You are on page 1of 23

V

COMPROMISSO ELEITORAL
2013 - 2017

www.juntosporgaia.pt www.facebook.com/JoseGuilhermeAguiar

NDICE

TESTEMUNHOS
pg. 5

OS NOSSOS VALORES
pg. 7

4
pg. 9 pg. 11 pg. 13 pg. 14 pg. 15 pg. 16 pg. 17 pg. 18 pg. 19 pg. 20 pg. 21 pg. 22 pg. 23 pg. 24 pg. 27 pg. 28 pg. 29

GAIA, A REA METROPOLITANA DO PORTO E A REGIONALIZAO


pg. 32

A NOSSA AO

Ao Social e Sade Educao Habitao Social Equipamentos Municipais Desporto Sniores Juventude Proteo Civil Requalificao Urbana Mobilidade Turismo Cultura Inovao e Empreendedorismo Gesto e Fiscalidade Qualidade de Vida gua e Saneamento Desenvolvimento

VILA NOVA DE GAIA Uma viso de futuro!


pg. 36 Centro de Congressos Multiusos/Exposies pg. 38 Centro cvico pg. 38 Gaia Verde pg. 39 Transportes pg. 40

6
2

A EQUIPA PARA A CMARA MUNICIPAL


pg. 41

A EQUIPA PARA A ASSEMBLEIA MUNICIPAL


pg. 42

www.juntosporgaia.pt www.facebook.com/JoseGuilhermeAguiar

TESTEMUNHOS
Como sabido, sou candidato independente a Presidente da Cmara Municipal de Vila Nova de Gaia nas eleies de 29 de Setembro pelo Movimento Guilherme Aguiar - Juntos por Gaia. Conheo, como poucos, todo este imenso territrio. Conheo as expectativas desta Gente que a minha. Tenho um projeto para Vila Nova de Gaia, que no novo ciclo ditado pelo que foi feito e pela realidade que o Pas atravessa, priorizar as pessoas em detrimento do beto. Valorizar uma cultura de empreendedorismo e de sustentabilidade social, visando uma comunidade mais equilibrada, mais justa e mais inclusiva. Assumo como slogan da minha candidatura Primeiro as Pessoas, todas e cada uma, embora com discriminao positiva para as que, nestes tempos difceis que atravessamos, mais sofrem. Nunca esquecendo que uma comunidade que no cuida dos jovens no tem futuro e que no acarinha os idosos no tem memria. Quero uma Cmara mais prxima e mais amiga das pessoas, onde cada funcionrio contribui individual e coletivamente para este desgnio. Todos os muitos recursos humanos da Cmara e das Empresas Municipais tero em mim o seu advogado, exigindo como contrapartida dedicao, empenho e gosto por servir. Os Gaienses ficam a saber que a Cmara estar ao seu servio e que todos os ganhos que for possvel obter, em funo de uma gesto rigorosa, cuidada e profissional, revertero para a diminuio do esforo fiscal a que todos somos obrigados. Agradeo a todos os que generosamente apoiam, lutam e participam nesta candidatura. Agradeo, igualmente, a todos os convidados que participaram nos debates temticos que organizmos, com vista elaborao do compromisso eleitoral que agora aqui se apresenta. Fui testemunha da sua enorme competncia, entusiasmo e brilhantismo e da sua dedicao a Vila Nova de Gaia. As ideias refletidas e fundamentadas que deixaram a esta candidatura contriburam para o enriquecimento das nossas propostas e confirmaram que querer Vila Nova de Gaia mais bonita, mais amiga e com mais qualidade de vida est nas nossas mos. No prometo tudo a todos. Porque s prometo o que depois poderei cumprir. Garanto que no tenho nenhuma ambio que ultrapasse Gaia. Garanto que no quero ser nada que no seja Presidente da Cmara Municipal de Gaia. Garanto que no estou de passagem nem ca de para quedas. Sou de c e estou para c ficar. E quero garantir-lhes, tambm, que estou para ganhar.

PRIMEIRO AS

PESSOAS
4

Que vamos ganhar! Conto com todos e garanto a todos e a cada um que podem contar comigo! Um abrao amigo do,

1 TESTEMUNHOS
Sou candidato independente Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia nas eleies de 29 de Setembro prximo, pelo Movimento Guilherme Aguiar - Juntos por Gaia. Liderando a lista, sou naturalmente candidato a Presidente da Assembleia Municipal. Aceitei esta misso porque considero que tenho a obrigao de retribuir tambm desta forma o muito que Vila Nova de Gaia me tem dado ao longo da vida. Revejo-me no programa do candidato e partilho dos seus ideais para a nossa terra-bero. A amizade de longos anos permite-me comprovar que temos a mesma linha de pensamento no que concerne essncia dos destinos Gaienses. Fui condecorado com a Medalha Municipal de Mrito Profissional (2009) e a Medalha de Mrito da Freguesia de Oliveira do Douro (2013) em reconhecimento da minha obra como empresrio. Estas distines impulsionam-me a continuar a intervir por Vila Nova de Gaia. Conheo bem a realidade local, partilho as mesmas razes, pelo que estou determinado a defender a minha comunidade, porque o sentimento de pertena muito forte. Farei tudo por dignificar o reconhecimento granjeado e por merecer a confiana dos Gaienses. Como Presidente da Assembleia Municipal prometo cumprir com dedicao as minhas obrigaes, nomeadamente acompanhar e cooperar na atividade da Cmara Municipal de Gaia, bem como tomar posio sobre assuntos de interesse para a Autarquia, sem obviamente interferir no seu funcionamento normal. Prometo lutar para que Vila Nova de Gaia continue a ser um local de eleio para se viver e trabalhar. Serei rigoroso e justo nas decises que tomar, qualquer que seja a sua natureza. Assumi esta aventura sem interesses pessoais ou materiais, mas antes e s com um esprito de misso. Estarei particularmente atento s condies dos mais desfavorecidos, dos idosos e das crianas. Porque as pessoas so a minha motivao neste novo desafio. Os Gaienses podem contar comigo... Devo isto minha Terra. nossa Terra! Um abrao Gaiense do

NOSSOS 2 OS VALORES
GUILHERME AGUIAR - JUNTOS POR GAIA UMA CANDIDATURA INDEPENDENTE.

Os partidos polticos so essenciais democracia. Mas em democracia os partidos no esgotam a capacidade da representao dos cidados, pelo que totalmente legtimo que a sociedade se organize em movimentos ou associaes que se assumam como verdadeiras alternativas aos partidos polticos. Para mais em eleies autrquicas, onde a importncia dos Partidos se esbate.
GUILHERME AGUIAR - JUNTOS POR GAIA UMA CANDIDATURA INDEPENDENTE.

Mas no s porque no suportada ou apoiada por nenhum partido poltico. Tambm porque no est condicionada por nenhum outro interesse para alm do projeto que apresenta para Vila Nova de Gaia. E, igualmente, porque a escolha dos candidatos que apresentamos foi feita em total liberdade, orientada apenas por critrios de honorabilidade, competncia, sentido do dever e comunho dos valores e princpios que enformam a candidatura.
GUILHERME AGUIAR - JUNTOS POR GAIA UMA CANDIDATURA INDEPENDENTE.

Mas alicerada em princpios e valores que estruturam o nosso pensamento e balizam a nossa ao. Assim e desde logo, o primeiro ponto deste Compromisso Eleitoral explicit-los. O nosso lema Primeiro as Pessoas!. No nem apenas nem sobretudo um slogan, mas traduz antes o nosso valor primeiro: a solidariedade! Para com todas as pessoas, com prioridade para aquelas que tm mais dificuldades, sejam estas de que natureza forem. Os nossos candidatos pautaro a sua atuao pela noo de servio, com honestidade, pugnando pela verdade, atuando com rigor e cumprindo com lealdade. Acreditamos e afirmamos a nossa adeso aos valores da justia, da igualdade, da imparcialidade e da cidadania.

GUILHERME AGUIAR - JUNTOS POR GAIA UMA CANDIDATURA INDEPENDENTE.

A par do nosso valor primeiro, um outro que assume, igualmente, um primeirssimo plano a liberdade. De ser, pensar e agir. Seremos assim. Livres. A refletir e a executar. Por Gaia e para Gaia.

A NOSSA AO
Os Gaienses conhecem bem Vila Nova de Gaia. Por isso apresentamos as nossas propostas de uma forma pragmtica e objetiva, dispensando grandes e eloquentes diagnsticos da situao atual. Damos por adquirido o significativo surto de crescimento e desenvolvimento que Gaia viveu nos ltimos anos herana que assumimos por inteiro -, como constatamos que o concelho ainda , em muitos planos e facetas, bero de assimetrias que criam desigualdades, discriminaes e iniquidades que urge minorar ou compensar. As propostas que constituem o nosso Compromisso Eleitoral esto aliceradas nos tempos difceis que vivemos e nas incertezas que o futuro nos reserva, mas so assumidas com coragem e numa lgica de verdade. Embora saibamos que os programas eleitorais raramente so lidos e mais raramente ainda so cumpridos, queremos, tambm aqui, fazer diferente e honrar o que anunciamos. Daqui a 4 anos teremos que prestar contas, mas mais do que isso queremos prestar contas! Estruturamos a apresentao das nossas propostas em 17 pontos sequenciais, que no seu conjunto, versam a Incluso Social, a Requalificao Urbana, o Desenvolvimento e a Qualidade de Vida, assumidos como pilares fundamentais na ao a que nos propomos. Deixamos para captulo prprio quer o enquadramento de Gaia na rea Metropolitana do Porto e o que se entende pela Regionalizao, quer a nossa viso de futuro para o concelho, incompatvel de materializar somente no espao temporal de 4 anos.

AO SOCIAL E SADE

Esto presentes em Vila Nova de Gaia todo o tipo de problemticas sociais, das mais clssicas s mais recentes, algumas das quais com uma expresso muito preocupante. O desenvolvimento , em si mesmo, gerador de desigualdade e patrocinador de novos desequilbrios. Por isso h muito a fazer. Cada vez h mais a fazer! E necessrio fazer novo e fazer diferente. Porque se impe investir e cuidar do ativo mais importante de Gaia: as pessoas. Nestes tempos difceis que vivemos e com a escassez de recursos financeiros com que o Pas se confronta, a estratgia que mais releva ser rigoroso na definio das prioridades, agindo em prol daqueles que enfrentam mais dificuldades. essencial: 1. Revitalizar e consolidar a Rede Social, envolvendo as Juntas de Freguesia, tornando-a no instrumento fundamental na coordenao da ao social de Vila Nova de Gaia; 4. Prestar contnua ateno ao desenvolvimento da situao econmica das famlias que venha a ser reportada pelas escolas, com o objetivo de ser clere na atribuio do estatuto de beneficirio de apoio social a todos quantos a mutao da situao familiar o justifique; 7. Manter, melhorar e alargar s freguesias mais desfavorecidas os refeitrios solidrios. 2. Criar um Observatrio Social, cujo objetivo ser dar prioridade anlise e ao estudo da rea social, efetuando diagnsticos e elaborando planos de ao que reforcem a interveno e a capacidade de atuao da Cmara Municipal nesta rea; 5. Assegurar o fornecimento de suplementos alimentares extraordinrios s crianas que de tal necessitem, para o que contribuir a adeso/ candidatura a projetos que visem colmatar deficincias alimentares ou melhorar a qualidade da alimentao das crianas; 3. Garantir em todas as escolas e jardins-de-infncia a distribuio de leite escolar e do almoo; 6. Atribuir os manuais e materiais escolares segundo as normas da Ao Social Escolar do ME, o que pressupe faz-lo s crianas e jovens cujos agregados familiares efetivamente justifiquem serem alvo de discriminao positiva neste apoio. Em paralelo, incentivar-se- a criao de um Banco de Livros Escolares para a troca e reutilizao destes.

AO SOCIAL E SADE

EDUCAO

8. Dinamizar o voluntariado, at como forma de oferta de servios assistenciais a custo mais baixo; 11. Criar, em parceria com as instituies vocacionadas para esta rea, uma linha telefnica de apoio SOS Social, assegurando uma disponibilidade permanente e encaminhamento de situaes de emergncia social. Este servio dever tambm acorrer a apoiar as vtimas de violncia domstica e combater a solido dos mais velhos; 14. Criao, em conjunto com as diversas entidades transportadoras, de ttulos de transportes de sade, pessoais e intransmissveis, vlidos para determinados perodos do dia; 17. Criao de uma base de dados conjunta entre Municpio, Unidades de Sade Familiar, Servios Sociais e Juntas de Freguesia para melhor caracterizao das necessidades de Cuidados Domiciliares;

9. Dar formao em diversas reas de Assistncia Social a todos aqueles que queiram colaborar em aes de voluntariado; 12. Reaproveitar as infra estruturas sem utilizao para aes de carcter social (lares, creches, etc.); 15. Manuteno e reforo do protocolo assinado entre o Municpio, Farmcias, IPSS, Unidades de Recursos Assistenciais Partilhados e Juntas de Freguesia (Farmcias Sociais); 18. Promover aes de formao destinadas a familiares de dependentes, para que estes possam colaborar de uma forma mais ativa e assertiva nos cuidados a prestar; 20. Garantir, j no prximo ms de Novembro, a abertura do Centro de Reabilitao do Norte, acompanhando o modelo apontado para a sua gesto pela Santa Casa da Misericrdia do Porto, mas mantendo-o na rede do SNS, soluo que, atentas as circunstncias conhecidas, se defende;

10. Promover o desenvolvimento comunitrio atravs dos encontros interpessoais, intergeracionais e intertnicos, de forma a fomentar a troca de saberes; 13. Corrigir as assimetrias que evidente existirem na rea dos cuidados primrios, o que pressupe garantir condies municipais que assegurem o sucesso das aes de sensibilizao sobre a indispensabilidade da criao, a curto prazo, dos Centros de Sade de Grij, da Madalena e de Vilar de Andorinho; 16. Celebrao de protocolos com consultrios de Medicina Dentria para prestao de assistncia populao carenciada, no abrangida pelo Plano Nacional de Sade Oral; 19. Pugnar junto dos Poderes Pblicos pela prossecuo das obras no Hospital Santos Silva, de acordo com o plano entretanto consensualizado; 21. Criar, em colaborao com vrias entidades, um programa de combate morte sbita, sob a superviso do INEM.

Os alunos, ou seja, as crianas e os jovens de Vila Nova de Gaia, so a razo de ser da existncia de um sistema educativo e, consequentemente, o centro da ateno do Municpio no mbito da Educao. A poltica educativa municipal tem de ser definida no sentido de desenvolver as qualidades intelectuais e humanas dos jovens, dot-los de competncias e aptides slidas para que se situem em nveis de sucesso futuro na frequncia do ensino superior e na competio no mundo do trabalho. Para a prossecuo de uma poltica educativa municipal alicerada nestas prioridades essencial: 1. Valorizar o sucesso alcanado pelos alunos das escolas de Vila Nova de Gaia, criando momentos de comemorao e divulgao, quer relativamente aos resultados escolares atingidos na avaliao interna e externa, quer pelo destaque na participao em projetos e atividades a nvel regional ou nacional, de ndole desportiva, artstica, literria ou cientfica; 4. Reformular e atualizar a Carta Educativa Municipal, o que se impe por se verificarem os pressupostos que a Lei prev para a sua reapreciao, tendente a uma reviso; 2. Garantir o pleno respeito pela autonomia de cada instituio escolar e a no interferncia na sua gesto e funcionamento; 5. Valorizar o Conselho Municipal de Educao como estrutura essencial para o debate, orientao e monitorizao da Educao em Vila Nova de Gaia, instigando a que funcione, efetiva e regularmente, com os objetivos e no uso das competncias previstas na Lei, como instncia de consulta para promover a coordenao da poltica educativa e a articulao com outras polticas setoriais locais; 3. Fomentar o envolvimento ativo de todos os parceiros na elaborao do Projeto Educativo Municipal gerando um documento consensual, indispensvel para funcionar como referncia para todos os agentes educativos; 6. Criar um Conselho de Diretores composto por todos os Diretores das escolas de Vila Nova de Gaia em exerccio, que reunir nos moldes e com periodicidade a definir pelos prprios, conselho esse que elaborar um Plano Anual de Atividades onde se concertem as aes a desenvolver pelas escolas de interesse para o municpio, ou organizadas pelo municpio de interesse para as escolas, no duplo objectivo de potenciar a sua consecuo.

10

11

EDUCAO

HABITAO SOCIAL

Uma cidade no equilibrada socialmente se a oferta de habitao social se constituir como atividade regular, em crescimento contnuo. Assim, a construo de nova habitao social deve ser assumida a ttulo excecional, sendo mandatrio inovar, definindo novas prioridades e formas de atuao. Nesse sentido propomo-nos: 7. Reconhecer a profunda assimetria entre os estabelecimentos de educao do concelho, resultante da falta de interveno generalizada nas escolas bsicas de 2 e 3 ciclos e da no incluso nas prioridades de execuo pela Empresa Parque Escolar das escolas perifricas do concelho, situao que importa remediar; 10. Estender estas aes de desenvolvimento pessoal e profissional ao pessoal no docente das escolas, elaborando para o efeito um Plano de Formao adequado; 8. Realizar, em moldes a definir com as escolas, um evento comemorativo do Dia do Professor de Gaia, com o objetivo de fazer sobressair a funo social dos docentes e a sua contribuio para o sucesso dos alunos e do sistema escolar do municpio; 11. Fazer representar a Autarquia pelo Vereador do Pelouro, em conjunto com o Presidente da Junta de Freguesia em questo, nos Conselhos Gerais dos agrupamentos/ escolas com vista a um aprofundado conhecimento da especificidade de cada um deles; 9. Fomentar o conhecimento e interveno dos professores pela organizao de debates para esse efeito, o que pressupe elevar o seu grau de conhecimento no municpio em que lecionam; 12. Eleger a Federao das Associaes de Pais de Vila Nova de Gaia como parceiro municipal de relevo no mbito da educao, reconhecendo a imprescindibilidade do seu envolvimento na prossecuo das polticas educativas concelhias, o que, desde logo, obriga presena, ao mais alto nvel, da Autarquia em todas as reunies onde a sua presena seja requerida; 15. Apoiar ativa e empenhadamente o aumento da rede de creches em ordem a incentivar a taxa de natalidade e o consequente rejuvenescimento da populao gaiense, fomentando as condies para que as creches tenham horrios de funcionamento que facilitem a vida aos pais e o usufruto por estes de atividades extra profissionais. 1. Requalificar a habitao social existente que j o justifique, medida de poltica assente numa estratgia em que se sabe antecipadamente que a manuteno de nveis de qualidade fica facilitada pelo envolvimento ativo dos moradores, o que se promover; 2. Apoiar a realizao de pequenos arranjos dos interiores das habitaes como forma mais eficaz para que, no futuro, o Municpio no seja confrontado com a imperiosa necessidade de efetuar intervenes de maior envergadura e, consequentemente, mais caras, ou assistir sua progressiva degradao; 3. Co-responsabilizar os moradores na manuteno dos espaos envolventes, o que, entre outras medidas, passar pela atribuio descentralizada das verbas afetas manuteno daqueles; 4. Sinalizar devidamente e a todo o tempo as habitaes vagas para realojar novas pessoas carenciadas; 5. Subsidiar o arrendamento de fogos alugados no mercado, mormente pela negociao com as instituies financeiras da sua carteira de ativos no concelho, em condies previsivelmente bem mais vantajosas do que as que resultariam da promoo direta pela autarquia, modelo que constituiu at data a soluo tradicional.

13. Pugnar pela concluso imediata da instalao de quadros interativos em todas as escolas do 1 ciclo que ainda no beneficiem dessa tecnologia;

14. Garantir que a rede de educao pr-escolar do municpio permita acolher todas as crianas de cinco anos no ano prvio sua admisso no ensino bsico, o que no prejudica a existncia de uma resposta geral e universal e de proximidade para todas as crianas desde os trs anos de idade, isto pela reconhecida importncia da frequncia deste nvel educacional para o sucesso escolar futuro;

12

13

EQUIPAMENTOS MUNICIPAIS

Os equipamentos municipais foram construdos com vista a serem pertena da comunidade e assim dever continuar a ser. Este objetivo essencial no conflitua antes exige uma estratgia clara e uma gesto eficaz, com vista sua sustentabilidade, sempre na tica da utilizao pblica. Neste particular, assume importncia primordial a elaborao de um plano concelhio para assegurar a sustentabilidade energtica dos edifcios municipais, garantindo em simultneo o recurso a fontes mais limpas de energia e a diminuio sensvel dos consumos e da fatura que lhe inerente.

DESPORTO

A prtica da atividade desportiva, seja qual for a sua natureza ou o modo como se expressa, sempre um fator de incluso social. O municpio de Vila Nova de Gaia deve, com convico e empenho, tomar como seus os objetivos da Carta Europeia do Desporto. Deve ser dado a cada Gaiense a possibilidade de praticar atividade fsica atravs de participao ocasional ou organizada, visando equilibrar a sade, favorecer o desenvolvimento harmonioso, aumentar a auto estima, melhorar a aptido fsica e proporcionar entretenimento. Deve, ainda, assegurar-se que a prtica destas atividades se desenvolva num ambiente seguro e saudvel e, sempre que se justifique, em total sintonia e cooperao com todas as instituies ou organismos interessados. Deve, por fim, ser dada uma particular ateno s modalidades amadoras, formao desportiva, ao desporto feminino, prtica da atividade fsica das geraes mais velhas e, tambm, atividade fsica daqueles que sofrem de deficincia fsica ou mental. Neste sentido, entende-se como primordial: 1. Criao do Conselho Consultivo do Desporto - rgo que ser presidido pelo Vereador com o pelouro do desporto e onde estaro presentes todos os presidentes das associaes desportivas do concelho cuja principal misso debater e refletir sobre a poltica desportiva em Vila Nova de Gaia, definindo as diversas reas de interveno e determinando prioridades; 2. Reativar as Escolas Municipais de Desporto; 3. Estabelecer um plano de ao com o objetivo de proporcionar a existncia de uma rede de instalaes desportivas condignas de acordo com as potencialidades e reais necessidades, desde logo privilegiando a requalificao das j existentes com recurso a solues mais flexveis do que vem sendo hbito, facilitando a sua adequao prtica das mais diversas modalidades; 4. Independentemente da absoluta necessidade de proceder substituio de relvados sintticos em diversos campos e da sua colocao nos recintos de terra batida, h que dar prioridade requalificao e reabilitao de alguns equipamentos desportivos, como o Parque de Jogos da Bela Vista, o Complexo de Tnis do Monte Grande, das Piscinas Municipais, bem como construo de um pavilho gimnodesportivo em Avintes, do Pavilho para a EB 2/3 de Santa Marinha, assim como a construo do Parque de Jogos Marques Gomes. 5. Fomentar a prtica do desporto escolar quer dentro de cada escola quer a nvel interescolar, o que se concretizar pela organizao de torneios a nvel de escola e municipal.

14

15

SNIORES

JUVENTUDE
Uma comunidade que no acarinha os Jovens uma comunidade sem futuro! Urge, assim, definir verdadeiramente uma poltica de Juventude - at hoje inexistente -, o que no passa pela segmentao de medidas de poltica setoriais, mas antes pela consagrao, a todos os nveis, de uma viso integrada que acautele os interesses dos jovens e as suas preocupaes.

Uma comunidade que no acarinha os idosos no tem memria. A terceira idade vai, assim, ter, por direito prprio, um reconhecimento e um carinho muito especiais, que lhe permita combater a solido e a tristeza, ultrapassando dificuldades que naturalmente surgem nessa etapa da vida e que, no raras vezes, so condicionantes para a sua integrao plena na comunidade. objetivo implementar uma srie de medidas de poltica - algumas delas inovadoras -, de que se discriminam as seguintes: 1. Valorizar o aproveitamento das qualidades da populao snior, as suas competncias e experincia, para criar e desenvolver projetos que permitam ocupar os tempos livres de que beneficiam e que tragam claras mais-valias para a comunidade onde se inserem; 2. Criar um banco de voluntariado que permita promover aes de acompanhamento de idosos, prevenindo a solido destes, e assegurando a prestao de apoios de ndole diversa em funo de necessidades especficas detetadas e a manuteno das rotinas mnimas com vista sua continuada insero na sociedade enquanto membros ativos desta; 3. Contratualizar com as diversas empresas de transporte um ttulo de valor reduzido em horrios pr-definidos, que facilite a mobilidade, no s para as atividades de rotina (com destaque para as deslocaes para as unidades de sade e farmcias), como para as tendentes criao de novos interesses que potenciem a vitalidade fsica e mental; 4. Fomentar o reforo do estabelecimento de protocolos e parcerias com as mais diversas entidades com vista ao apoio domicilirio, aqui incluindo alguns servios exteriores ao lar e pequenos arranjos domsticos; 5. Garantir apoio a um maior nmero de pessoas, sem discriminar a freguesia de origem destas; 6. Envidar todos os esforos junto das entidades competentes para o incremento da rede de instituies nesta rea de apoio aos idosos, com discriminao da Associao de Solidariedade dos Idosos de Canidelo, que se assumir como prioridade absoluta; 7. Promover quer a criao de centros de dia quer de habitao para idosos - tais como lares e apartamentos geritricos -, reconhecendo a enorme carncia deste tipo de equipamentos no concelho e a sua necessidade crescente face s dinmicas sociais, nomeadamente as que resultam da forte emigrao dos mais novos e subsequente abandono dos mais velhos; 8. Incentivar a prtica de cuidados domiciliares em estreita articulao entre a ao social e a sade, reconhecendo que tal permite, entre outros aspetos, melhorar os hbitos de higiene, o controlo de medicao. Em suma, promover uma maior qualidade de vida, num ambiente mais amigvel.

Educao, desporto, cultura, inovao, empreendedorismo, etc, so tudo exemplos do que se afirma, o que tem por mister tornar os Jovens Gaienses mais qualificados, mais preparados para a dura entrada no mercado de trabalho, mais inovadores e empreendedores, mais predispostos a exercer uma vida saudvel e mais comprometidos com as questes da cidadania. Uma poltica de Juventude inclui iniciativas de lazer e programas de animao mas no se esgota neles, e muito menos admissvel que se concretize com recurso a dinheiros pblicos em volume tal que chega a chocar os prprios jovens, seus primeiros beneficirios.

Com este enquadramento geral, prope-se: 1. Assuno de que a poltica de Juventude depender diretamente do Presidente da Cmara, institucionalizando-se um Adjunto com a responsabilidade de coordenao efetiva da rea; 2. Criao do Conselho Municipal de Juventude presidido pelo Presidente da Cmara com vista a que as estratgias e polticas municipais tenham a maior conectividade realidade e a maior proximidade aos Jovens, seus beneficirios ltimos; 3. Adoo em todas as polticas setoriais em que se justifique do princpio de que estas devem conter medidas de discriminao positiva para os jovens; 4. Manuteno das iniciativas ldicas de que o festival Mars Vivas expoente, definindo um programa e layout que permitam a sua realizao sem recurso a subsdios da Autarquia, que se assume no vir a suceder mais no futuro;

16

17

PROTEO CIVIL
A segurana de pessoas e bens constitui uma funo determinante da Autarquia e deve ser sempre encarada como um elemento fundamental para a assuno plena dos direitos, liberdades e garantias dos cidados. determinante para o regular funcionamento da sociedade e o garante do crescimento e vitalidade do tecido empresarial, condio primeira para o regular desenvolvimento da atividade econmica em geral. A melhor definio de segurana pensar o impensvel. E, assim sendo, o municpio deve assumir polticas e medidas concretas para fazer de Vila Nova de Gaia uma comunidade ainda mais segura do que j o hoje.

REQUALIFICAO URBANA
Um concelho coeso pressupe equilbrios e uma vigilncia regular do territrio por parte dos seus responsveis para que, de forma permanente, se possam identificar oportunidades e prevenir eventuais ameaas. O muito que a este nvel foi feito nestes ltimos tempos acarreta, por consequncia, maiores responsabilidades, quer na necessidade de fazer a manuteno/ requalificao eficaz dos espaos pblicos municipais, quer na de acorrer a situaes que no passado no tiveram a avaliao devida. De facto, importa reconhecer que em termos de reabilitao urbana h exemplos variados daquilo que no se deve fazer, o que impe uma atuao mais assertiva no futuro. que s faz sentido reabilitar se o desgnio final for fixar pessoas, corrigir problemas ambientais e criar infra-estruturas no existentes. Neste entendimento geral, pretendemos: 1. Prosseguir a requalificao do Centro Histrico; 2. Elaborar plano fundamentado para promover a requalificao/manuteno da via pblica, hierarquizando prioridades de forma justificada; 3. Promover a preservao dos monumentos edificados; 4. Requalificar a Escola EB1/JI - Urbano Santos Moura, possibilitando o encerramento da Escola EB1/JI do Picoto, viabilizando a cedncia destas instalaes Associao de Solidariedade Social de Crestuma; 5. Requalificar as acessibilidades ao novo Quartel dos Bombeiros dos Carvalhos; 6. Recuperao/melhoramento/reaproveitamento do espao verde em S. Caetano/Ribeirais para lazer e requalificao do Largo Frana Borges, nos Carvalhos-Pedroso; 7. Promover a recuperao arqueolgica do Castro do Monte Murado e do Jardim do Morro e a zona envolvente da Serra do Pilar; 8. Prosseguir na requalificao de Vila DEste 2 fase;

Neste enquadramento, entendemos como essencial: 1. Promover um policiamento de proximidade, sensibilizando as autoridades adequadas para a necessidade do reforo de meios de molde a que a segurana urbana seja efetivamente percecionada pela generalidade dos Gaienses; 2. Cometer Polcia Municipal um papel relevante na prossecuo daquela poltica de proximidade, traduzida numa eficaz gesto do espao urbano pelo desempenho de uma misso crucial na segurana e manuteno da ordem pblica; 3. Sensibilizar os Gaienses para a importncia do reconhecimento da autoridade e credibilidade dos efetivos de segurana; 4. Dotar a Polcia Municipal de um novo espao que possibilite melhorar as condies de mobilidade, alojamento e conforto dos agentes, bem como otimizar as condies de acesso dos cidados. 5. Manter e aumentar o apoio financeiro da autarquia, s AHBVoluntrios do concelho, mediante critrios rigorosos e pblicos; 6. Promover anualmente aces de formao para os Bombeiros Sapadores e Voluntrios do concelho, atravs da criao de uma Escola Municipal de Bombeiros; 7. Acautelar a existncia de nadadores salvadores ou guarda-rios nas reas no concessionadas das praias fluviais e minorar o risco existente na Barragem de Crestuma-Lever.

9. Incrementar a regenerao dunar.

18

19

MOBILIDADE

TURISMO

Por definio, Mobilidade urbana a capacidade de pessoas e bens se deslocarem no espao urbano. Tornar mais eficaz a mobilidade no muitas vezes o resultado de grandes investimentos, mas sim e antes de valorizar o detalhe, percebendo as necessidades concretas das pessoas e apercebendo as suas reais expetativas. Neste entendimento, para melhorar as condies de mobilidade em Gaia essencial: 1. Criar um Regulador da Mobilidade, porque existem demasiados operadores, desde logo de autocarros; 4. Promover, em articulao estreita com as Instituies e Entidades mais conhecedoras desta realidade, um plano consistente, hierarquizado e datado para a progressiva resoluo/eliminao de barreiras, hoje existentes, nos passeios e no acesso a edifcios (com discriminao dos que so pblicos), facilitando a passagem de cadeiras de rodas e carrinhos de beb; 2. Reformular o interface de General Torres, resolvendo os erros graves de conceo de que enferma; 5. Negociar com as empresas transportadoras os trajetos dos transportes escolares por forma a redefinir os que hoje se mostram mais adequados s novas concentraes habitacionais e localizao das escolas, prevenindo o isolamento destas; 3. Tirar partido das potencialidades que o novo Cdigo da Estrada gerar, desde logo permitindo a utilizao dos corredores bus pelos motociclistas; 6. Pressionar as entidades pblicas adequadas para que voltem a funcionar os elevadores da Ponte da Arrbida e avaliar o N da Arrbida;

Vila Nova de Gaia dispe de condies mpares para se tornar numa referncia incontornvel no mapa turstico nacional e internacional. Em articulao com entidades com responsabilidades na promoo turstica, protagonizaremos uma estratgia de promoo e comunicao tendo em vista captar o interesse do turista e aumentar o seu tempo de permanncia no concelho, potenciando um maior retorno para a economia local. Para tal, considera-se essencial: 1. Valorizar os aspetos diferenciadores de Vila Nova de Gaia como a frente de mar e de rio, as tradies e a cultura, o artesanato e a etnografia; 4. Valorizar o segmento do Turismo Religioso, criando um roteiro especfico que cubra as enormes potencialidades de Gaia a este nvel; 7. Dar visibilidade ao roteiro de Vila Nova de Gaia nos seus mais diversificados aspetos; 10. Reabilitar a Serra de Negrelos de modo a poder ser inserida no gabinete de turismo do Municpio para posterior aproveitamento da trilha de interpretao da Natureza existente com cerca de 6,5 Km de extenso; 2. Criar eventos potenciadores de fluxos tursticos significativos; 5. Potenciar, igualmente, o segmento do turismo rural at hoje esquecido, criando roteiros que valorizem o interior do concelho e os eventos, com enorme potencial turstico, que ali se realizam; 8. Melhorar a sinaltica urbana com enfoque para os locais de maior apetncia turstica, na conscincia de que no raras vezes aquela deficiente para quem visita Gaia; 3. Potenciar o segmento do turismo de sade, tendo por ncora o Centro de Reabilitao do Norte; 6. Melhorar e modernizar o Portal Turismo de Gaia e os pontos de informa, tornando-os facilitadores da sua utilizao pelos turistas e incrementadores da permanncia desses no concelho; 9. Estabelecer um protocolo/ parceria com a empresa proprietria da Torre de Telecomunicaes, situada no Monte da Virgem, no intuito de tornar aquele espao numa nova referncia enquanto polo turistico de Vila Nova de Gaia;

7. Garantir a melhoria das condies de mobilidade interna com discriminao das freguesias do interior do concelho, assegurando a acessibilidade de todos os muncipes a todos os servios; 8. Avaliar, em conjunto com a Santa Casa da Misericrdia do Porto, as acessibilidades ao Centro de Reabilitao do Norte que aquela Instituio gerir, em ordem a implementar solues que acautelam o enorme afluxo de trfego que, seguramente, ser ali gerado.

11. Requalificar a Casa do Pedreiro, um espao existente na Serra de Negrelos, transformando-a num posto de turismo local, oferecendo uma mostra das ferramentas usadas na explorao das antigas Pedreiras de Canelas.

20

21

CULTURA

INOVAO E EMPREENDEDORISMO

A cultura um fator de coeso e um fator identitrio. No um somatrio de interesses ou de iniciativas das instituies culturais, mas um instrumento de desenvolvimento e de afirmao da identidade de Vila Nova de Gaia. Por isso objetivo desenvolver uma estratgia que permita incrementar uma poltica cultural abrangente e diversificada, naturalmente suportada nas Instituies Culturais do concelho e nos agentes culturais aqui existentes. Para concretizar esta poltica essencial: 1. Proceder ao rastreio e avaliao de todas as coletividades existentes no concelho mediante critrios objetivos e transparentes. A atribuio de apoios financeiros resultar sempre da avaliao feita, sendo um dos indicadores mais relevante o contributo de cada organizao para os fatores de incluso social e ser sempre precedida da assinatura de contratos-programa, devidamente publicitados; 2. Otimizar o papel dos Museus e outras Instituies Culturais de modo a permitir uma oferta integrada e complementar, exigindo a divulgao e publicao permanente dos indicadores resultantes da sua atividade; 3. Desenvolver um Plano Municipal de Cultura tendo em vista a dinamizao das colectividades, procurando que estas mantenham uma atividade contnua e consentnea com as necessidades locais, aproveitando ao mximo todas as suas potencialidades; 4. Promover a realizao de grandes eventos e festivais, nacionais e internacionais, integrados no Plano Municipal de Cultura, eles mesmos potenciadores do desenvolvimento econmico do concelho e da afirmao das tradies e da cultura de Vila Nova de Gaia; 5. Estabelecer uma poltica de edies literrias relativas ao concelho, coexistindo as edies do municpio com a divulgao e promoo dos escritores Gaienses.

As estratgias para se inverterem os tempos difceis que atravessamos passam obrigatoriamente pela inovao e pelo empreendedorismo. Estes dois vetores podem e devem ser chaves para um novo ciclo de desenvolvimento. Por si s no resolvem de imediato a difcil situao que vivemos porque o seu efeito faz-se sempre sentir a longo prazo, no entanto hora de o municpio fazer neles uma aposta estratgica, contribuindo, assim, para que o ambiente propcio gerado possa fazer o seu caminho. Mas inovao e empreendedorismo no so a panaceia para tudo, menos ainda para os jovens que querem iniciar a sua empresa. Esse um conceito enganador e castrador que no tem nenhuma aderncia realidade, ao menos do ponto de vista estatstico. H que conseguir que uma estratgia neste domnio seja consequente e criadora de valor para o concelho. Para o facilitar importa destacar como propostas para o facilitar as seguintes: 1. Criar na cmara o balco de empreendedor, com apoio tcnico multidisciplinar oriundo dos atuais quadros municipais; 4. Acompanhar e apoiar tecnicamente projetos de criao de auto emprego, por mais pequenos que estes sejam; 7. Incentivar novos projetos com vista criao de emprego em reas que Vila Nova de Gaia dispe de condies mpares, como sejam projetos ligados economia do mar e economia fluvial. 2. Manter uma relao de proximidade com as estruturas j existentes que detm responsabilidades neste domnio, potenciando ainda mais os resultados que se pretendem alcanar; 5. Desenvolver iniciativas de formao e divulgao da estratgia a seguir em locais adequados, com relevncia para as escolas de Vila Nova de Gaia; 3. Identificar espaos pblicos municipais que possam ser ajustados incubao de empresas; 6. Incentivar novos projetos em domnios to diversificados como a msica, o lazer, o artesanato, a moda, as artes e, em geral, nas demais indstrias criativas;

22

23

GESTO E FISCALIDADE

GESTO E FISCALIDADE

O Pas vive hoje tempos muito difceis e Vila Nova de Gaia, significando em termos populacionais mais de 3% do Pas, no fica imune quelas dificuldades. Acresce que o Municpio tem uma dvida de montante absoluto muito relevante, o que no deixar de ser uma limitao para a prossecuo de polticas expansionistas num futuro prximo. Neg-lo negar uma evidncia, igual a que seria no referir que a dvida, no essencial, cumpriu objetivos de desenvolvimento que o estado do concelho obrigava, e foi parcialmente determinada pelas oportunidades abertas pela existncia de um Quadro Comunitrio de Apoio que importava no desperdiar. Esta , alis, talvez a maior preocupao atual, porquanto o prximo Quadro de Apoio 2014-2020 no pode, tambm, ser desaproveitado, e no se sabe ainda se as condies financeiras de partida do concelho no sero limitadoras do usufruto, na plenitude, de todas as ferramentas que, ao que tudo indica, ali estaro consagradas. Tambm por este facto que a poltica a seguir no que concerne gesto do municpio se pautar pela probidade e rigor, desengordurando tudo o que se mostrar possvel, o que, porm, no significa dispensa de trabalhadores, antes a sua afetao ao que mais verdadeiramente importa. possvel em Gaia fazer bem mais com bem menos, e o exemplo tem que vir de cima. Vir! Assim, todas as poupanas so bem-vindas, porque 1 euro sempre 1 euro. E cada euro dos Gaienses pagadores de impostos. O Executivo camarrio, com o seu Presidente cabea, so gestores de coisa pblica, o que vale por dizer que esto obrigados a uma gesto rigorosa, cuidada e profissional, deitando mos a modernos sistemas de gesto e de controlo financeiro que tm que se traduzir pela eficincia nos servios prestados comunidade. Ou seja, o mximo, ao mais baixo custo possvel. , portanto, fundamental que este momento de dificuldade seja interpretado como uma oportunidade de corrigir erros passados e resistir tentao do pessimismo, do baixar os braos.

Reconhecemos que preciso acudir com carcter prioritrio e com particular destaque para a rea social. E reconhecemos que no h milagres, nem almoos grtis. As receitas sero escassas para tudo o que se mostra imprescindvel fazer, pelo que s a transparncia, o combate frreo corrupo e ao amiguismo, o tratar da coisa pblica como se fosse nossa, permitir dar sade financeira CMG e, em simultneo, fazer obra. E faz-lo no respeito de todos, a comear pelos fornecedores da autarquia, que tm direito de receber a tempo e horas, e que tambm s quando tal suceder esto em condies de praticar melhores condies e verem os servios camarrios serem com eles mais exigentes no cumprimento pontual de tudo o que se propem fornecer, quer em termos de qualidade quer no que concerne aos prazos de entrega acordados. Sero estes os valores e princpios que nos animam, seguros de poder vir a provar que o rigor no inimigo do investimento, e que o desperdcio permite suprir muitas carncias [embora aproveite a uns quantos, seus beneficirios diretos]. Propomo-nos, assim, melhorar o quadro institucional de atuao, o que pressupe a adoo de uma poltica transparente, sujeita a escrutnio efetivo e geradora de confiana. Para se atingirem estes objetivos, queremos estabelecer regras claras e naturalmente iguais para todos, de modo a que as iniciativas e projetos individuais e coletivos possam ser levados a cabo em igualdade de circunstncias. este entendimento que permitir que cada euro resultante de boa e eficaz gesto, seja um euro devolvido aos Gaienses. Um euro resultante de um eficaz controlo financeiro, um euro a mais que temos para alocar aos apoios sociais, desiderato imprescindvel para quem como ns - tem como lema Primeiro as Pessoas.

24

25

GESTO E FISCALIDADE

So estes os pressupostos de base que enformam os seguintes compromissos polticos: 1. No agravar qualquer taxa municipal, a no ser por fora de Lei que o obrigue; 2. Reduzir, no mandato, em 10% da taxa do IMI; 3. Reduo do IMI em 10% [cumulativos] a todos os senhorios que requalifiquem as fraes de que so titulares e que destinem ao mercado de habitao durante um perodo de tempo mnimo de 5 anos; 4. Reduo da taxa de IMI em 20% para proprietrios que se proponham arrendar as suas habitaes a custos controlados; 5. Reduo de taxas e impostos municipais s empresas que se comprometam a criar postos de trabalho duradouros em Vila Nova de Gaia e para trabalhadores com residncia fiscal em Gaia; 6. Iseno de derrama e reduo das taxas municipais de urbanizao e compensao urbansticas a todas as empresas que se venham a instalar nas freguesias do interior do concelho; 7. Privilegiar nos processos de consulta para concursos limitados por ajuste direto que a CMG promover para aquisio de bens e servios, as empresas com sede fiscal no concelho de Gaia; 8. Agilizar procedimentos administrativos que possam ajudar os municipes na legalizao de construes sem licenciamento.

QUALIDADE DE VIDA

Hoje, qualidade de vida tudo! usufruir de uma habitao condigna, num local aprazvel, poder passear de bicicleta beira mar ou beira-rio, ter servios perto do local onde se habita que no obriguem a deslocao que no seja a p, ter uma escola ou centro de sade na rea de influncia com instalaes e profissionais capazes, beneficiar de um horrio de trabalho consentneo com a prtica de desporto, tudo o que se possa imaginar e o seu complemento! Gaia permite hoje isto a muita gente e objetivo que permita a mais. Na competio saudvel que est instalada, mormente na rea Metropolitana do Porto, Gaia, pelas caratersticas do concelho, pelo que tem para oferecer, pela rea que disponibiliza, pelo potencial de crescimento, afirma-se como candidato a competir no mercado por fixar novos habitantes, isto para alm das dezenas de milhar que j fixou nos ltimos anos. Temos rea, atributos, belezas naturais, acessibilidades, servios, etc., e o que nos falta em termos de gerao de emprego para evitar movimentos pendulares ser prioridade nos prximos 4 anos. Porm e para que esta estratgia fique facilitada, h que considerar que a aprazibilidade de uma terra, entre muitos outros fatores, depende da qualidade do seu espao pblico. Assim, e para este, entende-se que a qualidade de vida pressupe que um concelho atrativo para viver exige um espao urbano funcional e acolhedor, o que implica uma permanente ateno sua conservao e limpeza. Neste mbito e continuando o bom trabalho que tem vindo a ser feito, destacamos algumas medidas especficas que visam consolidar esse mesmo esforo: 1. Criar, em conjunto com as freguesias, um observatrio que permita monitorizar o estado de uso e conservao das vias pblicas e do mobilirio urbano, cometendo s freguesias o essencial da interveno a este nvel; 2. Elaborar um plano estratgico de qualificao da via pblica; 3. Prestar particular ateno aos pavimentos do concelho com vista sua harmonizao com solues mais racionais, ou seja de mais baixo custo de investimento e manuteno; 4. Definir e executar um plano de sinaltica urbana com vista a eficcia na informao de quem nos visita e de quem titular de uma qualquer incapacidade.

26

27

GUA E SANEAMENTO

DESENVOLVIMENTO

Reconhea-se que com a criao da empresa municipal guas de Gaia [hoje, guas e Parque Biolgico de Gaia, EEM] a situao do sector no concelho evoluiu muito e muito favoravelmente. Defende-se, portanto, a continuao de uma poltica de gesto criteriosa, eficaz e rigorosa, em ordem a que todos os ganhos de explorao possam reverter para os muncipes pela diminuio gradativa da fatura que pagam, discriminando positivamente os agregados familiares mais necessitados e as famlias numerosas. Neste sentido prope-se: 1. Prosseguir as polticas concretas em execuo para reduzir as perdas de gua na distribuio; 2. Continuar a reabilitao da rede de guas pluviais e de saneamento; 3. Definir um plano temporizado para garantir a continuao da preservao das ribeiras e da sua envolvente.

No se desconhecem as dificuldades que o Pas atravessa - que uma poltica de austeridade excessiva tem agravado -, com reflexos em estratos populacionais mais vulnerveis, de que franjas significativas da populao de Gaia so exemplo evidente. Tambm se sabe que no compete s cmaras municipais a definio de polticas pblicas geradoras ativas de emprego massivo, mas j no se abdica de propiciar, escala local, as condies de contexto facilitadoras da gerao de riqueza e de emprego que lhe est associado. neste entendimento geral que se assume que contribuir para o desenvolvimento econmico e social do concelho, atuando proactivamente no fomento da atividade econmica e da criao de emprego que lhe consequente, objetivo primordial e a preocupao primeira a que urge dar resposta nos tempos que correm. Ter xito na prossecuo deste objetivo depende da capacidade de atrair e reter capital humano e empresas, aspetos cruciais de qualquer poltica de desenvolvimento. As propostas enunciadas de seguida integram, portanto, um programa de desenvolvimento com algumas abordagens ousadas que potenciem as caractersticas distintivas de Gaia e as valorizem interna e externamente. Temos, assim:
RENOVAO DO CENTRO HISTRICO

Alguns armazns/caves de vinho do Porto, instalaes na Serra do Pilar e outras propriedade da Cmara, bem como alguns espaos comerciais excedentrios e at estaleiros navais, esto a cair em desuso, pelo que se impe a sua reutilizao em vrias vertentes, desde a museologia, sediao de empresas tecnolgicas com forte cunho de inovao, passando pela afetao daqueles espaos a residncias universitrias de que o Grande Porto est carente e que Gaia assume, sem tibiezas, querer contribuir para suprir;

28

29

DESENVOLVIMENTO

DESENVOLVIMENTO

NOVA PONTE NO CENTRO HISTRICO

COLOCAO DE PASSEIOS METLICOS DO LADO EXTERIOR DA PONTE D. LUS

Para trnsito pedonal e automvel, ligando o parque da Alfndega ao ponto mais a poente do Cais de Gaia - na rotunda existente, que articula com a Rua Rei Ramiro - uma das apostas mais determinantes na estratgia para a zona Ribeirinha de Gaia, pois no centro da cidade que se pode ancorar o desenvolvimento do concelho, por ser nele que reside a imagem e a concentrao de atividades de nvel mais distintivo, que se iro repercutir em muitas outras apostas estratgicas no concelho. A ponte proposta, mais do que apenas uma infraestrutura, ter um efeito multiplicador, equilibrando o cais de Gaia com a Ribeira do Porto, dando a ambas, no seu conjunto, uma dignidade que a margem de Gaia hoje no tem;
ORDENAMENTO DE ATRACAO DE BARCOS NO CAIS DE GAIA

Esta soluo aumenta de forma relevante a rea til de circulao automvel e, ao mesmo tempo, melhora significativamente a circulao pedonal e as vistas de ambas as margens, desiderato hoje prejudicado pelo reticulado existente nas guardas da prpria ponte;

CICLOVIA CIRCUNDANDO TODO O CONCELHO DE GAIA

Negociando com todos os operadores a deslocao dos de maior altura para localizaes onde no limitem as vistas das esplanadas e os percursos de turistas no centro histrico, procura-se igualmente uma organizao geral e global que se enquadre menos conflitualmente na esttica do centro histrico;
MOLHE DA PRAIA DA AGUDA E PISCINA DAS MARS

Extenso da ciclovia j existente em toda a frente de mar, cujo primeiro troo ligar o Centro Histrico ao Areinho. Este percurso contornar a Escarpa da Serra do Pilar e continuar na borda de gua do Rio Douro at a Barragem de Crestuma-Lever. Quando concluda em todas as fases projetadas, a ciclovia ter 55 quilmetros, sendo 35 Km novos.

AREINHO 1 - PARQUE AVENTURA

A soluo para o molhe da Praia da Aguda, a validar com a FEUP e articular com os organismos adequados da rea do Ambiente na Regio Norte, dever passar por efetuar uma abertura no quebra-mar hoje existente, em ordem a resolver/mitigar os problemas graves de assoreamento/ descarnagem que se verificam. Esta interveno gera a oportunidade da beneficiao do molhe como espao de passeio de veraneio, e a construo de uma Piscina de Mars potenciar a sustentabilidade ambiental e a atratividade das praias de Gaia, em particular da Praia da Aguda.
TRAVESSIAS FLUVIAIS DO DOURO

Procura corresponder a um ambiente de lazer de fim-de-semana, abrangendo uma vasta populao, o que est facilitado devido excelncia da sua localizao e acessibilidade. As atividades a disfrutar sero passeios, espetculos de ar livre, desportos informais e aquticos. Contar com numerosos espaos de apoio de restaurao e um parque de merendas. Uma ncora fundamental sero as piscinas flutuantes e inseridas nos areais, tornando a praia de rio segura, confortvel e divertida, isto porque tambm incluir elementos tpicos de parques aquticos.

REQUALIFICAO DE ARNELAS

Semelhantes aos vaporetos existentes em Veneza, estes barcos procuraro resolver problemas pontuais de atravessamento, conectando os locais de mais fcil estacionamento [Alfndega no Porto] aos de fruio [Ribeira e Cais de Gaia]. Pretende-se que os barcos tenham uma leitura esttica consentnea com o enquadramento histrico da zona e do meio de transporte, embora possam recorrer a novas tecnologias que visam o baixo custo e a mxima eficincia energtica.

Como localidade na beira-rio com interesse estratgico, instigar-se- a recuperao do seu edificado, constituindo-se em exemplo da to necessria reabilitao para muitas outras reas do concelho. A requalificao que se defende incluir a extenso do passeio do rio e a construo de equipamentos de praia em conjugao com o pequeno cais j ali existente.

30

31

GAIA, REA METROPOLITANA DO PORTO E A REGIONALIZAO


Os Gaienses, como a generalidade dos Portugueses, tm a expetativa de serem felizes. E de beneficiarem de nveis de vida similares generalidade dos Pases da Unio Europeia. Porque quando se adere a um clube o objetivo ser igual entre iguais. Este processo de convergncia real instigado pela Poltica de Coeso que visa, exatamente, essa convergncia. O problema que quer por excessos de acelerao num passado ainda relativamente recente, quer por excessos de travagem nos ltimos anos, a convergncia transformou-se em divergncia, o que, para mais, penaliza sobremaneira quem mais longe estava da mdia. Ora, em 2011, o PIB per capital da Regio Norte, expresso em paridades de poder de compra [PPC], que tinha aumentado de 61,9% para 64,9% da UE27, baixou para 62,2%. Isto enquanto Lisboa tinha naquela data 108% no mesmo indicador [!]. O que, s por si, evidencia todas as assimetrias existentes. Como atenuante reconhea-se que o contexto macroeconmico atual muito difcil, face diminuio sensvel da atividade econmica, ao aumento brutal do desemprego, tudo com reflexos evidentes no bem estar social de franjas significativas da populao. Que, na Regio Norte, tambm por motivo da crise que se vive, fez recrudescer o dualismo estrutural desde sempre existente entre uma regio metropolitana [urbana] e as restantes reas rurais. Como sabido, a Regio Norte tem um forte peso da indstria, embora a terciarizao seja nela crescente. E o turismo ganha uma importncia exponencial, isto porquanto aqui cresce a uma taxa quase tripla da mdia nacional. E o setor exportador campeo, porque tem aqui uma importncia relativa determinante, at no cmputo do Pas. Com este enquadramento e sabendo-se que, infelizmente, Portugal ter que viver perodos de mngua durante ainda muitos anos, vital que as comunidades e o poder politico da forma como est hoje organizado, retirem o mximo proveito dos meios que tem sua disposio, para mais porque se est na eminncia de um novo Quadro de Referncia Estratgica Nacional [QREN], com avultados meios financeiros, que Gaia quer aproveitar no limite do que lhe for possvel.

GAIA, REA METROPOLITANA DO PORTO E A REGIONALIZAO

Assim, priorizar a criao de capacidade e qualidade de resposta na macro estrutura da CMG para beneficiar de todas as candidaturas que se revelarem do interesse do municpio ser uma trave mestra de atuao, da mesma forma que se assume o compromisso, para mais face estrutura que se anuncia para o QREN 2014-2020, de dotar a cmara de um Gabinete com competncias para prestar apoio aos beneficirios potenciais de programas de incentivos previstos naquele Quadro de Referncia particulares ou empresas - que vivam, trabalhem ou laborem no concelho. Existe, por antecipao, plena conscincia de que muito do investimento pblico municipal que ser possvel funo das verbas ali previstas, pelo que o seu aproveitamento pleno ser decisivo. E se h projetos que tm um cunho totalmente local, h muitos outros de que Gaia pode beneficiar e que, por natureza, so supramunicipais. Tambm nestes se pugnar, em estreita articulao com as autarquias envolvidas, ou, mesmo, com o patrocnio da rea Metropolitana do Porto a que Gaia pertence, para que se criem as sinergias que permitam beneficiar do envelope financeiro que existir e, em volumes, que propiciem, ao menos, mitigar a abissal desproporo que se verifica em termos de desenvolvimento para outras regies do Pas, com Lisboa cabea. Vale isto por dizer que Gaia ter uma palavra relevante a dizer no contexto da rea Metropolitana do Porto a que pertence, no deixando de a exercer o seu poder de influncia pautado pelo princpio de que o que bom para a rea Metropolitana como um todo bom para Gaiae o que bom para Gaia tambm o para aquela. Isto sem submisses que no fazem sentido numa relao entre iguais, e com a solidariedade que mandatria nos processos de deciso coletiva em que ningum pode tudo sozinho.

32

33

GAIA, REA METROPOLITANA DO PORTO E A REGIONALIZAO


Este enfoque primordial em Gaia e com os Gaienses, no prejudica - antes obriga - a que se tenha opinio e se lute por tudo o que disser respeito ao modelo de organizao administrativa do Pas. Ou a questes de interesse geral que faam fronteira nas legtimas expetativas dos cidados que representaremos. E f-lo-emos tanto mais vontade quanto o estatuto de independente o facilita, porque no teremos nem limitaes nem presses para adequar o discurso a um qualquer percurso partidrio [que no se trilhar]. neste contexto de liberdade absoluta, que importa deixar claro uma palavra em relao ao que se entende sobre organizao administrativa do Pas e regionalizao. Tambm porque tal, por coerncia, permitir perceber o que se entende como modelo mais capaz para a organizao administrativa do concelho de Gaia. Julga-se pacfico o entendimento que saudvel a transferncia para o nvel mais baixo possvel da hierarquia, das funes que mais usufruam de um aumento de capacidade de tomada de deciso a esse nvel, da mesma forma - e pelo inverso que aconselha o bom senso que todas as decises que beneficiem de economias de escala devem subir para um nvel superior. No primeiro caso h domnios onde uma interveno de nvel metropolitano pode revestir-se de um cunho decisivo, sendo exemplos, entre outros, (i) as intervenes no domnio do turismo, (ii) a promoo da competitividade da economia [no geral ou para um determinado setor], (iii) a construo e subsequente gesto de equipamentos que, pela sua natureza, tm cariz eminentemente supra municipal, (iv) a proteo ambiental, (v) o apoio a algum tipo de atividades culturais, (vi) a proteo civil, (vii) o planeamento em sade [mormente quando respeitante a equipamentos que pelo seu escopo s se justificam se abrangerem franjas significativas da populao], etc. Ora este princpio da subsidiariedade que o Estado Central tanto apregoa para Bruxelas nunca pratica c dentro com as Regies e os Municpios.

GAIA, REA METROPOLITANA DO PORTO E A REGIONALIZAO


Neste ponto, impe-se, por coerncia, que se afirme, sem mcula de dvida, que o mesmo princpio de deslocalizao de responsabilidades ser assumido em relao s Juntas de Freguesia, transpondo para estas todas as responsabilidades que a Lei permita, naturalmente recorrendo ao princpio da mochila, ou seja, lgica de que passando a competncia, passa, tambm, o envelope financeiro associado. com este pano de fundo que a reforma da regionalizao se impe! De forma serena, gradualista, mas firme. E isto at porque, hoje, todos os verdadeiros regionalistas so avessos a precipitaes, porquanto ainda no se esqueceram que foram estas que ditaram o insucesso do processo quando o mesmo foi referendado. Agora, convenhamos, no serve mais o argumento estafado de que a situao econmica do Pas no aconselha a dar-se, no momento presente, um passo destes, porquanto no s haver sempre pretexto como, muito provavelmente, a realidade seria diferente se o Pas no sofresse como sofre de uma centralite aguda sem sentido. Ademais, Portugal o nico na Europa Ocidental que apresenta somente dois nveis de poder, numa singularidade que deslustra. Em resumo e concluso: enquanto o Pas no se regionalizar causa a que daremos patrocnio a cmara participar de forma ativa e empenhada em todos os fruns supramunicipais onde tenha assento, investindo tempo e energia para conseguir junto dos seus pares ganho de causa no que for do seu interesse vital, quer este seja local ou supramunicipal.

34

35

VILA NOVA DE GAIA Uma viso de futuro!

De entre aquelas propostas, entende-se destacar as seguintes: 1. Queremos que Vila Nova de Gaia seja sinnimo de Histria, valorizando o capital simblico da Ribeira de Gaia - caves do vinho do Porto - e dinamizando a oferta cultural e circuitos que potenciem o fluxo de turistas para o interior do concelho; 2. Queremos que Vila Nova de Gaia seja sinnimo de Modernidade, em simbiose com a sua histria, desenvolvendo espaos e modelos de gesto do territrio modernos, oferecendo, por exemplo, um centro de congressos e de eventos multiusos, afirmando o concelho como capital de congressos, prosseguindo a modernizao do sistema de apoio educativo, disponibilizando desporto escolar inovador e integrado com outras prioridades do concelho, desenvolvendo novos modelos de gesto dos espaos verdes, atribuindo-lhes perfil produtivo comunitrio; 3. Queremos que Vila Nova de Gaia seja sinnimo de inovao, atraindo centros de I&D, captando empresas inovadoras, disponibilizando espaos adequados para empresas de base tecnolgica, tudo atravs de parcerias com as mais variadas instituies de excelncia existentes; 4. Queremos que Vila Nova de Gaia seja sinnimo de emprego, quer pela promoo e dinamizao das atividades econmicas do concelho, quer pela reduo dos custos de contexto, quer, ainda, assumindo um papel ativo na envolvente empresarial e na prpria promoo do empreendedorismo, desde logo o social, advogando-se a criao de empresas unipessoais facilitadas pela existncia de redes de apoio ao empreendedor, o que se fomentar; 5. Queremos que Vila Nova de Gaia seja sinnimo de sustentabilidade, apostando na eficincia energtica, disponibilizando uma rede de transportes multimodal eficiente e qualificando os espaos verdes e as frentes de gua. Estes cinco objetivos globais presidem s intervenes em Gaia em sede de desenvolvimento. A implementao de um novo paradigma de gesto autrquica ter como corolrio um conjunto de outras aes cujo horizonte temporal de implementao pode ser mais longo, ainda que devam ser trabalhadas e implementadas em paralelo.

Quando se pensa um territrio que ademais se conhece bem, impossvel faz-lo sem que algumas medidas no ultrapassem o limite temporal do ato eleitoral a que aquelas se reportam, sendo que tambm se entende que nos est vedado desrespeitar a validade temporal daquele mesmo ato eleitoral. Este entendimento, porm, e at por uma questo de transparncia, veda-nos mas, simultneamente, obriga-nos a partilhar um conjunto de outras linhas de ao para que a estratgia que propomos seja conhecida na sua plenitude e desde j partilhada com todos. E, assim, a podermos discutir, melhorar e aperfeioar, no quadro de um exerccio coletivo, amplamente debatido e participado, desde j e durante os prximos 4 anos. pedra nuclear desta estratgia um urbanismo indutor de desenvolvimento, a vrios nveis, com medidas e projetos que devem comear a ser trabalhados e implementados desde a primeira hora, pois atravs deles que o municpio pode criar as condies - no que est ao seu alcance e no mbito das suas funes - para reverter a complexa crise estrutural que o Pas atravessa. As propostas que se seguem, estudadas e fundamentadas primeiramente por um conjunto de reputados tcnicos e, subsequentemente, alvo de discusso numa srie vasta de debates temticos que a candidatura Guilherme Aguiar, Juntos por Gaia organizou, consubstanciam um autntico programa de desenvolvimento que potencia as caractersticas distintivas de Vila Nova de Gaia enquanto terra de presente e futuro.

36

37

VILA NOVA DE GAIA Uma viso de futuro!


Assim, apostando na transparncia e na informao da comunidade de Vila Nova de Gaia, optamos por partilhar esse conjunto de outras linhas de ao para que a estratgia que propomos para o concelho seja conhecida, na sua plenitude, pelos seus destinatrios mais diretos. O que se traduz nas seguintes propostas concretas:
CENTRO DE CONGRESSOS/ MULTIUSOS/ EXPOSIES

GAIA VERDE

O vasto parque rural e agrcola existente nos vales e encostas do Rio Febros explorar duas vertentes em complementaridade, a de um parque de lazer - a servio da populao em geral -, e tambm, e de forma sustentada, a vertente agro ambiental. As encostas e vales do rio Douro, que constituem esta grande rea na vertente nascente da cumeada central de Vila Nova de Gaia, esto disponveis, pela sua baixa densidade de ocupao e desenvolvimento, para constiturem um vasto parque urbano, de dimenses inditas, onde se concilie a explorao agrcola e a silvcola, com uma srie de novas atividades. Devero manter-se e expandir aquelas atividades, intensificadas com hortas e pomares comunitrios. Ser igualmente um parque de lazer, de passeio e usufruto para a populao, com espaos tursticos e ldicos. As habitaes existentes sero incorporadas no parque, inserindo-se na sua lgica de paisagem. A partir deste projeto, a paisagem suburbana de Vila Nova de Gaia ser renovada, afetando todos os espaos que no esto urbanizados, permitindo regenerar a paisagem, fazendo evoluir inmeras reas que esto a mato para usos sustentveis. Trata-se de potenciar o significado econmico de um sector de economia que foi caindo no esquecimento mas que volta a ser apelativo, numa nova e muito atual realidade econmica. Neste contexto impe-se, tambm e desde logo, proceder imediata requalificao e reabilitao da Serra de Canelas. A imagem de Vila Nova de Gaia, no que respeita esttica da paisagem e tendo em conta que se trata de um concelho verde, por ser de muito baixa densidade, ir resolver-se por esta aposta. Existe aqui um enorme potencial de qualidade de vida, que ser propiciado de futuro, em vez que ser considerado o lado residual da expanso urbana. Uma srie de outros pequenos parques sero desenvolvidos como subprojectos deste, seja na rea urbana central, como na frente de rio, ou nas encostas atlnticas. O projeto Gaia Verde dever incorporar, igualmente, grandes equipamentos desportivos, considerados estratgicos, como o hipismo e o golfe.

Constitui aposta estratgica de Vila Nova de Gaia desenvolver a sua centralidade urbana (que constitui um dfice histrico!) e potenciar o seu desenvolvimento econmico. O Centro de Congressos aproveita uma extensa rea de 55 hectares (que comportam perfeitamente o programa idealizado para o equipamento), devolutos no centro da cidade, volta da zona das Devesas, com uma vista de tirar o flego sobre o centro histrico de Porto-Gaia. Sendo que congressos so tambm turismo, Vila Nova de Gaia tem aqui a oportunidade de incrementar uma srie de atividades econmicas complementares, ou seja, hotis e servios, que dispem de espao para se localizarem tambm cota alta desta grande plataforma, usufruindo de uma soberba paisagem. A ligao direta e imediata deste Centro de Congressos ao Centro histrico uma sinergia determinante, que beneficia ambos. A acessibilidade a este conjunto Centro de Congressos/ Multiusos/ Exposies faz-se por vrias formas: veculos pela VL8, Metro e Comboio a partir de um novo Centro Intermodal (resultando do agrupamento de General Torres e Devesas).
CENTRO CVICO

O Centro Cvico ser igualmente ampliado, desde a zona da Cmara at ao novo Centro Intermodal, reagrupando funes diretivas e de servios pblicos, concretizando um centro de negcios, ao qual se dever juntar um plo de Sade. Os servios e comrcio tero aqui oportunidade de aproveitar o incremento de centralidade, consolidando a urbanidade, que ser crescente em Vila Nova de Gaia.

38

39

VILA NOVA DE GAIA Uma viso de futuro!

6 A EQUIPA
TRANSPORTES

PARA A CMARA MUNICIPAL

Esta uma componente que, pela sua prpria natureza, ultrapassa inevitavelmente o curto e mdio prazos, mas na qual imperativo pensar e continuar a construir o dia-a-dia, dando, desde j, respostas a situaes de carncia extrema existentes e que se revelam como estratgicas. O planeamento de Gaia passar estruturalmente pelo transporte. Depois de uma srie de intervenes de grande envergadura e impacto com epicentro na construo da rede de autoestradas no espao concelhio, importa reestruturar o sistema virio, completando-o e corrigindo onde necessrio. O intuito fundamental de conferir legibilidade rede e criar corredores de transporte coletivo. Transformar o autocarro num sistema quase equivalente ao Metro, ou seja, em stio prprio, com prioridade, paragens e veculos confortveis, regularidade e com rebatimentos eficientes, ser a aposta principal.

N1
Candidato a Presidente
Guilherme Aguiar
Advogado Arcozelo

EQUIPA
2. Maria Cndida Morais
Gestora

6. Cristina Vilas Boas


Tcnica Servio Social

10. Ftima Moreira


Professora

3. Valentim Miranda
Arquiteto

7. Paulo S Machado
Reformado

11. Rui Pereira


Polidor de Mveis

4. Luzia Veludo
Professora

8. Susana Cavadas
Animadora Scio-Cultural

5. Srgio Filhote Queirs 9. Tiago Monteiro


Funcionrio Administrativo Tcnico de Ambiente

SUPLENTES
12. Alcides Couto
Gestor de Mkt e Vendas

14. Antnio Gomes


Funcionrio Pblico

13. Ana Monteiro


Prof. Ed. Fsica

15. Duarte Barreira


Prof. Ed. Fsica

40

41

6 A EQUIPA

PARA A ASSEMBLEIA MUNICIPAL

EQUIPA
19. Maria da Luz Sousa
Valadares, Formadora B-Learning

24. Maria Jos Salgueiro


Sta. Marinha, Designer Grfica

29. Paula Martins


Pedroso, Lic. Direito

25. Jlio Santos 20. Joo Silva Grij, Dir. Comercial


Sermonde, Tcnico de Ambulncia de Emergncia

30. Pedro Nogueira


Lever, Eng. Informtico

N1
Candidato a Presidente
Jos Ramos
Empresrio Oliveira do Douro

21. Nuno Aldeia


Madalena, Tec. Interveno Social

26. Lcia Patornilho


Canidelo, Tc. Qualidade de Servio

31. Catarina Silva


Vilar de Andorinho, Jornalista

32. Adelaide Zenha


Arcozelo, Aposentada

22. Eugnia Dias


Mafamude, Advogada

27. Joaquim Oliveira


Serzedo, Gestor Comercial

33. Joo Carvalho


Vilar do Paraso, Escriturrio

23. Albino Costa


Afurada Pescador/Arteso

28. Alexandra Ribeiro


Oliveira do Douro, Gestora RH

EQUIPA
2. Carlos Vergueiro Arcozelo, Director Geral 3. Carla Machado Vilar Paraso, Psicloga 4. Jaime Quintas
Perosinho,Tec. Qualidade

8. Armindo Lobato
Canidelo, Director Bancrio

14. Jos Silva


Crestuma, Tcnico Construo Civil

SUPLENTES
1. Rui Pereira
S. Flix da Marinha, Polidor de Mveis

7. Joaquim Santos
Sermonde, Chefe Auditoria Interna

9. Rita Gomes
Vilar Andorinho, Eng. Publicitria

15. Joana Pinto


Avintes, Advogada

2. Jlia Monteiro
Valadares, Empresria

8. Isabel Quintas
Perosinho, Enfermeira

10. Miguel Rangel


Canelas, Consultor

16. Francisco Guedes


Arcozelo, Gerente Industrial

3. Mrio Couto
Avintes, Jurista

9. Nuno Tavares
Pedroso, Electrotcnico Telecomunicaes

5. Srgio Vasconcelos
Olival, Dir. Executivo

11. Amrico Soares Oliveira do Douro, Solicitador 12. Patrcia Sousa


Vilar do Paraso Emp. Comrcio Tradicional

17. Jos Maia


S. Flix da Marinha Tc. Sup. Sade

4. Eduardo Leo
Guilpilhares, Empresrio

6. Carla Oliveira
Mafamude, Administrativa

10. Alcides Couto


Sandim, Gestor Marketing e Vendas

18. Casimira Loureno


Guilpilhares, Dir. de Planeamento

5. Julieta Pinto
Grij, Tc. Contabilidade

7. Bruno Simes
Sta. Marinha, Empresrio

11. Ftima Amanajs


Arcozelo, Farmacutica

13. Luis Sousa Pedroso, Gestor

6. Antnio Macedo
Madalena, Motorista

42

43

ltimo no boletim de voto para GAIA ficar em primeiro

44

You might also like