You are on page 1of 5

Games apontam como nova econmica de Campina Grande

vocao

Especialista aposta na criao de uma cultura de produo de jogos. Facilidade em manter contato com profissionais do ramo atrai estudantes. G1 PB

Durante a graduao, os alunos podem contar com profissionais j estabelecidos no mercado, alm de participar de projetos na rea tecnolgica em empresas. (Foto: Ligia Coeli)

A cidade de Campina Grande, na regio do Agreste paraibano, est ganhando espao no mercado nacional de produo de jogos digitais. O municpio j possui seis empresas de desenvolvimento de games e sedia a Game Developers Association Paraba (GDA), um grupo formado por empresas de todo o Estado e que tem participado de forma intensa em diversos eventos do setor. Estamos buscando oportunidades na rea e apresentando os jogos de todas as empresas. A GDA j um modelo copiado em diversas outras regies do pas, explica Rodrigo Motta, coordenador do curso de Jogos Digitais da Facisa. Segundo ele, o municpio tem um perfil onde a tecnologia se faz muito presente, o que facilita e estimula essas iniciativas. As pessoas aqui gostam de tecnologia, justifica. Existem vrias faculdades que ele avalia como de excelncia na qualidade de ensino de tecnologia como um todo, engenharia, computao, design, assim como empresas de base tecnolgica e rgos que incentivam este tipo de negcio. Atrelado a isso, Campina Grande sempre teve uma cena cultural muito forte, pelo seu povo, pelas condies geogrficas e seus eventos. Estas so caractersticas muito importantes para que surjam profissionais que atuem no desenvolvimento de jogos e, consequentemente, na formao de empresas, diz Rodrigo. A facilidade em manter contato com profissionais do ramo e receber incentivos foi o que motivou Caain Jernimo a montar uma empresa de games na cidade. Campina propcia para isso, observa, destacando que durante a graduao os alunos podem contar com profissionais j estabelecidos no mercado, alm de participar de projetos na rea tecnolgica em empresas locais, nacionais e mundiais. Isso ajuda muito no amadurecimento de quem est se formando, essas so oportunidades nicas porque voc vive o dia-a-dia de uma empresa, e consequentemente o aprendizado muito grande, revela. Para ele, os gestores e investidores esto comeando a classificar jogos como uma cultura. A prefeitura est enxergando esse mercado na nossa cidade, alm disso estamos com nossa empresa incubada no Parque Tecnolgico da Paraba e recebendo apoio do Sebrae para participao de eventos nacionais. Mas estamos apenas no comeo, precisamos de mais apoio. A rea de jogos tem um grande mercado e s est aumentando, temos que aproveitar isso por aqui, alerta.

Entre as vantagens de manter a sede da empresa em Campina esto os incentivos logsticos e o custo de vida, bem menor se comparado a outros polos do pas como Recife, So Paulo e Porto Alegre. Caain tambm destaca que na rea tecnolgica, distncias no so barreiras to grandes. Podemos distribuir mundialmente nossos jogos pela internet, do mesmo modo que empresas de So Paulo, do Rio de Janeiro ou Rio Grande do Sul, fala.

Rodrigo Motta um dos componentes do Game Developers Association Paraba (GDA). (Foto: Ligia Coeli)

Os games podem ser a nova vocao da cidade Em janeiro de 2013 Campina Grande foi a sede paraibana da Global Game Jam, a maior maratona de desenvolvimento de jogos do mundo. O evento aconteceu na Facisa. O detalhe que a sede paraibana foi a terceira maior do Brasil, com quase 70 participantes, ficando apenas atrs das sedes de Curitiba e Campinas, diz Rodrigo Motta. Alm disso, foi de Campina a empresa escolhida pelo Ministrio da Educao (MEC) para produzir jogos como artefatos de aprendizagem. Essa conquista foi muito importante e acabou gerando tambm uma consultoria para o Governo nesta rea, ratificando nossa cena local como uma referncia, informa. Para Rodrigo Motta, Campina Grande comea a esboar uma nova vocao quando o assunto inovao e tecnologia. Confesso que at recentemente imaginava Campina apenas como formadora de mo de obra nesse segmento, como j acontece com a computao e engenharia de um modo geral, mas ver e participar da formao dessa cena e de todas as conquistas e, principalmente, perceber que ainda possvel se expandir muito mais me faz acreditar que isso possa se tornar mais uma vocao da cidade, fala. Produo de games campinenses destaque nacional Em 2013 o jogo Xilo, feito por uma das empresas de Campina, foi selecionado para ser destaque no Festival Internacional de Linguagem

Eletrnica (File). O jogo Jotunheim tambm esteve em evidncia tanto pelo aporte de investimento dado atravs de uma empresa privada do setor de comunicao, como tambm por ser um jogo com um design voltado para multijogador e e-sport (jogos competitivos). O fato que uma cidade do interior do Nordeste est produzindo jogos que esto sempre chamando a ateno da mdia especializada e de rgos relacionados produo de games, que um dos maiores mercados da atualidade. Tambm importante citar que naturalmente Campina Grande j reconhecida, at em nvel mundial, como uma cidade que exporta mo de obra e tambm softwares, diz o professor Rodrigo Motta. Conhea as empresas de games de Campina Grande: Kaipora Digital Liderada por Rodrigo Motta, a empresa trabalha em duas frentes: primeiro com jogos para terceiros, advergames (jogos para publicidade de produtos e eventos feitos com o intuito de vender um produto ou fortalecer uma marca) e jogos educativos, como o caso da srie de 13 jogos para alfabetizao de crianas produzidos para a TV Escola do MEC. A empresa tambm desenvolve produtos prprios, como o premiado jogo Xilo e o inovador Orbitron, ambos atualmente em fase final de desenvolvimento. RubikiSoft A empresa desenvolve dois jogos a partir de trabalhos acadmicos dos scios e atua em parceria com a Kaipora Digital em diversos projetos. Investe nos jogos online e tem parcerias com outros estdios para desenvolver projetos de terceiros como advergames e jogos casuais. responsvel por desenvolver o Quiz Show, um jogo de perguntas e respostas para jogar com amigos no Facebook. Alm disso, realizadora do jogo Squares, que ser lanado em novembro para Windows Phone, Android e iPhone.
As pessoas aqui gostam de tecnologia" Rodirgo Motta

Stairs uma das empresas mais antigas na cidade quando o assunto produo de Games. Durante muito tempo o foco foi a realizao de advergames (jogos para publicidade de empresas) e recentemente comeou a fazer porte de games de uma palaforma para outra, como por exemplo portar jogos de PC para Xbox. Prosperity Games

Atua a partir do financiamento de uma empresa privada no desenvolvimento de um jogo online competitivo, o Jotunheim. focada em jogos online para muitos usurios, conhecidos tambm como e-sport. Alm disso, o projeto investe em parcerias com artistas renomados internacionalmente. Teju Games Atua diretamente em parceria com a Nokia para desenvolvimento de jogos para seus aparelhos celulares, tendo mais de um milho de downloads do jogo Chuver na store, da Nokia. Tribal Wings Considerada a caula das empresas, atualmente desenvolve um projeto de advergame voltado para odontologia e um jogo-srio voltado para a educao financeira.

You might also like