You are on page 1of 12

A DIMENSO SOCIAL E POLTICA DA CULTURA

A CULTURA DE MASSAS

Cultura de elites: O conjunto de manifestaes culturais produzidas e consumidas por minorias sociais, consideradas como resultado de elaborao intelectual mais cuidada e divulgada em crculos mais restritos, escapando massificao. assim ao processo de

Nos anos 30, a massificao da cultura uma consequncia das alteraes que se operaram nos modos de vida nas grandes metrpoles. Fomentada pelos governos democrticos e amplamente divulgada pelos mass media, surge como uma cultura de evaso muitas vezes associada ao lazer e ocupao de tempos livres e que, por isso, tem como grande objetivo proporcionar a fuga rotina e aos problemas do quotidiano domstico e profissional. Sendo assim, a cultura de massas apresenta-se como uma cultura: estandardizada e produzida em srie nas suas mltiplas formas, como qualquer bem de consumo; democrtica, pelos baixos preos a que lanada no mercado; efmera, uma autentica cultura descartvel, com o objetivo de proporcionar prazer imediato; que aborda os temas de maneira superficial , sem grande preocupaes literrias ou estticas; que visa apaziguar tenses e angustias geradas no quotidiano laboral ; que visa homogeneizar um tipo de pessoa mdia, pelo inculcao de valores e de modelos comportamentais, atravs da publicidade e do marketing.

OS GRANDES ENTRETENIMENTOS COLETIVOS

Cinema: O cinema constituiu uma das principais manifestaes de cultura de massas. Verdadeiro mundo de iluses, o filme respondia crescente necessidade de evaso das populaes. Qualquer que fosse o seu gnero, o filme conduzia o espectador a uma outra dimenso. O homem vulgar era transportado a um mundo de sonho em que, identificado com as personagens, ria, chorava, amava ou vivia as maiores aventuras. Evadia-se da sua prpria vida para viver as vidas que se projetavam no ecr onde reside (e residia) a magia do cinema. Foi tambm atravs do cinema que se difundiu os modelos socioculturais. Os cidados comearam a imitar formas de vestir, de falar e ate mesmo as atitudes das estrelas e heris dos filmes.

Literatura popular: Na primeira metade do sculo, a literatura policial e sentimental (em texto ou em banda desenhada) aumentou na sua procura. Destinado ao entretenimento de consumidores, privilegiou o texto fcil, reduzido ao essencial , e o enredo que reflete os problemas do quotidiano de forma a que o leitor se identifique com os protagonistas da histria (tal como no cinema).

Msica ligeira: Nesta altura, a msica libertou-se da orquestra e dos convencionalismos tradicionais para passar a ser ouvida em todos os espaos rodeados de amplas camadas de populao. Assim como, desenvolveram-se novos ritmos de satisfao do prazer imediato na populao. Pop-rock e jazz foram dois novos gostos musicais que alimentara uma poderosa indstria discogrfica em nascimento e frenticos espetculos noturnos.

Espetculos noturnos: O fim de semana comeou a ser intensamente vivido pelas massas urbanas nos clubes, bares e cabars, onde novas estrelas se afirmam e passam a construir novos modelos

comportamentais. o tempo dos anos loucos caracterizados por uma maior liberalizao dos costumes, pela acelerao do ritmo da vida e pela busca de novas formas de prazer e de evaso.

Espetculos desportivos: O desporto, antes orientado para o exerccio fsico, depois para o lazer e ocupao dos tempos livres, est tambm na origem do aparecimento de grandes espetculos de massas. Algumas prticas desportivas como o futebol, o ciclismo, o automobilismo e o boxe transformaram-se em poderosas industrias pelas quantidades populacionais que atraiam. Atraam espectadores no s como um tempo de lazer, mas tambm para um momento de escape das presses geradas, na sua maioria, pela sociedade urbana industrial. Os mass media divulgavam-nos cada vez mais , fazendo dos temas desportivos um produto jornalstico consumido pela sociedade urbana.

OS MEDIA, VECULO DE MODELOS SOCIOCULTURAIS

Por mass media entende-se o conjunto dos meios de comunicao capazes de transmitir grande quantidade de informao a grandes quantidades de populao . Na primeira metade do sculo, a imprensa, a rdio e o cinema, fizeram chegar todo o tipo de mensagens a camadas cada vez mais vastas da populao, afirmando-se como os grandes veculos de difuso dos valores e das normas de comportamento.

Imprensa: A imprensa atingiu um extraordinrio desenvolvimento neste perodo. Sob a forma de jornais e de revistas, dirige-se a um pblico cada vez mais vasto, preferencialmente urbano, mas no descurando os meios rurais. graas ao aumento de consumidores que a imprensa ganha terreno, isto proporcionado: pelos progressos verificados na alfabetizao das populaes;

pelo desenvolvimento da qualidade de vida e generalizao de novos hbitos de leitura;

pela variedade e qualidade das publicaes, bem como diversidade de informao transmitida graas s modernas tcnicas de impresso;

pelo carter sensacionalista das noticias divulgadas por um jornalismo cada vez mais dinmico;

pelo desenvolvimento dos transportes que levavam a informao aos locais mais recnditos, mais rapidamente.

Rdio: A rdio afirmou-se como o mais poderoso veculo de informao. Para isso contribuiu: a criao de laos entre emissores e recetores, reduzindo o isolamento; a variedade e qualidade de gneros radiofnicos; os progressos verificados na difuso radiofnica e no fabrico dos aparelhos de receo; o interesse dos poderes polticos na generalizao da expanso da rdio.

Por conseguinte, a rdio foi-se afirmando como uma companhia inseparvel em todos os momentos do pblico, e sem perder importncia mesmo com o aparecimento da televiso, constituindo um importante veculo de uniformizao e massificao dos comportamentos: os locutores, pela sua simpatia, afirmavam-se como modelos a seguir; as noticias generalizavam atitudes sociais e politicas; a divulgao publicitria dos bens de consumo chegava uniforme aos consumidores; tal como chegavam os modelos e padres comportamentais transmitidos pelos folhetins radiofnicos de grande audincia.

Cinema:

O cinema constituiu outro importante veculo de modelos socioculturais. Smbolo do desenvolvimento do capitalismo industrial, cedo o cinema passou a constituir a maior atrao da poca: os espectadores identificavam-se com os heris e mitos e imaginavam os seus mundos de sonho e de iluso, em resposta s contrariedades da vida; a procura de novas formas de socializao nos meios urbanos. O cinema servia, muitas vezes, de motivao para encontros sociais e na maioria de relao amorosa; a facilidade de compreenso da mensagem nos filmes, no exigia grande formao e atividade intelectual; o desenvolvimento da industria cinematogrfica permitiu tornar os preos mais acessveis; transformou-se numa arte onde se afirmam verdadeiros artistas de realizao e de representao que passaram a constituir novos modelos as estrelas de cinema. Assim, a ida ao cinema no se tornou apenas um hbito, mas tambm uma imitao de comportamentos por parte das estrelas de cinema.

AS PREOCUPAES NA LITERATURA E NA ARTE

Em meados dos anos 20, fazia-se j sentir um certo cansao relativamente s audcias da arte e da literatura modernas. Acusavam-nas de uma nsia de originalidade a qualquer preo, de se lanarem em pesquisas excessivamente especializadas, de se tornarem incompreensveis para o grande pblico, no contribuindo, por isso, para a vida da coletividade. Numa Europa marcada ainda pelas dificuldades do ps-guerra e com os olhos postos na Revoluo Sovitica, cresceu o sentimento de que a literatura e a arte no possuam um valor puramente esttico mas tinham tambm uma misso social a cumprir. A profunda crise econmica desencadeada em 1929 veio avolumar este sentimento.

A DIMENSO SOCIAL DA LITERATURA

As temticas psicolgicas ligadas vida interior, que tinham feito escola nos anos do psguerra, deixaram de interessar alguns escritores dos anos 30. A depresso econmica gerada nos excessos do capitalismo liberal proporcionou-lhes novas motivaes e novas temticas a realidade material da condio humana. So os tempos do Neorrealismo ou Realismo Social. Os assuntos relacionados com as condies socioeconmicas dos trabalhadores e a anlise da luta de classes, tratados numa linha ideolgica marxista, visando denunciar o fenmeno da explorao capitalista do trabalho, constituam temas privilegiados pelos autores neorrealistas. A literatura passa a associar as preocupaes com os novos problemas sociais e polticos: os protagonistas deixam de ser personagens singulares e tornam-se tipos sociais. o tema fundamental era a luta entre exploradores e explorados, uma criao em que o burgus capitalista representa todo o mal humano e em que o proletrio simboliza a defesa das verdade histrica e da justia. Com a ascenso dos regimes totalitrios e com os problemas polticos gerados pela ecloso da Segunda Guerra Mundial, acentua-se o carter social da nova produo literria que ganha tambm uma dimenso poltica na denncia romanceada das agresses democracia e ao socialismo ou ao apoio aos respetivos regimes.

O FUNCIONALISMOS NA ARQUITETURA

A conscincia coletivista que marcou a cultura entre as duas guerras manifestou-se tambm na arquitetura. Numa Europa destruda, os governos viram-se na necessidade de reerguer numerosos edifcios e de realojar os seus cidados. Impunha-se uma construo simples, barata mas digna. Existia, nesta poca, a convico de que s um planeamento eficiente, altamente racionalizado, podia suprir as carncias habitacionais e gerar o bem-estar e a felicidade de todos. Define-se assim por Funcionalismo, o conjunto de solues arquitetnicas inovadoras que marca o inicio de uma arquitetura verdadeiramente moderna. O funcionalismo une estreitamente a forma e a funo numa economia de custos e racionalidade de linhas, pondo em evidncia a estrutura volumtrica dos edifcios.

O Primeiro Funcionalismo

A revoluo esttica do inicio do sculo tinha preparado as mentalidades e os arquitetos para a necessria revoluo arquitetnica. Walter Gropius construra a clebre Fbrica Fagus que suscitou, na altura, dvidas infundadas quanto sua estabilidade. O certo que a construo saiu muito mais barata do que a tradicional. tambm pela mo de Walter Gropius que se funda a Bauhaus, uma escola de artes de conceo inovadora que teve uma influencia marcante no designe e na arquitetura moderna. Tambm foi herdeira de vrias experincias pedaggicas e artsticas ocorridas na Europa desde o sculo XX. O carter funcionalista das produes sadas da escola Baugaus est patente no s nas concees dos arquitetos a eles ligados, mas sobretudo na criao artstica ao servio das necessidades elementares do quotidiano. Foi com este movimento artstico que o designe adquiriu o estatuto de arte, quando aplicado criao de novos padres de mobilirio e de vesturio. No entanto, a renovao da arquitetura europeia ficou indissoluvelmente ligada figura de Charles Edouard Jeanneret, arquiteto francs de origem sua, mais conhecido como Le Corbusier. Le Corbusier foi a imagem da racionalidade na arquitetura modernista europeia. O carter racionalista do funcionalismo de Le Corbusier est patente: na nova conceo do espao, o espao concebido dimenso do Homem. A casa deve ser concebida e planeada conforme o tamanho que a sua funo exigisse;

na assuno do principio de que cada elemento arquitetnico de uma construo deve assumir a sua funo, deve ser prtico, de tal forma prtico que a casa deve ser concebida como uma mquina de habitar;

na geometrizao cubista da composio do espao da construo , o que pressupe a simplificao dos volumes e a reduo das construes a slidos geomtricos cujo volume, boa maneira cubista, percetvel de um nico ponto de vista;

na conceo de fachadas, rasgadas por amplas janelas, que, no seu conjunto, do a iluso de uma janela contnua que inunda o interior de ar e de luz natural;

introduo da cobertura plana que coloca a casa diretamente em contacto com o exterior e cuja funcionalidade se traduz no seu aproveitamento com espao de lazer;

elevao do edifcio sobre pilares, o que permite tambm o aproveitamento do espao sobre o qual a casa parece suspensa para embelezamento da rea de construo;

na conteno decorativa e na sobriedade das formas. O branco, por exemplo, a cor dominante em paredes lisas;

na preocupao em construir para resolver problemas da habitao das cidades europeias que o levou a conceber as unidades de habitao complexos predominantemente habitacionais urbanos;

na integrao de outras funes e atividades complementares nos edifcios predominantemente residenciais

O segundo Funcionalismo

No decurso da dcada 30, a arquitetura funcionalista sofreu uma crescente contestao. Acusavam-na de excessiva rigidez e de traar glidos planos de casas despersonalizadas. desta forma que o novo estilo perde muito do seu carter inovador e esgota-se em repeties de frmulas preestabelecidas. Atravs de Frank Wright, arquiteto americano, criador da arquitetura orgnica, adotase a sua ideia de que era possvel conceber construes medida do Homem, no s medida fsica, mas tambm medida espiritual.

A sua obra reflete os princpios fundamentais da arquitetura organicista: a conceo do edifcio como um ser vivo que vai crescendo segundo as leis biolgicas, isto , na sua construo o edifcio cresce em harmonia com o ambiente natural que se insere;

a individualidade de cada soluo, pois cada caso era singular e nico, do que resultava a rejeio da sobreposio de andares nos edifcios urbanos;

a assimetria, a diversidade e a originalidade deveriam ser as determinadas da composio e da organizao do espao;

a busca da relao entre o espao interior e exterior, sendo as formas exteriores do edifcio determinadas em funo do livre planeamento do espao interior;

recurso a materiais inovadores e a novas tecnologias construtivas, com preferncia para os materiais caractersticos da regio onde o edifcio se insere;

a preferncia pela habitao unifamiliar, concebida como refugio e lugar de recolhimento dos seus residentes.

AS PREOCUPAES URBANISTICAS

A renovao arquitetnica pretendia pelos funcionalistas, no podia dissociar-se da cidade no seu todo.

H muito que o crescimento populacional fracionara os plos urbanos. A cidade do sculo XX era constituda por vrios aglomerados, muitas vezes distribudos de uma forma anrquica, que os funcionalistas procuraram reorganizar segundo critrios de racionalidade. Os debates sobre arquitetura e urbanismo originaram a primeira Conferencia

Internacional de Arquitetura Moderna (CIAM), que foi seguida de muitas outras. Depois de uma anlise crtica de diversas cidades, as concluses da conferncia foram publicadas na clebre Carta de Atenas, que se tornou numa espcie de guia do urbanismo funcionalista. Segundo a Carta, a cidade deve satisfazer quatro funes principais: habitar, trabalhar, recrear o corpo e o esprito, e circular . Numa lgica estritamente funcionalista cada uma destas funes ocuparia uma zona especfica da cidade. As trs zonas articular-se-iam por uma eficiente rede de vias de comunicao. Embora estas propostas tenham sido, posteriormente, consideradas demasiado racionalistas e redutoras, a Carta teve o mrito de colocar as questes sociais no centro do planeamento urbano.

A CULTURA E O DESPORTO AO SERVIO DOS ESTADOS

A dimenso social e poltica que marcou a cultura dos anos 30 fez-se sentir com particular intensidade nos estados totalitrios. As ditaduras compartilharam o mesmo objetivo de colocar a cultura ao servio do poder , procurando assegurar que a criao intelectual contribusse eficazmente para a construo da ordem nova que defendiam.

Democrticos ou totalitrios, nenhum regime dispensou os novos veculos de informao nos seus programas de interveno poltica. Os progressos tcnicos verificados na imprensa, na rdio e no cinema foram aproveitados pelos poderes polticos: - se democrticos, para promoverem o desenvolvimento da conscincia cvica dos cidados no sentido de os empenharem cada vez mais nas questes de interesse publico e de os levar a aderir de forma racional s diversas opes propostas; - se totalitrios, para institucionalizarem a divulgao propagandstica da sua ao governativa, com o objetivo de impor uma orientao ideolgica nacionalista ,

10

tendo em vista a mobilizao e a arregimentao da populao , num quadro poltico-social nacional onde no haja lugar diversidade ideolgica.

A ARTE AO SERVIO DA PROPAGANDA POLTICA

Com a emergncia e afirmao dos regimes totalitrios, a liberdade criativa que caracterizou os primeiros anos do sculo XX deu lugar a uma criao artstica fortemente condicionada pelos interesses polticos. Com Estaline na URSS, os artistas e homens de letras so obrigados a agruparem-se em cooperativas de intelectuais, e a seguir, na sua atividade de criao literria e plstica, os parmetros definidos pelo Estado. Aos criadores compete enaltecer concretamente as conquistas do proletariado, os xitos econmicos resultantes da economia coletivizada e planificada, o empenhamento dos trabalhadores na construo do Estado socialista, a excelncia do centralismo democrtico, as grandes obras do Estado e, claro, a figura do chefe. Nos Estados totalitrios conservadores, so idnticos os objetivos da criao artstica, mas, colocada ao servio dos valores nacionais , a superioridade da raa ariana, na Alemanha, ou a grandeza do povo romano, na Itlia, por exemplo.

A POLITIZAO DO DESPORTO

Tambm a prtica desportiva cedo deixou de ser uma atividade de lazer descomprometida para dar lugar a manifestaes de afirmao nacionalista. A disputa levada a cabo pelos competidores, identificados pelos smbolos nacionais, passou a representar a disputa nacionalista dos pases por que competiam. Deste modo, a superioridade desportiva verificada nas diversas modalidades identificava-se com a superioridade das Naes em competio , to frentica era a aclamao das vitrias por parte das multides.

11

12

You might also like