You are on page 1of 10

PLANOS DE AULA 3 SRIE 3.1 PLANO 1 3.1.

1 Justificativa Buscando demonstrar a relao da matemtica com a sade, sero desenvolvidas atividades voltadas exposio de situaes cotidianas relacionadas a uma boa qualidade de vida, aproveitando esse assunto ser abordada a idia introdutria de trigonometria no tringulo retngulo.

3.1.2 Contedos Tringulo retngulo, Teorema de Pitgoras, seno, cosseno e tangente.

3.1.3 Objetivos 3.1.3.1 Objetivo Geral Relacionar a matemtica com a qualidade de vida e identificar a utilizao do tringulo retngulo para descobrir medidas desconhecidas. 3.1.3.2 Objetivos Especficos Identificar a relao existente entre a matemtica e a sade; Diferenciar os lados de um tringulo retngulo ; Relembrar a resoluo do Teorema de Pitgoras; Conceituar trigonometria

3.1.4

Procedimentos metodolgicos

Inicialmente a Professora estagiria apresentar-se- para a turma e falar sobre o perodo do estgio, apresentar o plano de ensino aos alunos, identificando o contedo a ser trabalhado durante o estgio e tambm o tema gerador Matemtica e Sade: Utilizando a Matemtica para melhor qualidade de vida.

Na seqncia far-se- alguns questionamentos para a turma (Anexo 1). Atravs desses questionamentos iniciar-se- uma abordagem sobre a relao existente entre a matemtica e a sade, ser disponibilizado alguns momentos para os alunos exporem suas ideias, aps os comentrios a professora estagiria entregar a turma um texto (Anexo 2 ), que tratar sobre a questo da sade e da qualidade de vida no Brasil, pedir-se- que faam a leitura do texto, deixando livre para os alunos que queiram participar. Ser incentivada a participao dos alunos quanto aos comentrios sobre o texto. Dando continuidade, entregar-se- uma situao problema em folha impressa (Anexo 3), para cada aluno, far-se- uma leitura coletiva, com a participao da turma, ser montada no quadro um esboo da situao para que ento os alunos tentem resolver em seus cadernos, disponibilizar-se- alguns minutos para a resoluo e posteriormente far-se- a correo no quadro, proporcionando momentos para a participao dos alunos e esclarecimento das dvidas, na resoluo deste problema ser necessrios conhecimentos da aplicao do Teorema de Pitgoras, possibilitando assim uma retomada desse assunto, para tal procedimento ser utilizada uma demonstrao da frmula do Teorema de Pitgoras confeccionada em EVA ( Anexo 4) para que os alunos compreendam o enunciado da frmula. Na seqncia ser lanada para os alunos a palavra Trigonometria e ser desafiado os alunos a encontrarem os possveis significados dessa palavra, em seguida a professora estagiria entregar para os alunos uma folha impressa (Anexo 5), com a histria da trigonometria, ser convidada a turma para fazer a leitura coletiva e na seqncia os comentrios referentes ao texto. Para finalizar, convidar-se- a turma a desenvolver a atividade que ser entregue em folha impressa (Anexo 6) com situaes problemas sobre tringulos retngulos, a professora estagiria estar a disposio para orientar os alunos durante as resolues. 3.1.5 Recursos Materiais Nesta aula ser utilizado o quadro, giz, folhas A4 impressas, representao do Teorema de Pitgoras em EVA.

3.1.6 Cronograma

Este planejamento corresponde a 2 aulas de 45 minutos. Inicialmente acontecer a apresentao da professora estagiria e do plano de ensino aos alunos, aproximadamente 10 minutos; Dialogo inicial e perguntas, 10 minutos; Anexo 2 leitura e questionamentos, 15 minutos; Situao problema inicial Anexo 3, e resoluo coletiva, 20 minutos: retomada do conceitos do Teorema de Pitgoras 15 minutos; Entrega e leitura dos exerccios do Anexos 6 , 20 minutos.

3.1.7 Avaliao A avaliao ser diagnstica, processual e formativa durante todo o processo de ensino aprendizagem, com base no envolvimento e desempenho dos alunos nas atividades propostas.

3.1.8 Referencias Bibliogrficas BARROSO, Juliane, Matsubara : Conexes com a Matemtica ; 1 ed. Vol.1 So Paulo : Moderna, 2010. PAIVA, Manoel : Matemtica Paiva 1 ed. So Paulo: Moderna 2009. BONJORNO, Roberto : GIOVANNI , Jos Ruy Matemtica Completa; 2 ed. So Paulo: 2005

ANEXO 1 Questionamentos iniciais para a Turma. 1) Qual a relao existente entre a matemtica e sade ? A matemtica se relaciona com as mais diversas reas, o estudo das relaes entre quantidades, dados estatsticos, proporo amplamente utilizado na rea da sade , os nveis de qualidade de vida so definidos atravs de dados matemticos, as pesquisas para muitos avanos na sade dependem da matemtica .

2) Quais momentos podemos perceber a existncia da matemtica na rea da sade ? Na prescrio de medicamentos, na execuo de atividades fsicas prescritas por um nutricionista, no balanceamento de uma dieta, no controle da presso arterial entre outros.

3) A matemtica til para a qualidade de vida? Acredito que sim pois, a matemtica pode servir de parmetros de comparao para analisar a qualidade de vida e propor mudanas para melhorar a qualidade de vida atravs de programas de reeducao de hbitos.

ANEXO 2
ESCOLA DE EDUCAO BSICA MATER DOLORM

DISCIPLINA: Matemtica 3 Srie 301 DATA: __/__/__ PROFESSORA REGENTE : Jaciana Zanelatto de Lima PROFESSORA ESTAGIRIA: Alessandra Dorini A sade e a qualidade de vida nos dias de hoje A sade e a qualidade de vida so termos que esto estritamente relacionados no nosso cotidiano, entretanto tais conceitos ainda se apresentam revestidos de muitas dvidas, sade um direito fundamental do homem, sendo reconhecida como o maior e o melhor recurso para o desenvolvimento social, econmico e pessoal, como tambm uma das mais importantes dimenses da qualidade de vida. Uma pessoa com boa sade consequentemente ter uma melhor qualidade de vida. A sade no pode ser reduzida a uma relao biolgica de causa e efeito, pois o homem um ser histrico e como tal, sofre influncia do meio social e cultural, sua qualidade de vida est diretamente ligada ao meio afetivo e social ao qual est inserido. Mas agora, onde est a relao entre a matemtica e a sade ??? A matemtica est presente em todo o nosso organismo, somos feitos dentro de propores de gua, msculos sangue. Precisamos de dosagens corretas de vitaminas, sais minerais, ferro, clcio e nutrientes para manter nosso organismo em equilbrio e saudvel. Muitas reas da sade necessitam da matemtica para atingir bons resultados, como exemplo, a aplicao de uma quimioterapia, toda feita em quantidades especficas de medicaes para combater o mal. Os antibiticos tambm so assim, as dosagens j esto determinadas na bula, mas, podem ser reajustadas pelo mdico de acordo com a idade o peso do paciente. Mas no pensem que apenas para o controle das doenas que a matemtica oferece seu desempenho, muitas formas de prevenes e hbitos saudveis levam em conta conceitos matemticos. A alimentao saudvel deve seguir uma proporcionalidade entre os carboidratos, gorduras e vitaminas ingeridos diariamente, dessa maneira podem perceber a relao da matemtica com uma boa qualidade de vida, podendo assim mudar algumas de nossas atitudes, buscando sempre melhorar a nossa sade.

Texto adaptado de: PAULO, M. Buss: Sade, sociedade e qualidade de vida. Disponvel em: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=8&infoid=34 . Acesso em 10 de maio de 2011.

Anexo 3
ESCOLA DE EDUCAO BSICA MATER DOLORM

DISCIPLINA: Matemtica 3 Srie 301 DATA: __/__/__ PROFESSORA REGENTE : Jaciana Zanelatto de Lima PROFESSORA ESTAGIRIA: Alessandra Dorini Alimentao na medida certa! Os alimentos so fundamentais para a manuteno de todos os nossos processos vitais. atravs dele que obtemos a energia necessria para a manuteno destes processos. Uma dieta adequada aquela que assegura a ingesto equilibrada de acares, gorduras, protenas, vitaminas e sais minerais, alm de muita gua. A quantidade de alimento necessria depende de fatores como o sexo, peso, atividade fsica, a idade, entre outros. Em mdia uma pessoa adulta de 70kg, deve receber ao dia um mnimo de 2500 quilocalorias. Evidentemente estes valores variam com o tipo de atividade fsica de cada um. Podemos perceber que a necessidade de quilocalorias para a manuteno dos processos vitais dirios, varia de acordo com a massa da pessoa. a) Qual dever ser a ingesto mnima de quilocalorias para uma pessoa com 60 kg? 70kg ------------2500Kcal 60kg------------- x 70x = 150000 x= 150000/70 x= 2142,85 Kcal. b) As duas grandezas envolvidas na questo so diretamente proporcionais ou inversamente proporcionais? So diretamente proporcionais, pois quanto maior a massa da pessoa maior ser a quantidade de quilocalorias necessrias. c) Qual a funo que relaciona a quantidade mnima necessria de quilocalorias (fx), por dia com a massa de uma pessoa (x) ?

Se uma pessoa com 70 k precisa de 2500Kcal ento dividindo esse valor pela massa dessa pessoa encontramos a quantidade de Kcal por cada k de massa que de 35,71. f(x)= 35,71 x ( aproximadamente)

d) Baseado na sua massa estimado calcule qual a necessidade diria de quilocalorias, para a manuteno de seus processos vitais? Resposta pessoal.

Anexo 4
ESCOLA DE EDUCAO BSICA MAJOR CIPRIANO RODRIGUES DE ALMEIDA DISCIPLINA: Matemtica 1 Srie Tcnico DATA: __/__/__

PROFESSOR REGENTE : Alaor Luiz Susin PROFESSORA ESTAGIRIA: Alessandra Dorini Exerccios 1) Um dos fatores importantes para estabelecer a qualidade de vida da populao a taxa de desemprego, quanto menor essa taxa melhor condio de melhor qualidade de vida. No Brasil a taxa de desemprego vem diminuindo nos ltimos anos, o grfico abaixo mostra o ndice de desemprego nos meses de maio de 2009 a abril de 2010, no Brasil. Embora podemos perceber aumento em alguns meses no comparativo dos dose meses houve uma queda significativa.

a) Estabelea a relao entre dois conjuntos, um conjunto dos meses (A) e outro das taxas de desemprego (B) . A=
B=
maio junho julho agosto setembro outubro novembro dezembro janeiro fevereiro maro abril

8,8 8,1 8,0 8,1 7,7 7,5 7, 4 6,8 7, 2 7, 4 7,6 7,3

b) Qual foi o ms que apresentou menor taxa de desemprego?


O ms de Dezembro. c) Qual pode ser o motivo dessa queda no ndice de desemprego nesse ms? Empregos temporrios poca do Natal e fim de ano. d) Qual o ms com maior ndice de desemprego? O Ms de maio teve o maior ndice de desemprego. e) indique dois momentos em que aconteceu queda no ndice de desemprego e dois momentos que aconteceu aumento nesse ndice.

2) Um dos recursos naturais que mais tem sido agredido pelo homem o ar. Indispensvel para a vida, provavelmente no recebeu maior ateno pelo fato de ser abundante invisvel e inodoro. Porm, ao longo da histria e do progresso da humanidade, suas caractersticas foram se alterando. A poluio do ar tem sido, desde a primeira metade do sculo XX, um grave problema nos centros urbanos industrializados, com a presena cada vez maior dos veculos motorizados, que vieram a somar com as indstrias, como fontes poluidoras. considerando tambm que com a poluio do ar diminui a qualidade de vida da populao. Uma alternativa bem sucedida para amenizar em partes os efeitos da poluio do ar a utilizao de biocombustveis , como por exemplo o Biodiesel, que obtido atravs de plantas oleaginosas, como o algodo, o girassol, a mamona e a soja. Entre as vantagens na utilizao desse combustvel, pode-se destacar a menor emisso de gases poluentes na atmosfera, se comparando com o diesel obtido a partir do petrleo . A tabela abaixo representa a relao entre a quantidade de mamona e a de biodiesel produzida. Quantidade de quantidade de a) Com base nos dados da tabela identifique qual a mamona (em t) biodiesel (em l) funo existente entre a quantidade de mamona (x) 1 560 e a quantidade de Biodiesel (q) produzida. 2 1120 q= 560.x b) Qual ser a quantidade de biodiesel produzida com 12 toneladas de mamona. q= 560.x q= 560.12 q= 6720 litros
3 4 ... x 1680 2240 ... 560.x

c) Identifique nesse caso quem a varivel dependente e a independente: A quantidade de biodiesel depende da quantidade de mamona. Mamona varivel independente e o biodiesel a varivel dependente .

d) Represente o grfico para trs valores de quantidades de Mamona.

You might also like