You are on page 1of 8

10/09/2013

Tema 1: Fundamentos da Teoria dos Jogos


Professor Me. Jefferson Dias

Objetivos de Aprendizagem OconceitodeTeoriadosJogos. Ainterpretaodevriosfatosdonossodiaa diapelosolhosdaTeoriadosJogos. Suasaplicabilidadesnavidacotidiana,na poltica,economia,enfim,emdiversasreas doconhecimento.

Teoria da Escolha
Por que prefiro esse desodorante? Que profisso devo escolher? Devo ou no fazer uma ps-graduao? Qual seria? EAD ou presencial? Onde pretendo trabalhar? Aqui ou fora? Estamos sempre fazendo escolhas

10/09/2013

Teoria da Deciso
Respirarcontinuamente Manterocoraobatendo Dirigir sem atropelar ningum

Quecarreiraseguir Casarouficarsolteiro Ondemorar Trabalhar fora ou no

DecisesSutiseIrrefletidas

DecisesElaboradas

Teoria da Deciso Estratgica


Mtodo subjetivo: Mtodo instintivo de tomada de deciso. Mtodos objetivos: Mtodo decisrio que envolve certeza; Mtodo decisrio que envolve incerteza.

Escolha sob Incerteza


Uso de algoritmos/programas para resoluo de problemas A teoria dos jogos: conjuntos numricos que carregam informao sobre decises em condies de incerteza O fico se antecipando a realidade: computador HAL em 2001 uma Odissia no Espao Mas e o pensamento lateral e o blefe?!?

10/09/2013

Escolha Individual e Social


Escolhas em trs nveis: Nvel individual (manter um vcio ou ...) Escolha interativa (se A tomar determinada deciso, ento ...) Interaes sociais (agregao de preferncias, consequncias das decises sociais no indivduo. Nossas escolhas, nem sempre, dizem respeito apenas a ns mesmos

Escolha e Racionalidade
O que racionalidade? Teoricamente: quem tem um objetivo claro e utiliza os meios mais adequados para atingi-lo. Mas ns agimos sempre assim? Sempre enxergamos os meios mais adequados? Histria: o stio e a vaquinha leiteira

10/09/2013

Por que estudar Teoria dosJogos?

Por que entender como aspessoas tomam deciso?

Origem dos Jogos de Estratgia


Simulaes de guerra: China (Wei-Hai), ndia (Chaturanga) e Alemanha (Kriegspiel) Manobras realizadas pelas foras armadas

A Arte da Guerra
Aquelequeconheceoinimigoeasimesmolutar cembatalhassemperigodederrota; Paraaquelequenoconhece oinimigo,mas conheceasimesmo,aschancesparaavitriaou paraaderrotaseroiguais; Aquelequenoconhecenemoinimigoenemasi prprio,serderrotadoemtodasasbatalhas.
SunTzu(Sculo IVa.C.)

10/09/2013

O Mundo pelos Olhos da Cincia


No incio do sculo XX, a Teoria Econmica, a fsica e o clculo vinham logrando sucesso em suas respectivas interpretaes do mundo, e todos usando a matemtica S faltava a prpria matemtica faz-lo Por qu? O problema era as pessoas

A Teoria dos Jogos

Neumann (cientista) e Morgenstein (economista) publicaram em 1944 o clssico The Theory of Games and Economic Behaviour e, com isto, a teoria dos jogos invadiu a economia e a matemtica aplicada. A Teoria dos Jogos interpreta o mundo social atravs de modelos de jogos de estratgias, e estuda a escolha de decises timas sob condies de conflito (Sartini et al, 2004)

10/09/2013

Interao Estratgica
Situao em que os participantes, sejam indivduos ou organizaes, reconhecem a interdependncia mtua de suas decises. Seja de forma sequencial ou simultnea, as decises de uma parte influenciam nas da outra e vice-versa. No mercado, as interaes ocorrem normalmente em situao de concorrncia no cooperativa.

Estrutura dos Jogos


Elementos bsicos de um jogo: Jogadores: quem est envolvido Regras: quem joga e quando? O que ele sabe quando joga? O que ele pode fazer? Resultados: para cada conjunto de aes possvel, qual o resultado do jogo. Payoffs (ganho): quais so as preferncias dos jogadores sobre os possveis resultados do jogo?

Batalha do Mar de Bismarck

De um lado as foras aliadas que poderiam iniciar suas buscas pela rota norte ou sul; De outro lado o comboio japons que poderia iniciar sua manobra pela rota norte ou sul; A rota sul apresentava tempo bom e boa visibilidade; A rota norte apresentava tempo ruim e baixa visibilidade; As foras aliadas somente possuam avies de reconhecimento para pesquisar uma rota por vez, sendo que a busca em qualquer uma das rotas consumia um dia inteiro.

10/09/2013

Batalha do Mar de Bismarck


Comboio Japons Rota Sul Rota Norte 3 dias de 1 dia de bombardeio bombardeio 2 dias de 2 dias de bombardeio bombardeio

Foras Aliadas (Buscas) Rota Sul no 1 dia Rota Norte no 1 dia

Modelomatricialcomaspossibilidadesdedecises

Evoluo do Pensamento Econmico


21

Adam Smith

Lon Walras

Alfred Marshall

John M. Keynes

Joseph Schumpeter

Neoliberalismo

FONTE:http://www.acervosaber.com.br/imagens/administracao.jpg

10/09/2013

Evoluo dos Modelos Econmicos


A Teoria Clssica e os jogos sequenciais; A Teoria Neoclssica e os jogos sequenciais e cooperativos; Cooperativos ou competitivos? A Teoria Keynesiana e os jogos mistos; Schumpeter, o Empreendedorismo e os jogos simultneos.

At o nosso prximo encontro! Prof. Me. Jefferson Dias

You might also like