You are on page 1of 3

O que so as fobias? Quais os tipos mais comuns?

A fobia vista como uma forma especial de medo (medo exagerado); ela apresenta as seguintes caractersticas: desproporo entre a emoo e a situao que a provoca, medo sem explicao razovel, ausncia de controle voluntrio e tendncia evitar essa situao. Os tipos mais comuns so: Agorafobia: averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente de lugares pblicos com multides, grandes espaos descobertos ou ao sair de casa. Fobia Simples: medo irracional relacionada a um objeto ou situao especfico. Na presena do estmulo fbico a pessoa apresenta uma forte reao de ansiedade, podendo chegar a ter um ataque de pnico. Por exemplo, a pessoa pode ter fobia de sangue, de animais, de altura, de elevador, de lugares fechados ou abertos, fobia de dirigir, etc. Fobia Social: Ansiedade intensa e persistente relacionada a uma situao social. Pode aparecer ligado a situaes de desempenho em pblico ou em situaes de interao social. A pessoa pode temer, por exemplo, que os outros percebam seu "nervosismo" pelo seu tremor, suor, rubor na face, ou alterao da voz. Pode levar evitao de situaes sociais e um certo sofrimento antecipado. A pessoa pode tambm, evitar comer, beber ou escrever em pblico com medo de que percebam o tremor em suas mos. Tratamento Poder ser farmacolgico e/ou cognitivo-comportamental ou farmacolgico e/ou psicodinmico.

Comportamental - A exposio controlada e progressiva ao objecto fbico. Neste caso atravs de tcnicas de relaxamento e controle da ansiedade procura-se dessensibilizar o indivduo.

Cognitivo - Ajuda-se a reestruturar os pensamentos anmalos. Este objectivo conseguido tambm atravs da aquisio de informao sobre o objecto ou a situao fbica.

Psicodinmico - Busca o entendimento e elaborao do(s) significados simblicos da doena e dos sintomas desenvolvidos, bem como, a elucidao dos ganhos secundrios desses.

Psicanlise: Coloca que a causa da fobia estaria relacionada com uma angstia (trauma) mais antiga, e que essa angstia transferida para um objeto especfico (aranhas, altura, avio), sendo a representao do medo.

Em alguns casos, necessria a prescrio e medicamentos como antidepressivos e antiansiolticos para auxiliar no tratamento, ajudando a diminuir os nveis de ansiedade . Em outros casos realizada a dessensibilizao, tcnica que consiste em reduzir aos poucos a resposta ao estmulo. Por exemplo, uma pessoa que tenha medo de cachorros, pode comear imaginando um contato com o animal, depois de algumas sesses pode segurar uma fotografia ou um bicho de pelcia, e por ltimo o contato ao vivo at desaparecimento dos sintomas. Nesse tipo de psicoterapia o papel do psiclogo fundamental, tem quer ser um papel ativo levando o paciente a confrontar seus temores. Mais estranhas: Coulrofobia Medo de palhaos: A fobia bem comum nas crianas, mas encontrada nos adolescentes e adultos tambm. Globofobia Medo de bexigas: cada pessoa reage de diferentes maneiras, seja por um estmulo direto ou por longos perodos de tempo. Algodofobia Medo de bolas de algodo: nova forma de fobia. Medo de picles: Itifalofobia Medo de erees: Para quem sofre de itifalofobia apenas ter, ver ou pensar em uma ereo pode levar a ataques de pnico ou ansiedade severa. Efebofobia medo de adolescentes Gimnofobia - Medo da nudez Medo de mveis antigos Neofobia Medo de coisas novas Pteronofobia Medo de ccegas com penas Mais comuns: Claustrofobia: medo de lugares fechados, como elevadores, tneis, ambientes pouco ventilados e at mesmo equipamentos de tomografia e ressonncia magntica; Agorafobia: medo de espaos abertos e cheios de gente, como estdios, shopping centers e locais de shows;

Glossofobia: Hipsiofobia: Amaxofobia: Hidrofobia: medo

medo medo medo de gua,

de de de entrar

falar de andar em

em de piscinas e

pblico; altura; carro; nadar no mar;

Eritrofobia: medo de sangue. O medo uma reao emocional a um perigo real externo ( normal, faz parte do desenvolvimento humano), enquanto a fobia um medo irracional em relao a algo que no apresenta riscos iminentes. Causas: Diversas teorias como gentica, ambiente, comportamental. Acometem mais freqentemente nas pessoas do sexo feminino (com exceo da fobia social, que atinge igualmente homens e mulheres) A perspectiva muito boa para pessoas com fobia especfica ou fobia social. Aproximadamente 75% das pessoas com fobias especficas superam seus medos com terapia cognitiva comportamental, enquanto 80% tm alvio da fobia social com medicamentos, terapia cognitiva comportamental ou uma combinao de ambos. Quando a agorafobia ocorre com a desordem de pnico, o prognstico tambm bom. Com o tratamento apropriado, 30 a 40% dos pacientes ficam livres de seus sintomas por um perodo prolongado, enquanto outros 50% continuam a experimentar s sintomas leves que no afetam a vida diria significativamente. S 10 a 20% dos pacientes no melhoram.

You might also like