You are on page 1of 22

FACULDADES OPET CURSO DE DIREITO

DEFINIES E CARACTERSTICAS DO DIREITO ROMANO

CURITIBA 2009

JEREMY WU SANTIAGO DA COSTA E SILVA HEULER MARTINS NELSON GOMES FILHO

DEFINIES E CARACTERSTICAS DO DIREITO ROMANO

Trabalho

de

Histria

do

Direito

Romano apresentado ao curso de Direito, da Faculdades Opet. Prof. Guilherme Tomizawa.

CURITIBA 2009 SUMRIO

INTRODUO............................................................................. 4 O DIREITO ROMANO..................................................................5 1 DEFINIES E CARACTERSTICAS.............................................5 1.1 PERODO ARCAICO (753 A.C. 130 A.C.).................................6 1.1.1 AS DOZE TBUAS..............................................................7 1.1.2 PRIMEIRAS LEIS.................................................................8 1.2 PERODO CLSSICO (130 A.C 230 D.C).................................9 1.2.1 ALGUNS EXEMPLOS DESENVOLVIDOS PELOS JURISTAS PRCLSSICOS E CLSSICOS..........................................................12 1.3 PERODO PS-CLSSICO.....................................................12 2 VISO CRONOLGICA DOS FATOS..........................................14 2.1 O DIREITO ROMANO NA REALEZA.........................................14 2.2 O DIREITO ROMANO NA REPBLICA.....................................16 2.3 O DIREITO ROMANO NO ALTO IMPRIO.................................18 2.4 O DIREITO ROMANO NO BAIXO IMPRIO..............................19 3 CONCLUSO..........................................................................21 4 REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS.............................................22

INTRODUO

O Direito Romano, que atravessou sculos at chegar aos dias atuais como primeira fonte do Direito dentro do mundo ocidental, especialmente no que tange matria cvel, de suma importncia para que possamos compreender os institutos jurdicos atuais, muitos dos quais remontam da poca Pretoriana, com as devidas adaptaes e adequaes s necessidades do mundo atual. A obra universal e imperecvel, em Roma foi o direito. O direito Romano no uma filosofia do direito, mas sim uma sistematizao jurdica. Para chegar construo de um direito universal, natural, racional, humano, Roma teve que superar a prpria nacionalidade, instaurado o Imprio, Roma no desnatura o seu gnio poltico original, mas realiza-o, desenvolve-o, valoriza-o, pois Roma era naturalmente feita para se tornar a capital do mundo. E, paralelamente, o direito romano no corpo jurdico Justiniano o lgico desenvolvimento do original germe jurdico, que, surgindo na famlia, expande-se atravs da cidade e do estado, e culmina no Imprio. Do direito civil chega at ao direito das gentes, antes, at aquele direito natural, a que chega a filosofia pelos caminhos da razo.

O DIREITO ROMANO

1 DEFINIES E CARACTERSTICAS

O direito Romano uma criao tpica deste povo, o que eles criaram nos deu a possibilidade de hoje estarmos habitando pases que se intitulam Estados de Direito. Como um todo o Direito Romano o conjunto de normas vigentes em Roma, da Fundao (sculo VIII a. C) at Justiniano no sculo VI d.C. Este direito foi fruto de sculos de trabalho e bom senso, antes de tudo. O pragmatismo romano encontrou no Direito um centro inesgotvel para desenvolverse dentro dos parmetros que eles mesmos consideravam como essenciais. Nos treze sculos da histria romana, do sculo VIII a.C. ao sculo VI d.C. assistimos, naturalmente, a uma mudana contnua no carter do direito, de acordo com a evoluo da civilizao romana, com as alteraes polticas, econmicas e sociais, que a caracterizavam. Para melhor compreender essa evoluo, costuma-se fazer uma diviso em perodos. Tal diviso pode basear-se nas mudanas da organizao poltica do Estado Romano, distinguindo-se, ento, a poca rgia (fundao de Roma no sculo VIII a.C. at a expulso dos reis em 510 a.C.), a poca republicana (at 27 a.C.), o principado at Diocleciano (que iniciou seu reinado em 284 d.C.), e a monarquia absoluta, at Justiniano (falecido em 565 d.C.). Outra diviso, talvez prefervel didaticamente, distingue no estudo do direito romano, tendo em conta sua evoluo interna: o perodo arcaico (da fundao de Roma no sculo VIII a.C. at o sculo II a.C.), o perodo clssico (at o sculo III d.C.) e o perodo ps-clssico (at o sculo VI d.C.).

1.1 PERODO ARCAICO (753 A.C. 130 A.C.)

O direito do perodo arcaico caracterizava-se pelo seu formalismo e pela sua rigidez, solenidade e primitividade e com clara influencia religiosa. O Estado tinha funes limitadas a questes essenciais para sua sobrevivncia: guerra, punio dos delitos mais graves e, naturalmente, a observncia das regras religiosas. O Sacerdote tinha poderes religiosos (Direito sagrado) e jurdicos (Direito civil) e este deveria pertencer a classe superior (patrcios). O Direito privado, ento, teve seu bero no colgio dos pontfices ou sacerdotes de elevada posio social. Os diversos tipos de Direito existentes, dentre eles, o Direito pblico, o privado e o sacro eram cultivados pelos patrcios. Os cidados romanos eram considerados mais como membros de uma comunidade familiar do que como indivduos. A defesa privada tinha larga utilizao: a segurana dos cidados dependia mais do grupo a que pertenciam do que do Estado. Antes da Lei das Doze Tbuas (754-201 a.C.), o direito privado consistia do antigo direito civil romano, que se aplicava apenas aos cidados romanos. A partir do sc. V a.C. com as reivindicaes e os protestos dos plebeus a situao se modifica desenvolvendo-se e consolidando-se as chamadas Magistraturas e assemblias populares. O marco do surgimento do Direito laico a chamada lei das XII Tbuas com clara participao popular. Esta legislao foi uma codificao de regras costumeiras e, mesmo entrando rapidamente em desuso, foi chamada durante toda a histria de Roma como a fonte de todo direito.

1.1.1 AS DOZE TBUAS

impossvel apontar o momento exato da gnese do sistema jurdico romano. O primeiro texto legal, cujo contedo chegou at a os dias de hoje com algum detalhe, a Lei das Doze Tbuas, que data de meados do sculo V a.C. Segundo os historiadores romanos, o tribuno da plebe C. Terentlio Arsa props que o direito fosse escrito de modo a evitar que fosse aplicado indiscriminadamente pelos magistrados patrcios. Aps oito anos de lutas, os plebeus teriam convencido os patrcios a enviar uma delegao a Atenas para copiar as Leis de Slon. Ademais, vrias delegaes foram enviadas a outras cidades da Grcia com propsitos semelhantes. Em 451 a.C., dez cidados romanos teriam sido selecionados para registrar as leis (decemviri legibus scribundis). Durante o perodo em que trabalharam, receberam o poder poltico supremo (imperium), enquanto que o poder dos magistrados foi cerceado. Em 450 a.C., os decnviros inscreveram as leis em dez tbuas (tabulae), mas seu trabalho foi considerado insuficiente pelos plebeus. Um segundo decenvirato teria ento acrescentado duas tbuas, em 449 a.C. A Lei das Doze Tbuas foi em seguida aprovada em assemblia. Os estudiosos modernos tendem a descrer da exatido dos historiadores romanos. No crem, por exemplo, que um segundo decenvirato tenha acontecido. Pensam que o decenvirato de 451 a.C. incluiu os pontos mais controversos do direito consuetudinrio e assumiu as principais funes pblicas em Roma. Ademais, a questo da influncia grega no direito romano primitivo motivo de grande debate. Considera-se improvvel que uma delegao tenha sido enviada Grcia, como pensavam os romanos; mais provvel que a legislao grega tenha chegado a Roma por meio das cidades da Magna Grcia. O texto original das doze tbuas no foi preservado. Tudo indica que foi destrudo quando os celtas tomaram Roma e a incendiaram, em 387 a.C. Os fragmentos preservados mostram que no se tratava de um cdigo legal no sentido moderno, pois as Doze Tbuas no pretendiam ser um sistema completo e coerente de todas as regras jurdicas aplicveis. Na verdade, continham

algumas disposies legais cujo propsito era alterar o direito consuetudinrio da poca. Embora contivessem disposies sobre todas as reas do direito, predominavam as referentes ao direito privado e ao processo civil.

1.1.2 PRIMEIRAS LEIS

Ademais das Doze Tbuas, tambm so conhecidas dos primrdios do direito romano a Lex Canuleia (445 a.C., que permitia o casamento - ius connubii entre patrcios e plebeus), as Leges Licinae Sextiae (367 a.C., que restringiam a posse de terras pblicas - ager publicus - e exigiam que um dos cnsules fosse plebeu), a Lex Ogulnia (300 a.C., que autorizava os plebeus a ocupar cargos sacerdotais) e a Lex Hortensia (287 a.C., pela qual as decises das assemblias plebias passavam a valer para todo o povo). Outra lei importante do perodo republicano a Lex Aquilia, de 286 a.C., que regulava a responsabilidade civil. Entretanto, a maior contribuio de Roma cultura jurdica europia no foi a promulgao de leis bem redigidas, mas o surgimento de uma classe de juristas profissionais e de uma cincia do direito, por meio de um processo gradual de aplicao dos mtodos da filosofia grega ao direito - um tema que os gregos jamais haviam tratado como cincia. Esse direito primitivo, intimamente ligado s regras religiosas, fixado e promulgado pela publicao das XII Tbuas, j representava um avano na sua poca, mas, com o passar do tempo e pela mudana de condies, tornou-se antiquado, superado e impeditivo de ulterior progresso. Mesmo assim, o tradicionalismo dos romanos fez com que esse direito arcaico nunca fosse considerado como revogado: o prprio Justiniano, 10 sculos depois, fala dele com respeito.

1.2 PERODO CLSSICO (130 A.C 230 D.C)

Este perodo , do sculo II a. C. at o sculo III d.C, foi o auge do Direito Romano e , mais especificamente, foi o auge do desenvolvimento do Direito Romano. O poder do Estado foi centralizado e dois personagens pretores e jurisconsultos -, adquirindo maior poder de modificar as regras existentes, puderam revolucionar constantemente o Direito, alcanando um carter nico dado pelas realizaes literrias e prticas dos juristas romanos. Estes trabalhavam em diferentes funes: proferiam pareceres, a pedido de particulares; aconselhavam os magistrados responsveis pela administrao da justia, como os pretores; auxiliavam os pretores a preparar seus editos, anunciados publicamente no incio do mandato pretoriano e que continham uma explicao de como exerceriam suas funes e um formulrio de procedimentos judiciais. Alguns juristas tambm ocupavam altos cargos judiciais e administrativos. Os juristas produziram todo tipo de comentrios e tratados de direito. Em cerca de 130 d.C., Slvio Juliano escreveu um edito pretoriano padronizado, que foi utilizado por todos os pretores a partir de ento. O edito continha descries detalhadas de todos os casos nos quais o pretor permitiria uma ao judicial ou uma defesa. O edito padro funcionava como um abrangente cdigo legal, embora no gozasse, formalmente, da fora de lei. Indicava os requisitos para uma reivindicao legal bem-sucedida e tornou-se a base dos amplos comentrios jurdicos de juristas como Paulo e Domcio Ulpiano. Entre os magistrados republicanos, o pretor tinha por incumbncia funes relacionadas com a administrao da Justia. Nesse mister, cuidava da primeira fase do processo entre particulares, verificando as alegaes das partes e fixando os limites da contenda, para remeter o caso posteriormente a um juiz particular. Incumbia, ento, a esse juiz, verificar a procedncia das alegaes diante das provas apresentadas e tomar, com base nelas, a sua deciso. Havia pretor para os casos entre cidados romanos - era o pretor urbano - e havia tambm, a partir de

10

242 a.C., pretor para os casos em que figuravam estrangeiros. Era o chamado pretor peregrino. O pretor, como magistrado, tinha um amplo poder de mando, denominado imperium. Utilizou-se dele, especialmente, a partir da lei Aebutia, no sculo II a.C., que, modificando o processo, lhe deu ainda maiores poderes discricionrios. Por essas modificaes processuais, o pretor, ao fixar os limites da contenda, podia dar instrues ao juiz particular sobre como ele deveria apreciar as questes de direito. Fazia isto por escrito, pela frmula, na qual podia incluir novidades, at ento desconhecidas no direito antigo. Com esses poderes discricionrios, podia deixar de admitir aes perante ele propostas (denegatio actionis) ou, tambm, admitir aes at ento desconhecidas no direito antigo. Essas reformas completavam, supriam e corrigiam as regras antigas (Ius praetorium est, quod praetores introduxerunt adiuvandi vel supplendi vel corrigendi iuris civilis gratia. D. 1.1.7.1). As diretrizes que o pretor ia observar eram publicadas no seu Edito, ao entrar no exerccio de suas funes. Como o cargo de pretor era anual, os editos se sucediam um ao outro, dando oportunidade a experincias valiosssimas. O resultado dessas experincias foi um corpo estratificado de regras, aceitas e copiadas pelos pretores que se sucediam, e que, finalmente, por volta de 130 d.C., foram codificadas pelo jurista Slvio Juliano, por ordem do Imperador Adriano. Note-se bem, entretanto, que esse direito pretoriano nunca foi equiparado ao direito antigo (jus civile). A regra antiga, pela qual o pretor no podia criar direito (praetor ius lacere non potest), continuou em vigor. Assim, esse direito pretoriano, constante do Edito e chamado ius honorarium, foi sempre considerado como diferente do direito antigo (ius civile) mesmo quando, na prtica, o substituiu. A interpretao das regras do direito antigo era tarefa importante dos juristas. Originariamente s os sacerdotes conheciam as normas jurdicas. A eles incumbia, ento, a tarefa de interpret-las. Depois, a partir do fim do sculo IV a.C.,

11

esse monoplio sacerdotal da interpretao cessou, passando ela a ser feita tambm pelos peritos leigos. Essa interpretao no consistia somente na adaptao das regras jurdicas s novas exigncias, mas importava tambm na criao de novas normas. Tal atividade jurisprudencial contribuiu grandemente para o

desenvolvimento do direito romano, especialmente pela importncia social que os juristas tinham em Roma. Eles eram considerados como pertencentes a uma aristocracia intelectual, distino essa devida aos seus dotes de inteligncia e aos seus conhecimentos tcnicos. Suas atividades consistiam em emitir pareceres jurdicos sobre questes prticas a eles apresentadas (respondere), instruir as partes sobre como agirem em juzo (agere) e orientar os leigos na realizao de negcios jurdicos (cavere). Exerciam essa atividade gratuitamente, pela fama e, evidentemente, para obter um destaque social, que os ajudava a galgar os cargos pblicos da magistratura. Foi Augusto que, procurando utilizar, na nova forma de governo por ele instalada, os prstimos desses juristas, instituiu um privilgio consistente no direito de dar pareceres em nome dele, prncipe: ius respondendi ex auctoritate principis. Esse direito era concedido a certos juristas chamados jurisconsultos (Inst. 1.2.8). Seus pareceres tinham fora obrigatria em juzo. Havendo pareceres contrastantes, o juiz estava livre para decidir. O mtodo dos jurisconsultos romanos era casustico. Examinavam, explicavam e solucionavam casos concretos. Nesse trabalho no procuravam exposies sistemticas: eram avessos s abstraes dogmticas e s especulaes e exposies tericas. Isso no impediu, entretanto, que o gnio criador dos romanos se manifestasse por intermdio dessa obra casustica dos jurisconsultos clssicos.

12

1.2.1 ALGUNS EXEMPLOS DESENVOLVIDOS PELOS JURISTAS PR-CLSSICOS E CLSSICOS

os juristas romanos separavam claramente o direito de usar uma coisa (propriedade) da habilidade factual de us-la e manipul-la (posse). Tambm distinguiam entre contrato e delito como fontes de obrigaes civis.

os contratos nominados (venda, trabalhista, aluguel, prestao de servios), presentes na maioria dos cdigos civis modernos, foram desenvolvidos pelos juristas romanos.

o jurista clssico Caio (cerca de 160) inventou um sistema de direito privado baseado na diviso entre personae (pessoas), res (coisas) e actiones (aes judiciais). Este sistema foi usado por vrios sculos e pode ser reconhecido em leis modernas como o cdigo civil francs.

1.3 PERODO PS-CLSSICO

Neste perodo, do sculo II at o sculo VI d.C., o direito romano no teve grandes inovaes, vivia-se do legado da fase urea; entretanto, para acompanhar as novas situaes. O Direito vulgarizou-se e sentiu-se a necessidade de fixar-se definitivamente as regras por meio de uma codificao que a princpio era muito mal vista pelos romanos. Nesse perodo, pela ausncia do gnio criativo, sentiu-se a necessidade da fixao definitiva das regras vigentes, por meio de uma codificao que os romanos em princpio desprezavam. No por acaso que, exceto aquela codificao das XII Tbuas do sculo V a.C., nenhuma outra foi empreendida pelos romanos at o perodo decadente da era ps-clssica. Aps tentativas parciais de codificao de partes restritas do direito vigente (Codex Gregorianus, Codex Hermogenianus, Codex Theodosianus), foi Justiniano (527 a 565 d.C.) quem empreendeu a grandiosa obra legislativa, mandando colecionar oficialmente as regras de direito em vigor na poca.

13

Encarregou uma comisso de juristas de organizar uma coleo completa das constituies imperiais (leis emanadas dos imperadores), que foi completada em 529 e publicada sob a denominao de Codex (de que no temos texto nenhum). No ano seguinte, em 530, determinou Justiniano que se fizesse a seleo das obras dos jurisconsultos clssicos, encarregando dessa tarefa Triboniano, que convocou uma comisso para proceder ao trabalho ingente. A comisso conseguiu no prazo surpreendente de trs anos confeccionar o Digesto (ou Pandectas), composto de 50 livros, no qual foram recolhidos trechos escolhidos de 2.000 livros (com trs milhes de linhas) de jurisconsultos clssicos. Os codificadores tiveram autorizao de alterar os textos escolhidos, para harmoniz-los com os novos princpios vigentes. Essas alteraes tiveram o nome de emblemata Triboniani e hoje so chamadas interpolaes. A descoberta de tais interpolaes e a restituio do texto original clssico uma das preocupaes da cincia romanstica dos ltimos tempos. Paralelamente compilao do Digesto, Justiniano mandou preparar uma nova edio do Codex, isto por causa da vasta obra legislativa por ele empreendida naqueles ltimos anos. Em 534 foi publicado, ento, o Codex repetitae praelectionis, o Cdigo revisado, cujo contedo foi harmonizado com as novas normas expedidas no curso dos trabalhos. Somente temos o texto desta segunda edio do Cdigo Justiniano. Alm dessas obras legislativas, Triboniano, Tefilo e Doroteu, estes ltimos professores das escolas de Constantinopla e de Bento, elaboraram, por ordem de Justiniano, um manual de direito para estudantes, que foi modelado na obra clssica de Gaio, do sculo II a.C. Esse manual foi intitulado Institutiones, como o de Gaio, e foi publicado em 533. Depois de terminada a codificao, a qual, especialmente o Cdigo, continha a proibio de se invocar qualquer regra que nela no estivesse prevista, Justiniano reservou-se a faculdade de baixar novas leis. Nos anos subseqentes a 535, at sua morte em 565 d.C., Justiniano publicou efetivamente um grande nmero de novas leis, chamadas novellae constitutiones.

14

A coleo destas, intitulada Novellae, constitui o quarto volume da codificao justiniania.

2 VISO CRONOLGICA DOS FATOS

Para que possamos ter uma viso superficial, mas suficiente, da importncia de se estudar o Direito romano, passaremos a fazer breves comentrios sobre cada uma das fases da histria romana na antiguidade.

2.1 O DIREITO ROMANO NA REALEZA

Trata-se do perodo histrico em que Roma foi governada pelos reis, compreendendo uma faixa de aproximadamente 250 anos, segundo os clculos de VARRO, desde a fundao de Roma, em 753 a.C., at o desaparecimento do trono, com Tarqunio, o Soberbo, em 510 a.C. Havia duas classes bem distintas e opostas entre os habitantes da cidade de Roma: os patrcios e os plebeus. Os primeiros, homens livres, descendentes de homens livres, agrupados em cls familiares patriarcais, que recebiam o nome de gentes, formavam a classe detentora do poder e privilegiada. Os plebeus, por sua vez, no faziam parte das gentes, estando, no entanto, sob a proteo do rei. At o reinado de Srvio Tlio, os plebeus no faziam parte da organizao poltica de Roma. Durante a Realeza, o Poder Pblico em Roma era composto por trs elementos: o Rei (rex), o Senado (senatus) e o Povo (populus romanus), este ltimo, como acima mencionado, constitudo apenas por patrcios. Enquanto o rei, indicado por seu antecessor ou por um senador, era detentor de um poder absoluto, ou imperium, com atribuies polticas, militares e religiosas, sendo ao mesmo tempo chefe de governo e de Estado, o Senado era um rgo de assessoria do rei, com

15

funo predominantemente consultiva. Era, pois, o Senado detentor da auctoritas, sendo ouvido pelo rei nos grandes negcios do Estado. O povo romano (somente patrcios, inicialmente) reunia-se em

assemblias, que recebiam o nome de comcios curiatos, com o objetivo de discutir e votar as propostas de lei, sempre de iniciativa do rei. A unidade de voto recebia a denominao de cria. A lei, assim votada e aprovada, recebia o nome de leges curiatae. No entanto, com as reformas empreendidas pelo rei Srvio Tlio, a plebe foi favorecida, quando a riqueza de cada um, e no mais apenas as suas origens, passou a ser base para a distino entre as pessoas. Com isso, ganhavam o direito de voto os plebeus contribuintes, sendo por estes entendidos aqueles que dispunham de meios para pagar impostos e que agora tinham direito de prestar servio militar. Estes plebeus contribuintes votavam nos comcios centuriatos, sendo a unidade de voto a centria. Ao mesmo tempo, adquiriam os plebeus o direito de praticar atividade comercial, o que favorecia, conseqentemente, o contato com outros povos e outras culturas, culturas estas que mais tarde viriam a ser incorporados pelo Imprio Romano, ao mesmo tempo em que ganhava o povo romano poder econmico, passo fundamental para se alcanar o poder poltico. So duas as principais fontes do Direito Romano na Realeza: o costume e a lei. O costume, ou jus non scriptum, uso repetido e prolongado da norma jurdica tradicional no proclamada pelo Poder Legislativo, a principal delas. A lei, de menor importncia neste perodo, nascia com a proposta do rei ao povo, que, reunido em comcios curiatos ou centuriatos, aceitavam ou rejeitavam a iniciativa do rei. Se aceita, a regra de direito, depois de ratificada pelo Senado, tornava-se obrigatria. Vale ainda ressaltar que as leis, durante este perodo, eram particulares, e no gerais, regendo verdadeiros contratos entre patres da cidade.

16

2.2 O DIREITO ROMANO NA REPBLICA

Abolida a Realeza em Roma, foi implantada a Repblica, advinda de uma revoluo chefiada por patrcios e militares, e que se prolongou de 510 ate 27 a.C. Caracterizava-se por ser uma Repblica Aristocrtica, onde a administrao se subdividia em vrias magistraturas. O poder consular, ou dos cnsules, substitui o rei, enquanto detentores do imperium. Encarnavam a suprema magistratura. Estes cnsules eram eleitos em nmero de dois para um perodo de um ano, cada um deles governando alternadamente um ms cada. Assim, enquanto um governava, o outro fiscalizava, tendo contra o primeiro o direito de veto, ou intercessio, em caso de discordncia. No entanto, o grande desenvolvimento da populao romana fez com que as funes consulares se repartissem por outras pessoas. Foi assim que surgiram cargos como questores (responsveis pela administrao das finanas), censores (encarregados de promover o recenseamento e de fiscalizar os costumes), pretores (importantes magistrados para o Direito. Estavam encarregados da administrao da justia), edis curis (cuidavam da fiscalizao do comrcio e do policiamento da cidade), governadores das provncias, ou procnsules (encarregados de distribuir a justia). Alm dos cnsules, a organizao poltica de Roma na Repblica ainda era composta pelo Senado e pelo povo. O Senado, nesta poca, era um rgo consultivo e legislativo composto por 300 patres, nomeados pelos cnsules. Os atos oriundos do Senado eram os senatusconsultus. O povo (populus romanus), por sua vez, agora era composto por patrcios e plebeus, que reuniam-se em comcios (comcios curiatos, comcios centuriatos e comcios tributos) para votar. A plebe, cuja maior conquista na poca foi a criao do tribuno da plebe (magistrados plebeus inviolveis e sagrados, com direito de veto intercessio contra decises a serem tomadas), tambm se reunia sozinha no concilia plebis, onde se votavam os plebiscitos.

17

As fontes do Direito Romano na Repblica so as seguintes: costume, lei, plebiscito, interpretao dos prudentes e os editos dos magistrados. O costume, apesar de conservar extrema importncia na sociedade romana, tornava-se, pela incerteza a ele inerente, importante arma de que dispunham os patrcios contra os direitos da plebe. A lei, por sua vez, a segunda fonte de Direito Romano na Repblica. redigida, apesar de muita resistncia por parte dos patrcios e do Senado, a Lei das XII Tbuas, cuja importncia incontestvel, sendo considerada pelos prprios romanos como a fonte de todo o direito pblico e privado. O cunho de romanidade presente em suas disposies garantiu-lhe imediata aceitao por parte de todos, passando a reger as relaes jurdicas do povo romano. Mais tarde, numerosas outras leis surgiram tambm com o intuito de reger as relaes dos povos de Roma e dos territrios submetidos, como a leges rogatae e a leges datae. O plebiscito aquilo que a plebe deliberava por proposta de um magistrado plebeu, aplicando-se, a princpio, unicamente plebe, adquirindo, a partir da Lei Hortnsia, valor de lei. Os prudentes, ou jurisprudentes,so jurisconsultos encarregados de adaptar os textos legais s mudanas do direito vivo, preenchendo, assim, as lacunas deixadas pelas leis. A interpretao dos prudentes corresponde ao que atualmente chamamos de doutrina, diferindo, portanto, do que atualmente entendemos por jurisprudncia (decises repetidas dos tribunais). Tais pareceres, ou seja, a interpretao dos prudentes, passaram a influir na formao do direito. Por fim, so tambm fontes do direito romano os editos dos magistrados, conjunto de declaraes (edicta) destes, em que expunham aos administrados os projetos que pretendiam desenvolver. Para o Direito Romano, assumem maior relevncia os editos dos pretores, e, em especial, os editos urbanos. O pretor, como magistrado que o era, era detentor do poder de fazer editos, contribuindo assim para o florescimento, em oposio ao jus civile (formalista e rigoroso), do jus honorarium, mais humano, pois com ele se fazia uso da equidade, instrumento atravs do qual o pretor adequava a justia ao caso concreto, abrandando-se a impessoalidade do caso concreto.

18

2.3 O DIREITO ROMANO NO ALTO IMPRIO

Tambm conhecido como principado, ou diarquia, um perodo de transio entre a Repblica e o Dominato (ou Baixo Imprio), estendendo-se de 27 a.C. a 284 d.C. Aqui, o prncipe ou imperador congrega poderes quase ilimitados, sendo o chefe supremo das foras armadas. A sua autoridade mxima, e o seu poder partilhado com o Senado. O poder judicirio, portanto, repartido entre o prncipe e o Senado. As magistraturas, de incio, continuavam a funcionar normalmente. Dado o seu carter de transio, numerosas so as fontes de direito romano durante esta fase. Somando-se s fontes da Repblica (costumes, leis, editos dos magistrados, senatusconsultos), acrescentam-se as constituies imperiais e as respostas dos jurisconsultos. O costume ainda nesta poca desempenha papel importante enquanto fonte de direito. Quanto s leis, adquirem maior importncia as leges datae, medidas tomadas em nome do povo pelo imperador, correspondendo aos nossos atuais regulamentos administrativos. Os editos dos magistrados perdem muita importncia neste perodo, tendo o novo regime praticamente tirado de fato a independncia e o esprito de iniciativa dos pretores, fazendo com que estes aos poucos passassem a apenas reproduzir os editos de seus antecessores. Os senatoconsultos so medidas de ordem legislativa que emanam do Senado. Durante o Alto Imprio, o senatoconsultos feito a pedido do prncipe. As constituies imperiais eram medidas de ordem legislativa

promulgadas pelo imperador e elaboradas pelo consilium principis, colgio constitudos pelos mais importantes jurisconsultos da poca. Gradualmente, esta fonte vai adquirindo maior importncia at chegar a constituir a fonte nica de direito romano durante o Baixo Imprio.

19

Ainda como fonte do direito romano no Alto Imprio, as respostas dos jurisconsultos so as sentenas e opinies feitas por quem fixa o direito, mas somente a partir de Adriano que tais respostas passaram a ganhar fora de lei. Em havendo divergncia entre os pareceres, ao juiz era lcito seguir a opinio que a ele parecesse melhor, o que se aproxima, desta forma, da utilizao do instituto que hoje conhecemos como eqidade.

2.4 O DIREITO ROMANO NO BAIXO IMPRIO

O Baixo Imprio, tambm conhecido como Dominato, estende-se de 284 d.C. a 565 d.C., e caracteriza-se pelo poder supremo do imperador, que, ao assumir atribuies dos outros rgos constitucionais, torna-se monarca absoluto, concentrando todos os poderes em suas mos. Durante este perodo, o Imprio Romano encontrava-se subdivido em Imprio Romano do Ocidente e Imprio Romano do Oriente, sendo cada um desses blocos entregue a um imperador. As constituies imperiais, ou leges,,so a nica fonte do direito romano neste perodo. A maior parte delas tem forma de editos. As codificaes, ou compilaes, que aqui surgem podem ter carter oficial ou particular, conforme sejam elaboradas por iniciativa de imperadores ou por iniciativa privada. A importncia de Justiniano tamanha que podemos dividir as compilaes existentes neste perodo como anteriores, posteriores ou da poca de Justiniano. Ocorre, no entanto, que a maior contribuio deste perodo e, certamente, um dos maiores legados deixados pela civilizao romana corresponde ao Corpus Juris Civilis, obra esta que rene o direito romano propriamente dito. O direito de Justiniano uma obra que rene em um s corpo numerosos textos de lei das pocas anteriores, assim como de sua poca tambm, tendo tido vigncia em todo o Imprio Romano, da a sua incontestvel importncia no apenas para a poca, mas tambm para a posterioridade, pois o Direito Romano, cujos principais institutos encontram-se condensados no Corpus Juris Civilis, que

20

constitui a raiz a partir da qual brotaram-se os principais institutos jurdicos ocidentais dos tempos atuais.

21

3 CONCLUSO

O direito romano assumiu elevada importncia para o estudo devido ao seu valor normativo, a sua perfeio tcnico-jurdica, o seu valor prtico e histrico e a sua utilidade para o Direito comparado. Por ser um produto histrico da sociedade sofreu diversas alteraes no seu processo de evoluo, adaptando-se s circunstncias de tempo e de espao. Entendendo as modificaes do passado podemos nos preparar para as mudanas que estamos sofrendo atualmente no campo do Direito. importante tambm o conhecimento da terminologia romana transplantada para o contemporneo, logo que a palavra tem extrema importncia nos dias de hoje. Os romanos partiam dos problemas, dos casos concretos, para, raciocinando indutivamente, construir as solues normativas adequadas ao seu caso. O Direito romano tem portanto, elevado valor formativo para dar base e aos juristas contemporneos encontrar o rigor prtico necessrio para o conhecimento e a soluo dos problemas jurdicos. O direito romano se formou gradativamente com normas estabelecidas em costumes, leis, decises dos juizes e com obras dos juristas. O Direito romano se dividia em vrias ordens ou estratos normativos, diferenciados pelo mbito de aplicao, como o ius civile (costumes e leis), aplicvel apenas aos cidados romanos, o ius gentium, aplicvel a todos os homens sem distino de nacionalidade.

22

4 REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS

CRETELLA JR., Jos. Curso de Direito Romano. 8 edio, Rio de Janeiro, Forense, 1983. MOURA, Paulo Csar Cursino de. Manual de Direito Romano. 1 edio, Rio de Janeiro, Forense, 1998. PEIXOTO, Jos Carlos de Matos. Curso de Direito Romano. Tomo I, 3 edio, Rio de Janeiro, Haddad Editores, 1955.

You might also like