You are on page 1of 9

Avaliao Presencial Encontro 6 G2

Orientaes: Temos 7 sugestes de questes. Escolha 4 para elaborar a avaliao presencial dos alunos do grupo G2.

No incio da prova escrever o seguinte comentrio geral: Respostas sem justificativas no sero consideradas.

1. Na figura a seguir vemos um retngulo de base 10 e altura 4. Os pontos P , Q e R dividem a diagonal AC em quatro partes iguais. Determine a rea do tringulo sombreado BQR .

Soluo. O retngulo ABCD tem rea 10 4 = 40 . Da o tringulo ABC tem rea 20, pois tem metade da rea do retngulo. Os tringulos BAP , BPQ , BQR e BRC possuem a mesma rea S , pois possuem a mesma base e a mesma altura.

Da 4 S = 20 e portanto S = 5 . Assim o tringulo BQR tem rea igual a 5.

2. Na figura a seguir ABC , CDE e EFG so tringulos eqilteros de lado 4 e os pontos A , C , E e G esto sobre uma mesma reta. Qual a rea do tringulo ACF ?

Soluo. O tringulo ACF possui base e altura de mesmo tamanho que a base e a altura dos tringulos eqilteros ABC , CDE e EFG . Portanto ACF tem a mesma rea de um tringulo eqiltero de lado 4. Esta rea igual

42 4

=4 3 .

3. Na figura a seguir ABCD um retngulo 3 4 . As retas perpendiculares AC e BP dividem o retngulo em trs regies. Calcule a rea de cada uma destas regies.

Soluo. Este problema recorda as relaes mtricas no tringulo retngulo.

Aplicando estas relaes no tringulo retngulo enunciado da questo obtemos

ABC (3,4,5) da figura do


3 4 12 = 5 5

AP =

4 2 16 = 5 5

CP =

32 9 = 5 5

PB =

Com estas medidas podemos calcular as reas dos 3 tringulos que formam a figura dada.

area ( ADC ) =
area ( APB ) = area (CPB ) =

area( ABCD ) 3 4 = =6. 2 2


1 1 16 12 96 AP PB = = . 2 2 5 5 25 1 1 9 12 54 CP PB = = . 2 2 5 5 25

4. Na figura a seguir, ABCD um retngulo de rea 60 . O ponto M o ponto mdio do segmento CD . Observe que os segmentos AC e BM dividem o retngulo em 4 partes. Calcule a rea de cada uma destas partes.

Soluo. Seja P o ponto de interseo dos segmentos AC e BM e seja x a rea do tringulo CMP . Primeiramente observe que os tringulos ABP e CMP so semelhantes com razo de semelhana igual a 2, uma vez que eles tem lados paralelos e AB o dobro do correspondente lado CM . Isto significa que a rea do tringulo ABP uma a 2 2 = 4 vezes a rea do tringulo CMP . Logo a rea do tringulo ABP igual a 4 x .

A rea do tringulo ADC igual a Subtraindo a rea do obtemos a rea 30 x ADMP . do

60 = 30 . 2 tringulo CMP
quadriltero

60 = 15 . 4 Subtraindo a rea do tringulo CMP obtemos a rea 15 x do tringulo BCP .


A rea do tringulo BCM igual a

Somando as expresses encontradas para as reas das quatro regies obtemos a equao x + 4 x + (30 x ) + (15 x) = 60 . Resolvendo esta equao obtemos x = 5 . E com este valor calculado podemos calcular as reas das outras regies.

5. Na figura a seguir, o tringulo ABC possui rea igual a 120, M ponto mdio do segmento BC e N ponto mdio do segmento AM . Alm disso, as retas BN e AC so concorrentes no ponto P . Calcule a rea de cada uma das quatro regies em que o tringulo ABC est dividido.

Soluo: Compare este problema com o exerccio 37 do Planejamento Detalhado do encontro 5 do grupo G2. Durante a soluo vamos utilizar vrias vezes a seguinte propriedade. Se dois tringulos possuem a mesma altura, ento a razo entre as suas reas igual a razo entre as suas bases. Da segue, por exemplo, que a mediana de um tringulo divide o tringulo em dois tringulos com metade da rea do tringulo original. Mais ainda, se dividimos a base um tringulo em trs partes iguais,

1 2 e depois desta base como na 3 3 1 figura a seguir, obtemos dois tringulos, um com e 3 2 o outro com da rea do tringulo original. 3
considerando

Voltando para o exerccio, como

AM mediana do tringulo ABC vemos que


area( ABC ) 120 = = 60 . 2 2

area( ABM ) = area( AMC ) =

Do mesmo modo, como BN mediana do tringulo

ABM vemos que

area( ABN ) = area( NBM ) =

area( ABM ) 60 = = 30 . 2 2

Traando uma paralela MQ ao segmento BP , utilizando as semelhanas PBC QMC e AMQ ANP podemos verificar que os pontos P e Q dividem o segmento AC em trs partes iguais, isto , AP = PQ = QC .

Agora vamos comparar os tringulos ABC e

ABP . Em relao s bases AC e 1 AP = AC estes tringulos possuem a mesma altura. Do que observamos 3 1 120 = 40 . Da segue acima podemos concluir que area ( ABP ) = area ( ABC ) = 3 3
que

area( ANP ) = area( ABP ) area( ABN ) = 40 30 = 10 .


J calculamos 3 das reas desejadas. A rea da quarta regio o que falta para chegar em 120. Isto area( PNMC ) = 120 (10 + 30 + 30) = 50 .

6. Na figura a seguir, os pontos P e Q dividem o lado AB do tringulo ABC em trs partes iguais, e M o ponto mdio do segmento BC , isto , o segmento AM uma mediana do tringulo ABC . Se o tringulo ABC tem rea igual a 36 , calcule a rea do tringulo sombreado PQM .

Soluo. Traando o segmento AM podemos concluir que os tringulos APM , PQM e QBM possuem mesma rea S pois eles possuem mesma altura e bases de mesmo comprimento. De modo anlogo, como AM mediana do tringulo ABC sabemos que ela divide o tringulo ABC em dois tringulos de mesma rea 3S .

Como a rea do tringulo ABC 36 conclumos que 6 S = 36 e portanto

S=

36 =6. 6

7. Na figura a seguir o tringulo retngulo ABC tem lados 3 cm , 4 cm e 5 cm . Determine o permetro do tringulo retngulo PQC de modo que o segmento PQ divida o tringulo ABC em duas regies de mesma rea.

Soluo. Vamos denotar por ( ABC ) e por ( PQC ) as reas dos tringulos. Como os tringulos ABC e PQC possuem os mesmos ngulos, vemos que eles so semelhantes. Vamos representar por k a razo de semelhana, de

( PQC ) PQ PC QC =k2. = = = k . Sabemos que, nesta situao, ( ABC ) AB AC BC Observe que k < 1 .
modo que Como o segmento PQ divide o tringulo ABC em duas regies de mesma rea, temos que ( PQC ) =

1 1 ( ABC ) , de modo que k 2 = e assim k = 2 2

1 . 2

Como o tringulo ABC tem permetro 3 + 4 + 5 = 12 e como o tringulo PQC semelhante com razo de semelhana k = tringulo PQC igual a 12 k = 12

1 , conclumos que o permetro do 2

1 2 = 12 = 6 2. 2 2

You might also like