You are on page 1of 5

Equipamentos Eltricos -MPCC

Laboratrio de Eletrotcnica

1 - APRESENTAO :

Este manual objetiva a organizar as atividades a serem realizadas pelos alunos durante as aulas prticas da disciplina de Equipamentos Eltricos. O aluno antes de realizar as prticas deve apresentar a Lista de Exerccios Especfica e, aps as prticas, deve entregar os Relatrios. As atividades descritas neste manual sero realizadas pelos alunos com a superviso dos professores e monitores. As sugestes a este trabalho sero importantes para cumprir os objetivos aqui descritos. 2 - OBJETIVO : Apresentao dos principais componentes dos circuitos de MPCC, fazendo com que cada aluno visualize os principais aspectos construtivos e partes de cada um deles. Destacando-se: contator , botoeira, rel bimetlico, fusvel, disjuntor, chave fim de curso e rels de proteo. Apresente para cada um dos equipamentos abaixo, a funo, seus aspectos construtivo, e como so representados segundo a ABNT. 3 - EQUIPAMENTOS UTILIZADOS : Contatores. Botoeira de comando. Chaves fim de curso SIEMENS. Rel trmico. Fusveis Diazed. Rels de tempo. Chaves bia. Disjuntores.

4 - TEXTO DE APOIO : CONTATORES - So dispositivos projetados para o comando de circuitos sob condies normais de servio. Fundamentalmente, um contator se compe de um ncleo magntico formado por duas partes, uma fixa e outra mvel. Basicamente, h dois tipos de contatores : os contatores principais e os auxiliares. Os contatores principais so aqueles que possuem contatos no circuito principal de alimentao da carga, e so responsveis em condio normal pelo seu estado operacional. Os contatores principais possuem contatos auxiliares que so utilizados para intertravamento , sinalizao e/ou comandos.

Contator

BOTOEIRAS - As chaves auxiliares, tipo botoeira, so chaves de comando manual que tm como finalidade interromper ou estabelecer momentaneamente, por pulso, um circuito de comando, para iniciar, interromper, ou continuar um processo de automao.

Botoeiras

CHAVES FINS DE CURSO - So dispositivos auxiliares de comando, de acionamento mecnico, que atuam num circuito com funes bastante diversificadas, como: comandar contatares , vlvulas, solenides e circuitos de sinalizao para indicar a posio de um determinado componente mvel.

Chaves fim de curso

RELS - So dispositivos utilizados para supervisionar as grandezas de um sistema eltrico detectando faltas e iniciando os chaveamentos convenientes eliminao delas. constitudo de um elemento bimetlico que consiste em duas lminas de metal soldadas, com diferentes coeficientes de dilatao. Quando atravessadas por uma determinada corrente de valor superior ao estabelecido para esta unidade, esses limites se curvam de modo que o metal de maior dilatao trmica adquira a posio externa, que corresponde ao maior arqueamento da lmina, provocando deslocamento da barra de disparo que destrava o mecanismo que mantm a continuidade do circuito FUSVEIS - O fusvel um condutor de baixo ponto de fuso. De modo que, passando por ele uma corrente mais elevada do que a permissvel (condio previamente estabelecida), ele funde-se e volatiza-se , determinando assim, por falta de contato, a abertura do circuito, interrompendo a passagem de corrente, sem que o circuito seja danificado. O fusvel protege condutores, instalaes e aparelhos contra danos devido a curto-circuito ou sobrecargas.

Fusvel Diazed

Fusveis NH

CHAVES BIA (Chaves de nvel) - O regulador de nvel Flygt muito empregado. Consta de um invlucro de polipropileno com formato de uma pra, no interior do qual colocado um interruptor de ampola contendo mercrio. O invlucro suspenso pelo prprio eltrico. Quando o nvel do lquido no reservatrio superior atinge o nvel inferior estabelecido, o interruptor de mercrio estabelece contato e a corrente atuar sobre a bobina do disjuntor, ligando a bomba. Ao atingir o nvel superior desejado, um outro interruptor desliga a bomba.

 DISJUNTORES - So dispositivos de proteo dos circuitos contra sobrecarga e curto-circuito e que servem, tambm, para estabelecer ou interromper a passagem de corrente pela atuao direta de um operador, quando isto for desejado. A figura abaixo mostra disjuntores termomagnticos, trifsicos, bifsicos e monofsicos para circuitos de baixa tenso.

disjuntores

5- EXECUO: a) Examinar detalhadamente cada um dos equipamentos encontrados na bancada; b) Identificar caractersticas eltricas e componentes; c) Estudar o seu funcionamento. 6 - EQUIPE : - EXECUO OPERACIONAL : - Mrcio Silva - Rodrigo Regis - Estagirio do Laboratrio. - Estagirio do Laboratrio.

- COORDENAO TCNICA : - Prof. Carlos Frederico Diniz 7 - BIBLIOGRAFIA : - Equipamentos Eltricos - FURNAS - Manual de Equipamentos Eltricos Vol. 1 e 2 - Joo Mamede Filho.
4

You might also like