You are on page 1of 4

A defesa trabalhista

Ronaldo Maurlio Cheib1


O direito de resposta do reclamado corolrio lgico do princpio do contraditrio. Atravs do oferecimento de sua defesa, o reclamado formula um pedido ao rgo jurisdicional a fim de que a pretenso do autor seja rejeitada. Os princpios do contraditrio e da ampla defesa tm natureza dplice, pois tm por destinatrios tanto o autor quanto o ru e so previstos na Constituio Federal como algumas das garantias fundamentais de qualquer litigante, seja em processo judicial ou administrativo. Uma vez citado numa ao, o ru poder oferecer trs tipos de resposta: exceo, contestao e reconveno, sendo que somente as duas primeiras podem ser consideradas como manifestaes de defesa. Porquanto a reconveno ao do ru contra o autor dentro do mesmo processo em que ele demandado. A CLT s prev expressamente a defesa, embora essa defesa seja no sentido de contestao, e duas modalidades de exceo: a de foro e a de suspeio; no h regramento prprio para reconveno. sabido, porm, que, em caso de lacuna do texto consolidado, permitida a aplicao subsidiria do direito processual civil, desde que isso no implique violao aos princpios e procedimentos que fundamentam o processo do trabalho (artigo 8, pargrafo nico).

As excees
Na lio de Moacyr Amaral Santos2, em sentido amplo, exceo sinnimo de defesa, ou seja, direito de defesa equivalente ao direito de exceo. Num sentido menos amplo, considera-se exceo a defesa indireta de mrito ou contestao indireta do mrito. O CPC, por seu turno, deu tratamento restrito ao instituto da exceo e, como tal, tem para ns o sentido especfico de defesa indireta do processo, na medida em que seu nico objetivo repousa no afastamento do processo de juiz suspeito, impedido ou incompetente relativamente. o que se infere do art. 304 do CPC, que s prev as excees de suspeio, de impedimento e de incompetncia relativa. Disso resulta, por excluso, que as questes relativas litispendncia, coisa julgada e incompetncia absoluta devem ser alegadas em contestao, como preliminares. As excees de suspeio, de impedimento e de incompetncia relativa, no obstante suspendam o processo, devero ser apresentadas juntamente com a contestao (defesa), isto , na audincia para a qual for notificado o reclamado.

Professor de Direito Processual do Trabalho e Prtica Jurdica Simulada Trabalhista no curso de Direito da FEAD. Procurador do Estado de Minas Gerais. SANTOS, Moacyr Amaral. Primeiras Linhas de Direito Processual Civil, vol. 2, So Paulo: Saraiva, 1982, pg. 189.

PHRONESIS: Revista do Curso de Direito da FEAD

no 3

Junho/2007

131

A contestao
A contestao a forma mais usual de resposta do ru. uma espcie de reao ao do autor. Trata-se da pea processual atravs da qual o reclamado resiste, insurge-se, de todos os modos legalmente previstos, contra a pretenso deduzida pelo reclamante, na inicial. A CLT no define a contestao, uma vez que emprega genericamente o vocbulo defesa. Sendo assim, deve-se observar, por compatvel, a regra do art. 300 do CPC, segundo a qual: Compete ao ru alegar, na contestao, toda a matria de defesa, expondo as razes de fato e de direito com que impugna o pedido do autor e especificando as provas que pretende produzir. Essa norma consagra, a um s tempo, o princpio da concentrao da defesa e o princpio da eventualidade. Isso quer dizer que o ru, no caso, o reclamado, deve alegar todo e qualquer tipo ou modalidade de resistncia pretenso do reclamante (concentrao) para que o juiz conhea as posteriores eventualmente (eventualidade), se as anteriores forem repelidas. Dessa sorte, se o reclamado no agir assim, oferecendo todas as suas alegaes no momento oportuno, que no processo do trabalho a audincia, estar preclusa a sua pretenso no processo, salvo quando se tratar de matria que o juiz deva conhecer de ofcio.

Defesa processual
Na primeira parte, a defesa deve abordar todos os defeitos processuais encontrados tais como a ausncia de pressupostos processuais, a incompetncia absoluta, a inpcia da inicial, a coisa julgada, a litispendncia, etc., na esteira dos arts. 267 e 301 do CPC, lembrando no terem aplicao no processo do trabalho a perempo (inciso IV) e a falta de cauo (inciso VI) previstas no art. 301, CPC.

Defesa de mrito
A defesa de mrito pode se dar de maneira direta ou indireta. Diz-se indireta quando o ru reconhece o fato constitutivo do direito do autor, mas ope um outro fato impeditivo, modificativo ou extintivo do pedido formulado na inicial. Fatos impeditivos so aqueles que provocam a ineficcia dos fatos constitutivos alegados pelo autor. Exemplo: o reclamante alega ter sido dispensado sem justa causa e pede pagamento de aviso prvio. O reclamado reconhece a dispensa, porm alega ter sido ela ocorrida por justa causa. Fatos modificativos so aqueles que impliquem alterao dos fatos constitutivos alegados na inicial. Exemplo: o reclamante pede pagamento integral e imediato de participao nos lucros, e o reclamado defende-se sustentando que o pagamento foi ajustado na forma parcelada e no de forma integral e imediata. Fatos extintivos so os que eliminam, extinguem ou tornam sem valor a obrigao assumida pelo ru, pelo fato de ela no ser mais exigvel. Exemplo: o reclamante pede o pagamento de saldo de salrio, e o reclamado alega que efetuou o respectivo pagamento. A renncia, a transao, a prescrio e a decadncia, a nosso ver, tambm so fatos extintivos do direito do autor.

132

PHRONESIS: Revista do Curso de Direito da FEAD

no 3

Junho/2007

Alis, no que tange prescrio, a partir da entrada em vigor da Lei n 11.580, de 16.02.2006, o que ocorreu em maio prximo passado, a prescrio j pode ser conhecida de ofcio, o que at ento no prevalecia (salvo quanto a direitos no patrimoniais), pois ficava dependente da provocao da parte interessada. O artigo 193 do Cdigo Civil permite que a prescrio possa ser argida em qualquer grau de jurisdio a quem ela aproveita. O TST, no entanto, devido ao teor do Enunciado 153, admite a argio da prescrio apenas at a instncia ordinria, ou seja, o reclamado que no a alegar na defesa somente poder faz-lo nas razes de recurso ordinrio, ainda que a sentena no tenha sido pronunciada sobre a matria. No tem sido admitida a prescrio argida em recurso de revista, pois a competncia para julg-lo da instncia extraordinria, ou seja, do TST. Poderia o advogado defender, da tribuna, em sustentao oral perante o TRT, a prescrio? O TST se posicionou no sentido de que no se deveria conhecer por afronta ao princpio do contraditrio, uma vez que a parte contrria no teria tido a oportunidade para contradizer. Entretanto, como j foi dito, tais questes ficam ultrapassadas a partir da entrada em vigor da Lei n 11.580/2006, pois, se o juiz pode mesmo conhecer de ofcio, o advogado tem o direito de sustentar a prescrio em qualquer momento do processo e em qualquer grau de jurisdio. A compensao e a reteno tambm so consideradas defesas indiretas de mrito, uma vez que constituem fatos modificativos do direito alegado pelo autor e esto previstas no art. 767 da CLT, que diz: A compensao, ou reteno, s poder ser argida como matria de defesa. Se o reclamado no alegar compensao na defesa, no poder faz-lo noutra oportunidade. Por isso que preclusa a matria nos termos do Enunciado 48/TST. Assim, sempre que o reclamado entender que credor do reclamante poder requerer ao juiz que a dvida do empregado possa ser compensada com os eventuais crditos deste. A compensao, todavia, restringe-se a dvidas de natureza trabalhista (Enunciado 18/ TST), como adiantamentos salariais, aviso prvio no dado pelo empregado quando pede a sua demisso, danos causados pelo empregado. No se admite a compensao de dvida de natureza civil ou comercial do empregado para com seu empregador.

Defesa direta do mrito


D-se a contestao direta, tambm chamada defesa direta de mrito, quando o ru ataca o fato constitutivo do direito alegado pelo autor, seja pela negativa de sua existncia, seja pela negativa de seus efeitos jurdicos.

Negativa dos fatos constitutivos


Se o ru negar a existncia dos fatos constitutivos do direito do autor, far com que caiba ao autor provar tais fatos durante a instruo.

PHRONESIS: Revista do Curso de Direito da FEAD

no 3

Junho/2007

133

No processo do trabalho, um exemplo so os casos em que o reclamante alega ter direito a horas extras, e o reclamado nega que tenha havido trabalho em regime de sobrejornada e apresenta os cartes de ponto correspondentes. Caber, pois, ao reclamante, na instruo, provar que realizou as horas extras. A presuno de veracidade dos fatos no impugnados relativa. Trata-se, pois, de confisso ficta, ou seja, pode ceder na esteira do art. 302 do CPC, nas seguintes situaes: - se no for admissvel, a seu respeito, a confisso, tais como aes contra o poder pblico e naquelas em que o pedido dependa da realizao de prova tcnica (percia), por exemplo, periculosidade e insalubridade. - se estiverem os fatos em contradio com a defesa, considerada em seu conjunto. Cabe ao juiz sopesar os fatos constitutivos em relao contestao como um todo. Essa regra tem por objetivo evitar a perpetrao da injustia manifesta. Somente pode ser produzida contestao por negativa geral quando o advogado do ru for dativo, isto , nomeado pelo juiz; quando o contestante estiver sendo defendido por curador especial; ou quando a defesa estiver sendo feita pelo Ministrio Pblico.

Negativa dos efeitos dos fatos constitutivos


Como dito alhures, o ru pode tambm, na contestao, reconhecer a real existncia e veracidade dos fatos alegados pelo autor, mas negar-lhes as conseqncias jurdicas pretendidas na petio inicial. Nesse caso, ante a confisso do ru a respeito dos fatos constitutivos do autor, fica ele liberado do nus de prov-los. Todavia, o ru asseverar, em sua postura defensiva, que os fatos no produzem os efeitos jurdicos pretendidos pelo autor, que, assim, no poder merecer a tutela reclamada na inicial. O nus da prova recair para o ru. Na sentena, caber ao juiz examinar o direito invocado pelo autor para verificar se realmente ele tem razo ou no. No processo do trabalho, a ttulo de exemplo, destacamos o pedido de adicional de transferncia pelo empregado, e o reclamado, reconhecendo o fato da transferncia, alega que no devido o adicional porque a transferncia definitiva, e no provisria, como exige o art. 469, 3, parte final, da CLT.

134

PHRONESIS: Revista do Curso de Direito da FEAD

no 3

Junho/2007

You might also like