You are on page 1of 4

Colgio Marista de Carcavelos

Cincias Fsico-Qumicas 8Ano FICHA DE TRABALHO


NOME: N

2010/2011
Prof:______________________

ANO:

TURMA:

DATA:

No te esqueas de dar respostas completas e apresentar todos os clculos que efectuares. 1. Estabelece a correspondncia correcta. Classifica os seguintes materiais de acordo com o modo como estes se deixam atravessar pela luz. Metal Vidro Papel vegetal 2. Indica, com uma cruz, a resposta correcta. Para fontes sonoras diferentes, o timbre uma caracterstica que permite distinguir... dois sons com a mesma intensidade e a mesma altura. dois sons com a mesma altura, mas intensidades diferentes. apenas sons com a mesma intensidade. Nenhuma das anteriores. 3. Estabelece a correspondncia correcta. Associa cada lente ao respectivo valor de potncia focal. Lente convergente Lente divergente 4. Indica, com uma cruz, a resposta correcta. Conseguimos ver os corpos quando a luz que reenviam chega aos nossos olhos. Como se designam estes corpos? Fontes artificiais de luz. Fontes naturais de luz. Corpos iluminados. Nenhuma das anteriores. 5. Classifica as seguintes afirmaes em verdadeiras (V) ou falsas (F). Atendendo intensidade do som classifica as seguintes afirmaes. V F Um som de alta amplitude ouvido a uma grande distncia da fonte sonora. V F Um som de baixa amplitude ouvido a uma grande distncia da fonte sonora. Potncia focal negativa Potncia focal positiva Material opaco Material translcido Material transparente

V F Um som forte possui uma amplitude pequena. V F Um som forte possui uma amplitude grande. 6. Estabelece a correspondncia correcta. Identifica para cada um dos materiais o respectivo fenmeno que pode ocorrer. Cortia Metal 7. Reflexo do som. Absoro do som.

Indica, com uma cruz, a resposta correcta. Qual o fenmeno da luz responsvel pelas imagens que se observam quando associamos dois ou mais espelhos planos? Refraces sucessivas da luz nos espelhos. Reflexes irregulares da luz nos espelhos. Reflexes sucessivas da luz nos espelhos. Nenhuma das anteriores.

8.

Indica, com uma cruz, a resposta correcta. Qual dos seguintes objectos corresponde a uma associao de espelhos planos? Telescpio. Lentes de contacto. Caleidoscpio. Nenhuma das anteriores.

9.

Indica, com uma cruz, a resposta correcta. Quando na refraco ocorre um aumento da velocidade de propagao da luz, verificase que... o raio refracto deixa de existir. o ngulo do raio incidente de 90. o raio refracto afasta-se da normal. Nenhuma das anteriores.

10. Classifica as seguintes afirmaes em verdadeiras (V) ou falsas (F). Para produzir e propagar um som necessrio existir... V F uma onda electromagntica. V F uma fonte sonora. V F o vazio. V F um meio de propagao, como o ar. 11. Indica, com uma cruz, a resposta correcta. Numa sala, um aluno toca violino e os restantes colegas ouvem. Qual dos seguintes

esquemas traduz a situao descrita? Fonte sonora -> meio de propagao -> receptor. Meio de propagao -> receptor. Fonte sonora -> meio de propagao. Nenhuma das anteriores. 12. Coloca os elementos pela ordem correcta (1, 2, 3, ...) Ordena, por ordem crescente, os valores da velocidade mdia de propagao do som nos diferentes meios. ___ Velocidade do som na gua. ___ Velocidade do som no ar. ___ Velocidade do som nos slidos. 13. Indica, com uma cruz, a resposta correcta. Um sonar colocado num barco emite um dado som, com o objectivo de localicar um cardume de peixes. Isto possvel porque o sonar utiliza uma tcnica baseada na: absoro do som. reflexo do som. ausncia de som. Nenhuma das anteriores. 14. Indica, com uma cruz, a resposta correcta. Uma lente ... um meio ptico opaco. o mesmo que um espelho esfrico. um meio ptico transparente. Nenhuma das anteriores. 15. Estabelece a correspondncia correcta. Associa cada constituinte do olho respectiva funo. Cristalino Pupila ris 16. Com as opes

Espcie de lente convergente, que permite focar as imagens dos objectos na retina. Abertura circular por onde entra a luz. Regula a quantidade de luz que entra no olho.

Sol madeira luz iluminado

luminoso

complete correctamente a frase:

Um corpo __________________________ aquele que emite __________________________ prpria. Por outro lado, um corpo __________________________ no emite luz, como o caso da __________________________ ou do vidro. 17. Classifica as seguintes afirmaes em verdadeiras (V) ou falsas (F). Para uma onda que possui uma frequncia de 80 Hz, podemos afirmar que esta... V F vibra 80 vezes por segundo. V F vibra 1 vez em cada 80 segundos. V F possui um perodo de 0,0125 segundos. V F tem um comprimento de onda de 80 nm. 18. Indica, com uma cruz, a resposta correcta. Os sons complexos so constitudos... apenas por sons harmnicos. por sons harmnicos e fundamentais. por infra-sons e ultra-sons apenas. Nenhuma das anteriores. 19. Indica, com uma cruz, a resposta correcta. Onde se situama as clulas sensveis luz no olho humano? No crebro. Na retina. Na ris. Nenhuma das anteriores.

You might also like