You are on page 1of 29

SENTINELAS DA ALMA

AGRADEAMOS AJUDA, MEU FILHO AMPARO RECPROCO ILUMINEMOS O CORAO MIGALHA DE AMOR NO LBUM DA COMPAIXO ORA E PROSSEGUE ORAO DO COMERCIANTE ORAO DO CONSTRUTOR ORAO DO FERREIRO ORAO DO GARIMPEIRO ORAO DO MDIUM ORAO DO PASTOR ORAO DO PADEIRO ORAO DO PINTOR ORANDO CADA DIA PARA AUXILIAR PENSAMENTOS E ROGATIVAS SE A DOR NOS PROCURA SENTINELAS DA ALMA S O AMOR SORRISO ROGATIVA DE APOIO

Se tudo desespero e conturbao, onde te encontras, compadece-te ainda, ampara e espera, sem reclamar.

Emmanuel - Alvorada do Reino

AGRADEAMOS
Meimei Sabemos que a nossa mente, para evoluir, sofre processos de transformao por vezes violentos e rudes, qual acontece terra necessitada de amanho para produzir. Nos crculos da natureza, observamos o arado, vergastando o solo e ferindo-o, e se a grande massa rochosa aparece, de improviso, impedindo o esforo do lavrador, notamos que a dinamite comparece, estilhaando os obstculos... Assim tambm a nossa inteligncia no se modifica sem a visitao da dificuldade. A lmina dos problemas inquietantes como que nos tortura, dia-a-dia, constrangendo-nos compreenso mais justa da vida e se o endurecimento espiritual a nota de nossas reaes, ante a passagem da mquina renovadora do sofrimento, surgem os impactos diretos da provao sobre a nossa experincia pessoal, desintegrando-nos antigas cristalizaes no egosmo e no orgulho. Ofereamos o corao do Divino Cultivador que Jesus. Digne-se o Mestre Divino fazer de nossa existncia o que lhe aprouver. Os golpes sublimes da Vontade superior sobre os nossos desejos sero recursos do mximo proveito para o nosso prprio futuro. Se a dor nos procura, em forma de incompreenso do meio ou na mscara de tristes desiluses terrestres, abenoemo-la, acentuando a nossa f viva em Nosso Senhor e continuemos servindo o prximo, na medida de nossas possibilidades, porque a dor realmente a Sbia Instrutora, capaz de elevar-nos da Terra para os Cus. Livro: Sentinelas da Alma. Psicografia de Francisco Cndido Xavier.

AJUDA, MEU FILHO


Meimei No passes distrado, diante da dor. Nesses semblantes que o sofrimento descoloriu e nessas vozes fatigadas em que a tortura plasmou a escala de todos os gemidos, Jesus, o nosso Mestre Crucificado, continua incompreendido e esfalecente. Nessas longas multides de aflitos e infortunados, encontrars a nossa prpria famlia. Quantos deles albergaram esperanas iguais quelas que nos alimentam os sonhos, sem qualquer oportunidade de realizao? quantos tentaram atingir a presena da luz, incapazes de vencer a opresso das trevas? Essas crianas cadas no bero da angstia, esses enrugados velhinhos sem ningum, essas criaturas que a ignorncia e a provao mergulharam no poo da enfermidade ou no espinheiro do crime, so nossos irmos, frente do Eterno Pai. Estende-lhes tua alma na ddiva que possas oferecer, guardando a certeza de que amanh, provavelmente, estars tambm suspirando pelo blsamo do socorro na bno de um po ou na luz de uma prece amiga. * Recorda que as mos hoje por ti libertadas dos grilhes do infortnio, podem ser aquelas que, amanh, chegaro livres e luminosas, em teu auxlio. Ao p de cada corao desventurado, Jesus nos espera em silncio. Auxilia, meu filho e, na doce melodia do bem, ainda mesmo que dificuldades e sombras te ameacem a luta, ouvirs, no imo do corao, a voz do Divino Mestre a encorajar-te, paciente e amoroso: "Tem bom nimo! Eu estou aqui". * Dispe-te a compreender, a fim de que possas auxiliar. Compadece-te de teus pais, de teus filhos, de teus irmos, de teus amigos e adversrios. * Os golpes sublimes da Vontade Superior sobre os nossos desejos sero recursos do mximo proveito para o nosso prprio futuro. * (De "Sentinelas da Alma", de Francisco Cndido Xavier, pelo Esprito Meimei)

AMPARO RECPROCO
Meimei Reforma ntima: duas palavras que enfeixam numerosos apelos sublimao espiritual. No te enganes, porm. Em nos referindo a esse imperativo da vida, coloquemo-nos todos na rbita de semelhante necessidade. No te julgues intangvel. Se ainda no sofreste o assdio dessa ou daquela tentao, possvel que o teu dia de luta, nesse sentido, aparecer mais depressa do que pensas. Esse amigo conquistou a honestidade, mas ainda no se livrou da sovinice. Aquela irm atingiu louvvel equilbrio sentimental, no entanto, ainda carrega consigo grande peso de orgulho. Outro amigo um modelo de generosidade, contudo, no perdoa a mnima ofensa. Determinada companheira um retrato da dedicao, em famlia, mas converte-se facilmente em franca representao do egosmo, em se tratando dos interesses dos outros. Esse irmo alcanou alto grau de cultura, entretanto, no se contm perante certas tentaes de carter efetivo. Encontramos outro que brilha na condio de autntico heri do trabalho, no entanto, ainda no sabe afastar-se do propsito de empalmar os bens alheios, desde que encontre facilidade para isso. Reportamo-nos ao assunto, a fim de anotar que, na Terra, somos todos necessitados da compaixo recproca. Analisemos os pontos frgeis da cidadela em que se nos oculta a personalidade e auxiliemo-nos uns aos outros. Jesus nos dedicou um s mandamento: - "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei." E atrevemo-nos a crer que o Divino Mestre nos ter dito nas entrelinhas: - "Perdoai-vos uns aos outros como eu vos perdoei." (De: "Sentinelas da Alma", de Francisco Cndido Xavier, pelo Esprito Meimei)

ILUMINEMOS O CORAO
Meimei Iluminemos o corao, com a lmpada acesa do amor, cada vez que a nossa palavra se dirija aos irmos desencarnados, ainda presos turvao de conscincia. Lembremo-nos de que nos achamos, frente de enfermos, requisitando-nos compreenso e carinho. Quem se atreveria, em nome da bondade, a cercar um nufrago desditoso com o manto opressivo da curiosidade descaridosa, ao invs de oferecer-lhe pronto socorro? No lhe bastaria o tormento da inquietao nas ondas escuras da morte? Quem se dispe ao amparo dos espritos amargurados, em desnimo e desespero, precisar erguer a prpria alma sublimidade do amor mais puro, a fim de socorrer com proveito. Muitas vezes, as objurgatrias e reprimendas dos grandes juzes no conseguem, junto dos irmos transviados, um centmetro de renovao edificante, suscetvel de ser alcanada pelo estmulo carinhoso de uma simples frase paternal. Todos possumos desafetos do passado. A Terra ainda no residncia das almas quitadas com a Lei. Todos somos devedores ou doentes em reajuste. Por isso mesmo, em nos comunicando com os adversrios ou companheiros do pretrito ou do presente, mergulhemos a alma na fonte cristalina da boa vontade com Jesus, para que as nossas palavras no soem debalde. S o amor atravessa as paredes compactas do crcere em que a ignorncia se aguilhoa penria de esprito, conduzindo aos antros sombrios de nossos dbitos a santificante claridade da libertao. Livro: Sentinelas da Alma. Psicografia de Francisco Cndido Xavier.

MIGALHA DE AMOR
Meimei No menosprezes a migalha de amor que te pode marcar o concurso no servio do bem. Estende o corao atravs dos braos e auxilia sempre. Quem definir, entre os homens, toda a alegria da xcara de leite nos lbios da criancinha doente ou da gota de remdio na boca atormentada do enfermo? Quem dir o preo de uma orao fervorosa, erguida ao Cu, em favor do necessitado? Quem medir o brilho oculto da caridade que socorre os sofredores e desvalidos? Recorda a importncia do pano usado para os que choram de frio, da refeio desaproveitada para o companheiro subnutrido, do vintm a transformar-se em mensagem de reconforto, do minuto de conversao consoladora que converte o pessimismo em esperana, e auxilia quanto possas. Lembra-te que Jesus renovou a Terra, utilizando diminutas migalhas de boa vontade e cooperao... Dos recursos singelos da Manjedoura faz o mais belo poema de humildade, de cinco pes e dois peixes retira o alimento para milhares de criaturas, em velhos barcos emprestados erige a tribuna das sublimes revelaes do Cu... Para ilustrar seus preciosos ensinamentos, detm-se na beleza dos lrios do campo, salienta o valor da candeia singela, comenta a riqueza de um gro de mostarda e recorre ao merecimento de uma dracma perdida. No olvides que teu corao esperado por bno viva, na construo da felicidade humana e, empenhando-lhe, agora,a tua migalha de carinho, recolh-la-s, amanha, em forma de alegria eterna no Reino do Eterno Amor. Livro: Sentinelas da Alma. Psicografia de Francisco Cndido Xavier.

NO LBUM DA COMPAIXO
Meimei Observa: toda a Natureza, por livro de Deus, em qualquer parte, parece um cntico de louvor ao auxlio. Ignoro se j pensaste nas primeiras rvores da Terra, inclinando-se para as aves fatigadas, a fim de que aprendessem a entretecer os prprios ninhos, nos braos fortes que lhes estendiam. Nem sei se j meditaste na piedade das flores primitivas do mundo para com as abelhas cansadas e famintas, convidando-as pelo prprio perfume, a lhes retirarem as pequeninas sobras de alimento nas corolas acolhedoras, a fim de que no tombassem na exausto, quando procura de recursos que lhes facultassem o fabrico do mel. At hoje as rvores no se queixam dos pssaros que lhes deixam os ramos menos limpos e as flores no protestam contra as abelhas quando lhes aparecem, atravs de sucessivos enxames, a lhes dilapidarem as ptalas nutrientes. rvores e abelhas sabem, instintivamente, que a Divina Providncia no lhes faltar com a chuva a lavar-lhes todas as folhas e com o acrscimo de seiva, destinadas a reajustar-lhes o sustento. No ser semelhante lio dos agentes simples da natureza determinada mensagem da vida, concitando-nos prtica da bondade, de uns para com os outros? Onde estiveres, compadece-te de teus irmos. Esse precisa apoiar-se em teus ombros para a caminhada difcil, aquele te aguarda o concurso fraterno, de modo a manter-se de p, na marcha dos dias. Abenoa e socorre sempre. Em muitas ocasies, penso que o ensinamento do Cristo, acerca do perdo, se revestiu de outras derivaes no campo das atitudes. Algum dos companheiros haver perguntado ao Senhor: Mestre, quantas vezes, devo auxiliar meus irmos? E, decerto, Jesus ter respondido: No te digo que auxilies uma vez, mas setenta vezes sete vezes. Do livro Sentinelas da Alma. Psicografia de Francisco Cndido Xavier.

ORA E PROSSEGUE
Maria Dolores Penso entender-te, corao amigo: Quando o dia flameja E a Terra Benfazeja Parece um colo maternal, Trazes contigo a dor inexplicvel De quem carrega em si, na alma indisposta, A inquietao do pssaro que arrosta Os flagelos de longo temporal... Atravessaste estradas espinhosas, Duras tribulaes de carter violento, Trechos de desencanto e sofrimento, Veredas de amargor... No te entregues, no entanto, a lamentos inteis, A queixa acende fogo em palavras vazias, Mergulhando-te os dias Em desespero arrasador. Ante o barulho das questes humanas, Mesmo nas que te firam a pessoa, Afasta-te do mal, serve e perdoa, No te prendas s teias do pesar... Recorda: toda nuvem surge e passa, Sob o tempo, em carreira desmedida, Como a dizer que a vida Pede mais esquecer do que lembrar E hajam crises ou no pelo caminho, Ergue um templo orao no prprio peito, Resguardando na f o campo eleito Dos teus sonhos e anseios tais quais so; E reters contigo o lcido recanto Da verdade que ampara, eleva e ensina, Encontrando, na paz da Luz Divina, A voz dos Cus no prprio corao. (De: "Sentinelas da Alma", de Francisco Cndido Xavier, pelo Esprito Meimei)

ORAO DO COMERCIANTE
Meimei Pai de Misericrdia!... Concedeste-me a oportunidade do trabalho, reservando-me honroso lugar na fora dos que te obedecem, satisfazendo aos requisitos da vida!... Agradeo, oh! Pai, as atividades com que me garantes a subsistncia, entretanto, deixa que eu te enderece minha gratido em particular pelos ensinos a que me levas na luz do cotidiano. no esforo de vender e comprar que te reconheo com mais clareza as leis de solidariedade e cooperao. Nas tarefas a que me conduzes observo, com mais segurana, que nada posso realizar sem os outros. Sem receber no posso dar e, sem dar de mim, em louvor do bem, no posso receber. Se no auxiliar, no posso recolher auxlio. Se no amparo como devo, no obtenho o amparo de que preciso. Aprendo no trabalho que me deste que um cliente est diante de mim, qual a rvore benfeitora se encontra frente do pomicultor que a cultiva. Se lhe dou ateno e cuidado, posso aguardar a possibilidade de bons frutos em meu prprio favor, mas se relego a planta indiferena ou ao menosprezo, nada posso aguardar seno esterilidade e secura!... Faze-me entender que estes mesmos princpios me governam a existncia. Ensina-me, Deus de Misericrdia, que se guardo a faculdade de ser til em benefcio de algum, dependo constantemente de muitos. Ajuda-me a reconhecer que o meu campo de relaes ter sempre o tamanho do atendimento que me disponha a realizar em proveito do prximo. Induze-me a observar que toda a vida se baseia em amor para os assuntos de elevao e auxilia-me para que eu d mais simpatia e bondade para que a bondade e a simpatia dos outros me favoream. Ampara-me, oh! Pai de Infinita Misericrdia, para que eu te grave os princpios de luz e paz nos mecanismos da troca incessante e abenoa-me para que eu te possa realmente servir, hoje e sempre. Livro: Sentinelas da Alma. Psicografia de Francisco Cndido Xavier.

ORAO DO CONSTRUTOR
Meimei Senhor!... Construir a profisso que me deste. Rendo graas ao teu Infinito Amor pela concesso que me fazes, entretanto, peo vnia para agradecer-te, quanto aos ensinamentos a que me levas. Ao levantar um prdio, devo providenciar plano adequado, conforme o gabarito e as condies que as posturas legais me confiram. Assim tambm para atingir as realizaes a que aspiro, cabe-me formular projeto justo, segundo as possibilidades de que disponho. Para construir no plano material, preciso comumente de solo, gua, pedra, cimento, areia e outros elementos de que no prescindo. E, na rea dos recursos humanos, prendo-me colaborao de tcnicos, pedreiros, carpinteiros, estucadores, decoradores, eletricistas e de outros muitos representantes do trabalho especfico. Em qualquer edificao, tanto necessito do mais culto dos engenheiros para que me corrija, quanto do mais humilde dos operrios, a fim de que me obedea. Faze-me observar que na concretizao de minha prpria felicidade, preciso de todos os ingredientes respeitveis da vida e de todos os companheiros de Humanidade que se aproximem de mim, competindo-me a obrigao de conjug-los para o bem. Senhor!... Ajuda-me, desse modo, a prestigiar a todos aqueles que me cruzam os passos, no me deixes viver distncia dos outros e auxilia-me a reconhecer o valor de todos os teus filhos, meus irmos de experincia e caminho, para que jamais, de minha parte, venha a ofender seja quem seja,a fim de que eu possa construir algo til em tua Obra Divina, hoje e sempre. Livro: Sentinelas da Alma. Psicografia de Francisco Cndido Xavier.

ORAO DO FERREIRO
Meimei Deus de Bondade!... Entre as barras e lminas de ferro, situaste-me o trabalho que me patrocina a subsistncia. Onde a grande indstria ainda no haja chegado, aprimorando processos de servio, a estou eu, precedendo-a, entre o malho e a bigorna. Agradeo, meu Deus, pela concesso. Alm disso, agradeo as lies que me propicias na atividade a que me conduzes. Dia por dia vejo o metal simples e inocente suportando o fogo e pancadas para ganhar os nobres contornos de que necessita, o que me compele a reconhecer que o progresso e educao no existe sem preo. Se o lingote sob fora de meus pulsos conseguisse falar, decerto me denunciaria perante o Infinito Amor que a todos nos criaste, taxando-me de perseguidor e carrasco. Entretanto, em teu nome, sou eu quem lhe d linhas novas, a fim de servir em manses e templos onde ser levado a funcionar. Aprendo, hoje, assim, que nem sempre sofremos para resgatar erros ou dbitos adquiridos mas, sim,para contrario aperfeioamento e a beleza a que nos destinas. Por tudo isto Senhor, ajuda-me a suportar as lutas de que preciso, a fim de permanecer em mais elevados climas de evoluo e faze-me entender que o malho das provas simples me trar melhoria e burilamento para que eu te possa obedecer e servir com mais docilidade e segurana, hoje e sempre. Livro: Sentinelas da Alma. Psicografia de Francisco Cndido Xavier.

ORAO DO GARIMPEIRO
Meimei Deus de Bondade!... Certamente para que eu venha adquirir equilbrio e moderao, impulsionaste-me a ganhar o po de cada dia na condio de garimpeiro. Agradeo, oh! Pai, a profisso que me atribuste, entretanto,peo para que me ajudes a discernir o trabalho que me cabe fazer dos impulsos que me compete deixar. Constantemente abro catas, procura de riquezas e noto companheiros, cavando outras tantas, satisfazendo ao mesmo objetivo, contudo, habitualmente debalde nos esfalfarmos, de esforo a esforo em busca do diamante maior e melhor. Para isso, vejo, entre amigos mais estimveis, a presena da astcia e do ludbrio, da perseguio e do crime, atravs de competies cruis, que no raro terminam com aniquilamento e perturbao, loucura e morte. Compreendo, Senhor, que uma pedra valiosa pode ser trocada em alimento e reconforto, evoluo e cultura para legies de pessoas e entendo que no abririam o solo para encontr-la sem tua permisso. Ainda assim, faze-me saber que todos possumos as minas valiosas do tempo e que basta trabalhar e servir para entesourarmos progresso e educao. Auxilia-me,porm, a reconhecer que se devo lavar toneladas de cascalho frio para adquirir frequentemente algum diamante pequenino,assim, tambm, se quero possuir os valores autnticos da vida, preciso agentar toneladas de contratempos e lutas, dificuldades e problemas a fim de conquistar as riquezas da experincia. Por tudo isso, Senhor, ajude-me a aproveitar as oportunidades da vida sem cime e sem cobia, sem desespero e sem inveja para que eu possa, onde me situares, agir e construir para o bem Eterno, sendo a cada dia mais til a Ti e aos outros, hoje e sempre. Livro: Sentinelas da Alma. Psicografia de Francisco Cndido Xavier.

ORAO DO MDIUM
Meimei Senhor Jesus!... Deste-me na mediunidade o arado de luz com que me cabe cultivar o campo da prpria alma. Auxilia-me a perceber que a colheita dos valores espirituais de que necessito depender sempre da plantao que eu fizer. E ajuda-me a observar que a erva daninha que, porventura, me prejudique as leiras de ao, surgir como sendo resultado do repouso indbito a que me dedique. Abenoa-me para que eu receba, com simpatia e boa vontade, os famintos de alimento espiritual e os sedentos de paz que me busquem, na condio de enviados de tua Misericrdia para comigo, para que no me falte o privilgio de trabalhar. Fortalece-me o senso de responsabilidade pessoal, entretanto, no permitas possa enveredar-me atravs de escrpulos negativos. Induze-me a reconhecer que o bem verdadeiro verte de tua Infinita Bondade, em nosso auxlio, e que por isso mesmo, compete-me o encargo de obedecer aos emissrios de teu infinito Amor para que o bem se faa no obstante as imperfeies ou problemas que, de minha parte, ainda carregue. Ilumina-me o entendimento para que eu possa estudar e agir com proveito. Guarda-me em tua simplicidade para que nenhum acontecimento me leve a superestimar as minhas possibilidades de cooperar em tua obra de redeno ou a parecer diferente dos outros. E conserva-me, Senhor, por acrscimo de misericrdia, em trabalho constante, no qual devo aprender a auxiliar, abenoar e servir, em teu nome, hoje e sempre. Livro: Sentinelas da Alma. Psicografia de Francisco Cndido Xavier.

ORAO DO PASTOR
Meimei Senhor!... Colocaste-me no trabalho, guiando ovelhas com as quais procuro entender o sentido das tuas Leis. Agradeo a profisso que me deste, mas, em te ofertando a minha alegria, rogo recebas todo o meu reconhecimento pelas lies com que enriqueces a vida. Aprendo com os animais que posso conduzi-los para a estrada certa e, no entanto, assinalo que todos devem, um por um, caminhar com os recursos que lhes so prprios; noto que disponho de meios para carregar esse ou aquele dos mais fracos e mais doentes unicamente, porm, enquanto se lhes perduram a deficincia ou a enfermidade; observo que ante as ovelhas que se marginalizam fugindo das veredas distantes, devo usar o meu co a fim de auxili-las a se reintegrarem no rebanho que confiaste e reconheo que, a rigor, no me cabe tosquiar nenhuma delas sem dose certa e fora da poca prpria, sob pena de induzi-las morte. Auxilia-me a compreender oh! Deus de Bondade, que os Instrutores Espirituais de minha vida podem orientar-me na direo das trilhas justas, competindo, no entanto, a mim seguir adiante com os meus prprios ps, que me sustentaro nos momentos graves, mas deixam-me agir, por mim mesmo na experincia comum, para que a superproteo no me invalide a existncia; que necessito contar com o apoio do sofrimento para que se me reabilite o rumo exato do tempo, cada vez que me entregue leviandade ou desero e que no me compete esperar dos outros aquilo que os outros ainda no me possam dar, em prejuzo deles prprios. Livro: Sentinelas da Alma. Psicografia de Francisco Cndido Xavier.

ORAO DO PADEIRO
Meimei Senhor!... De esprito reconhecido, volto-me para o teu infinito Amor, agradecendo o trabalho que me concedeste. Sou padeiro pela bno de tua misericrdia e, enfornando o po alheio, ganho honradamente o po que me reservas. S louvado pelo salrio com que me beneficias a existncia, no entanto, rendo-te graas, acima de tudo, pelas lies com que me clareias o entendimento. Todos os dias preparo os ingredientes para fazer o po que nos alimenta, contudo, isso no basta. Reno o trigo refinado, o fermento, a gua e o sal sob aminha rigorosa ateno em doses justas, entretanto, para que o po aparea necessrio o calor do forno. Fazes-me saber, desse modo que a cultura requintada da inteligncia, o fermento da imaginao, a gua dos sentidos e o sal do discernimento no so suficientes para me tornarem agente capaz de nutrir ou confortar os outros em tua Criao Divina. O po necessita do forno, no to fraco que tenda ao frio, nem to forte que lembre o fogo. E, de minha parte, para ajudar ao prximo, preciso trazer em mim o necessrio calor humano, no morno demais que me leve distino inoperante e nem arrojado em excesso que me induza paixo. Senhor! Compreendo com os ensinos que recebo que, simbolicamente nos climas da Terra, estamos no forno da vida na conquista de maturidade espiritual para servir-te em mais altos planos de elevao. Tanto quanto o po necessita de temperatura adequada de modo a alcanar a condio em que se torne valioso para uso dos homens. Auxilia-me a ser leal s atribuies que me deste, de modo a que eu distribua o calor do afeto e da compreenso junto dos companheiros da Humanidade no entendimento e no servio que lhes devo e no consintas que me torne massa intil no campo de tua obra.

Livro: Sentinelas da Alma. Psicografia de Francisco Cndido Xavier.

ORAO DO PINTOR
Meimei Senhor!... Atravs de pincis e tintas, cores e telas, concedeste-me o trabalho de que se me honorifica a existncia. Obtenho os recursos que se me fazem necessrios, criando imagens com que influencio o esprito alheio. Deste-me porm, tanta facilidade para exteriorizar a minha prpria imaginao que, s vezes, receio descambar para figuraes menos felizes, capazes de conturbar quem as v, simplesmente pela sede de popularidade ou dinheiro fcil. Ensina-me, Senhor, a compreender a harmonia com que distribuste sabidamente as cores nos quadros da natureza, no orbe que nos emprestaste para viver. Tingiste o firmamento de azul e a vegetao de verde, as cores repousantes que nos tranqilizam o campo mental, mas, imprimiste ao sangue o vermelho alarmante e agressivo para que, ao menor sinal de perigo, venhamos a defender prontamente a vida corprea. Situaste as cores resplandentes do Sol, de cima para baixo, como darnos a idia da marcha que a todos nos compele da sombra para a luz. Entretanto, no puseste cor alguma no ar, a fim de que ningum possa criar o mnimo trao de privilgio ou separatividade na distribuio do agente essencial sustentao de todas as criaturas da Terra. Coloriste a verdade com o realismo que lhe prprio, mas no desprezaste a beleza e o sonho inventando para o nosso olhar as maravilhas do arco-ris que no existe como elemento substancial e, sim, como inspirao de paz e harmonia que nos sublime os impulsos. Senhor!... Ensina-me equilbrio e o respeito aos outros para que eu apenas crie formas do bem e para o bem, a fim de que eu possa cooperar na segurana e na ordem, na serenidade e na alegria permanentes de tua obra, hoje e sempre.

Livro: Sentinelas da Alma. Psicografia de Francisco Cndido Xavier.

ORANDO CADA DIA


Meimei Senhor!... Faze-me perceber que o trabalho do bem me aguarda em toda parte. No me consintas perder tempo, atravs de indagaes inteis. Lembra-me, por misericrdia, que estou no caminho da evoluo, com os meus semelhantes,no para consert-los e sim para atender minha prpria melhoria. Induze-me a respeitar os direitos alheios a fim de que os meus sejam preservados. D-me conscincia do lugar que me compete, para que no esteja a exigir da vida aquilo que no me pertence. No me permitas sonhar com realizaes incompatveis com meus recursos, entretanto por acrscimo de bondade, fortalece-me para a execuo das pequeninas tarefas ao meu alcance. Apaga-me os melindres pessoais, de modo que no me transforme em estorvo diante dos irmos,aos quais devo convivncia e cooperao. Auxilia-me a reconhecer que o cansao e a dificuldade no podem converter-me em pessoa intratvel, mas mostra-me, por piedade, quanto posso fazer nas boas obras, usando pacincia e coragem, acima de quaisquer provaes que me atinjam a existncia. Concede-me foras para irradiar a paz e o amor que nos ensinastes. E, sobretudo, Senhor, perdoa as minhas fragilidades e sustenta-me a f para que eu possa estar sempre em ti, servindo aos outros. Assim seja. Livro: Sentinelas da Alma. Psicografia de Francisco Cndido Xavier.

PARA AUXILIAR
Meimei Seja onde for ou diante de quem for, compadece-te. Ningum se aproximaria de ti, no intuito de aumentar a carga dos prprios sofrimentos. H quem te busque na expectativa de obter uma fatia de po ou alguma pequena parcela de teus recursos, no entanto, muito mais que semelhantes companheiros, outras criaturas te procuraro a companhia. Esse amigo suposto privilegiado da fortuna, conquanto a conversao amena com que se distingue, aguarda de ti essa ou aquela frase de reconforto, em vista de trazer o corao retalhado de angstia diante da esposa, a exigirlhe separao; outro que conseguiu engajar-se no poder, em dialogando contigo, indiretamente, roga-te palavras de amparo que lhe balsamizem as enfermidades ocultas; e ainda outro que se te afigura inteligente, mas frvolo, escuta-te as impresses em torno desse ou daquele assunto, ansiando receber-te algum apontamento que lhe arranque as idias de delinqncia. A mulher que te surge, frente, adornada em excesso, estar procurando algum argumento que lhe evite a queda nas teias do suicdio e aquela outra que se te mostra, algumas vezes, maquilada em demasia, jaz talvez no servio sacrificial com que mantm um filho no sanatrio. Ouve os que te busquem a presena ou a palavra, com bondade e simpatia. No te fixes no que te parece; medita naquilo que provavelmente se encontra por trs das circunstncias a esmolar-te auxlio e comiserao. Dispe-te a compreender, a fim de que possas auxiliar. Compadece-te de teus pais, de teus filhos, de teus irmos, de teus amigos e adversrios. Conta-se que o Apstolo Joo, o Evangelista, despendeu dilatados janeiros pesquisando as expresses exatas com as quais pudesse explicar a natureza de Deus, mas, em seguida, a esforo longo e gigantesco, encontrou a procurada definio nestas trs palavras: - "Deus Amor." Livro: Sentinelas da Alma. Psicografia de Francisco Cndido Xavier.

PENSAMENTOS E ROGATIVAS
Meimei Senhor!... Concede-me foras para irradiar a paz e o amor que nos ensinaste. *** Que ouro pagaro benefcio da fonte, quando a sede te martiriza? E onde o cofre repleto que te possa valer, no suplcio da fome, quando a casa est rf de po? *** Dispe-te a compreender, a fim de que possas auxiliar. Compadece-te de teus pais, de teus filhos, de teus irmos, de teus amigos e adversrios. *** Os golpes sublimes da Vontade Superior sobre os nossos desejos sero recursos do mximo proveito para o nosso prprio futuro. *** Senhor!... Nas ocasies em que a doena nos visite, revigora-nos a certeza de que, mesmo assim, ser-nos- possvel cultivar pacincia, de modo a encorajar queles que nos procurem. *** Aquele homem de duro semblante na administrao que no te pode atender as requisies de favor, muitas vezes, chora, s ocultas, ao refletir no filho doente. *** Senhor!... Auxilia-me a reconhecer que o cansao e a dificuldade no podem converterme em pessoa intratvel, mas mostra-me, por piedade, quanto posso fazer nas boas obras, usando pacincia e coragem, acima de quaisquer provaes que me atinjam a existncia. *** Determinado companheiro te trouxe toda uma carrada de inquietaes, afligindo-te os passos... Memoriza a legio dos amigos devotados que te alegram as horas e compadecer-te-s daquele que, em vo, procura complicar-te o caminho. *** Recorda que as mos hoje por ti libertadas dos grilhes do infortnio, podem ser aquelas que, amanh, chegaro livres e luminosas, em teu auxlio. *** Senhor!... No me permitas sonhar com realizaes incompatveis com meus recursos, entretanto por acrscimo de bondade, fortalece-me para a execuo das pequeninas tarefas ao meu alcance. *** Sorri para a dificuldade e a dificuldade transformar-se- em socorro de tua

vida. *** Se a dor nos procura, em forma de incompreenso do meio ou na mscara de tristes desiluses terrestres, abenoemo-la, acentuando a nossa f viva em Nosso Senhor... *** Recorda as bnos que possuis, a fim de que no te entregue a prpria mente a desequilbrios que no compraste. *** Senhor!... No nos consintas acreditar na fraqueza quando nos revestes a existncia com recursos inesgotveis para o trabalho e nem nos permitas crer na necessidade do ressentimento, quando nos impeles a viver, cada dia, em pleno oceano de amor. *** Ouve os que te busquem a presena ou a palavra, com bondade e simpatia. *** Senhor!... Nos dias em que a tristeza nos acene, induze-nos a lembrar as alegrias de que no enriqueces, constantemente, a fim de que o desnimo no entorpea a capacidade de trabalhar. *** Jesus nos dedicou um s mandamento: -Amai-vos uns aos outros como eu vos amei.. E atrevemo-nos a crer que o Divino Mestre nos ter dito nas entrelinhas: -Perdoai-vos uns aos outros como eu vos perdoei.. *** verdade que sofres no caminho que a vida te deu a percorrer, entretanto, muitos daqueles que te cercam suportam tribulaes muito mais graves que as tuas. *** Lembra-te de que o sorriso o orvalho da caridade e que por isso, em cada manh, o dia renascente no Cu um sorriso de Deus. *** Senhor!... D-me conscincia do lugar que me compete, para que no esteja a exigir da vida aquilo que no me pertence. *** Ao p de cada corao desventurado, Jesus nos espera em silncio. *** Senhor!... Guia-nos ao conhecimento de ns mesmos e ensina-nos a usar as foras que nos deste.

*** Ensina-me, Deus de Misericrdia, que as bases da vida so em verdade, to importantes que, um dia, Jesus, o teu Enviado ao Mundo se props a lavar os ps dos seus prprios discpulos. *** Senhor!... ...perdoa as minhas fragilidades e sustenta-me a f para que eu possa estar sempre em ti, servindo aos outros. *** ...Estende-lhes tua alma na ddiva que possas oferecer, guardando a certeza de que amanh, provavelmente, estars tambm suspirando pelo blsamo do socorro na bno de um po ou na luz de uma prece amiga. *** Senhor!... Nas horas em que algum nos contrarie, auxilia-nos a recordar quantas vezes temos ferido aos semelhantes. e concede-nos o olvido de quaisquer contratempos sem complic-los *** Desgostos em famlia apareceram, criando-te problemas... Conta com os dias de jbilo e segurana que o lar te concedeu e percebers que os contratempos de hoje so leves nuvens que a fora do tempo desfar. *** senhor!... Nos momentos em que a fadiga nos ameace, faze-nos empregar a energia da nossa prpria vontade, a fim de que possamos prosseguir agindo e servindo, at que a oportunidade para repouso e refazimento nos favorea. *** S o amor atravessa as paredes compactas do crcere em que a ignorncia se aguilhoa penria do esprito, conduzindo aos antros sombrios de nossos dbitos a santificante claridade da libertao. *** Senhor! Em qualquer situao,no nos deixe pedir isso ou aquilo aos nossos companheiros, sem antes doar quanto estiver ao nosso alcance, abrindo assim as iniciativas da cooperao e da solidariedade. *** Seja onde for ou diante de quem for, compadece-te. Ningum se aproximaria de ti, no intuito de aumentar a carga dos prprios sofrimentos. *** Senhor!... Apaga-me os melindres pessoais, de modo que no me transforme em estorvo diante dos irmos, aos quais devo convivncia e cooperao.

*** Em qualquer dificuldade, no te prendas ao lado sombrio dos acontecimentos para que no te escravize ao peso morto das impresses negativas. *** Senhor!... Lembra-me, por misericrdia, que estou no caminho da evoluo, com os meus semelhantes, no para consert-los e sim para atender minha prpria melhoria. *** No olvides que teu corao esperado por bno viva, na construo da felicidade humana e, empenhando-lhe, agora, a tua migalha de carinho, recolh-la-s, amanha, em forma de alegria eterna no Reino do Eterno Amor. *** Conta-se que o Apstolo Joo. o evangelista, despendeu dilatados janeiros pesquisando as expresses exatas com as quais pudesse explicar a natureza de Deus, mas, em seguida, a esforo longo e gigantesco, encontrou a procurada definio nestas trs palavras: -Deus Amor. *** No te fixes no que te parece; medita naquilo que provavelmente se encontra por trs das circunstncias a esmolar-te auxlio e comiserao. *** Revisa as iniciativas que j promoveste, com xito amplo e concluirs que o insucesso no passa de convite renovao para que recomeces as prprias atividades em linhas mais justas. *** Iluminemos o corao, com a lmpada acesa do amor, cada vez que a nossa palavra se dirija aos irmos desencarnados, ainda presos turvao de conscincia. *** Reforma ntima: duas palavras que enfeixam numerosos apelos sublimao espiritual. *** Onde estiveres, seja onde for, no olvides estender o sorriso, por oferta sublime da prpria alma. *** SENHOR!... Induze-me a respeitar os direitos alheios a fim de que os meus sejam preservados. *** Diante de uma rvore simples e amiga, possvel aprender que a evoluo se baseia no trabalho e que, nas leis de Deus, para servir e servir necessrio esquecer e esquecer.

*** Senhor!... D-me conscincia do lugar que me compete, para que no esteja a exigir da vida aquilo que no me pertence. *** Ao p de cada corao desventurado, Jesus nos espera em silncio. *** Se a dor nos procura, em forma de incompreenso do meio ou na mscara de tristes desiluses terrestres, abenoemo-la, acentuando a nossa f viva em Nosso Senhor... *** Recorda as benes que possuis, a fim de que no entregues a prpria mente a desequilbrios que no compraste. *** Senhor!... No me consintas perder tempo, atravs de indagaes inteis. *** Quem se dispe ao amparo dos espritos amargurados, em desnimo e desespero, precisar erguer a prpria alma sublimidade do amor mais puro, a fim de socorrer com proveito.

Livro: Sentinelas da Alma. Psicografia de Francisco Cndido Xavier.

SE A DOR NOS PROCURA


Meimei "Se a dor nos procura, em forma de incompreenso do meio ou na mscara de tristes desiluses terrestres, abenoemo-la, acentuando a nossa f viva em Nosso Senhor... Recorda as bnos que possuis, a fim de que no entregues a prpria mente a desequilbrios que no compraste." (De "Sentinelas da Alma", de Francisco Cndido Xavier, pelo Esprito Meimei)

SENTINELAS DA ALMA
Emmanuel Prezado Leitor Na Terra, as agitaes naturais do cotidiano reclamam-nos as pausas de tempo, que nos auxiliem a pensar com clareza. Ligada enorme famlia espiritual, que lhe espera habitualmente a palavra, assim o entende Meimei, tanto quanto ns, que te ofertamos este volume simples, na condio de humilde companheiro para os momentos em que a vida te permite acender, nos recessos do prprio ser, a luz da reflexo. Meditaes e preces, instrues e bnos, significando sentinelas da alma!... Em cada uma, a preservao da paz, a defesa do bem, a inspirao da solidariedade e o apoio de nossa prpria segurana. Estreito o tempo e, pelas provas de que se constitui, longo o caminho da existncia no mundo fsico e, muitas vezes, a experimentamos a necessidade da orao que nos reconforte e do dilogo que nos renove e aclare o pensamento. Foi pensando nisso, que a dedicada Meimei escreveu estas pginas, endereadas especialmente aos coraes que raciocinam e aos crebros que sentem. Que possas receber estas apostilas de amor fraternal, compreendendo que foram gravadas no anseio de orientar-nos todos, na direo do Cristo de Deus, nosso Mestre e Senhor, so os nossos votos. Emmanuel (Uberaba, 15 de janeiro de 1982) Livro: Sentinelas da Alma. Psicografia de Francisco Cndido Xavier.

S O AMOR
Meimei "S o amor atravessa as paredes compactas do crcere em que a ingnorncia se aguilhoa penria de esprito, conduzindo aos antros sombrios de nossos dbitos a santificante claridade da libertao". (De "Sentinelas da Alma", de Francisco Cndido Xavier, pelo Esprito Meimei)

SORRISO
Meimei Onde estiveres, seja onde for, no olvides estender o sorriso, por oferta sublime da prpria alma. Ele o agente que neutraliza o poder do mal e a orao inarticulada, que inibe a extenso das trevas. Com ele, apagars o fogo da clera, cerrando a porta ao incndio da crueldade. Por ele, estenders a plantao da esperana, soerguendo almas cadas na sombra, para que retornem luz. Em casa, a beno da paz, na lareira da confiana. No trabalho, msica silenciosa incentivando a cooperao. No mundo, chamamento de simpatia. Sorri para a dificuldade e a dificuldade transformar-se- em socorro de tua vida. Sorri para a nuvem, e ainda mesmo que a nuvem se desfaa em chuva de lgrimas nos teus olhos, o pranto ser conforto do Cu, a fecundar-te os campos do corao. No te roga o desesperado a soluo do enigma de sofrimento que lhe persegue o destino. Implora-te um sorriso de amor, que renove as foras, para que prossiga em seu atormentado caminho. E, em verdade, se os famintos e os nus te pedem po e agasalho, esperam de ti, acima de tudo, o sorriso de ternura e compreenso que lhes acalme chagas ocultas. No te perturbem as criaturas que se arrojam aos precipcios da violncia e do crime. Oferece-lhes o sorriso generoso da fraternidade, que ajuda incessantemente, e voltar-se-o, renovadas, para o roteiro do bem. Sorri, trabalhando e aprendendo, auxiliando e amando sempre. Lembra-te de que o sorriso o orvalho da caridade e que em cada manh, o dia renascente no Cu um sorriso de Deus. Livro: Sentinelas da Alma. Psicografia de Francisco Cndido Xavier.

ROGATIVA DE APOIO
Meimei Senhor!... Guia-nos ao conhecimento de ns mesmos e ensina-nos a usar as foras que nos deste. * Nos dias em que a tristeza nos acene, induze-nos a lembrar as alegrias de que nos enriqueceis, constantemente, a fim de que o desnimo no nos entorpea a capacidade de trabalhar. * Nas ocasies em que a doena nos visite, revigora-nos a certeza de que, mesmo assim, ser-nos- possvel cultivar a pacincia, de modo a encorajar queles que nos procurem. * Nos momentos em que a fadiga nos ameace, faze-nos empregar a energia da nossa prpria vontade, a fim de que possamos prosseguir agindo e servindo, at que a oportunidade para repouso e refazimento nos favorea. * Nas horas em que algum nos contrarie, auxilia-nos a recordar quantas vezes temos ferido aos semelhantes e concede-nos o olvido de quaisquer contratempos sem complic-los. * Em qualquer situao, no nos deixes pedir isso ou aquilo aos nossos companheiros, sem antes doar quanto estiver ao nosso alcance, abrindo assim as iniciativas de cooperao e da solidariedade. * Senhor!... No nos consinta acreditar na fraqueza quando nos revestes a existncia com recursos inesgotveis para o trabalho e nem nos permitas crer na necessidade do ressentimento, quando nos impeles a viver, cada dia, em pleno oceano de amor. E, em nos conhecendo, tais quais somos para fazermos de ns o melhor que pudermos, sustenta-nos, seja onde for, a deciso de aceitar sempre os teus sbios desgnios. Assim seja. (De "Sentinelas da Alma", de Francisco Cndido Xavier, pelo Esprito Meimei)

You might also like