You are on page 1of 65

TERMODINMICA

2 SEMESTRE DE 2011

PROF: ALLAN COUTINHO PEREIRA

CONTEDO - Conceitos e definies; - Propriedades de uma substncia pura; - Trabalho e calor; - Primeira Lei da Termodinmica; - Primeira Lei da Termodinmica em Volumes de Controle; - Segunda Lei da Termodinmica; - Entropia; - Segunda Lei da Termodinmica em Volumes de Controle; - Irreversibilidade e Disponibilidade.

Ciclo simples de refrigerao por compresso de vapor

Turbina a gs Operao bsica similar a do ciclo de potncia a vapor, mas o fluido de trabalho o ar.
4

Compressor 17 estgios

Cmara de combusto

Turbina 3 estgios
5

Turbina a vapor de ao (ou impulso) Nelas, o vapor completamente expandido em uma ou mais boquilhas fixas, antes de atingir as ps do rotor. As velocidades de escoamento do vapor, que sai das boquilhas, so muito elevadas.
6

Turbina a vapor de ao Vapor em alta velocidade incide sobre Palhetas Mveis; Converso de Energia Cintica em Mecnica; Vapor atravessa Palhetas Mveis a Presso constante atuando sobre elas atravs de sua velocidade; Queda de Presso de Vapor nos Bocais e queda de Entalpia associada; 7 Transformao da variao de Entalpia em Energia Cintica.

Turbina a vapor de reao Nelas, a presso de vapor na entrada dos canais formados pelas palhetas maior que a presso de sada, de modo que o vapor realiza um trabalho de distenso durante sua ao sobre as palhetas.
8

Turbina a vapor de reao Presso varivel nas rodas mveis; Utilizam a Presso de vapor e a sua expanso nas rodas mveis; Vapor se expande nas Palhetas fixas e nas rodas mveis.
9

10

ALGUNS CONCEITOS E DEFINIES CAPTULO 2 VAN WYLEN - Termodinmica Cincia da energia e entropia. - A base da Termodinmica experimental (igual a todas as cincias).

- As descobertas foram formalizadas atravs de certas leis bsicas: - Primeira lei da Termodinmica; - Segunda lei da Termodinmica; - Terceira lei da Termodinmica; - Lei zero lei da Termodinmica (desenvolvimento lgico precede a primeira lei).
- Sistema termodinmico quantidade de matria com massa e identidade fixas (ex: cilindro com mbolo).

11

ALGUNS CONCEITOS E DEFINIES CAPTULO 2 VAN WYLEN - Meio ou vizinhana Tudo que externo ao sistema. - Fronteiras Separam o sistema da vizinhana (podem ser fixas ou mveis).

- Volume de controle Especificado quando envolver fluxo de massa (sistema volume de controle).
-Pontos de vista podem ser microscpico ou macroscpico.

- Macroscpico o normalmente utilizado na engenharia (ex: medio de presso mede o efeito global das molculas).
- Premissa Meio contnuo (no se aplica, por exemplo, ao alto-vcuo).
12

ALGUNS CONCEITOS E DEFINIES CAPTULO 2 VAN WYLEN - Fase Quantidade de matria totalmente homognea. - O estado Pode ser descrito por propriedades macroscpicas (propriedades definem um estado). - Propriedade Quantidade que depende do estado do sistema e independente do caminho. - Propriedade intensiva Independe da massa (ex: Temperatura, Presso e massa especfica); - Propriedade extensiva Varia diretamente com a massa (ex: massa e volume total); - As propriedades extensivas por unidade de massa so intensivas (ex: volume especfico).
13

ALGUNS CONCEITOS E DEFINIES CAPTULO 2 VAN WYLEN - Processo Sucesso de estados atravs dos quais o sistema percorre um caminho. - Isotrmico Temperatura constante; - Isobrico Presso constante; - Isocrico Volume constante. - Ciclo termodinmico No final, todas as propriedades apresentam os mesmos valores iniciais.

- Ciclo mecnico ex: motor de combusto interna, onde ar e combustvel reagem gerando produtos da combusto e so descarregados na atm.
14

ALGUNS CONCEITOS E DEFINIES CAPTULO 2 VAN WYLEN - Volume especfico () Volume ocupado por unidade de massa. - Massa especfica () Massa associada unidade de volume. (d=m/v)

- Desta forma

Observe que estas duas propriedades so intensivas (e variam com a elevao)

15

ALGUNS CONCEITOS E DEFINIES CAPTULO 2 VAN WYLEN Bruscas variaes devido flutuaes moleculares. Onde V' Menor volume no qual o meio pode ser considerado contnuo.

16

ALGUNS CONCEITOS E DEFINIES CAPTULO 2 VAN WYLEN

(Manmetro comum) (Manmetro de vcuo)

Figura 2.9 Ilustrao de termos utilizados em medidas de presso


17

ALGUNS CONCEITOS E DEFINIES CAPTULO 2 VAN WYLEN - Lei zero da Termodinmica Quando dois corpos tm igualdade de temperatura com um terceiro corpo, eles tm igualdade de temperatura entre si.

18

PROPRIEDADES DE UMA SUBSTNCIA PURA CAPTULO 3 VAN WYLEN - Substncia pura aquela que tem composio qumica invarivel e homognea. -Temperatura de saturao Temperatura na qual ocorre a vaporizao a uma dada Presso. - Presso de saturao Presso na qual ocorre a vaporizao.

- Para uma substncia pura h uma relao definida entre Presso de saturao e Temperatura de saturao (logo, neste caso, so dependentes!).
- Se uma substncia existe como lquido a Temperatura e Presso de saturao, ela chamada de lquido saturado. - Se a temperatura do lquido mais baixa do que a de saturao para a presso existente, a substncia chamada de lquido sub resfriado ou lquido comprimido.
19

PROPRIEDADES DE UMA SUBSTNCIA PURA CAPTULO 3 VAN WYLEN 1 2 Lquido saturado Lquido comprimido (sub resfriado) Vapor saturado 3 Se diminusse a presso (P1>P2), o lquido na condio 2 se tornaria saturado (cond.1)

Vapor superaquecido (Temperatura maior que a de saturao)

A Temperatura e Presso do Vapor superaquecido e do Lquido comprimido so propriedades independentes (a Temperatura pode aumentar enquanto a Presso permanece constante) 4 Regio bifsica Ttulo = x= Massa do vapor Massa total (o Ttulo uma prop. Intens. e s tem significado na regio bifsica)
20

PROPRIEDADES DE UMA SUBSTNCIA PURA CAPTULO 3 VAN WYLEN V = Vlq + Vvap Em termos de massa lq = l nas Tabelas Termodinmicas vap = v nas Tabelas Termodinmicas lv = l - v nas Tabelas Termodinmicas

m = mlqlq + mvapvap Sendo

= (1-x)lq + xvap mlq = m - mvap

ou

= l xlv

Esta relao tambm utilizada com Energia Interna, Entalpia e Entropia.

21

PROPRIEDADES DE UMA SUBSTNCIA PURA CAPTULO 3 VAN WYLEN - As substncias que chamamos de gases so vapores altamente superaquecidos. Grande variao de N = Ponto de inflexo ponto crtico (Temperatura crtica, Presso crtica e Volume especfico crtico) P-Q = Presses supercrticas nunca teremos a fase lquida coexistindo em equilbrio com a fase vapor (para Temperaturas inferiores a crtica referimo-nos ao fluido como lquido comprimido e acima vapor superaquecido)

1 2

1 < 2

(*) Exceo o volume especfico da gua lquida menor que o da gua slida.

22

PROPRIEDADES DE UMA SUBSTNCIA PURA CAPTULO 3 VAN WYLEN - O estado de uma substncia pura simples e compressvel definida por duas propriedades independentes. Por exemplo: Volume especfico e a Temperatura do vapor superaquecido (o estado do vapor estar determinado).

- Para o estado de saturao a Temperatura e a Presso no so propriedades independentes.


- Para o estado de saturao seria necessrio especificar Presso e Volume especfico Equao dos gases perfeitos ou p = RT dividindo pelo peso molar M
23

s so vlidas quando o valor da massa especfica for baixo

PROPRIEDADES DE UMA SUBSTNCIA PURA CAPTULO 3 VAN WYLEN - Para compensar essa deficincia foi definido o fator de compressibilidade: - Para um gs perfeito Z=1 (o afastamento de Z em relao a unidade uma medida do comportamento do gs em relao ao previsto para gases perfeitos).

Condies para considerar gs perfeito: Compressibilidade do nitrognio 1. Z1, P 0; 2. T300K (ambiente), Z=1 at 10MPa 1 atm = 0,101325MPa 24

PROPRIEDADES DE UMA SUBSTNCIA PURA CAPTULO 3 VAN WYLEN - Propriedades reduzidas possibilitaram a construo de apenas um diagrama de compressibilidade que descreva adequadamente o comportamento dos gases reais. Presso reduzida:

Pc = Presso crtica Temperatura reduzida:

(Apenas parte do diagrama)

Tc = Temperatura crtica
25

PROPRIEDADES DE UMA SUBSTNCIA PURA CAPTULO 3 VAN WYLEN Tabelas termodinmicas - A Tabela B.1.3 para vapor superaquecido A Presso e Temperatura so propriedades independentes e, portanto, para cada Presso fornecido um grande nmero de Temperaturas (relembrando: para uma substncia pura h uma relao definida entre Presso de saturao e Temperatura de saturao).

26

PROPRIEDADES DE UMA SUBSTNCIA PURA CAPTULO 3 VAN WYLEN - Muitas vezes conveniente admitirmos que o volume especfico do lquido comprimido igual ao do lquido saturado a mesma temperatura.

- Uma substncia pura tem somente duas propriedades intensivas independentes.


27

PROPRIEDADES DE UMA SUBSTNCIA PURA CAPTULO 3 VAN WYLEN Considere um sistema com 1 kg de gua, no estado de lquido saturado a 100C

. . .

28

PROPRIEDADES DE UMA SUBSTNCIA PURA CAPTULO 3 VAN WYLEN

Suponhamos que a presso seja elevada at 10 MPa e a temperatura permanea constante. Como a pouco compressvel, haver uma variao muito pequena do volume especfico.
29

PROPRIEDADES DE UMA SUBSTNCIA PURA CAPTULO 3 VAN WYLEN

. . .

30

PROPRIEDADES DE UMA SUBSTNCIA PURA CAPTULO 3 VAN WYLEN

Praticamente no houve variao. O erro seria pequeno se fosse admitido que o volume especfico do lquido comprimido igual ao do lquido saturado na mesma temperatura. Em muitos casos, esse o procedimento mais conveniente, particularmente quando no se dispe de dados sobre o lquido comprimido.
31

TRABALHO E CALOR CAPTULO 4 VAN WYLEN Trabalho Uma fora F agindo atravs de um deslocamento na mesma direo da fora. Para a Termodinmica: -Trabalho Um sistema realiza trabalho, se o nico efeito sobre o meio puder ser o levantamento de um peso. - O trabalho realizado por um sistema positivo sai energia do sistema; - O trabalho realizado sobre um sistema negativo entra energia no sistema. Unidade de trabalho Unidade de potncia
32

TRABALHO E CALOR CAPTULO 4 VAN WYLEN

- Fluxo de eletricidade na fronteira do sistema tambm produz trabalho.

33

TRABALHO E CALOR CAPTULO 4 VAN WYLEN

Diferencial inexata depende do caminho percorrido Logo

Processo quase esttico Para cada instante do processo h um estado definido

-Em processos quase estticos, o trabalho dado pela integral do produto de uma propriedade intensiva pela variao da propriedade extensiva (pdV) - Propriedade intensiva = fora motora - Propriedade extensiva = deslocamento
34

TRABALHO E CALOR CAPTULO 4 VAN WYLEN Conseguem identificar os processos? Para alguns processos: PVn = cte (processo politrpico) n - at + Se n = 1 processo isotrmico PV = cte n=1 (processo isotrmico)

n=1,3 (processo politrpico) Processo a volume constante 1W2 0 Processo a presso constante 1W2 maior (rea abaixo das curvas)

35

TRABALHO E CALOR CAPTULO 4 VAN WYLEN Calor Energia transferida atravs da fronteira do sistema devido a diferena de temperatura, sempre da maior para a menor (corpo no contm calor, s energia). Por ser energia transferida para ou de um sistema tem as mesmas unidades do Trabalho. - Calor Transferido para um sistema Positivo aumenta a energia do sistema; - Calor Transferido de um sistema Negativo diminui a energia do sistema. - Q = 0 processo adiabtico. - Tambm uma diferencial inexata depende do caminho.

36

PRIMEIRA LEI DA TERMODINMICA CAPTULO 5 VAN WYLEN

37

PRIMEIRA LEI DA TERMODINMICA CAPTULO 5 VAN WYLEN Lei da conservao da energia. A integral cclica do calor proporcional a integral cclica do trabalho: J Constante de proporcionalidade representa o calor lquido transferido durante o ciclo; representa o trabalho lquido durante o ciclo; - A base de todas as leis da natureza a evidncia profissional experimental, e isto verdadeiro para a primeira lei. Todas as experincias j efetuadas provaram sua veracidade.
38

PRIMEIRA LEI DA TERMODINMICA CAPTULO 5 VAN WYLEN - Sendo as unidades de Trabalho e Calor no SI [Joule] Para um sistema que efetua um ciclo Por exemplo: do estado 1 para o estado 2 pelo processo A e do estado 2 para o estado 1 pelo processo B

39

PRIMEIRA LEI DA TERMODINMICA CAPTULO 5 VAN WYLEN Reordenando

S depende dos estados inicial e final e no depende do caminho percorrido entre os dois estados. Diferencial exata
Propriedade

Essa propriedade a energia do sistema. Representando a energia pelo smbolo E, temos:


1 Lei para uma mudana de estado num sistema.
40

PRIMEIRA LEI DA TERMODINMICA CAPTULO 5 VAN WYLEN dE = dU + d(EC) + d(EP) Associada ao sistema de coordenadas

Associada a todas as outras formas de energia 1 Lei para uma mudana de estado num sistema. - Conservao da energia A variao lquida de energia do sistema sempre igual a transferncia lquida de energia da fronteira do sistema, na forma de calor e trabalho.

41

PRIMEIRA LEI DA TERMODINMICA CAPTULO 5 VAN WYLEN

Energia interna
- O smbolo U designa a energia interna de uma dada massa. - Segundo a conveno usada para outras propriedades extensivas, o smbolo u designa a energia interna por unidade de massa (especfica). - A energia interna de uma mistura lquido-vapor, com um dado ttulo, calculada do mesmo modo que o utilizado para o volume especfico, ou seja: U = Ulq + Uvap mu = mlqulq + mvapuvap u = (1-x)ulq + xuvap u = ul - xulv - Energias interna, cintica e potencial propriedades extensivas. FAZER EXEMPLO 5.1 LER ITEM Anlise do Problema e Tcnica de Soluo FAZER EXEMPLO 5.3
42

PRIMEIRA LEI DA TERMODINMICA CAPTULO 5 VAN WYLEN Entalpia (Para um caso especfico com p=cte e processo quase esttico)

Mas

-Como todos elementos so propriedades (funo apenas do estado do sistema) isto uma propriedade.
- H = U + pV ou h = u + pv Entalpia - Essa propriedade no restrita ao caso descrito acima
43

PRIMEIRA LEI DA TERMODINMICA CAPTULO 5 VAN WYLEN - A maioria das Tabelas Termodinmicas no fornece os valores da energia interna especfica, u, na regio de vapor superaquecido. Podemos calcular u = h -pv - Substncias que no fornecem h para lquido comprimido a entalpia do lquido comprimido pode ser admitida igual a do lquido saturado a mesma Temperatura. FAZER EXEMPLO 5.4 Calores especficos a volume e a presso constante - Considere uma substncia de composio constante e que s apresenta uma fase.

- Definiremos uma varivel o calor especfico: quantidade de calor necessria para elevar a temperatura a um grau por unidade de massa. 44

PRIMEIRA LEI DA TERMODINMICA CAPTULO 5 VAN WYLEN

Sendo

Considerando: - EC e EP desprezveis; -Admitindo substncia compressvel simples (os efeitos de superfcie, magnticos e eltricos no so significativos e podem ser desprezados; - Processo quase esttico .

45

PRIMEIRA LEI DA TERMODINMICA CAPTULO 5 VAN WYLEN H dois casos para se considerar: 1- Se V = cte ento pdV = 0 logo. No depende s da temperatura (derivada parcial mais de uma varivel).

2- Se p = cte ento pdV = p logo.

Para os dois casos, a expresso resultante contm somente propriedades termodinmicas, logo: cv e cp propriedades termodinmicas. FAZER EXEMPLO 5.5
46

PRIMEIRA LEI DA TERMODINMICA CAPTULO 5 VAN WYLEN Consideremos uma fase lquida ou slida (incompressveis) dh = du + d(p ) = du + dp Mas para estas fases muito pequeno, logo dh du Logo dh du cdT

Onde c o calor especfico a volume ou a presso constante, pois os valores de ambos so muito prximos. Em muitos processos que envolvem um slido ou um lquido, podemos admitir que o calor especfico constante.
47

PRIMEIRA LEI DA TERMODINMICA CAPTULO 5 VAN WYLEN h2 h1 u2 u1 c (T2 T1) Quando o calor especfico no puder ser admitido constante, pode existir uma relao funcional entre calor especfico e temperatura para possibilitar a integrao. A energia interna, entalpia e calor especfico de gases perfeitos. A equao de um gs perfeito : p = RT Gs perfeito densidade suficientemente baixa para que as foras intermoleculares e a energia associadas a estas possam ser desprezadas.

48

PRIMEIRA LEI DA TERMODINMICA CAPTULO 5 VAN WYLEN Para um gs perfeito: u = f(T) Consequncia: u de um gs perfeito para uma data temperatura definida; u de um gs perfeito independe da presso. T1 1 momento Dispositivo para a experincia de Joule p=0

p = 22 atm

49

PRIMEIRA LEI DA TERMODINMICA CAPTULO 5 VAN WYLEN T2 2 momento

p Equalizada! T1 = T2 Se no houve variao de temperatura no houve transferncia de calor (Q=0).

Sendo W = 0 e EC e EP = 0
Pela 1 Lei
50

PRIMEIRA LEI DA TERMODINMICA CAPTULO 5 VAN WYLEN Logo U tambm nula.

Como houve variao de presso e volume, verifica-se que a energia interna no funo nem da presso nem do volume.
** Isso s ocorre se o gs se comportar como um gs perfeito (na prtica no exatamente assim!) A relao entre u e T pode ser

Como a energia interna de um gs perfeito no funo do volume

51

PRIMEIRA LEI DA TERMODINMICA CAPTULO 5 VAN WYLEN ndice 0 calor especfico de um gs perfeito (gases apresentam comportamento prximo de gases perfeitos quando a presso tende a zero). Volume constante e presso 0 du = cv0dT dU = mcv0dT

Sendo
h = u + p = u + RT Logo h = f(T)
52

PRIMEIRA LEI DA TERMODINMICA CAPTULO 5 VAN WYLEN

Mas a entalpia de um gs perfeito funo apenas da temperatura

dh = cp0dT dH = mcp0dT As consequncias podem ser vistas na prxima Figura.


53

PRIMEIRA LEI DA TERMODINMICA CAPTULO 5 VAN WYLEN

Duas linhas de T cte (essas linhas tambm so de energia interna e entalpia constante).

A partir do estado 1 pode-se atingir a linha de temperatura elevada por vrios caminhos. Em cada caso, o estado final diferente; 54 Mas para qualquer caminho u e h sero as mesmas

PRIMEIRA LEI DA TERMODINMICA CAPTULO 5 VAN WYLEN Outra consequncia cv0 = f(T) e cp0 = f(T)

55

PRIMEIRA LEI DA TERMODINMICA CAPTULO 5 VAN WYLEN O valor do calor especfico de um gs diatmico aumenta com o aumento de temperatura, devido a vibrao das molculas (gases monoatmicos no possuem energia vibracional). Uma relao muito importante entre os calores especficos a presso e volume constante de um gs perfeito pode ser desenvolvida a partir da definio de entalpia. h = u + p = u + RT Diferenciando dh = du + RdT

56

PRIMEIRA LEI DA TERMODINMICA CAPTULO 5 VAN WYLEN Utilizando du = cv0dT dh = cp0dT cp0dT = cv0dT + RdT Portanto cp0 cv0 = R

Na base molar

57

PRIMEIRA LEI DA TERMODINMICA CAPTULO 5 VAN WYLEN Embora os calores especficos a presso e a volume constante sejam funes da temperatura a diferena entre eles sempre constante. Consideremos o calor especfico cp0 . Existem trs casos a examinar. 1 situao Hiptese: calor especfico constante Integramos diretamente dh = cp0dT h2 h1 = cp0 (T2 T1) Pode ser uma aproximao razovel se for utilizado um calor especfico mdio avaliado no intervalo de temperatura de aplicao.

58

PRIMEIRA LEI DA TERMODINMICA CAPTULO 5 VAN WYLEN 2 situao Utilizao de equaes analticas para cp0 (ajustadas empiricamente)

59

PRIMEIRA LEI DA TERMODINMICA CAPTULO 5 VAN WYLEN 3 situao Integrar os resultados dos clculos da termodinmica estatstica desde uma temperatura arbitrria de referncia at qualquer outra temperatura T, e definir a funo.

Esta funo pode ser apresentada numa Tabela de nica entrada (temperatura). Entre os estados 1 e 2:

(a temperatura de referncia se cancela)


60

PRIMEIRA LEI DA TERMODINMICA CAPTULO 5 VAN WYLEN A funo hT e a similar uT = hT RT, para o caso do ar representada na Tabela abaixo:

61

PRIMEIRA LEI DA TERMODINMICA CAPTULO 5 VAN WYLEN A funo entalpia em relao a temperatura de referncia de 25C representada para vrios gases na Tabela abaixo:

298K = 25C

62

PRIMEIRA LEI DA TERMODINMICA CAPTULO 5 VAN WYLEN As Tabelas A.7 e A.9 so mais precisas (6 edio em ingls ou A.7 e A.8 na traduo da 5 edio). Tabela A.6 boas aproximaes. Admitir calor especfico constante menos preciso, exceto para os gases monoatmicos e para outros gases a temperatura abaixo da ambiente. importante lembrar que todas essas hipteses constituem uma parte do modelo de gs perfeito e que este modelo no vlido para modelar o comportamento das substncias em muitos dos nossos problemas. FAZER EXEMPLO 5.6 FAZER EXEMPLO 5.7
63

PRIMEIRA LEI DA TERMODINMICA CAPTULO 5 VAN WYLEN

Equao da primeira lei em termos de fluxo


Termodinmica clssica trata de sistemas em equilbrio e o tempo no um parmetro pertinente em sistemas que esto em equilbrio. Entretanto, a utilizao de sistemas de equao em termo de fluxo vantajoso e tais equaes so desenvolvidas a partir dos conceitos da termodinmica clssica e so usadas em muitas aplicaes da termodinmica. Ser utilizada para o desenvolvimento da primeira lei para volumes de controle.

64

PRIMEIRA LEI DA TERMODINMICA CAPTULO 5 VAN WYLEN

Taxa de transferncia de calor

Potncia

(1 Lei em termos de fluxo) 1 Lei em termos de fluxo: Taxa de transferncia de calor

Potncia

65

You might also like