You are on page 1of 3

Faculdade de Formao de Professores Disciplina: Literatura Comparada Professora Maria Isaura Rodrigues Pinto Aluno: Ricardo Fernandes Marques

Livro: Literatura comparada: textos fundadores, organizado por Eduardo F. Coutinho e Tnia F. Carvalhal.

Questes a serem discutidas 1- A transversalidade a marca fundamental da Literatura Comparada.

Eu definiria como a permeabilidade entre as fronteiras entre naes, idiomas ou outras reas de conhecimento, desta forma mister ter em mente esse conceito.

2- Os estudos comparatistas abarcam no s a literatura de duas ou mais naes ou produzidas em sistemas lingusticos distintos, como tambm as relaes entre a literatura e as demais formas de manifestao esttica ou as relaes entre a literatura e outras reas do conhecimento.

Devido transversalidade, temos esse contato de troca, permeabilidade entre a literatura e as artes, assim como outros saberes.

3- O comparativismo, durante um perodo, deixou-se dominar por uma perspectiva binria.

Houve um momento em que o comparativismo foi dominado pela questo imanentista, o texto pelo texto, e isso foi de certa forma prejudicial, pois o contexto e o leitor, por exemplo, foram deixados de lado. Assim sendo, destacamos o trecho: O foco nessa fase dos estudos comparatistas esteve centrado na abordagem de obras, autores ou movimentos literrios, em contraposio uns com os outros, visando constituio, visando

constituio de um sistema universal que pudesse estender-se a todo e qualquer contexto, independentemente de circunstncias histricas e culturais especficas. Em suma, esses estudos buscavam explicar o texto pelo texto, criando assim uma universalizao, um cnone.

4- O olhar que guiava o comparativismo transformaes; descentrou-se.

passou

por

Devido s diversas correntes de pensamento, houve essa descentralizao que passou de um discurso coeso e unvoco, para um discurso plural e descentrado, pois se entendeu que no havia como procurar uma uniformidade em meio a tanta pluralidade.

5- A Escola Americana de Literatura Comparada deu lugar a uma perspectiva a-histrica, que a limitou consideravelmente.

Essa perspectiva tratou de no considerar o esttico e o poltico, em prol de uma universalizao, algo comum para o fenmeno literrio, mas que em suma, criava um cnone que prestigiava a boa literatura a literatura baseada no cnone da literatura Europeia, assim no considerando pontos extremamente importantes.

6- A partir de 1970, ocorreu aproximao, cada vez maior, comparativismo a questes de identidade cultural e nacional.

A partir de 1970, verificou-se um ponto em comum entre as diversas literaturas, questes ligadas identidade cultural e nacional. No eixo Europa Ocidental e Amrica do Norte, o cerne das preocupaes, deslocou-se para grupos minoritrios, de carter tico ou sexual, (...). Em suma, o ponto em comum, era a diferena e a especificidade e pluralidade das literaturas.

7- O elemento poltico do comparativismo agora no s assumido conscientemente, como inclusive enfatizado, e surge uma necessidade imperativa de reviso dos cnones.

A necessidade imperativa de reviso dos cnones surge, pois para-se de procurar uma universalizao, que outrora nada mais era que a universalizao do padro Europeu e passa-se a pensar em questes mais localizadas, pois levado agora em considerao, fatos antes excludos, como os grupos minoritrios, assim como a prxis poltica, a pluralidade do fenmeno.

You might also like