You are on page 1of 70

CNTIA CARGNIN CAVALHEIRO RIBAS REGINA CLIA VEIGA DA FONSECA

MANUAL DE METODOLOGIA OPET

Curitiba 2008

SUMRIO 1 A METODOLOGIA CIENTFICA 2 TIPOS PESQUISA

2.1 PESQUISA BIBLIOGRFICA 2.2 PESQUISA DOCUMENTAL 2.3 PESQUISA DESCRITIVA 2.4 PESQUISA EXPERIMENTAL
2.4.1 Pesquisa de campo 2.4.2 Pesquisa de laboratrio

2.5 ESTUDO DE CASO


3 TEMA, PROBLEMA E HIPTESE 3.1 A ESCOLHA DO TEMA 3.2 COMO FORMULAR UM PROBLEMA 3.3 COMO CONSTRUIR HIPTESES 4 COLETA E DADOS 4.1 ENTREVISTA 4.2 QUESTIONRIO

5 PROJETO DE PESQUISA

6 MONOGRAFIA

7 ARTIGO CIENTFICO 8 RESENHA 9 CITAES, NOTAS DE RODAP E REFERNCIAS, 9.1 CITAES 9.1.1 Citaes diretas, 9.1.2 Citaes diretas curtas 9.1.3 Citaes diretas longas 9.1.4 Citaes indiretas 9.1.5 Citao de citao 9.1.6 Citao de informaes da internet,

9.2 NOTAS DE RODAP 9.3 REFERNCIAS 10 ABNT E FORMATAO NA PRTICA: A INFORMTICA COMO FERRAMENTA

APRESENTAO
Prezado estudante, O mercado de trabalho atual exige profissionais cada vez mais preparados e capacitados. Isso implica uma srie de habilidades que inclui, sem dvida alguma, um profundo conhecimento metodolgico para aplicao de tcnicas. Um profissional que saiba identificar necessidades e que seja assertivo em suas decises. E como a Metodologia Cientfica apresentada neste Manual pode contribuir na formao desse profissional do sculo XXI? Pode-se afirmar que essa contribuio acontece na medida em que a Metodologia oferece um conjunto de diretrizes que auxiliam na tarefa de pesquisa em diferentes contedos, possibilitando a obteno de informaes que permitiro a soluo de problemas, dentro das diversas reas de atuao profissional. Alm disso, orienta quanto elaborao e apresentao desses resultados, de forma rigorosa e cientfica. Para facilitar o processo, este manual caracteriza-se com apresentao simples e objetiva, a fim de favorecer o desenvolvimento de competncias que melhorem a capacidade de pensar e agir com cientificidade, importantes tanto para o acadmico quanto para o profissional. O objetivo deste material tornar-se o ponto de partida para todos aqueles que desejam iniciar ou aprimorar as suas habilidades, tanto para pesquisar quanto para elaborar trabalhos acadmicos/cientficos e profissionais. O manual est dividido em dez captulos. Comea explicando a Metodologia Cientfica como facilitador do pensamento cientfico, identificando-a como base para a atividade acadmica e profissional que, por definio, precisam ser ordenadas, metdicas e lgicas. Em seguida, apresenta algumas orientaes para a organizao inicial de uma pesquisa, incluindo a escolha de um tema, de um problema e sua hiptese, como incio para qualquer investigao, seja acadmica ou cientfica. Demonstra, tambm, de maneira clara e direta, a elaborao de um projeto de pesquisa, uma monografia e outros trabalhos, como o artigo e a resenha, sem esquecer das citaes de todos os tipos e as referncias, conforme determinaes da ABNT. No final, apresenta um captulo fundamental para qualquer pesquisador: a formatao dos trabalhos acadmicos cientficos e profissionais, com a utilizao imprescindvel da informtica. Ento, bem-vindo ao nosso Manual. As Autoras.

1 A METODOLOGIA CIENTFICA

Com o acmulo do conhecimento cientfico, surge a necessidade da Metodologia como um meio de organizar o saber acumulado pela humanidade. Ela oferece procedimentos e caminhos para se atingir a realidade terica e prtica de um determinado campo de estudo. Assim, novos conhecimentos surgem, a partir de pesquisas realizadas com metodologia adequada a diferentes tipos de problemas, sejam eles da rea acadmica ou profissional. Quando nos decidimos a pesquisar, preciso chegar a um determinado lugar, previamente proposto. Para tanto, o pesquisador deve escolher e usar as alternativas mais adequadas ao seu trabalho. a Metodologia Cientfica que pode oferecer tais alternativas. Mais do que uma disciplina, a Metodologia Cientfica introduz o aluno no mundo dos procedimentos sistemticos e racionais, que a base da formao, tanto do estudante quanto do profissional, qualquer que seja a sua rea de atuao. O estudo da Metodologia Cientfica estimula a reflexo, que propicia a descoberta da realidade que nos rodeia. Os fundamentos dessa disciplina fornecem instrumentos para a comprovao de hipteses que fazemos sobre a realidade, e finalmente, os procedimentos estabelecidos por meio da Metodologia Cientfica orientam-nos na organizao dos dados, na anlise e na apresentao dos resultados da investigao cientfica. Aps a obteno dos resultados, ao final de uma pesquisa cientfica, o pesquisador pode e deve torn-los pblicos por meio de material escrito. O formato desse material deve seguir os padres estipulados conforme o tipo de trabalho a ser apresentado. As diretrizes bsicas para a elaborao dos diversos tipos de trabalhos cientficos encontram-se a seguir.

2 TIPOS DE PESQUISA

A pesquisa uma atividade voltada para a soluo de problemas. Assim, ela parte de uma dvida ou de um problema, buscando uma resposta ou soluo, com o uso do metdo cientfico. A pesquisa tambm uma forma de obteno de conhecimentos e descobertas acerca de um determinado assunto ou fato, seja ele acadmico, social ou profissional.

2.1 PESQUISA BIBLIOGRFICA


A pesquisa bibliogrfica abrange toda teoria j tornada pblica em relao ao tema de estudo, desde publicaes avulsas, jornais, revistas, livros, pesquisas, monografias, teses, etc., isto , envolve teorias que j receberam um tratamento cientfico.

2.2 PESQUISA DOCUMENTAL


A pesquisa documental aquela em que a fonte de coleta de dados est restrita a documentos, escritos ou no. So compiladas em estatsticas, cartas, contratos, fotografias, filmes, mapas etc.

2.3 PESQUISA DESCRITIVA


A pesquisa descritiva descreve uma realidade tal como esta se apresenta, conhecendo-a e interpretando-a por meio da observao, do registro e da anlise dos fatos ou fenmenos (variveis). Tal pesquisa procura responder questes do tipo o que ocorre na vida social, poltica, e econmica, sem, no entanto, interferir nesta realidade. Este tipo de pesquisa tem por objetivo familiarizar com um fenmeno ou descobrir nova percepo acerca do mesmo; saber atitudes, pontos de vista e preferncias das pessoas. Pode assumir a forma de um estudo exploratrio, buscando maiores informaes sobre determinado assunto.

2.4 PESQUISA EXPERIMENTAL


A pesquisa experimental aquela que manipula deliberadamente algum aspecto da realidade, a partir de condies anteriormente definidas. Este tipo de pesquisa procura responder porque um fenmeno ocorre. Para desenvolver uma pesquisa experimental preciso realizar um experimento, que dever acontecer mediante uma das seguintes alternativas: em ambiente natural (pesquisa de campo) ou em laboratrio (pesquisa de laboratrio). 2.4.1 Pesquisa de campo A pesquisa de campo consiste na observao de fatos e fenmenos tal como ocorrem espontaneamente. O objetivo da pesquisa de campo conseguir

informaes e/ou conhecimentos (dados) acerca de um problema, para o qual se procura uma resposta. As fases da pesquisa de campo requerem a realizao de uma pesquisa bibliogrfica. Esta permitir que se estabelea um modelo terico inicial de referncia, que auxiliar na elaborao do plano geral da pesquisa. Devem-se determinar as tcnicas que sero empregadas na coleta de dados e na determinao da amostra que dever ser representativa e suficiente para apoiar as consideraes finais. 2.4.2 Pesquisa de laboratrio A pesquisa de laboratrio um procedimento de investigao mais difcil, porm mais exato. Ela descreve e analisa o que ser ou ocorrer em situaes controladas. Exige instrumental especfico, preciso, e ambientes adequados. Na pesquisa de laboratrio, as experincias so efetuadas em recintos fechados (casas, laboratrios, salas) ou ao ar livre; em ambientes artificiais ou reais, de acordo com o campo da cincia que est realizando-as. A pesquisa de laboratrio pode ser feita com pessoas, animais, vegetais ou minerais.

2.5 ESTUDO DE CASO


A pesquisa de estudo de caso baseia-se na anlise de um caso real e a sua relao com hipteses, modelos e teorias existentes. desenvolvida a partir do estudo profundo de uma realidade especfica, que pode ser: uma instituio, comunidade, famlia, grupo reduzido de pessoas, um nico indivduo. Os procedimentos de coleta e anlise de dados adotados no estudo de caso so mais simples e acessveis do que em outros tipos de pesquisa. Alm, disso, h uma vantagem, a da anlise focada em um nico problema, que permite uma viso global do assunto objeto de estudo. Por outro lado, este tipo de pesquisa tambm apresenta uma limitao com relao generalizao dos resultados obtidos. Segundo Gil (2002), pode ser que uma determinada unidade pesquisada seja muito diferente em relao s outras de sua espcie, assim, os resultados podem apresentar-se equivocados.

NOTA: No existe um mtodo de pesquisa perfeito. Para cada investigao existe um mtodo que seja mais adequado. Assim, cabe ao pesquisador analisar cuidadosamente o seu objeto de pesquisa, bem como os seus propsitos, para melhor definir a sua escolha metodolgica.

3 TEMA , PROBLEMA E HIPTESE

Toda pesquisa tem o seu incio estabelecido a partir de trs elementos: a escolha de um tema, que deve ser bem definido e delimitado. Em seguida, para o tema escolhido, formula-se um problema a ser resolvido e por fim, desenvolve-se uma hiptese para a soluo do problema..

3.1 A ESCOLHA DO TEMA


O tema a ser escolhido deve, preferencialmente, estar ligado rea de atuao profissional, ou fazer parte da experincia pessoal do pesquisador. Isso torna o desenvolvimento do trabalho (estudo ou pesquisa) muito mais interessante e adequado, porque o pesquisador j possui conhecimentos prvios que podero facilitar a interpretao de textos, idias e jarges da rea, alm de orientar a busca de bibliografia e consulta a profissionais especializados. Ao escolher um tema, Martins e Lintz (2000) afirmam que o pesquisador deve refletir se o tema, foco de estudo, possui: Viabilidade (permite observaes, testes e validaes?) Importncia (afeta um segmento substancial da sociedade?) Originalidade (ser que os seus resultados causaro alguma surpresa?) Por fim, de suma importncia que o tema tenha um foco de estudo restrito. Isto proporcionar ao pesquisador, mais segurana e facilidade na realizao da pesquisa.

3.2 COMO FORMULAR UM PROBLEMA


O estudo da literatura existente e o debate com pessoas que acumulam muita experincia prtica na rea investigada facilitam a formulao do problema, que a questo norteadora de toda a pesquisa. Gil (2002, p.29) aponta algumas regras bsicas para cumprir essa tarefa: O problema deve ser elaborado em forma de pergunta Exemplo: Que fatores provocam a falncia das empresas? O problema deve ser claro e preciso Exemplo: Que mecanismos externos podem ser identificados no sucesso de uma empresa? . O problema deve ser suscetvel de soluo

preciso ter uma idia de como o problema pode ser resolvido. Caso contrrio a pesquisa no poder ser realizada.

10

3.3 COMO CONSTRUIR HIPTESES


Aps a colocao de um problema solucionvel, o passo seguinte consiste em oferecer uma hiptese, ou seja, uma provvel resposta ao problema. Tal resposta ser testada por meio da pesquisa e no final poder ser declarada verdadeira ou falsa. Assim, a hiptese a resposta testvel que pode vir a ser a soluo do problema. - Um exemplo de problema: Quem se interessa por Marketing? - A hiptese poderia ser a seguinte: Pessoas que trabalham em campanhas publicitrias tendem a manifestar interesse por Marketing. O contedo dessa hiptese guiar o pesquisador na elaborao do instrumento de investigao, ou seja, da entrevista ou do questionrio, por exemplo, conforme exposto no Captulo 4 COLETA DE DADOS, a seguir.

11

4 COLETA DE DADOS

A coleta de dados a fase da pesquisa que tem por objetivo obter informaes sobre a realidade. O questionrio e a entrevista so os mais freqentes instrumentos para coleta de dados. Eles so elaborados a partir da hiptese estabelecida como possvel resposta ao problema. As suas respostas do ao pesquisador, a informao necessria para o desenvolvimento do estudo.

4.1 ENTREVISTA
A entrevista uma comunicao verbal entre duas ou mais pessoas, com um grau de estruturao previamente definido, cuja finalidade a obteno de informaes de pesquisa. As perguntas so feitas oralmente e as respostas so registradas pelo pesquisador, por escrito ou com um gravador, se o entrevistado assim o permitir. importante lembrar que o entrevistador deve apenas coletar dados e no discuti-los com o entrevistado, isto significa que o entrevistador deve falar pouco e ouvir muito. A entrevista pode ser: a) Estruturada: apresenta uma srie de perguntas conforme um roteiro prestabelecido. Este roteiro dever ser aplicado a todos os entrevistados, sem alterao do teor ou da ordem das perguntas, a fim de que se possam comparar as diferenas entre as respostas dos vrios entrevistados. b) No estruturada: consiste de uma conversao informal com perguntas abertas ou de sentido genrico, proporcionando maior liberdade para o entrevistado. Este tipo de entrevista mais difcil de ser tabulada. Exemplos de perguntas no-estruturadas: 1. Em sua opinio o que turismo e como ele pode contribuir para o desenvolvimento dos municpios? 2. Conhece as leis de incentivo fiscal ao turismo? Em caso afirmativo: Qual a sua opinio sobre esse incentivo?

4.2 QUESTIONRIO
O questionrio a forma mais usada para coletar dados. Possibilita obter informaes que dizem respeito, por exemplo, a quem so as pessoas, o que fazem, o que pensam, suas opinies, sentimentos, esperanas, desejos etc. No incio do questionrio, preciso colocar as informaes que servem para caracterizar o informante: sexo, idade, estado civil. Depois disso, colocar uma explicao resumida dos objetivos da pesquisa, instruo para o preenchimento e agradecimento. Recomenda-se no identificar o participante, para que as respostas sejam mais livres e sinceras. Quanto ao tipo de perguntas, elas podem ser:

12

a) Fechadas (ou com alternativas fixas): so aquelas que limitam as respostas s alternativas apresentadas, so muito usadas. Podem ter apenas duas alternativas: sim e no ou vrias. Destinam-se a obter respostas mais precisas. Exemplo: Seu nvel de escolaridade : Ensino Fundamental Ensino Mdio Graduao

Ps-graduao

b) Abertas: destinam-se a obter uma resposta livre. Exemplo: Do que voc gosta mais na cidade?

13

5 PROJETO DE PESQUISA

Toda pesquisa requer um planejamento, racional e sistemtico, estruturado por meio de um projeto de pesquisa que visa esclarecer o que ser pesquisado. Ademais, auxilia o pesquisador no desenvolvimento do estudo. De acordo com Fonseca (2007), no existem regras fixas acerca da elaborao de um projeto. Sua estrutura determinada pelo tipo de problema a ser pesquisado, pelo estilo de seus autores e, tambm, pela Instituio qual ele ser submetido. necessrio, no entanto, que o projeto esclarea como a pesquisa ser desenvolvida e quais as suas etapas, incluindo os elementos necessrios com seus contedos especficos. A seguir, esto relacionados esses elementos e a estrutura final de um projeto (Figura 1). CAPA Instituio, Curso, ttulo, cidade, ano. FOLHA DE ROSTO Autor; ttulo; texto explicativo sobre o propsito do trabalho e indicao do rgo (ou instituio) ao qual se destina o mesmo. 1 INTRODUO 1.1 TEMA Expe e delimita o tema a ser estudado / pesquisado. 1.2 JUSTIFICATIVA Expe a relevncia acadmica ou social do tema apresentado. Apresenta as razes de ordem terica e/ou prtica que justificam a realizao da pesquisa. 1.3 PROBLEMA Deve ser apresentado como uma pergunta especfica sobre o tema a ser estudado. Esta pergunta deve ser clara, objetiva e suscetvel de soluo. 1.4 HIPTESE Deve propor uma resposta para a pergunta estabelecida no problema. Essa resposta deve oferecer uma soluo possvel ao problema, que ser declarada falsa ou verdadeira ao final da pesquisa.

14

1.5 OBJETIVOS Relata o que se pretende alcanar com o desenvolvimento da pesquisa. Os objetivos dividem-se em: geral e especficos. 1.5.1 Objetivo Geral Relata aonde se quer chegar com a pesquisa apresentada, isto , qual o resultado final (geral) que se procura alcanar. elaborado num nico pargrafo e iniciando sempre com um verbo de ao no infinitivo. (exemplos: analisar..., avaliar..., averiguar..., comparar..., conhecer..., demonstrar..., desenvolver..., empregar..., expor..., identificar..., interpretar..., observar..., propor..., etc.) 1.5.2 Objetivos Especficos Relata os passos especficos para se alcanar o objetivo geral. Cada objetivo deve iniciar com um verbo de ao no infinitivo, conforme descrito no item anterior. Ressalta-se que os objetivos especficos devem ser sucintos. 2 FUNDAMENTAO TERICA Indica a teoria ou as teorias de outros autores que fornecem a orientao geral da pesquisa. Toda e qualquer informao utilizada nesta seo deve indicar a fonte de onde foi retirada, conforme orientaes expostas no Captulo 10, CITAES, NOTAS DE RODAP E REFERNCIAS. 3 METODOLOGIA 3.1 TIPO DE PESQUISA Menciona o tipo de pesquisa a ser utilizado, conforme exposto no Captulo 2, TIPOS DE PESQUISA. Descreve, tambm, os elementos necessrios para a investigao, ou seja: 3.1.1 Participantes Descreve quem e quantos sero os indivduos que sero estudados na pesquisa, indicando o sexo e idade. Indica, tambm, o local e a data da pesquisa. 3.1.2 Instrumentos Descreve o(s) instrumento(s) utilizado(s) para fazer a pesquisa, isto , questionrio, entrevista, formulrio, fotos, etc. (indicar tal instrumento em APNDICE). 3.1.3 Procedimentos Descreve como os indivduos sero avaliados, em que situao e momento a pesquisa ser feita.

15

3.1.4 Descrio e anlise dos dados Descreve, sinteticamente, como os resultados da pesquisa sero apresentados/tabulados, se haver grficos, tabelas, quadros, etc., bem como os critrios de anlise e julgamento desses resultados. No caso da utilizao de softwares especficos, indicar nomes e fontes dos mesmos. NOTA: os verbos utilizados na descrio da metodologia, participantes, instrumentos, procedimentos e descrio e anlise de dados devem estar no futuro, pois falam de uma pesquisa que ainda ser realizada. 4 REFERNCIAS Indica todas as obras consultadas e mencionadas no projeto, principalmente na FUNDAMENTAO TERICA. Para tanto, seguir as orientaes das ABNT, dispostas no Captulo 10, CITAES, NOTAS DE RODAP E REFERNCIAS. 5 CRONOGRAMA um esclarecimento e um controle do tempo necessrio ao desenvolvimento da pesquisa (Figura 4). Detalha as diferentes fases do projeto, apresentando numa tabela, o perodo correspondente a cada atividade da execuo do projeto. FIGURA 4: CRONOGRAMA ATIVIDADES
Pesquisa bibliogrfica Redao parcial Pesquisa Tabulao dos dados Interpretao dos dados Consideraes finais Redao final Apresentao final

MAR MAR ABR ABR JUN JUN JUL JUL 1 2 1 2 1 2 1 2 quinz. quinz. quinz. quinz. quinz. quinz. quinz. quinz. X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X

16

NOTAS: 1) Para melhores resultados na digitao do trabalho, siga as instrues do Captulo 10, FORMATAO NA PRTICA: USANDO A INFORMTICA COMO FERRAMENTA. 2) Cada item unitrio() deve iniciar em uma nova lauda() ________________ () item unitrio = a seo de um texto composta de um nmero apenas antes do ttulo.
Exemplo: 1 INTRODUO, 2 FUNDAMENTAO TERICA, 3 METODOLOGIA, etc.

() Lauda = cada uma das folhas do trabalho, escrita de um lado apenas.

17

FIGURA 1: ESTRUTURA FINAL DE UM PROJETO

CAPA

FOLHA DE ROSTO

SUMRIO

3 1 INTRODUO 1.1 TEMA 1.2 JUSTIFICATIVA 1.3 PROBLEMA 1.4 HIPTESE 1.5 OBJETIVOS 1.5.1 Objetivo geral 1.5.2 Objetivos especficos

2 FUNDAMENTAO

4 3 METODOLOGIA

5 3.1TIPO DE PESQUISA 3.1.1 Participantes 3.1.2 Instrumentos 3.1.3 Procedimentos 3.1.4 Descrio e anlise dos dados

TERICA

6 4 REFERNCIAS 5 CRONOGRAMA

7 6 APNDICES OU ANEXOS (se houver)

18

NOTAS: 1) A ordem das etapas de um projeto no absolutamente rgida. Em muitos casos, possvel simplific-la ou modific-la. Esta uma deciso que cabe ao pesquisador e/ou Instituio qual o projeto ser apresentado. preciso adaptar o esquema s situaes especficas. 2) O nmero de laudas de um projeto pode variar, conforme as necessidades de cada trabalho. 3) Quando o projeto conta apenas com pesquisa bibliogrfica, o item METODOLOGIA e seus subitens sero omitidos, visto que no haver pesquisa emprica.

19

6 MONOGRAFIA
Monografia o relato de uma pesquisa e tem o seu incio a partir de um projeto de pesquisa (conforme descrito no Capitulo 5 PROJETO DE PESQUISA). escrita, geralmente, como tarefa final de uma disciplina, de um curso de graduao ou especializao. Ao se escrever uma monografia, realiza-se um trabalho de trs partes distribudas em ELEMENTOS PR-TEXTUAIS, TEXTUAIS e PS-TEXTUAIS: (1) ELEMENTOS PR-TEXTUAIS (contm informaes que ajudam na identificao e na utilizao do trabalho) Capa Folha de rosto

Termo de aprovao, fornecido pela instituio de educao do curso em questo. (Figura 5) Dedicatria, localizada na parte inferior, direita da pgina. (opcional) (Figura 5) Agradecimentos, localizao idem ao item anterior. (opcional) (Figura 5)

Epgrafe, um pensamento que tenha relao com o trabalho, a fonte (autor) indicada abaixo da epgrafe. Localizao idem ao item anterior. (opcional) (Figura 5) Sumrio, a relao das partes, captulos, itens e subitens do trabalho. (Figura 5) Lista de tabelas, figuras, abreviaturas ou smbolos, se houver (condicionada necessidade) (Figura 5) Lista de apndices, se houver (condicionada necessidade) (Figura 5) Lista de anexos, se houver (condicionada necessidade) (Figura 5)

Resumo, a apresentao concisa do texto destacando os aspectos de maior interesse e importncia (tema, objetivos, mtodo e resultados). O resumo deve ser redigido por ltimo, na mesma lngua do texto. Deve ser digitado em espao simples, num nico pargrafo e com uma extenso de, no mximo, 250 palavras. (Figura 5) Abstract, o resumo escrito numa lngua estrangeira, geralmente Ingls. (Figura 5)
NOTA: cada um desses itens deve iniciar numa nova lauda e na ORDEM aqui apresentada.

20

(2) ELEMENTOS TEXTUAIS (Compreende a introduo e os seus componentes)

1 INTRODUO
A Introduo tem a finalidade de dar ao leitor uma viso clara e simples do assunto, que apresentado como um todo, sem detalhes. Os elementos expostos separadamente na Introduo do projeto devem, na monografia, ser englobados em um nico texto. Para cada elemento (ou grupo de elementos), entretanto, inicia-se um novo pargrafo, para facilitar a compreenso ao leitor. Comear a Introduo com uma explicao, para o leitor, sobre o tema exposto no item 1.1 do projeto. Neste estgio do trabalho, j possvel incluir informaes com citaes e, consequentemente, fazer as respectivas referncias das obras consultadas. Depois, incluir a justificativa com a explicao dos motivos que levaram o autor da monografia a realizar tal pesquisa, isto , porque foi importante pesquisar este assunto e qual sua a relevncia acadmica ou social . Expor o problema, ou seja, a questo proposta no incio da pesquisa. Deve ser escrito com uma frase interrogativa. No mesmo pargrafo, mencionar a hiptese inicial do projeto que ofereceu uma possvel resposta para a pergunta estabelecida no problema. Descrever, em seguida, o objetivo geral do trabalho, mostrando os propsitos do estudo, ou seja, aonde autor queria chegar com esse estudo. No mesmo pargrafo, citar os diferentes objetivos especficos que permitiram alcanar o objetivo geral. Cada objetivo, geral ou especfico, deve ser sucinto e iniciar com um verbo de ao no infinitivo.

2 FUNDAMENTAO TERICA
A fundamentao terica, o desenvolvimento do assunto propriamente dito, realizado por meio da busca em livros, peridicos, jornais, internet, CD-ROMs etc. A tarefa inclui, tambm, a interpretao e o julgamento das informaes coletadas. No se usa o ttulo FUNDAMENTAO TERICA, prefervel substitu-lo pelo ttulo principal do assunto abordado, de acordo com a especificidade de cada trabalho. As informaes tericas coletadas devem ser transcritas de acordo com os critrios estabelecidos nas normas da ABNT (veja Captulo 10 CITAES, NOTAS DE RODAP E REFERNCIAS). Todas essas citaes sejam indiretas, diretas, longas ou curtas, devem, obrigatoriamente, mencionar a fonte de onde foram retiradas. O desenvolvimento do trabalho pode ser distribudo em mais sees, utilizando-se algarismos arbicos. Tais sees dividem-se em: primrias, secundrias, tercirias ou quaternrias, obedecendo para cada uma delas, uma diferenciao na digitao das letras , conforme figura 5:

21

FIGURA 5: QUADRO DE SEES Item primrio: Item secundrio: Item tercirio: Item quaternrio: 2 CLASSIFICAO DAS PESQUISAS (Maisculas, em negrito) 2.1 PESQUISA BIBLIOGRFICA (Maisculas, sem negrito) 2.1.1 Fontes bibliogrficas (S a primeira letra maiscula, sem negrito) 2.1.1.1 Livros de referncia (S a primeira letra maiscula, sem negrito)

3 METODOLOGIA Os elementos expostos separadamente na Metodologia do projeto devem, na Monografia, ser englobados em um nico texto. Para cada elemento (ou grupo de elementos), entretanto, inicia-se um novo pargrafo, para facilitar a compreenso ao leitor. Comear a Metodologia (ou mtodo), descrevendo o tipo de pesquisa que foi adotado na realizao da investigao. Continuar, nos prximos pargrafos, apresentando os passos, tcnicas e procedimentos utilizados na execuo da pesquisa. Ou seja: Descrever quem e quantos foram os indivduos (participantes) estudados na pesquisa, indicando o sexo e idade. Indica, tambm, o local e a data da pesquisa. Descrever o(s) instrumento(s) utilizado(s) para fazer a pesquisa, isto , questionrio, entrevista, formulrio, fotos (indicar tal instrumento em APNDICE). Descrever os procedimentos da realizao da pesquisa, isto , como os indivduos foram avaliados, em que situao e momento a pesquisa foi feita. 4 RESULTADOS E DISCUSSO Apresentar os resultados de acordo com aquilo que foi estabelecido no projeto: tabelas, quadros, grficos ou outras ilustraes estritamente necessrias compreenso do desenrolar do raciocnio (se houver um nmero excessivo de ilustraes, recomenda-se que constem em apndices). Aps a descrio dos resultados, isto , aps cada tabela, quadro ou grfico, proceder discusso e a interpretao dos mesmos. Aqui, o pesquisador dever fazer as ligaes lgicas e comparaes entre a teoria e a prtica. Pode, tambm, enunciar princpios e fazer generalizaes, com base na investigao realizada.
NOTA: na monografia, os verbos utilizados na descrio da metodologia, dos participantes, dos instrumentos, dos procedimentos, na descrio e anlise de dados devem estar no passado, pois falam de uma pesquisa j realizada.

22

5 CONSIDERAES FINAIS
Esta parte a sntese interpretativa de todos os dados coletados, tericos e prticos. Fazer uma reviso dos fatos pesquisados (tericos e empricos). Fornecer uma resposta ao objetivo enunciado na introduo e demonstrar a comprovao, ou no, da(s) hiptese(s) estabelecida(s) no incio do estudo. Com base em todo o trabalho de pesquisa terica e emprica, possvel fazer sugestes para pesquisas e trabalhos futuros.

(3) ELEMENTOS PS-TEXTUAIS: (elementos complementares que tm relao com o texto, mas que, para torn-lo menos denso, costumam ser apresentados aps os elementos textuais)

6 REFERNCIAS
Ao longo da monografia, principalmente na fundamentao terica, so apresentadas citaes de vrios autores. Esses autores devem ser mencionados sempre, com as respectivas citaes. Aqui, todos os autores que constam na parte terica, sero listados em ordem alfabtica, de forma integral (autor, ttulo da obra, cidade, editora, ano, entre outros). Para a elaborao adequada deste item, seguir as orientaes do

7 APNDICES (condicionados necessidade)


Os apndices so textos ou documentos elaborados pelo autor (questionrios, fotos, grficos etc.), a fim de complementar e esclarecer o estudo. Esses documentos devem aparecer logo aps as referncias. Esse material no possui numerao de pginas

8 ANEXOS (condicionados necessidade)


Os anexos so textos ou documentos utilizados na pesquisa, mas no elaborados pelo autor (questionrios, fotos, catlogos, grficos etc.). Constituem informaes que o pesquisador julgar necessrias para melhor compreenso do projeto. Esse material anexado sem numerao de pginas.

9 GLOSSRIO (condicionado necessidade)


O glossrio a lista, em ordem alfabtica, de palavras ou expresses tcnicas de uso restrito, utilizadas no texto, acompanhada das respectivas definies. Funciona como um pequeno dicionrio do trabalho monogrfico.

23

FIGURA 2: ELEMENTOS PR-TEXTUAIS

TERMO DE APROVAO TTULO DO TRABALHO Curitiba, 2 de julho de 2008 BANCA EXAMINADORA Professor, Instituio Assinatura Professor, Instituio Assinatura Professor, Instituio Assinatura Agradecimentos Dedicatria Dedico este trabalho aos meus pais, Joo e Maria que sempre estiveram ao meu lado. Agradeo ao meu orientador, Fulano de Tal, pelo seu apoio durante a minha vida acadmica.

SUMRIO 1 INTRODUO...... 06 2 INFORMATICA..... 09 2.1 CURSOS............ 15 2.2 TCNICAS......... 18 2.3 PRTICA............ 21 3 METODOLOGIA....24 Etc..

LISTA DE TABELAS FIGURAS, ABREVIATURAS, ou SIMBOLOS (se houver)

Epgrafe Educao nunca foi despesa, sempre foi investimento. Arthur Lewis

LISTA DE APNDICES ou ANEXOS (se houver)

RESUMO Este trabalho trata da aplicao de tcnicas contbeis adequadas no gerenciamento de etc...

ABSTRACT This work deals with the application of accounting techniques in managing etc... Keywords: Accounting, planning. control, Strategic

Palavras-chave: controle,
contabilidade, plano estratgico.

24

Os elementos de uma monografia, descritos at aqui, podem ser visualizados no todo, conforme demonstra a figura 6:

FIGURA 3: ESTRUTURA FINAL DE UMA MONOGRAFIA


9 GLOSSRIO 1 8 ANEXOS 1 7 APNDICES 1 6 REFERNCIAS 5 CONSIDER. FINAIS 4 RESULT. E DISCUSSO 3 METODOLOGIA
T r a b a l h o d e C o n c l u s o d e C u r s o a p r e s e n t a d a c o m o

2 FUNDAM. TERICA 1 INTRODUO ABSTRACT RESUMO LISTAS 1 SUMRIO EPGRAFE 2 AGRADECIMENTOS 2 DEDICATRIA 2 TERMO DE APROVAO FOLHA DE ROSTO 1 CAPA 1
1

(*)

1 2

Elementos condicionados necessidade Elementos opcionais r


e q u i s i t o P arcial obten o do grau de

25

7 ARTIGO

O artigo um trabalho que apresenta o resultado completo de um estudo ou pesquisa, e distingue-se dos diferentes tipos de trabalhos cientficos pela sua reduzida dimenso e contedo. Embora a dimenso (tamanho) de um artigo dependa das diretrizes de cada peridico que o acolhe, ele no deve exceder a 20 laudas . O artigo cientfico pode apresentar pequenas variaes, dependendo da situao ou da rea de estudo, por esta razo, antes de preparar um artigo, importante verificar as normas e exigncias dos diferentes eventos ou publicaes aos quais ele se destina (FONSECA, 2007). De um modo geral, a digitao deve ser em espaamento entre linhas: simples e texto justificado, letra Arial, nmero 12. A estrutura de um artigo costuma conter:
TTULO DO TRABALHO AUTOR (ES) com credenciais, local e atividade do(s) mesmo(s), RESUMO: a exposio sucinta num nico pargrafo, do tema, objetivos, mtodo, resultados, concluso; mais palavras-chave. ABSTRACT o resumo escrito numa lngua estrangeira, geralmente Ingls. INTRODUO Apresentao do assunto, fixando seus limites, sua extenso e profundidade; apresentao da justificativa da pesquisa e dos objetivos. DESENVOLVIMENTO Exposio do assunto, com a indicao das partes mais relevantes da bibliografia usada na pesquisa, fazendo uma anlise e apreciao das obras mencionadas. MTODO Descreve o mtodo de abordagem, ou seja, o tipo de pesquisa empregado e os elementos utilizados em sua realizao, ou seja, participantes, instrumentos, procedimentos e anlise de dados. (se no houver pesquisa emprica, excluir este item) RESULTADOS E DISCUSSO Apresenta os resultados obtidos na pesquisa, seguidos de uma interpretao. CONSIDERAES FINAIS Demonstra as concluses a partir dos resultados e suas respectivas interpretaes. REFERNCIAS Relao de obras consultadas, conforme as orientaes da ABNT. APNDICES (se houver) um material suplementar necessrio, elaborado pelo autor da pesquisa. ANEXOS (se houver) um material suplementar necessrio, NO elaborado pelo autor da pesquisa.

26

NOTA: Para a digitao de um artigo, consulte o Captulo 10: FORMATAO


NA PRTICA: USANDO A INFORMTICA COMO FERRAMENTA.

27

8 RESENHA

A resenha o resumo crtico de determinado livro. Geralmente requerida como tarefa intermediria complementar a uma disciplina de curso ou solicitada como artigo para divulgao em publicaes peridicas especializadas. A resenha tem por objetivo informar sobre o assunto tratado numa obra, apresentando uma sntese das suas idias fundamentais. Sua estrutura geralmente compe-se de:

REFERNCIA SOBRE A OBRA: Autor da obra, ttulo, editora, data, nmero de pginas, etc.; CREDENCIAIS DO AUTOR DA OBRA: Indicar a nacionalidade, formao, ttulos, outras obras do autor da obra resenhada. RESUMO DETALHADO DAS IDIAS PRINCIPAIS: De que trata a obra? Descrio sintetizada dos captulos ou partes em que se divide a obra. CONCLUSO DO AUTOR DA OBRA CRTICA DO RESENHISTA: Julgamento da obra, explicando qual a sua contribuio intelectual; INDICAO DA OBRA: Indicar a quem dirigida: pblico em geral, profissionais especficos, estudantes, etc.

As orientaes aqui apresentadas podem seguir padres diferentes, razo pela qual se recomenda que, antes de digitar a verso final de qualquer trabalho, observe-se as normas estabelecidas pelos peridicos, seminrios, congressos, encontros, instituies, etc., aos quais ele ser submetido.

28

9 CITAES, NOTAS DE RODAP E REFERNCIAS

Todo pesquisador tem responsabilidade na produo de trabalhos que descrevam os resultados de suas pesquisas. Trabalhos elaborados com rigor cientfico e dentro das normas de padronizao vigentes, facilitam a identificao, o tratamento e a compreenso por todos quantos possam se interessar por eles. Nessa tica, toda produo de texto acadmico/cientfico requer: (a) A aplicao das normas de formatao acerca da sua digitao e estrutura, que podem ser encontradas no Captulo 10, ABNT E FORMATAO NA PRTICA: A INFORMTICA COMO FERRAMENTA. (b) A padronizao na utilizao dos diversos elementos que trazem a susteno terica qualquer trabalho de presquisa. Alguns desses elementos so citaes, diretas ou indiretas, notas de rodap e referncias.

9.1 CITAES
So informaes extradas de fontes consultadas e mencionadas no texto, com a funo de esclarecer e sustentar o assunto abordado, complementando as idias do autor do trabalho acadmico-cientfico. Para todo e qualquer tipo de citao, direta ou indireta, obrigatrio mencionar a fonte de onde a idia foi retirada, isto , o sobrenome do(s) autor(es) e o ano de publicao da obra, a saber: Se o sobrenome do autor estiver inserido no contexto, apenas o ano de edio da obra ficar entre parnteses. Exemplo: Conforme afirma Fonseca (2007), o homem queria uma explicao para o mundo... Se o sobrenome do autor no estiver inserido no contexto, ele deve constar entre parnteses, em letras maisculas, seguido pelo ano de edio da obra. Exemplo: O homem queria uma explicao para o mundo (FONSECA, 2007)...

Utilizam-se diferentes tipos de citaes:

9.1.1 Citaes diretas


So transcries exatas de um texto ou de parte dele, permanecendo a pontuao, a grafia e o idioma exatamente como aparecem no original, sem sofrer modificao alguma. Subdividem-se em:

29

9.1.2 Citaes diretas curtas (at trs linhas):


So transcritas entre aspas, com o mesmo tipo e tamanho da letra que est sendo utilizada no texto. O uso das aspas delimita as citaes diretas. Aps uma citao direta, alm do sobrenome do autor e o ano de publicao da obra, necessrio indicar a pgina em que ela se localiza. Exemplo: O conhecimento do senso comum o conhecimento do povo, obtido ao acaso, aps inmeras tentativas. ametdico e assistemtico.
BERVIAN, 1983, p.7). (CERVO E

9.1.3 Citaes diretas longas (com mais de trs linhas):


So transcritas em pargrafo distinto, com recuo de 4 cm da margem esquerda, sem deslocamento na primeira linha, e terminam na margem direita. A segunda linha e seguintes so alinhadas sob a primeira letra do texto da citao. Dever ser deixado um espao de linha entre a citao e os pargrafos anterior e posterior. O texto da citao direta longa apresentado sem aspas, em espao simples e letra menor do que o restante do texto (fonte 10). Essa citao, sendo direta, tambm requer a indicao do autor, ano e pgina. Exemplo: O conhecimento cientfico um produto da necessidade de se alcanar um conhecimento seguro e pode surgir como problema de investigao,
a investigao cientfica se inicia quando se descobre que os conhecimentos existentes, originrios das crenas do senso comum, das religies ou da mitologia, so insuficientes e impotentes para explicar os problemas e as dvidas que surgem (KCHE, 1997, p.24).

Percebe-se, ento, que o conhecimento uma busca com razes muito mais profundas e antigas do que se pode imaginar.

9.1.4 Citaes indiretas (ou livres)


o texto redigido pelo autor do trabalho, mas com base em idias de outro(s) autor(es), porm, traduzindo fielmente o sentido do texto original. As citaes indiretas, assim como todos os outros tipos de citao devem, obrigatoriamente, indicar a fonte de onde foram retiradas, mas sem mencionar a pgina, isto , somente o sobrenome do autor e o ano de publicao da obra. Exemplo: Para Danna e Matos (1999), a observao cientfica um instrumento de pesquisa importante, porm, preciso treino especfico para utiliz-lo adequadamente numa pesquisa.

30

9.1.5 Citao de citao


a transcrio textual ou conceitos de um autor sendo ditos por um outro autor. Usa-se para isso a expresso apud, que em latim significa: citado por, conforme, segundo. Veja exemplos de citao de citao: longa e curta: A respeito do conhecimento, Leopoldo e Silva (apud COTRIN, 2000, p.57) afirma:
a teoria do conhecimento pode ser definida como a investigao acerca das condies do conhecimento verdadeiro. Neste sentido podemos dizer que existem tantas teorias do conhecimento quantos foram os filsofos que se preocuparam com o problema, (...)

O conhecimento do senso comum caracteriza-se por ser elaborado de forma espontnea e instintiva. Segundo Buzzi (apud KCHE, 1997, p.24), o conhecimento do senso comum um viver sem conhecer.

9.1.6 Citaes da internet


As citaes extradas de textos da internet devem ser utilizadas com cautela, dada a sua temporalidade e fidedignidade. Avaliar bem o material antes de utiliz-lo. As orientaes para este tipo de citao so as mesmas aplicadas nas citaes anteriores. Ressalta-se apenas que, nesse caso, nem sempre ser possvel indicar todos os dados, dada a sua inexistncia, tais como: nmero de pgina, ano da publicao, etc.

9.2 NOTAS DE RODAP


So informaes que aparecem ao p das pginas e tm o objetivo de complementar alguns pontos do texto sem, no entanto, sobrecarreg-lo. As notas de rodap podem ser explicativas (que evitam explicaes longas dentro do texto), ou de referncias (que indicam as fontes de onde foram retiradas). Nesse ltimo caso, elas no devem ser repetidas em REFERNCIAS, ao final do trabalho. As notas de rodap so utilizadas para: fornecer a traduo de uma citao importante; fazer observaes pertinentes e comentrios adicionais; As notas de rodap se localizam na margem inferior da mesma pgina onde aparecem com as chamadas numricas recebidas no texto. So separadas do texto por um trao contnuo de 3cm, a partir da margem esquerda, digitadas em espao simples e com letras menores do que a usada para o texto (fonte 10). Exemplo:

31

Na opinio de Gibson 1, com o surgimento da Teoria dos Stakeholders 2, passou-se a dar ateno aos interesses de outros grupos de pessoas, que no fossem apenas os acionistas ou proprietrios da empresa. Esta preocupao contribui para melhorar a imagem da organizao. _____________
1

GIBSON, K. The moral basis of stakeholder theory. Journal of Business Ethics. Dordrecht, v.26, p.245-257, Aug. 2000 stakeholders, so todos os grupos ou indivduos que podem afetar ou ser afetados pela empresa, ao realizar os seus objetivos: acionistas e investidores, funcionrios, clientes, fornecedores, comunidade, governo e sociedade em geral. (FREEMAN, 1984)

Por questes de apresentao formal do trabalho, recomenda-se que as notas de rodap no sejam muito longas.

9.3 REFERNCIAS
a relao das fontes utilizadas pelo autor do trabalho acadmico-cientfico, e que permite a identificao de documentos impressos ou registrados em qualquer suporte fsico, tais como: livros, peridicos, material audiovisual ou internet. As referncias devem ser mencionadas em trabalhos acadmicos, projetos, monografias, dissertaes, teses etc. No confundir com bibliografia, que a relao de documentos (livros, monografias ou peridicos) sobre determinado assunto ou de determinado autor, citados ou no no corpo da monografia. Todas as obras citadas no texto devem, obrigatoriamente, figurar nas referncias, de acordo com as normas da ABNT. No se usa mais o termo REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS, usa-se somente REFERNCIAS, considerandose que, atualmente, as referncias podem no ser apenas de livros, mas de vrias outras fontes, ou seja, internet, CD-ROMs, vdeos etc. A lista de referncias deve estar em ordem alfabtica. O sobrenome do autor, em letras mausculas, deve ser seguido do seu prenome, de preferncia por extenso. Para o destaque do ttulo das obras relacionadas, a ABNT sugere o itlico, o negrito ou o grifo, ficando opcional a sua escolha. E mais: (a) Quando o ttulo da obra tiver mais de uma palavra, apenas a primeira ser iniciada com letra maiscula, as restantes sero iniciadas com letras minsculas. (b) Os subttulos (quando houver), voltam a ser escritos com letras normais, isto , sem itlico, negrito ou grifo.

32

(c) Na transcrio da editora da obra, escreve-se apenas o nome da editora, omitindo-se a palavra Editora, Editor ou Editores (d) Quando a obra estiver na sua primeira edio, no preciso menciona-la. Alm disso, as edies subseqentes (quando houver), sero mencionadas apenas pelo nmero cardinal, sem o indicativo ordinal, seguido da abreviao da palavra edio. Exemplo: 2.ed. (e no: 2 edio), 5.ed. (e no: 5.edio), etc. A seguir, a lista de algumas fontes utilizadas na elaborao de trabalhos cientficos, em geral:

9.3.1 Livros no todo (com um s autor)


SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes. Ttulo. obra). Local de publicao da obra: Editora, Ano. Exemplo: ARAJO, Jorge Sequeira de. Administrao de materiais. 5. ed. So Paulo: Atlas, 1981. Edio (quando mencionada na

9.3.2 Livros no todo (com dois, trs ou mais autores)


Quando a obra tem dois ou trs autores, mencionam-se todos na entrada, na ordem em que aparecem na publicao, separados por ponto e vrgula. Depois, seguem os itens restantes da obra, conforme descrito no item 13.1. Exemplo: WATZLAWICK, Paul; BEAVIN, Janet Helmick; JACKSON, Don D. Pragmtica da comunicao humana. So Paulo: Cultrix, 1967. Se h mais de trs autores, menciona-se apenas o primeiro nome, seguido da expresso latina et al (em itlico), que quer dizer e outros. Exemplo: WATZLAWICK, Paul et al. Pragmtica da comunicao humana. So Paulo: Cultrix, 1967.

9.3.3 Captulos de livro (quando o autor do captulo no for o autor do livro)


SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes (do autor do captulo). Ttulo do captulo. In: SOBRENOME, Prenomes (do autor do livro); (ORG) se esse autor for o organizador. Ttulo: subttulo. Edio (se houver). Local de publicao da obra: Editora, ano. Volume, captulo, pgina inicial-e-final do captulo. Exemplo: FACCHINI, Luiz Augusto. Uma contribuio da epidemiologia: o modelo da determinao social aplicado sade do trabalhador. In: ROCHA, L.E.; RIGOTTO, R.M; BUSCHINELLI, J.P.; (ORG). Isso trabalho de gente? vida, doena e trabalho no Brasil. So Paulo: Vozes, 1994. cap. 11, p.178-186.

33

9.3.4 Captulos de livro (quando o autor do captulo for o mesmo da obra principal)
Neste caso deve-se referenciar a obra como LIVRO NO TODO.

9.3.5 Teses, dissertaes e monografias


SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes. Ttulo. Nmero de pginas. Tese, dissertao ou monografia (grau e rea) Unidade de Ensino, Instituio, cidade, ano. Exemplo: FONSECA, Regina Clia Veiga da. Aquisio e aprendizagem de ingls como lngua estrangeira no ensino mdio, atravs da unio do project work com o computador. 178 p. Dissertao (Mestrado em Engenharia de Produo) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis, 2000.

9.3.6 Publicaes peridicas no todo (revistas)


TTULO DO PERIDICO. Local de publicao: Editor ou entidade responsvel, ano de incio-trmino da publicao (se houver). ISSN. Exemplo: REVISTA DE ADMINISTRAO PBLICA. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas, 1967- Semestral. ISSN 0034-7612

9.3.7 Artigos de publicaes peridicas (revistas)


SOBRENOME DO AUTOR DO ARTIGO, Prenomes. Ttulo do artigo. Ttulo do peridico, local de publicao, nmero do volume, nmero do fascculo, pgina inicial-final, ms, ano. Exemplo: RGNIER, Erna Martha. Educao/formao profissional: para alm dos novos paradigmas. Boletim Tcnico do SENAC, Rio de Janeiro, v. 21, n.1, p.3-13, jan./abr. 1995.

9.3.8 Artigos de jornal


SOBRENOME DO AUTOR DO ARTIGO, Prenomes. Ttulo do artigo. Ttulo do jornal, local de publicao(cidade), dia, ms, ano. Nmero ou ttulo do caderno, seo ou suplemento, pginas inicial-final. Exemplo: MORIN, Edgar. A cincia total. Folha de So Paulo, 6 set. 1998. Caderno Mais, p. 5-11.

34

OBS: quando o ttulo do jornal j contm o nome da cidade da publicao, no preciso repeti-la.

MARTINS, Fernando. IPTU deve render mais 25% a mais. Gazeta do Povo, Curitiba, p.9, 13 jan.2001.
OBS: quando no houver seo, caderno ou parte, a paginao do artigo ou matria precede a data.

9.3.8 Guias
PAS. Ttulo. Local: Editora, data, nmero de pginas. Exemplo: BRASIL. Roteiros tursticos. So Paulo: Folha da Manh, 1995, 319 p.

9.3.9 Atlas
AUTOR (ou Editor). Ttulo do atlas. Local: Editora, data. Exemplo: MARTINELLI, Marcello. Atlas geogrfico: natureza e espao da sociedade. So Paulo: Brasil, 2005.

9.3.10 Eventos (congressos e seminrios)


NOME DO EVENTO, nmero., ano, Local de realizao. Ttulo. Local de publicao: Editora, data de publicao. Exemplo: SEMINRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITRIAS, 7., 1991, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: SIBI/UFRJ, 1992.

9.3.11 Catlogos de exposies, de editores e outros


INSTITUIO / AUTOR. Ttulo. Local, ano. Nota de Catlogo. Exemplo: BRITISH COUNCIL. Paperbacks for universities. London, 1981. Catlogo de exposio.

9.3.12 Bblia
BIBLIA. Lngua. Ttulo. Traduo ou verso. Edio (quando mencionada). Local: Editora, ano.

35

Exemplo: BBLIA. Portugus. Bblia sagrada. Traduo Joo Ferreira de Almeida. 95 ed. So Paulo: Sociedade Bblica do Brasil. 1995.

9.3.13 Internet
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes. (ano da publicao). Nome do artigo. Local. Nome do peridico on-line. Disponvel em: endereo da internet (data da consulta). Exemplo: MORGADO, Lina. (1998) O lugar do hipertexto na aprendizagem: alguns princpios para a sua concepo. So Paulo: Moderna Online. Fazendo Escola. Disponvel em: <http://www.moderna.com.br/escola/prof/art22.htm>. Acesso em 17 jun. 2008.

9.3.14 Programas de computador (softwares)


AUTOR DO PROGRAMA. Nome do programa e verso. Local: Editor, ano. Tipo de suporte. Notas. Exemplo: MICROSOFT. Windows NT server, version 4.0. Washington: Microsoft Corporation, 1996.. 1 CD-ROM. Conjunto de Programas.

9.3.15 Cd-Rom
AUTOR. Ttulo: subttulo. Local: Editora, data (ou ano). Tipo de suporte. Notas. Exemplo: RAMALHO, J.A. HTML avanado: exemplos, programas shareware e freeware e mais! So Paulo: Makron Books, 1997. 1 CD-ROM. 649 arquivos.

9.3.16 Filmes cinematogrficos


TTULO. Diretor. Local: Produtora: Distribuidora, Ano. Nmero de unidades fsicas (durao em minutos), indicao de som (legenda ou dublagem), indicao de cor, largura em milmetros. Sistema de Gravao. Exemplo:

CENTRAL DO BRASIL. Valter Sales Junior. Rio de Janeiro: Martire de Clemont-Tonnerre e Arthur Cohen: Le Studio Canal, 1998.1 fita de vdeo (106 min.), son., color., 36 mm. VHS.

36

9.3.17 Dvds e fitas de videocassete


AUTOR. Ttulo. Local: Produtora, ano. Nmero de unidades fsicas (durao em minutos), indicao de cor, largura e milmetros (se houver). Sistema de gravao. Exemplo: DEVALOIS, Jefrey. Computer dreams. Los Angeles: MPI Home Vdeo, 1988. 1 fita de vdeo (58 min.), color., VHS.

9.3.18 Leis e decretos


LOCAL DE JURISDIO (PAS, ESTADO OU MUNICPIO). Ttulo e nmero da lei, data (dia e ano). Ementa. Ttulo da Publicao, Local, volume, nmero, pgina, data (dia e ano). Exemplo: BRASIL. Decreto-lei n 2423, 7 de abril de 1998. Estabelece critrios para pagamento de gratificaes e vantagens pecunirias aos titulares de cargos e empresas na Administrao Federal direta e autrquica e d outras providncias. Dirio Oficial, Braslia, v.126, n.66, p.6009, 8 abr.1988.

9.3.19 Normas tcnicas


INSTITUIO, Local da Instituio. Ttulo: subttulo. Local, ano. Exemplo: ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS, Rio de Janeiro. NBR14724: trabalhos acadmicos: apresentao:. Rio de Janeiro, 2001.

37

10 ABNT E FORMATAO NA PRTICA: A INFORMTICA COMO FERRAMENTA

10. 1 CRIANDO UM DOCUMENTO NO MICROSOFT OFFICE WORD

Na rea de trabalho, clica-se com o mouse sob o cone Iniciar, em tal menu, seleciona-se o Microsoft Office, onde aparecer a opo Microsoft

Office Word. Clique sob o nome do programa com o boto esquerdo do mouse (FIGURA 4).

FIGURA 4: ACESSANDO O MICROSOFT OFFICE WORD

38

Aps o clique sob o nome do programa aparecer a tela inicial do mesmo (FIGURA 5). FIGURA 5: TELA INICIAL DO MICROSOFT WORD

10.2 SALVANDO O DOCUMENTO

Aps a criao do documento, o primeiro e importante passo salv-lo. Com o mouse, clique sob o cone Arquivo, onde dever ser selecionada a opo Salvar como... (FIGURA 6).

39

FIGURA 6: SALVANDO O DOCUMENTO CRIADO PARTE 1

Com o clique, abrir a tela indicada na Figura 7.

40

FIGURA 7: SALVANDO O DOCUMENTO CRIADO PARTE 2

Nesta tela, voc escolher onde salvar o documento criado, podendo optar por salv-lo no Disco Rgido, Disquete, CD-Rom, Pen Drive, entre outros, conforme indicam as Figuras 8 e 9.

41

FIGURA 8: SALVANDO O DOCUMENTO CRIADO PARTE 3

FIGURA 9: SALVANDO O DOCUMENTO CRIADO PARTE 4

42

Escolha um dos locais para salvar o documento, nomeie o documento criado e clique sob a opo Salvar (FIGURA 10).

FIGURA 10: SALVANDO O DOCUMENTO CRIADO PARTE 5

10.3 CONFIGURANDO O TRABALHO

10.3.1 Pgina

Com o mouse, clique sob o cone Arquivo, onde dever ser selecionada a opo Configurar pgina... (FIGURA 11).

43

FIGURA 11: CONFIGURAR PGINA

Com o clique, a tela indicada na Figura 12 ser aberta, nela voc far a opo pelas margens da pgina, lembrando que as medidas das margens so:

Superior Inferior

3,0 cm 2,0 cm 2,0 cm

Esquerda 3,0 cm Direita

44

FIGURA 12: CONFIGURAO DAS MARGENS

Aps a configurao das margens, na mesma tela clicar-se- sob a opo Papel, selecionando o A4 como tamanho do papel (FIGURA 13).

45

FIGURA 13: CONFIGURAO DO PAPEL

Para confirmao das configuraes, clique sob a opo OK.

10.3.2 Pargrafo, Recuo e Espaamento

No menu clique com sob o cone Formatar, em seguida, selecione a opo Pargrafo... (FIGURA 14).

46

FIGURA 14: CONFIGURAO DE PARGRAFO, RECUO E ESPAAMENTO PARTE 1

Aps a seleo, aparecer a tela indicada na Figura 15.

47

FIGURA 15: CONFIGURAO DE PARGRAFO, RECUO E ESPAAMENTO PARTE 2

Nesta tela, far-se-o as configuraes do alinhamento, recuo e espaamento.

10.3.2.1 Alinhamento

Na opo Alinhamento, clique sob o alinhamento Justificada, pois todo texto dever obedecer a este padro de alinhamento (FIGURA 16).

48

FIGURA 16: CONFIGURAO DO ALINHAMENTO

10.3.2.2 Recuo

Na opo Especial, selecione Primeira linha, como demonstra a Figura 17.

49

FIGURA 17: CONFIGURAO DE RECUO PARTE 1

Em seguida, na opo Por, digite o nmero 1, o que far com que todos os pargrafos se iniciem com a distncia de 1 cm da margem esquerda (FIGURA 18).

50

FIGURA 18: CONFIGURAO DE RECUO PARTE 1

10.3.2.3 Espaamento

A opo Antes, dever indicar sempre o espaamento de 0pt, j a opo Depois, dever ter indicado o espaamento 12pt, o que configurar o denominado espao Duplo Simples (FIGURA 19).

51

FIGURA 19: CONFIGURAO DE ESPAAMENTO PARTE 1

Aps configurado o espaamento entre os pargrafos, configurar-se- o espaamento entre as linhas. Na opo Entre linhas, dever-se- clicar sob o espaamento 1,5 linha. A opo Em, no dever ser preenchida, o que pode ser observado na Figura 20.

52

FIGURA 20: CONFIGURAO DE ESPAAMENTO PARTE 2

Feitas todas as configuraes orientadas neste tpico, clica-se em OK, para que as mesmas sejam aplicadas ao documento.

10.4 CONFIGURANDO A FONTE

Na barra de ferramentas, selecione a fonte para digitao do trabalho, que dever ser Arial como indica a Figura 21.

53

FIGURA 21: CONFIGURANDO A FONTE PARTE 1

Em seguida, ao lado da opo da fonte, selecione o tamanho da mesma, conforme Figura 22. A fonte, conforme mencionado em captulo anterior dever ser tamanho 12 para o texto.

54

FIGURA 22: CONFIGURANDO A FONTE PARTE 2

Para configurao da fonte, ainda possvel clicar na opo Formatar no menu principal e em seguida em Fonte... e proceder a seleo como indica a Figura 23.

55

FIGURA 23: CONFIGURANDO A FONTE PARTE 3

10.5 INSERINDO TABELAS E FIGURAS

10.5.1 Tabelas Na barra de ferramentas, clique sob a opo Tabela, em seguida, em Inserir e Tabela..., como ilustra a Figura 24.

56

FIGURA 24: INSERO DE TABELA PARTE 1

Ao proceder a seleo, a tela indicada pela Figura 25 surgir, nela voc determinar o tamanho de sua tabela, isto , o nmero de linhas e colunas da mesma. Aps, no campo Comportamento do AutoAjuste dever ser selecionada a opo Largura de coluna fixa. Para confirmar, clique em OK.

57

FIGURA 25: INSERO DE TABELA PARTE 2

10.5.2 Figuras

Na barra de ferramentas, clique sob a opo Inserir, em seguida, em Imagem (em algumas verses, Figura) e, por fim, opte pelo arquivo a ser inserido, que poder ser do arquivo, grfico, cmera, Clip-art, etc. (FIGURA 26 e 27).

58

FIGURA 26: INSERO DE FIGURAS PARTE 1

FIGURA 27: INSERO DE FIGURAS PARTE 2

59

10.6 INSERINDO NMEROS DE PGINAS

Na barra de ferramentas, clique sob a opo Inserir, em seguida, em Nmeros de pginas... (FIGURA 28).

FIGURA 28: INSERO DE NMERO DE PGINA PARTE 1

Aps o clique, aparecer a tela ilustrada pela Figura 29, onde devero ser selecionadas as opes de insero de nmeros de pginas. A Posio da numerao a ser selecionada Incio da Pgina (cabealho).

60

FIGURA 29: INSERO DE NMERO DE PGINA PARTE 2

O Alinhamento dos nmeros dever ser Direita e a numerao dever iniciar a contagem a partir da pgina de rosto, sendo a pgina de introduo a primeira a ser grafada.

10.6 ELEMENTOS PR-TEXTUAIS

10.5.1 Capa

A capa elemento obrigatrio, a proteo externa do trabalho e dever conter os seguintes elementos essenciais: nome da Instituio, ttulo e subttulo do trabalho (se houver), nmero de volumes (se houver mais de um, deve constar em cada capa a especificao do respectivo volume), local (cidade) da instituio onde deve ser apresentado e ano (FIGURA 30).

61

FIGURA 30: CAPA


INSTITUIO CURSO
1

A LIDERANA EMPRESARIAL

CURITIBA 2008

Nome da Instituio e Curso Os nomes da instituio e do curso devero ser digitados em letra

maiscula com fonte Arial 12 e espaamento 1,5 entre linhas.

Ttulo O ttulo dever ser digitado com fonte Arial 12, centralizado e em negrito.

Local e Ano Ambos devero ser digitados em letra maiscula com fonte Arial 12 e

espaamento 1,5 entre linhas.

62

5.2 Folha de Rosto

A Figura 31 indica o formato da folha de rosto.

FIGURA 31: FOLHA DE ROSTO


HELIO MARQUES
1

A LIDERANA EMPRESARIAL

Trabalho apresentado disciplina de Metodologia Cientfica do 1 Perodo, Turma A, do Curso de XXX da Instituio XXX. Prof. Orientador: Carlos Azevedo

CURITIBA 2008

Nome do Autor O nome do autor, ou autores, dever ser digitado em letra maiscula com

fonte Arial 12 e o espaamento entre linhas 1,5.

Ttulo O ttulo dever ser digitado com fonte Arial 12, centralizado e em negrito.

63

Nota do Trabalho A nota do trabalho dever ser digitada com fonte 2 pontos menor do que

o nome do autor ou autores, ou seja, para fonte Arial utilizar-se- o tamanho 10. A nota dever estar a 9 cm da margem esquerda. Para configur-la, observe a Figura 32 indicada no tpico de citao direta.

Local e Ano (Notas Tipogrficas) Ambos devero ser digitados em letra maiscula com fonte Arial 12. O

espaamento Depois dever marcar 6pt, conforme figura indicada no item 5.1 deste captulo.

10.6 CITAES

As citaes diretas devero ser feitas com a fonte 2 pontos menor do que a do corpo do trabalho Arial 10 e com recuo da margem esquerda de 4cm. Para fazer o recuo, clique na opo Formatar na barra de ferramentas e, em seguida, na opo Pargrafo. Altere o recuo Esquerdo para 4cm, conforme indicado na Figura 32. O espaamento entre linhas nas citaes dever ser Simples, a alterao efetuada no mesmo menu onde alterou-se o Recuo Esquerdo (FIGURA 32). As citaes com este tipo de configurao s devero ser utilizadas quando ultrapassarem a trs linhas, caso contrrio, devero aparecer entre aspas e com a mesma fonte no corpo normal do texto. Citaes acima das

64

trs linhas, que aparecero dentro das configuraes acima descritas, no devero aparecer entre aspas.

FIGURA 32: CONFIGURAO DE CITAES DIRETAS

65

10.7 MODELO DE ARTIGO CIENTFICO

TTULO DO TRABALHO (FONTE ARIAL 14 EM NEGRITO)


Nome do Autor 01 (Fonte arial 10, espao simples) Nome do Autor 02 Prof. Orientador (Fonte arial 10, espao simples)

RESUMO (Fonte arial 10, com espaamento simples entre linhas e sem pargrafos) Este trabalho tem como objetivo ... aqui dever ficar claro o objetivo do trabalho e a importncia do estudo (justificativa do trabalho), com uma breve sntese do tema. O resumo escrito sem pargrafos especiais, isto , todo texto dever ser redigido alinhado com a margem esquerda. Dever conter de 200 a 500 palavras. Palavras-chave: Destacar de 3 a 5 palavras que faam aluso ao tema.

ABSTRACT O ABSTRACT a reproduo fiel do RESUMO, escrito em Ingls e com a mesma formatao. Key words: reproduzir, em Ingls, os mesmos termos utilizados em Palavras-chave.

1 INTRODUO (Em negrito, fonte arial 12 e espaamento 1,5 entre linhas e 12pt entre pargrafos)

Na Introduo voc dever situar o leitor sobre o assunto, sintetizando aqui as idias do tema escolhido, destacando o objetivo principal do estudo, justificando o tema e quais so os captulos subseqentes.

2 DESENVOLVIMENTO (em negrito, fonte arial 12 e espaamento 1,5 entre Dever estar na seqncia do captulo 1, sem quebra de pgina)

No desenvolvimento voc dever discorrer sobre o assunto o relacionando todos os aspectos estudados. Aqui podero ser criadas sees e subsees para organizao do trabalho (2.1; 2.2; 2.3; 2.3.1; etc). O Ttulo DESENVOLVIMENTO poder ser substitudo por um nome de captulo, por

66

exemplo: COMPETITIVIDADE E ORAGANIZAES ou AS INFLUNCIAS DE TAYLOR NAS ORGANIZAES, entre outros. No desenvolvimento devero ser apresentados a fundamentao terica e os resultados obtidos com o estudo, bem como a metodologia de pesquisa.

3 CONSIDERAES FINAIS (em negrito, fonte arial 12 e espaamento 1,5 entre linhas e 12pt entre pargrafos. dever estar na seqncia do captulo anterior, sem quebra de pgina)

Aqui voc dever realizar o fechamento do assunto. Inicie sempre destacando a idia introdutria e na seqncia, proceda uma concluso com o que voc absorveu do tema. uma sntese, onde voc ter a oportunidade de demonstrar o que realmente aprendeu e emitir suas opinies.

REFERNCIAS (em negrito, fonte arial 12 e espaamento 1,5 entre linhas e 12pt entre pargrafos. dever estar na seqncia do captulo anterior, sem quebra de pgina)

Aqui devero ser apresentadas todas as referncias utilizadas para a realizao do trabalho, incluindo livros, sites, revistas, peridicos, etc. Lembrando que as referncias devero ser dispostas de acordo com o Manual da Opet. APNDICES (condicionados necessidade de cada pesquisa)

Em APNDICES, devem ser includos os instrumentos usados na pesquisa e que tenham sido elaborados pelo autor da pesquisa, tais como: questionrios, entrevistas, fotos, etc. ANEXOS (condicionados necessidade de cada pesquisa)

67

Em ANEXOS, devem ser includos os instrumentos usados na pesquisa, mas que NO tenham sido elaborados pelo autor da pesquisa, tais como: questionrios, entrevistas, folders, etc.

NOTA:
O artigo dever conter entre 10 e 15 laudas

10.8 DICAS IMPORTANTES - Como aps a configurao geral dos pargrafos todas Primeiras Linhas estaro configuradas para a distncia de 1cm da margem esquerda, faz-se necessrio dar um Backspace (em alguns modelos de teclado, Bk Sp) no incio dos ttulos e subttulos dos captulos, bem como no incio da digitao de referncias, para que os mesmo fiquem alinhados margem esquerda, conforme as normas. - O espaamento entre o ttulo da figura, tabela, grfico, etc, dever ser 1,5 entre linhas e 0 pt no depois. Para configurar, basta realizar o mesmo

processo de formatao de pargrafo indicado nas Figuras 14 e 15: na barra de ferramentas clique sobre a opo Formatar e nesta, em Pargrafo. Na opo de espaamento Depois dever ser digitada a informao 0pt. - Sempre aps a utilizao de qualquer tipo de pontuao, faz-se necessrio deixar um espao, como se faz entre palavras. - O trabalho sempre dever ser impresso em tinta preta, salvo para laudas com imagens ou tabelas. No momento da impresso, primordial conferir se o papel est configurado em A4; para tal, basta clicar em Propriedades na tela que aparecer quando o documento for enviado para impresso.

68

- Para enviar o documento para impresso, clique no menu de ferramentas em Arquivo e em seguida, na opo Imprimir. Ou Pressione a tecla Ctrl juntamente com a tecla P. - Para selecionar todo o documento, incluindo gravuras, tabelas, etc., pressione a tecla Ctrl juntamente com a tecla T. - Enquanto estiver elaborando o trabalho/documento, salve-o em curtos espaos de tempo, para evitar surpresas desagradveis. Para facilitar o processo, ao invs de clicar em Arquivo na barra de ferramentas e aps na opo Salvar, basta pressionar a tecla Ctrl juntamente com a tecla B.

69

REFERNCIAS

ALMEIDA, Napoleo Mendes de. Gramtica metdica da lngua portuguesa. 40.ed. So Paulo: Saraiva, 1995. ARANHA, Maria Lcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. introduo filosofia. 2. ed. So Paulo: Moderna, 1999. Filosofando:

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6024: informao e documentao: numerao progressiva das sees de um documento escrito: apresentao. Rio de Janeiro, 1989. ______. NBR 10520: apresentao de citao em documentos. Rio de Janeiro, 2001. ______. NBR 14724: trabalhos acadmicos: apresentao. Rio de Janeiro, 2001. ______. NBR 6023: informao e documentao: referncias: elaborao. Rio de Janeiro, 2002. AZEVEDO, Israel Belo. O prazer da produo cientfica. 8. ed. So Paulo: Prazer de Ler, 2000. CAMPOS, Luiz Fernando de Lara. Mtodos e tcnicas de pesquisa em psicologia. 2.ed. Campinas: Alnea, 2001. CERVO, Amado Luiz.; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia cientfica. 3. ed. So Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1983. CHAU, Marilena. Convite filosofia. 7. ed. So Paulo: tica, 1998. COTRIM, Gilberto. Fundamentos da filosofia. 14. ed. So Paulo: Saraiva, 1999. DEMO, Pedro. Introduo metodologia da cincia. 2. ed. So Paulo: Atlas, 1985. ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 14.ed. So Paulo: Perspectiva, 1977. FONSECA, Regina Clia Veiga da. Como elaborar projetos de pesquisa e monografias: guia prtico. Curitiba: Imprensa Oficial, 2007. GALLIANO, A. Guilherme. O mtodo cientfico: teoria e prtica. So Paulo: Harbra, 1986. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. So Paulo: Atlas, 2002. HOLANDA, Aurlio Buarque de. Novo dicionrio da lngua portuguesa. 2.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. HBNER, Maria Martha. Guia para elaborao de monografias e projetos de dissertao de mestrado e doutorado. So Paulo: Pioneira, 1998.

70

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia cientfica. 3. ed. So Paulo: Atlas, 1991. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva M. Metodologia do trabalho cientfico. 6. ed. So Paulo: Atlas, 2001 MARTINS, Gilberto de Andrade;. LINTZ, Alexandre. Guia para elaborao de monografias e trabalhos de concluso de curso. So Paulo: Atlas, 2000. NEGRA, Carlos Alberto Serra; NEGRA, Elizabete Marinho Serra. Manual de trabalhos monogrficos de graduao, especializao mestrado e doutorado. So Paulo: Atlas, 2003. RUIZ, Joo lvaro. Metodologia cientfica: guia para eficincia nos estudos. So Paulo: Atlas, 2002. SALOMON, Dcio Vieira. Como fazer uma monografia: elementos de metodologia do trabalho cientfico. 2.ed. Belo Horizonte: Interlivros, 1973. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho cientfico. 22.ed. So Paulo: Cortez, 2002. TACHIZAWA, Takeshy; MENDES, Gildsio. Como fazer monografia na prtica. 6.ed. rev. ampl. Rio de Janeiro: FGV, 2001. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN. Normas para apresentao de trabalhos: teses, dissertaes e trabalhos acadmicos. Parte 2. 6. ed. Curitiba: UFPR.1996.

You might also like