You are on page 1of 24

Pregador do Papa: Jesus de Nazar, um dos profetas? Primeira pregao do Advento do Pe.

Raniero Cantalamessa OFM Cap ROMA, domingo, 9 de dezembro de 2007 (ZENIT.org).Publicamos a primeira pregao do Advento que, na presena de Bento XVI, foi pronunciada pelo Pe. Raniero Cantalamessa, OFM Cap., pregador da Casa Pontifcia, nesta sexta-feira. O eixo das meditaes o tema Ele nos falou por meio do seu Filho (Hebreus 1, 2). Participam tambm deste caminho de preparao do Natal, na capela Redemptoris Mater do Palcio Apostlico do Vaticano, colaboradores do Santo Padre. *** Pe. Raniero Cantalamessa Advento 2007 na Casa Pontifcia Primeira Pregao JESUS DE NAZAR, UM DOS PROFETAS? 1. A terceira investigao Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por seu Filho, que constituiu herdeiro universal, pelo qual criou todas as coisas. Esplendor da glria (de Deus) e imagem do seu ser, sustenta o universo com o poder da sua palavra. Depois de ter realizado a purificao dos pecados, est sentado direita da Majestade no mais alto dos cus (Hb 1, 1-3). Este impulso da Carta aos Hebreus constitui uma sntese grandiosa de toda a histria da salvao. Est formada pela sucesso de dois tempos: o tempo em que Deus fala por meio dos profetas e o tempo em que Deus fala por meio de seu Filho; o tempo em que falava por pessoa intermediria e o tempo em que fala em pessoa. O Filho, com efeito, esplendor da glria (de Deus) e imagem do seu ser, isto , como dir mais tarde, da mesma substncia do Pai. Existe continuidade e salto de qualidade por sua vez. o prprio Deus quem fala, a prpria revelao; a novidade que o Revelador se faz revelao, revelao e revelador coincidem. A frmula de introduo dos orculos a melhor demonstrao disso: j no disse o Senhor, mas Eu vos digo. luz desta poderosa palavra de Deus que Hebreus 1, 1-3, busquemos, nesta pregao de Advento, fazer um discernimento das opinies que circulam atualmente sobre Jesus, fora e dentro da Igreja, a fim de poder, no Natal, unir sem reservas nossa voz da liturgia que proclama sua f no Filho de Deus vindo a este mundo. Somos continuamente reconduzidos ao dilogo de Cesaria de Filipo: para mim, Jesus um dos profetas ou o Filho do Deus vivo? (cf. Mt 16, 14-16).

No campo dos estudos histricos sobre Jesus, estamos vivendo a chamada terceira investigao. Denomina-se assim para distingui-la tanto da antiga investigao histrica de inspirao racionalista e liberal que predominou desde finais do sculo XVIII todo o sculo XIX, como da chamada nova investigao histrica, que comeou em meados do sculo passado em reao tese de Bultmann, que havia proclamado o Jesus histrico inalcanvel e sobretudo irrelevante para a f crist. Em que se diferencia a terceira investigao das precedentes? Primeiramente, a convico de que podemos saber de Jesus da histria graas s fontes, muito mais do que se admitia no passado. Mas sobretudo a terceira investigao se diferencia nos critrios para alcanar a verdade histrica sobre Jesus. Se antes se pensava que o critrio fundamental de certificao da verdade de um fato ou de uma fala de Jesus era que houvesse estado em contraste com o que se fazia ou pensava no mundo judaico contemporneo a Ele, agora se v, ao contrrio, na compatibilidade de um dado evanglico com o judasmo do tempo. Se antes a marca de autenticidade de uma fala ou de um fato era sua novidade e inexplicabilidade a respeito do ambiente, agora , ao contrrio, sua explicabilidade luz de nossos conhecimentos do judasmo e da situao social da Galilia do tempo. So evidentes algumas vantagens desta nova aproximao. Reencontra-se a continuidade da revelao. Jesus se situa no interior do mundo judaico, na linha dos profetas bblicos. Faz rir a idia de que houve um tempo em que se acreditava poder explicar todo o cristianismo com o recurso a influncias helenistas. O problema que se tem levado to alm esta conquista, que se converteu em perda. Em muitos representantes desta terceira investigao, Jesus acaba por diluir-se completamente no mundo judaico, sem distinguir-se j mais que em algum detalhe e por alguma interpretao particular da Tor. Um dos profetas judeus, ou como se diz, dos carismticos itinerantes. Significativo o ttulo de um ensaio famoso, o de J. D. Crossmann: O Jesus histrico. A vida de um campons judeu do Mediterrneo. Sem chegar a esses excessos, tambm o autor mais conhecido e, em certo sentido, iniciador da terceira investigao, E. P. Sanders, encontra-se nesta linha [1]. Encontrada de novo a continuidade, perdeu-se a novidade. A divulgao, tambm entre ns, na Itlia, fez o resto, difundindo a imagem de um Jesus judeu entre judeus, que no fez quase nada novo, mas de quem se segue dizendo (no se sabe como) que mudou o mundo. Continua-se reprovando as geraes de estudiosos do passado por terem construdo cada vez uma imagem de Jesus segundo a moda ou as preferncias do momento, e no se percebe que se prossegue na mesma linha. Esta insistncia no Jesus judeu entre judeus, de fato, depende ao menos em parte do desejo de reparar os erros histricos cometidos contra este povo e de favorecer o dilogo entre judeus e cristos. Um timo objetivo que se persegue, como veremos a seguir, com um meio (pelo modo como se utiliza)

equivocado. Trata-se, com efeito, de uma tendncia apenas aparentemente filo-judaica. Na realidade, termina-se por carregar o mundo judaico com uma responsabilidade a mais: a de no ter reconhecido um deles, algum cuja doutrina era perfeitamente compatvel com tudo que ele mesmo acreditava. 2. O rabino Neusner e Bento XVI Quem evidenciou a iluso desta aproximao com finalidade de um verdadeiro dilogo entre judasmo e cristianismo foi precisamente um judeu, o rabino americano Jacob Neusner. Quem leu o livro do Papa Bento XVI sobre Jesus de Nazar j sabe muito sobre o pensamento deste rabino, com quem dialogo em um dos captulos mais apaixonantes do livro. Invoco-o em seus pontos principais. O conhecidssimo estudioso judeu escreveu um livro intitulado Um rabino fala com Jesus. Nele, imagina ser um contemporneo de Cristo, que um dia se une multido que o segue e escuta o sermo da montanha. Explica por que, ainda que fascinado pela doutrina e pela pessoa do Galileu, ao final compreende, para seu pesar, que no pode tornar-se discpulo seu e decide permanecer como discpulo de Moiss e seguidor da Tor. Todos os motivos de sua deciso final se reduzem a um s: para aceitar o que este homem diz preciso reconhecer-lhe a mesma autoridade de Deus. Ele no se limita a cumpri-la, mas quer substituir a Tor. Impressionante o intercmbio de idias que o rabino, desde o encontro com Jesus, tem com seu mestre na sinagoga: Mestre: Teu Jesus descuidou de algo [da Tor]? Rabino Neusner: Nada Mestre: Ento acrescentou algo? Rabino Neusner: Sim, ele mesmo Interessante coincidncia: a idntica resposta que So Irineu dava no sculo II aos que se perguntavam o que Cristo havia trazido de novo, ao vir ao mundo. Trouxe escrevia toda novidade, trazendo a si mesmo: omnem novitatem attulit semetipsum afferens [2]. Neusner trouxe luz a impossibilidade de fazer de Jesus um judeu normal de seu tempo, ou algum que se distancia daquilo somente em pontos de importncia secundria. Teve tambm outro grande mrito: mostrar a impossibilidade de toda tentativa de separar o Jesus da histria do Cristo da f. Faz ver como a crtica pode tirar do Jesus da histria todos os ttulos: negar que se tenha (ou que lhe tenham) atribudo, em sua vida terrena, o ttulo de Messias, de Senhor, de Filho de Deus. Depois de ter-lhe tirado tudo que o que se queira, o que permanece nos evangelhos mais que suficiente para demonstrar que no se considerava um simples homem. Assim como basta um fragmento de cabelo, uma gota de suor ou do sangue para reconstruir o DNA completo de uma pessoa, tambm basta com uma fala, tomada quase por acaso, do evangelho, para demonstrar a conscincia que Jesus tinha de atuar com a mesma autoridade de Deus.

Neusner, com bom judeu, sabe o que quer dizer: O Filho do homem senhor tambm do sbado, porque o sbado a instituio divina por excelncia. Sabe o que implica dizer: Se queres ser perfeito, vem e segue-me: quer dizer substituir o antigo paradigma de santidade, que consiste na imitao de Deus (Sede santos porque eu, vosso Deus, sou santo), com o novo paradigma que consiste na imitao de Cristo. Sabe que apenas Deus pode suspender a aplicao do quarto mandamento como Jesus faz, quando pede a um que renuncie a sepultar seu pai. Comentando estas falas de Jesus, Neusner exclama: o Cristo da f quem fala aqui [3]. Em seu livro, o Papa responde amplamente e, para um crente, de forma convincente e iluminadora, dificuldade do rabino Neusner. Sua resposta me faz pensar na que o prprio Jesus deu aos que enviou a Joo Batista para perguntar-lhe: s tu quem deve vir ou devemos esperar outro? Jesus, em outras palavras, no s reivindicou para si uma autoridade divina, mas tambm deu sinais e garantias disso: os milagres, seu prprio ensinamento (que no se esgota no sermo da montanha), o cumprimento das profecias, sobretudo aquela pronunciada por Moiss de um profeta semelhante ou superior a ele; depois de sua morte, sua ressurreio e a comunidade nascida dele que realiza a universalidade da salvao anunciada pelos profetas. 3. Exortamos mutuamente Seria necessrio, neste ponto, observar algo: o problema da relao entre Jesus e os profetas no se estabelece apenas no contexto do dilogo entre cristianismo e judasmo, mas tambm dentro da prpria teologia crist, onde no faltam tentativas de explicar a personalidade de Cristo com o recurso categoria de profeta. Estou certo da radical insuficincia de uma cristologia que pretenda ilhar o ttulo de profeta e refundar sobre ele todo o edifcio da cristologia. Alm disso, esta tentativa no de forma alguma nova. Paulo de Samosata, Fotino e outros a propuseram no passado, em termos s vezes quase idnticos. Ento, em uma cultura de orientao metafsica, falava-se do maior profeta; atualmente, em uma cultura de orientao histrica, fala-se do profeta escatolgico. Mas to diferente escatolgico de supremo? Pode algum ser maior profeta sem ser tambm o profeta definitivo, e pode o profeta definitivo no ser assim mesmo o maior dos profetas? Uma cristologia que no v alm da categoria de Jesus como profeta escatolgico constitui, sim, como est nas intenes dos que a propem, uma atualizao do dado antigo, mas no do dado definido pelos conclios, e sim do dato condenado pelos conclios. Sobre este problema no insisto, pois o tratei em anos passados [4]. Mas desejaria passar imediatamente a alguma aplicao prtica das reflexes feitas at agora, que nos ajude a fazer do Advento um tempo de converso e de despertar espiritual.

A concluso que a Carta aos Hebreus tira da superioridade de Cristo sobre os profetas e sobre Moiss no uma concluso triunfalista, mas parentica; no insiste na superioridade do cristianismo, mas na maior responsabilidade dos cristos perante Deus. Diz: Por isso, necessrio prestarmos a maior ateno mensagem que temos recebido, para no acontecer que nos desviemos do caminho reto. A palavra anunciada por intermdio dos anjos era a tal ponto vlida, que toda transgresso ou desobedincia recebeu o justo castigo. Como, ento, escaparemos ns, se agora desprezarmos a mensagem da salvao? (Hb 2, 1-3). Antes, animai-vos mutuamente cada dia durante todo o tempo compreendido na palavra hoje, para no acontecer que algum se torne empedernido com a seduo do pecado (Hb 3, 13). E no captulo 10, acrescenta: Se algum transgredir a Lei de Moiss e isto provado com duas ou trs testemunhas , dever ser morto sem misericrdia. Quanto pior castigo julgais que merece quem calcar os ps o Filho de Deus, profanar o sangue da aliana, em que foi santificado, e ultrajar o Esprito Santo, autor da graa! (Hb 10, 28-29). A palavra com a qual, recolhendo o convite do autor, desejamos exortar-nos mutuamente a que a liturgia nos fez escutar no domingo passado e que d o tom a toda primeira semana de Advento: Velai. interessante observar algo. Quando se retoma a catequese apostlica depois da Pscoa, esta palavra de Jesus encontra-se quase sempre dramatizada: no velai, mas despertai. Do estado de viglia se passa ao ato de despertar-se. Existe na base a constatao de que nesta vida estamos cronicamente expostos a recair no sono, ou seja, em um estado de suspenso das faculdades, de adormecimento e de inrcia espiritual. Por isso, Jesus recomenda: Velai sobre vs mesmos, para que os vossos coraes no se tornem pesados com o excesso do comer, com a embriaguez e com as preocupaes da vida; para que aquele dia no vos apanhe de improviso (Lc 21, 34). Pode servir-nos de um til exame de conscincia voltar a escutar a descrio que Santo Agostinho faz deste estado de torpor nas Confisses: O fardo do mundo me oprimia como em um deleitoso sono; e os pensamentos que de ti me vinham eram como essas tentativas de despertar que s vezes temos e que so vencidos pelo peso do sono []. Assim, tinha eu por certo que melhor entregar-me a teu amor que ceder a meus apetites; mas se teu amor me atraia, no chegava a vencer-me, e o apetite, porque me agradava, tinha me vencido. No tinha resposta para dar-te quando me dizias: Desperta, tu que dormes! Levanta-te dentre os mortos e Cristo te iluminar (Ef. 5, 14)!. Enquanto tu me rodeavas com a verdade por todas as partes e dela estava totalmente convencido, nada tinha para responder-te, seno lentas palavras cheias de sonho: Sim, j vou, agora vou; mas, aguarda-me um pouquinho! E enquanto isso, passava o tempo [5].

Sabemos como o santo saiu ao final deste estado. Encontra-se em um jardim em Milo, lacerado pela luta entra a carne e o esprito; ouviu as palavras de um canto: Tolle, lege, tolle, lege. E as tomou como um convite divino; tinha consigo o livro das cartas de Paulo; abriu-o, decidido a tomar como palavra de Deus para ele a primeira passagem que viesse. E foi sobre o texto que escutamos no domingo passado, na segunda leitura da Missa: Isso tanto mais importante porque sabeis em que tempo vivemos. J hora de despertardes do sono. A salvao est mais perto do que quando abraamos a f. A noite vai adiantada, e o dia vem chegando. Despojemo-nos das obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz. Comportemo-nos honestamente, como em pleno dia: nada de orgias, nada de bebedeira; nada de desonestidades nem dissolues; nada de contendas, nada de cimes. Ao contrrio, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e no faais caso da carne nem lhe satisfaais aos apetites (Rm 13, 11-14). Uma luz de serenidade atravessou o corpo e a alma de Agostinho e ele compreendeu que, com a ajuda de Deus, poderia viver casto. 4. Dai-me castidade e continncia O caso de Agostinho me leva a introduzir em minha reflexo uma nota de atualidade. Na semana passada, emitiu-se na Rai Uno um espetculo do comediante Roberto Benigni que registrou uma audincia elevadssima. Tratou-se, em alguns momentos, de uma lio altssima comunicao religiosa, alm de artstica e literria, da que tanto teramos de aprender os pregadores: capacidade de dar voz ao senso de eternidade do homem, a maravilha frente ao mistrio, arte, beleza e ao simples fato de existir. Lamentavelmente, sobre um ponto, talvez no premeditado, o comediante lanou uma mensagem que poderia ser muito perigosa para os jovens e que preciso retificar. Para apoiar seu convite a no ter medo das paixes, a experimentar a fora do amor tambm em seu aspecto carnal, citou uma frase de Agostinho, que diz: Dai-me a castidade e a continncia, mas no agora [6]. Como se antes fosse preciso provar de tudo e depois, talvez j idosos, quando isso no custa esforo, praticar a castidade. O comediante no disse at que ponto Agostinho teve de se arrepender depois de ter feito, sendo jovem, aquela pregao, e quantas lgrimas lhe custou arrancar-se da escravido qual havia se entregado. No recordou a orao com a que o santo substituiu a outra, uma vez reconquistada a liberdade: Tu me mandas que seja casto; pois bem: dai-me o que me pedes e pede-me o que quiseres [7]. No creio que os jovens de hoje necessitem de nimo para lanar-se, para experimentar, para romper limites (tudo os empurra diretamente nesta direo com os trgicos resultados que conhecemos). Tm necessidade de que lhes sejam dadas motivaes vlidas, no certamente a temer seu corpo e o amor, mas a ter medo de destruiu um e outro.

No canto do Inferno, que o comediante comentou admiravelmente, Dante brinda uma destas motivaes profundas, qual, no entanto, no se deu tanta importncia. O mal submeter a razo ao instinto, ao invs do instinto razo. Soube que a um tal tormento / sentenciados eram os pecadores carnais / que a razo ao desejo submeteram. O desejo tem sua funo se regulado pela razo; caso contrrio, converte-se no inimigo, no no aliado do amor, levando aos crimes mais brutais dos quais as notcias recentes nos tm dado exemplos. Mas vamos mais diretamente nossa reflexo. A vida espiritual no se reduz certamente apenas castidade e pureza; no entanto, verdade que sem elas, todo esforo em outras direes torna-se impossvel. Trata-se, verdadeiramente, como chama Paulo no texto citado, de uma arma da luz: uma condio para que a luz de Cristo difunda-se ao redor de ns e atravs de ns. Hoje se tende a contrapor entre si os pecados contra a pureza e os pecados contra o prximo, e se tende a considerar verdadeiro pecado apenas aquele contra o prximo; ironiza-se, s vezes, sobre o culto excessivo dado no passado bela virtude. Esta atitude, em parte, explicvel; a moral havia acentuado muito unilateralmente, com anterioridade, os pecados da carne, at criar, s vezes, autnticas neuroses, em detrimento da ateno aos deveres para com o prximo e tambm em detrimento da prpria virtude da pureza, que era, de tal maneira, empobrecida e reduzida virtude quase s negativa, virtude do saber dizer no. Mas agora se passou ao excesso oposto e se tende a minimizar os pecados contra a pureza em benefcio (freqentemente s verbal) de uma ateno ao prximo. iluso crer que se pode harmonizar um autntico servio aos irmos que requer sempre sacrifcio, altrusmo, esquecimento de si e generosidade e uma vida pessoal desordenada, toda orientada a deleitar a si mesmo e s prprias paixes. Acaba-se, inevitavelmente, por instrumentalizar os irmos, como se instrumentaliza o corpo. No sabe dizer sim aos irmos quem no sabe dizer no a si mesmo. Uma das desculpas que mais contribuem a favorecer o pecado de impureza na mentalidade das pessoas e a descarreg-lo de toda responsabilidade que no faria mal a ningum, no violaria os direitos nem as liberdades dos demais, a menos se diz que se trate de violncia carnal. Mas alm do fato de que viola o direito fundamental de Deus de dar uma lei a suas criaturas, esta desculpa falsa tambm com relao ao prximo. No verdade que o pecado de impureza permanece em quem o comete. No Talmud judaico, l-se uma passagem que ilustra bem a solidariedade que existe no pecado e no dano que cada pecado, inclusive pessoal, acarreta aos demais: Algumas pessoas encontravam-se a bordo de uma barca. Uma delas tomou uma ferramenta e comeou a perfurar a madeira. Os demais passageiros, ao verem, disseram: Que fazes?. Ele respondeu: Que vos importa? Acaso no debaixo do meu assento que estou perfurando? Mas eles replicaram: Sim, mas a gua entrar e atingir todos!. No o que

est ocorrendo em nossa sociedade? Tambm a Igreja sabe algo do mal que se pode ocasionar a todo Corpo com os erros pessoais cometidos neste campo. Um dos acontecimentos espirituais de maior relevncia destes ltimos meses foi a publicao dos escritos pessoais da Madre Teresa de Calcut. O ttulo eleito para o livro que os rene a palavra que Cristo dirigiu no momento de cham-la sua nova misso. Come, be my light; Venha, seja a minha luz. uma palavra que Jesus dirige a cada um de ns e que, com a ajuda da Virgem Santssima e a intercesso da beata de Calcut, queremos receber com amor e procurar pr em prtica neste Advento. ------------------------------------------------[1] E.P. Sanders, Jesus and Judaism, London 1985, trad. italiana Ges e il giudaismo, Marietti 1992. [2] S. Ireneu, Adv. Haer. IV,34,1 [3] J. Neusner, op. cit. 84. [4] V. Meditaes de Advento de 1989 recolhidas no livro Ges Cristo, il Santo di Dio, cap. VII, Edizioni San Paolo 1999. [5] S. Agostinho, Confisses, VIII, 5,12. [6] S. Agostinho, Confisses, VIII, 6,17. [7] Ib. X, 29: Traduo: Alexandre Ribeiro. Reviso: Aline Banchieri (09 de Dezembro de 2007) Innovative Media Inc. http://www.zenit.org/pt/articles/pregador-do-papa-jesus-denazare-um-dos-profetas

Pregador do Papa: Joo Batista, mais que um profeta Segunda pregao do Advento do Pe. Raniero Cantalamessa OFM Cap CIDADE DO VATICANO, sexta-feira, 14 de dezembro de 2007 (ZENIT.org).- Publicamos a 2 pregao do Advento que, na presena de Bento XVI, foi pronunciada pelo Pe. Raniero Cantalamessa, OFM cap., pregador da Casa Pontifcia. O eixo destas meditaes o tema Ele nos falou por meio de seu Filho (Hebreus 1, 2); assistem tambm a este caminho de preparao do Natal, na capela Redemptoris Mater do Palcio Apostlico do Vaticano, os colaboradores do Santo Padre. A primeira pregao foi publicada na Zenit em 9 de dezembro passado. *** Pe. Raniero Cantalamessa - Advento 2007 na Casa Pontifcia Segunda Pregao Joo Batista, mais que um profeta. Na vez passada, partindo do texto de Hebreus 1, 1-3, tentei traar a imagem de Jesus segundo uma comparao com os profetas. Mas entre o tempo dos profetas e o de Jesus existe uma figura especial que faz o papel de ponte entre os primeiros e o segundo: Joo Batista. Nada melhor, no Novo Testamento, para evidenciar a novidade de Cristo, que a comparao com Joo Batista. O tema do cumprimento, da mudana histrica, emerge ntido dos textos nos quais o prprio Jesus se expressa sobre sua relao com o Precursor. Atualmente os estudiosos reconhecem que as passagens que se lem ao respeito nos evangelhos no so invenes ou adaptaes apologticas da comunidade, posteriores Pscoa, mas se remontam na substncia ao Jesus histrico. Alguns deles so, de fato, inexplicveis se so atribudos comunidade crist posterior [1]. Uma reflexo sobre Jesus e Joo Batista tambm a melhor forma de estar em sintonia com a liturgia do Advento. As leituras do Evangelho do segundo e do terceiro domingo do Advento tm, de fato, no centro a figura e a mensagem do Precursor. H uma progresso no Advento: na primeira semana a voz sobressalente a do profeta Isaas, que anuncia o Messias de longe; na segunda e terceira semana a do Batista, que anuncia o Cristo presente; na ltima semana, o profeta e o Precursor deixam o lugar para a Me, que o leva em seu seio. Nesta capela, temos o Precursor ante nossos olhos em dois momentos. No muro lateral, ns o vemos no ato de batizar Jesus, inclinado para ele em sinal de reconhecimento de sua superioridade; no muro do fundo, na atitude da Desis tpica da iconografia bizantina. 1. A grande mudana

Em texto mais completo no qual Jesus se expressa sobre sua relao com Joo Batista a passagem do Evangelho que a liturgia nos far ler no prximo domingo na Missa. Joo, desde a priso, envia seus discpulos para perguntar a Jesus: s tu aquele que h de vir ou devemos esperar outro? (Mt 11, 2-6; Lc 7, 19-23). A pregao do Mestre de Nazar, a quem ele mesmo havia batizado e apresentado a Israel, parece a Joo que vai em uma direo diferente da reluzente que ele esperava. Mais que o juzo eminente de Deus, Ele pregava a misericrdia presente, oferecida a todos, justos e pecadores. O mais significativo de todo o texto o elogio que Jesus faz a Joo Batista, aps ter respondido sua pergunta: O que fostes ver, ento? Um profeta? Sim, eu vos digo, e mais do que um profeta [...]. Em verdade vos digo que, entre os nascidos de mulher, no surgiu nenhum maior do que Joo, o Batista, e, no entanto, o menor NOR eino dos Cus maior do que ele. Desde os dias de Joo Batista at agora, o Reino dos Cus sofre violncia, e violentos se apoderam dele. Porque todos os profetas bem como a Lei profetizaram, at Joo. E, se quiserdes dar crdito, ele o Elias que deve vir. Que tem ouvidos, oua! (Mt 11, 9-15). Uma coisa se v clara destas palavras: entre a misso de Joo o Batista e a de Jesus ocorreu algo decisivo, que constitui uma divisria entre duas pocas. O centro de gravidade da histria se deslocou: o mais importante j no est em um futuro mais ou menos iminente, mas est aqui e agora, no reino que j est operante na pessoa de Cristo. Entre as duas pregaes, suscitou um salto de qualidade: o menor da nova ordem superior ao maior da ordem precedente. Este tema do cumprimento e de mudana de poca encontra confirmao em muitos outros contextos do Evangelho. Basta recordar algumas palavras de Jesus como: Aqui h algum maior que Jonas [...]. Aqui h algum maior que Salomo! (Mt 12, 41-42). Felizes os vossos olhos, porque vem, e vossos ouvidos, porque ouvem! Em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vs vedes, mas no o viram, e ouvir o que vs ouvis, mas no o ouviram (Mt 13, 16-17). Todas as chamadas parbolas do Reino como a do tesouro escondido e a da prola preciosa expressam, de maneira cada vez diferente e nova, a mesma idia de fundo: com Jesus soou a hora decisiva da histria: ante Ele se impe a deciso da qual depende a salvao. Foi esta a constatao que impulsionou os discpulos de Bultmann a separar-se do mestre. Bultmann situava Jesus no judasmo, fazendo dEle uma premissa do cristianismo, no um cristo ainda; contudo, ele atribua a grande mudana f da comunidade ps-pascal. Bornkamm e Conzelmann perceberam a impossibilidade destas teses: a mudana histrica ocorre j na pregao de Jesus. Joo pertence s premissas e preparao, mas com Jesus j estamos no tempo do cumprimento. Em seu livro Jesus de Nazar, o Santo Padre confirma esta conquista da exegese mais sria e atualizada. Escreve: Para que se chegasse a esse confronto radical, de ser concebido at este extremo

de ser entregue aos romanos , deve ter acontecido, deve ter sido dito algo dramtico. O estimulante e o grandioso encontram-se precisamente no princpio; a Igreja em formao s lentamente que devia reconhec-los em toda a sua grandeza, gradualmente compreend-los por meio de uma reflexo que ia se constituindo numa interior recordao. (...) O grandioso, o novo e estimulante tm sua origem precisamente em Jesus; na f e na vida da comunidade isso desenvolvido, mas no criado. Sim, a comunidade no teria de modo nenhum se formado nem sobrevivido se uma realidade extraordinria no a precedesse [2]. Na teologia de Lucas, evidente que Jesus ocupa o centro do tempo. Com sua vinda, Ele dividiu a historia em duas partes, criando um antes e um depois absolutos. Hoje se est convertendo em prtica comum, especialmente na imprensa leiga, abandonar o modo tradicional de datar os acontecimentos antes de Cristo ou depois de Cristo (ante Christum natum e post Christum natum) a favor da frmula mais neutra antes da era comum e da era comum. uma opo motivada pelo desejo de no irritar a sensibilidade de povos de outras religies que utilizam a cronologia crist. Em tal sentido, preciso que respeit-la, mas para os cristos permanece indiscutvel o papel discriminante da vinda de Cristo para a histria religiosa da humanidade. 2. Ele vos batizar no Esprito Santo Agora, como sempre, partamos da certeza exegtica e teolgica evidenciada para chegar ao hoje de nossa vida. A comparao entre Joo Batista e Jesus se cristaliza no Novo Testamento na comparao entre o batismo de gua e o batismo do Esprito. Eu vos batizei com gua, mas Ele vos batizar com o Esprito Santo (Mc 1, 8; Mt 3, 11; Lc 3, 16). Eu no o conhecia diz Joo Batista no Evangelho de Joo , mas aquele que me enviou para batizar com gua, disse-me: Aquele sobre quem vires o Esprito descer e permanecer o que batiza com o Esprito Santo (Jo 1, 33). E Pedro, na casa de Cornlio: Lembrei-me, ento, desta palavra do Senhor: Joo, na verdade, batizou com gua, mas vs sereis batizados com o Esprito Santo (Atos 11, 16). O que quer dizer que Jesus aquele que batiza no Esprito Santo? A expresso no s serve para distinguir o batismo de Jesus do de Joo; serve para distinguir toda a pessoa e obra de Cristo com relao do Precursor. Em outras palavras, em toda sua obra, Jesus aquele que batiza no Esprito Santo. Batizar aqui tem um significado metafrico: quer dizer inundar, envolver por todas as partes, como faz a gua com os corpos submersos nela. Jesus batiza no Esprito Santo no sentido de que recebe e d o Esprito sem medida (Jo 3, 34), infunde seu Esprito (Atos 2, 3) sobre toda a humanidade redimida. A expresso se refere mais ao acontecimento de Pentecostes que ao sacramento do batismo. Joo batizou com gua, mas vs sereis batizados no Esprito Santo dentro de poucos dias (Atos 1, 5), diz Jesus aos apstolos, referindo-se evidentemente a Pentecostes, que aconteceria em breve.

A expresso batizar no Esprito define, portanto, a obra essencial do Messias, que j nos profetas do Antigo Testamento aparece orientada a regenerar a humanidade mediante uma grande e universal efuso do Esprito de Deus (Jl 3, 1 ss.). Aplicando tudo isso vida e ao tempo da Igreja, devemos concluir que Jesus ressuscitado no batiza no Esprito Santo unicamente no sacramento do batismo, mas, de maneira diferente, tambm em outros momentos: na Eucaristia, na escuta da Palavra e, em geral, em todos os meios de graa. Santo Toms de Aquino escreve: Existe uma misso invisvel do Esprito cada vez que se realiza um progresso na virtude ou um aumento de graa...; quando algum passa a uma nova atividade ou a um novo estado de graa [3]. A prpria liturgia da Igreja o inculca. Todas suas oraes e seus hinos ao Esprito Santo comeam com o grito: Vinde!: Vinde, Esprito Criador, Vinde, Esprito Santo. Contudo, quem assim reza j recebeu o Esprito uma vez. Quer dizer que o Esprito algo que recebemos e que devemos receber sempre de novo. 3. O batismo no Esprito Neste contexto, preciso aludir ao chamado batismo no Esprito, que h um sculo converteu-se em experincia viva para milhes de crentes de quase todas as denominaes crists. Trata-se de um rito feito de gestos de grande simplicidade, acompanhados de disposies de arrependimento e de f na promessa de Cristo: O Pai dar o Esprito Santo a quem pedir. uma renovao e uma reativao, no apenas do batismo e da confirmao, mas de todos os eventos de graa do prprio estado: ordenao sacerdotal, profisso religiosa, matrimnio. O interessado prepara-se para isso alm de faz-lo com uma boa confisso atravs de encontros de catequese nos quais se pes de novo em contato vivo e gozoso com as principais verdades e realidades da f: o amor de Deus, o pecado, a salvao, a vida nova, a transformao em Cristo, os carismas, os frutos do Esprito Santo. Todo um clima caracterizado de profunda comunho fraterna. s vezes, em contrapartida, ocorre espontaneamente, fora de todo esquema; como se fosse surpreendido pelo Esprito. Um homem deu este testemunho: Estava no avio lendo o ltimo captulo de um livro sobre o Esprito Santo. Em certo momento, foi como se o Esprito Santo sasse das pginas do livro e entrasse em meu corpo. Comearam a brotar lgrimas dos meus olhos. Comecei a orar. Estava vencido por uma fora muito acima de mim [4]. O efeito mais comum desta graa que o Esprito Santo, de ser um objeto de f intelectual, mais ou menos abstrato, converte-se em um fato de experincia. Karl Rahner escreveu: No podemos contestar que o homem tenha aqui [na terra. N. do T.] experincias de graa que lhe do uma sensao de libertao, abrem-lhe horizontes completamente novos, imprimem-se profundamente nele, transformam-no, moldando, at por longo tempo, sua atitude crist

mais ntima. Nada impede de chamar tais experincias de batismo do Esprito [5]. Atravs do que se denomina, precisamente, batismo do Esprito, tem-se experincia da uno do Esprito Santo na orao, de seu poder no ministrio pastoral, de seu consolo na provao, de sua guia nas decises. Antes ainda que na manifestao dos carismas, assim como se lhe percebe: como Esprito que transforma interiormente, d o gosto do louvor a Deus, abre a mente compreenso das escrituras, ensina a proclamar Jesus como Senhor e d o valor de assumir tarefas novas e difceis, no servio de Deus e do prximo. Neste ano, celebra-se o quadragsimo aniversrio do retiro a partir do qual comeou, em 1967, a Renovao Carismtica na Igreja Catlica, que se estima que chegou em poucos anos a no menos que 80 milhes de catlicos. Eis aqui como descrevia os efeitos do batismo do Esprito sobre si mesma e sobre o grupo uma das pessoas que estavam presentes naquele primeiro retiro: Nossa f se tornou mais viva; nosso crer se converteu em uma espcie de conhecimento. De repente, o sobrenatural se tornou mais real que o natural. Em uma palavra, Jesus um ser vivo para ns A orao e os sacramentos chegaram a ser realmente nosso po de cada dia, deixando de ser umas genricas prticas piedosas. Um amor pelas Escrituras que nunca podia imaginar, uma transformao de nossas relaes com os demais, uma necessidade e uma fora de dar testemunho muito alm de toda expectativa: tudo isso chegou a fazer parte de nossa vida. A experincia inicial do batismo do Esprito no nos proporcionou uma especial emoo externa, mas nossa vida encheu-se de serenidade, confiana, alegria e paz Cantamos o Veni creator Spiritus antes de cada reunio, levando a srio o que dizamos, e tudo isso nos situa em uma perfeita atmosfera ecumnica [6]. Todos vemos com clareza que estas so precisamente as coisas de que a Igreja mais necessita hoje para anunciar o Evangelho a um mundo relutante diante da f e do sobrenatural. No que estejam chamados a experimentar a graa de um novo Pentecostes desta forma. Mas todos estamos chamados a no permanecer fora desta corrente de graa que a Igreja do ps-Conclio atravessa. Joo XXIII falou, em seu tempo, de um novo Pentecostes; Paulo VI foi alm e falou de um perene Pentecostes, de um Pentecostes contnuo. Vale a pena voltar a ouvir as palavras que ele pronunciou em uma audincia geral: Perguntamo-nos mais de uma vez qual a necessidade, primeira e ltima, que advertimos para esta nossa bendita e amada Igreja. Temos de dizer quase tremendo e suplicando, j que, como sabeis, trata-se de seu mistrio e de sua vida: o Esprito, o Esprito Santo, o animador e santificador da Igreja, sua respirao divina, o vento que sopra em suas velas, seu princpio unificador, sua fonte interior de luz e fora, seu apoio e seu consolador, sua fonte de carismas e cantos, sua paz e sua alegria, sua prenda e preldio de vida bem-aventurada e eterna. A Igreja necessita de seu perene

Pentecostes: necessita do fogo no corao, palavra nos lbios, profecia no olhar A Igreja necessita recuperar o mpeto, a satisfao, a certeza de sua verdade [7]. O filsofo Heidegger conclua sua anlise da sociedade com a voz de alarme: S um deus pode nos salvar. Este Deus que nos pode salvar, e que nos salvar, ns, cristos, o conhecemos: o Esprito Santo! Atualmente cresce a moda da aromaterapia. Consiste na utilizao de leos essenciais que emanam perfume para manter a sade ou como terapia de alguns transtornos. A internet est cheia de propagandas de aromaterapia. No se contenta prometendo com eles bem-estar fsico como a cura do estresse; existem tambm perfumes da alma, por exemplo, o perfume para obter a paz interior. Os mdicos convidam a desconfiar desta prtica, que no est cientificamente comprovada e, mais ainda, em alguns casos tem contradies. Mas o que quero dizer que existe uma aromaterapia segura, infalvel, que no tem contra-indicaes: a que est feita como o aroma especial, com o sagrado crisma da alma, que o Esprito Santo! Santo Incio de Antioquia escreveu: O Senhor recebeu sobre sua cabea uma uno perfumada ( myron) para exalar sobre a Igreja a incorruptibilidade [8]. O Esprito Santo especialista sobretudo nas doenas do matrimnio e da famlia, que so os grandes enfermos de hoje. O casamento consiste em doar-se um ao outro, o sacramento de fazer-se doao. O Esprito Santo o dom feito pessoa; a doao do Pai ao Filho e do Filho ao Pai. Onde Ele chega, renasce a capacidade de tornar-se dom, e com ela a alegria e a beleza dos esposos de viverem juntos. O amor de Deus que Ele derrama em nossos coraes reaviva toda expresso de amor, e em primeiro lugar o amor conjugal. O Esprito Santo pode fazer verdadeiramente da famlia a principal agncia de paz, como a define o Santo Padre na Mensagem para o prximo Dia Mundial da Paz. So numerosos os exemplos de casamentos mortos que ressuscitaram a uma vida nova pela ao do Esprito. Recolhi justamente nestes dias o comovedor testemunho de um casal que tenho inteno de dar a conhecer em meu programa de televiso sobre o Evangelho pela festa do Batismo de Jesus O Esprito reaviva, naturalmente, tambm a vida dos consagrados, que consiste em tornar a prpria vida um dom e uma oblao de suave aroma a Deus pelos irmos (Ef 5,2). 4. A nova profecia de Joo Batista Voltando a Joo Batista, ele pode nos iluminar sobre como levar a cabo nossa tarefa proftica no mundo de hoje. Jesus define Joo Batista como mais que um profeta, mas onde est a profecia em seu caso? Os profetas anunciavam uma salvao futura; mas o Precursor no algum que anuncia uma salvao futura; ele indica algum que est presente. Ento, em que sentido pode-se chamar profeta? Isaas, Jeremias, Ezequiel ajudavam o povo a superar a barreira do tempo; Joo Batista ajuda o povo a superar a barreira,

ainda mais grossa, das aparncias contrrias, do escndalo, da banalidade e da pobreza com que a hora fatdica se manifesta. fcil crer em algo grandioso, divino, quando se estabelece em um futuro indefinido: naqueles dias, nos ltimos dias, em um contexto csmico, com os cus destilando doura e a terra abrindo-se para que germine o Salvador. mais difcil quando se deve dizer: Est aqui! Ele! Com as palavras: Em meio de vs h algum a quem no conheceis! (Jo 1, 26), Joo Batista inaugurou a nova profecia, a do tempo da Igreja, que no consiste em anunciar uma salvao futura ou distante, mas em revelar a presena escondida de Cristo no mundo. Em arrancar o vu dos olhos das pessoas, sacudir a indiferena, repetindo com Isaas: Existe algo novo: j est a caminho; no o reconheceis? (Is 43, 19). verdade que se passaram 20 sculos e que sabemos, sobre Jesus, muito mais que Joo. Mas o escndalo no desapareceu. Em tempos de Joo, o escndalo derivava do corpo fsico de Jesus, de sua carne to similar nossa, exceto no pecado. Tambm hoje seu corpo, sua carne, a que cria dificuldades e escandaliza: seu corpo mstico, to parecido com o restante da humanidade, sem excluir , lamentavelmente, nem sequer o pecado. O testemunho de Jesus l-se no Apocalipse o esprito de profecia (Ap 19-10), isto , para dar testemunho de Jesus, requer-se esprito de profecia. Existe este esprito de profecia na Igreja? Cultivase? Alimenta-se? Ou se cr, tacitamente, que se pode prescindir dele, apontando mais para meios e recursos humanos? Joo Batista nos ensina que para ser profetas no se necessita de uma grande doutrina ou eloqncia. Ele no um grande telogo, tem uma cristologia bastante pobre e rudimentar. No conhece ainda os ttulos mais elevados de Jesus: Filho de Deus, Verbo, nem sequer o de Filho do homem. Mas como consegue fazer ouvir a grandeza e unicidade de Cristo! Usa imagens simples, de um campons: No sou digno de amarrar as suas sandlias. O mundo e a humanidade aparecem, por suas palavras, dentro de uma peneira que Ele, o Messias, sustenta e agita com suas mos. Perante Ele se decide quem permanece e quem cai, quem gro bom e quem palha que o vento leva. Em 1992, celebrou-se um retiro sacerdotal em Monterrey, Mxico, por ocasio dos 500 anos da primeira evangelizao da Amrica Latina. Estavam presentes 1.700 sacerdotes e cerca de 60 bispos. Durante a homilia da Missa conclusiva, falei da necessidade urgente que a Igreja tem de profecia. Depois da comunho, orou-se por um novo Pentecostes em pequenos grupos distribudos pela grande baslica. Eu tinha ficado no presbitrio. Em certo momento, um jovem sacerdote aproximou-se em silncio, ajoelhou-se e, com um olhar que jamais esquecerei, disse: Abenoe-me, padre; quero ser profeta de Deus!. Eu estremeci, porque via que evidentemente a graa o movia. Com humildade, poderamos fazer nosso o desejo daquele sacerdote: Quero ser um profeta para Deus. Pequeno,

desconhecido de todos, no importa; mas algum que, como dizia Paulo VI, tenha fogo no corao, palavra nos lbios, profecia no olhar. ------------------------------------------------[1] Cf. J. D.G. Dunn, Christianity in the Making, I. Jesus remembered , Grand Rapids. Mich. 2003, parte III, cap. 12, trad. ital. Gli albori del Cristianesimo, I, 2, Paideia, Brescia 2006, pp. 485-496. [2] Bento XVI, Jesus de Nazar, Planeta 2007, p. 275. [3] S. Tommaso d'Aquino, Somma teologica, I,q.43, a. 6, ad 2.; cf. F. Sullivan, in Dict.Spir. 12, 1045. [4] En "New Covenant"(Ann Arbor, Michigan), junio 1984, p.12. [5] K. Rahner, Erfahrung des Geistes. Meditation auf Pfingsten, Herder, Friburgo i. Br. 1977. [6] Testemunho de P. Gallagher Mansfield, As by a New Pentecost, Steubenville 1992, pp. 25 s. [7] Discurso na audincia geral del 29 de novembro de 1972 (Insegnamenti di Paolo VI, Tipografia Poliglotta Vaticana, X, pp. 1210s.). [8] S. Ignazio d'Antiochia, Agli Efesini 17. Traduo: lison Santos/Alexandre Ribeiro. Reviso: Aline Banchieri. (16 de Dezembro de 2007) Innovative Media Inc. http://www.zenit.org/pt/articles/pregador-do-papa-joaobatista-mais-que-um-profeta

Pregador do Papa: Alegres na esperana Terceira pregao de Advento do Pe. Raniero Cantalamessa OFM Cap CIDADE DO VATICANO, domingo, 23 de dezembro de 2007 (ZENIT.org).- Publicamos a terceira e ltima pregao de Advento que, na presena de Bento XVI, pronunciou o Pe. Raniero Cantalamessa, OFM Cap., pregador da Casa Pontifcia. O eixo das meditaes o tema Ele nos falou por meio do seu filho (Hebreus 1, 2). Participam tambm deste caminho de preparao do Natal, na capela Redemptoris Mater do Palcio Apostlico do Vaticano, colaboradores do Santo Padre. As pregaes anteriores foram publicadas integralmente em Zenit no dia 9 e no dia 16 de dezembro. *** P. Raniero Cantalamessa Terceira Pregao de Advento Casa Pontifcia Spe gaudentes, alegres na esperana 1. Jesus, o Filho Nesta terceira e ltima meditao, deixando j os profetas e Joo Batista, concentramo-nos exclusivamente no ponto de chegada de tudo: o Filho. A partir desta perspectiva, o texto de Hebreus evoca a parbola dos vinhateiros infiis. Tambm ali, Deus envia primeiro servos; depois, por ltimo, envia o Filho, dizendo: Iro poupar o meu filho (Mt 21, 33-41). No captulo do livro sobre Jesus de Nazar, o Papa ilustra a diferena fundamental entre o ttulo Filho de Deus e o de Filho. O simples ttulo de Filho, ao contrrio do que se poderia pensar, muito mais rico de significado que Filho de Deus. Este ltimo chega a Jesus aps uma longa lista de atribuies: assim havia sido definido o povo de Israel e, singularmente, seu rei; assim se faziam chamar os faras e os soberanos orientais, e de tal forma se proclamar o imperador romano. Por si, no teria sido suficiente esse fator para distinguir a pessoa de Cristo de qualquer outro filho de Deus. diferente o caso do ttulo de Filho, sem outro acrscimo. Aparece nos evangelhos como exclusivo de Cristo e com ele que Jesus expressaria sua identidade profunda. Depois dos evangelhos, precisamente a Carta aos hebreus que testemunha com mais fora este uso absoluto do ttulo o Filho; est presente nela cinco vezes. O texto mais significado no qual Jesus se define como o Filho Mateus 11, 27: Tudo me foi entregue por meu Pai, e ningum conhece o Filho seno o Pai, e ningum conhece o Pai seno o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. A frase, explicam os exegetas, tem clara origem aramaica e demonstra que os desenvolvimentos posteriores que se lem a esse respeito, no evangelho de Joo, tm sua origem remota na prpria conscincia de Cristo. Uma comunho de conhecimento to total e absoluta entre Pai e Filho, observa o Papa em seu livro, no se explica sem uma comunho ontolgica ou do ser. As formulaes posteriores

culminantes na definio de Nicia so, portanto, desenvolvimentos ousados, mas coerentes com o dado evanglico. A prova mais forte do conhecimento que Jesus tinha de sua identidade de Filho sua orao. Nela, a filiao no est apenas declarada, mas vivida. Pelo modo e a freqncia com que recorre na orao de Cristo, a exclamao Abb d testemunho de uma intimidade e familiaridade com Deus sem igual na tradio de Israel. Se a expresso se conservou na sua lngua original e se converteu na caracterstica da orao crist (Ga 4, 6; Rm 8, 15) porque houve o convencimento de que se tratou da forma tpica da orao de Jesus [1]. 2. Um Jesus dos ateus? Este dado evanglico projeta uma luz singular sobre o debate atual em torno da pessoa de Jesus. Na introduo de seu livro, o Papa cita a afirmao de R. Schnackenburg segundo a qual sem o enraizamento em Deus, a pessoa de Jesus fugaz, irreal e inexplicvel. Este declara o Papa tambm o ponto de apoio em que se baseia meu livro: considera Jesus a partir de sua comunho com o Pai. Este o verdadeiro centro de sua personalidade. [2] Isso evidencia, em minha opinio, a problemtica de uma investigao histrica sobre Jesus que no apenas prescinde, mas que exclui, de partida, a f; em outras palavras, a plausibilidade histria daquele que foi definido s vezes como o Jesus dos ateus. No falo, neste momento, da f em Cristo e em sua divindade, mas da f na aceitao mais comum do termo, de f na existncia de Deus. Longe de mim a idia de que os no-crentes no tenham direito de ocupar-se de Jesus. O que desejaria enfatizar, partindo das afirmaes do Papa citadas, so as conseqncias que se derivam de um ponto de partida tal, isto , como a pr-compreenso de quem no cr incide na investigao histrica enormemente mais que a do crente. O contrrio do que os estudiosos no-crentes pensam. Se se nega ou se prescinde da f em Deus, no se elimina apenas a divindade, ou o chamado de Cristo f, seno tambm ao Jesus histrico tout court; no se salva nem o homem Jesus. Ningum pode contestar historicamente que o Jesus dos evangelhos vive e atua em contnua referncia ao Pai celestial, que ora e ensina a orar, que funda tudo sobre a f em Deus. Se se elimina esta dimenso do Jesus dos evangelhos, no permanece absolutamente nada dEle. Assim que se se parte do pressuposto, tcito ou declarado, de que Deus no existe, Jesus no mais que um de tantos ilusos que orou, adorou, falou com sua prpria sombra, ou com a projeo da prpria essncia, em termos de Feuerbach. Jesus seria a vtima mais ilustre do que o ateu militante Dawkins define como a iluso de Deus [3]. Mas como se explica ento que a vida deste homem tenha mudado o mundo e que, a dois mil anos de distncia, siga interpelando os espritos como nenhum outro? Se a iluso capaz de

fazer o que fez Jesus na histria, ento Dawkins e os demais talvez devem revisar seu conceito de iluso. Existe uma s via de sada para esta dificuldade, a que abriu caminho no mbito do Jesus Seminar de Berkeley, nos Estados Unidos. Jesus no era um crente judeu; no fundo, era um filsofo itinerante, ao estilo dos cnicos [4]; no pregou um reino de Deus, nem um prximo fim do mundo; apenas pronunciou mximas sapienciais ao estilo de um mestre Zen. Seu objetivo era reavivar nos homens a conscincia de si, convenc-los de que no tinham a necessidade nem dele nem de outro deus, porque eles mesmos levavam em si uma fagulha divina [5]. Trata-se das coisas que a Nova Era vem pregando h dcadas. Uma ensima imagem de Jesus, produto de tal moda do momento. verdade: sem o enraizamento em Deus, a figura de Jesus fugaz, irreal e inexplicvel. 3. Preexistncia de Cristo e Trindade Tambm neste ponto, assim como na reduo de Jesus a um profeta, o problema no se estabelece apenas na discusso com a crtica no-crente; suscita-se, de maneira e com esprito diferente, inclusive no debate teolgico dentro da Igreja. Vejamos em que sentido. Acerca do ttulo de Filho de Deus, assiste-se a uma espcie de volta origem no Novo Testamento: inicialmente se pe em relao com a ressurreio de Cristo (Rm 1, 4); Marcos d um passo atrs e o situa em relao com seu batismo no Jordo (Mc 1, 11); Mateus e Lucas o remontam a seu nascimento de Maria (Lc 1, 35). A Carta aos Hebreus d o salto decisivo, afirmando que o Filho no comeou a existir no momento de sua vinda entre ns, mas que existe desde sempre. Por meio dEle disse [Deus] fez tambm o mundo, Ele resplendor de sua glria e marca de sua substncia. Cerca de trinta anos depois, Joo consagrar esta conquista iniciando seu evangelho com as palavras : No princpio era o Verbo. Mas sobre a preexistncia de Cristo como Filho eterno do Pai se estabeleceram, no mbito de algumas das chamadas novas cristologias, teses bastante problemticas. Nelas se afirma que a preexistncia de Cristo como Filho eterno do Pai um conceito mtico derivado do helenismo. Em termos modernos, isso significaria simplesmente que a relao entre Deus e Jesus no se desenvolveu apenas em um segundo tempo e por assim dizer casualmente, mas que existe a priori e est fundada no prprio Deus. Em outras palavras, Jesus preexistia em sentido intencional, no real; isto , no sentido de que o Pai, desde sempre, havia previsto, eleito e amado como filho ao Jesus que um dia nasceria de Maria. Preexistia, portanto, no de maneira diferente da de cada um de ns, dado que todo homem, diz a Escritura, foi eleito de antemo por Deus como seu filho, antes da criao do mundo! (Ef 1, 4). Junto preexistncia de Cristo entra, nesta perspectiva, tambm a f na Trindade. Esta se reduz a algo heterogneo (uma pessoa eterna, o Pai, mais uma pessoa histria, Jesus, mais uma

energia divina, o Esprito Santo); algo, alm disso, que no existe ab aeterno, mas que se faz no tempo. Limito-me a observar que tampouco esta tese nova. A idia de uma preexistncia apenas intencional e no real do Filho foi lanada, debatida e rejeitada pelo pensamento cristo antigo. Assim que no verdade que venha imposta por concepes novas, j no mticas, que temos de Deus, assim como no certo que a idia contrria, de uma preexistncia cultural antiga, era a nica soluo concebvel no contexto cultural antigo e que os Padres no tinham, ento, possibilidade de eleio. Fotino, no sculo IV, j conhecia a idia de uma pr-existncia de Jesus a modo de previso (kata prgnosin) ou a modo de antecipao (prochrestiks). Contra ele decretou um snodo: Se algum diz que o Filho, antes de Maria, existia s segundo previso e que no gerado pelo Pai antes dos sculos para ser Deus e por seu meio fazer chegar existncia todas as coisas, que seja antema [6]. A inteno destes telogos era elogivel: traduzir a uma linguagem compreensvel para o homem de hoje o dado antigo. Mas lamentavelmente, mais uma vez, o que se traduz em linguagem moderna no o dado definido pelos conclios, mas o condenado pelos conclios. J So Atansio observava que a idia de uma Trindade formada de realidades heterogneas compromete precisamente a unidade divina que com aquela se quer assegurar. Se tambm se admite que Deus se faz no tempo, ningum nos assegura que seu crescimento e sua transformao tenham terminado. Quem devm, vir ainda [7]. Quanto tempo e esforo nos economizaria um conhecimento menos superficial do pensamento dos Padres! Eu gostaria de concluir esta parte doutrinal de nossa meditao com uma nota positiva, a meu entender de extraordinria importncia. Durante quase um sculo, desde que Wilhelm Bousset, em 1913, escreveu seu famoso livro sobre o Kyrios Christos [8], no mbito dos estudos crticos dominou a idia de que a origem do culto de Cristo como ser divino deveria ser buscado no contexto helenstico, portanto muito depois da morte de Cristo. No mbito da chamada terceira investigao sobre o Jesus histrico, recentemente retomou a questo desde seus fundamentos Larry Hurtado, professor de lngua, literatura e teologia do Novo Testamento em Edimburgo. Eis aqui a concluso qual chega, ao trmino de uma investigao de mais de 700 pginas: A venerao de Jesus como figura divina irrompeu de improviso e rapidamente, no pouco a pouco e tardiamente, entre crculos de seguidores do sculo I. Mais especificamente, as origens esto nos crculos cristos judaicos dos primeirssimos anos. S um modo de pensar iluso continua atribuindo a venerao de Jesus como figura divina decisivamente influncia da religio pag e influncia dos gentis conversos, apresentando-a como um desenvolvimento tardio e gradual. Mais ainda, a venerao de Jesus como Senhor, que encontrava expresso adequada na venerao cultural e na obedincia total, era tambm geral, no limitada nem

atribuvel a crculos particulares, por exemplo os helenistas ou os cristos gentis de um hipottico culto de Cristo srio. Com toda a diversidade do primeiro cristianismo, a f na condio divina de Jesus era surpreendentemente comum. [9] Esta rigorosa concluso histrica deveria pr fim opinio, ainda dominante em uma certa divulgao, segundo a qual o culto divino de Cristo seria um fruto posterior da f (imposto por lei por Constantino em Nicia, no ano 325, segundo Dan Brown e seu Cdigo da Vinci). 4. A menina Esperana Alm do livro sobre Jesus de Nazar, o Santo Padre este ano nos presenteou igualmente com a encclica sobre a esperana. A utilidade de um documento pontifcio, alm de seu altssimo contedo, est tambm no fato de que concentra em um ponto a ateno de todos os crentes, estimulando sobre ele a reflexo. Nesta linha, queria fazer aqui uma pequena aplicao espiritual e prtica do contedo teolgico da encclica, mostrando como o texto que meditamos da Carta aos Hebreus pode ajudar a alimentar nossa esperana. Na esperana escreve o autor da Carta com uma belssima imagem destinada a tornar-se clssica na iconografia crist temos como segura e slida uma ncora de nossa alma, que penetra muito alm do vu do santurio, onde Jesus entrou por ns como precursor (Hb 6, 17-20). O fundamento desta esperana precisamente o fato de que nestes ltimos tempos, Deus nos falou por meio do Filho. Se Ele nos deu o Filho, diz So Paulo, como no nos dar com Ele todas as coisas? (Rm 8, 32). Eis aqui por que a esperana no falha (Rm 5, 5): o dom do Filho prenda e garantia de todo o demais e, em primeiro lugar, da vida eterna. Se o Filho herdeiro de tudo (heredem universorum) (Hb 1,2), ns somos seus co-herdeiros (Rm 8, 17). Os vinhateiros inquos da parbola, vendo chegar o filho, dizem: Este o herdeiro. Vamos, matemos-lhe e fiquemos com sua herana (Mt 21, 38). Em sua onipotncia misericordiosa, Deus Pai transformou em um bem este projeto criminoso. Os homens mataram o Filho e alcanaram de verdade a herana! Graas a essa morte, eles se converteram em herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo. Ns, criaturas humanas, precisamos da esperana para viver como do oxignio para respirar. Diz-se que enquanto h vida h esperana, mas tambm certo o contrrio: enquanto h esperana h vida. A esperana foi durante muito tempo, e ainda o , das trs virtudes teologais, a irm menor, a parente pobre. Fala-se com freqncia da f, ainda mais da caridade, mas muito pouco da esperana. O poeta Charles Pguy tem razo quando compara as trs virtudes teologais com trs irms: duas adultas e uma menina pequena. Vo caminhando de mos dadas (as trs virtudes teologais so inseparveis!), as maiores aos lados, a menina no centro. Todos, vendo-as, esto convencidos de que so as maiores a f e a caridade as que levam menina esperana. Equivocam-se: a

menina esperana a que leva as outras duas: se ela se detm, tudo pra [10]. Vemos isso tambm no campo humano e social. Na Itlia se freou a esperana e com ela a confiana, o impulso, o crescimento, tambm econmico. O declive de que se fala nasce daqui. O medo do futuro ocupou o lugar da esperana. A falta de nascimentos seu reflexo mais claro. Nenhum pas precisa meditar tanto na encclica do Papa como a Itlia. A esperana teologal o fio do alto que sustenta desde o centro todas as esperanas humanas. O fio do alto o ttulo de uma parbola do escritor Johannes Joergensen. Fala da aranha que se desloca do ramo de uma rvore ao longo do fio que ela mesma produz. Pousando em um cercado, tece sua rede, obra-prima de simetria e funcionalidade. Tensa pelos lados por outros tantos fios, tudo se sustenta no centro por esse fio do qual desceu. Quando se rompe um dos filamentos laterais, a aranha intervm e o repara; mas se se rompe o fio de cima (uma vez pude comprovar com meus prprios olhos), tudo se desprende e a aranha desaparece, porque j no h nada a fazer. uma imagem do que acontece quando se manipula o fio do alto que a esperana teologal. S esta pode ancorar as esperanas humanas esperana que no falha. Na Bblia assistimos a verdadeiros estremecimentos e sobressaltos de esperana. Um deles se encontra na terceira Lamentao: Eu diz o profeta sou o homem que viu a misria... Digo: Feneceu meu vigor, e a esperana que me vinha de Jav!. Mas eis aqui o impulso de esperana que volta tudo. Em certo momento, o orante se diz: Mas as misericrdias do Senhor no se acabaram, nem se esgotou sua ternura; por isso esperarei; desde o instante em que o profeta decide voltar a esperar, o tom do discurso muda completamente: a lamentao se transforma em splica confiada. Porque o Senhor no rejeita para sempre os humanos: se chega a afligir, compadece-se depois segundo seu imenso amor (cf. Lm 3, 1-32). Ns contamos com um motivo muito mais forte para ter este sobressalto de esperana. Deus nos deu seu Filho: como no nos dar tudo junto a Ele? s vezes necessrio gritar para si mesmo: Deus existe e isso basta!. O servio mais precioso que a Igreja na Itlia pode fazer neste momento ao pas ajudar-lo a ter um impulso de esperana. Contribui pra este fim quem (como fez Benigni em seu recente espetculo na televiso) no teme contrapor o derrotismo, recordando aos italianos os muitos e extraordinrios motivos, espirituais e culturais, que possuem para ter confiana em seus prprios recursos. Da ltima vez, eu falava de uma aromaterapia baseada no leo da alegria que o Esprito Santo. Precisamos desta terapia para curar a enfermidade mais perniciosa de todas: o desespero, o desalento, a perda de confiana em si, na vida e at na Igreja. O Deus da esperana vos cumule de todo gozo e paz em vossa f, at transbordar de esperana pela fora do Esprito Santo (Rm 15, 13):

assim escrevia o Apstolo aos Romanos de seu tempo e o repete aos de hoje. No se abunda na esperana sem a virtude do Esprito Santo. Em um canto spiritual afro-americano no se faz mais que repetir continuamente estas poucas palavras: H um blsamo em Gilead que cura as almas feridas ( There is a balm in Gilead/ to make the wounded whole...) Gilead, ou Galaad, uma localidade famosa no Antigo Testamento por seus perfumes e ungentos (Jr 8, 22). O canto prossegue: s vezes me sinto desalentado e penso que tudo intil, mas chega o Esprito Santo e devolve a vida alma minha. Gilead para ns a Igreja, e o blsamo que cura o Esprito Santo. Ele o rastro de perfume que Jesus deixou atrs de si ao passar por esta terra. A esperana milagrosa: quando renasce em um corao, tudo diferente, ainda que nada tenha mudado. Os jovens se cansam, se fatigam l-se em Isaas , os valentes tropeam e vacilam, enquanto os que esperam em Jav so revigorados, subiro com asas como guias, correro e no se cansaro, caminharo e no se fadigaro (Is 40, 30-31). Onde renasce a esperana, renasce sobretudo a alegria. O Apstolo diz que os crentes so spe salvi, salvos na esperana (Rm 8, 24) e que por isso devem ser spe gaudentes, alegres na esperana (Rm 12, 12). No gente que espera ser feliz, mas gente que feliz por esperar; feliz j, agora, pelo simples fato de esperar. Que neste Natal, Santo Padre, venervel padres, irmos e irms, o Deus da esperana, por virtude do Esprito Santo e por intercesso de Maria, Me da esperana, nos conceda estar alegres na esperana e abundar nela. ----------------------------------------[1] J. D.G. Dunn, Christianity in the Making, I. Jesus remembered, Grand Rapids. Mich. 2003, parte III, cap. 12, trad. ital. Gli albori del Cristianesimo, I, 2, Paideia, Brescia 2006, p. 746 ss. [2] Benedetto XVI, Ges di Nazaret, Rizzoli 2007, p.10. [3] R. Dawkins, God Delusion, Bantam Books, 2006. [4] Sobre a teoria de Jesus cnico, v. B. Griffin, Was Jesus a Philosophical Cynic? [http://www-oxford.op.org/allen/html/acts.htm]. [5] V. o ensaio de Harold Bloom, "Whoever discovers the interpretation of these sayings...", publicado em apndice edio do Evangelhio copto de Tom a cargo de Marvin Meyer: The Gospel of Thomas. The Hidden Sayings of Jesus, Harper Collins Publishers, San Francisco 1992. [6] Frmula do snodo de Sirmio de 351, en A. Hahn, Bibliotek der Symbole und Glaubensregeln in der alten Kirche , Hildesheim 1962, p.197. [7] Cf. S. Atansio cf. Contro gli ariani, I, 17-18 (PG 26, 48). [8] Wilhelm Bousset, Kyrios Christos, 1913. [9] L. Hurtado, Lord Jesus Christ. Devotion to Jesus in Earliest Christianity, Grand Rapids, Mich. 2003, cit. na edio italiana Signore Ges Cristo, 2 vol.Paideia, Brescia 2007, p. 643.

[10] Ch. Pguy, Il portico del mistero della seconda virt , Oeuvres potiques compltes, Gallimard, Pars 1975, pp. 531 ss.

You might also like