You are on page 1of 2

Argumentum ad hominem Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Ir para: navegao, pesquisa Um Argumentum ad hominem (latim, argumento contra a pessoa) uma falcia, ou erro d e raciocnio, identificada quando algum responde a algum argumento com uma crtica a quem fez o argumento, e no ao argumento em si.[1][2] ndice [esconder] * * * * * 1 2 3 4 5 Estrutura do argumento Tipos Ad hominem no falacioso Referncias Ver tambm

[editar] Estrutura do argumento A forma bsica de um Argumentum ad hominem a seguinte: 1. A considera B verdadeiro; 2. A possui ou algo criticvel; 3. ento B falso. Claramente, B no deixa de ser verdadeiro ou falso dependendo das pessoas que o co nsideram verdadeiro. O argumentum ad hominem uma forte arma retrica, apesar de no possuir bases lgicas. O ataque pessoa trata-se de um ataque direto pessoa contra quem se argumenta, co locando em dvida suas circunstncias pessoais, seu carter ou sua confiabilidade. [editar] Tipos H trs tipos de ataques ad hominem que so normalmente relacionados a falcias: * Argumento ad hominem abusivo[3]: o ataque direto pessoa, colocando seu cart er em dvida e, portanto, a validade de sua argumentao. Exemplo:

As afirmaes de Richard Nixon a respeito da poltica de relaes externas em rela hina no so confiveis pois ele foi forado a abdicar durante o escndalo de Watergate. * Argumento ad hominem circunstancial[3]: o ataque que atinge a circunstante do adversrio em um debate. O fato de se tratar de uma pessoa que est sofrendo, no momento, de uma forte raiva pode ser usado para esse tipo de ataque. Exemplo: A: Foi este o homem que vi roubando aquele carro! B: Como pode afirmar isso sendo voc um conhecido bbado? * Argumento poo envenenado : coloca em foco a validade do argumento e a imparcia lidade do adversrio, sugerindo que o ltimo tem algo a ganhar com a defesa daquele ponto de vista.[carece de fontes?] Exemplo: A: Fumar no causa nenhum tipo de mal. B: s dono de uma grande empresa de cigarros, claro que dir isso. * Tu quoque: o adversrio acusado de praticar algo muito semelhante ao que ele critica. Tu quoque significa voc tambm. uma argumento muito comum e eficaz, pois tende a colocar o oponente na defensiva.[3] A: As pessoas devem aprender a viver com o que ganham.

B: Mas voc est completamente endividado e no faz qualquer esforo para mudar isso!!! [editar] Ad hominem no falacioso Em alguns casos, o argumento ad hominem no falacioso e deve ser levado em conta. Exemplo: George: Os problemas notveis que temos tido com ataques postais mostram qu e no h mais um servio confivel de postagem oferecido pelo governo. Acho que est na ho ra de permitirmos que empresas privadas de entrega com fins lucrativos compitam em p de igualdade com os Correios". Bob: Mas George, voc um comunista. (Walton, Informal Logic, p.154) O argumento de Bob bastante razovel: sendo George um comunista, ele no poderia apo iar a idia de que uma empresa privada com fins lucrativos tome o controle de qual quer mercado. claro que George pode contra-argumentar de maneira adequada poster iormente, mas, a princpio, sua afirmao pode sofrer esse tipo de refutao no falaciosa.

You might also like