You are on page 1of 5

A MELHOR ESCOLHA

Postado por Aldenir Araujo , s quarta-feira, setembro 12, 2012 Texto: Gnesis 25.29,34 INTRODUO: Muitas vezes somos postos prova diante de situaes de escolha, temos de escolher entre o certo e o errado, que ainda o tipo de escolha mais fcil, porm muitas vezes somos colocados para escolher entre duas possveis bnos e a a coisa se torna mais complicada. Por isso cada dia mais precisamos entender as coisas de Deus para no trocar a verdadeira beno pela iluso da vitria. sobre isso que queremos falar qual a melhor escolha. 1) A ESCOLHA ENTRE O CERTO E O ERRADO Quando comeamos a entender e conhecer Palavra de Deus, passamos a perceber que coisas que antes fazamos sem o menor problema, so na verdade portas para problemas e conseqncias desagradveis e quando eu entendo isso, deixo de fazer ou de cometer tais atos, na busca de agradar a Deus e na busca por um padro de vida com mais qualidade. Vemos que essa escolha muito simples, pois sabemos atravs da Bblia o que melhor e s no tomamos a deciso correta se no queremos acertar.

2) A MELHOR ESCOLHA Esa estava numa situao muito complicada, voltava de um dia de trabalho de caa, estava cansado, com fome, talvez at mesmo estressado da luta diria, ele encontra seu irmo fazendo algo que naquele momento era o que mais ele queria, comida, talvez Jac tivesse feito aquele guisado por ser sua especialidade ou talvez por ser a comida preferida de seu irmo, o certo que aquela comida era uma opo, uma escolha que mexeu com o desejo e a vontade de Esa, afinal era uma escolha boa, pois era legtimo matar sua fome. O grande problema de Esa no esteve no fato de que ele escolheu o prato de comida, mas sim no fato de ter de trocar pela sua primogenitura. a) Escolha por precipitao: Esa fala a Jac que aceita a troca, mesmo questionando que era uma troca desigual, mas a aceita colocando que naquele momento a sua primogenitura no poderia resolver o problema de sua fome, por isso aceita. Se ele parasse por um instante e pensasse, veria que sua posio de primognito lhe dava algumas regalias dentro da famlia e que com certeza bastava uma ordem para que algum lhe preparasse algo para comer, mas sua precipitao, sua vontade de resolver logo a situao fez com que ele escolhesse errado. Costumamos a querer as coisas e busc-las rpido,

sem pensarmos no tempo de Deus ou no que estamos perdendo por fazer essa escolha, pois quando escolhemos precipitadamente no analisados os riscos do que estamos fazendo, como ir as compras e levar para casa tudo que queremos, mas sem ter a certeza de que teremos condies de pagar aquilo que estamos levando. b) Falta de interesse nas bnos espirituais: Esa no teve interesse algum em permanecer com a beno que Deus havia dado a ele, chegando at mesmo a desprezar a sua primogenitura, quando diz: do que adianta minha primogenitura se eu estiver morto?. Muitas vezes escolhemos mal por que colocamos as coisas espirituais em segundo plano, nos esquecemos que tudo deve ser gerado primeiro no reino do Esprito, para ser ento visto no reino fsico. Muitas vezes deixamos de vir a Igreja alegando cansao, mas esquecemos que Deus o Deus do refrigrio e revigora nossas foras, alegamos tristeza quando esquecemos que Deus o que pode nos dar a alegria da salvao, alegamos fome quando Deus nos ensina que no s de po viver o homem, alegamos que precisamos de cura quando Deus Jeov Raf, alegamos que estamos sozinhos quando Deus Yav Shamma, quando nos falta interesse pelas coisas espirituais sempre teremos de uma forma ou de outra alguma perda. c) Falta de Aliana/Fidelidade:

Quando Esa d a sua primogenitura ele demonstrou que no se importava nem um pouco com que seu pai iria falar sobre o assunto, no se preocupou se seu pai aprovava, a Bblia diz que ele era o preferido de seu pai, com certeza seu pai no iria aceitar tal troca. Quando toma esta deciso sem consultar ou pedir autorizao ao seu pai ele na verdade estava quebrando sua aliana com ele. Quantas vezes tomamos atitudes sem perguntar aos nossos lderes, sejam eles espirituais ou familiares o que eles pensam e o que nos aconselhariam. Quando Deus pe uma autoridade sobre ns no est fazendo isso com inteno de nos tornar escravos de algum, mas sim de termos pessoas capazes de nos ajudar a escolher o melhor a nos orientar sobre perigos que muitas vezes sozinhos no conseguimos enxergar e nossos lderes com sua viso mais alargada podem ver. Quantas vezes o filho toma atitudes sem consultar ao pai, quantas vezes a esposa toma atitudes sem consultar seu esposo, quantas vezes o discpulo toma atitudes sem consultar seu lder de clula ou seu pastor e quantas vezes nessas circunstncias vemos as coisas darem errado. Quando fazemos escolhas que nos levam a quebrar alianas no podemos estar escolhendo a melhor opo, pois quando quebramos alianas

entramos na maldio, e foi exatamente isso que ocorreu com Esa. CONCLUSO: Teremos uma vida de vitrias sobrenaturais quando comearmos a buscar dentre as escolhas certas, aquela que mais agradaria a Deus naquela situao, no estamos agradando a Deus apenas quando escolhemos o certo do errado, mas sim quando escolher o melhor dentro de uma vasta gama de opes. Aprenda a sempre escolher o melhor, para s ento voc poder viver no melhor de Deus.

You might also like