You are on page 1of 5

A EDUCAO ESCOLAR INDGENA: conexes e desconexes no Serto Pernambucano

Introduo

educao

escolar

indgena

no

Serto

de

Pernambuco,

especificamente na Microrregio de Itaparica apresenta-se como um verdadeiro desafio para as polticas pblicas de incluso e desenvolvimento social. A infraestrutura das escolas estaduais indgenas de Pernambuco contam com certa precariedade no que tange a insero dos grupos na utilizao da tecnologia. No Documento Final da Conferncia Nacional dos Povos Indgenas faz-se referncia exatamente ao processo de incluso digital,

Que o MEC, em conjunto com o Ministrio das Comunicaes (GESAC), promova a implantao do Programa de Incluso Digital nas escolas indgenas, por meio da garantia de equipamentos e de sua manuteno, aulas de informtica, capacitao e assessoria de profissionais para este fim.

Percebe-se na regio a deficincia de acesso a internet pelos povos indgenas. Aps pesquisa realizada no incio de 2012 nas 54 escolas indgenas da regio, apenas 01 (uma) escola possua laboratrio de informtica. Algumas escolas contavam com computadores para os professores, mas no possuam laboratrio para os alunos. Apesar do Governo do Estado de Pernambuco estar trabalhando fortemente para a utilizao de novas tecnologias na educao, com investimentos na ordem dos milhes de reais para a incluso digital dos alunos do ensino mdio de Pernambuco importante salientar necessidade de se trabalhar e capacitar estes estudantes para utilizao da ferramenta pedaggica.

A identidade dos povos indgenas do semirido pernambucano como afirma Markus (2006),

A etnicidade no um conjunto intemporal e imutvel de traos culturais transmitidos da mesma forma de gerao a gerao na histria do grupo; ela provoca aes e reaes entre esse grupo e os outros em uma organizao social, num processo contnuo e dinmico (MARKUS, 2006, p. 22).

importante ressaltar, e mais a frente irei aprofundar a questo da importncia da identidade e da etnicidade, pois a incluso da tecnologia nos povos do Serto pernambucano poder criar um movimento com efeitos positivos ou negativos. Apesar de acreditarmos nas diversas possibilidades do uso da tecnologia para a efetivao e divulgao de suas culturas e caractersticas prprias, a tecnologia tambm possui o carter integrador entre os mais variados indivduos em seus mais diferentes contextos culturais. Pensar a incluso digital sem pensar na identidade dos povos indgenas quase que impossvel. Por isso mesmo, pensamos que associar o computador como instrumento de preservao, capacitao e transformao da relao entre ndios e no-ndios na regio pode ser fundamental. Entretanto, as escolas estaduais indgenas pernambucanas ainda no possuem, segundo o governo de Pernambuco, a infraestrutura necessria para receber o aparato tecnolgico distribudo aos alunos e professores das escolas estaduais no-indgenas de Pernambuco. Ao visitar as escolas da regio, no podemos deixar de relatar o observado. Diversas escolas possuem antena GESAC fornecida pelo Ministrio das Comunicaes sem serem utilizadas. Algumas escolas localizadas nos centros urbanos possuem rede de internet via cabo e as antenas GESAC instaladas e sem funcionamento continuam presentes. Por que tantas escolas com antenas e as escolas indgenas sem nada? Ser que realmente falta infraestrutura ou a infraestrutura existe, mas centralizada? Responder a esta e outras questes que podem surgir um processo complexo e com diversas variveis.

Investimentos pernambucanas

em

tecnologia

nas

escolas

estaduais

A tecnologia e o etnodesenvolvimento

Como pensar a utilizao da tecnologia da informao como ferramenta para o desenvolvimento cultural dos indgenas no Serto pernambucano? A informtica e seu desenvolvimento j oportuniza para diversos grupos sociais menos favorecidos um meio para a divulgao de suas culturas, hbitos e formas de vida. O papel da tecnologia da informao nas escolas alm de ser um meio para a aquisio de conhecimentos e informaes tambm ultrapassam os limites fsicos de livros didticos e experincias pessoais de alguns professores indgenas. Segundo Sen (2000, p. 27),
[...] com oportunidades sociais adequadas, os indivduos podem efetivamente moldar seu prprio destino e ajudar uns aos outros, e que a educao, conduzida nessa perspectiva, revela-se instrumento de liberdade, tornando os sujeitos agentes de mudana e no receptores passivos de benefcios.

Esta mudana de indivduos passivos para ativos diante da construo de seus saberes tradicionais e na liberdade da formao da educao escolar possibilitar um maior desenvolvimento dos grupos indgenas aqui relacionados. Os indgenas do Serto pernambucano possuem um foco diferente de outros grupos indgenas do Brasil, apesar do eixo central de suas lutas serem o mesmo, os diversos direitos assegurados pela

constituio de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases publicada em 1996 1 buscam assegurar aos indgenas uma autonomia singular na conduo dos processos escolares. Discutir o etnodesenvolvimento dos indgenas do Serto de Pernambuco nos faz discutir algo que para alguns pesquisadores no deve ser mais o foco da discusso. O processo de assimilao e aculturao dos diversos povos indgenas. A dinmica dos referidos povos indgenas com seu constante contato com a comunidade no-indgena faz com que alguns indivduos, principalmente as crianas e adolescentes que ao terminarem as sries iniciais do ensino escolar, tem a necessidade de sair de suas localidades para os estudos. A falta de escolas com as sries finais do ensino fundamental e ensino mdio nas aldeias indgenas ocasiona a sada dos jovens dos seus respectivos ambientes familiares para uma insero nas escolas de ensino mdio regulares no-indgenas. Ao sair de sua aldeia para estudar nos centros urbanos o aluno passa a ter contato com uma forma educacional bem diferente daquela utilizada em sua aldeia. Apesar da educao mesmo nas escolas indgenas da regio de Itaparica, ainda serem metodologicamente tradicionais, perpetuando o modelo educacional de integrao nacional.

CONTINUAR DAQUI!!

Consideraes finais

Para no dizer tantas outras leis e artigos que envolvem os indgenas no Brasil.

Referncias

Como nosso foco aqui a problemtica da incluso digital com fins pedaggicos, mas que podem acabar por incorrer numa mudana nas relaes sociais dentro dos povos indgenas. 98.000.000,00 lap tops 400 escolas prontas Software 10.000.000,00 todas estaduais Infra p esc 40.000.000,00 Data-show: Todas as salas 12,000 18.000.000,00

You might also like