You are on page 1of 30

12 - VOCABULRIO DA CONSTRUO

Este captulo rene a maior parte dos termos usados na construo civil, e tem como objetivo melhorar a comunicao e o entendimento com os profissionais envolvidos na construo.

A
Abaular Dar forma curva, arqueada a uma superfcie. Abertura Termo genrico que indica todo e qualquer rasgo na construo (portas, janelas, vos, valas). Abbada Geomtricamente, a abbada tem origem num arco que se desloca e gira sobre o prprio eixo. Na engenharia uma estrutura de alvenaria ou concreto, curva, que forma normalmente a cobertura de um recinto. Carregada verticalmente, produz reaes oblquas nos apoios A abbada serve ainda de meio de suporte de pavimentos, tabuleiros de ponte, escadas. Abraadeira Pea metlica que, normalmente fixa peas, como tubos, conduites etc. Abraso Desgaste causado nas superfcies pelo movimento de pessoas ou objetos. Abrigo Lugar destinado a proteger das intempries. No uso corrente, indica locais como garagem, tambm chamada de abrigo de carros. Acabamento Conjunto de operaes de revestimentos e de finalizao, realizadas ao trmino da estrutura, alvenaria, pisos etc. Acetinado Todo material tratado para ter textura semelhante ao cetim. Acesso Passagem, lugar ou meio de ligao por onde se chega entrada de um edifcio ou alguma parte dele. Aclive Quando o terreno se apresenta em subida em relao rua. Ao-carbono Liga de ao e carbono que resulta num material leve e de grande resistncia. Ao CA-50 Ao para concreto armado de tenso caracterstica e escoamento igual a 50 Kgf/mm . Acrscimo o aumento de uma construo, quer no sentido horizontal, quer no vertical, formando novos compartimentos ou ampliando os existentes. Adega Tambm conhecida como cava. A palavra provavelmente, tem origem no termo francs cave: lugar especial da casa, em geral no subsolo, onde se guardam os vinhos e azeites. Adobe Tijolo feito com uma mistura de barro cru, areia em pequena quantidade, estrume ou fibra vegetal. Afagar Nivelar, aplainar, desbastar salincia ou alisar madeiras. Afastamento Separao de um elemento construtivo em relao a um ponto, linha ou outra referncia. Distncias entre as faces da construo e os limites do terreno.
2

289

Afresco Tcnica de pintura. Trabalha o revestimento ainda mido de paredes e tetos, permitindo a absoro da tinta. Aglomerado Placa prensada, composta de serragem compactada com cola que pode ser fechada com duas lminas de madeira ou no. Aglomerante (ligante, aglutinante) substncia que, misturada a um agregado, faz a ligao das partculas inertes por ao fsica ou por reao qumica, com o sem adio de gua, calor ou presso. Agregado Material ptreo granuloso quimicamente inerte e sem poder aglutinante que, juntamente com gua e um ligante, forma argamassas e concretos. Agrimensor Topgrafo. Profissional que estuda os nveis e as caractersticas do terreno para ajudar o arquiteto, engenheiro no seu trabalho. Agrimensura Medio da superfcie do terreno. gua do telhado Cada uma das superfcies inclinadas da cobertura, que principia na cumeeira e segue at a beirada. gua furtada Vo entre as tesouras do telhado. ngulo do telhado por onde correm as guas pluviais. gua-mestra Nos telhados retangulares de quatro guas, o nome que se d s duas guas de forma trapezoidal. As duas triangulares so chamadas de tacanias. Alambrado Cerca feita com fios de arame que delimita um terreno. Alcatro Produto semi-slido ou liquido, resultante da destilao de materiais (hulha, linhito, turfa e madeira). Alapo Portinhola no piso ou no foro que d acesso a pores, stos ou desvo de telhado. Alar Levantar a parede, construir. Alcova quarto pequeno de dormir, sem aberturas para o exterior. Aldrava o mesmo de aldraba. Argola de metal que fica do lado de fora da porta e serve de instrumento para bater porta. Alicerce Fundao. Conjunto de estacas e sapatas responsvel pela sustentao da obra e transmitir ao solo de forma estvel. Alinhamento Linha que limita o lote urbano em relao via pblica. Alma Parede componente dos perfilados ou vigas U, T, I, Z e L, por onde passam os eixos de simetria da seo. Almofada Na marcenaria e carpintaria, pea com salincia superposta superfcie. Almoxarifado Depsito dos materiais de uma obra ou empresa. Alpendre Cobertura suspensa por si s ou apoiada em colunas. Geralmente fica localizada na entrada da casa. Aos alpendres maiores d-se o nome de varanda. Alto-relevo Salincia criada e definida numa superfcie plana. Altura (de uma edificao) a diferena de cota entre o piso do pavimento habitvel mais prximo do terreno natural e o forro do pavimento habitvel mais alto.

290

Alvar de construo Documento emitido pela prefeitura do municpio onde a construo est localizada que licencia a execuo da obra. Alvaiade Carbonato bsico de chumbo de composio varivel, insolvel na gua, de cor branca sem matizes, usado no estado em p fino na fabricao de tintas brancas, ou adicionadas ao cimento branco para rejunte. Alvenaria Conjunto de pedras, de tijolos ou blocos, com argamassa ou no, que formam paredes, muros e alicerces. Amarrao Modo de assentar tijolos, bloco, pedras e outros elementos que compe a alvenaria. As peas de uma fiada so assentadas com diferena de meio comprimento ou meia largura em relao a fiada seguinte, de maneia que as juntas verticais fiquem desencontradas. Amianto Tem origem de um mineral chamado asbesto e composto de filamentos delicados, flexveis e incombustveis. utilizado na construo de refratrios, e na composio do fibrocimento. Andaime Plataformas elevadas do piso, usada para alcanar niveis superiores durante a construo ou reparo de um edifcio. Andar Qualquer pavimento de uma edificao, acima do poro, embasamento, rs do cho, loja ou sobre loja. Andar trreo o pavimento acima do poro ou do embasamento e no nvel da via pblica. Primeiro andar o pavimento imediatamente acima do andar trreo, rs do cho, loja ou sobre loja. Angelim-vermelho Madeira de construo de cor castanho-rosada. Angico Madeira muito dura, castanho clara. Anodizao Tratamento qumico no alumnio que lhe confere aparncia fosca e cores variadas. Anteparo Qualquer objeto, pea (biombos, quebra-luzes, pra-ventos) que se coloca diante de algum ou de algo, para proteger. Anteprojeto Linhas iniciais em busca de uma idia ou concepo para desenvolver um projeto. Aparelho Sanitrio Pea ou aparelho destinado a usos higinicos, ligado hidraulicamente a rede de gua e de esgoto. Apartamento Conjunto de dependncias constitudo de habitao distinta. Apicoado Superfcie submetida a desbastamento (com ponteiros, talhadeiras) do qual resulta uma textura rugosa, antiderrapante. Apiloamento Operao de bater a terra solta com soquete ou mao, em sucessivas camadas. Aplique Ornamento, enfeite fixado em paredes e muros. Aprovao de planta Ato administrativo da Prefeitura para aprovao de projeto arquitetnico de construo ou reforma de um edifcio urbano. Aprumar Acertar a verticalidade de paredes, pilares e colunas por meio de prumo (ver prumo). Apontador Funcionrio encarregado do controle de presena dos operrios de uma obra ou servio, por meio de registro escrito. Aquecimento Central Sistema que centraliza o aquecimento da gua para distribuio nas edificaes. A fonte de energia para o aquecimento da gua poder ser a eletricidade, o gs ou a energia solar.

291

Aquecimento de passagem Sistema que aquece a gua sem centralizar a reserva de gua quente. Podendo ser eltrico ou a gs. Arabesco Ornamento de inspirao rabe. Arame recozido Arame de ferro submetido a tratamento trmico de recozimento que o torna flexvel. Arandela Aparelho de iluminao fixada parede. Arcada Sucesso de arcos. Arco semicircunferncia que vence um vo entre paredes, pilares. Ardsia uma rocha metamrfica de gro fino e homogneo composta por argila ou cinzas vulcnicas que foram metamorfizadas em camadas. Rocha macia e de corte fcil. rea construda a soma das reas dos pisos utilizveis, cobertos de todos os pavimentos de uma ou mais edificaes. rea ocupada a rea de projeo horizontal de uma ou mais edificaes sobre o terreno. rea ou faixa no edificvel (non aedicandi) a rea de terreno onde no permitida qualquer edificao. rea de lazer a rea de uso comum dos condomnios, complementado as moradias. rea permevel a poro do terreno onde no h pavimento ou estruturas subterrneas capazes de obstruir a percolao das guas para o subsolo. rea til Superfcie utilizvel de uma edificao, excludas as paredes. Arenito Rocha composta de pequenos gros de quartzo, calcrio ou feldspato usado em pisos. Argamassa Mistura de materiais inertes (areia) com materiais aglomerantes (cimento e/ou cal) e gua, usada no assentamento ou revestimento. Argila expandida Agregado artificial leve, obtido por aquecimento de 1.000 a 1.400C de uma mistura de argila e substncias capazes de gerar gases. Armador Profissional responsvel pelo corte e pela armao das ferros de uma construo. Armadura conjunto de ferros que ficam dentro do concreto e do rigidez obra. Aroeira Madeira em extino de cor variando do castanho ao avermelhado escuro. Arquibancada Srie de assentos em filas sucessivas, cada fila mais elevada que a outra, em forma de escada. Arquiteto Profissional que idealiza e projeta uma construo. Possui a arte da composio, o conhecimento dos materiais e de suas tcnicas. Arquitetura Arte de compor e construir edifcios, tendo em vista o conforto, a realidade social, e o sentido plstico da poca. Arquitrave Viga de sustentao que, em suas extremidades, se apia em colunas. Arrematar Finalizar um servio na fase de acabamento da obra. Arrimar Apoiar, encostar, escorar.

292

Art dco Movimento entre os anos 20 e 40 e marca a arquitetura com linhas geomtricas e tons pastel. Art nouveau Arte nova se refere ao estilo arquitetnico e da arte decorativa que marcou o final do sculo XIX e o comeo do sculo XX. Asfalto Material slido ou semi-slido, de cor entre preta e pardo-escura, que ocorre na natureza ou obtido pela destilao de petrleo, que se funde pelo calor, e no qual os constituintes so os betumes. Aspersor aparelho usado na jardinagem que divide o jorro da gua em gotculas. Assentar Colocar e ajustar tijolos, blocos, esquadrias, pisos, pastilhas e outros acabamentos. Assoalho Piso de madeira de tbuas corridas. Assobradada Construo com mais de um pavimento. Ateli Local de trabalho do artista. Aterrar Colocar terra para nivelar uma superfcie irregular. Ligar circuito ou aparelho eltrico terra. trio Ptio descoberto cercado por telhados. Autoclave Mquina que opera em altos graus de temperatura e presso. Geralmente usada em processos de impregnao de fungicidas e preservativos na madeira, de cozimento ou de secagem de materiais. Auto de vistoria - Documento fornecido pela Prefeitura que autoriza a ocupao e uso de um edifcio comercial ou industrial recm construdo. Autoportante Elemento que tem rigidez mecnica suficiente para sustentar a si mesmo. Azulejo placa de cermica polida e vidrada. A origem do azulejo remonta aos povos babilnicos.

B
Baixo-relevo Trabalho em que as figuras sobressaem muito pouco em relao superfcie que lhes serve de fundo. Balano Salincia ou corpo que se projeta para alm da prumada de uma construo, sem estrutura de sustentao aparente. Balastre Pequena coluna ou pilar que, alinhada lado a lado, sustenta corrimos e guarda-corpos. Balco Elemento em balano, na altura de pisos elevados, disposto diante de portas e janelas. protegido com grades ou peitoril. Baldrame Viga ou conjunto de vigas de concreto armado que corre sobre qualquer tipo de fundao para travamento ou apoio das paredes. Baliza um instrumento utilizado pelo topgrafo para elevar o ponto topogrfico com objetivo de torn-lo visvel. Balizador Pequena haste cilndrica, com uma ou mais lmpadas, usada em iluminao de jardins. Bandeira Caixilho fixo ou mvel, que se coloca na parte superior de portas e janelas, favorecendo a iluminao e a ventilao dos ambientes.

293

Bandeja Conduto de instalao aparente, aberto superiormente em toda sua extenso, onde os condutores so lanados. Tambm a proteo externa colocada nos edifcios para evitar a queda de detritos. Bangal Pequena casa alpendrada, erguida no campo ou nos arredores das cidades. Barrado Revestimento colocado nas partes inferiores das paredes. Barroco Estilo marcado pelo excesso de detalhes e de rebuscamentos. Barrote Pea de madeira, chumbada com massa no contrapiso, que permite fixar o piso de tbua. Tem de 3 a 5 cm de largura por 2,5 a 3,5 cm de espessura. Basalto Rocha muito dura, de gro fino e cor escura, usada na pavimentao de estradas e na construo. Basculante Caixilho empregado em portas e janelas, onde as peas giram em torno de um eixo at atingir a posio perpendicular em relao ao batente ou esquadria, abrindo vos para ventilao. Bate-estaca Equipamento de cravar estacas no terreno pela ao de golpes a sua cabea com um pilo. Batente Pea de madeira, metal ou cantaria, presa ao guarnecimento do vo, sobre o qual bate a folha da porta ou da janela ao fechar. Bay window Janela de trs faces, que avana alm da parede que a sustenta. Beiral Prolongamento do telhado ou da estrutura de uma laje para alm da parede externa, protegendo-a da ao das chuvas. Bica corrida Pedra britada (ver brita). Fragmentos de pedra usados na construo civil. Bisot Rebaixo em ngulo na extremidade do vidro ou do espelho deixando o contorno da pea mais fino do que o restante da superfcie. Bitola Dimenso ou forma fixa de certos materiais determinada pelo uso ou por normas tcnicas. Bloco Designa edifcios que constituem uma s massa construda. Bloco cermico Elemento de vedao com medida-padro. Pode ser estrutural ou no. Bloco de concreto Elemento de dimenses padronizadas Tem funo estrutural ou de vedao. Bloco de vidro Elemento de vedao que ajuda a iluminar o ambienta. Bloco slico-calcrio Elemento de alvenaria composto de uma mistura de areia silicosa e cal virgem. Tem funo estrutural. Boiler Compartimento em que a gua de um sistema de aquecimento central armazenada e mantida em determinada temperatura. Boleado acabamento arredondado no contorno da superfcie de madeira, pedra, plstico ou metal. Bow-window Janela semicircular que se projeta para fora das paredes. Brise Quebra-sol composto de peas instaladas na vertical ou horizontal diante das fachadas para impedir a ao do sol sem perder a ventilao. Brita Pedra quebrada mecanicamente em fragmentos de dimetros variados, classificados em peneiras.

294

Broca Estaca manual simples, executada a trado, que suporta pouco peso. A perfurao atinge no mximo 6,0m.

C
Caderno de encargos o conjunto de especificaes tcnicas, critrios, condies e procedimentos estabelecidos pelo contratante para a contratao, execuo, fiscalizao e controle de servios e obras. Caiao Pintura com cal diluda com gua, com ou sem adio de cola, pigmentos ou outros, que aplica com broxa. Caibro Pea de madeira inclinada segundo o caimento do telhado e regularmente espaada, sobre a qual se pregam as ripas. Caixa de escada Espao, em sentido vertical, destinado escada. Caixa de gordura Caixa para reteno de gorduras, instalada aps o sifo, na canalizao de esgoto da pia de cozinha. Caixa de inspeo Caixa enterrada nos pontos de mudana de direo de uma canalizao de esgotos ou guas pluviais, ou em determinados pontos ao longo de trechos extensos da mesma, que permite o acesso para limpeza e inspeo. Caixa de passagem Une tubulaes diversas, eltricas ou hidrulicas. Caixilho Parte da esquadria que sustenta e guarnece os vidros de portas e janelas. Cal aglomerante cujo constituinte principal o xido de clcio em presena natural do xido de magnsio, hidratados ou no. Calafetar Vedar fendas e pequenos buracos surgidos durante a obra. Calada Pavimentao do terreno dentro do mesmo. Calceteiro Profissional que trabalha com assentamento de pedra em caladas, estradas, ruas ec. Tambm profissional que forma as pedras de calamento, retiradas de um bloco de rocha, com o martelo de calceteiro. Calefao Sistema criado para aquecer a construo. Calha Canal que recebe as guas das chuvas e as leva aos condutores verticais. Canafstula Madeira dura, de cor amarelo-clara com manchas mais escuras. Canal de irrigao duto ou vala que conduz a gua com a finalidade de umedecer os solos. Cantaria Pedra de cantaria a pedra esquadrejada em cantos formando esquadro de 90 graus usadas para edificar ou revestir. Canteiro de obra Conjunto de instalaes provisrias auxiliares de uma obra, como depsitos, oficinas ou outros, implantado em anexo a rea reservada a construo principal. Cantoneira Pea em forma de L que arremata as quinas ou ngulos de paredes. Capa Demo de tinta. Camada de betume aplicada sobre uma superfcie. Capitel Parte superior de uma coluna. Podem ser simples ou ornamentados.

295

Caramancho Armao, como um pergolado, sustentado por pontaletes ou pilares e coberta por vegetao. Caranguejo Espaador para armadura feito em obra, de barras de ao, em forma de cavalete. Carpete Forrao de pisos. Os mais comuns so os txteis. Carpete de madeira Conjunto de pranchas de madeira ou laminado que so encaixados e/ou coladas ao contrapiso. Carpinteiro Profissional que trabalha o madeiramento de uma obra. Casa de mquinas Compartimento de um edifcio situado acima da ltima parada dos elevadores, destinado aos motores, polias e quadros de comando. Cascalho Lasca de pedra Caulim Argila branca, rica em carbonato de clcio, base de extrao da cal. Cavilha Pea de fixao ou arremate em madeira. Tem formato cilndrico-cnico. Cachimbo Anteparo de madeira, em forma de funil, utilizado junto s formas para concretar os pilares pelas janelas intermedirias. Cermica Objetos de argila, tais como tijolos, telhas e vasos. Tambm se refere s lajotas usadas em pisos ou como revestimento de parede. Cerca viva Arbustos plantados para formar um muro divisrio. Chal Casa de campo de madeira com telhados em duas guas, bem inclinadas, que avanam sobre a fachada. Chamin Duto que conduz a fumaa da lareira e do fogo para o exterior da casa. Chanfrar - Cortar em diagonal os ngulos retos de uma pea. Chapiscar Lanar argamassa de cimento e areia grossa contra uma superfcie para torn-la spera e facilitar a aderncia. Chapuz Pea de madeira que serve de apoio as guias nos escoramentos de laje e estruturas de concreto armado. Chumbar Fixar com argamassa. Cimalha Salincia ou arremate na parte mais alta da parede ou mureta. Cinta de amarrao Reforo horizontal realizado em todas as paredes que recebem esforos com a finalidade de distribuir as cargas e amarrar as paredes internas s externas. So constitudas de concreto e barras de ao corridas fundidos dentro de uma canaleta. Cisterna Poo de gua potvel ou reserva de gua enterrada. Clapboard Tipo de revestimento externo para paredes, feito com tbuas de madeira sobrepostas, tipo do colonial americano. Clarabia Abertura, em geral envidraada, feita no telhado, para iluminar interiores de uma edificao. Climatizado Ambiente cuja temperatura controlada artificialmente.

296

Clnquer Produto granulado resultante da queima at a fuso parcial ou completa de constituintes minerais. Clorar Tratar a gua com cloro a fim de eliminar microorganismos. Closet Pequeno cmodo usado como quarto de vestir. Cobertura Estrutura revestida de material impermevel, que se executa no fechamento superior de um edifcio, com a finalidade de proteg-lo da chuva e de outros agentes. Cdigo de obras Conjunto de leis municipais que controla o uso do solo urbano. Coeficiente de aproveitamento a relao entre a rea construda de uma ou mais edificaes e a rea de terreno a ela(s) vinculada. Coifa Cobertura feita de metal, que suga a fumaa dos foges. Coletor de energia solar Placa que capta a energia solar e a transforma em eletricidade (com clulas fotovoltaicas) ou energia trmica. Colonial Tipo de arquitetura praticada nos pases que foram colnias. Coluna Elemento estrutural de sustentao. Ao longo da histria da arquitetura, assumiu as formas mais variadas e diversos ornamentos. Colunata Conjunto de colunas enfileiradas de forma simtrica. Combog Elemento vazado (ver) Compensado Chapa de madeira sobreposta e colada sob forte presso. Tem as mesmas caractersticas da madeira em relao elasticidade e ao peso. Apresenta, porm, maior resistncia e homogeneidade, o que permite a fabricao de peas com grande dimenso. Concreto Mistura de gua, cimento, areia e pedra britada, em propores prefixadas, que forma uma massa compacta e endurece com o tempo. Condute Tubo que conduz a fiao eltrica. Contrafrechal Tera que se apia nas pontas das linhas das tesouras, sobre o frechal. Contramarco Quadro que serve de gabarito para fixar o caixilho. Contrapiso Camada de concreto no estrutural, que nivela o piso antes da aplicao do revestimento. Contraventamento Sistema de ligao entre elementos principais de uma estrutura com a finalidade de aumentar a rigidez. Contraverga Reforo na alvenaria (canaletas, vigas) usada sob a janela para evitar a fissurao da parede. Copa Compartimento auxiliar da cozinha. Coreto Espcie de armao construda ao ar livre, destinado a espetculos pblicos. Cornija Conjunto de molduras que serve de arremate superior s obras de arquitetura. Corpo de prova Material utilizado para o ensaio de resistncia compresso trao ou outro ensaio fsico.

297

Corredor o saguo de que segue, sem interrupo da rua ou rea de frente at a rea do fundo. Corrimo Apoio para as mos colocado ao longo das escadas, rampas etc. Cota Indicao ou registro numrico das dimenses. Cota de arrasamento Cota em que deve ser deixado o topo de uma estaca ou tubulo, demolindo ou cortando acima desta cota. Coxim Reforo de concreto nas alvenarias que recebem cargas concentradas (das tesouras, de vigas na alvenaria estrutural etc.). Cozinha Compartimento em que so preparados os alimentos. Craquel Rachaduras em esmaltes, vernizes ou pinturas a leo que formam um entrelaamento irregular de fendas muito finas. Cromado Material que recebe uma camada de cromo. Elemento metlico, duro e brilhante. Croqui Primeiro esboo de um projeto. Cuba Recipiente das pias. Cumeeira Parte mais elevada de um telhado, onde se encontram as superfcies inclinadas (guas). Cpula Parte superior interna e externa de algumas construes. Ver abbada. Curar Secar madeiras, concretos, cimentos etc. Curva de nvel Representao grfica da curva formada pelos pontos de mesma cota.

D
Deck Plataformas feitas com tbuas para circundar piscinas ou espelho dgua. Declive Quando a inclinao do terreno est abaixo do nvel da rua. Degrau Cada um dos pares iguais de planos slidos, horizontal e vertical, que se dispe em seqncia na composio de uma escada. Demo Cada camada de tinta aplicada sobre uma superfcie. Depsito Edificao ou ambiente destinado guarda de mercadorias ou objetos. Desaterro Retirar um volume de terra de um local. Desdobro a diviso, em duas ou mais reas, de um lote edificvel para fins urbanos. Desforma Operao de retirada das formas de uma obra de concreto armado. Desgaste Ver abraso. Desempenadeira Instrumento formado por uma base lisa e uma ala, usado para eliminar ondulaes nas argamassas. Desmembramento a subdiviso de gleba em lotes edificveis para fins urbanos, com o aproveitamento do sistema virio existente. Desnvel Diferena entre altitudes de dois pontos do terreno ou construo.

298

Destacamento Assentamento das duas primeiras fiadas de uma alvenaria. Desvo espao entre a telha e o forro. Dilatao Aumento de dimenso, principalmente a partir de uma variao trmica. Ver junta de dilatao. Disjuntor Dispositivo destinado a desligar automaticamente um circuito eltrico sempre que ocorrer sobrecarga da corrente. Divisria Parede que separam ambientes de uma construo. Tapumes, biombos. Dobradia Dispositivo de fixao da folha ao marco (batente), que permite que a folha se movimente em torno de um eixo. Domo Pea de fibra de vidro ou acrlico, utilizado na cobertura para iluminar e ventilar o interior. Dormente Pea de madeira usada na composio de escadas e peitoris. Tambm utilizado para assentar trilhos das ferrovias. Drenagem Retirada de gua do solo, tanto da superfcie quanto de camadas profundas. Ducha Chuveiro com jatos dgua de grande presso. Duto Tubo que conduz lquidos (canos), fios (condutes), ou ar.

E
Edcula Construo complementar independente com rea inferior a construo principal destinada lavanderia, despensa, aposentos de empregados etc. Edificao Obra, construo. Eflorescncia - So manchas esbranquiadas que se sobressaem ao revestimento cermico e a ele aderem. Ela aparece devido a um processo qumico. O cimento comum, reagindo com a gua, resulta em uma base medianamente solvel, denominada hidrxido de clcio. Elastmero Polmeros naturais ou sintticos que se caracterizam por apresentar mdulo de elasticidade inicial e deformao permanente baixos. Elemento vazado Pea produzida em concreto, cermica ou vidro, dotado de aberturas que possibilitam a passagem do ar e de luz para o interior. Eletroduto Condute que carrega a fiao. Elevao Representao grfica das fachadas em plano ortogonal, ou seja, sem profundidade ou perspectiva. Elevador Equipamento que executa o transporte vertical, de pessoas ou mercadorias. Embasamento Parte inferior de uma construo. Emboamento Assentamento com argamassa das telhas da cumeeira ou espigo. Aplicao da primeira camada de argamassa nas paredes. Emboo Primeira camada de argamassa. Tem como funo uniformizar as superfcies. Empena Cada uma das paredes laterais onde se apia a cumeeira nos telhados de duas guas. Tambm conhecida como oito.

299

Empreitada Sistema de contratao de um ou mais profissionais para executar qualquer tipo de servio ou obra. Encarregado Auxiliar do mestre de obras, que coordena servios de grupos de operrios. Encunhamento Colocao da ltima camada de tijolos de uma parede. Eles ficam inclinados e comprimidos por argamassa at a estrutura, de forma que fique coeso. Endurecimento Fase subseqente ao perodo de pega, na qual o aglomerante passa a oferecer resistncia a esforos mecnicos. Engastado Encaixado, embutido. Engastalho Calo de madeira, fixo no concreto, utilizado para travar o p das formas dos pilares. Enquadrar Emoldurar, colocar o caixilho. Entulho Conjunto de materiais fragmentados e desagregados, que se acumulam em demolies ou construes. Enxaimel Conjunto de estacas e caibros que sustentam as divises da estrutura da casa, podendo ou no ficar aparente na fachada. Epxi Tinta plstica e impermevel usada na pintura de peas metlicas, ou ambientes expostos a umidades. Escada Srie de degraus por onde se sobe ou se desce. Escala Relao de homologia existente entre o desenho e o que representa na realidade. Escantilho Rgua de madeira que serve de molde para marcar ou aferir medidas em peas ou em obras. Escora Pea de madeira ou metlica que sustenta ou serve de arrimo a um elemento construtivo quando este no suporta a carga dele exigida. Escovado Metal polido com escovas, ganhando aparncia fosca. Espaadores Tambm conhecido como pastilhas plsticas ou de argamassa que tem a funo de distanciar as armaduras das formas. Espatolato Tcnica de pintura que imita a textura da rocha. Esptula Objeto feito de metal e de forma espalmada. utilizado para espalhar em pequenas reas a massa corrida ou massa a leo nas esquadrias de madeira. Espelhado Superfcie polida, de modo a adquirir a aparncia lisa do espelho. Ou ainda execuo de um elemento construtivo oposto a um j existente. Espera Armadura ou tijolos deixados para possibilitar a amarrao futura. Ou tambm pequena pea de madeira em forma de cunha, que evita o deslocamento das vigas ou dos sarrafos. Espigo Linha inclinada que divide as guas de um telhado. Esponjado Tcnica de pintura utilizando uma esponja para espalhar a tinta, resultando num efeito irregular e manchado. Esquadrias Qualquer tipo de caixilho (portas, janelas) utilizado em uma obra.

300

Estaca Componente das fundaes profundas de pequeno dimetro e longa, geralmente de concreto armado, protendido, ao ou madeira, que cravada nos terrenos. Estanqueidade Propriedade, conferida pela impermeabilizao, de impedir a passagem de fludos. Esticador Dispositivo para tencionar barras ou cabos flexveis metlicos. Estriado Superfcie trabalhada em que aparecem estrias. Semelhantes ao canelado. Estribo Cada uma da srie de ferros paralelos que envolvem as barras longitudinais, fixando-as em sua devida posio. Estrutura Conjunto de elementos que forma o esqueleto de uma obra. Estudo preliminar Quando se verifica a viabilidade de uma soluo que d diretrizes ou orientaes ao anteprojeto. Estuque Toda a argamassa de revestimento geralmente acrescida de gesso ou p de mrmore. Tambm usada para fazerem forros e ornatos.

F
Fachada Qualquer das faces externas de um edifcio. Farofa Argamassa preparada a seco ou com mnimo teor de gua,para ser trabalhada em estado granular solto. Fecho Dispositivo em que uma pea metlica pode ser movimentada diretamente para manter fechados painis, e quando necessrio podem ser abertos. Fechadura Fecho composto por um mecanismo e acionado por maaneta, puxador, chave ou tranqueta. Ferragem Artefatos ou peas de metal (fechaduras, dobradias, cremonas, puxadores etc.) empregados em portas, janelas, estruturas de madeira ou metlicas, que servem para juntar partes ou dar-lhes certos movimentos como abrir, fechar, correr, pivotar etc. Fiada Fileira horizontal que o pedreiro assenta, ordinariamente em nvel e obedecendo a uma linha esticada, na operao de elevao de uma parede ou obra de alvenaria de tijolos ou de peas similares. Fibra de vidro Material resistente, impermevel, empregado na fabricao de banheiras, piscinas e calhas. obtido por meio de processo no qual o vidro ainda em fuso possibilita a separao dos filamentos que compe o material. Fibrocimento Material resultante da unio do cimento comum com fibras de qualquer natureza, a mais freqente a fibra do amianto. Filete Moldura estreita, friso, rgua do boxe. Fissura Abertura inferior a 1,0mm que aparece na superfcie do concreto ou revestimento, proveniente de uma ruptura pouco profunda de sua massa, sem causar diviso do slido em partes separadas. Flambagem Deformao lateral ocorrida em peas esbeltas ao passarem do estado de equilbrio estvel para o instvel, desde ruptura, quando so submetidas compresso. Flameado Que sofre a ao de chamas para alcanar a forma final.

301

Flexo Tipo de solicitao na qual esforos que atuam sobre uma viga prismtica tendem a modificar sua curvatura longitudinal. Folha Parte da porta e da janela que necessita de ferragem para se mover (abrir,correr, pivotar). Forjar Moldar o ferro ou outro metal, utilizando uma bigorna, aps aquecimento. Frma Elemento de madeira, metal ou de outro material utilizado na obra para fundir peas de concreto armado, que iro compor a estrutura da construo. Forrao Espcie de carpete txtil de pouca espessura. Plantas rasteiras, como hera, musgo ou grama, que fazem o acabamento de um jardim. Forro Material que reveste o teto, promove o isolamento trmico entre o telhado e o piso. Forro falso Forro de teto construdo em plano inferior ao plano do forro verdadeiro, com finalidades acsticas e decorativas para reduzir o p direito, ocultar canalizaes ou estruturas. Fossa Cavidade que recebe os lquidos residuais de uma construo. Fossa sptica Compartimento enterrado onde os esgotos so acumulados e represados de forma a ser digeridos por bactrias. Depois desse processo, os lquidos resultantes so encaminhados para um filtro anaerbico e ao sumidouro. Frechal Viga que fica assentada sobre o respaldo das paredes, servindo de apoio tesoura. Fronto Arremate superior de portas e janelas que normalmente tem forma triangular. Tambm o nome que se d ao arremate entre bancadas e as paredes. Fundao Conjunto de elementos de fundao (estacas, sapatas etc.) responsvel pela transmisso das cargas de uma obra ao solo. Fungo Microorganismo vegetal que se aloja como parasita nas madeiras. Fuste Parte intermediaria de uma coluna, entre a base e o capitel. Tambm pode ser o corpo cilndrico de um tubulo antes da base. Fusvel Dispositivo que opera com limites de amperagem. Quando exixte sobrecarga no sistema eltrico, impede que o resto do circuito sof os efeitos da sobrecarga.

G
Gabarito Molde em escala real para traar, verificar ou controlar formas e medidas durante a execuo de uma obra. Gabio Tipo de caixa em forma de prisma retangular fabricado com malha hexagonal de dupla toro produzida com arames de baixo teor de carbono e revestido. Quando instalados e cheios de pedra os gabies se convertem em elementos estruturais flexveis, armados, drenantes. Utilizados como muros de conteno, drenagem, canalizaes etc. Galeria Corredor largo que, alm da circulao de pessoas, serve para exposio de obras de arte. Duto subterrneo para escoamento de guas. Galeria pblica Passagem coberta em um edifcio, ligando entre si dois logradouros. Recuo da construo no pavimento trreo, tornando a passagem coberta. Galga Operao de riscar em uma obra uma linha paralela a outra conhecida ou transportar pontos por meio da aplicao sucessiva de um escantilho ou gabarito.

302

Galpo Construo coberta de dimenses amplas e aberta lateralmente. Podendo ter um lado fechado por parede. Galvanizar Recobrir uma superfcie com metal para preserv-lo da corroso. Gambiarra Instalao provisria, de qualquer natureza, geralmente fora das recomendaes tcnicas. Grgula Orifcio para sada da gua em fontes. Gastalho Braadeiras de sarrafo que se pregam espaadamente nos painis das formas de vigas e pilares para impedir que venham a deformar por flexo no ato de enchimento. Gazebo Pequeno quiosque colocado no jardim. Sua estrutura formada de madeira ou ferro e fechada com vidros ou trelias. Geminada Diz-se de duas edificaes construdas, uma encostada outra, com parede de meao. Gesso Aglomerante areo obtido usualmente pela calcinao moderada da gipsita. Golpe de arete Choque contra as paredes de um duto forado, causado por uma variao brusca na velocidade da gua, devido ao repentino fechamento ou brusca abertura de registro, vlvula, torneira, etc. Gleba uma poro de terra, com localizao e configuraes definidas e que no resultou de processo de parcelamento de solo para fins urbanos. Gotejador Pea usada em sistemas de irrigao que transforma o fluxo de gua em gotas. Gtico estilo arquitetnico que marca as construes com abbadas ogivais e motivos tirados da natureza, como as rosceas. Gradil Fecho construdo na testada do lote edificado. Armao de ferro em forma de grades para proteo ou vedao de uma abertura. Grana Conjunto de rochas diversas, minsculas, que entra na composio do granilite. Granilite Mistura do cimento, p de mrmore e grana, usada para revestir paredes e pisos. Granito Rocha gnea granular, dura, composta de quartzo, feldspato e mica, com peso especfico de 2,50 a 2,96t/m3 e resistncia compresso de 600kgf/cm2. Grapa Pea de ferro, geralmente dobrada, com uma parte fendida e dobrada em sentidos opostos, a qual se chumba na alvenaria para permitir a fixao de caixilhos, batentes, corrimes etc. Gravata um conjunto de peas de madeira para uso em formas de vigas e pilares com o intuito de fechar e travar as formas. Grelha Grade de ferro que protege a entrada de bueiros e ralos. Tambm a pea de suporte nas churrasqueiras. Gruas um equipamento utilizado para elevao e a movimentao de cargas e materiais pesados. Ver guindaste. Guarda-corpo Grade ou balaustres de proteo usada em balces, janelas, sacadas, varandas ao longo do tabuleiro de uma ponte, para dar segurana aos usurios. Guarita Abrigo de madeira ou material leve, para proteo de vigia, sentinelas, guardas etc.

303

Guarnio Rgua ou sarrafo que cobre a junta formada pelo encontro da parede com o batente da porta ou janela. Guia Pea de pedra ou concreto que delimita a calada da rua. Pea que direciona o sentido de movimento das peas mveis, como as portas de correr etc. Guindaste Mquina composta de sarrilho, roldana e cabo destinado a levantar grandes pesos.

H
Habitao a construo ou frao de edifcio ocupado como domiclio de uma ou mais pessoas. Habite-se Documento fornecido pela Prefeitura que autoriza a ocupao e uso de um edifcio residencial recm construdo. Hall (vestbulo) Sala de entrada onde, nos grandes edifcios, se encontram as escadas e elevadores que conduzem aos andares superiores. Hidratao processo qumico pelo qual um aglomerante de origem mineral reage com a gua. Hidrfugo Produto qumico, acrescentado a argamassa, tintas e vernizes com a funo de proteger a superfcie da umidade. Hidromassagem equipamento com sistema de suco e impulso que gera movimentao da gua. Hidrmetro Aparelho destinado a medir o consumo de gua. Home theatre Conjunto de equipamento de udio e vdeo que reproduz em casa as caractersticas sonoras e de projeo dos cinemas. Hotel Prdio destinado a alojamento, quase sempre temporrio.

I
Iluminao Arte de distribuir luz artificial ou natural em um espao. Iluminao zenital Iluminao natural de um recinto atravs de clarabias ou de domo. Impermeabilizao Conjunto de procedimentos que impede a umidade ou infiltrao de gua na construo. Implantao Demarcar no terreno a localizao exata de cada parte da construo. O mesmo que locao da obra. Imprimao Tambm denominada por primer ou pintura primria. a pintura aplicada supefcie a ser impermeabilizada, com a finalidade de favorecer a aderncia do material constituinte do sistema de impermeabilizao. Inclinao ngulo formado pelo plano com a linha horizontal, para compor coberturas, escadas, rampas etc. Infiltrao Ao de lquidos no interior das estruturas construdas. Insolao Quantidade de energia trmica proveniente dos raios solares recebidas por uma construo.

304

Instalao Conjunto de providncias necessrias para iniciar uma obra. Tambm conjunto das instalaes eltricas, hidrulicas, gs etc. Irradiao Propagao e difuso tanto de raios luminosos quanto de ondas sonoras ou de calor. Irrigao Umidificao da terra por meio de sistemas mecnicos. Isolamento Recurso para resguardar um ambiente do calor, do som e da umidade.

J
Janela Abertura destinada a iluminao e ventilao dos ambientes internos, alm de permitir a viso externa. Janela basculante - Quando subdividida em caixilhos de pequenas dimenses que giram em torno de seu eixo horizontal. Janela de correr Quando os caixilhos correm horizontalmente em rebaixos ou trilhos. Janela do tipo escotilha Aquelas de dimenses pequenas e arredondadas semelhantes janela dos navios. Janela guilhotina Quando os caixilhos se movimentam verticalmente. Janela mximo-ar Semelhante basculante, feita em uma s pea. Janela pivotante Aquela que se abre girando verticalmente no seu prprio eixo. Jardim Local do terreno onde se cultivam plantas. Jardim-de-inverno Local, em geral envidraado, reservado no interior das construes para cultivo de plantas. Jirau Estrado ou laje em piso a meia altura que permite a circulao de pessoas sobre ele e abaixo dele. Junta Articulao, linha ou fenda que separa dois elementos. Junta aprumo quando as juntas entre os elementos so coincidentes tanto na vertical como na horizontal. Junta amarrao quando as juntas entre os elementos so desencontradas. Junta de dilatao Espao deixado entre a parte de uma estrutura ou de componente construtivo, para evitar trincas provenientes das foras de dilatao.

L
L de vidro Material isolante composto de finos fios de vidro. Ladro Tubo de escoamento, colocado na parte superior de cubas, banheiras ou reservatrios, que evita o transbordamento do excesso de gua. Ladrilho Pea quadrada ou retangular, com pouca espessura, de cermica, cimento, barro cozido, mrmore etc. Ladrilho hidrulico Pea de cimento comprimido decorado feita na prensa hidrulica.

305

Laje Estrutura plana e horizontal de pedra ou concreto armado, apoiada em vigas e pilares, que divide os pavimentos de uma construo. Lajota Pequena laje de pedra ou placas de cermica. Lambrequim Recorte na madeira que arremata forro e beirais. Lambril Revestimento de madeira ripada usado em forros e paredes. Tem encaixe do tipo machoe-fmea. Lambris Revestimento interno de parede, feito de tbuas, placas de mrmore, azulejo e outros aplicados meia altura. Lance Comprimento de um pano de parede, muro etc. Parte de uma escada que se limita por patamar. Lanternim Pequeno telhado sobreposto s cumeeiras, propiciando ventilao. Lavabo Pequeno banheiro sem espao para o banho. Geralmente situado entrada da casa. Lavrar Gravar, cunhar, conferir ornatos s superfcies metlicas com o auxilio do cinzel. Lei de zoneamento Legislao municipal que rege o uso de terrenos urbanos. Lenol fretico Depsito subterrneo natural de gua, presso atmosfrica, proveniente da infiltrao de guas de chuva. Levigado Tipo de acabamento semipolido. Listelo Filete. Pequena moldura usada para arrematar peas cermicas. Living Palavra inglesa que designa todos os espaos de convvio da casa. Locao Marcao da obra a partir do gabarito. Loft Palavra inglesa, que significa depsito. Hoje so espaos amplos sem divisrias, usados para moradia. Longarina Viga de sustentao em que se apiam os degraus de uma escada. Lote Poro de terreno que faz frente ou testada para um logradouro publico. Loteamento a subdiviso de gleba em lotes edificveis para fins urbanos, com abertura de novas vias pblicas ou prolongamento ou alargamento das vias existentes. Linha Viga horizontal inferior de uma tesoura, que se articula nas pontas com as empenas e no centro com o pendural.

M
Macho-e-fmea Tipo de encaixe em que uma salincia se adapta a uma reentrncia. Maaneta Pea que transmite o esforo externo para acionar o trinco, pelo cubo, servindo tambm para puxar ou empurrar a porta. Madeira de lei Madeira dura, resistente s intempries e ao ataque de fungos, brocas e cupins. Esta denominao remonta aos tempos do Brasil Colnia, quando as rvores que produziam madeiras nobres s podiam ser derrubadas pelo governo.

306

Madeiramento Conjunto de madeiras usadas na construo ou nas armaduras de telhado. Manilha Grande tubo de barro para instalao subterrnea que conduz s guas servidas. Mansarda Sto com janelas que se abre sobre as guas do telhado. Manta asfltica um impermeabilizante a base de asfalto modificado com polmeros estruturado com no-tecido de polister pr-estabilizado, ou filme de polietileno de alta densidade. Manta plstica revestimento plstico que impermeabiliza lajes, coberturas e contrapisos. Pode ser aplicada diretamente sobre o solo para evitar eroso. Mo-francesa Elemento estrutural inclinado que liga um componente em balano, diminuindo o vo livre. Maquete Reproduo tridimensional, em miniatura, de um projeto arquitetnico. Marquise Cobertura ou alpendre geralmente em balano. Marchetaria Arte de incrustar ou embutir peas de madeira, pedras em obras de marcenaria, formando desenhos. Marco Parte fixa das portas ou janelas que guarnece o vo e recebe as dobradias. Ver batente. Mrmore Calcrio metamorficamente recristalizado que tem como constituinte importante um carbonato, geralmente calctico ou dolomitico. Marmorizado Tcnica de pintura que reproduz os veios e as tonalidades do mrmore. Marquise Cobertura em balano construda sobre o aceso de porta externa, escada externa etc., ela se projeta para alm da parede da construo. Mstique Material de consistncia pastosa, com cargas adicionais a si, adquirindo, o produto final, consistncia adequada para ser aplicado em calafetaes rgidas, plsticas ou elsticas. Massa Argamassa usada no assentamento ou revestimento de tijolos. Massa corrida Feita a partir de PVA ou acrlico, d acabamento liso a parede, deixando-a pronta para receber a pintura. Massa fina Mistura de areia fina, gua e cal empregada para rebocar as paredes. Massa grossa Mistura de areia mdia, cal, gua e cimento usado no emboo. Massa raspada Mistura de areia, cal, cimento e corante. No pode ser retocada e, depois de aplicada, penteada com uma escova. Mata junta Sarrafo ou rgua que cobre a junta formada entre duas peas. Meia gua Telhado com um nico plano inclinado Meia-parede Parede que no fecha totalmente o ambiente, usada como divisria. Meio-fio ou guia - Pedra de cantaria ou pea de concreto que separa em desnvel o passeio carrovel das estradas e ruas. Meio-nvel Piso construdo a meia altura que aproveita um p-direito duplo ou um declive no terreno. Meio tijolo Parede cuja espessura corresponde largura de um tijolo.

307

Memorial descritivo Descrio de todas as caractersticas de um projeto arquitetnico, especificando o material que so necessrios obra, da fundao ao acabamento. Mestre-de-obras Profissional que dirige os operrios em uma obra. Mezanino Andar intermedirio entre dois pisos e com acesso interno abrindo-se para um ambiente no piso inferior. Mictrio Aparelho sanitrio prprio para nele se urinar. Mirante Parte alta, acima do telhado da construo. Msula Pea de pedra, madeira ou concreto que sustenta beirais, sacadas ou balces. Modular Usar o mdulo Mdulo Elemento com medida padro Monoqueima Processo de cozimento da argila na produo de cermica, em que as peas passam apenas uma vez pelo forno. Monta-cargas Pequeno elevador utilizado em algumas casas ou comrcio para movimentar mercadorias, roupas etc. Montante Pea vertical que, no caixilho divide as folhas. Mosaico Trabalho executado com caquinhos de vidro ou pequeno pedaos de pedra e de cermicas engastados em base de argamassa estuque ou cola. Mouro Esteio grosso de madeira ou de concreto muito usado em andaimes e cercas. Muro de arrimo Muro resistente usado na conteno de terras, empuxos de guas de infiltrao, sobrecarga de construes, sobre-aterros, etc. Muxarabi Balco protegido, em toda a altura da janela, por uma trelia de madeira, a fim de assegurar ventilao e sombra e, tambm, de se poder olhar para o exterior sem ser observado.

N
Nega Penetrao da estaca em milmetros, correspondente a 1/10 da penetrao para os ltimos dez golpes. Nervura Arco que produz uma salincia no interior de uma abbada. Viga saliente na face inferior de qualquer laje. Nvel Instrumento que verifica a horizontalidade de uma superfcie, a fim de evitar ondulaes em pisos e contrapisos. Nivelar Regularizar um terreno por meio de aterro ou corte. Nicho Reentrncia feita na parede para abrigar armrios, prateleiras etc. Norma Conjunto de prescrio que regulam o emprego de uma tcnica ou fixam condies de execuo de um projeto ou de elaborao de um produto, do qual se quer uniformizar o emprego.

308

O
Ofur Banheira arredondada, tpica do Japo, feita de cedro. Ogiva Forma caracterstica das abbadas gticas. Oito Cada uma das paredes laterais de uma construo. leo de linhaa Solvente e secante para determinadas tintas, obtido a partir das sementes do linho. Ombreira Cada uma das peas verticais de porta e janelas responsveis pela sustentao das vergas superiores. Orientao Posio da casa em relao aos pontos cardeais. Oxidao Ferrugem. Processo em que se perde o brilho pelo efeito do ar ou por processos industriais.

P
Painel Grande superfcie decorada, tanto no interior como no exterior da construo. Apresenta composio de mosaicos, pastilhas, cermicas etc. Paisagismo Estudo da preparao e da composio da paisagem como complemento da arquitetura Palafita Conjunto de estacas que sustenta a construo acima do solo nas habitaes lacustres. Pano Extenso de parede ou muro. Parapeito Peitoril. Proteo que atinge a altura do peito, presentes em janelas, terraos, sacadas etc. Parede Elemento de vedao ou separao de ambientes, geralmente construdo de alvenaria. Parquete Piso feito da composio de tacos, que formam desenhos a partir da mistura de tonalidades de vrias madeiras. Partido Opo arquitetnica que atende a diversos fatores: topografia, condies locais, necessidades de quem vai habitar, verba disponvel etc. Passarela Corredor estreito e elevado que interliga dois ambientes. Pastilha Pequena pea de revestimento, feita de cermica, porcelana ou vidro. Passadio Corredor, galeria ou ponte que liga dois setores ou alas de uma construo. Passa-prato Pequena abertura feita meia altura de uma parede que permite a passagem de pratos e alimentos da cozinha para a sala de jantar ou outro ambiente. Passeio a parte do logradouro pblico destinado ao trnsito de pessoas. Patamar Piso que separa os lances de uma escada. Ptina Efeito oxidado, obtido artificialmente por meio de pintura ou pela ao do tempo, que d aspecto antigo s superfcies.

309

Ptio Espao descoberto no interior das casas e cercado pelos elementos da construo. Pau-a-pique Tipo de taipa em que as paredes apresentam uma armao de varas ou paus verticais, unidos entre si por pequenas varas eqidistantes e horizontais, situadas alternadamente do lado de fora e de dentro. Toda esta trama , posteriormente, preenchida com barro. Pavimento Andar. Conjunto de dependncias de um edifcio situadas num mesmo nvel. P-direito Distncia vertical medida desde o piso at o teto de um ambiente. Pedreiro Profissional encarregado de preparar a alvenaria. Pega Caracterizao da perda de plasticidade das pastas, caldas, argamassas e concretos de cimento. Peitoril Base inferior das janelas que se projeta alm da parede e funciona como parapeito. Pendural Parte da tesoura que trabalha trao. O pendural se situa no eixo vertical da tesoura, recebem em ambos os lados da cabea as extremidades das empenas e no p, por meio de suspensrio (estribo), a linha. Prgola Estrutura horizontal composta de elementos paralelos feitos de madeira, alvenaria ou concreto. A prgola sustentada por pilares ou em balano. Persiana Caixilho formado por ripas de madeira, tiras plsticas, metlicas ou txteis. Elas so estreitas horizontais fixas ou mveis. Perspectiva Desenho tridimensional de fachadas e ambientes. pH Escala que mede o grau de acidez de diversas substncias. Piche Substncia negra, resinosa, pegajosa, obtida da destilao do alcatro ou da terebintina. Pilar Elemento estrutural vertical, de pequena seo em relao sua altura, de forma prismtica ou cilndrico (coluna), feito de pedra, tijolo, concreto, metlico e outros, destinados a suportar carga vertical. Pilarete Pequeno pilar. Pilastra Pilar com quatro faces. Um de seus lados fica ligado alvenaria da construo. Pilotis Conjunto de pilares ou colunas de sustentao do prdio que deixa livre o pavimento trreo. Pinculo Ponto mais alto de um edifcio, pncaro, cume. Pingadeira Acabamento externo de proteo que desvia a gua de chuvas, impedindo que ela escorra ao longo das paredes da fachada ou nos muros e muretas. Pipe-rack Cavalete metlico ou de concreto para sustentao de tubulaes horizontais. Piquete Pequeno basto de madeira com ponta que se crava no terreno, para demarcaes no terreno. Piso - Revestimento de base o qual se pode caminhar. Andar. Pavimento. Pivotante Esquadria com eixo em forma de piv vertical (movimento giratrio vertical) permitindo formar ngulo reto e localizado ao centro da mesma. Placa fotovoltaica Pea responsvel pela captao dos raios do sol transformando-os em energia eltrica.

310

Plaina Instrumento utilizado para desbastar, aplainar ou tirar irregularidades da madeira. Plano Diretor Conjunto de leis municipais que controlam o uso do solo urbano. Planta baixa Desenho de projeo horizontal de um andar de um edifcio, equivalente figura de um corte horizontal que passa pelos peitoris das janelas. Platibanda Mureta ou balaustre de alvenaria macia ou vazada, construda no topo das paredes externas de uma edificao e contornando-a acima da cobertura, que se destina a proteger ou camuflar o telhado. Plat Parte elevada e plana de um terreno. O mesmo que planalto. Playground Palavra inglesa que significa espao reservado para o lazer. P xadrez Pigmento usado para dar cor a pisos feitos de cimento. Poo artesiano Perfurao mecanizada feita no solo para encontrar o veio dgua subterrneo. Poo caipira Perfurao feita no solo manualmente utilizando uma cavadeira, p de cabo curto e um balde fixo em um sarilho (tambm conhecido como sarrilho) para retirada do solo. Ver sarilho. Poo romano Tanque ou piscina de dimenses reduzidas e circular. Policarbonato Material sinttico transparente, inquebrvel, de alta resistncia, que substitui o vidro no fechamento de estruturas. Polir Lustrar uma superfcie. Pontalete Pea de madeira colocada a prumo que se amparam elementos horizontais pesados de uma construo. Apoio. Escora. Poro Pequeno espao situado entre o solo e o primeiro pavimento de uma casa. Porcelanato Revestimento, com baixa absoro de gua, baixa porosidade, resistncia ao risco igual ou superior que as cermicas esmaltadas ou as pedras naturais. Possui alta resistncia ao impacto e baixssima expanso por hidratao. Porcelanizado Processo industrial que d aos materiais a aparncia ou a textura da porcelana. Post-forming Acabamento arredondado de bordas, utilizado com laminados plsticos colados, formatados por aquecimento. Porta Abertura at o nvel do pavimento feita nas paredes, muros ou painis, que serve de vedao ou acesso a um ambiente. Porta-balco Porta de duas folhas que se abrem para as sacadas, terraos ou varandas. Prtico Portal de entrada de uma casa, cuja cobertura apoiada em colunas. Postigo Pequeno vo executado a meia altura de uma parede que permite a passagem de objetos de um cmodo a outro. Portinhola sobre a folha de uma porta maior. Prdio Construo destinada moradia, depsito ou outro fim similar. Pr-fabricado Parte ou componente de uma edificao, fabricado previamente em instalaes industriais, para depois ser montado na obra. Pr-moldado - Parte ou componente de uma edificao, fabricado e depois montado na prpria obra.

311

Programa Conjunto de necessidades sociais e funcionais de uma famlia ou pessoas que serve de base para o desenvolvimento de um projeto. Projeto Plano geral de uma construo, reunindo plantas, cortes, elevao, detalhamentos etc. Prumada Posio vertical da linha do prumo. Prumo Aparelho que permite verificar por paralelismo a verticalidade de paredes, colunas etc.

Q
Quadro de distribuio Caixa que distribu os circuitos de eletricidade em uma construo, composta de chave geral e disjuntores. Quiosque Pequena construo, normalmente aberta que realam a decorao de jardins.

R
Radica Deformaes em forma de bolas enrugadas que aparecem nas bases dos troncos de rvores, como a nogueira, a imbuia e o pinho-de-riga. Radier Tipo de fundao direta, uma laje de concreto armado, fundida diretamente sobre o terreno previamente preparado. Rancho Habitao rstica do campo. Reator Pea das lmpadas halgenas, responsvel pela passagem da corrente eltrica da rede para o conjunto de luminria. Reboco Revestimento de parede e teto feito com massa fina, recebendo pintura diretamente. Recorte Acabamento feito com trincha no encontro de cores diferentes usadas para pintar a mesma parede ou no encontro de duas superfcies. Recuo Distncias entre as faces da construo e os limites do terreno. Refratrio Qualidade dos materiais que apresentam resistncia a grandes temperaturas. Rgua Prancha estreita e comprida de madeira. Perfil de alumnio que nivela os revestimentos enquanto a massa ainda est mole. Rejunte Pasta de cimento e aditivos que preenche as juntas superficiais entre as peas de revestimento. Requadro Armao em que os componentes formam ngulos retos. Ato de deixar a argamassa formando um ngulo reto. Respaldo ltima carreira de tijolos da alvenaria de embasamento ou de parede do pavimento. Ressalto Qualquer salincia na fachada da construo. Retbulo Pea de madeira ou pedra trabalhada em motivos religiosos na qual se encosta o altar. Revestimento Designao genrica dos materiais que so aplicados sobre as superfcies rsticas e que so responsveis pelo acabamento.

312

Ripa Qualquer pea de madeira fina, estreita e comprida. Pea de madeira em que se apiam as telhas. Rococ Vertente do barroco que se caracteriza pelo excesso de detalhes e adornos. Rodaforro ou rodateto Faixa (moldura) colocada ao longo das paredes, junto ao forro. Rodap Faixa de proteo ao longo das bases das paredes, junto ao piso. Roscea Caixilho de dimenses grandes e circulares. Ornato colocado no centro dos tetos ou abbadas ou nos lustres. Rufo Chapa metlica dobrada que, no encontro de telhados e paredes, evita a penetrao das guas das chuvas. Rstico Acabamento ou construo feita de acordo com tcnicas artesanais.

S
Sacada Qualquer espao construdo que faz uma salincia sobre o paramento da parede. Saguo Ptio interno fechado por paredes altas. Saia-e-camisa ou saia-e-blusa Tipo de forro de madeira em que as tbuas so sobrepostas formando reentrncia e salincias. A tbua reentrante chamada de saia, e a saliente, de camisa ou blusa. Saibro Material contendo grande quantidade de fragmentos pequenos de feldspato e quartzo, e pequena quantidade de argila. Na construo usado para fazer argamassa e usado como piso de quadras de tnis. Salincia Elementos da construo que avana alm dos planos verticais. Sap Tipo de gramnea que, quando seca, usada para cobrir casas e quiosques. Sanca Moldura de gesso ou de outro material instalada junto ao teto. Pode ou no embutir iluminao. Sanfonado Que imita a forma e o movimento do fole da sanfona. Muito comum em portas divisrias retrteis. Sapata Parte mais larga e inferior do alicerce. Podem ser isolada ou corrida. A sapata isolada um elemento de forma tronco de pirmide construdo nos pontos que recebem as cargas dos pilares. Como ficam isoladas, as sapatas so interligadas por vigas baldrames. J a sapata corrida uma pequena laje armada colocada ao longo da alvenaria recebendo a sua carga e distribu para uma faixa maior de terreno. Sarrafo Tira de madeira, com largura entre 5 e 20 cm e espessura entre o,5 e 2,5 cm. Sarilho (Sarrilho) Cilindro disposto horizontalmente, e no qual se enrola corda, cabo ou corrente para levantar objetos (pesos, baldes etc.) Sebe Tapume feio com ramos ou varas utilizado para fechar terrenos. Seladora Base incolor utilizada para proteger madeiras. Selante leo ou resina que d liga s tintas e aos vernizes. Servente Ajudante, auxiliar, dos profissionais que trabalham nas obras.

313

Seteira Janela estreita e comprida, inspirada nas aberturas das muralhas dos antigos palcios. Seixo rolado Pedra de formato arredondado e superfcie lisa, caratersticas dadas pelas guas dos rios, de onde so retiradas. Servido Encargo imposto qualquer propriedade para passagem, proveito ou servio de outra propriedade pertencente a dono diferente. Shaft Palavra inglesa. um duto de alvenaria ou de concreto, muito usado em construo de vrios pavimentos, que serve para passar as tubulaes eltricas, de gua, telefone etc. Ele tem geralmente portas ou tampas, que facilitam o acesso s tubulaes. Shed Abertura na cobertura que propicia a ventilao e iluminao natural dos ambientes. Ver lanternim. Shingle Tipo de telha de madeira plana ou materiais industrializados, como a manta asfltica. Sifo Dispositivo formado por uma pea que retm gua e tem a funo de transportar um lquido de uma altura para outra mais baixa, passando por um ponto mais alto impedindo a passagem dos cheiros provenientes das canalizaes. Podem ter o formato de s ou copo. Silicone Material usado na vedao, na adeso e no isolamento de qualquer superfcie que exija proteo contra umidade e infiltrao de gua. Silos uma construo agrcola destinada ao armazenamento de produtos, geralmente depositados no seu interior sem estarem ensacados. Sinteco Verniz resistente e durvel usado no revestimento de pisos de madeira. Slump test Ensaio para medir a consistncia do concreto em massa. Soalho Piso de tbuas apoiadas sobre vigas ou guias. Sobreira Conjunto de telhas dispostas por baixo das telhas do beiral do telhado com a finalidade de refor-las. Sobre-loja o pavimento de p-direito reduzido, no inferior a 2,50m, e situado imediatamente acima do pavimento trreo. Sculo uma base de alvenaria, que pode ser revestida ou no, de madeira ou ouro material, que serve para apoiar armrios ou as guarnies das portas. Solrio Local descoberto destinado a banhos de sol. Soleira Parte inferior do vo da porta no solo. Arremate na mudana de acabamento de piso, mantendo o mesmo nvel, e nas portas externas, formando um degrau na parte de fora. Sondagem a investigao do subsolo com o objetivo de avaliar a viabilidade tcnica e financeira de uma fundao. Soquete Receptculo, com rosca interna, onde se encaixa a lmpada. Sto Ambiente que surge dos desvos do telhado no ltimo pavimento de uma construo. Spot Termo ingls que designa a luminria cujo foco de luz pode ser direcionado. Sub-solo Pavimento situado abaixo do piso trreo de uma edificao e de modo que o respectivo piso esteja, em relao ao terreno circundante, a uma distncia maior do que a metade do p-direito. Sute Conjunto de dois cmodos contguos em que um quarto de dormir e o outro banheiro.

314

Sumidouro Local para onde se escoa a gua de esgoto e infiltra no solo.

T
Tabeira Srie de tbuas que contornam as paredes, formando a moldura que guarnece os telhados. Tabique Parede delgada feita de tbuas, tijolos ou taipa que separa um ambiente de outro. Tbua corrida Piso de tbuas em geral largas e contnuas. Tabuado Poro de tbuas. Taco Cada uma das pequenas peas que formam o parquete. Pedao de madeira embutido na parede ou concreto para receber pregos ou parafusos. Taipa Sistema construtivo que usa barro para fechar paredes. Chama-se taipa de pilo quando se comprime a terra em frmas de madeira. Tala Pea de madeira utilizada para reforar emendas de pontaletes e/ou peas de madeira. Talude Inclinao de um terreno ou de uma superfcie slida, desviada angularmente em relao ao plano vertical. Tapume Vedao provisria de madeira ou outro material com que se veda uma obra. Tardoz Superfcie de aderncia do piso cermico, destinada ao seu assentamento. Tarugo Pea curta de madeira que se coloca entre os lados das vigas, para evitar que elas sofram toro ou oscilao lateral. Taxa de ocupao a relao entre a rea ocupada de uma ou mais edificaes e a rea total do mesmo. Telha Cada uma das peas usadas para cobrir as construes. Telhado Parte exterior e mais elevada que cobre uma edificao, constituda de estrutura sobre a qual se assentam as telhas. Telha-v Telhado sem forro. As telhas e a estrutura ficam aparentes. Telheiro a construo constituda por uma cobertura suportada, pelo menos em parte, por meio de colunas e pilares, aberta em todas as faces ou parcialmente fechada. Teodolito Instrumento tico porttil, utilizado em topografia para medir ngulos horizontais e verticais. Tera Viga de madeira que sustenta os caibros do telhado. Pea paralela a cumeeira e ao frechal. Terrao Cobertura plana. Galeria descoberta. Espao aberto no nvel do solo ou em balano. Terracota Argila modelada e cozida. Tambm designa nuances do marrom que lembram a cor da terra. Terraplenagem Conjunto de operaes de escavao, carga, transporte, descarga e compactao, executadas para a construo de aterros e cortes, a fim de dar superfcie do terreno a forma projetada. Terreno Espao de terra sobre a qual se vai assentar a construo.

315

Tesoura Armao de madeira ou ao triangular, usada em telhados para vencer grandes vos, sem auxilio de apoios intermedirios. Testada a divisa do lote lindeira ao logradouro pblico que lhe d acesso. Testeira Superfcie feita de madeira ou concreto colocada na extremidade de qualquer beiral. Textura Massa, tinta ou qualquer material empregado para revestir uma superfcie, deixando-a spera, crespa. Tijolo Pea de barro cozido usada na alvenaria. Tem forma de paraleleppedo retangular com espessura igual metade da largura e o comprimento duas vezes a largura mais um centmetro. Tirante Viga horizontal que, nas tesouras, est sujeita aos esforos de trao. Barra de ferro, cabo de ao que se presta aos esforos de trao. Toldo Cobertura de lona ou de outro tecido colocado sobre portas e janelas para impedir a incidncia direta do sol. Topografia Anlise e representao grfica detalhada de um terreno. Torre Construo cuja base bem menor do que a altura. Tozzeto Pequenas peas de cermica que se encaixam em outras maiores, compondo os pisos. Trava Viga fina de madeira que prende o madeiramento de uma estrutura. Trelia Estrutura estaticamente definida, constituda por articulaes em mltipla triangulao, formando um conjunto de barras interligadas. Trena Instrumento de medio constitudo por uma fita de ao, fibra ou tecido, graduada em uma ou ambas as faces, no sistema mtrico e/ou no sistema ingls. Trincha Tipo de pincel achatado. Tubo de queda Tubo vertical que, nas instalaes de esgotos de prdios elevados, recebe os efluentes dos aparelhos sanitrios instalados nos diversos andares. Tubogotejador Tubo de passagem de gua, com pequenas aberturas que permitem a formao de gotas pra umidificar o solo. Tulha Depsito de caf e cereais. Tutor Armao que serve para guiar o crescimento de arbustos ou trepadeiras.

U
Umbral Parte superior das portas. Unifamiliar Uma nica famlia. Este termo se refere a construo residencial unifamiliar (residncia para uma s famlia). Urbanismo Tcnica de organizar as cidades com o objetivo de criar condies satisfatrias de vida nos centros urbanos. Usucapio Instrumento legal que possibilita o acesso propriedade da terra pela posse.

316

V
Vala Escavao estreita e longa feita no solo. Vo Abertura numa parede para a colocao de portas e janelas. Vo livre Distncia entre os apoios de uma cobertura. Vo de luz Distncia livre e til entre duas extremidades. Varanda Alpendre grande e profundo. Vazo Quantidade de fludo que passa pela seo transversal de uma canalizao na unidade de tempo. Vedao Ato de fechar, vedar. Veneziana Tipo de esquadria, que permite a ventilao permanente dos ambientes. formado por palhetas inclinadas e paralelas podendo ser fixas ou mveis. Verga Reforo colocado sobre o vo de porta e janela (verga superior) e sob o vo de janela (verga inferior ou contraverga). A verga superior tem a funo de receber a carga das alvenarias, tirando-as das esquadrias, e concentr-las na alvenaria lateral dos vos. E as vergas inferiores recebem as cargas concentradas e as distribui novamente na alvenaria. Vergalho Barra de ferro comprida. Vermiculita - um mineral semelhante a mica, formado essencialmente por silicatos hidratados de alumnio e magnsio. Quando submetida a um aquecimento a gua contida entre suas milhares de lminas se transformam em vapor fazendo com que as partculas explodam e se transformem flocos sanfonados. Cada floco expandido aprisiona consigo clulas de ar inerte, o que confere ao material excepcional capacidade de isolamento termoacstico. Verniz Soluo composta de resinas sintticas ou naturais que trata e protege a madeira. Vestbulo Entrada de uma edificao, espao entre a porta de ingresso e a escadaria em trio. Vibrador Aparelho destinado a adensar a massa de concreto fresco atravs de vibrao provocado por um motor com excntrico. Vidro aramado Aquele que tem uma trama de arame em seu interior para torn-lo mais resistente. Vidro de segurana Nome dado ao vidro inestilhavel, aquele que no projetam estilhaos quando se quebram por impacto. Vidro temperado Aquele que passa por um tratamento especial de aquecimento e rpido resfriamento para torn-lo resistente a impactos. Viga Pea estrutural, feita de ao, madeira, concreto etc. As vigas transferem o peso das lajes e dos demais elementos (paredes etc.) para os pilares. Vigota Pequena viga Vinlico Material composto por resinas de PVC, plastificantes, cargas minerais e pigmentos, apropriado para revestir pisos. Vistoria Diligncia efetuada por profissionais habilitados da Prefeitura. Vitral Painel executado com pedaos de vidros coloridos rejuntados com chumbo.

317

Vitrificado Material que assume a aparncia do vidro. Vitr Pequena janela fechada com vidros. Volante Pea onde se pega para abrir a torneira. Volumetria Conjunto das dimenses que determinam o volume de uma construo, dos agregados, do solo etc. Voluta Ornato em forma de espiral que aparece nos capitis de colunas clssicas.

Z
Zarco Subproduto do chumbo, de cor alaranjada, evita a ferrugem. Zenital Iluminao vinda de domo ou clarabia. Zincado Material que foi revestido de zinco. Zoneamento Diviso oficial de uma cidade ou centro populacional em regies ou zonas residenciais, comerciais, industriais ou mistas.

318

You might also like