You are on page 1of 2

QUESTIONRIO DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL II 7. Perodo Prof.

Isadora Minotto Gomes Schwertner


Instrues: Permitida a consulta a todo e qualquer material de apoio. Poder ser respondida em grupo de at 3 pessoas. Responda aos questionamentos em local reservado para que seja possvel a entrega ao final dos trabalhos.

COM RELAO S QUESTES ABAIXO, RESPONDA O QUE SE PEDE: 1) Qual a diferena entre contedo e meio de prova? Existe hierarquia entre os meios de prova? 2) Qual o momento procedimental adequado para a realizao de cada um dos meios de prova? Relacione cada um deles com as fases do processo e fundamente citando os dispositivos de lei. 3) Qual o objeto da prova, ou seja, a atividade probatria presta-se a provar o qu? Explique. Existe no ordenamento processual civil a necessidade de provar direito? Explique. 4) Cite e explique quais so os fatos que independem de prova, fundamentando sua resposta. 5) Explique as regras de atribuio dos nus da prova, segundo a sistemtica trazida pelo Cdigo de Processo Civil. Fundamente sua resposta. 6) Faa uma breve anlise acerca da atividade cognitiva do juiz, diante dos meios de provas produzidos no processo. 1) Fontes de prova so pessoas e coisas de onde provm a prova, enquanto meios de prova so os instrumentos que permitem levar ao juiz os elementos que o ajudaro a formar seu entendimento acerca do caso. As leis processuais no criam uma ordenao lgico-jurdica dos meios de prova. Cada prova tem seu valor intrnseco, segundo seu modo de ser e segundo os resultados que em cada processo so aptas a produzir. 2) 3) Em regra, a atividade probatria tem como objeto os fatos alegados pelas partes. Para que o Juiz declare o direito, no basta que as partes narrem a ele a ao ou omisso em que fundamentados o pedido e a defesa. preciso que elas lhe forneam elementos por meio dos quais possa ele se certificar do alegado. No entanto, no so todos os fatos que precisam ser demonstrados. 4) Existem alguns fatos que no precisam ser provados no processo para que o juiz se convena das alegaes da parte, pois no so considerados objeto da prova. Estes fatos so: a) fatos incontroversos; b) fatos notrios; c) fatos inconcludentes ou irrelevantes e d) fatos objeto de presuno absoluta. a) fatos incontroversos: Os fatos incontroversos so aqueles sobre os quais as partes no discutem, ou seja, so fatos alegados pelo autor e que no so contestados pelo ru. As partes concordam com os fatos, mas no com o resultado jurdico deles. Art. 302, CPC: "Cabe tambm ao ru manifestar-se precisamente sobre os fatos narrados na petio inicial. Presumem-se verdadeiros os fatos no impugnados, ..." b) fatos notrios: Os fatos notrios so aqueles sobre os quais nenhum dos sujeitos tem dvida. So acontecimentos de conhecimento geral, desnecessrios de comprovao, como por exemplo, datas histricas. c) fatos inconcludentes ou irrelevantes: Os fatos inconcludentes ou irrelevantes so aqueles que no possuem relevncia jurdica para o processo.

d) fatos objeto de presuno absoluta: Os fatos objeto de presuno absoluta so aqueles em que o sistema no admite prova em contrrio. A exemplo encontra-se os efeitos da revelia (os mesmos tornam os fatos alegados pelo autor presumidamente verdadeiros, independente de prova em audincia). diferente dos fatos objeto de presuno relativa (juris tantum) em que os fatos so presumidos verdadeiros at que haja prova em contrrio.

You might also like