You are on page 1of 89

INDICE

TREM DE FORA ----------------------------------------------------Embreagem ----------------------------------------------------------Transmisso Direta -------------------------------------------------Conversor de Torque ----------------------------------------------Embreagem Unidirecional ----------------------------------------Conversor de Torque de Capacidade Varivel -----------------Sistema Planetrio --------------------------------------------------Divisor de Torque --------------------------------------------------Servotransmisso ---------------------------------------------------Grupo de Controle da Servotransmisso ------------------------Servotransmisso de Contra-Eixos ------------------------------Grupo de Controle de Presso (Eletrnico) --------------------Caixa de Engrenagens de Transferncia ------------------------Pinho e Coroa -----------------------------------------------------Diferencial ----------------------------------------------------------Embreagens Laterais ----------------------------------------------Comandos Finais --------------------------------------------------Eixo Integrado -----------------------------------------------------Direo Diferencial -----------------------------------------------TREM DE FORA D6R --------------------------------------------TREM DE FORA 938G -------------------------------------------TREM DE FORA 120H -------------------------------------------TREM DE FORA 416D --------------------------------------------

03 04 07 10 13 14 15 17 18 21 26 27 29 30 31 33 34 36 37 38 53 64 74

Nome : ________________________________________________ Filial : ________________________________________________

Esta apostila foi editada em dezembro de 2004 por Francisco Pinheiro, Treinamento de Servios de Sumar.

Treinamento de Servios

Sotreq Sumar

TREM DE FORA Quando falamos em trem de fora, imaginamos prontamente todos os componentes que vo desde a produo de potncia at o objetivo final que a movimentao das rodas ou esteiras da mquina. A produo de potncia responsabilidade do motor, mas como aproveitar esta potncia? Como transmiti-la ao resto da mquina? Ento vamos considerar como trem de fora os componentes a partir do motor, e como eles se comportam para transmitir potncia, ou seja, embreagem, conversor de torque, sistema planetrio, divisor de torque, transmisso direta, servotransmisso, engrenagens de transferncia, diferencial, embreagens laterais, comandos finais, eixos integrados, etc. Para complementar esta apostila com informaes bsicas preliminares, usaremos a literatura Livro da Engrenagem da Caterpillar. Aps o estudo bsico de componentes, veremos o trem de fora de algumas mquinas Caterpillar: Trator de Esteiras D6R Carregadeira de Rodas 938G Motoniveladora 120H Retroescavadeira 416D

Eis abaixo um exemplo tpico de trem de fora:

Treinamento de Servios

Sotreq Sumar

Embreagem Desde o desenvolvimento das fontes de potncia, o homem tem dificuldades em conectar e aproveitar a fora produzida para executar trabalho. Por exemplo: como aproveitar a potncia do motor para acionar as rodas de um carro?

Na segunda figura mostrada acima, ao acionar o motor, o mesmo sentiria a carga de inrcia das rodas e dificilmente daria partida. Tambm no haveria controle ao parar o veculo. Para resolver o problema, foi criada a embreagem. Este mecanismo est localizado entre o motor e a transmisso.

A embreagem est fixada mais precisamente ao volante do motor e possui um disco intermedirio que est conectado por meio de estrias ao eixo de entrada da transmisso. Na linha veicular, o mecanismo de embreagem conecta o tempo todo o motor ao cambio por meio de molas. As molas tm fora suficiente para manter o disco de embreagem e o volante do motor unidos a fim de transferir o torque mximo do motor.

Para desengatar o motor da transmisso necessrio comprimir as molas e desta forma liberar o disco de embreagem. Isto conseguido acionando-se o pedal de embreagem.

Treinamento de Servios

Sotreq Sumar

Em mquinas pesadas, necessrio um mecanismo de embreagem com maior fora de adeso. Neste caso o disco de embreagem, ou discos, so comprimidos contra o volante do motor por meio de um mecanismo de travamento, e a atuao para engatar e desengatar feita por uma alavanca manual.

A transferncia de potncia tambm est em funo da rea do disco. Em mquinas de maior porte seria invivel fabricar um disco de embreagem muito grande. A tcnica usada adicionar mais discos e colocar placas entre estes discos. Somam-se ento as reas de cada disco.

Os discos so conectados ao eixo de entrada da transmisso e as placas so conectadas ao volante do motor.

Treinamento de Servios

Sotreq Sumar

Para manter a lubrificao e o arrefecimento, evitando os desgastes internos do mecanismo, o alojamento da embreagem, em mquinas pesadas, abastecido com leo apropriado.

As ilustraes abaixo mostram o conjunto de embreagem visto lateralmente, e a lubrificao necessria para uma vida longa dos componentes.

Treinamento de Servios

Sotreq Sumar

Transmisso Direta Chamamos de transmisso direta ao conjunto de engrenagens com tamanhos e arranjos diferentes que recebem torque de entrada vindo do motor e tm a possibilidade de aumentar este torque ou aumentar a velocidade do eixo de sada. Tambm podem reverter o movimento do eixo de sada. Existem aplicaes de trabalho especficas onde a transmisso direta essencial. So aplicaes que a carga de trabalho constante, seja frontal ou de reboque. Um exemplo tpico so os tratores agrcolas usando grade para revolver o solo.

Olhando o simulador abaixo fica fcil entender como uma transmisso direta trabalha: A engrenagem acionadora menor que a engrenagem acionada, portanto haver uma reduo de velocidade, e conseqentemente um aumento de torque. Ao receber o movimento do garfo de mudanas, a engrenagem desliza sobre o eixo de entrada da transmisso e passa a transmitir potncia engrenagem acionada. Esta engrenagem parte integrante do eixo de sada e passa a acion-lo.

Treinamento de Servios

Se a engrenagem acionadora for deslocada para a esquerda, engrenar com uma engrenagem maior do eixo intermedirio. Este eixo possui vrias engrenagens integradas ao eixo. Uma delas j est constantemente engrenada com o eixo de sada. Desta forma, alm de acionar o eixo de sada, haver a reverso do mesmo.
7
Sotreq Sumar

Normalmente a construo das caixas de transmisso so no formato triangular, quanto aos eixos. Para entendermos melhor os desenhos de transmisso do catlogo de peas e do manual de servio, devemos entender alguns recursos de desenho tcnico.

Normalmente feita a rotao de um dos eixos, ou seja, para melhor entendimento ele tirado da frente dos outros eixos. Na prtica o desenho fica assim:

A transmisso mostrada acima chamada transmisso de engrenagem deslizante. Existe tambm a transmisso de colar deslizante. Vejamos o que muda.

Treinamento de Servios

Sotreq Sumar

Neste tipo de transmisso as engrenagens ficam permanentemente engrenadas. Quando feita a ao do garfo de mudanas, um colar deslizante estriado, se encaixa entre os dentes da engrenagem que est tracionando e a engrenagem que est estriada no eixo de sada.

Neste tipo de transmisso as peas que sofrem maior desgaste so os colares. As engrenagens e os eixos sofrem pouco desgaste, reduzindo bastante o custo da reforma.

Para uma melhor compreenso, vamos fazer a rotao do eixo:

Treinamento de Servios

Sotreq Sumar

Conversor de Torque Em certas aplicaes de mquinas existe a necessidade de um amortecimento no trem de fora, em outras aplicaes exigido aumento gradual de torque, muito alm do que a transmisso direta pode oferecer. Nestes casos usado o conversor de torque. O princpio bsico do conversor usa a transmisso de potncia do motor para a transmisso sem haver contato menico dos conjuntos. Para entendermos este princpio, vejamos o exemplo abaixo:

Obviamente no se usa ar como meio de transmisso de potncia. Vamos usar leo, pois praticamente incompressvel, no havendo assim, perda de potncia na transferncia.

Nas figuras mostradas acima, vemos um acoplamento hidrulico, onde uma pea vai empurrar o leo de alimentao do conjunto, contra outra pea que est acoplada ao eixo de sada. Existe um bom ajuste entre as peas de forma que a perda de acionamento muito pequena. Para melhor entendermos o funcionamento, vamos simular um corte transversal no desenho:

Treinamento de Servios

10

Sotreq Sumar

Quando o motor acionado, a pea que est acoplada ao volante do motor (vamos cham-la de impulsor) comea a deslocar o leo contra a pea que est parada e acoplada ao eixo de sada (vamos cham-la de turbina).

Imediatamente a turbina comea a mover-se, e rapidamente as duas peas tm a mesma rotao e fora. Ou seja, possvel transmitir, no mximo, o mesmo torque do motor ao componente que est sendo acionado. O leo dentro do conjunto age como uma cola, grudando impulsor e turbina. Este movimento do leo conhecido como fluxo rotativo. Caso o eixo de sada sofra uma carga maior que o torque do motor, haver a tendncia de um desequilbrio entre a rotao de entrada e a rotao de sada. Isto causa uma espcie de redemoinho de leo dentro do acoplamento hidrulico, que gera calor e desgaste. Este movimento do leo conhecido como fluxo turbilho.

Fluxo rotativo

Fluxo turbilho

Este tipo de dispositivo no traz ganho, no mximo se consegue a transferncia do mesmo torque. O benefcio que apresenta poder acoplar um motor a outro conjunto sem contato mecnico, o que auxilia na eliminao de vibrao, rudo e desgaste.
Treinamento de Servios

11

Sotreq Sumar

As mqinas pesadas necessitam de um dispositivo que consiga ampliar o torque do motor. Foi criado ento o conversor de torque.

1 alojamento rotativo 2 impulsor 3 turbina 4 estator A diferena entre um acoplamento hidrulico e um conversor de torque est na adio de um estator no conversor. Vale lembrar que quando a mquina est submetida a um grande esforo, ocorre entre impulsor e turbina, o fluxo turbilho. Grande parte do leo rebate na turbina e se desloca em sentido contrrio ao impulsor. Desta forma cai a potncia do impulsor. No conversor de torque, o estator fica localizado estrategicamente no alojamento e sua funo redirecionar o leo que flui em sentido contrrio, ou seja, o leo que retornaria para atrapalhar o movimento do impulsor redirecionado em sentido favorvel ao impulsor, multiplicando sua capacidade de torque.

Treinamento de Servios

12

Sotreq Sumar

O aumento de torque s aparece quando h uma solicitao da carga. Quando deixa de existir a necessidade de torque, desaparece o fluxo turbilho e aparece o fluxo rotativo. Impulsor e turbina passam a ter a mesma rpm. Podemos concluir que em um conversor de torque, o fluxo turbilho benfico. Mas no devemos esquecer que o turbilho gera atrito internamente ao alojamento do conversor, o atrito gera calor, e conseqentemente desgaste.

Embreagem Unidirecional As mquinas que utilizam conversor de torque, geralmente trabalham em ciclo curto baixa velocidade, ou seja, deslocam temporariamente a carga em alto torque e no momento seguinte aliviam a carga. Por exemplo: uma carregadeira de rodas fazendo carregamento de caminho. Em outras aplicaes, a mquina tem uma exigncia alta de torque para sair da inrcia, porm no momento seguinte cai a necessidade de torque e a mquina passa a ter a exigncia de velocidade. Assim, torna-se desnecessrio um conversor de torque. O ideal seria ter apenas um acoplamento hidrulico. Isso possvel utilizando-se um dispositivo chamado embreagem unidirecional.

Treinamento de Servios

13

Sotreq Sumar

A embreagem unidirecional se assemelha bastante com uma catraca de bicicleta, que permite aos pedais girarem livres para trs, mas trava quando os pedais giram para frente. Neste caso, a catraca fica entre o estator e o alojamento fixo. Quando a mquina necessita de aumento de torque, o fluxo turbilho age contra o estator travando-o no alojamento. Quando a mquina j venceu a carga e o conversor est em fluxo rotativo, o estator passa a girar livremente, no mesmo sentido do conjunto impulsor e turbina, e com a mesma velocidade. Assim, o conversor de torque age como conversor em alguns casos e como acoplamento hidrulico em outros. Isto coloca menos calor e menor desgaste ao sistema.

Conversor de Torque de Capacidade Varivel Este dispositivo normalmente encontrado em carregadeiras de rodas de grande porte. Nestas mquinas, o conversor de torque possui turbina, estator e impulsor de grande dimetro. Isto faz a mquina desenvolver muito torque. O excesso de torque prejudicial aos pneus, pois em alguns tipos de terreno e aplicaes, eles patinam desgastando a borracha prematuramente. Para sanar este problema, foi desenvolvido o converor de torque de capacidade varivel. O impulsor dividido em dois, onde um deles controlado hidraulicamente por uma vlvula manual. O impulsor externo est conectado ao impulsor interno por meio de uma embreagem.

1 engrenagem 2 turbina 3 alojamento 4 impulsor externo 5 alojamento da embreagem 6 impulsor interno 7 tampa 8 suporte 9 eixo de sada 10 estator 11 garfo de sada 12 placa 13 disco 14 pisto 15 guias

A vlvula (5) controlada por cabo e alavanca do posto do operador para ajustar o torque dsejado, dependendo das condies do terreno e da patinagem dos pneus.

Treinamento de Servios

14

Sotreq Sumar

Sistema Planetrio A exigncia de aumento de torque fez com que simples arranjos de engrenagens no fossem suficientes. Alm disso, quando necessitamos de reduo de velocidade com grande aumento de torque, teramos que ter engrenagens muito grandes, com alojamentos de construo robusta e dispendiosa. Com base nisto, foi construdo um dispositivo de pequenas dimenses, capaz de aumentar muito o torque de sada, e quando necessrio, reduzir a velocidade. A este conjunto chamamos de sistema planetrio.

1 engrenagem anelar 2 planetas e suporte 3 engrenagem sol

O nome sistema planetrio foi dado em virtude da formao do conjunto que muito se assemelha com o nosso sistema solar.

Treinamento de Servios

15

Sotreq Sumar

Existem planetrios simples, com a transmisso de potncia do tipo: sol, planeta e anelar. Tambm existem planetrios compostos, com a transmisso de potncia do tipo: sol, planeta interno, planeta externo e anelar. No segundo caso, haver uma inverso no sentido de rotao final.

Para que um sistema planetrio simples transmita potncia, so necessrias as seguintes condies: Uma engrenagem entra com a potncia Uma engrenagem travada Uma engrenagem sai com a potncia Normalmente a potncia entra pela engrenagem sol, ocorre o travamento da anelar, e a potncia sai pelo suporte, no mesmo sentido da sol. Caso seja necessria a inverso de movimento, a potncia entra pela sol, ocorre o travamento do suporte, e a potncia sai pela engrenagem anelar, no sentido contrrio. Conforme a necessidade, os conjuntos planetrios podem se unir para formar grandes redutores. Temos como exemplo o comando de giro e o motor de percurso das Escavadeiras 320C, onde existe um redutor planetrio simples que entra com a potncia pela solar, fica com a anelar travada e sai com a potncia pelo suporte dos planetas. O suporte dos planetas se transforma na engrenagem sol do segundo estgio, e o ciclo se repete. Neste caso, vamos imaginar que a reduo primria seja 5:1 e a reduo secundria seja 4:1, a diferena da velocidade de entrada para a velocidade de sada muito grande e o torque elevadssimo.

(1) suporte planetrio do primeiro estgio (2) engrenagem planetria do primeiro estgio (3) suporte planetrio do segundo estgio (4) engrenagem anelar (5) engrenagem planetria do segundo estgio (6) rolamento de roletes (7) rolamento de roletes (8) eixo pinho (10) eixo do motor de giro (11) engrenagem sol do primeiro estgio (12) engrenagem sol do segundo estgio (14) alojamento (15) engrenagem rolamento (engrenagem do giro)

Treinamento de Servios

16

Sotreq Sumar

Operao do primeiro estgio do conjunto planetrio (1) suporte planetrio do primeiro estgio (2) engrenagem planetria do primeiro estgio (4) engrenagem anelar (11) engrenagem sol do primeiro estgio (16) eixo da engrenagem ao suporte

Divisor de Torque Algumas mquinas, em virtude da aplicao, necessitam de um conversor de torque para vencer obstculos momentaneamente, e depois que a carga foi deslocada, necessitam de um acionamento direto. Para estes equipamentos foi desenvolvido o divisor de torque.

Basicamente, um divisor de torque o trabalho conjunto de um conversor e de um sistema planetrio.

Colocando os dispositivos juntos teremos:

Treinamento de Servios

17

Sotreq Sumar

Sempre que o eixo de sada sente uma carga, sua velocidade diminuda. Esta diminuio faz a velocidade da anelar diminuir e defasa a rotao entre turbina e impulsor. Quando a velocidade da turbina e do impulsor est diferente, ocorre o fluxo turbilho e o aumento de torque. Quando a carga vencida e o eixo de sada recupera sua rotao normal (igual a do motor), a mquina passa a se deslocar pela ao do sistema planetrio, no utilizando mais o conversor de torque.

Servotransmisso Vimos nos tpicos anteriores a necessidade de uma embreagem para engatar e desengatar o fluxo de potncia entre o volante do motor e a transmisso. As mquinas pesadas que necessitam de uma troca constante de marcha para reunir as condies ideais de trabalho, se tornariam improdutivas se tivessem um sistema de transmisso que utilizasse embreagem acionada pelo operador. Isto traria desconforto e queda no rendimento. Foram desenvolvidas as servotransmisses, conjuntos de engrenagens capazes de conseguir aumento/reduo de torque, ou aumento/reduo de velocidade, sem a necessidade de acionamento de embreagem pelo operador, bastando apenas o manuseio da alavanca de mudanas.

Basicamente a servotransmisso um pilha de peas, sistemas planetrios, discos, placas, pistes circulares e alojamentos.

Treinamento de Servios

18

Sotreq Sumar

Pelo conceito j adquirido, sabemos que para o funcionamento de um sistema planetrio, necessrio que um dos componentes seja travado. O mtodo utilizado atravs de presso de leo agindo sobre um pisto circular. Como mostrado no desenho acima, o pisto comprime um conjunto de discos e placas contra o alojamento, produzindo assim, o travamento da engrenagem anelar. Em uma servotransmisso existem vrios pacotes de embreagem, colocados lado a lado, fazendo a potncia fluir da entrada para a sada.

Componentes da Servotransmisso:

Suporte com planetas

Suporte central

Discos, placas, pisto e alojamento

Abaixo uma servotransmisso vista em corte, bem prximo do que se v nos catlogos de peas e manuais de servio:
Treinamento de Servios

19

Sotreq Sumar

Vamos utilizar como exemplo uma servotransmisso de duas velocidades.

A potncia entra pela engrenagem sol de avante, a anelar est travada, os planetas so acionados e impulsionam o suporte no mesmo sentido da sol. A potncia vai para o lado de sada da transmisso. A anelar de primeira velocidade est travada, ento o suporte gira os planetas que impulsionam a engrenagem sol de sada.

Treinamento de Servios

20

Sotreq Sumar

Mais um exemplo: o suporte est travado, a potncia entra pela sol de r e impulsiona a anelar no sentido contrrio. A potncia vai para o lado de sada da transmisso. A anelar de segunda velocidade est travada, ento o suporte gira os planetas que impulsionam a engrenagem sol de sada.

Grupo de Controle da Servotransmisso A simples tarefa de colocar leo sob presso na cmara do pisto de engate exige na verdade um conjunto de vlvulas e carretis trabalhando sincronizados e com presso ajustada. Alguns conceitos e nomenclaturas precisam ser definidos: P1 leo sob presso que engata as embreagens de velocidade. P2 leo sob presso que engata as embreagens de sentido. P3 leo sob presso que alimenta a entrada do conversor de torque. Presso de bomba leo sob presso vindo da bomba de leo da transmisso. Presso de sada do conversor leo sob presso controlada na sada do conversor de torque. Presso diferencial diferena entre P1 e P2, em valor constante. Presso de lubrificao leo que sai quente do conversor, vai ao trocador de calor e em seguida para a lubrificao da transmisso. Vlvula de alvio e modulao controla a presso de bomba e desempenha aumento gradual de presso quando ocorre o engate de marcha. Libera leo para alimentao do conversor de torque. Pisto de carga coloca tenso na mola da vlvula de alvio e modulao, em breves intervalos, para produzir a modulao. Vlvula diferencial e de segurana responsvel por fazer a diferena constante entre P1 e P2. Impede que a mquina se mova se o motor for funcionado com a alavanca de mudanas fora de neutro. Vlvula de alvio de entrada do conversor controla a presso de entrada do conversor para evitar danos ao conjunto quando o motor acionado com o leo do sistema frio. Trocador de calor arrefece o leo que saiu do conversor e vai para a lubrificao. Vlvula de alvio de lubrificao controla a presso de lubrificao em valores baixos. Orifcio controla a presso de sada do conversor; em algumas mquinas usa-se uma vlvula. Filtro de leo recebe todo o fluxo da bomba e remove partculas estranhas ao sistema. Carretel de velocidade direciona o leo de P1 s embreagens de velocidade. Carretel de sentido direciona o leo de P2 s embreagens de sentido.

Treinamento de Servios

21

Sotreq Sumar

Algumas cosideraes: P1 tem valor de presso maior que P2 A necessidade de haver uma diferena entre P1 e P2 porque no momento da mudana de marcha, o pacote de embreagem de velocidade engata primeiro, e o pacote de sentido engata depois. Normalmente as embreagens de sentido so mais reforadas, possuem mais discos e placas que as embreagens de velocidade. Isto ocorre porque as embreagens de sentido so engatadas por ltimo e acabam levando a maior parte da carga de impacto. A modulao um processo de aumento gradual de presso que garante suavidade no engate de marchas de uma servotransmisso. Grupo de Controle em Neutro

Treinamento de Servios

22

Sotreq Sumar

1. vlvula seletora. 2. filtro de leo. 3. carretel selettor de velocidade. 4. bomba de leo. 5. carretel selector de sentido. 6. vlvula de alvio de entrada do conversor de torque. 7. carter e tela. 8. conversor de torque. 9. vlvula de controle de presso. 10. pisto de carga. 11. vlvula de alvio e modulao. 12. trocador de calor. 13. orifcio. 14. vlvula de alvio de lubrificao. 15. vlvula diferencial e de segurana. A. tomada de presso da embreagem de velocidade (P1). B e C. tomadas de presso da bomba de leo. D. tomada de presso da embreagem de sentido (P2). E. tomada de presso de sada do conversor. F. tomada de presso de entrada do conversor (P3). G. tomada de presso de lubrificao.

Os controles hidrulicos da servotransmisso consistem de um grupo de vlvulas seletoras, de um grupo de vlvulas de controle de presso e de uma placa separadora. Este grupo de controle montado no topo da servotransmisso, dentro do alojamento. Ele fornece trs velocidades avante e trs velocidades a r. As vlvulas seletoras direcionam o leo pressurizado para as embreagens adequadas, para a obteno da velocidade e do sentido selecionados. Quando o motor funcionado e a alavanca seletora est em neutro, o leo da bomba vai para a vlvula de alvio e modulao. O leo flui para a cmara de reao da vlvula. Como a cavidade do pisto de carga est aberta ao dreno pela posio da vlvula diferencial e de segurana, a presso do sistema mantida no valor inicial, aproximadamente 75 psi.

Grupo de Controle Motor Funcionando, Transmisso em Neutro

Treinamento de Servios

23

Sotreq Sumar

Grupo de Controle Primeira Velocidade Avante

Treinamento de Servios

24

Sotreq Sumar

Grupo de Controle Posio de Segurana

Treinamento de Servios

25

Sotreq Sumar

Servotransmisso de Contra-Eixos Esta servotransmisso similar a uma transmisso direta, pois as engrenagens j ficam em engreno constante. Tambm se assemelha com a servotransmisso planetria, no tocante aos pacotes de embreagem.

Treinamento de Servios

26

Sotreq Sumar

O pacote de embreagem est dentro do tambor. O tambor integral ao eixo e tem nele engrenadas as placas, Os discos so engrenados com a engrenagem interna de acionamento. Devido ao tamanho da engrenagem acionadora e da engrenagem acionada do outro eixo, ocorre a reduo/aumento de velocidade de sada, ou aumento/reduo de torque de sada. O leo sob presso para o engate vem do grupo de controle atravs do alojamento e de furaes nos eixos.

Grupo de Controle de Presso (Controle Eletrnico) Solenide On/Off Em mquinas mais modernas, o grupo de controle usa solenides para direcionar o leo aos pacotes de embreagem. Os solenides so energizados por um ECM (mdulo de controle eletrnico) que recebe estmulo de sinais enviados pelo operador e/ou pelo prprio sistema. Estes solenides trabalham com tenso de 12 ou 24 volts de corrente contnua. Seu estado de trabalho ligado para engatar e desligado para desengatar. A modulao de presso de responsabilidade das vlvulas.

Treinamento de Servios

27

Sotreq Sumar

Refira-se sempre ao manual de servio da mquina em questo, para testes e ajustes.

Grupo de Controle de Presso (Controle Eletrnico) Solenide Proporcional Neste caso, o ECM energiza os solenides com corrente proporcional, ou seja, os solenides so energizados inicialmente com uma baixa corrente e em seguida o ECM vai aumentando proporcionalmente esta corrente, a fim de obter o efeito da modulao. A grande vantagem deste sistema que a troca de marchas se torna mais suaves e produz menos desgaste no trem de fora. Outro ponto forte que o sistema possui menos peas, uma vez que cada solenide montado em uma vlvula individual.

Treinamento de Servios

28

Sotreq Sumar

Em um sistema de transmisso com solenides proporcionais, o nico ajuste feito mecanicamente, o da vlvula de alvio principal. Outros ajustes so feitos eletronicamente, com o auxlio da ferramenta ET.

Caixa de Engrenagens de Transferncia A caixa de engrenagens de transferncia serve para desviar o fluxo de potncia de um nvel mais alto para um nvel mais baixo. Normalmente, este dispositivo encontrado em carregadeiras de rodas, e no tem a funo de aumentar o torque de sada. Na engrenagem acionada fica o eixo de sada, encaixado em estrias, e transmitindo potncia para o diferencial dianteiro e para o diferencial traseiro.

Treinamento de Servios

29

Sotreq Sumar

(1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8)

alojamento engrenagem acionadora calos engrenagem acionada calos eixo conjunto do garfo conjunto do garfo

Pinho e Coroa Em motoniveladoras antigas e na maioria dos tratores de esteiras, aps a transmisso, a potncia vai para o conjunto pinho e coroa. Este arranjo permite que o fluxo de potncia se divida em duas linhas de potncia, com desvio de 90 graus. Isto benfico, pois leva a potncia para as laterais da mquina onde esto as rodas ou as esteiras.

Treinamento de Servios

30

Sotreq Sumar

No caso das mquinas de pneus, a desvantagem deste conjunto para se fazer uma curva. Neste momento, a roda interna gira com baixa velocidade e a roda externa precisa girar com maior velocidade, a fim de acompanhar o raio de giro externo da curva. O conjunto pinho e coroa pode ser encontrado em tratores de esteiras atuais. Nestas mquinas as curvas so desempenhadas por outro dispositivo: embreagens laterais.

Pinho

Coroa Na montagem deste conjunto existem duas verificaes que so extremamente importantes: Folga entre dentes. Figura de contato dos dentes. Diferencial A idia de diferencial surgiu pois como vimos o conjunto pinho e coroa no atendia as necessidades, principalmente em mquinas com maior velocidade. Chegou-se a concluso que mquinas de pneus necessitavam de um mecanismo que pudesse variar a velocidade entre os dois semi-eixos de acionamento das rodas. O projeto parte de um conjunto pinho e coroa, porm com a adio de um alojamento fixado a coroa: caixa do diferencial. Este alojamento contm quatro engrenagens satlites, pivoteadas numa cruzeta que est fixa ao alojamento. Internamente ao alojamento do diferencial existem duas engrenagens laterais ou planetas que so fixadas aos semi-eixos, dando sequncia ao fluxo de potncia. Enquanto no houver desequilbrio entre a velocidade de uma roda e da outra, as satlites ficam estacionadas, como se houvessem pingos de solda entre as engrenagens. O diferencial, neste caso, age como se fosse pinho e coroa. Quando a mquina faz uma curva e a roda interna diminui a velocidade, a engrenagem lateral tambm diminui. Neste momento as engrenagens satlites comeam a girar e transferem para a outra engrenagem lateral a rotao perdida, aumentando a velocidade da roda externa.

Treinamento de Servios

31

Sotreq Sumar

Se no houvesse o diferencial, veja o que aconteceria com os pneus:

Peas

Treinamento de Servios

32

Sotreq Sumar

Este conjunto precisa ser montado com muita ateno. Existem torques e folgas especficas. Todos os passos precisam ser seguidos pela literatura de servio. Vale lembrar que o diferencial um redutor, pois o pinho a engrenagem acionadora menor e a coroa a engrenagem acionada maior.

Engrenagens satlites.

Embreagens Laterais A maneira encontrada para que um trator de esteiras faa uma curva, foi a colocao de um dispositivo no fluxo de potncia, entre o conjunto pinho e coroa, e os comandos finais. Este dispositivo tem como funo quebrar o fluxo de potncia de uma lateral da mquina. Como o outro lado est tracionando, a mquina faz uma curva para o lado que est sem potncia.

Treinamento de Servios

33

Sotreq Sumar

A unio entre pinho e coroa e comando final feita atravs de um pacote de embreagem que fica permanentemente engatado pela ao de um conjunto de molas fortes. Quando o operador aciona a alavanca de controle direcional, uma vlvula hidrulica direciona leo sob presso para o pacote de embreagem, comprimindo as molas e abrindo o conjunto de discos e placas.

Comandos Finais Os comandos finais podem ser de reduo simples, reduo dupla e planetrio. O comando final de reduo simples possui um engrenamento de sada direta, ou seja, uma engrenagem pequena aciona uma engrenagem grande, produzindo aumento de torque.

Treinamento de Servios

34

Sotreq Sumar

O comando final de reduo dupla apresenta dois conjuntos redutores de engrenagens, possibilitando maior aumento de torque.

O comando final planetrio consegue um aumento de torque muito grande com melhor distribuio de esforos e peas menores.

Treinamento de Servios

35

Sotreq Sumar

Montagem tpica de trator de esteira.

Montagem tpica de carregadeira de rodas.

Eixo Integrado Este mecanismo foi desenvolvido para carregadeiras de rodas e retroescavadeiras. Trata-se de um alojamento que contm: diferencial, freios de servio e comandos finais planetrios. Sua grande vantagem ter os componentes agrupados em um conjunto maior, fcil de serviar e selado. O conjunto de freio de servio dura at dez vezes mais que sistemas de freios abertos, por ser livre de contaminao.

Treinamento de Servios

36

Sotreq Sumar

1 pinho 2 coroa 3 pisto de freio 4 engrenagem planeta 5 suporte dos planetas 6 eixo de sada 7 engrenagem lateral 8 caixa do diferencial 9 eixo das satlites 10 satlite 11 disco de freio 12 engrenagem anelar 13 engrenagem sol

Direo Diferencial Trata-se de um mecanismo projetado para possibilitar ao trator de esteiras fazer curva, mantendo potncia o tempo todo nas duas esteiras. Como vimos anteriormente, os tratores de esteiras usam embreagens laterais para fazer curva. A desvantagem que uma embreagem lateral precisa ser desengatada enquanto a outra esteira traciona. Isto faz a mquina perder 50% de seu torque quando est fazendo uma curva, impossibilitando certos trabalhos e aplicaes.

Treinamento de Servios

37

Sotreq Sumar

O sistema de direo diferencial utiliza trs conjuntos planetrios para executar o servio: Planetrio direcional (1) Planetrio de acionamento (2) Planetrio de equalizao (3)

Podem ocorrer as seguintes situaes de deslocamento da mquina: Em linha reta - o fluxo de potncia entra pelo pinho da transmisso, aciona o suporte dos planetas que transfere potncia para as engrenagens sol dos outros planetrios. Nesta situao, o pinho do motor hidrulico de direo permanece parado e a mquina segue em linha reta. Fazendo uma curva - o fluxo de potncia entra pelo pinho da transmisso, aciona o suporte dos planetas que transfere potncia para as engrenagens sol dos outros planetrios. O pinho do motor hidrulico de direo comea a girar no sentido determinado pelo volante direcional. Isto causa rotao nas engrenagens planeta do planetrio de direo. Dependendo para que lado foi feita a curva, teremos aumento de velocidade do suporte que d sada para o lado esquerdo da mquina, ou aumento de velocidade na engrenagem sol que d sada para o lado direito da mquina. Girando o volante direcional com a transmisso em neutro nesta situao o pinho da transmisso est parado e o pinho do motor hidrulico est girando. Isto faz com que o suporte dos planetas do planetrio de direo gire em sentido contrrio da engrenagem sol, ou seja, a mquina ter uma esteira girando em um sentido e a outra esteira girando em sentido contrrio. A este movimento chamamos contra-rotao.

TREM DE FORA D6R

Treinamento de Servios

38

Sotreq Sumar

1.Freios e embreagens direcionais 2.Comandos finais 3.Motor 4.Esteiras 5.Divisor de torque 6.Eixo de acionamento 7.Coroa e engrenagens de transferncia 8.Servotransmisso

O motor transfere a potncia do volante ao divisor de torque. A potncia flui do divisor ao eixo de acionamento principal, e da para a servotransmisso. A transmisso possui trs velocidades avante e trs velocidades a r. A transmisso controlada eletronicamente por um sistema chamado ECPC. Quando a transmisso est engatada, a potncia vai para a coroa e engrenagens de transferncia. Das engrenagens de transferncia a potncia flui para as embreagens direcionais e freios. Ento o fluxo de potncia encaminhado atravs dos semi-eixos aos comandos finais, rodas motrizes e esteiras.

SISTEMA HIDRULICO DO TREM DE FORA

Treinamento de Servios

39

Sotreq Sumar

1.Vlvula de prioridade 2.Chicote (para o Mdulo de Controle Eletrnico - ECM) 3.Vlvula de alvio de entrada do conversor de torque 4.Filtro de leo do trem de fora 5.Vlvula de alvio principal e vlvulas de modulao da transmisso 6.Vlvula de controle do freio e direcional 7.Freios e embreagens laterais 8.Passagem (para lubrificao da coroa e transmisso) 9.Resfriador de leo 10.Vlvula de alvio de sada do conversor de torque 11.Conversor de torque 12.Bomba do trem de fora 13.Acionamento da bomba 14.Passagem (para lubrificao dos freios e embreagens direcionais) 15.Vlvula de reteno

A seo (A) puxa leo do alojamento da coroa. O leo flui atravs de uma tela magntica para o filtro. Da o leo se encaminha vlvula de controle de freio e direo, vlvulas moduladoras e vlvula de alvio principal. A seo (B) envia leo do alojamento da coroa para a vlvula de prioridade. A vlvula de prioridade envia uma parte do leo ao conversor de torque. O restante do leo usado para lubrificar embreagens direcionais, freios e transmisso. Quando a vlvula de prioridade estimulada pelo ECM, ela desvia o leo da seo (B) pela vlvula de reteno (15). O leo combina-se com o leo da seo (A). A seo (C) remove leo do conversor de torque e retorna ao alojamento da coroa atravs de tela magntica. TELA MAGNTICA

Treinamento de Servios

40

Sotreq Sumar

BOMBA DE LEO

A seo de controles e transmisso B seo de lubrificao e conversor C seo de recirculao conversor e transmisso

ARREFECEDOR DE LEO

Treinamento de Servios

41

Sotreq Sumar

FILTRO

Quando a presso de leo aumenta acima do ajuste da vlvula de derivao (50 psi), o leo deriva o elemento filtrante.

NOTA
Quando o leo no flui atravs do elemento filtrante, detritos no leo causam danos aos componentes do sistema hidrulico da transmisso.

Manuteno correta deve ser usada a fim de assegurar que o elemento filtrante no fique entupido. Um filtro obstruido bloqueia o caminho natural do leo provocando derivao e consequentemente avarias.

VLVULA DE RETENO

Treinamento de Servios

42

Sotreq Sumar

A passagem (6) contm presso da seo da bomba de lubrificao e conversor. A passagem (8) contm presso da seo da bomba que opera os controles. Estas passagens garantem que a presso ser mantida nos sistemas de freio, direo e controles da transmisso. Este processo ocorre em situaes que requerem alto fluxo. A vlvula de reteno (3) abre quando a presso da passagem (6) maior que a presso na passagem (8). Assim, enviada presso reserva aos controles. A vlvula de reteno no permite a passagem de leo no sentido inverso.

VLVULA DE ALVIO PRINCIPAL

9. topo da servotransmisso

VLVULA DE PRIORIDADE

Treinamento de Servios

43

Sotreq Sumar

1. vlvula de alvio de entrada do conversor 8. vlvula de prioridade

O grupo da vlvula de prioridade contm a vlvula de prioridade (8) e a vlvula de alvio de entrada do conversor de torque (1). A vlvula de prioridade assegura que a presso de leo esteja disponvel primeiramente para os controles de direo, freio e transmisso. A seguir, a vlvula supre leo para o conversor de torque e para lubrificao das embreagens direcionais, lubrificao do freio e lubrificao da transmisso.

A vlvula de prioridade apresenta dois modos de trabalho : a) Modo Normal o solenide fica energizado e os fluxos de leo para conversor e lubrificao ficam separados. Embreagens direcionais, freios e transmisso no tm prioridade. A presso na vlvula de prioridade de 145 psi no mximo. b) Modo Prioridade o solenide fica desenergizado e o fluxo de leo para o conversor e lubrificao d prioridade aos controles de transmisso, direo e freio, atravs da vlvula de reteno, a fim de manter a presso. A presso na vlvula de prioridade de 425 psi. Condies para o Modo Prioridade: rotao do motor menor que 1300 rpm. temperatura do leo menor que 40 C. momento da mudana de marcha. calibrao da transmisso.

DIVISOR DE TORQUE

Treinamento de Servios

44

Sotreq Sumar

1.Volante do motor 2.Engrenagem anelar 3.Alojamento 4.Impulsor 5.Passagem de entrada 6.Suporte 7.Flange

8.Eixo de sada 9.Passagem de sada 10.Estator 11.Turbina 12.Engrenagem sol 13.Engrenagens planetrias

O divisor de torque uma unidade de conjunto de engrenagens planetrias e um conversor de torque. O divisor conecta o motor servotransmisso. Esta conexo mecnica e tambm hidrulica. A conexo hidrulica feita pelo conversor de torque (impulsor, estator e turbina). A conexo mecnica feita pelo planetrio (sol, planetas, suporte e anelar). Quando a mquina trabalha contra uma carga leve, a multiplicao de torque baixa. Quando a mquina trabalha contra uma carga pesada, a multiplicao de torque alta. Um alto torque pode ser enviado para a transmisso durante condies de carga alta. O conjunto planetrio tambm multiplica o torque do motor, aumentando a vantagem mecnica, atravs das engrenagens. A multiplicao de torque s ocorre quando a carga na mquina aumenta. Durante movimentao sem carga, nem conversor, nem planetrio podem multiplicar o torque do motor.

VLVULA DE ALVIO DE ENTRADA DO CONVERSOR DE TORQUE

Treinamento de Servios

45

Sotreq Sumar

Sua funo limitar a mxima presso de alimentao do conversor. Isto previne danos ao conversor quando o motor acionado e o leo est frio. A vlvula de alvio de entrada limita a presso do leo em 135 psi.

VLVULA DE ALVIO DE SADA DO CONVERSOR DE TORQUE

Sua funo manter a presso interna do conversor. O ajuste desta presso 60 psi. Aps fazer o trabalho entre impulsor e turbina, o leo esquenta e precisa ser resfriado. O leo flui da passagem (4) para o arrefecedor de leo do trem de fora.

SERVOTRANSMISSO

Treinamento de Servios

46

Sotreq Sumar

1.Engrenagem anelar (embreagem n1) 2.Embreagem n1(R) 3.Suporte (n2 e n3) 4.Embreagem n2 (avante) 5.Engrenagem anelar (embreagem n2) 6.Embreagem de terceira velocidade (n3) 7.Engrenagem anelar (embreagem n3) 8.Embreagem de segunda velocidade (n4) 9.Engrenagem anelar (embreagem n4) 10.Embreagem de primeira velocidade (n5) 11.Cubo 12.Suporte (n4) 13.Engrenagem sol (n4) 14.Eixo de entrada 15.Eixo de sada 16.Engrenagem planetria (n4) 17.Engrenagem sol (n3) 18.Engrenagem planetria (n3) 19.Engrenagem planetria (n2) 20.Engrenagem sol (n2) 21.Engrenagem de acoplamento 22.Engrenagem planetria (n1) 23.Engrenagem sol (n1) 24.Suporte (n1)

A.Pisto B.Mola C.Placas D.Alojamento E.Discos F.Engrenagem anelar

A servotransmisso possui cinco embreagens ativadas hidraulicamente. A combinao de engate de duas embreagens fornece trs velocidades avante e trs velocidades r. As embreagens de velocidade e sentido so controladas eletronicamente. Engate das embreagens da transmisso
Velocidade Primeira Segunda
Treinamento de Servios

Sentido AVANTE AVANTE

Embreagens engatadas 2e5 2e4 47


Sotreq Sumar

Terceira NEUTRO Primeira Segunda Terceira

AVANTE R RE RE

2e3 3 1e5 1e4 1e3

A transmisso fixada no alojamento principal, na traseira da mquina. A potncia flui do divisor de torque para o eixo de entrada (14). A potncia flui da transmisso atravs do eixo de sada (15), e da s engrenagens de transferncia. As embreagens 1 e 2 so de sentido. Estas embreagens esto localizadas na traseira da transmisso. A embreagem 5 considerada embreagem rotativa.

Exemplo de engate : Primeira r

SISTEMA DE CONTROLE ELETRNICO DA TRANSMISSO

Treinamento de Servios

48

Sotreq Sumar

1.Controle nas pontas dos dedos 2.Interruptor de freio de estacionamento 3.Elo de comunicaes Cat 4.Mdulo de Controle Eletrnico (ECM) 5.Sistema de Monitorizao 6 e 7.Conector 8.Ferramenta de diagnstico 9.Vlvula de controle do freio e direcional 10.Vlvula de alvio principal e vlvulas de modulao manual 11.Vlvula de prioridade 12.Pedal de freio 13.Freios e embreagens laterais A.Velocidade de sada do conversor de torque B.Velocidade intermediria da transmisso C.Velocidade de sada da transmisso D.Velocidade do motor E.Temperatura do leo

CONTROLE HIDRULICO DA TRANSMISSO

5.Conector
Treinamento de Servios

49

6.Solenide Sotreq Sumar 7.Engate rpido 8.Vlvulas de modulao E. Embreagem n1

VLVULAS MODULADORAS

5.Conector 6.Solenide 7.Engate rpido 8.Vlvula de modulao B.Dreno C.Embreagem D.Suprimento

1.Cartucho 2.Alojamento 3.Carretel

Os controles hidrulicos so montados no topo da transmisso. Existe uma vlvula solenide proporcional para cada embreagem. Os solenides so energizados e controlados pelo ECM, e responsveis pela modulao da presso de engate. As vlvulas moduladoras so projetadas para serem substituidas individualmente. Em caso de substituio da vlvula moduladora, solenide, reforma ou substituio da transmisso, substituio do ECM, as vlvulas moduladoras devem ser calibradas.

COROA E ENGRENAGENS DE TRANSFERNCIA

Treinamento de Servios

50

Sotreq Sumar

1.Pinho 2 e 3.Engrenagens de transferncia 4.Eixo de entrada da transmisso 5.Eixo de sada da transmisso

Um conjunto de eixo de acionamento conecta o garfo no divisor de torque e ao conjunto de garfo no alojamento da coroa. O conjunto de garfo no alojamento da engrenagem est conectado ao eixo de entrada da transmisso por estrias.

EMBREAGEM DIRECIONAL E FREIO

Treinamento de Servios

51

Sotreq Sumar

(1) placa de reteno da embreagem (2) discos e placas (3) cubo de sada (4) pisto (5) placa de reteno do freio (6) discoseplacas do freio (7) pisto do freio (8) mola (9) alojamento do freio (10) cmara (presso do freio) (11) semi-eixo de sada (12) semi-eixo interno (13) cubo de entrada (14) cmara (presso da embreagem)

Os mdulos de freio e embreagem transferem potncia da coroa aos comandos finais. As embreagens direcionais so engatadas por leo sob presso que enviado pela vlvula de controle. Os freios so aplicados por mola e liberados por leo sob presso da vlvula de controle. A potncia da coroa enviada atravs do semi-eixo interno (12) para o cubo interno (13) que est conectado ao cubo externo por discos e placas de embreagem. O cubo externo est conectado ao semieixo externo (11) por estrias. O semi-eixo externo est conectadao ao comando final. leo para lubrificao e arrefecimento das embreagens direcionais e freios vem de uma das sees da bomba do trem de fora.

COMANDOS FINAIS

Treinamento de Servios

52

Sotreq Sumar

(1) semi-eixo externo (2) segmentos da roda motriz (3) planetrias (4) eixos das planetrias (5) solar (parte do eixo externo) (6) suporte (7) anel (8) cubo (9) retentores Duo-Cone

Os comandos finais recebem o fluxo de potncia das embreagens direcionais e enviam a potncia para as esteiras. Usam conjuntos planetrios para fazer a reduo final. Os comandos finais possuem um suprimento de leo independente. Todos os componentes obtem lubrificao conforme as engrenagens se movem. As engrenagens espirram leo em todos os componentes (lubrificao por salpico).

TREM DE FORA 938G


Treinamento de Servios

53

Sotreq Sumar

O trem de fora possui uma transmisso de contra eixos. A transmisso controlada por um ECM a fim de fornecer mudanas mais suaves. A potncia do motor diesel enviada ao conversor de torque (2) que aciona o eixo de entrada da transmisso (3). A transmisso trabalha com embreagens de discos e placas inseridas em tambor, engatadas por leo e liberadas por mola. A potncia flui da transmisso atravs de eixos de acionamento para o diferencial dianteiro (4) e diferencial traseiro (5). Os diferenciais acionam os comandos finais que aumentam o torque de sada para as rodas.

Sistema Hidrulico do Trem de Fora


Treinamento de Servios

54

Sotreq Sumar

(1) vlvula de controle de fluxo. (2) vlvula de controle da transmisso. (3) vlvula diferencial. (4) vlvula de alvio diferencial. (5) filtro de leo da transmisso. (6) vlvula de reteno de fluxo reverso do conversor. (7) grupo de vlvula de descarga. (8) bomba. (9) vlvula de alvio de entrada do conversor. (10) conversor de torque. (11) trocador de calor. (12) tela magntica de suco. (13) lubrificao.

O fundo do alojamento da transmisso o reservatrio de leo. O sistema trabalha com uma bomba de engrenagens. A bomba est protegida por uma tela magntica e o sistema est protegido por um filtro. A manuteno destes itens no perodo recomendado, garante o bom funcionamento do sistema e evita desgaste prematuro dos componentes. A vlvula de controle de fluxo envia uma taxa de 23 L/min para a vlvula de controle da transmisso e o restante ao conversor de torque. A vlvula de controle da transmisso envia leo, sob presso controlada, para as embreagens selecionadas. Uma embreagem de sentido e uma embreagem de velocidade devem estar engatadas a fim de movimentar a mquina . A vlvula de reteno de fluxo reverso evita que o leo retorne do circuito do conversor para a vlvula de controle da transmisso. Isto ocorre quando a presso da vlvula de controle est baixa devido a mudana de marcha. A vlvula de alvio de entrada do conversor limita a presso de entrada em 900 70 kPa (130 10 psi). Esta vlvula est instalada abaixo da vlvula de controle da transmisso.

Conversor de Torque
Treinamento de Servios

55

Sotreq Sumar

O conversor de torque conecta hidraulicamente o motor a transmisso. Quando a mquina est contra uma carga, o conversor pode multiplicar o torque do motor para a transmisso.

(1) alojamento. (2) turbina. (3) estator. (4) impulsor. (5) engrenagem de acionamento da bomba. (6) suporte. (7) sada. (8) entrada. (9) cubo.

A vlvula de alvio de entrada do conversor protege o conversor de torque contra alta presso causada por leo frio ou restries do sistema e do trocador de calor..

Treinamento de Servios

56

Sotreq Sumar

Transmisso

A transmisso do tipo contra eixos, de engreno constante, power shift. Possui seis embreagens do tipo tambor com discos e placas, engatadas hidraulicamente. Desta forma, consegue-se quatro velocidades avante e trs velocidades a r. Uma embreagem de sentido e uma embreagem de direo devem estar engatadas para mover a mquina.

Treinamento de Servios

57

Sotreq Sumar

A transmisso contm cinco eixos : Eixo de entrada (3). Eixo de sada (33). Eixo intermedirio (9) contm as embreagens 1 e 2. Eixo intermedirio (19) contm as embreagens 3 e 4. Eixo intermedirio (27) contm as embreagens 5 e 6.

Os eixos intermedirios possuem passagens internas. Cada eixo possui trs passagens : Uma passagem leva leo lubrificante para as embreagens, rolamentos e engrenagens. As outras duas passagens levam leo para engatar as embreagens.

O conjunto do freio de estacionamento (34) est montado na sada da transmisso.

Treinamento de Servios

58

Sotreq Sumar

A tabela a seguir mostra os solenides energizados e as embreagens engatadas para cada marcha:
Marcha Primeira velocidade avante Segunda velocidade avante Terceira velocidade avante Quarta velocidade avante Neutro Primeira velocidade a r Segunda velocidade a r Terceira velocidade a r Solenide 3 and 4 3 and 5 3 and 6 1 and 6 2 and 4 2 and 5 2 and 6 Embreagem 1 and 6 1 and 4 1 and 5 2 and 5 3 and 6 3 and 4 3 and 5

Primeira Velocidade Avante

Treinamento de Servios

59

Sotreq Sumar

Bomba de leo da Transmisso

(1) bomba. (2) engrenagem. (3) eixo.

As bombas da direo, do freio e dos implementos so montadas em tandem com a bomba da transmisso. O conjunto de acionamento das bombas fixado na engrenagem acionada pelo impulsor do conversor.

Filtro de leo

O filtro de leo da transmisso possui uma vlvula de derivao. Caso ocorra uma restrio no filtro ou se a viscosidade do leo estiver alta, a vlvula abrir. O valor de abertura de 172 12 kPa (25 2 psi). Este valor um diferencial de presso entre o lado de entrada e o lado de sada do filtro. Quando o leo no flui pelo elemento filtrante, detritos no leo podem causar danos aos componentes do sistema. As recomendaes de manuteno e intervalos corretos devem ser seguidos a fim de manter o sistema em perfeitas condies de funcionamento. O uso de filtro original Caterpillar garante os intervalos de manuteno descritos no manual.
Treinamento de Servios

60

Sotreq Sumar

Vlvula de Controle da Transmisso

(1) carretel seletor de avante alta. (2) solenide 1 de avante alta. (3) carretel seletor de avante baixa (4) solenide 2 de r. (5) carretel seletor de r. (6) solenide 3 de avante baixa. (7) vlvula de reteno. (8) cavidade. (9) cavidade do pisto de reao da vlvula de alvio e modulao. (10) vlvula de alvio e modulao. (11) vlvula diferencial. (12) vlvula de alvio diferencial (13) passagem. (14) molas do pisto de carga. (15) cavidade. (16) passagem. (17) pisto de carga. (18) passagem. (19) passagem. (20) passagem. (21) vlvula de descarga. (22) vlvula de contra presso do conversor. (23) carretel seletor de primeira velocidade. (24) solenide de primeira velocidade. (25) cavidade. (26) orifcio com tela. (27) carretel seletor de segunda velocidade. (28) carretel seletor de terceira velocidade. (29) solenide 6 de terceira velocidade. (30) solenide 5 de segunda velocidade.

Treinamento de Servios

61

Sotreq Sumar

Vlvula de Controle em Neutro com o Motor Funcionando

(AA) P1. (BB) P2. (CC) P3. (DD) presso do pisto de carga. (EE) dreno.

Quando o motor acionado, o leo da bomba flui atravs do filtro para a vlvula de controle da transmisso. O leo aps entrar na vlvula denominado de P1. Este leo flui aos solenides das embreagens de velocidade. Quando a presso de P1 alcana 40 psi, a vlvula diferencial se abre e alimenta os solenides de sentido. Este leo chamado de P2. A vlvula diferencial manter uma diferena constante de 40 psi entre P1 e P2.

Treinamento de Servios

62

Sotreq Sumar

O aumento de presso na vlvula inicia o ciclo de modulao. A vlvula de alvio e modulao se move para a esquerda e abre uma passagem de alimentao ao conversor. A este leo de entrada do conversor denominamos P3. Nenhum dos solenides est energizado com a transmisso em neutro. Portanto, no h presso dirigida s embreagens.

Vlvula de Controle em Primeira Avante com o Motor Funcionando

(AA) P1. (BB) P2. (CC) P3. (DD) presso do pisto de carga. (EE) dreno.

Treinamento de Servios

63

Sotreq Sumar

EIXOS INTEGRADOS
A 938G trabalha com dois eixos integrados: Dianteiro fixo ao chassi. Traseiro oscilante. A denominao eixo integrado pelo fato de num mesmo alojamento termos: - diferencial - comandos finais - freios

Treinamento de Servios

64

(1) pinho (2) coroa (3) pisto de freio (4) planetrias (5) suporte (6) semi eixo (7) engrenagens laterais (8) caixa do diferencial (9) eixo (10) satlites (11) disco de freio (12) engrenagem anelar Sotreqsolar Sumar (13) engrenagem

TREM DE FORA - MOTONIVELADORAS SRIE H


Geral A sua mquina est equipada com uma transmisso de contra-eixos. Esta transmisso possui oito marchas avante e seis marchas a r. As marchas so controlada eletronicamente pelo mdulo de controle eletrnico ECM. A transmisso est localizada no lado traseiro esquerdo da mquina, e montada como uma unidade com o motor.

(1) Transmisso (2) eixo de acionamento (3) diferencial (4) motor (5) comando final
Treinamento de Servios

65

Sotreq Sumar

(6) correntes (7) rodas

A potncia do motor transmitida diretamente para a transmisso. Quando o controle modulador da transmisso solto, a potncia transferida ao eixo de acionamento. O eixo de acionamento transmite potncia do eixo de sada da transmisso ao diferencial. O diferencial transfere a potncia s correntes e s coroas dentadas. Da a potncia chega aos pneus.

Transmisso

(3) eixo de entrada (10) eixo de avante (17) eixo de segunda / r (24) eixo de terceira / primeira (31) eixo de alta / baixa

Treinamento de Servios

66

(1) tampa (2) engrenagem (3) eixo de entrada (4) engrenagem (5) engrenagem (6) embreagem 1 (7) engrenagem (8) engrenagem (9) embreagem 2 (10) eixo de avante (11) engrenagem (12) embreagem 4 (13) engrenagem (14) engrenagem (15) engrenagem (16) embreagem 3 (17) eixo de segunda / r (18) engrenagem (19) embreagem 5 (20) engrenagem (21) engrenagem (22) engrenagem (23) embreagem 6 (24) eixo de terceira / primeira (25) engrenagem (26) engrenagem (27) embreagem 7 (28) engrenagem (29) cubo (30) embreagem Sotreq8 Sumar (31) eixo de alta / baixa (32) garfo de sada (33) dreno (34) caixa da transmisso (35) freio de estacionamento

Exemplos de engates de marchas : Primeira avante embreagens engatadas 1, 6 e 7

Treinamento de Servios

67

Sotreq Sumar

Primeira a r embreagens engatadas 3, 6 e 7

Treinamento de Servios

68

Sotreq Sumar

Vlvula de Controle da Transmisso

(1) vlvula de controle da transmisso (2) chicote da fiao da transmisso

A vlvula de controle da transmisso fornece o fluxo e presso adequados a transmisso afim de engatar as embreagens selecionadas. Est localizada no lado esquerdo da caixa da transmisso e construida em dois corpos de alumnio fundido, trs coletores de alumnio fundido, trs placas de ao, vrios carreteis de alumnio, e diversas peas de ao.

Passagens

Treinamento de Servios

69

(22) passagem para a embreagem 2 (23) lubrificao (24) dreno (25) passagem da bomba (26) passagem para o trocador (27) dreno Sotreq Sumar (28) passagem para a embreagem 8 (29) embreagem 7 estao H (30) embreagem 5 estao G (31) embreagem 6 estao F (32) passagem para a embreagem 4 (33) passagem para a embreagem 3

Vlvula de Alvio Principal

(1) vlvulla de alvio prncipal (2) passagem para o trocador da transmisso (3) pisto de reao (4) orifcio (5) carretel (6) mola (7) parafuso de ajuste

A vlvula de alvio principal fornece uma restrio ao fluxo e ajusta a presso de sada da bomba. O leo que drena da vlvula flui para o trocador de calor.

Vlvula Redutora de Prioridade

(1) vlvula redutora de prioridade (2) passagem (3) vlvula de alvio principal (4) pisto de reao (5) orifcio (6) carretel (7) molas
Treinamento de Servios

70

Sotreq Sumar

A vlvula redutora de prioridade reduz a presso de suprimento da bomba para as vlvulas seletoras e solenides.

Vlvula Moduladora

(1) vlvula moduladora (2) cabo (3) pisto (4) batente (5) pisto (6) carretel (7) molas (8) pisto de reao (9) adaptador (10) sensor de temperatura

A vlvula moduladora conectada ao pedal atravs de cabo. Sua funo desengatar ou reduzir a potncia que enviada s rodas. Isto conseguido pela reduo da presso de engate das vlvulas redutoras de modulao direcional.

Treinamento de Servios

71

Sotreq Sumar

Quando o pedal acionado, ocorre uma reduo na presso de engate da embreagem direcional. Acionando-se o pedal completamente, ocorre uma reduo para 0 psi. Liberando o pedal lentamente, possvel aumentar gradualmente a presso at 110 psi. Deste ponto a presso sobe para 302 psi. Um sensor de temperatura est montado em um adaptador na vlvula de modulao manual. Este sensor monitora a temperatura do leo da transmisso.

Vlvula Redutora de Modulao

(1) carretel seletor (2) pisto de carga (3) carretel redutor (4) pisto de reao (5) orifcio de modulao (6) orifcio redutor (7) molas (8) solenoide

Existem oito vlvulas de modulao. Cada vlvula fornece uma presso diferenciada para uma respectiva embreagem. Isto se deve a uma combinao de molas e orifcios diferentes. Quando um solenide energizado pelo ECM, com 24 volts, o carretel seletor, o pisto de carga e o carretel redutor movem-se permitindo que o leo vindo da vlvula de alvio principal passe atravs da vlvula redutora e abastea a embreagem. Quando o solenide desenergizado a embreagem desengata. Isto faz com que o carretel seletor se mova e produza um dreno controlado pelo orifcio redutor. Solenides

As vlvulas solenides conectam o leo pressurizado da vlvula redutora de prioridade ao carretel seletor correspondente. Os solenides so do tipo liga/desliga de 24 volts.
Marcha 8-F
Treinamento de Servios

Solenoides (B), (D), (G)

Embreagens (1), (8), (5) 72


Sotreq Sumar

7-F 6-F 5-F 4-F 3-F 2-F 1-F N P 1-R 2-R 3-R 4-R 5-R 6-R

(B), (D), (E) (C), (D), (E) (B), (D), (F) (B), (G), (H) (C), (G), (H) (C), (E), (H) (B), (F), (H) (D), (G) (D), (G) (A), (F), (H) (A), (E), (H) (A), (G), (H) (A), (D), (F) (A), (D), (E) (A), (D), (G)

(1), (8), (4) (2), (8), (4) (1), (8), (6) (1), (5), (7) (2), (5), (7) (2), (4), (7) (1), (6), (7) (8), (5) (8), (5) (3), (6), (7) (3), (4), (7) (3), (5), (7) (3), (8), (6) (3), (8), (4) (3), (8), (5)

Diferencial

(1) alojamento do pinho, (2) alojamento do diferencial, (3) porca de ajuste, (4) engrenagem lateral, (5) discos e placas da embreagem, (6) pinhes, (7) rolamentos, (8) arruelas de encosto, (9) eixo, (10) coroa, (11) engrenagem lateral, (12) coroa e alojamento, (13) calos, (14) porca de ajuste, (15) eixo do pinho

O diferencial permite que as rodas traseiras girem em diferentes velocidades. Quando a mquina faz uma curva, o diferencial possibilita que as rodas internas girem mais devagar que as rodas externas. O diferencial pode ser travado ou destravado pelo operador atravs de um interruptor na cabina. Quando a mquina est se movendo em linha reta avante, com o diferencial destravado, a mesma quantidade de trao aplicada as rodas de cada lado.
Treinamento de Servios

73

Sotreq Sumar

Quando a mquina faz uma curva, foras diferentes so aplicadas aos lados opostos do diferencial. Esta ao gira os pinhes, permitindo uma diferena de rotao na sada para as rodas. O operador precisa ser treinado sobre o uso correto da trava do diferencial. O interruptor no deve ser deixado numa nica posio. As condies do terreno, a necessidade da operao que vo definir a posio do interruptor. Boa prtica de operao garante longa vida aos componentes do conjunto.

(16) interruptor (17) entrada (18) dreno (19) embreagem

Comando Final e Tandem

(1) engrenagem sol e eixo, (2) suporte, (3) engrenagem anelar, (4) O-ring, (5) alojamento do comando final, (6) retentor de lbio, (7) arruela, (8) anel de desgaste, (9) rolamento cnico, (10) coroa, (11) eixo de sada, (12) alojamento de aoscilao do tandem, (13) trava do eixo, (14) engrenagem planeta, (15) eixo do planeta, (16) alojamento tandem

O comando final um sistema planetrio que aumenta o torque de sada para as rodas. Cada roda acionada por uma corrente que conecta a coroa a ponta de eixo da roda. O comando final tambm fornece um ponto de oscilao para cada roda.
Treinamento de Servios

74

Sotreq Sumar

(16) alojamento tandem, (17) corrente, (18) ponta de eixo, (19) alojamento da ponta de eixo, (20) coroa

TREM DE FORA 416D


Conversor de Torque A potncia do motor diesel enviada ao conversor de torque atravs de uma placa de acionamento flexvel. Um furo piloto no volante fornece alinhamento para a extremidade dianteira do conversor durante a montagem. O conversor de torque conecta hidraulicamente o motor com a transmisso. Desta forma no h conexo mecnica direta entre o motor e o trem de fora da mquina. Quando a mquina trabalha contra uma carga, o conversor pode multiplicar o torque do motor e enviar alto torque transmisso. O leo que opera o conversor vem da bomba de leo da transmisso. A alimentao do conversor controlada pela vlvula de alvio de entrada do conversor a uma presso mxima de 110 psi. O leo que sai do conversor vai para o trocador de calor da transmisso e em seguida para a lubrificao.

(1) alojamento (2) placa flexvel (3) turbina (4) impulsor (5) estator
Treinamento de Servios

75

Sotreq Sumar (6) embreagem do estator

O conversor possui internamente uma embreagem unidirecional que permite o estator girar livre durante condies de alta velocidade e baixa carga. Quando isto ocorre, o conversor passa a agir como acoplamento hidrulico, no gerando fluxo turbilho, portanto, no gerando calor e desgaste. Isto tambm proporciona melhor desempenho em deslocamentos de alta velocidade.

Transmisso A transmisso tem as seguintes caractersticas: Quatro velocidades Comando direto com engrenagens helicoidais Engreno constante Arranjo de sincronizador Embreagens hidrulicas de sentido

1 eixo de entrada 2 engrenagem de entrada avante 3 engrenagem intermediria de entrada a r 4 pacote de embreagem avante 5 pisto de embreagem avante 6 eixo intermedirio de r 7 pisto da embreagem de r 8 pacote de embreagem de r 9 engrenagem acionada intermediria de r 10 engrenagem de entrada de r 11 rolamentos de roletes 12 engrenagem de primeira 13 sincronizador de primeira e de segunda 14 engrenagem de segunda 15 engrenagem de terceira 16 sincronizador de treceira e de quarta 17 engrenagem de quarta 18 eixo de sada 19 engrenagem de acionamento avante 20 contraeixo 21 eixo de acionamento da bomba de implementos
Treinamento de Servios

76

Sotreq Sumar

A embreagem hidrulica tambm conhecida como transmisso shuttle (vai e vem). Este um arranjo de embreagem de sentido do tipo multi-disco. Cada pacote de embreagem contm seis placas e seis discos, so engatadas hidraulicamente e liberadas por fora de mola. O engate das embreagens de sentido conseguido atravs de alavanca seletora direcional e da energizao de solenides eltricos.

Conjunto Sincronizador

22 capa 23 garfo de mudana 24 colar deslizante 25 cone 26 pino de fenda 27 pino bloqueador

Caso ocorra uma fora torcional ou um descasamento de velocidades entre a engrenagem de velocidade e o eixo de sada, o pino bloqueador evita que o colar deslizante engate. Quando as velocidades esto sincronizadas e no h fora torsional ou carga lateral, o colar deslizante continuar deslizando conforme o garfo de mudanas se move. Os pinos de fenda carregados por molas (26) agiro como mecanismo de travamento a fim de manter o colar deslizante (24) engatado com o eixo de sada (18). Apenas um conjunto sincronizador pode ser engatado por vez. Fluxo de Potncia (primeira ou segunda avante)

Treinamento de Servios

77

Sotreq Sumar

Transmisso em Todas as Rodas (AWD)


1 eixo de entrada 2 engrenagem de entrada avante 3 engrenagem intermediria de entrada a r 4 pacote de embreagem avante 5 pisto de embreagem avante 6 eixo intermedirio de r 7 pisto da embreagem de r 8 pacote de embreagem de r 9 engrenagem acionada intermediria de r 10 engrenagem de entrada de r 11 contraeixo 12 engrenagem de entrada para comando das rodas dianteiras 13 rolamento de roletes 14 engrenagem de primeira 15 engrenagem de comando das rodas dianteiras 16 pacote de embreagem do comando das rodas dianteiras 17 pisto de embreagem do comando das rodas dianteiras 18 eixo de sada do comando das rodas dianteiras 19 sincronizador de primeira e de segunda 20 engrenagem de segunda 21 engrenagem de terceira 22 sincronizador de treceira e de quarta 23 engrenagem de quarta 24 eixo de sada 25 engrenagem de comando avante 26 eixo de acionamento da bomba de implementos
Treinamento de Servios

78

Sotreq Sumar

Ao acionar o interruptor (27), o eixo de sada para acionamento das rodas dianteiras ser engatado. O interruptor pode ser acionado quando a mquina estiver parada ou em movimento. Quando o interruptor acionado, o solenide AWD energizado e direciona leo sob presso para acoplar o pacote de embreagens (16).

Controles da Transmisso

Interruptor de neutralizao da transmisso

Controles de neutralizao

Alavanca de mudana de sentido

Treinamento de Servios

79

Sotreq Sumar

A vlvula de controle solenide da transmisso est instalada no topo do alojamento da transmisso. Esta vlvula controla as funes de sentido da mquina: avante, neutro e r. O solenide direciona o leo pressurizado para o pacote de embreagem selecionado. Em neutro, o leo de engate descarregado na caixa da transmisso. O solenide de r est eletricamente conectado com o interruptor do alarme de r. O interruptor de neutralizao da transmisso, no painel esquerdo, desabilita todos os solenides do sistema de transmisso. O controle de neutralizao, localizado no topo das alavancas de mudana de marchas e de controle do carregadeira, desengatam temporariamente as embreagens, apenas o suficiente para a troca de marcha ou para ganhar velocidade no sistema hidrulico sem interferir no deslocamento da mquina. A mquina possui tambm a funo de partida em neutro, ou seja, caso a alavanca de mudana de sentido esteja fora de neutro, o sistema de partida fica desabilitado. Os solenides so atuados eletronicamente pela alavanca de mudana de sentido.

Sistema Hidrulico da Transmisso Quando os solenides esto desenergizados, as molas de centralizao colocam o carretel em neutro, o qual bloqueia o fluxo do leo da bomba da transmisso. Ao mesmo tempo o interior dos pacotes de embreagem ficam liberados a dreno. Quando a alavanca de sentido colocada avante ou a r, o respectivo solenide energizado fazendo com que haja modulao de presso no conjunto da vlvula, desta forma engatando o pacote de embreagem.

Treinamento de Servios

80

Sotreq Sumar

Sistema hidrulico da transmisso em neutro. (1) filtro de oleo com derivao (2) embreagem para arranjo AWD (se equipado) (3) tomada de presso para AWD (4) solenide AWD (17) sistema de lubrificao da transmisso (5) vlavula de alvio do sistema (18) reservatrio de leo (6) vlvula solenide da transmisso (19) tela de suco (7) embreagem de r (20) bomba de leo (8) tomada de presso para embreagem de r (21) tomada de presso para a bomba de leo (9) tomada de presso para embreagem de avante (AA) oleo de suprimento da bomba (10) embreagem de avante (BB) oleo de entrada do conversor (11) tomada de presso para entrada do conversor (CC) oleo de lubrificao (12) vlvula de alvio de entrada do conversor (13) conversor de torque (DD) oleo de tanque (14) tomada de presso para sada do conversor (15) trocador de calor (16) tomada de presso para lubrificao e arrefecimento

Quando o motor est funcionando, a bomba de leo puxa leo do reservatrio atravs da tela de suco. O leo vai atravs do filtro para a vlvula solenide de controle da transmisso. Com a alavanca de sentido em neutro, o fluxo de leo fica bloqueado pela vlvula solenide. Nem o pacote de avante, nem o pacote de r podem ser pressurizados. As passagens para as embreagens ficam abertas para dreno. Isto permite ao leo que no necessrio para o circuito da transmisso flua atravs da vlvula de alvio ao conversor. A vlvula de alvio de entrada do conversor controla a presso mxima ao conversor de torque a fim de evitar danos durante as partidas a frio. A presso mantida no conversor pelas restries criadas pelo trocador de calor e pelas linhas de leo de sada do conversor.

Treinamento de Servios

81

Sotreq Sumar

Sistema hidrulico da transmisso em avante.

Bomba da Transmisso, Tela e Filtro Uma bomba de rotor crescente fornece leo para a transmisso e para o conversor de torque. A bomba est localizada no eixo de entrada da transmisso, aparafusada no alojamento da transmisso e acionada pelo impulsor do conversor de torque. O reservatrio de leo do sistema no fundo do alojamento da transmisso. O leo flui atravs de uma tela para a entrada da bomba e em seguida para o filtro de leo. No filtro existe uma vlvula de derivao que se abre caso ocorra uma obstruo do filtro ou o leo esteja frio (alta viscosidade). Se o diferencial de presso no filtro ultrapassar 20 psi, a vlvula de derivao se abrir. J filtrado o leo vai para os controles hidrulicos.

Treinamento de Servios

82

Sotreq Sumar

1.Conversor 2.Vlvula de alvio de entrada 3. Filtro 4. Bomba da transmisso

A tela montada dentro do alojamento da transmisso e pode ser removida pelo lado direito.

Trocador de Calor do Trem de Fora

O trocador de calor do trem de fora montado na frente do radiador. O leo em alta temperatura do sistema de transmisso flui da sada do conversor para o trocador de calor. Aps o calor ser removido, o leo retorna para a transmisso a fim de fornecer lubrificao e arrefecimento.

Sistema de Lubrificao da Transmisso

Treinamento de Servios

83

Sotreq Sumar

Os seguintes components so lubrificados por leo sob presso na transmisso: Embreagem de avante Embreagem de r Rolamentos Aps o leo ter sido arrefecido pelo trocador de calor, ele flui pelas passagens internas no lado direito do alojamento da transmisso, e vai para a extremidade direita do eixo de entrada. Lubrificao por salpico mantm todas as engrenagens e rolamentos lubrificados. Esta lubrificao conseguida pelo movimento das engrenagens no reservatrio de leo.

Eixo Dianteiro - Direo

(1) cubos. (2) ponta de eixo. (3) pino mestre. (4) articulao. (5) eixo. (6) cilindro direcional.

Eixo Dianteiro Trao e Direo

Treinamento de Servios

84

Sotreq Sumar

A -A
(1) engrenagem lateral direita. (2) semi-eixo direitot. (3) diferencial. (4) pino. (5) flange. (6) engrenagem pinho. (7) engrenagem anelar diferencial. (8) engrenagem lateral esquerda. (9) semi-eixo esquerdo. (10) embreagem. (11) pinhes. (12) hastes. (13) cilindro direcional. (14) eixo e solar. (15) suporte. (16) planetas. (17) anelar. (18) flange. (19) alojamento. (20) pino superior. (21) semi-eixo. (22) junta universal. (23) pino inferior.

Eixo Traseiro

Treinamento de Servios

85

Sotreq Sumar

(1) suporte esquerdo. (2) eixo e engrenagem sol. (3) engrenagens planetrias esquerdas. (4) pisto do freio esquerdo. (5) flange. (6) engrenagem pinho. (7) alavanca de trava do diferencial. (8) suporte direito. (9) planetrias direitas. (10) eixo e solar direita. (11) semi-eixo direito. (12) semi-eixo esquerdo. (13) anelar esquerda. (14) placasa de freio esquerdas. (15) discos de frico esquerdos. (16) engrenagem lateral esquerda. (17) engrenagem anelar diferencial. (18) alojamento diferencial. (19) aranha. (20) pinhes. (21) engrenagem lateral direita. (22) mola e acoplamento da trava do diferencial. (23) discos de freico direito. (24) placas estacionrias do freio direito. (25) pisto do freio direito. (26) anelar direita.

O eixo traseiro da 416D do tipo integrado, ou seja, em um mesmo alojamento encontram-se: Diferencial Conjunto de bloqueio do diferencial Freios individuais Redutor planetrio esquerdo Redutor planetrio direito

Diferencial

Treinamento de Servios

86

Sotreq Sumar

Componentes do diferencial Standard. (1) eixo e solar esquerda. (2) coroa. (3) pinho. (4) engrenagem lateral direita. (5) eixo e solar direita. (6) engrenagem lateral esquerda. (7) pinhes. (8) aranha. (9) alojamento do diferencial.

Trava do Diferencial Durante a operao em terrenos no compactados, patinagem pode ocorrer. A mquina pode ficar lenta ou at mesmo parar, pois o diferencial transfere a potncia para a roda que est patinando, enquanto a roda oposta fica em terreno firme. Nesta situao, aplicando a trava do diferencial, as duas rodas passam a ter o mesmo nvel de trao e a mquina volta a ter capacidade de deslocamento.

A trava do diferencia engata quando o pedal (1) acionado.

Quando o pedal (1) acionado, a articulao (2), a mola (3) e o elo (4), acionam o eixo (5).

Treinamento de Servios

87

Sotreq Sumar

O eixo (5) desloca o acoplamento (10) contra a mola e o adaptador (8) que se encaixa com o alojamento do diferencial. O acoplamento (10) estriado e se encaixa na engrenagem lateral direita, assim o conjunto se torna rgido, deixando de haver diferencial.

Quando o engate total ocorreu, o pedal de trava deve ser liberado. O torque que transferido de uma roda a outra gera fora lateral e mantm o conjunto engatado mesmo sem o acionamento do pedal de trava. Quando o torque entre as duas rodas fica igualmente distribudo, cessa a fora lateral e assim, ocorre o desengate automtico do diferencial. Para evitar danos ao diferencial, no engate a trava em altas velocidades. Em reas de alta resistncia pode ser necessrio girar a mquina levemente e diminuir a rpm do motor a fim de auxiliar no desengate da trava.

Esta apostila deve ser usada apenas como guia de treinamento, no servindo como literatura de servio. Para serviar uma mquina, use o catlogo de peas, o manual de servio, o manual de operao e manuteno, e as literaturas de apoio mais recentes.

Notas :

_________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________


Treinamento de Servios

88

Sotreq Sumar

_________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________ _________________________________________________
Correes devem ser enviadas a francisco.souza@sotreq.com.br

Treinamento de Servios

89

Sotreq Sumar

You might also like