estudo das mediaes pelas quais uma idia, uma mensagem, se torna uma fora material 3, possuindo assim uma significao prpria. Essa fora material envolve-se de caractersticas prprias, sendo necessrio assim o desgnio de como so caracterizados a mensagem e o canal veculo transmissor. Segundo BERLO (1999, p. 65):
Suponhamos que ns dois queiramos conversar. Para faz-lo, precisamos dispor ambos de aparelhos codificador e decodificador que nos permitam
3

Grifo da autora.

traduzir impulsos eltricos (nervosos) internos em alguma mensagem fsica externa. Eu preciso ser capaz de falar; voc precisa ser capaz de ouvir.

Ou seja, para que uma fotografia funcione como um canal/veculo, esta precisa necessariamente dispor das analogias citadas. A mensagem produzida pelo codificador necessita chegar at ao decodificador atravs de algum meio/veculo, seja este visual, sonoro ou olfativo. A fotografia como meio/veculo envolve trs etapas para sua distino. So elas: 1 - As maneiras de codificar e decodificar mensagens, que com relao fotografia: seriam as imagens visuais utilizadas para compor a mesma com o auxlio da luz e da reao qumica; 2 - O meio/veculo da mensagem: a fotografia em questo revelada quimicamente e, 3 - O transportador do veculo: o papel fotogrfico. Com relao mensagem produzida pela fotografia, esta se torna uma fora material, pois utiliza a analogia entre o codificador e decodificador, sendo que a grande maioria das pessoas possuidora de tal mecanismo: o visual. Nota-se que enquanto o CAPUTTO, Robert. Lions. National Geographic.

pblico-alvo visualiza a fotografia, a luz penetra em seus olhos e excita os nervos pticos responsveis pela viso. Ao tirar uma fotografia, a luz entra pelo orifcio do maquinrio fotogrfico denominado diafragma e imprime formas na camada qumica da prata que reveste o filme. De certa forma, resumidamente, os olhos e a cmara trabalham de maneira semelhante, mas deve-se tornar claro que existe uma grande diferena entre visualizar o objeto e tirar uma fotografia do mesmo. Uma pessoa capaz de observar o mesmo que outra (sem distines de credo, cor, sexo, etc.) em uma fotografia. A viso necessita de claridade (iluminao ambiente ou

artificial) e de algo que projete uma imagem (algo fotografado e revelado em qumicos), para que ocorra a visualizao da mesma 4. Finalmente, caracteriza-se como veculo: a fotografia como um todo. Pois esta possuidora de todas as etapas acima citadas e tambm de analogias entre o codificador e o decodificador. Sendo essa questo da relao fotografia, meios e as mensagens clara e objetiva, classificam-se ento as fotografias, em si, como formas de expresso informativa, sejam elas coloquiais ou de outras formas, como as utilizadas em mdias informativas. H nessas fotografias acima citadas algo mais que simples reprodues. As fotografias tornam-se meio, pois:
As cmeras so aparelhos que constroem suas prprias configuraes simblicas, de outra forma bem diferenciada dos objetos e seres que povoam o mundo; mais exatamente, elas fabricam simulacros, figuras autnomas que significam as coisas mais que as reproduzem. (MACHADO, 1984, p. 11).

Sendo assim, as cmaras reproduzem no somente aquilo que fotografado, mas identidades, impresses que estabelecem representaes, uma construo nada indiferente perante a formao de bases de significao. Essa base de significao, de acordo com o autor MACHADO (1984, p.11) seria:
(...) uma vez que a imagem processada tecnicamente se impe como entidade objetiva e transparente, ela parece dispensar o receptor do esforo da decodificao e do deciframento, fazendo passar por natural e universal o que no passa de uma construo particular e convencional.

Essas

construes

particulares

convencionais passam-se por universais, pois so caracterizadas como mensagens que possuem um meio prprio para alardear-se. As

Geralmente nesses casos, utiliza-se o papel fotogrfico para transportar tal imagem, nesse exemplo cita-se a figura das Leoas - CAPUTTO, Robert. Lions. National Geographic - a qual pode ser visualizada ao lado do texto.

10

fotografias tornam-se uma mensagem de fcil interpretao, o veculo aqui caracterizado seria a prpria fotografia (a

pois

imagem processada tecnicamente) e a mensagem: a imagem fixada (de acordo com figura

acima). Segundo FLUSSER (1985, p. 28-29) A diferena fundamental entre os instrumentos e aparelhos que, enquanto os primeiros trabalham, os segundos no trabalham. Ou seja, os fotgrafos utilizam-se das mquinas fotogrficas (corpo 5, lentes e objetivas) com a funo de criar, produzir smbolos e significaes para o meio/veculo fotografia. Essa uma transfigurao muito utilizada por fotgrafos publicitrios que se utilizam dessa tcnica de modificar e alterar o objeto fotografado para acentuar-lhe o relevo e assim por diante, no intuito de transfigur-lo e aumentar assim o poder de convico de sua imagem. As leituras e interpretaes dessas imagens tecnicamente processadas, ou seja, desses signos devem ser levadas em considerao com muita cautela devido importncia e utilizao como meio e principalmente, devido aos desgnios que estas tm com relao ao entendimento de uma mensagem/imagem. Para GUTIRREZ ESPADA (1980, p. 33): La imagen es, ante todo, un signo, entendiendo signo, en su concepto ms amplio, como todo elemento que representa a la cosa. Sendo a fotografia um veculo impregnado de signos, esta tem uma importncia fundamental como canal/veculo, pois nada mais que um signo uma imagem processada tecnicamente que pode ser interpretado e visualizado por milhes de pessoas. Essas identificaes, anlises efetuadas, s apresentam com maior acepo a importncia que a fotografia miditica tem em nossa cultura.

Grifo da autora, pois a palavra em questo refere-se ao maquinrio sem as lentes e objetivas especficas para seu funcionamento, no cabendo citar nomes de marcas especficos de tais instrumentos.

11

A fotografia como suporte miditico

entre os campos tcnicos e de estudo, os que mais utilizaram o relacionamento que se institui entre a imagem e a linguagem que a fotografia capaz de transmitir foram os meios de comunicao de massa 6.

As fotografias so utilizadas como suporte miditico nos meios de comunicao de

massa de diversas formas e so apresentadas ao pblico de diferentes maneiras, como ornamentos, ilustraes, cartazes, fotografias em jornais, fotografias publicitrias, montagens, fotonovelas, alm do cinema.
O jovem deve avaliar, com sua prpria prtica, a fotografia tal qual usada em quantidades astronmicas nos Meios de Comunicao Sociais tais como imprensa, revistas, fotonovelas, publicidade, documentos sociais, etc.

(GUTIRREZ PREZ, 1978, p. 87). Percebe-se pela frase acima a dimenso e a importncia da fotografia como suporte na mdia, ou seja, sua grande utilizao nos meios de comunicao de massa em decorrncia da fcil identificao desse signo e sua mensagem. A fotografia pode ser considerada um suporte para o meio de comunicao visual, utilizada por vrios meios de comunicao de massa, sendo estes impressos e/ou audiovisuais.

No desconsiderando nessa forma de estudo, com relao aos meios de comunicao de massa, sua condio de sistema organizado com dinmica e caractersticas prprias.

12

A aplicao da fotografia tornou-se parte integrante nas publicaes, como ilustrao dos mais diferentes assuntos/temas, inclusive faz-se notar a sua utilizao nos primeiros reclames publicitrios. De acordo com o autor KOSSOY (1980b, p. 99):
Aspectos da vida rural, o incio do processo de industrializao e as transformaes das cidades, os destaques da vida social, os acontecimentos esportivos: o football, como se escrevia ento, e os torneios de regata, os picnics dominicais, as visitas de polticos de outros paises, os retratos cuidadosamente retocados dos polticos locais, os retratos das jovens donzelas da melhor sociedade da poca, seriam dentre muitos outros temas fotografados e intensamente inseridos nas primeiras revistas ilustradas que surgiam em nmero crescente, com a: Revista da Semana (1900), Ilustrao Brasileira (1901), Kosmos (1904), entre outros.

Aps o perodo de aperfeioamento das tcnicas, a fotografia tornou-se um suporte muito utilizado em revistas e jornais para a identificao e desvendamento de mensagens, alm de exercer um tipo de motivao para a compreenso das mensagens. A partir disso, tornou-se parte fundamental das publicaes e, na atualidade, est presente em todos os modernos meios de comunicao, como a internet, o jornal, a propaganda impressa, cinema, alm de auxlio na realizao de pesquisas, documentao social, documentao cientfica, entre outros. Dentre as mdias citadas, os estudos sobre a fotografia miditica caracterizaram-se principalmente com relao fotografia utilizada como signos icnicos no jornalismo, no cinema, na videografia e na propaganda impressa. A interpretao ou leitura desses signos necessria para o entendimento da mensagem, a fotografia utilizada como suporte facilita a interpretao dos mesmos. As fotografias so detentoras de significados, ou seja, tornam-se mensageiras de identidades ideolgicas e auxiliam na construo das mensagens nas quais aparecem. Uma mensagem deve conter um cdigo lingstico capaz de ser compreendido por todos os indivduos do grupo social ao qual destinado. A linguagem fotogrfica icnica utilizada nos meios de comunicao de massa em questo (jornalismo, cinema, videografia e propaganda impressa) em nossa sociedade atual deve ser considerada privilegiada, pois se caracteriza de tal forma permitindo que os indivduos de um grupo

13

social comuniquem-se por meio de seus respectivos cdigos lingsticos. Logo as mensagens utilizadas pelos meios de comunicao de massa devem ser dispostas de tal forma que o contedo da mensagem possa ser recebido por uma maior quantidade de indivduos. Considerando que os meios de comunicao de massa criam um determinado ambiente, no qual o indivduo tende a se sentir pertencente a uma cultura, os meios tambm, contribuem para colocar o indivduo em seu papel na sociedade. Os meios utilizam-se da despersonalizao de uma mensagem para efetuar uma uniformizao da mesma, procurando tornar uma mensagem possvel de ser destinada a uma enorme quantidade de alvos. 7 Assim, determinados cdigos sociais, como determinadas formas de arte, modos de expresso, so codificadas e imobilizadas pelos meios de comunicao de massas, pois so configurados de uma maneira relativamente rpida para que haja uma veloz aceitao pelos aclamados alvos e assim funciona tambm com as fotografias utilizadas pelos mesmos. Pode-se afirmar que a fotografia utilizada nos meios de comunicao de massas tambm um suporte, pois ela considerada analgica ao seu objeto real, j que no se utiliza a fotografia de um objeto para transparecer algum outro. Mas tambm no um retrato fiel da aparncia do real por completo, pois no se veicula apenas uma mensagem referencial. Em sua preparao h uma carga muito grande de conotaes, sendo estas mltiplas e complexas. A imagem do objeto no o objeto em si, no pode ser e no deve ser confundida com o prprio, pois a fotografia de algo real se constitui em um outro algo. Essa transformao do objeto em um outro vem sendo muito empregado. Os meios de comunicao de massas utilizam-se dessas grandes quantidades de cargas conotativas para obter um maior sustentculo para as mensagens veiculadas. Uma das principais utilizaes da fotografia como suporte e complementao encontra-se na imprensa nos jornais e em algumas mensagens publicitrias. O texto se faz acompanhar de algumas imagens e vice-versa. As fotografias se tornam
7 Entendendo-se por alvo o destinatrio coletivo, pensado e definido segundo certos critrios.

14

acompanhantes de caixas de textos na tentativa de tornar a notcia ou a pea publicitria mais provocativa, explicativa, ou mesmo aparecem como pura ilustrao. Na verdade, neste caso, texto e imagem no so excludentes, so mistas. A quantidade de fotos no Jornalismo impresso atual que acompanham os textos no possuem informaes suficientes para torna-los excludentes, apenas complementam-se.

15

A fotografia como suporte ao jornalismo

humana da sociedade. Aps tantos movimentos e modificaes, surge a massificao da imagem fotogrfica por via impressa. A primeira indstria de jornais ilustrada detm uma grande difuso no perodo entre guerras. Conforme GUTIRREZ ESPADA (1980, p.73) evidentemente, la fotografa a travs de la prensa adquira una nueva dimensin, pues abandona la difusin limitada y particularizada para ser recepcionada por un amplio pblico. A aceitao da imprensa de massa no cotidiano da sociedade, o ritmo da comunicao humana tornou-se cada vez mais intenso. Tornando-se assim, o primeiro e um importante veculo de comunicao a utilizar-se da fotografia de informao social, que est muito vinculada, at as datas atuais, ao fotojornalismo. Uma dimenso da utilizao da fotografia no jornalismo iniciouse com a arrasadora utilizao de desenhos, ilustraes e fotos pela aclamada imprensa amarela ou jornalismo amarelo. 8 Estes utilizavam diversos artifcios para chamar a ateno do pblico leitor, abusando de ilustraes, sensacionalismo, desenhos e todos
Frmula 1 Barrichello vence GP da Europa.

o final do sculo XIX estava claro para os pioneiros cientistas sociais, que os chamados novos veculos de comunicao de massa livros, jornais e revistas estavam trazendo grandes e importantes mudanas para a condio social e

O nome jornalismo amarelo apresenta-se devido utilizao de um desenho primitivo chamado de Garoto Amarelo em um desses jornais da dcada de 1890, de onde derivou o nome jornalismo amarelo para a imprensa da poca.

16

os tipos de estratagemas para seduzir o leitor. Dentre esses artifcios estava a fotografia, que a partir desse perodo tornava-se parte constituinte e fundamental da imprensa. Nota-se assim que o jornalismo utiliza-se do suporte dado pela fotografia visando a compreenso e a ilustrao de textos desde o advento da fotografia na mdia jornal. O jornalismo fotogrfico abriu uma nova era na comunicao humana, com a utilizao da fotografia em reprodues massivas, com a possibilidade de familiarizar rostos e personagens. De acordo com SCHMITT (2000, p.209):
A partir da surgiro outras tecnologias ligadas cmara cinema, televiso, vdeo e nossos olhos, que vem diariamente uma infinidade de imagens criadas pela cmara obscura, iro lentamente se acostumando a esse padro realista e objetivo de imagem.

A fotografia evoluiu de seu papel primitivo, apenas de ilustrao dos jornais a um dos principais suportes de mensagens utilizadas pela imprensa. Uma de suas principais caractersticas a de possibilitar clareza ao texto, auxiliando no entendimento do assunto publicado, com caractersticas predominantemente informativas. O jornalismo no utiliza uma simples foto, esta deve conter um sujeito, uma circunstncia e um ambiente, para que o leitor possa visualizar de tal forma as caractersticas do assunto tratado, podendo o leitor
REUTERS, Agency. World Trade Center. Folha On Line

pblico-alvo ter uma mentalizao pormenorizada de local, cidade, pas e tempo no sentido de pocasituao social, poltica e cultural na mensagem disposta. Ou seja, necessrio que a fotografia jornalstica traduza em sua linguagem o ocorrido de forma clara e indiscutvel, localizando assim o fato, o evento ou o episdio dentro do seu espao e da sua poca. No caso do jornalismo, o texto e a fotografia imagem no so excludentes. Para que a fotografia jornalstica seja excludente do texto em uma publicao necessrio que a fotografia esteja muito

17

bem definida em sua linguagem e enquadramento (conforme se verifica na figura ao lado). A definio, quer sejam dos locais, poca, pessoas e ambientes, teria que ser perfeita e com um aperfeioamento ainda no disponvel. Ou seja, absolutamente tudo o que compe a fotografia publicada necessitaria mesclar uma grande quantidade de informaes com a mais absoluta clareza para que o leitor possa vivenciar e entender toda a notcia. Com relao fotografia jornalstica utilizada na imprensa atual, sua mensagem e tcnica no so to complexamente aperfeioadas para que isso possa ser realizado. Sendo assim, coerentemente: texto e fotos no podem ser excludentes. Para a imprensa, a nica maneira de um jornal tornar-se to atraente quanto a televiso, abusar do uso de imagens, pois a passagem de uma informao para seu pblico ficar mais objetiva e intensa, se alm da utilizao da quantidade de texto, se fizer uso de uma imagem, desenho ou uma fotografia. Para LIMA (1998, p.129) a imprensa generalizou a escrita como a forma mais corrente de comunicao e expresso; o seu desenvolvimento incorporou sucessivamente o desenho, a gravura e a fotografia. Na imprensa, as fotografias que so utilizadas encontram-se em complementao com os textos, pois qualquer notcia portadora de uma fotografia ou ilustrao caracteriza-se como mais atrativa do que um simples texto sem imagem. Existem tambm, fotos jornalsticas que mantm uma relao
Mssil Tomahawk lanado do navio USS Philippine Sea contra o Afeganisto no dia 7 de outubro, iniciando a campanha militar contra o terrorismo.

REUTERS, Agncia. Mssil Tomahawk. Folha On Line

fotografia-texto, que so complementares, suas informaes unem-se e completam-se: a fotografia como gnero 9.

Faz-se notar ao lado do texto, na figura do Mssil Tomahawk, este gnero.

18

Fotografia como gnero10 jornalstico

eterminadas fotografias jornalsticas so particularmente privilegiadas porque se fixam na imaginao do pblico leitor, com um enorme poder de persuaso. So consideradas fotografias que induzem o leitor a viver a notcia.

Um dos estudos efetuados pelo autor MARQUES DE MELO (1972, p.143), afirma a

importncia do estudo da fotografia como gnero ao jornalismo:


Considerando a importncia da imagem nas revistas semanais, julgamos significativo um estudo especial das fotografias que ilustram as mensagens de informao jornalstica. Trata-se, portanto, de uma anlise de contedo de fotografias como recursos fundamentais do jornalismo interpretativo.

O autor utiliza-se do termo interpretativo, pois certamente em alguns momentos, determinadas fotografias so utilizadas como recursos de reteno e interpretao de mensagens, empregadas pela imprensa at a dcada atual. No caso do gnero jornalstico, a fotografia pode aparecer e variar conforme a nfase atribuda a um texto ou a imagem em questo. H alguns casos, em que a fotografia utilizada nesses meios de comunicao aparece como simples ornamento ou ilustrao, para iluminar ou autenticar a notcia, fazendo com que o pblico leitor possa verificar a autenticidade dos fatos relatados.

A utilizao da palavra gnero tem grandes propores significativas, tomando nota desses significados, a autora no utiliza a palavra como: maneira, modo, estilo ou tipo, mas refere-se a gnero como: qualquer agrupamento de indivduos, objetos, fatos, idias, que tenham caracteres comuns (mensagens interpretativas); espcie, classe, casta, variedade, ordem, qualidade e uma classe ou natureza do assunto abordado por um artista.

10

19

O fotojornalismo no pode ser definido apenas como objeto de apoio. Pois a mesma fotografia destinada publicao nos meios de comunicao impressos, principalmente nos jornais, partilham de uma comunho com os vrios fatores fotogrficos. Ou seja, h uma interligao entre os vrios fatores fotogrficos e o jornalismo como o retrato, a paisagem, fotografia histrica, fotografia artstica, e a factual, sendo que esses fatores devem estar em comum acordo com os valores estticos e interpretativos contidos em uma fotonotcia. Todos esses valores devem estar presentes para poder informar com facilidade e preciso. MCCURRY, Steve. A life revealed. National Geographic Mas existem determinadas e

importantes fotografias jornalsticas que vo alm da simples ornamentao ou

complementao. Estas exploram de tal forma as imagens que so detentoras, fazendo-se passar por uma fonte primria de informao 11, utilizando-se do texto somente para a chamada, o convite leitura 12. Para PAUL ALMASY (apud LIMA, 1988, p.17-18) a explicao de tamanha utilizao da fotografia no jornalismo a seguinte:
A explicao espacial da cultura, da poltica, das relaes sociais pode ser percebida. E isso uma coisa que a fotografia capta mais e melhor do que qualquer outra fonte de informao. Dessa forma as informaes que podem sair da fotografia so ilimitadas.

Nota-se nesse caso que existe alm de uma complementao ou apoio, a utilizao da fotografia que chega a subordinar o texto em questo.

Analisando as demais figuras apresentadas, a mesma que se apresenta ao lado do texto pode ser considerada uma fonte primria de informaes. 12 Grifo da autora.

11

20

Assim, verifica-se que existem casos em que o texto simplesmente se subordina fotografia, dando notcia/matria uma explicao que sem a utilizao da fotografia, talvez no fosse veiculada com tal clareza. Os meios de comunicao de massa, principalmente aos jornais, utilizaram-se no passado da fotografia como simples ornamento, passaram para a ilustrao e hoje, a fotografia utilizada pelo jornalismo como um produto universal de linguagem simblica. Ou seja, na atualidade, a fotografia passou a ser utilizada pela grande maioria dos jornais como um produto de signos visuais, com uma finalidade utilitria: tendo como destino o consumo pelas massas.

21

Referncias bibliogrficas:
ANDRADE, Mario de. Mario de Andrade: fotgrafo e turista aprendiz. So Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros, 1993. 124 p., il. AUMONT, Jacques. A imagem. Traduo Estela dos Santos Abreu. Campinas: Ed. Papirus, 1993. BAHIA, Juarez. Jornal, histria e tcnica. Vol. II. So Paulo: Ed. tica, 1990. BARDIN, Laurence. Anlise de contedo. Lisboa: Edies 70 Lda.,1977. BARTHES, Roland. A cmara clara nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. BELTRO, Luiz. Estrutura curricular dos cursos de Jornalismo no Brasil. In: MELO, Jos Marques de (Coord.). O ensino de Jornalismo: documentos da IV Semana de estudos de Jornalismo. So Paulo: Comunicao e Artes; ECA/USP, 1972. 224 p., pp. 109-122. BUSSELE, Michael. Tudo sobre fotografia. So Paulo: Circulo do livro, 1977. 224 p., il. CAPA, Robert. Fotografias. Traduo Beatriz Karam Guimares. So Paulo: Cosac & Naify edies, 2000. CAPUTTO, Robert. Lions. National Geographic. USA, 2002. Disponvel em: <http://www.magna.nationalgeographic.com>. Acesso em: 25 de jun. 2002. CARNICEL, Amarildo. O fotgrafo Mrio de Andrade. Campinas: Ed. Unicamp. 1994. COLLIER JUNIOR, John. Antropologia visual: a fotografia como mtodo de pesquisa. So Paulo: E.P.U.: EDUSP, 1973. 219 p., il.

22

CURSO DE FOTOGRAFIA. Academia Brasileira de Artes - ABRA. So Paulo. [199-?-1999]. (Apostila). CURSO DE FOTOGRAFIA. Servio Nacional de Aprendizagem Comercial SENAC. Rio de Janeiro: [197-? 198-?]. Apostila. DEL R, Cassiano Cavalheiro. Os manuais de fotografia do Brasil no sc. XX: um inventrio crtico. 2000. 98 f. Dissertao (Mestrado em Comunicao Social). Universidade Metodista de So Paulo. il. DIZARD, Wilson. A nova mdia: a comunicao de massa na era da informao. 2. ed ver. e atualizada. Traduo [da 3. ed. norte-americana]: Edmond Jorge. Reviso tcnica: Tony Queiroga. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000. DUBOIS, Philipe. O ato fotogrfico. Campinas: Papyrus, 1994. FABRIS, Annateresa (Org.) Fotografia: usos e funes no sculo XIX. So Paulo: USP, 1998. FLUSSER, Vilm. Filosofia da Caixa Preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. So Paulo: Hucitec, 1985. FRANCE PRESSE, Agncia. Rubens Barrichello. Folha On Line. So Paulo, 24 de jun.2002. Disponvel em: <http://www.uol.com.br/folha/galeria/personagem>. Acesso em: 24 de jun. 2002. FREUND, Gisle. La fotografa como documento social. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, l976. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. So Paulo: Ed. Atlas, 1996. GIL, Antonio Carlos. Mtodos e tcnicas de pesquisa social. 4. ed. So Paulo: Ed. Atlas, 1994. GUTIRREZ ESPADA, Luiz. Historia de los medios audiovisuales (desde 1926) Cine y Fotografa. Madrid: Ediciones Pirmide S.A., 1980. GUTIRREZ PREZ, Francisco. Linguagem Total: uma pedagogia dos meios de comunicao. So Paulo: Summus, 1978. HAUSSEN, Doris Fagundes. Mdia, imagem e cultura. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000. 398 p. (Coleo Comunicao, 8). HUMBERTO, Luis. Fotografia, a potica do banal. So Paulo: Imprensa Oficial do Estado; Braslia: Editora da UnB, 2000.

23

JOHNS, Chris. Lion. National Geographic 100 Best Pictures Collectors Edition Vol. I. USA, 2002. Disponvel em: <http://www.magna.nationalgeographic.com>. Acesso em: 25 de jun. 2002. Kit de Materiais Mquina Fotogrfica Cnon EOS 3000. In: FocusFilme. So Paulo: 2002. Disponvel em: <http://www.miracula.com.br> KOSSOY, Boris. Fotografia. In: Histria geral da arte no Brasil. So Paulo: Walter Moreira Sales:Fundao Djalma Guimares, 1983, v.2. p. 867-913. KOSSOY, Boris. Fotografia e histria. So Paulo: tica, 1989. 110 p. (Srie Princpios, 79). KOSSOY, Boris. Hercules Florence, 1983: a descoberta isolada da fotografia no Brasil. So Paulo: Ed. Duas Cidades, 1980a. 180 p. KOSSOY, Boris. Origens e expanso da fotografia no Brasil: sculo XIX. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1980a. 125 p., il. KOSSOY, Boris. Origens e expanso da fotografia no Brasil: no sculo XIX. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1980b. 125 p., il. KUBRUSLY, Claudio Araujo. O que e fotografia. 4. ed. So Paulo: Brasiliense, 1991. 109p., il. (Coleo Primeiros Passos, 82). LIMA, Ivan. A fotografia a sua linguagem. 2.ed. Rio de Janeiro: Espao e Tempo, 1988. 120 p., il. (Coleo Antes, aqui e alm, 4). LIMA, Ivan. Fotojornalismo brasileiro. Rio de Janeiro: Realidade e Linguagem, 1989. LUNA, Srgio Vasconcelos de. Planejamento de pesquisa uma introduo. So Paulo: Educ, 1998. MACHADO, Arlindo. A iluso especular: introduo fotografia. So Paulo: Brasiliense, 1984. 162 p., il. (Primeiros Vos, 25). MACHADO, Arlindo. Mquina e imaginrio. So Paulo: Edusp, 1986. MARQUES DE MELO, Jos. Contribuies para uma pedagogia da comunicao. So Paulo: Paulinas, 1974. 238 p. (Coleo Comunicao Social). MARQUES DE MELO, Jos. Estudos de jornalismo comparado. Biblioteca Pioneira de Arte e Comunicao. So Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1972. MARQUES DE MELO, Jos. Estudos de mdia no Brasil: identidades e fronteiras. Comunicao e Sociedade, 30. So Bernardo do Campo: Ed. UMESP, 1998.

24

MATTELART, Armand. A globalizao da comunicao. Traduo de Laureano Pelegrin. Bauru: EDUSC, 2000. MCCURRY, Steve. A life revealed. National Geographic. USA, jun. 2002. Disponvel em: <http://magna.nationalgeographic.com/ngmafahangirl/index.html>. Acesso em: 24 de jun. 2002. MONFORT, Luiz Guimares. Fotografia Pensante. So Paulo: SENAC, 1997. MONTEIRO, Rosana Horio. Descobertas Mltiplas: a fotografia no Brasil (18241833). Campinas: Mercado de Letras; So Paulo: Fapesp, 2001. NEWHALL, Beaumont. Historia de la fotografa desde sus orgenes hasta nuestros das. Santa F: FOTOGRAFA, 1982. Olhar. Cmera de Nipce. Museu da Fotografia. So Paulo, 2002. Disponvel em: <http://www.olhar.com.br/museu/imagens/tncamniepce.jpg>. Acesso em: 23 de jun. 2002. Olhar. Museu Mini-Daguerrtipo. Museu da Fotografia. So Paulo, 2002. Disponvel em: <http://www.olhar.com.br/museu/imagens/tncamuseu1.jpg>. Acesso em: 23 de jun. 2002. Olhar. Retrato de Nipce. In: Museu da Fotografia. So Paulo, 2002. Disponvel em: <http://www.olhar.com.br/museu/imagens/tnretrniepce.jpg>. Acesso em: 23 de jun. 2002. OLIVER, Paulo. Direito autoral: fotografia e imagem. So Paulo: Ed. Letras & Letras, 1991. REUTERS, Agncia. Mssil Tomahawk. Folha On Line. So Paulo, 24 de jun. 2002. Disponvel em: <http://www.uol.com.br/folha/galeria/retrospectiva >. Acesso em: 24 de jun. 2002 REUTERS, Agncia. World Trade Center. Folha On Line. So Paulo, 24 de jun. 2002. Disponvel em: <http://www:uol.com.br/folha/galeria/restrospectiva>. Acesso em: 24 de jun. 2002. RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social mtodos e tcnicas. So Paulo: Atlas, 1989. SANTAELLA, Lucia, NOTH, Winfried. Imagem: cognio, semitica, mdia. 2.ed. So Paulo: Iluminuras, 1999. 222 p., il. SELLTIZ, Claire et alli. Mtodos de pesquisas nas relaes sociais. So Paulo: EPU, 1974. SONTAG, Susan. Ensaios sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Editora Arbor, 1981.

25

TESTEMUNHA ocular: 25 anos atravs das melhores fotos jornalsticas. So Paulo: Abril Cultural, c1981. 224 p., il. TRIVIOS, Augusto N.S. Introduo pesquisa em cincias sociais. So Paulo: Atlas, 1987. VANOYE, Francis. Usos da Linguagem. So Paulo: Martins Fontes, 1983. VINTE e cinco anos de fotojornalismo. Santo Andr: Dirio do Grande ABC, 1983. 78p., il.

26

You might also like