You are on page 1of 29

Venerao de imagens Venerao de imagens tpico de seculares discusses nos meios religiosos cristos.

. O Segundo Conclio de Nicia, realizado em 787, declarou a legitimidade do que chamado pelos atuais protestantes/evanglicos como venerao de imagens definindo que, segundo o ensino dos Padres da Igreja e segundo a tradio universal da Igreja crist, se podiam propor venerao dos fiis, conjuntamente com a Cruz, as imagens da Me de Jesus, dos Anjos e dos Santos, tanto nas igrejas como nas casas ou ao longo dos caminhos. Em 1987, por ocasio do XII Centenrio do II Conclio de Nicia, o Papa Joo Paulo II por meio da Carta Apostlica Duodecim Saeculum, reafirmou como legtima a doutrina sobre a venerao das imagens. A prtica da venerao de imagens para a teologia catlica e ortodoxa no confundida com idolatria. Mesmo porque, para tais grupos religiosos, as imagens seriam meras representaes de quem as oraes so direcionadas. Estes grupos, mesmo estando cientes de que no praticam a idolatria, muitas vezes, so questionados por grupos protestantes sobre o fato das oraes direcionadas s imagens de quem j morreu, utilizando como base a Bblia (livro aceito pelos catlicos e protestantes como revelado por Deus) que deixa claro ser abominao o culto aos mortos e invocao dos espritos. A estes, os catlicos e ortodoxos rebatem pela Profisso de F crist, a qual afirma a Comunho dos Santos, e tambm pela invocao e no evocao dos santos, Primeiro Conclio de Niceia modelos de vida crist. 20 de maio de 325 - 19 de Data junho de 325 Aceite por Catlicos, Ortodoxos e Protestantes Primeiro Conclio de Constantinopla Imperador Constantino Bispo Alexandre de Alexandria 250-318 Arianismo, celebrao da Pscoa, cisma de Milcio, batismo de herticos e o estatuto dos prisioneiros na perseguio de Licnio.

Primeiro Conclio de Niceia


Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.
Ir para: navegao, pesquisa

Conclio anterior Conclio seguinte Convocado por Presidido por Afluncia

cone que descreve os Pais Sagrados do Primeiro Conclio de Niceia que seguram o Credo NicenoConstantinopolitano

Tpicos de discusso

O primeiro conclio de Niceia ocorreu durante o reinado do imperador romano Constantino I, o Documentos O Credo Niceno original primeiro a aderir ao cristianismo, em 325. Foi a Todos conclios ecumnicos catlicos primeira conferncia de bispos ecumnica (do Grego oikumene, "mundial") da igreja catlica. Lidou com WikiProjeto:Catolicismo

questes levantadas pela opinio Ariana da natureza de Jesus Cristo (se Deus, homem ou alguma mistura). Acabou por decidir contra a opinio dos arianos, em favor da trindade. Niceia (hoje Iznik), uma cidade da Anatlia (hoje parte da Turquia). Foram oferecidas aos bispos as comodidades do sistema de transporte imperial - livre transporte e alojamento de e para o local da conferncia - para encorajar a maior audincia possvel. Constantino abriu formalmente a sesso. Este conclio teve uma importncia especial tambm porque as perseguies aos cristos tinham recentemente terminado. O primeiro conclio de Niceia ressalta como ponto inicial para as grandes controvrsias doutrinais da igreja no quarto e quinto sculos. Foi efetuada uma unio entre o extraordinrio eclesistico dos conselhos e o Estado, que concedeu s deliberaes deste corpo o poder imperial. Snodos anteriores tinham-se dado por satisfeitos com a proteo de doutrinas herticas; mas o conclio de Niceia caracterizado pela etapa adicional de uma posio mais ofensiva, respeitante a artigos minuciosamente elaborados sobre a f. Na controvrsia ariana colocava-se um obstculo grande realizao da ideia de Constantino de um imprio universal que deveria ser alcanado com a ajuda da uniformidade da adorao divina. Conformemente, para o vero de 325 os bispos de todas as provncias foram chamados ao primeiro conclio ecumnico em Niceia, na Bitnia, Frgia, no Helesponto: um lugar facilmente acessvel maioria dos bispos, especialmente aos da sia, Sria, Palestina, Egipto, Grcia, Trcia e Egrisi (Gergia ocidental). O nmero dos membros no pode exatamente ser indicado; Atansio contou 318, Eusbio somente 250. Como era costume, os bispos orientais estavam em maioria; na primeira linha de influncia hierrquica estavam trs arcebispos: Alexandre de Alexandria, Eustquio de Antioquia, e Macrio de Jerusalm, bem como Eusbio de Nicomdia e Eusbio de Cesareia. Entre os bispos encontravam-se Stratofilus, bispo de Pitiunt (Bichvinta, reino de Egrisi). O ocidente enviou no mais de cinco representantes na proporo relativa das provncias: Marcus de Calabria de Itlia, Cecilian de Cartago de frica, Hosius de Crdova (Espanha), Nicasius de Dijon da Frana, e Domnus de Stridon da provncia do Danbio. Estes dignitrios eclesisticos naturalmente no viajaram sozinhos, mas cada qual com sua comitiva, de modo que Eusbio refere um grupo quase inumervel de padres acompanhantes, diconos e aclitos. Entre os presentes encontrava-se Atansio, um dicono novo e companheiro do bispo Alexandre de Alexandria, que se distinguiu como o "lutador mais vigoroso contra os arianos" e similarmente o patriarca Alexandre de Constantinopla, um presbtero, como o representante de seu bispo, mais velho. O papa em exerccio na poca, Silvestre I, recusou o convite do imperador e no compareceu pessoalmente nas sesses do conclio, provavelmente esperando que sua ausncia representasse um protesto contra a convocao do snodo pelo imperador. Os pontos a serem discutidos no snodo eram:

A questo Ariana, A celebrao da Pscoa O cisma de Milcio O baptismo de herticos O estatuto dos prisioneiros na perseguio de Licnio.

um facto reconhecido que o anti-judasmo, ou o anti-semitismo cristo, ganhou um novo impulso com a tomada do controle do imprio romano, sendo o conclio de Niceia um marco neste sentido. Os posteriores Conclios da Igreja manteriam esta linha. O Conclio de Antioquia (341 D.C.) proibiu aos Cristos a celebrao da Pscoa com os Judeus. O Conclio de Laodicia proibiu os

Cristos de observar o Shabbat e de receber prendas de judeus ou mesmo de comer po zimo nos festejos judaicos. Uma boa fonte para o estudo deste perodo histrico -nos apresentada hoje sob a forma da obra de Edward Gibbon, um historiador representativo do iluminismo ingls do sculo XVIII, ainda hoje lida e traduzida para vrias lnguas (Uma nova traduo para o alemo foi editada em 2003): A histria do declnio e queda do imprio romano.

[editar] O carcter, a sociedade, e os problemas


A cristandade do sculo II no concordava sobre a data de celebrao da Pscoa da ressurreio. As igrejas da sia Menor, entre elas a importante igreja de feso, celebravam-na, juntamente com os judeus, no 14 dia da primeira lua da primavera (o 14 Nisan, segundo o calendrio judaico), sem levar em considerao o dia da semana. J as igrejas de Roma e de Alexandria, juntamente com muitas outras igrejas tanto ocidentais quanto orientais, celebravam-na no domingo subseqente ao 14 Nisan. Com vistas fixao de uma data comum, em 154/155, o bispo Policarpo de Esmirna, entrou em contato com o papa Aniceto, mas nenhuma unificao foi conseguida e o assunto permaneceu em aberto. Foi no conclio de Niceia que se decidiu ento resolver a questo estabelecendo que a Pscoa dos cristos seria sempre celebrada no domingo seguinte ao plenilnio da primavera. Apesar de todo esse esforo, as diferenas de calendrio entre Ocidente e Oriente fizeram com que esta vontade de festejar a Pscoa em toda a parte no mesmo dia continuasse sendo um belo sonho, e isso at os dias de hoje. Alm desse problema menor, outra questo mais sria incomodava a cristandade catlica: como conciliar a divindade de Jesus Cristo com o dogma de f num nico Deus? Na poca a inteligncia dos cristos ainda estava procura de uma frmula satisfatria para a questo, embora j houvesse a conscincia da imutabilidade de Deus e da existncia divina do Pai, do Filho e do Esprito Santo. Nesse quadro, um presbtero de nome rio passa a defender em Alexandria a idia de que Jesus uma "criatura do Pai", no sendo, portanto, eterno. Em suas pregaes, rio por vrias vezes insistia em afirmar em tom provocativo que "houve um tempo em que o Filho no existia". Dizia que Cristo teria sido apenas um instrumento de Deus mas sem natureza divina. A esse ensinamento de rio aderiram outros bispos e presbteros. Sobretudo, o bispo Eusbio de Cesaria, conhecido escritor da igreja, que se colou do lado de rio. Por outro lado, a doutrina de rio, ou arianismo, foi prontamente repudiada pelo restante dos cristos, que viam nela uma negao do dogma da Encarnao. O repdio mais radical talvez rio tenha encontrado no bispo Alexandre de Alexandria e no dicono Atansio, que defendiam enfaticamente a divindade de Cristo. Um snodo foi convocado e a doutrina do rio foi excludo da igreja em 318. Mas o nmero de seus adeptos j era to grande que a doutrina no pode ser mais silenciada. A situao se agravava cada vez mais e, desejoso de resolver de vez a questo, o imperador Constantino convoca um conclio ecumnico.

[editar] Os procedimentos
O conclio foi aberto formalmente a 20 de maio, na estrutura central do palcio imperial, ocupandose com discusses preparatrias na questo ariana, em que Arius, com alguns seguidores, em especial Eusbio de Nicomdia, Tegnis de Nice, e Maris de Chalcedon, parecem ter sido os principais lderes; as sesses regulares, no entanto, comearam somente com a chegada do imperador. Aps ter prescrito o curso das negociaes ele confiou o controlo dos procedimentos a uma comisso designada por ele mesmo, consistindo provavelmente nos participantes mais proeminentes desse corpo. indubitavelmente devido s orientaes de Constantino nesta etapa que o conclio, aps estar na sesso por um ms inteiro, promulgou a 19 de Junho o credo de Niceia.

O credo foi adotado neste conselho, mas o voto no foi unnime, e a influncia do imperador era claramente evidente quando diversos bispos de Egipto foram expulsos devido sua oposio ao credo. No incio os arianos e os ortodoxos mostraram-se incondescendentes entre si. Os arianos confiaram a representao de seus interesses a Eusbio de Cesareia, cujo nvel e a eloquncia fez uma boa impresso perante o imperador. A sua leitura da confisso dos arianos provocou uma tempestade de raiva entre os oponentes; duas minorias interessadas vividamente em opinies contrrias opuseramse, mas entre elas bocejaram-se indiferentes. No seu interesse, assim como para sua prpria causa, Eusbio, depois de ter cessado de representar os arianos, apareceu como um mediador; ao afirmar que o objectivo principal a ser perseguido deveria ser o estabelecimento da paz da igreja, concordou ao mesmo tempo com seu protector exaltado. Apresentou uma frmula nova, o smbolo baptismal, da sua prpria congregao, em Cesareia, pela qual se conseguiu a reconciliao das diferentes opinies. O imperador, que perseguiu as intenes puramente polticas de uma pacificao bem sucedida, no poderia desejar uma proposio mais bem-vinda e confirmando-a imediatamente, adoptou-a como sua. Desta maneira, no acedeu completamente maioria, mas conciliou-se mais provavelmente com os seus desejos; pois, se os ortodoxos pudessem realmente fazer contar com uma maioria preponderante, mesmo a predileco do imperador no os teria impedido de conceber a sua confisso na forma proposta pelo bispo Alexandre na sua primeira carta circular. Mas longe de ousar tal plano, a maioria (sem resistncia) protestou, afirmando que os seus direitos deveriam ser considerados por clusulas correctivas. Apesar deste tipo de procedimentos ser mais caracterstico de minorias do que de maiorias, neste caso a maioria procedeu assim e no deixou de obter a vitria. A votao final, quanto ao reconhecimento da divindade de Cristo, foi um total de 300 votos a favor contra 2 desfavorveis. Porm importante tambm saber que os bispos que votaram contra foram exilados e perseguidos.

Perseguio aos cristos


Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.
Ir para: navegao, pesquisa

Cristos sendo usados como tochas humanas, na perseguio sob Nero. A perseguio aos cristos um fenmeno que ocorreu em toda a histria do Cristianismo, desde o seu nascimento, sob o judasmo, passando pelos primeiros sculos, sob o Imprio Romano, e chegando at os nossos dias.

ndice
[esconder] 1 Per seg ui o jud aica 2 Per seg ui o rom ana

2 . 1 P e r s e g u i e s n a r r a d a s n o N o v o

T e s t a m e n t o

2 . 2 P e r s e g u i o s o b o I m p r i o R o m a n o

2 . 2 .

1 P e r s e g u i o s o b N e r o , 6 4 6 8

2 . 2 . 2 P e r s e g u i o a t

o i n c i o d o q u a r t o s c u l o

3 Ref er nci as 4 Ver tam b m

[editar] Perseguio judaica


O Novo Testamento informa que os cristos primitivos sofreram perseguio nas mos das lideranas judaicas de seu tempo, comeando pelo prprio Jesus Cristo. Os primeiros cristos nasceram e se desenvolveram sob o judasmo, na medida em que o cristianismo comea como uma seita do judasmo. As primeiras perseguies judaicas aos cristos devem ser entendidas, ento, como um conflito sectrio judeus perseguindo judeus por causa da heterodoxia. Vrias outras seitas judaicas da poca, no entanto, como os essnios, foram to heterodoxas quanto a seita crist. De acordo com os textos do Novo Testamento, a perseguio aos seguidores de Jesus continuou aps a sua morte. Pedro e Joo foram presos por lideranas judaicas, incluindo o sumo-sacerdote Ans, que os libertou mais tarde (Atos 4.1-21). Numa outra ocasio, todos os apstolos foram presos pelo sumo-sacerdote e outros saduceus, mas, segundo o relato neotestamentrio, teriam sido

libertados por um anjo (Atos 5.17,18). Aps escaparem, os apstolos foram novamente pegos pelo Sindrio, mas, desta vez, Gamaliel um fariseu bem conhecido da literatura rabnica convenceu o conclio a libert-los (Atos 5.27-40).

[editar] Perseguio romana


[editar] Perseguies narradas no Novo Testamento
De acordo com o Novo Testamento, a crucificao de Jesus foi autorizada por autoridades romanas e executada por soldados romanos. H tambm o registro de que Paulo, em suas viagens missionrias, foi vrias vezes preso por autoridades romanas. O texto do Novo Testamento no relata o que aconteceu com Paulo, mas a tradio crist afirma ter sido ele executado em Roma.

[editar] Perseguio sob o Imprio Romano


[editar] Perseguio sob Nero, 64-68 O primeiro caso documentado de perseguio aos cristos pelo Imprio Romano relaciona-se a Nero. Em 64, houve um grande incndio em Roma, destruindo grandes partes da cidade e devastando economicamente a populao romana. Nero, cuja sanidade j h muito tempo havia sido posta em questo, era o suspeito de ter intencionalmente ateado fogo. Em seus Annales, Tcito afirma que para se ver livre do boato, Nero prendeu os culpados e infligiu as mais requintadas torturas em uma classe odiada por suas abominaes, chamada cristos pelo populacho (Annales XV). Ao associar os cristos ao terrvel incndio, Nero aumentou ainda mais a suspeita pblica j existente e, pode-se dizer, exacerbou as hostilidades contra eles por todo o Imprio Romano. As formas de execuo utilizadas pelos romanos incluam crucificao e lanamento de cristos para serem devorados por lees e outras feras selvagens. Os Annales de Tcito (XV.44) informam: ... uma grande multido foi condenada no apenas pelo crime de incndio mas por dio contra a raa humana. E, em suas mortes, eles foram feitos objetos de esporte, pois foram amarrados nos esconderijos de bestas selvagens e feitos em pedaos por ces, ou cravados em cruzes, ou incendiados, e, ao fim do dia, eram queimados para servirem de luz noturna. [editar] Perseguio at o incio do quarto sculo Em meados do sculo II, no era difcil encontrar grupos tentando apedrejar os cristos, incentivados, muitas vezes, por seitas rivais. A perseguio em Lyon foi precedida por uma turba violenta que pilhava e apedrejava casas crists (Eusbio, Histria Eclesistica 5.1.7). Luciano de Samsata fala-nos de um elaborado e bem-sucedido embuste perpetrado por um profeta de Asclepius, no Ponto, fazendo uso de uma cobra domesticada. Quando os rumores estavam por desmascarar sua fraude, o espirituoso ensasta nos informa, sarcasticamente: ele promulgou um edito com o objetivo de assusta-los, dizendo que o Ponto estava cheio de ateus e cristos que tinham a audcia de pronunciar os mais vis perjrios sobre ele; a estes, ele os expulsaria com pedras, se quisessem ter seu deus gracioso. As perseguies estatais seguintes foram inconstantes at o terceiro sculo, apesar do Apologeticum de Tertuliano (197) ter sido escrito ostensivamente em defesa de cristos perseguidos e dirigido aos governantes romanos. A primeira perseguio que envolveu todo o territrio imperial aconteceu sob o governo de Maximino, apesar do fato de que apenas o clero tenha sido visado. Foi somente sob Dcio, em

meados do segundo sculo, que a perseguio generalizada tanto ao clero quanto aos leigos tomou lugar em toda a extenso do Imprio. Gregrio de Tours trata deste tema em sua Histria dos Francos, escrita no final do sculo VI: Sob o imperador Dcio, muitas perseguies se levantaram contra o nome de Cristo, e houve tamanha carnificina de fiis que eles no podiam ser contados. Bbilas, bispo de Antioquia, com seus trs filhos pequenos, Urbano, Prilidan e Epolon, e Sisto, bispo de Roma, Laurncio, um arqui-dicono, e Hiplito tornaram-se perfeitos pelo martrio porque confessaram o nome do Senhor. Apesar de confundir as pocas de perseguio (pois menciona, ao mesmo tempo, personagens que foram martirizados sob Maximino, Valeriano e Dcio), o testemunho de Gregrio mostra o quanto o tema da perseguio marcou o imaginrio da Igreja nos primeiros sculos.

[editar] Referncias

DANIEL-ROPS, Henri. Histria da Igreja de Cristo. Traduo de Henrique Ruas; reviso de Emrico da Gama - So Paulo: Quadrante, 2006 (coleo). ISBN 85-7465-002-1 Dreher, Martin. A Igreja no Imprio Romano. So Leopoldo: Sinodal, 1993. Gregrio de Tours. Histria dos Francos. Gonzlez, Justo L. A Era dos Mrtires. So Paulo: Vida Nova, 2002. Tcito. Annales. (em latim) Tcito. Annales. (em ingls)

Constantino I
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.
Ir para: navegao, pesquisa

Mosaico do Imperador Constantino Flavius Valerius Constantinus, conhecido como Constantino I, Constantino Magno ou Constantino, o Grande (272 - 22 de Maio de 337), foi proclamado Augusto pelas suas tropas em 25 de Julho de 306 e governou uma poro crescente do Imprio Romano at sua morte.

Constantino I. Nasceu em Naissus, na Alta Dcia (actual Romnia), filho de Constncio I Cloro e da filha de um dono de uma albergaria, Helena. Constantino teve uma boa educao e serviu no tribunal de Diocleciano depois do seu pai ter sido nomeado um dos dois Csares, na altura um imperador jnior, na Tetrarquia em 293. Face morte de seu pai Constncio em 306, ele conseguiu viajar at ao seu leito de morte em Eburacum (York). Nos prximos 18 anos ele lutou uma srie de batalhas e guerras que o fizeram o governador supremo do Imprio Romano. Constantino talvez melhor conhecido por ter sido o primeiro imperador romano a confirmar o cristianismo, na sequncia da sua vitria da Batalha da Ponte Mlvio, perto de Roma, que ele mais tarde atribuiu ao Deus cristo, pois na noite anterior da batalha sonhou com uma cruz, e nela estava escrito "sob este smbolo venceras", e de manha, um pouco antes da batalha, mandou que pintassem

uma cruz nos escudos dos soldados e conseguiu um vitria esmagadora sobre o inimigo. A sua adoo do cristianismo pode tambm ser resultado de influncia familiar. Helena j ter com grande probabilidade nascido crist e demonstrou grande piedade no fim da sua vida. Constantino legalizou e apoiou fortemente a cristandade por volta do tempo em que se tornou imperador, com o dito de Milo, mas tambm no tornou o paganismo ilegal ou fez do cristianismo a religio estatal. Apesar de a Igreja ter prosperado sob o auspcio de Constantino, ela prpria decaiu no primeiro de muitos cismas pblicos. Constantino convocou o conclio de Niceia afim de unificar a Igreja crist pois com as divergncias desta, o seu trono poderia estar ameaado, duas questes principais foram discutidas no conclio de Nicia a questo da Heresia Ariana que dizia que Cristo no era divino mas o mais perfeito das criaturas, e tambm a data da pscoa pois at ento no havia um consenso sobre isso.

Esttua do imperador Constantino em York Constantino s foi baptizado e cristianizado no final da vida. Ironicamente, Constantino poder ter favorecido o lado perdedor da questo Ariana, uma vez que ele foi baptizado por um bispo Ariano, Eusbio de Nicomedia. Mas apesar de seu batismo, h duvidas se realmente ele se tornou Cristo. Ele nunca abandonou sua adorao com relao ao deus Sol (Deus Sol Invicto), tanto que em suas moedas Constantino manteve como simbolo principal o sol. A Enciclopdia Catlica diz: Constantino favoreceu de modo igual ambas as religies. Como sumo pontfice ele velou pela adorao pag e protegeu seus direitos. E a Enciclopdia Hdria observa: Constantino nunca se tornou cristo. Eusbio de Cesaria, que escreveu a biografia dele, diz que ele se tornou cristo nos ltimos momentos da vida. Isso no convicente, visto que no dia anterior, Constantino fizera um sacrifcio a Zeus porque tambm tinha o ttulo de Sumo Pontfice. At o dia da sua morte, em 337 EC, Constantino usou o ttulo pago de Sumo Pontfice, o chefe supremo em assuntos religiosos. O imperador romano Constantino influenciou em grande parte na incluso na igreja crist de dogmas baseados em tradies. Uma das mais conhecidas foi o Edito de Constantino, promulgado em 321, que determinou oficialmente o domingo como dia de repouso para os cristos, em honra ressureio de Jesus Cristo. Um historiador competente que se especializou neste periodo da histria Edward Gibbon, autor do livro clssico sobre a "A histria do declnio e queda do imprio romano" A sua vitria em 312 sobre Maxncio na Batalha da Ponte Mlvio resultou na sua ascenso ao ttulo de Augusto Ocidental, ou soberano da totalidade da metade ocidental do imprio. Ele consolidou gradualmente a sua superioridade militar sobre os seus rivais com o esfarelamento da Tetrarquia at 324, quando ele derrotou o imperador oriental Licnio, tornando-se imperador nico. Constantino reconstruiu a antiga cidade grega de Bizncio, chamando-a de Nova Roma, dotando-a de um senado e ministrios cvicos semelhantes aos da antiga Roma. Aps a sua morte foi renomeada de Constantinopla, tendo-se gradualmente tornado a capital do imprio. Um anos depois do Conclio de Niceia (325), Constantino mandou matar seu prprio filho Crispus. Sufocaria depois sua mulher Fausta num banho sobreaquecido. Mandou tambm estrangular o marido de sua irm, e chicotear at morte o filho de sua irm.

Venerao de imagens

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.


Ir para: navegao, pesquisa

Iconostase da Catedral da Anunciao, Moscou, Rssia Venerao de imagens tpico de seculares discusses nos meios religiosos cristos. O Segundo Conclio de Nicia, realizado em 787, declarou a legitimidade do que chamado pelos atuais protestantes/evanglicos como venerao de imagens definindo que, segundo o ensino dos Padres da Igreja e segundo a tradio universal da Igreja crist, se podiam propor venerao dos fiis, conjuntamente com a Cruz, as imagens da Me de Jesus, dos Anjos e dos Santos, tanto nas igrejas como nas casas ou ao longo dos caminhos. Em 1987, por ocasio do XII Centenrio do II Conclio de Nicia, o Papa Joo Paulo II por meio da Carta Apostlica Duodecim Saeculum, reafirmou como legtima a doutrina sobre a venerao das imagens. A prtica da venerao de imagens para a teologia catlica e ortodoxa no confundida com idolatria. Mesmo porque, para tais grupos religiosos, as imagens seriam meras representaes de quem as oraes so direcionadas. Estes grupos, mesmo estando cientes de que no praticam a idolatria, muitas vezes, so questionados por grupos protestantes sobre o fato das oraes direcionadas s imagens de quem j morreu, utilizando como base a Bblia (livro aceito pelos catlicos e protestantes como revelado por Deus) que deixa claro ser abominao o culto aos mortos e invocao dos espritos. A estes, os catlicos e ortodoxos rebatem pela Profisso de F crist, a qual afirma a Comunho dos Santos, e tambm pela invocao e no evocao dos santos, modelos de vida crist.

Conclio de Niceia
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.
Ir para: navegao, pesquisa Esta uma pgina de desambiguao, que lista artigos associados a um mesmo ttulo. Se uma ligao interna o conduziu at aqui, sugerimos que a corrija para que aponte diretamente para o
artigo adequado.

Conclio de Niceia pode designar:


o Primeiro Conclio de Niceia, o primeiro conclio ecumnico do Cristianismo, reunido em Niceia no ano de 325, e que discutiu questes cristolgicas (por exemplo, o Arianismo). o Segundo Conclio de Niceia, o stimo ecumnico, realizado em 787, que ps fim primeira querela iconoclasta, com o reconhecimento da venerao (no adorao) dos cones religiosos.

Martinho Lutero

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.


Ir para: navegao, pesquisa

Lutero aos 46 anos (Lucas Cranach o Velho, 1529) Martinho Lutero (em alemo: Martin Luther ou Martin Luder) (Eisleben, 10 de novembro de 1483 Eisleben, 18 de fevereiro de 1546) foi um telogo alemo. considerado o pai espiritual da Reforma Protestante.

ndice
[esconder] 1 Pri mei ros ano s de vid a 2 Vid a mo nst ica e aca d mic a 3A teol ogi a da gra a de Lut ero 4A con trov rsi a por cau sa das ind ulg nc ias 5A res pos ta do Pap ado

6 Au me nta a cis o

6 . 1 L u t e r o d u r a n t e o s a c o n t e c i m e n t o s

6 . 2 O s t

r a t a d o s d e 1 5 2 0

6 . 2 . 1 A N o b r e z a a l e m

6 . 2 . 2 O c a t i v e

i r o b a b i l n i c o

6 . 2 . 3 L i b e r d a d e d e u m C r i s t o

6 . 3 A e

x c o m u n h o

7A Die ta de Wo rms 8 Pro ces so Ro ma no 9 Ex lio no Cas telo de Wa rtbu rg 10 Reg ress oa Wit ten ber ge os Ser m es Inv oca vit 11 A gue rra

dos ca mp one ses 12 Obr as imp orta ntes 13 Not as 14 Ver tam b m 15 Lig a es ext ern as

[editar] Primeiros anos de vida


Martinho Lutero, cujo nome original em alemo era Martin Luther era filho de Hans Luther e Margarethe Lindemann. Nascido em 1483 e morto em 1546. Mudou-se para Mansfeld, onde seu pai dirigia vrias minas de cobre. Tendo sido criado no campo, Hans Luther deseja que seu filho viesse a tornar-se um funcionrio pblico, melhorando assim as condies da famlia. Com este objetivo, enviou o jovem Martinho para escolas em Mansfeld, Magdeburgo e Eisenach. Aos dezessete anos, em 1501, Lutero ingressou na Universidade de Erfurt, onde tocava alade e recebeu o apelido de "O filsofo". O jovem estudante graduou-se em bacharel em 1502 e o mestrado em 1505, o segundo entre dezessete candidatos[1]. Seguindo os desejos paternos, inscreveu-se na escola de Direito dessa Universidade. Mas tudo mudou aps uma grande tempestade, com descargas eltricas, ocorrida neste mesmo ano (1505): um raio caiu prximo de onde ele estava, ao voltar de uma visita casa dos pais. Aterrorizado, gritara ento: "Ajuda-me, Sant'Ana! Eu me tornarei um monge!" Tendo sobrevivido aos raios, deixou a faculdade, vendeu os seus livros com exceo dos de Virglio, e entrou para a ordem dos Agostinianos, de Erfurt, a 17 de julho de 1505.[2]

[editar] Vida monstica e acadmica


Lutero com a tonsura monstica O jovem Martinho Lutero dedicou-se por completo a sua vida no mosteiro, empenhando-se em

realizar boas obras a fim de agradar a Deus e servir ao prximo atravs de oraes por suas almas. Dedicou-se intensamente meditao, s auto-flagelaes, muitas horas de orao dirias, s peregrinaes e confisso. Quanto mais intentava ser agradvel ao Senhor, mais dava-se conta de seus pecados[3] Johann von Staupitz, o superior de Lutero, concluiu que o jovem necessitava de mais trabalhos, para afast-lo de sua excessiva reflexo. Ordenou portanto ao monge que iniciasse uma carreira acadmica. Em 1507 Lutero foi ordenado sacerdote. Em 1508 comeou a lecionar teologia na Universidade de Wittenberg. Lutero recebeu seu bacharelado em Estudos Bblicos a 19 de maro de 1508. Dois anos depois visita Roma, de onde regressa bastante decepcionado. [4] Em 19 de outubro de 1512, Martinho Lutero graduou-se Doutor em Teologia e a 21 de outubro deste ano foi "recebido no Senado da Faculdade Teolgica", com o ttulo de "Doutor em Bblia". Em 1515 foi nomeado vigrio de sua ordem, tendo sob sua ordem onze monastrios. Durante este perodo estuda o grego e o hebraico, para aprofundar-se no significado e origem das palavras utilizadas nas Escrituras - conhecimentos que logo utilizaria para a traduo da Bblia.

[editar] A teologia da graa de Lutero


O desejo de obter os graus acadmicos levaram Lutero a estudar as Escrituras em profundidade. Influenciado por sua formao humanista de buscar ir "ad fontes" (s fontes), mergulhou nos estudos sobre a Igreja Primitiva. Devido a isto, termos como "penitncia" e "honestidade" ganharam novo significado para ele, j convencido de que a Igreja havia perdido sua viso de vrias das verdades do cristianismo ensinadas nas Escrituras - sendo a mais importante delas a doutrina da chamada "Justificao" apenas pela f. Lutero comeou a ensinar que a Salvao era um benefcio concedido apenas por Deus, dado pela Graa divina atravs de Jesus Cristo e recebido apenas com a f.[5] Mais tarde, Lutero definiu e reintroduziu o princpio da distino prpria entre o Tor (Leis Mosaicas) e os Evangelhos, que reforavam sua teologia da graa. Em conseqncia, Lutero acreditava que seu princpio de interpretao era um ponto inicial essencial para o estudo das Escrituras. Notou, ainda, que a falta de clareza na distino da Lei e dos Evangelhos era a causa da incorreta compreenso dos Evangelhos de Jesus pela Igreja de seu tempo, instituio a quem responsabilizava por haver criado e fomentado muitos erros teolgicos fundamentais.

[editar] A controvrsia por causa das indulgncias


Alm de suas atividades como professor, Martinho Lutero ainda laborava como pregador e confessor na igreja de Santa Maria, na cidade. Tambm pregava habitualmente na igreja do Castelo (chamada de "Todos os Santos" - por causa de ali haver uma coleo de relquias, estabelecidas por Frederico II de Sabia). Foi durante este perodo em que o jovem sacerdote deu-se conta dos efeitos em se oferecer indulgncias aos fiis, como se fossem fregueses. A indulgncia a remisso (parcial ou total) do castigo temporal que algum permanece devedor por conta dos seus pecados, de cuja culpa tenha se livrado pela absolvio. Naquele tempo qualquer pessoa poderia comprar uma indulgncia, quer para si mesmo, quer para um parente j morto que estivesse no Purgatrio. O frade Johann Tetzel fra recrutado para viajar atravs dos territrios episcopais do arcebispo Alberto de Mogncia, promovendo e vendendo indulgncias com o objetivo de financiar as reformas da Baslica de So Pedro, em Roma. Lutero viu este trfico de indulgncias como um abuso que poderia confudir as pessoas e lev-las a confiar apenas nas indulgncias, deixando de lado a confisso e o arrependimento verdadeiro. Proferiu, ento, trs sermes contra as indulgncias em 1516 e 1517. Segundo a tradio, a 31 de outubro de 1517 foram pregadas as 95 Teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, com um

convite aberto ao debate sobre elas. Estas teses condenavam a avareza e o paganismo na Igreja como um abuso, e pediam um debate teolgico sobre o que as Indulgncias significavam. Para todos os efeitos, nelas ele no questionava diretamente a autoridade do Papa para conceder as tais indulgncias. As 95 Teses foram logo traduzidas para o alemo e amplamente copiadas e impressas. Ao cabo de duas semanas haviam se espalhado por toda a Alemanha e em dois meses por toda a Europa. Este foi o primeiro episdio da Histria em que a imprensa teve papel primacial, pois facilitava uma distribuio simples e ampla de qualquer documento.

[editar] A resposta do Papado


Depois de fazer pouco caso de Lutero, dizendo ser ele um "alemo bbado que escrevera as teses", e afirmando que "quando estiver sbrio mudar de opinio"[6] o Papa Leo X ordenou em 1518 ao professor de teologia dominicano Silvestro Mazzolini que investigasse o assunto. Este denunciou que Lutero se opunha de maneira implcita autoridade do Sumo Pontfice, quando discordava de uma de suas bulas. Declarou ser Lutero um herege e escreveu uma refutao acadmica a suas teses. Nela, mantinha a autoridade papal sobre a Igreja e condenava cada "desvio" como uma apostasia. Lutero replicou de igual forma, dando assim incio controvrsia. Enquanto isto, Lutero tomava parte da conveno dos agostinianos em Heidelberg, onde apresentou uma tese sobre a escravido do homem ao pecado e a graa divina. No decorrer da controvrsia sobre as indulgncias, o debate se elevou at ao ponto de duvidar do poder absoluto e autoridade do Papa, pois as doutrinas de "Tesouraria da Igreja" e "Tesouraria dos Merecimentos", que serviam para reforar a doutrina e venda e das indulgncias, haviam se baseado na bula papal "Unigenitus" (de 1343), do Papa Clemente VI. Por causa de sua oposio a esta doutrina, Lutero foi qualificado como heresiarca e o Papa, decidido a suprimir por completo com seus pontos de vista, ordenou que fosse chamado a Roma, viagem que deixou de ser realizada por motivos polticos. Lutero, que anteriormente professava a obedincia implcita Igreja, negava agora abertamente a autoridade papal e apelava para que fosse realizado um Conclio. Tambm declarava que o papado no formava parte da essncia imutvel da Igreja original. Desejando manter-se em relaes amistosas com o protetor de Lutero, Frederico, o Sbio, o Papa engendrou uma tentativa final de alcanar uma soluo pacfica para o conflito. Uma conferncia com o representante papal Karl von Miltitz em Altenburgo, em janeiro de 1519 levou Lutero a decidir guardar silncio, assim como seus opositores, como tambm a escrever uma humilde carta ao Papa e compor um tratado demonstrando suas opinies sobre a Igreja Catlica. A carta escrita nunca chegou a ser enviada, pois no continha nenhuma retratao. E no tratado, que comps mais tarde, Lutero negou qualquer efeito das indulgncias no Purgatrio. Quando Johann Eck, em Carlstadt, desafiou um colega de Lutero para um debate em Leipzig, Lutero juntou-se discusso (27 de junho-18 de julho de 1519), no curso do qual negou o direito divino do solidu papal e da autoridade de possuir o "poder das chaves", que, segundo ele, haviam sido outorgados Igreja (como congregao de f). Negou que a salvao pertencesse Igreja Catlica ocidental sob a autoridade do Papa, mas que esta se mantinha na Igreja Ortodoxa, do Oriente. Depois do debate, Eck afirmou que forara Lutero a admitir a semelhana de sua prpria doutrina com a de Joo Huss, que havia sido queimado numa fogueira.

[editar] Aumenta a ciso


[editar] Lutero durante os acontecimentos

Martinho Lutero No parecia haver esperanas de entendimento. Os escritos de Lutero circulavam amplamente, alcanando a Frana, Inglaterra e Itlia em 1519, e os estudantes dirigiam-se a Wittenberg para escutar Lutero, que naquele momento publicava seus comentrios sobre a Epstola aos Glatas e suas "Operationes in Psalmos" (Trabalho nos Salmos). As controvrsias geradas por seus escritos levaram Lutero a desenvolver suas doutrinas mais a fundo, e o seu "Sermo sobre o Sacramento Abenoado do Verdadeiro e Santo Corpo de Cristo, e suas Irmandades", levou mais alm o significado da eucaristia para o perdo dos pecados e ao fortalecimento da f naqueles que o recebem, e ainda apoiava a realizao de um conclio a fim de restituir a comunho. O conceito luterano de "igreja" foi desenvolvido em seu "Von dem Papsttum zu Rom" (Sobre o Papado de Roma), uma resposta ao ataque do franciscano Augustin von Alveld, em Leipzig (junho de 1520); enquanto o seu "Sermon von guten Werken" (Sermo das Boas Obras), publicado na primavera de 1520, era contrrio doutrina catlica das boas obras e dos atos como meio de perdo, mantendo que as obras do crente so verdadeiramente boas, quer para o secular como para o clrigo, se ordenadas por Deus.

[editar] Os tratados de 1520


[editar] A Nobreza alem A disputa havida em Leipzig em 1519 fez com que Lutero travasse contato com os humanistas, especialmente Melanchthon, Reuchlin e Erasmo de Roterdo, que por sua vez tambm influenciara ao nobre Franz von Sickingen. Von Sickingen e Silvestre de Schauenbur queriam manter Lutero sob sua proteo, convidando-o para seus castelos na eventualidade de no ser-lhe seguro permanecer na Saxnia, em virtude da proscrio papal. Sob estas circunstncias de crise, e confrontando aos nobres alemes, Lutero escreveu " Nobreza Crist da Nao Alem" (agosto de 1520), onde recomendava ao laicado, como um sacerdote espiritual, que fizesse a reforma requerida por Deus mas abandonada pelo Papa e pelo clero. Pela primeira vez Lutero referiu-se ao Papa como o Anticristo[7]. As reformas que Lutero propunha no se referiam apenas a questes doutrinrias, como tambm aos abusos eclesisticos: a diminuio do nmero de cardeais e outras exigncias da corte papal; a abolio das rendas do Papa; o reconhecimento do governo secular; a renncia da exigncia papal pelo poder temporal; a abolio dos Interditos e abusos relacionados com a excomunho; a abolio das peregrinaes nocivas; a eliminao dos excessivos dias santos; a supresso dos conventos para monjas, da mendicidade e da suntuosidade; a reforma das universidades; a abrogao do celibato do clero; a unio dos bomios; e, finalmente, uma reforma geral na moralidade pblica. Muitas destas propostas refletiam os interesses da nobreza alem, revoltada com sua submisso ao Papa e, principalmente, com o fato de terem que enviar riquezas a Roma. [editar] O cativeiro babilnico Lutero gerou polmicas doutrinrias em seu "Preldio no Cativeiro Babilnico da Igreja", em especial no que diz respeito aos sacramentos.

Eucaristia - apoiava que fosse devolvido o "clice" ao laicado; na chamada questo do dogma da transubstanciao, afirmava que era real a presena do corpo e do sangue do Cristo na eucaristia, mas rechaava o ensinamento de que a eucaristia era o sacrifcio oferecido por Deus.

Batismo - ensinava que trazia a justificao apenas se combinado com a f salvadora em o receber; de fato, mantinha o princpio da salvao inclusive para aqueles que mais tarde se converteriam. Penitncia - afirmou que sua essncia consiste na palavra de promessa de desculpas recebidas com f.

Para ele, apenas estes trs sacramentos podiam assim ser considerados, pois sua instituio era divina e a promessa da salvao de Deus estava conexa a eles; mas, em sentido estrito, apenas o batismo e a eucaristia seriam verdadeiros sacramentos, pois apenas estes tinham o "sinal visvel da instituio divina": a gua no batismo e o po e vinho da eucaristia. Lutero negou, em seu documento, que a confirmao, o matrimnio, a ordenao sacerdotal e a extrema uno fossem sacramentos. [editar] Liberdade de um Cristo Da mesma forma, o completo desenvolvimento da doutrina de Lutero sobre a salvao e a vida crist foi exposta em "A liberdade de um cristo" (publicado em 20 de novembro de 1520, onde exigia uma completa unio com Cristo mediante a palavra atravs da f, e a inteira liberdade do cristo como sacerdote e rei sobre todas as coisas exteriores, e um perfeito amor ao prximo).

[editar] A excomunho
A 15 de junho de 1520 o Papa advertiu a Lutero, com a bula "Exsurge Domine", onde ameaava-o com a excomunho, a menos que num prazo de sessenta dias repudiasse 41 pontos de sua doutrina, selecionados em seus escritos. Em outubro de 1520 Lutero enviou seu escrito "A liberdade de um cristo" ao Papa, acrescentando a frase significativa: "Eu no me submeto a leis ao interpretar a palavra de Deus". Enquanto isto, um rumor chegara de que Johan Ech sara de Meissem com uma proibio papal, enquanto este se pronunciara realmente a 21 de setembro. O ltimo esforo de paz de Lutero foi seguido em 12 de dezembro da queima da bula, que j tinha expirado h 120 dias, e o decreto papa de Wittenberg, defendendo-se com seus "Warum des Papstes und seiner Jnger Bcher verbrannt sind" e "Assertio omnium articulorum". O Papa Leo X excomungou Lutero a 3 de janeiro de 1521, na bula "Decet Romanum Pontificem". A execuo da proibio, com efeito, foi evitada pela relao do Papa com Frederico III da Saxnia, e pelo novo imperador, Carlo I da Espanha (Carlos V) que julgou inoportuna apoiar as medidas contra Lutero, diante de sua posio face a Dieta.

Castello Wartburg em Eisenach

[editar] A Dieta de Worms


Ver artigo principal: Dieta de Worms. O Imperador Carlos V inaugurou a Dieta real a 22 de janeiro de 1521. Lutero foi chamado a renunciar ou confirmar seus ditos e foi-lhe outorgado um salvo-conduto para garantir-lhe o seguro deslocamento. A 16 de abril Lutero apresentou-se diante da Dieta. Johann Eck, assistente do Arcebispo de Trier, mostrou a Lutero uma mesa cheia de cpias de seus escritos. Perguntou ento a Lutero se os livros eram seus e se ele acreditava naquilo que as obras diziam. Lutero pediu um tempo para pensar na

sua resposta, o que lhe foi concedido. Este ento isolou-se em orao, e depois consultou seus aliados e amigos, apresentando-se Dieta no dia seguinte. Quando a Dieta veio a tratar do assunto, o conselheiro Eck pediu a Lutero que respondesse explicitamente: "Lutero, repeles seus livros e os erros que eles contm?" Lutero ento ripostou: "Que se me convenam mediante testemunho das Escrituras e claros argumentos da razo porque no acredito nem no Papa nem nos conclios j que est provado amide que esto errados, contradizendo-se a si mesmos - pelos textos da Sagrada Escritura que citei, estou submetido a minha conscincia e unido palavra de Deus. Por isto, no posso nem quero retratar-me de nada, porque fazer algo contra a conscincia no seguro nem saudvel." De acordo com a tradio, Lutero ento proferiu essas palavras: "Nao posso fazer outra coisa, esta a minha posio. Que Deus me ajude![8] Nos dias seguintes seguiram-se muitas conferncias privadas para determinar qual o destino de Lutero. Antes que a deciso fosse tomada, Lutero abandonou Worms. Durante seu regresso a Wittenberg, desapareceu. O Imperador redigiu o dito de Worms a 25 de maio de 1521, declarando Martinho Lutero fugitivo e herege, e proibindo suas obras.

[editar] Processo Romano


Em Junho de 1518 foi aberto o processo contra Lutero, com base na publicao das suas 95 Teses. Alegava-se que este incorria em heresia, a ser examinado pelo processo. Nas aulas que dava na Universidade de Wittenberg, espies registram os comentrios negativos de Lutero sobre a excomunho. Depois disso, em agosto de 1518, o processo alterado para heresia notria. Lutero convidado para ir a Roma, onde desmentiria sua doutrina.

O selo de Lutero. Lutero recusa-se a faz-lo, alegando razes de sade e pretende uma audincia em territrio alemo. O seu pedido baseia-se no argumento (Gravamina) da Nao Alem. O seu pedido foi aceito, ele foi convidado para uma audincia com o Cardeal Caetano, durante a reunio das cortes (Reichstag) imperiais de Augsburg. Entre 12 e 14 de Outubro de 1518, Lutero fala a Caetano. Este pede-lhe que revogue a sua doutrina. Lutero recusa-se a faz-lo. Do lado romano, o caso pareceu terminado. Por causa da morte de Imperador Maximiliano I (Janeiro de 1519), houve uma pausa de dois anos. O Imperador tinha decidido que o seu sucessor seria Carlos (futuro Carlos V). Por causa das pertenas de Carlos em Itlia, o papa renascentista Leo X receava o cerco do estado da Igreja e procurava evitar que os prncipes-eleitores alemes (Kurfrsten) renunciassem a Carlos. O papel de protetor de Lutero assumido por Frederico, o sbio levou a que Roma pedisse a Karl von Miltiz que intercedesse junto ao prncipe por uma soluo razovel. Aps a escolha de Carlos V como imperador (26 de junho de 1519), o processo de Lutero voltar a ser reatado. Em junho de 1520 reaparece a ameaa no escrito "Exsurge Domini", em Janeiro de 1521 a bula "Decet Romanum Pontificem". Com ela foi excomungado Lutero. Seguiu-se a ameaa oficial do imperador (Reichsacht). Notvel no entanto que Lutero foi mais uma vez recebido em audincia, que tambm deixou

claras as diferenas entre o papado e o rei/imperador. Carlos foi o ltimo rei (aps uma reconciliao) a ser coroado imperador pelo papa. A 17 e 18 de Abril de 1521 Lutero ouvido na Dieta de Worms (conferncia governativa) e aps ter negado a revogao da sua doutrina, publicado o dito de Worms, banindo Lutero.

[editar] Exlio no Castelo de Wartburg


O seqestro de Lutero durante a sua viagem de regresso foi arranjado. Frederico, o sbio ordenou que Lutero fosse capturado no seu retorno da Dieta de Worms por um grupo de homens mascarados a cavalo, que o levaram para o Castelo de Wartburg, em Eisenach, onde ele permaneceu por cerca de um ano. Deixou crescer a barba e tomou as vestes de um cavaleiro, assumindo o pseudnimo de Jrg. Durante este perodo de retiro forado, Lutero trabalhou na sua clebre traduo da Bblia para o alemo.

Martnho Lutero pregando no Castelo Wartburg, quadro de Hugo Vogel Com o incio da moradia de Lutero em Wartburg comeou um perodo construtivo de sua carreira como reformista. Em seu "deserto" ou "Patmos" (como ele mesmo chamava, em suas cartas) de Wartburg, comeou a traduo da Bblia, da qual foi impresso o Novo Testamento em setembro de 1522. Produziu outros escritos, preparou a primeira parte de seu guia para procos e "Von der Beichte" (Sobre a Confisso), em que nega a obrigatoriedade da confisso, e admite como saudvel a confisso privada voluntria. Tambm escreveu contra o Arcebispo Albrecht, a quem obrigou com isto a desistir de retomar a venda das indulgncias; enquanto que em seus ataques a Jacobus Latomus avanou em sua viso sobre a relao entre a graa e a lei, assim como sobre a natureza revelada pelo Cristo, distinguindo o objetivo da graa de Deus para o pecador, que, por acreditar, justificado por Deus devido justia de Cristo, pois a graa salvadora reside dentro do homem pecador; e ainda que o "princpio da justificao" insuficiente, ante a persistncia do pecado depois do batismo - pela inerncia do pecado em cada boa obra. Lutero amiudadamente escrevia cartas a seus amigos e aliados, respondendo-lhes ou perguntandolhes por seus pontos de vista e respondendo-lhe aos pedidos de conselhos. Por exemplo, Felipe Melanchthon lhe escreveu perguntando-lhe como responder acusao de que os reformistas renegavam a peregrinao, e outras formas tradicionais de piedade. Lutero lhe respondera em 1 de agosto de 1521: "Se s um pregador da misericrdia, no pregues uma misericrdia imaginria, mas sim uma verdadeira. Se a misericrdia verdadeira, deve penitenciar ao pecado verdadeiro, no imaginrio. Deus no salva apenas aqueles que so pecadores imaginrios. Conhea o pecador, e veja se os seus pecados so fortes, mas deixai que tua confiana em Cristo seja ainda mais forte, e que se alegre em Cristo que o vencedor sobre o pecado, a morte e o mundo. Cometeremos pecados enquanto estivermos aqui, porque nesta vida no h um s lugar onde resida a justia. Ns todos, sem embargo, disse Pedro (2 Pedro 3:13), estamos buscando mais alm um novo cu e uma nova terra onde a justia reinar".

Seu quarto no castelo de Wartburg, em Eisenach. Enquanto isto, alguns sacerdotes saxes haviam renunciado ao voto de castidade, ao tempo em que outros tantos atacavam os votos monsticos. Lutero, em seu De votis monasticis (Sobre os votos monsticos), aconselhava a ter mais cautela, aceitando no fundo que os votos eram geralmente

tomados "com a inteno da salvao ou busca de justificao". Com a aprovao de Lutero em seu "De abroganda missa privata (Sobre a abrogao da missa privada), mas contra a firme oposio de seu prior, os agostinianos de Wittenberg realizaram a troca das formas de adorao e terminaram com as missas. Sua violncia e intolerncia, certamente, desagradaram a Lutero, que em princpios de dezembro passou uns dias entre eles. Ao retornar para Wartburg, escreveu "Eine treue Vermahnung... vor Aufruhr und Emprung" (Uma sincera admoestao por Martinho Lutero a todos os cristos para que se resguardem da insurreio e rebelio). Apesar disto, em Wittengerg, Carlstadt e o ex-agostiniano Gabriel Zwilling reclamavam pela abolio da missa privada e da comunho em duas espcies, assim como a eliminao das imagens nas igrejas e na abrogao do celibato.

[editar] Regresso a Wittenberg e os Sermes Invocavit


Ao fim de 1521, os anabatistas de Zwickau se entregam anarquia. Contrrio a tais concepes radicais e temendos seus resultados, Lutero regressa em segredo a Wittenberg a 6 de maro de 1522. Durante oito dias, a partir de 9 de maro (domigo de Invocavit) e concluindo no domingo seguinte, Lutero pregou outros tantos sermes que tornaram-se conhecidos como os "Sermes de Invocavit". Nestas pregaes Lutero aconselha uma reforma cuidadosa, que leve em considerao a conscincia daqueles que ainda no esto persuadidos a acolher a reforma. A consagrao do po foi restaurada por um tempo e o clice sagrado foi ministrado somente aqueles do laicado que o desejaram. O cnon das missas, devido ao seu carter imolatrio, foi suprimido. Devido ao sacramento da confisso haver sido abolido confrontou-se com a necessidade que muitas pessoas ainda tinham de confessar-se e buscar assim o perdo. Esta nova forma de servio foi dada a Lutero em "Formula miss et communionis" (Frmula da missa e Comunho), de 1523. Em 1524 apareceu o primeiro hinrio de Wittenberg, com quatro hinos. Como esta parte da Saxnia era governada pelo Duque Jorge, que proibira seus escritos, Lutero declarou que a autoridade civil no podia promulgar leis para a alma, em seu "ber die weltliche Gewalt, wie weit man ihr Gehorsam schuldig sei" (Autoridade Temporal: em que medida deve ser obedecida).

[editar] A guerra dos camponeses


A guerra dos camponeses (1524-1525) foi de muitas maneiras uma resposta aos discursos de Lutero e de outros reformadores. Revoltas de camponeses j tinham existido em pequena escala Flandres (1321-1323), Frana (1358), Inglaterra (1381-1388), durante as guerras hussitas do sculo XV, e muitas outras at o sculo XVIII, mas muitos camponeses julgaram que os ataques verbais de Lutero Igreja e sua hierarquia significavam que os reformadores iriam igualmente apoiar um ataque armado hierarquia social. Por causa dos fortes laos entre a nobreza hereditria e os lderes da Igreja que Lutero condenava, isto no seria surpreendente. J em 1522, enquanto Lutero estava em Wartburg, colaboradores seus perverteram seus ensinamentos e passaram a pregar mensagens revolucionrias por toda a Alemanha. Enfatizava-se a formao de um grupo de "santos"(espalharam boatos de que estes santos, seriam a causa da derrota da Igreja Catlica), com a tarefa de lutar contra a autoridade constituda e promover a aniquilao dos "mpios"(i. catlica). Um desses pregadores foi Tomas Mntzer. A mensagem escatolgica de Mntzer, na verdade, tinha pouco a ver com a proposta dos camponeses, tanto que ele procurou a nobreza da Saxnia para obter apoio. Com a negativa destes e a ecloso dos conflitos camponeses no sudoeste alemo, ele logo viu o instrumento para a concretizao de seus planos. Lutero desde cedo prevenira a nobreza e os prprios camponeses sobre a revolta e particularmente

sobre Mntzer, um dos "profetas do assassnio", colocando-o como um dos mentores do movimento campons. Lutero escreveu a Terrvel Histria e Juzo de Deus sobre Tomas Mntzer, inaugurando essa linha de pensamento. Na iminncia da revolta (1524), Lutero escreveu a Carta aos Prncipes da Saxnia sobre o Esprito Revoltoso, mostrando a tirania dos nobres que oprimiam o povo e a loucura dos camponeses em reagir atravs da fora e a confiar em Mntzer como pregador. Houve pouca repercusso deste escrito. Ainda em 1524, Mntzer mudou-se para a cidade imperial de Mhlhausen, oferecendo-se como pregador. Lutero escreveu a Carta Aberta aos Burgomestres, Conselho e toda a Comunidade da Cidade de Mhlhausen com o propsito de alertar sobre as intenes de Mntzer. Tambm este escrito no teve repercusso, pois o conselho da cidade limitou-se a pedir informaes sobre Mntzer na cidade imperial de Weimar. O principal escrito dos camponeses eram os Doze Artigos, onde as reinvidicaes foram expostas. Neles haviam artigos de fundo teolgico (direito de ouvir o Evangelho atravs de pregadores chamados por eles prprios) e artigos que tratavam dos maus tratos (explorao nos impostos, etc.). Os artigos eram fundamentados com passagens bblicas e pedia-se que se algum pudesse provar pelas Escrituras que aquelas reinvidicaes eram injustas, eles as abandonariam, e entre aqueles que se consideravam dignos de fazer tal coisa estava o nome de Lutero. De fato Lutero escreveu sobre os Doze artigos em seu livro Exortao Paz: Resposta aos Doze artigos do Campesinato da Subia, de 1525. Nele Lutero ataca os prncipes e senhores por cometerem injustias contra os camponeses e ataca os camponeses pela rebelio e desrespeito autoridade. Tambm esse escrito no teve repercusso e durante uma viagem de Lutero pela regio da Turngia ele pde testemunhar as revoltas camponesas, o que o motivou a escrever o Adendo: Contra as Hordas Salteadoras e Assassinas dos Camponeses. Tratava-se de um apndice de Exortao Paz..., mas cedo tornou-se um livro separado. O Adendo foi publicado quando a revolta camponesa j estava no final e os prncipes cometiam atrocidades contra os camponeses derrotados, de modo que o escrito causou grande revolta na opinio pblica contra Lutero. Nele, Lutero encorajava os prncipes a castigar os camponeses, at com a morte. Tal repercusso negativa obrigou Lutero a pregar um sermo no dia de pentecostes de 1525 que tornou-se o livro Posicionamento do Dr. Martinho Lutero Sobre o Livrinho Contra os Camponeses Assaltantes e Assassinos, onde o reformador contesta os crticos e reafirma sua posio anterior. Como ainda havia repercusso negativa, Lutero novamente se posiciona sobre a questo no seu Carta Aberta a Respeito do Rigoroso Livrinho Contra os Camponeses, onde lamenta e exorta contra a crueldade que estava sendo praticada pelos prncipes mas reafirma sua posio anterior. Por fim, a pedido de um amigo, o cavaleiro Assa von Kram, Lutero redigiu Acerca da Questo, Se Tambm Militares Ocupam uma Funo Bem-Aventurada, em 1526, com o propsito de esclarecer questes sobre conscincia do cristo em caso de guerra e sua funo como militar.

[editar] Obras importantes


Foi o autor de uma das primeiras tradues da Bblia para o alemo, algo que na altura no era permitido pela Igreja catlica sem especial autorizao eclesistica. Lutero no foi o primeiro tradutor da Bblia para o alemo. J havia tradues mais antigas. A traduo de Lutero, contudo, suplantou as anteriores. Alm da qualidade da traduo, foi amplamente divulgada em decorrncia da sua difuso por meio da imprensa, desenvolvida por Gutenberg em 1453. O latim, a lngua do extinto Imprio Romano, permanecia a lingua franca europia, imediatamente conotada com o passado romano glorioso, uma era de cincia, de progresso econmico e

civilizacional, sendo tambm a lngua dos textos sagrados tal como estes foram transmitidos s provncias do imprio romano, por mais longnquas que fossem, nos menos de 100 anos que separam a oficializao da religio crist pelo Imperador Romano Teodsio I em 380 d.C. e a deposio do ltimo imperador de Roma pelo Germnico Odoacro em 476 d.C., data avanada por Edward Gibbon e convencionalmente aceite como ano da queda de Roma (Imprio Ocidental). O fim da perseguio da religio crist pelo imprio romano tinha-se dado em 313 d.C. (Ver: dito de Milo, Conclio de Niceia, Constantino I, A histria do declnio e queda do imprio romano, Santo Jernimo). A Wikipdia possui o Portal Religio {{{Portal2}}} {{{Portal3}}} {{{Portal4}}} {{{Portal5}}} No entanto, o domnio do latim era, no sculo XVI, no fim da Idade Mdia e princpio da chamada Idade Moderna, apenas o privilgio de uma percentagem nfima de populao instruda, entre os quais os elementos da prpria igreja. A traduo de Lutero para o alemo foi simultaneamente um acto de desobedincia e um pilar da sistematizao do que viria a ser a lngua alem, at a vista como uma lngua inferior, dos ignorantes, plebeus. ( preciso adicionar que Lutero no se ops ao latim, e ele mesmo publicou uma edio revisada da traduo latina da Bblia (Vulgata). Lutero escrevia tanto em latim como em alemo. A traduo da Bblia para o alemo no significou, portanto, rejeio do latim como lngua acadmica.) Tambm foi autor da polmica obra Sobre os judeus e suas mentiras. Pouco conhecida, mas muito apreciada pelo prprio Lutero, foi sua resposta a Diatribe de Erasmo de Roterd entitulada De servo arbitrio (Ttulo da publicao em portugus: Da vontade cativa)

[editar] Notas
1. Schwiebert, p. 128. 2. Schwiebert, p. 136. 3. Roland H. Bainton, "The Gospel," em Here I Stand: a Life of Martin Luther (New American Library, 1950),
pp. 40-42.

4. Vidal, p. 108 5. Markus Wriedt, "Luther's Theology," en The Cambridge Companion to Luther (Cambridge University Press,
2003), pp. 88-94.

6. Philip Schaff, History of the Christian Church (Charles Scribner's Sons, 1910), 7:99; W.G. Polack, The Story
of Luther (Concordia Publishing House, 1931), p. 45.

7. Martinho Lutero, An Open Letter to The Christian Nobility of the German Nation Concerning the Reform of the Christian Estate, 1520, trad. C. M. Jacobs, em Works of Martin
Luther: With Introductions and Notes, Volumen 2 (A. J. Holman Company, 1915; Project Wittenberg, 2006)

8. Frase extrada de pgina luterana alem.

[editar] Ver tambm


O Wikiquote tem uma coleo de citaes de ou sobre: Martinho Lutero.

Protestantismo Luteranismo Selo de Lutero Joo Calvino

Protestantes por pas Museu Internacional da Reforma Protestante de Genebra

[editar] Ligaes externas


((de)) Martin Luther - Eine Bibliographie As 95 Teses de Martin Lutero As 95 teses, posicionamentos luteranos Lutero segundo Eric Voegelin

You might also like